Otimo video, muito explicativo. Só fiquei com uma dúvida, por qual motivo a clorofila interage mais com a silica do que o betacaroteno? Está relacionado com a estrutura e polaridade deles?
Isso mesmo! A estrutura da clorofila tem a mesma polaridade da fase estacionária (silica), enquanto o betacaroteno possui a mesma polaridade da fase móvel. É por conta dessas interações moleculares que conseguimos realizar a separação.
Oi, Thaís, posso tirar umas dúvidas contigo sobre esse vídeo? 1- Você disse que é importante colocar solvente (hexano) encima da fase estacionária (hexano+sílica) pra que ela não seque. Só que como tem hexano na fase estacionária, o solvente que você colocou por cima não vai se misturar bem rápido à fase estacionária não? 2- Quando você abre a torneira, o que começa a sair é o que? Só hexano enquanto a sílica vai ficando no algodão? 3- Então a clorofila vai ficando por cima porque ela interage muito com a fase estacionária, certo? Só que se a fase estacionária está indo embora pela torneira, o que está segurando a clorofila lá encima? Estou confuso x.x
Oi @Cronista, Claro! Então, seguem as respostas: 1- A parte estacionária e o solvente não se misturam homogeneamente, ou seja, não existe uma reação entre eles, portanto, não tem problema adicionar mais. O que acontece é que ao deixar o nível de solvente (hexano) acima do nível da fase estacionária (sílica) você impede que o "pózinho" fique seco e acabe promovendo rachaduras, que inviabilizam a técnica. Pensa assim, é como se você tivesse areia ali e adicionasse água, e não quisesse que a areia ficasse seca nunca, então você teria que deixar um pouco mais de água para compensar o que é absorvido e assim ela ficaria molhada. 2 - Não. Acho que a sua confusão está bem nesse ponto. O que sai é apenas o solvente, a sílica fica paradinha na coluna, ela não é arrastada. O algodão impede isso. Então, como comentei anteriormente, a coluna é formada apenas por sílica e a fase móvel (solvente) está ali para umedecer e auxiliar no arraste do composto que não interage muito bem com a fase estacionária. A sílica irá interagir somente com a clorofila e o solvente irá interagir somente com o caroteno. 3 - Acho que essa pergunta acabei respondendo já. Mas o importante é que você não esqueça que a fase estacionária não se move, por isso o nome dela é estacionária, ela fica paradinha formando a coluna, certo? Qualquer outra dúvida é só falar!
Muito bom o vídeo Thaís, com esse tipo de cromatografia é possivel isolar e UTILIZAR um tipo de substância ? Por exemplo você isolou a clorofila do betacaroteno,por exemplo no na folha tabaco é possivel isolar só a nicotina e utilizar de maneira concentrada como herbicida e inseticida ? ou no café, é possivel isolar só a cafeína ?
Paulo Henrique Vale cara é mais complexo que isso, a cromatografia é um método de separação de misturas, misturas como exemplo, água+álcool, CH4 + CH2, misturas em mesma fase, nesses casos citados você está descrevendo uma extração, nesse caso aí você deveria procurar extração por solventes. PS: cafeína se extrai zoom diclorometano
Boa Noite Thaís. Parabéns pelo vídeo !! Você poderia disponibilizar algum material escrito sobre os tipos de cromatografias, que tenha uma linguagem de fácil entendimento ?
O solvente (hexano) não se mistura com a fase estacionária (hexano + sílica) mesmo “passando” por ele, certo? Mas o que possibilita que o hexano “passe” ao longo da fase estacionária? A gravidade?! E porque a fase estacionária não passa? O algodão só permite que o hexano passe e bloqueia o hexano + sílica?
Oi Leonardo! Acabei vendo seu comentário só hoje, mas resolvi responder porque pode ser a dúvida de mais pessoas! Primeiramente, a fase estacionária é composta somente pela sílica, utilizamos o hexano (fase móvel) para compactar melhor a fase estacionária. É justamente por ser formada por pequenos grãozinhos que a fase estacionária funciona como um filtro, deixando o produto passar, mas "retendo" o que interage bem com ela. A fase estacionária não "cai" por conta da barreira de algodão mesmo, essa barreira física segura a coluna e impede que ela passe pelo orifício da estrutura.
Oi Camila! Vi seu comentário apenas hoje, mas deixo indicado um video de cromatografia em papel (tem no meu perfil também) que explica melhor essa outra técnica.
Guilherme Rafael nesse caso você teria que utilizar uma mistura de álcool isopropílico e éter de petróleo, para aumentar a característica polar. Mas a nitidez não seria tão boa.
Acredito que outras folhas verdes também apresentem esse resultado, como couve (por exemplo). O mais usual para esse procedimento é uaar o espinafre, mas vc pode realizar testes!
Marcia, essa não é a metodologia mais indicada nesse caso. No artigo do link a seguir tem uma metodologia que vai te ajudar nesse sentido www.fcfar.unesp.br/arquivos/LuisVitor.pdf
Vai depender da característica química do que você quer separar e da interação com os solventes. O processo no vídeo é o "ótimo" para essas substâncias, mas não impede de tentar outras.
João Paulo Alves De Oliveira o objetivo é demonstrar de forma prática como ocorre uma cromatografia, utilizando materiais que possibilitem isso de forma bem visual, como foi o caso de separar a clorofila e o betacaroteno do extrato de espinafre.
Lacrou demais no formulário, parabéns continue smp fazendo porque nos ajuda muito nas aulas de ead!💖
Muito bom o vídeo e bem legal o questionário, parabéns!
Parabéns!!! Muito didático!!! Adoramos o vídeo ... salvou nossa aula de IQE!!!
Fico feliz demais por ter ajudado!
Excelente explicação, muito bom!
Obrigado, Thais, passe bem.
muito bom o video, parabens, formulario foda tbm
Parabens pelo vídeo, muito legal!! Continuem compartilhando assuntos assim, muito bom!!
Muita gentileza de sua parte este vídeo, ensino de graça, me ajudou muito, obrigado
Otimo video, muito explicativo. Só fiquei com uma dúvida, por qual motivo a clorofila interage mais com a silica do que o betacaroteno? Está relacionado com a estrutura e polaridade deles?
Isso mesmo! A estrutura da clorofila tem a mesma polaridade da fase estacionária (silica), enquanto o betacaroteno possui a mesma polaridade da fase móvel. É por conta dessas interações moleculares que conseguimos realizar a separação.
No formulário disponível na descrição do vídeo temos algumas questões que envolvem justamente esse tópico de polaridade 😉
Adorei o vídeo, parabéns, ótimo conteúdo!!!
Parabéns, excelente vídeo. Me ajudou muito!! Você explica superbem
Excelente, Thais!
Muito bom.... Parabéns pelo vídeo.
Muito explicativo o vídeo! Parabéns!!
Parabéns arrasou, muito boom explicativo
Gostei mto do vídeo. Super explicatico
Obrigada, didático. Adorei o teste.
Com Deus em nome de Jesus.
Muito bem, ótima explicação super ajudou. Obrigadaaaa
gostei muito do video, me ajudou bastante
O vídeo ficou mto bomm!!! Me ajudou mto a entender o assunto, obg
muito bom o video, me ajudou muito a entender!!
Muito bom o vídeo, ajudou muito
Vídeo incrível, super explicativo.
Ótimo vídeo!! Obrigada pelas explicações. 💁☺️
Otimo video, muito explicativo.
Parabéns adorei o vídeo 👏👏👏- Karol
muito bom elaborado o vídeo gostei muito
Agradeço o vídeo. É 8:2 acetona /hexano ou hexano/acetona. Quem tem a maior proporção?
A Acetona vai em maior proporção 😊
8 de acetona
2 de n-hexano
ótimo vídeo, ajudou bastante, parabéns
Oi, Thaís, posso tirar umas dúvidas contigo sobre esse vídeo?
1- Você disse que é importante colocar solvente (hexano) encima da fase estacionária (hexano+sílica) pra que ela não seque. Só que como tem hexano na fase estacionária, o solvente que você colocou por cima não vai se misturar bem rápido à fase estacionária não?
2- Quando você abre a torneira, o que começa a sair é o que? Só hexano enquanto a sílica vai ficando no algodão?
3- Então a clorofila vai ficando por cima porque ela interage muito com a fase estacionária, certo? Só que se a fase estacionária está indo embora pela torneira, o que está segurando a clorofila lá encima?
Estou confuso x.x
Oi @Cronista, Claro! Então, seguem as respostas:
1- A parte estacionária e o solvente não se misturam homogeneamente, ou seja, não existe uma reação entre eles, portanto, não tem problema adicionar mais. O que acontece é que ao deixar o nível de solvente (hexano) acima do nível da fase estacionária (sílica) você impede que o "pózinho" fique seco e acabe promovendo rachaduras, que inviabilizam a técnica. Pensa assim, é como se você tivesse areia ali e adicionasse água, e não quisesse que a areia ficasse seca nunca, então você teria que deixar um pouco mais de água para compensar o que é absorvido e assim ela ficaria molhada.
2 - Não. Acho que a sua confusão está bem nesse ponto. O que sai é apenas o solvente, a sílica fica paradinha na coluna, ela não é arrastada. O algodão impede isso. Então, como comentei anteriormente, a coluna é formada apenas por sílica e a fase móvel (solvente) está ali para umedecer e auxiliar no arraste do composto que não interage muito bem com a fase estacionária. A sílica irá interagir somente com a clorofila e o solvente irá interagir somente com o caroteno.
3 - Acho que essa pergunta acabei respondendo já. Mas o importante é que você não esqueça que a fase estacionária não se move, por isso o nome dela é estacionária, ela fica paradinha formando a coluna, certo?
Qualquer outra dúvida é só falar!
Muito bom o vídeo Thaís, com esse tipo de cromatografia é possivel isolar e UTILIZAR um tipo de substância ? Por exemplo você isolou a clorofila do betacaroteno,por exemplo no na folha tabaco é possivel isolar só a nicotina e utilizar de maneira concentrada como herbicida e inseticida ? ou no café, é possivel isolar só a cafeína ?
Paulo Henrique Vale cara é mais complexo que isso, a cromatografia é um método de separação de misturas, misturas como exemplo, água+álcool, CH4 + CH2, misturas em mesma fase, nesses casos citados você está descrevendo uma extração, nesse caso aí você deveria procurar extração por solventes.
PS: cafeína se extrai zoom diclorometano
Boa Noite Thaís. Parabéns pelo vídeo !!
Você poderia disponibilizar algum material escrito sobre os tipos de cromatografias, que tenha uma linguagem de fácil entendimento ?
Ótimo vídeo!!
Tá ótimo!
Ótimo vídeo!
O solvente (hexano) não se mistura com a fase estacionária (hexano + sílica) mesmo “passando” por ele, certo? Mas o que possibilita que o hexano “passe” ao longo da fase estacionária? A gravidade?! E porque a fase estacionária não passa? O algodão só permite que o hexano passe e bloqueia o hexano + sílica?
Oi Leonardo! Acabei vendo seu comentário só hoje, mas resolvi responder porque pode ser a dúvida de mais pessoas!
Primeiramente, a fase estacionária é composta somente pela sílica, utilizamos o hexano (fase móvel) para compactar melhor a fase estacionária. É justamente por ser formada por pequenos grãozinhos que a fase estacionária funciona como um filtro, deixando o produto passar, mas "retendo" o que interage bem com ela.
A fase estacionária não "cai" por conta da barreira de algodão mesmo, essa barreira física segura a coluna e impede que ela passe pelo orifício da estrutura.
muito bom!
Gostei do vídeo
Adorei o vídeo. Vc é muito fofa.
Ótima explicação!
Vídeo maravilhoso parabéns
Qual a metodologia que você utilizou?
Gostei muito!
Gostei muito❤️❤️
perfeita
Fiz um experimento com folha de espinafre e álcool , fiquei na dúvida como ele os pigmentos se deslocam de uma borda do papel para outra ?
Oi Camila! Vi seu comentário apenas hoje, mas deixo indicado um video de cromatografia em papel (tem no meu perfil também) que explica melhor essa outra técnica.
Oi, tudo bem? Queria saber quais as proporções utilizadas de hexanoXacetona. Ótimo vídeo :)
Oie! A proporção é de 2 partes de N-Hexano para 8 de acetona! No dia da prática preparei 300 mL de solução, sempre obedecendo a proporção.
Salve salve malou dms
Qual é essa areia utilizada? Não entendi
Areia comum mesmo. Utilizamos ela como auxiliar para extração, ela não interage com os componentes. Pode fazer sem areia também.
Oi Thaís, tudo bom? Eu gostaria de saber se eu poderia usar álcool isopropílico no lugar do hexano. Obg !
Guilherme Rafael nesse caso você teria que utilizar uma mistura de álcool isopropílico e éter de petróleo, para aumentar a característica polar. Mas a nitidez não seria tão boa.
Pode usar outra folha ao invés de espinafre?
Acredito que outras folhas verdes também apresentem esse resultado, como couve (por exemplo). O mais usual para esse procedimento é uaar o espinafre, mas vc pode realizar testes!
👏👏👏👏👏
Fred mandou um abraço
Thais, este método serve para separar substâncias voláteis de óleos essencias, tais como como o alfa pineno?
Marcia, essa não é a metodologia mais indicada nesse caso. No artigo do link a seguir tem uma metodologia que vai te ajudar nesse sentido www.fcfar.unesp.br/arquivos/LuisVitor.pdf
Vídeo muito bom
ótimo vídeo!
Isso se encaixa como uma análise cromatográfica líquida clássica? Tenho um trabalho esse semana, estou desesperado.
Se encaixa sim!!
@@Thais_Moura muito obrigado! ótima explicação ! Me salvou hhahaaha
Oi Thais será que por meio desse processo e com a utilização desses mesmos materiais pode-se separar outras substâncias?
Vai depender da característica química do que você quer separar e da interação com os solventes. O processo no vídeo é o "ótimo" para essas substâncias, mas não impede de tentar outras.
Bom vídeo.
Oi, Thais, quanto tempo você demorou para fazer esta separação cromatográfica? Seria possível em 150 minutos?
Gysellen, boa noite! É possível sim, é necessário um mínimo de 90 min.
@@Thais_Moura Bacana. Muito obrigada!
me ajudou muito, mas fiquei agoniada, dela sem luva kkkkk a minha professora de biossegurança pira kkkk
Muito bom o vídeo
O nome da música do vídeo?!
Ehrling - Dance With Me
qual e o objetivo real
João Paulo Alves De Oliveira o objetivo é demonstrar de forma prática como ocorre uma cromatografia, utilizando materiais que possibilitem isso de forma bem visual, como foi o caso de separar a clorofila e o betacaroteno do extrato de espinafre.
Ótimo vídeo!