Super Tia - Herman José & Joaquim Monchique ( Herman Enciclopédia RTP1 )
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Herman Enciclopédia foi um programa da RTP que passou originalmente na RTP1 em 1997 e 1998, com autoria e participação de Herman José. O programa passa actualmente em repetição regularmente na RTP Memória. Em 2010, foi também editado em DVD.[1]
O programa foi escrito, em colaboração com Herman José, pelas Produções Fictícias, nomeadamente por Nuno Artur Silva, José de Pina e Miguel Viterbo.
Inicou as suas emissões a 15 de Abril de 1997 e teve direito a duas temporadas.
Trata-se de um programa de sketchs, todos eles relacionados com o tema central do programa em causa. No inicio, o Herman fazia um série de introdução ao tema, culminando com uma série de piadas, de acordo com os acontecimentos da semana que passou.
Alguns dos sketchs eram precedidos de um "indicativo" alusivo ao nome do programa, fazendo-o lembrar uma entrada de uma enciclopédia multimédia, visto que na altura estava muito na moda a enciclopédias em CD-ROM (Encarta, Verbo, Universal e a Diciopédia).
O sketchs eram formados pelos actores residentes, tais como José Pedro Gomes, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Miguel Guilherme, Lídia Franco, Cristina Cavalinhos, Vítor de Sousa e António Feio. Também contou com a participaçã de vários personalidades conhecidas da TV na altura, como por exemplo a Carla Caldeira.
Usou várias personagens já criadas pelo Herman em outros programas da RTP, o Nelito (o destruidor), Lauro Dérmio (o famoso critico de cinema), adicionando outros tantos, como o conhecido Diácono Remédios, que estava constantemente a interromper os sketches, quando estes ultrapassavam o nível de "moralidade e do aceitável", O quarteto do "Nuorte" (empresários da EXPO97, do Tripanário e do Pinto Rei), o MELGASHOP (Melga e Mike), entre outros.
[editar] Reacções
Várias expressões utilizadas no programa ficaram celebrizadas e eram usadas frequentemente até se terem tornado parte da linguagem do dia-a-dia. Clara Ferreira Alves considerou que o programa foi "A obra mais iconoclasta, a mais escandalosa, às vezes quase pornográfica" em termos de humor em Portugal.[1]
"Ai valha-me Deus que vou ter um ataque Robinha! Ela deu-me DOIS beijinhos! Estou a ser atacada pela posidonite!"
eu adoro isto!! pahahaha :D obrigado por teres feito upload disto! ja nao via isto desde puto (tenho agora 25) e sempre chorei a rir com o Herman e o joaquim monchique
A cara dele no 0:14
Eu acho que o herman e nao so tem o fetiche de se vestir de mulher... o hermam ate gostava de rapazinhos e tudo...
É um facto.