Pode trabalhar no Instituto Federal sem ser professor(a)?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 8

  • @tatsuyavieira2707
    @tatsuyavieira2707 2 роки тому +1

    Obrigado pela informações

  • @fernandotamberlinialves2063
    @fernandotamberlinialves2063 2 роки тому +1

    Bom dia, Profa. Vanessa. Quem não tem licenciatura e deseja ser professor, basta ter um curso de pós em Docência? Pode ser um curso de Docência de Ensino Superior ou precisa ser de Ensino Técnico/Profissionalizante?

    • @professoravanessamota
      @professoravanessamota  2 роки тому

      Boa noite, Fernando! Para ser professor de Instituto Federal, é necessário ter licenciatura, já que a atuação prioritária é na educação básica. Entretanto, em algumas áreas técnicas, a licenciatura não existe (por exemplo, Engenharia da Computação). Então, o que acontece é o edital exigir a graduação da área técnica e o servidor ter um prazo para conseguir uma licenciatura em área afim (por exemplo, Matemática) após estar em serviço no Instituto. Dentro desse prazo, o servidor conclui a licenciatura e apresenta pra instituição que possui a licenciatura. Pra agilizar o processo, algumas pessoas recorrem à segunda graduação EaD. Sugiro que todas essas informações sejam confirmadas no setor de RH do instituto que vc deseja ingressar, pois as regras podem variar de tempos em tempos. Até onde eu saiba, um curso de pós-graduação não é aceito como substituto da licenciatura. Bons estudos!

    • @professoravanessamota
      @professoravanessamota  2 роки тому

      Veja se as informações do IFMG te ajudam a entender o que eu quis dizer: www.ifmg.edu.br/portal/noticias/pro-reitoria-de-ensino-esclarece-sobre-formacao-docente-para-atuacao-na-rede-ept

  • @adrianomartins1960
    @adrianomartins1960 2 роки тому

    Boa Tarde Professora... Gostaria de saber se para dar aulas em áreas de tecnologias por exemplo, se existe alguma oportunidade de contrato temporário, ou substituto, através de analise curricular ou algum processo seletivo interno?

    • @professoravanessamota
      @professoravanessamota  2 роки тому

      Olá, Adriano, tudo bem? O processo seletivo pra substituto costuma ser mais simples do que o concurso público pra vaga efetiva. Todo processo deve ser divulgado publicamente pela instituição, assim qualquer pessoa que se encaixe nos requisitos pode ter acesso às informações e participar. O processo vai depender de banca organizadora pra banca organizadora. Além da análise curricular, mesmo pra substituto, pode haver ainda prova de aula e/ou prova escrita e/ou entrevista. É bem difícil ser só análise curricular pra substituto, no caso de professores. No caso de áreas técnicas, eu não lembro quando abriram pra vagas temporárias, quando abrem é mais pra efetivo mesmo.

    • @adrianomartins1960
      @adrianomartins1960 2 роки тому +1

      @@professoravanessamota Muito Obrigado pelas informações e pela atenção, Sucesso para vc Parabéns!