Alessandro que Deus te abençoe pelas maravilhosas aulas.... E um privilégio ter um músico top dos mais grandes do cenário Brasileiro , com tanta dictatica e disposto a passar conhecimento para todos com tanto carinho e sabedoria . Um músico com verdadeiro amor pela arte músical. Que Deus realize todos os teus sonhos .Obrigado amigo Penezzi
Pois é o mestre Penezzi faz música enquanto explica.... Ha um ditado que diz que há pessoas que tudo o que tocam vira ouro....Com o Penezzi tudo vira música kkkkk
Acabei de me inscrever porque acho você o melhor do Brasil. Parece que é até sacanagem tocar tão bem assim com tanta precisão e sonoridade limpa. Sou doido pra fazer isso que você faz no violão...
Muito bom Obrigado por compartilhar. Confesso que ainda estou com dificuldade de acompanhar pois tenho so nove meses de violão Mas estou gostando como nunca.
Que coisa linda ver benezze explicar. Assuntos relacionados a qualquer assunto sobre a música. Obrigado professor. Mande esses acordes. Agente compra o curso.
Oi Alessandro .. sou muito seu fã e tenho uma dúvida .. em relação à mão direita e a alternância dos dedos indicador e médio .. tem sempre q ser alternando para fluir melhor ? As vezes uso indicador ou o médio duas vezes seguidas .. è Normal? Ou tenho sempre a variar os dois?
O IVm7 tem função de subdominante tbm no campo menor harmônico? Não entendi muito bem, pois no vídeo vc diz "dois" porém faz o RÉ MENOR? Os acordes de função subdominante no tom menor harmônico seriam então, IVm7 bVI7M IIm7(b5)? Obg..
@@andremoreira7022 Bem observado, tinha reparado isso também. Acho que inclusive além da observação de que o Dm7 é o IVm7 e não II, temos mais que contar mais um acorde como subdominante que é o IIm7(b5) né? Resultando em 3 acordes subdominantes Bm7(b5), Dm7, F7M. Confere? Muito bom o vídeo!
Essa é a relativa da escala maior ou seria a escala menor natural. Ou seja; qualquer uma das duas seria relativa da escala maior.. a escala menor natural ou menor harmonica?
Oi Lucas, a meu ver, acredito que devemos levar em consideração que Cm=Eb. O IVm exerce função de subdominante (menor) e os graus que contém o sexto grau abaixado (a nota Láb) também - ou seja, Fm, Dm7b5, Abmaj7 e Bb7, sendo q esse último aparece mais como dominante. A tonalidade menor é mais instável que a maior, no sentido de que ela não possui um acorde dominante (ou triade maior) no quinto grau que nos leva para o grau I, tonica... se não tomarmos cuidado podemos acabar modulando para Eb ou Ab, que possuem tais acordes - Bb7 e Eb. Na tonalidade menor apenas o acorde do primeiro grau exerce a função de tônica. Abraço
acredito que ele possa ter se confundido por algum costume de lidar com a escala maior, mas o correto é falar, neste caso, do Dm como quarto grau e não segundo, já que estamos falando da escala de Am. acho que ele só se confundiu mesmo
Olá, Alessandro. Em primeiro lugar, excelente aula. Obrigada por compartilhar. Já li nos comentários, mas ainda estou em dúvida. Tendo função subdominante o IV e o VI graus, qual seria a função do II grau no campo harmônico menor harmônico? Fico grata.
Professor obrigado por suas aulas.Estou até com vergonha,mas quero saber o quê significa na música,pois sempre vejo esse símbolo da matemática.O símbolo é esse,(%).Desculpa a pergunta mas não sei e tenho curiosidade de saber e se puder dizer-me ficarei agradecido.
Você vai notar que esse símbolo ocupa o compasso certo? Ele indica que se deve repetir o compasso anterior, ou seja, é só pra não ter que escrever todo um compasso igual ao anterior entende rsrs
Olá, Alessandro. Tudo bom? Eu tenho uma dúvida sobre inversão de acordes. Por exemplo: se eu colocar a terça no baixo eu tenho que fazer isso em todos os acordes da progressão? Às vezes, uns não ficam legais...
Também queria saber. Provável que seja dominante também. B meio diminuto tem o trítono e grande parte das notas do sétimo grau G# Dim, que é dominante G# Dim = G# B D F B meio dim = B D F A E se inverter o G# Dim colocando B no baixo, vira um BDim, porque eles tem as mesmas notas BDim = B D F G#
O IIm7b5 tem função subdominante - assim como todos os acordes que contém a nota Láb - Fm, Abmaj7 e Bb7. Na progressão que ele mostra temos um simples IIm7b5-V7-i Abraço
Dentro dessa mesma INFORMAÇÃO, QUE A ESCALA MENOR HARMÔNICA TEM ESSE NOME DEVIDO AO SOM HARMÔNICO QUE PRODUZ, A MENOR MELÓDICA SERIA DEVIDO AO SER SONORAMENTE MELODIOSA? GRATO PELA ATENÇÃO E ATENDIMENTO, FORTE 💪 ABRAÇO.
Uma dúvida: na primeira sequência (Am / % / F7M / E7), esse "F7M" tem qual função harmônica? Tônica por que é sexto grau ou Dominante por ser SubV da Dominante? Parabéns pelo vídeo, tá excelente! Abraço
Oi @Gabriel Gallinari, no caso o F7M é a subdominante (juntamente com o Dm7). Veja que os dois são relativos. (Assim como eles são subdominantes no campo harmonico de C Maior pois C e Am são relativos). O Penezzi fala isso no minuto 3:09
@@pardalfreudenthal8644 é verdade! eu me confundi pq o sexto grau em tonalidades maiores tem função de tônica.. pelo q entendi, então, o sexto grau de tonalidade menor tem função de subdominante, assim como o quarto grau (Dm7), certo? A última dúvida que vi aqui.. o Penezzi não falou da função do segundo grau, o Bdim... seria subdominante tb?
Oi pessoal, a meu ver, acredito que devemos levar em consideração que Cm=Eb. O IVm exerce função de subdominante (menor) e os graus que contém o sexto grau abaixado (a nota Láb) também - ou seja, Fm, Dm7b5, Abmaj7 e Bb7, sendo q esse último aparece mais como dominante. A tonalidade menor é mais instável que a maior, no sentido de que ela não possui um acorde dominante (ou triade maior) no quinto grau que nos leva para o grau I, tonica... se não tomarmos cuidado podemos acabar modulando para Eb ou Ab, que possuem tais acordes - Bb7 e Eb. Na tonalidade menor apenas o acorde do primeiro grau exerce a função de tônica. Abraço
o 2 ali ñ seria o B durante a explicação? Colocaste como sendo o Dm7
eu acho que eu até entendi sendo o II, IV, Vi como subdominantes, porém isso pode confundir os outros. De resto, parabéns pelo video mestre, raro encontrar um violão que passe perto da beleza do seu
Cara, esses fraseados nos baixos foram extremamente sensacionais
Alessandro que Deus te abençoe pelas maravilhosas aulas.... E um privilégio ter um músico top dos mais grandes do cenário Brasileiro , com tanta dictatica e disposto a passar conhecimento para todos com tanto carinho e sabedoria . Um músico com verdadeiro amor pela arte músical. Que Deus realize todos os teus sonhos .Obrigado amigo Penezzi
Quase que eu não abro o video, achado que era outra pessoa.
Mto diferente com cabelo preso. Rsrs
Conteúdo explicado com mta clareza. Mestre é mestre!
Eu não sei o que foi mais formidável, as explicações ou você tocando Kakakaka muito ótimo demais!
Pois é o mestre Penezzi faz música enquanto explica.... Ha um ditado que diz que há pessoas que tudo o que tocam vira ouro....Com o Penezzi tudo vira música kkkkk
Essas baixarias da vida nos acordes e nas melodias, muito legal.
Acabei de me inscrever porque acho você o melhor do Brasil. Parece que é até sacanagem tocar tão bem assim com tanta precisão e sonoridade limpa. Sou doido pra fazer isso que você faz no violão...
Muito bom o vídeo, rápido e objetivo. Tu tirou uma dúvida que eu tenho há mto tempo sobre esse E7 do Campo Harmônico de Am
Parabens Alessandro! Abrazo desde Andalucía🙌🏻🙏🎼
Excelente explicação! muito bem explicado cada detalhe, fácil de entender a lógica dos estudos, parabéns por compartilhar esse conhecimento.
Monstro sagrado aulas👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom Obrigado por compartilhar.
Confesso que ainda estou com dificuldade de acompanhar pois tenho so nove meses de violão
Mas estou gostando como nunca.
você é um grande educador, obrigado.
Nossa!!! Que BAIXARIA, no bom sentido é claro 😎
Que coisa linda ver benezze explicar. Assuntos relacionados a qualquer assunto sobre a música. Obrigado professor. Mande esses acordes. Agente compra o curso.
Explicação bem clara! Que show!
Maestria de um Mestre !!!!!
muito bom seus videos ! abraços
Obrigado! Esse resumo é bem objetivo, o que eu estava buscando pra poder estudar.
Deus abençoe 🙏 maravilhoso!
Excelente aula, professor! 👏👏👏👏👏
Tá muito massa o canal Alessandro parabéns
Muito bom esse formato de vídeo
Nota dez mestre.
Perfeito. Mais uma vez muito obrigado
Vc estava colocando no baixo Bb nos acordes F7M F6???
Parabéns. Grande vídeo
Obrigado pelo excelente vídeo.
Seu canal é ótimo!
Muito bom maestro!
Alessandro, qual a marca do violão? Parabéns pelo vídeo! To me encontrando no flamenco :)
Excelente aula teórica prática, é esse modo de esinamento que os principiantes precisam. Parabéns professor 👏👏👏👏
caraca q didática... muito obrigado 🙏👏👏👏👏👏
Excelente vídeo!!!
Tem motor nos dedos?
Muito bom.!
Oi Alessandro .. sou muito seu fã e tenho uma dúvida .. em relação à mão direita e a alternância dos dedos indicador e médio .. tem sempre q ser alternando para fluir melhor ? As vezes uso indicador ou o médio duas vezes seguidas .. è Normal? Ou tenho sempre a variar os dois?
Muito bom meu querido.👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!! Parabéns mestre!!!
Boa tarde, Alessandro. Na sua opinião, qual é a função do segundo grau (si meio diminuto) dentro do campo harmônico da Menor Harmônica de lá?
Ótima aula!
Muito bom!!!!!!
Excelente 👍🏻
Tu é ninja meu!
O IVm7 tem função de subdominante tbm no campo menor harmônico? Não entendi muito bem, pois no vídeo vc diz "dois" porém faz o RÉ MENOR? Os acordes de função subdominante no tom menor harmônico seriam então, IVm7 bVI7M IIm7(b5)? Obg..
Excelente aula Professor, mas fiquei com uma dúvida quando você menciona a função subdominante e refere-se ao acorde de Ré menor como ll.
acho que ele confundiu com a VI, que é Ré menor, que no caso é a II na tonalidade de Dó maior.
Calma aí, ali em 3:05, "os acordes que representam essa função (subdominante) são: o II (Dm7) e o bVI7M (F7M)". Na verdade esse Dm7 é o IVm7, né?!
Sim. Ele provavelmente falou grau II por estar habituado a lidar com a relativa maior. Mas, sua observação está correta.
@@andremoreira7022 Bem observado, tinha reparado isso também. Acho que inclusive além da observação de que o Dm7 é o IVm7 e não II, temos mais que contar mais um acorde como subdominante que é o IIm7(b5) né? Resultando em 3 acordes subdominantes Bm7(b5), Dm7, F7M. Confere?
Muito bom o vídeo!
Adoro seus vídeos ,porque vc colaca as notas , tipo um professor na sala de aula só não aprende quem não quer kkkk
Muito bom gostei da aula professor
Toco violão 6 cordas , queria saber as notas das baixarias pra ir para C menor e G menor!
Obrigado! Abraço!
Q aula linda!
Aula top
Essa é a relativa da escala maior ou seria a escala menor natural.
Ou seja; qualquer uma das duas seria relativa da escala maior.. a escala menor natural ou menor harmonica?
Primeiramente parabéns pelo vídeo. Me tire uma dúvida. No campo de cm7 porque o acorde AB7M não tem função tônica ?
Oi Lucas, a meu ver, acredito que devemos levar em consideração que Cm=Eb. O IVm exerce função de subdominante (menor) e os graus que contém o sexto grau abaixado (a nota Láb) também - ou seja, Fm, Dm7b5, Abmaj7 e Bb7, sendo q esse último aparece mais como dominante.
A tonalidade menor é mais instável que a maior, no sentido de que ela não possui um acorde dominante (ou triade maior) no quinto grau que nos leva para o grau I, tonica...
se não tomarmos cuidado podemos acabar modulando para Eb ou Ab, que possuem tais acordes - Bb7 e Eb.
Na tonalidade menor apenas o acorde do primeiro grau exerce a função de tônica.
Abraço
Faz a função do modo dórico
salve
Professor, no minuto 3:08 o senhor fala que o Dm é o 2. Nesse momento, o seu referencial era C ou Am?
acredito que ele possa ter se confundido por algum costume de lidar com a escala maior, mas o correto é falar, neste caso, do Dm como quarto grau e não segundo, já que estamos falando da escala de Am. acho que ele só se confundiu mesmo
Que dizer que o quinto grau fica maior?
Olá, Alessandro. Em primeiro lugar, excelente aula. Obrigada por compartilhar. Já li nos comentários, mas ainda estou em dúvida. Tendo função subdominante o IV e o VI graus, qual seria a função do II grau no campo harmônico menor harmônico? Fico grata.
ELE É MEIO ESQUECIDO NO CAMPO MAIOR POR PREPARAR POUCO, MAS ELE ATRAÍ O (E7) PERFEITAMENTE ASSIM COMO O (Dm) ATRAÍ O (G)
Ótimo vídeo
muito foda
Vou fazer algumas baixarias aqui... mindblowing hahahaha
show de aula.
Professor obrigado por suas aulas.Estou até com vergonha,mas quero saber o quê significa na música,pois sempre vejo esse símbolo da matemática.O símbolo é esse,(%).Desculpa a pergunta mas não sei e tenho curiosidade de saber e se puder dizer-me ficarei agradecido.
Você vai notar que esse símbolo ocupa o compasso certo? Ele indica que se deve repetir o compasso anterior, ou seja, é só pra não ter que escrever todo um compasso igual ao anterior entende rsrs
Olá, Alessandro. Tudo bom? Eu tenho uma dúvida sobre inversão de acordes. Por exemplo: se eu colocar a terça no baixo eu tenho que fazer isso em todos os acordes da progressão? Às vezes, uns não ficam legais...
Não, não é preciso. Pelo que eu sei as inversões servem para criar linhas de baixo.
Meu sonho é estudar com professor Alessandro peneze
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O B meio diminuto (segundo grau) tem qual função nesse campo ?
Também queria saber. Provável que seja dominante também. B meio diminuto tem o trítono e grande parte das notas do sétimo grau G# Dim, que é dominante
G# Dim = G# B D F
B meio dim = B D F A
E se inverter o G# Dim colocando B no baixo, vira um BDim, porque eles tem as mesmas notas
BDim = B D F G#
O IIm7b5 tem função subdominante - assim como todos os acordes que contém a nota Láb - Fm, Abmaj7 e Bb7.
Na progressão que ele mostra temos um simples IIm7b5-V7-i
Abraço
Dentro dessa mesma INFORMAÇÃO, QUE A ESCALA MENOR HARMÔNICA TEM ESSE NOME DEVIDO AO SOM HARMÔNICO QUE PRODUZ, A MENOR MELÓDICA SERIA DEVIDO AO SER SONORAMENTE MELODIOSA? GRATO PELA ATENÇÃO E ATENDIMENTO, FORTE 💪 ABRAÇO.
Existe livros para estudar campos harmônicos.
show!
Uma dúvida: na primeira sequência (Am / % / F7M / E7), esse "F7M" tem qual função harmônica? Tônica por que é sexto grau ou Dominante por ser SubV da Dominante? Parabéns pelo vídeo, tá excelente! Abraço
Oi @Gabriel Gallinari, no caso o F7M é a subdominante (juntamente com o Dm7). Veja que os dois são relativos. (Assim como eles são subdominantes no campo harmonico de C Maior pois C e Am são relativos). O Penezzi fala isso no minuto 3:09
@@pardalfreudenthal8644 é verdade! eu me confundi pq o sexto grau em tonalidades maiores tem função de tônica.. pelo q entendi, então, o sexto grau de tonalidade menor tem função de subdominante, assim como o quarto grau (Dm7), certo?
A última dúvida que vi aqui.. o Penezzi não falou da função do segundo grau, o Bdim... seria subdominante tb?
Oi pessoal, a meu ver, acredito que devemos levar em consideração que Cm=Eb. O IVm exerce função de subdominante (menor) e os graus que contém o sexto grau abaixado (a nota Láb) também - ou seja, Fm, Dm7b5, Abmaj7 e Bb7, sendo q esse último aparece mais como dominante.
A tonalidade menor é mais instável que a maior, no sentido de que ela não possui um acorde dominante (ou triade maior) no quinto grau que nos leva para o grau I, tonica...
se não tomarmos cuidado podemos acabar modulando para Eb ou Ab, que possuem tais acordes - Bb7 e Eb.
Na tonalidade menor apenas o acorde do primeiro grau exerce a função de tônica.
Abraço
Campharminico melodico
Explica brincando ainda KKKK. Me lembrei do Cartola com essas sequências de acordes
Aula da porra!!!! 👏👏👏🥰
Linda baixaria
o 2 ali ñ seria o B durante a explicação? Colocaste como sendo o Dm7
eu acho que eu até entendi sendo o II, IV, Vi como subdominantes, porém isso pode confundir os outros.
De resto, parabéns pelo video mestre, raro encontrar um violão que passe perto da beleza do seu
Luís Gustavo você se refere ao que foi tocado, no momento que sugiro as sequências?
No minuto 5:50?
Se você está se referindo ao acorde tocado em 5:50, trata-se de um Bø, porém ele está invertido, com a 3a no baixo.
@@apenezzi não professor, é em 3:06, quando fala sobre os acordes subdominantes.
Luís Gustavo puxa!!!
Você tem toda razão!!!
Falha nossa, deveria dizer o IV, Dm!
Obrigado pelo aviso, Luís!!!
Abraxao
Vc sumiu oque