O vídeo ajudou bastante! :) Na parte de detectar os duplicados, é mais eficiente clicar em "Title" do que em "Author", porque ele organiza os conteúdos pelo título, facilitando a detecção de títulos duplicados. Quando se coloca em "Author", pode haver algum equívoco na triagem se o autor tiver mais de um texto cadastrado.
@@amaralfarias24 Muito obrigada! Fico muito feliz com seu Feedback! Meu sonho é chegar na docência universitária e ver sua mensagem me impulsionou a continuar nesse caminho. Gratidão
Muito bom, Girlane. Parabéns pela iniciativa. Para quem irá fazer no PUBMED, a opção Send to permite que você ja baixe o arquivo em formato RIS. Sucesso a todos!
Parabéns pelo conteúdo, muito didático e explicativo. Estou cursando o mestrado em Psicologia na FFCLRP-USP e desenvolvendo uma metassíntese, esse vídeo foi muito bom para mim e minha dupla! (: Ganhou um inscrito!
Olá, Juliana. Nas nossas pesquisas ainda não utilizamos o portal de periódicos como fonte de exportação, porque precisamos baixar um arquivo em formato suportado pelo Rayyan, como o RIS. Olhei no portal agora e ainda não encontrei essa opção. Mas irei me informar com outros docentes sobre essa possibilidade.
Oi Juliana, imagino que você já tenha conseguido, mas eu fiz pelo Portal Capes e eu vou em - portal de periódicos - entro no sistema CAFE da minha instituição - vou em acervo - lista de bases e abro aquelas bases que eu quero pesquisar. Daí em diante é igual a uma busca direta nas bases. Espero ter contribuído.
Adorei! Agradeço! Pergunta: Fiz uma busca em maio de 2022 e tenho certeza de que, para publicar, vou precisar fazer nova busca. Você já fez essa atualização? Fiquei com medo de perder dados...
Olá, Heloisa, boa tarde. Uma vez precisei atualizar e fiz o seguinte: criei uma nova revisão no Rayyan e refiz as buscas para analisar, dado ter surgido muita coisa (novas publicações). Já em outro caso, numa revisão sistemática, mesmo após cinco meses, as buscas continuaram as mesmas. Então, é preciso verificar como evoluíram as publicações acerca do seu tema de junho de 2022 até agora janeiro de 2023.
@@guiadapesquisa entendi Girlane! Te agradeço pela resposta. O problema é que é uma revisão de Escopo muito grande com quase 10.000 resultados e como eu não quero perder as categorizações que eu já fiz, provavelmente eu irei jogar a nova busca dentro da pesquisa anterior e excluir as duplicatas... vai dar um trabalho.... Obrigada novamente e parabéns pelo seu trabalho!
Olá,impecavel o seu video,gostaria de saber se consigo incluir os artigos do google acadêmico para fazer a revisão pelo rayyan,você sabe se é possível?
Olá, Dilma. Obrigada pelo feedback. De fato, até o momento, a opção do Google scholar permite apenas que você "Importe para o EndNote" de forma individual, diferente das outras bases de dados, que salvam os artigos em arquivo único. Portanto, nem a utilizamos (no nosso grupo de pesquisa), pela demanda de tempo. Acabamos aumentando o repertório de buscas com outras bases, como CINAHL, Embase...
Olá, Fernanda. Dar para incluir do Google scholar. Só não é tão dinâmico como nas bases de dados, infelizmente. No Google scholar aparece a opção "Importe para o EndNote" para importar cada arquivo individualmente, diferente da base de dados que se salva um arquivo só para todos os artigos.
Olá!!! Se eu colocar o link que estou acessando talvez ele peça pra você criar uma conta. Sugiro acessar direto pelo portal de periódicos da capes. Colocar o vídeo do processo. Se não der certo mesmo assim, mando o link via Instagram.
ua-cam.com/video/syMqtSJx_eI/v-deo.html nesse vídeo como acessar pela Comunidade Acadêmica Federada, o acesso será mais amplo do que só pelo link. Espero que ajude!
@@guiadapesquisa Quando não se é de grandes universidades, o aluno sempre está uns bons degraus abaixo. Eu já tinha tentado essa semana, mas n consigo acessar o CAFe. Mas muito obrigada pelas dicas, vou pesquisando pelo PubMed, que foi o que deu aqui
Ótimo vídeo tutorial!!! Muito obrigada por disponibilizá-lo!!! Fiquei com uma dúvida a respeito da exclusão de artigos repetidos (duplicatas/triplicatas/etc): os colaboradores também devem fazer essa etapa, ou apenas uma pessoa? Essa etapa também fica blindada entre os pesquisadores? Ou seja, as exclusões de duplicatas que um fizer não aparecem para os outros. Ou as exclusões de duplicatas que forem feitas por quem criou o projeto, por exemplo, aparecerão para os colaboradores também e aí todos trabalham a partir desses artigos que sobrarem? Muito obrigada desde já!
Olá, Julie. Fico feliz que o vídeo ajudou. 1. Sim, se a busca for blindada (ideal - para dar mais fidedignidade em casos de revisão integrativa e obrigatória em casos de revisão sistemática), ao ter (duplicatas/triplicatas/etc): os colaboradores também fazem a exclusão, até porque isso será avaliado depois, se houve divergências nos artigos incluídos ou excluídos pelos colaboradores. 2. Quando você blinda, as decisões não ficam visíveis para os outros colaboradores. Só para a própria pessoa que aparece o que ela excluiu/incluiu e os motivos. 3. Quando você blinda, as exclusões de duplicatas feitas por quem criou o projeto, não aparecerão para os colaboradores. Dúvida comum: Posso fazer revisão sem ser blindada, e assim, trabalhar em equipe? Em revisão integrativa até pode, mas fica muito mais confiável para o seu método e na hora de publicar, você fazer a triagem e seleção por pelo menos dois revisores independentes, com busca blindada. Fico à disposição se precisar de outros esclarecimentos também pelo instagram @guiadapesquisa.
Conteúdo excelente… uma dúvida no Web of Science precisa fazer pagamento para ter acesso aos artigos? Não estou encontrando o local para realizar a pesquisa
Olá, Ismael. Não precisa. A Web of Science, via portal da capes é gratuita. Porém, alguns artigos podem ter acesso apenas ao resumo. Pode ser que esse outro vídeo ajude nesses casos - ua-cam.com/video/ph6WEI2rT5Y/v-deo.html
Excelente tutorial, parabéns. Tenho uma dúvida: quando vou incluir os artigos, não tem como separá-los em pastas de cada base específica? Por exemplo: PubMed- inclui 10 artigos; CINAHL-inclui 14 artigos. Ou ele so inclui numa única pasta, sem especificar de qual base é o artigo?
Obrigada! Infelizmente o Rayyan ainda não dispõe da opção de separação em pastas dentro da sua interface. Eles ficam em listas. Tem a opção de ver a lista de cada base, mas não há oportunidade de pastas, ainda. Quem sabe ele atualize, seria muito bom mesmo.
Olá, Ana Marcela. As duplicatas são basicamente os artigos que estão repetidos dentro das bases de dados. Assim, é preciso excluir o que se repete e deixar apenas uma versão de cada artigo. Na opção "detectar duplicatas" o Rayyan ajuda a identificar essas repetições e coloca "um quadradinho azul" ao lado do título dos artigos repetidos, facilitando esse processo de triagem e a exclusão dessas duplicatas. Se eu não tiver explicado conforme sua dúvida, pode me mandar mensagem no insta @guiadapesquisa, que explano bem todas as dúvidas. Obrigada pelo seu feedback.
Olá, Naiara. Ainda não há essa funcionalidade de enviar os resumos e títulos automaticamente para o Excel, assim como se faz para o Rayyan com o arquivo em formato RIS.
Excelente o vídeo! Ganhou LIKE e SEGUIDOR... :) uma dúvida, como faço para salvar dessa mesma maneira "save citations to life" no Google Scholar? eu achei apenas a maneira de baixar o arquivo RIS individualmente, isto ocupa muito tempo :/ Obrigado.
Olá, Caio. Obrigada pelo feedback. De fato, até o momento, a opção do Google scholar permite que você "Importe para o EndNote" de forma individual, diferente das outras bases de dados, que salvam em arquivo único. Portanto, nem a utilizamos (no nosso grupo de pesquisa), pela demanda de tempo. Acabamos aumentando o repertório de buscas com outras bases, como CINAHL, Embase...
O RIS é o formato que uso para salvar em todas elas, com exceção da PUBMED, que não tem o RIS, mas ai eu uso o outro formato da Pubmed, que o Rayyan também aceita.
Olá, Monique. Você se refere a versão final depois da triagem? Nessa versão gratuita do Rayyan ainda não é possível baixar só os artigos incluídos. Geralmente, após fazer a triagem dentro do Rayyan, eu faço o download dos artigos incluídos para leitura na íntegra e adiciono em uma pasta reservada no drive.
O Rayyan tem alguma ferramenta para excluir por texto completo? Explico: a gente fez esse duplo cego na exclusão por título e abstract. Mas gostaríamos de fazer tbm no Rayyan a etapa de exclusão por texto completo, mas pelo que procurei a gente acabaria "salvando por cima" do que já tinha sido feito, alguma dica?
Olá. Isabela, pois é, seria bom, se por exemplo, tivesse um cor diferente para diferenciar esses incluídos na versão final completa. Geralmente eu baixo a versão completa, coloco em uma pasta no drive. E crio uma subpasta dentro nessa pasta nomeada "incluídos na amostra" para ir colocando os que respondem a minha questão de pesquisa. Também anoto aqueles foram excluídos e o motivo da exclusão após leitura completa, para facilitar a construção do fluxograma PRISMA.
Muito bom!! Parabéns! Me tira uma dúvida, fazendo favor. Porque voce exportou 154 artigos, mas na parte do "undecided" mostra apenas 125. Estou tentando entender o motivo dessa diferença, pois notei o mesmo comigo, mas ainda não consegui nenhuma resposta em todos os vídeos que assisto.
Olá, Laylane. Isso pode acontecer depois da detecção de duplicatas, se a gente olhar no quadro referente à "Duplicates". Tente verificar avaliando o "undecided" pelo quadro "Inclusion decisions", se fica igual os valores dos artigos adicionados. Qualquer coisa, se ainda persistir, pode me enviar e-mail girlanealbuquerque@usp.br que tentamos resolver de outra forma.
Olá! Para o Rayyan, ele vai enviar a mesma interface, independente de colocar como revisor ou colaborador. Mas eu coloco sempre assim: colaborador - pessoa que vai avalair junto comigo os artigos e revisor - o orientador que vai acompanhar e revisar o processo.
Olá, seu vídeo é muito didático, mas creio que estou encontrando uma versão diferente do pubmed. Por exemplo, não visualizo o comando "save". Sabe se houve atualização?
Olá, Beatriz. Nesse link de acesso: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/ acessei agora e apareceu a opção "save". Acredito que vai dar certo. Se não, pode entrar em contato pelo instagram @guiadapesquisa.
Olá, Elisandra. Para compartilhar as buscas com os colaboradores, você irá clicar em "todas as revisões". Em seguida clicará no título da revisão que está conduzindo e irá aparecer algumas opções, como "convite". Basta e colocar o email do colaborador que quer convidar. Ah, é importante que a pessoa que vai compartilhar os artigos tenha conta feita no Rayyan.
Você consegue identificar qual base de dados está vindo artigos só com títulos? Porque na hora de baixar, algumas bases tem a opção de exportar, título, resumo e autores ou só título. Pode ser isso que esteja acontecendo. Qualquer coisa pode me chamar no instagram @guiadapesquisa para tentarmos identificar o problema.
Ola! Eu posso começar a analisar os artigos antes de mandar o convite para o colaborador, interfere em alguma coisa o colaborador vai conseguir analisar os artigos normalmente?
Pode sim começar analisar antes de enviar convites. E você escolhe a opção de "blindar" na hora de enviar o convite, para que seu colaborador não veja a sua análise, se for o caso, por exemplo, de uma revisão sistemática.
Olá, Helen. Para realizar a leitura na íntegra, será necessário baixar os artigos, buscando diretamente na base de dados,ou pela URL que fica logo abaixo do resumo na inteface do RAYYAN.
Olá! Após a seleção a busca pelo artigo completo ocorre de forma manual mesmo. Em alguns resumos ele disponibiliza o DOI ou URL do artigo, que dar acesso a versão completa de forma rápida. Mas em alguns casos, é preciso buscar individualmente pelo título, no Google ou pelo Portal Capes
Oi Girlane, estou com uma dificuldade no uso do rayyan. Após a quebra do sigilo eu consigo verificar as concordâncias e discordâncias em relação ao artigo, entretanto não consigo distinguir de qual autor são os motivos da exclusão de um artigo e portanto e não consigo verificar se foram pelos mesmos motivos de exclusão. Teria alguma forma de verificar essa situação? Obrigada
Olá, Andressa! Tudo bem? Na minha interface também não consigo distinguir quem inseriu o motivo da exclusão. Aparece os dois motivos de exclusão dos revisores, mas só coloca do lado dos nomes dos revisores, sem dizer claramente quem inseriu cada motivo. Ainda é uma limitação do Rayyan fazer esse esclarecimento.
O acesso federal pode ser feito por meio do Portal Capes, disponível emwww-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Depois você clica em acesso CAFE, para acessar as bases de dados por meio da Comunidade Acadêmica Federada, basta usar login e senha da Universidade mesmo,
Olá, Márcia. Dentro do próprio Rayyan ainda não é possível fazer observações. No máximo ele dar logo abaixo do resumo o link de acesso ao artigo na íntegra.
Oi Girlane! É possível ler o texto completo dentro do Rayyan? Vi que tem um botão para carregar o texto completo, mas assim que clico, não carrega o artigo.
Olá, Andreza. Geralmente, ele oferta a opção de acessar o link direto ao artigo na íntegra logo abaixo do resumo. Mas pode acontecer de os artigos de algumas bases de dados podem não enviar o link, principalmente quando é acesso fechado.
Tenho uma dúvida: eu posso aplicar os critérios iniciais (como data de publicação, por exemplo) já no banco de dados e mandar para o Rayyan somente os arquivos que passaram por essa primeira triagem?
Você pode filtrar os anos na própria base de dados. A PubMed, Scopus, Cochrane Library, Embase, Web of Science, entre outras, tem essa opção de filtrar os anos, por exemplo, só os últimos cinco anos.
Justamente. Para otimizar tempo, é bem melhor filtrar os anos que deseja nas bases de dados e fazer a triagem no Rayyan mais especificamente da temática (leitura crítica de títulos e resumos), e, posteriormente, leitura na íntegra.
NOVA VERSÃO DO RAYYAN -- TUTORIAL COMPLETO AQUI --> ua-cam.com/video/j4XM82oZIoU/v-deo.html
O vídeo ajudou bastante! :)
Na parte de detectar os duplicados, é mais eficiente clicar em "Title" do que em "Author", porque ele organiza os conteúdos pelo título, facilitando a detecção de títulos duplicados.
Quando se coloca em "Author", pode haver algum equívoco na triagem se o autor tiver mais de um texto cadastrado.
Obrigada pelo feedback e a observação! Verdade,, tem essa opção também. Gratidão.
Mulher, que didática incrível. Você tem muito potencial para a docência. Ganhou +1 inscrito. Estou impressionado!!!!!
@@amaralfarias24 Muito obrigada! Fico muito feliz com seu Feedback!
Meu sonho é chegar na docência universitária e ver sua mensagem me impulsionou a continuar nesse caminho. Gratidão
Obriagda pela ajuda. Ganhou 1 inscrito! Por mais pesquisadores como você.
@@memelemamis Que alegria ouvir seu feedback! Muito obrigada; e fico muito feliz em saber que o vídeo ajudou!
Excelente
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou.
Excelente!
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou.
Me ajudou demais!!!! Gratidão, virei seguidora!
Fico feliz em saber que o conteúdo ajudou! 😊
Ferramenta incrÍvel. Obrigada.
@@jennifercaluf9731 😊😊
Muito Bom o conteúdo, Parabéns!
Estou iniciação na pesquisa cientifica me ajudou, muito bom👋👋👋
Olá! Obrigada pelo Feedback
Fico feliz em saber que o conteúdo do vídeo ajudou
Que vídeo excelente!
@@renatapegoraro58 Obrigada pelo feedback! Bom saber que o conteúdo do vídeo ajudou!
Ajudou bastante! Obrigada! Deus te abençoe!!
Obrigada pelo feedback, fico feliz em saber que o vídeo foi útil.
Que perfeição de vídeo, muito obrigada. 😍
Olá, Gabi. Obrigada pelo Feedback! Fico feliz que o vídeo foi útil
Gratidão pelo vídeo
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou ☺️
Deus abençoe sua vidA! Me salvou!
Olá! Fico feliz em saber que o vídeo ajudou!!!
Deus abençoe grandemente você também!
Obg pelo vídeo
Gratidão pelo Feedback
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou
Sensacional! Parabéns!!!!!!!
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou
Ótima explicação, obrigada. llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Fico feliz que o vídeo ajudou...
Ótimo vídeo. Parabéns!!
@@felipebarbosa4895 fico feliz em saber que o conteúdo do vídeo ajudou!!
Excelente! Obrigada!!🍀
Que bom que o vídeo ajudou 😁
Excelente vídeo, obrigada pelas informações!!
Obrigada pelo feedback. Fico feliz que o vídeo ajudou.
obrigada, me ajudou bastante!
@@anacarolinyoliveira9416 Olá, Ana! Bom saber que o conteúdo do vídeo ajudou! Obrigada por seu Feedback 🙌🏼
Excelente tutorial!! Muito obrigado pelas informações!!!
Que bom que o tutorial foi útil.
Parabéns! Excelente iniciativa com vídeo objetiva e didática. Obrigada!
Obrigada, Sandra.
Excelente contribuiçao! muito obrigado!
Fico feliz que o vídeo foi útil
Excelente iniciativa . Parabens pelo video !
Olá, obrigada pelo feedback Tiago.
Nossa amei essa plataforma, obrigado por compartilhar
Com certeza vai ajudar muito.
Muito obrigada! Amei🙏❤️🙌
Olá, Carla! Fico feliz que o vídeo ajudou!
muito bom!
@@TheCruzeiroMelhor fico feliz em saber que o conteúdo do video ajudou
Salvou minha vida
Fico feliz que o vídeo ajudou 🙏🏼
Meus parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor.
Muito obrigada!
Parabéns pelo video, vai me ajudar bastante 😍
Olá! Obrigada pelo Feedback
Fico feliz em saber até o vídeo foi útil
Excelente vídeo. Obrigada por compartilhar.
Olá, Fabiana. Gratidão pelo feedback.
Muito bom! Parabéns pela forma de explicar. Obrigada.
Obrigada, Adriana
Perfeito! Maria Girlane! Você foi muito esclarecedora!
Olá, Marisa! Obrigada pelo Feedback!
Fico feliz que o vídeo foi útil 🙏🏼
Parabéns pelo vídeo. Me ajudou muito. Obrigado !! :D
Fico feliz que o vídeo ajudou 😃
Muito bom seu vídeo, parabéns
Muitíssimo obrigada, Itayany.
Muito bom, Girlane. Parabéns pela iniciativa. Para quem irá fazer no PUBMED, a opção Send to permite que você ja baixe o arquivo em formato RIS.
Sucesso a todos!
Muito obrigada!
Ótimo. Vamos tentar essa opção no PUBMED.
Explicação excelente o vídeo ficou maravilhoso!!!
Olá, Julieta! Gratidão pelo Feedback! Que bom que o vídeo ajudou!
Meu Deus! Perfeito o vídeo, me ajudou bastante
Que maravilha. Fico feliz pelo vídeo ter ajudado.
Muito obrigado, professora. O seu vídeo está excelente.
Que bom que o vídeo ajudou.
Muito bom. Sempre ajudando com suas dicas
Olá, Jaciele. Que bom que está ajudando. Obrigada pelo feedback.
Parabéns, muito didática!
Muito obrigada, Leandro.
conteúdo excelente. Parabéns!
Obrigada!
Obrigada pela dica! Vai otimizar muito o meu tempo!
Muito bom! Obrigado!
Parabéns pelo conteúdo, muito didático e explicativo. Estou cursando o mestrado em Psicologia na FFCLRP-USP e desenvolvendo uma metassíntese, esse vídeo foi muito bom para mim e minha dupla! (: Ganhou um inscrito!
Olá, Felipe! Gratidão pelo feedback!! Desejo ótima produtividade na pesquisa.
Felipe, estou precisando de orientação. Vc pode me ajudar?
Parabéns, me ajudou muito!👏🏽
Olá, Ellen.
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou...
Perfeito!!! Amei de mais!!!
Espero que ajude a otimizar as revisões.
Parabéns. Muito bom 👏👏👏😊
Amei muito as dicas 👏👏👏
Grata pelo feedback!
Vídeo maravilhoso!!! Gratidão.💖
Gratidão pelo feedback.
Fico feliz de saber que o vídeo foi útil.
Vídeo muito didático! Muito obrigada!!
Fico feliz que o vídeo ajudou. :)
Parabéns Girlane! Muito boa explicação! Até arquivei caso não te encontrasse novamente, rs. Gratidão!
Gratidão pelo feedback 😁
Obrigada! Muito esclarecedor.
Que bom, Nicole que o vídeo ajudou. Obrigada por assistir.
Me ajudou demais! Obrigada
Olá, Maria Eduarda. Que bom que o vídeo ajudou. Fico feliz.
Ótimo vídeo, muito obrigadaaa!!!!!!
Obrigada pelo feedback, Isabella.
Perfeita, muito grata pela tua ajuda
Olá, Isadora. Gratidão pelo feedback.
PERFEITA!
Obrigada, Brennda!
DIVA OBRIGADA
Olá! Fico feliz em saber que o vídeo ajudou.
Muito bom!
muito obrigado pelo vídeo! ajudou imenso! uma infelicidade la pelo 26:27...
Obrigada pelo feedback...
Excelente tutorial, bem esclarecedor.
Muito muuito muitooo bom!!! Obrigada
Olá, Thais. Fico feliz em saber que o vídeo foi útil.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Sem dúvidas que ajudará muito!
Girlane, acabei de conhecer seu canal! Adorei sua didática
Que maravilha! Me motivou a produzir mais vídeos. Obrigada.
Top, top! 😃👏👏
Obrigada!
Que video muito altamente explicativo. Gostei bastante!!! Só gostaria de saber como faço essa exportação pelo portal de periódicos da capes.
Olá, Juliana. Nas nossas pesquisas ainda não utilizamos o portal de periódicos como fonte de exportação, porque precisamos baixar um arquivo em formato suportado pelo Rayyan, como o RIS. Olhei no portal agora e ainda não encontrei essa opção. Mas irei me informar com outros docentes sobre essa possibilidade.
Oi Juliana, imagino que você já tenha conseguido, mas eu fiz pelo Portal Capes e eu vou em - portal de periódicos - entro no sistema CAFE da minha instituição - vou em acervo - lista de bases e abro aquelas bases que eu quero pesquisar. Daí em diante é igual a uma busca direta nas bases. Espero ter contribuído.
Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻
MUY BUENO, EXPLICATIVO
Fico feliz em saber que o vídeo ajudou!
foi ótimo!!!
Obrigada, Ana.
Adorei! Agradeço!
Pergunta: Fiz uma busca em maio de 2022 e tenho certeza de que, para publicar, vou precisar fazer nova busca. Você já fez essa atualização? Fiquei com medo de perder dados...
Olá, Heloisa, boa tarde. Uma vez precisei atualizar e fiz o seguinte: criei uma nova revisão no Rayyan e refiz as buscas para analisar, dado ter surgido muita coisa (novas publicações). Já em outro caso, numa revisão sistemática, mesmo após cinco meses, as buscas continuaram as mesmas. Então, é preciso verificar como evoluíram as publicações acerca do seu tema de junho de 2022 até agora janeiro de 2023.
@@guiadapesquisa entendi Girlane! Te agradeço pela resposta. O problema é que é uma revisão de Escopo muito grande com quase 10.000 resultados e como eu não quero perder as categorizações que eu já fiz, provavelmente eu irei jogar a nova busca dentro da pesquisa anterior e excluir as duplicatas... vai dar um trabalho.... Obrigada novamente e parabéns pelo seu trabalho!
Olá,impecavel o seu video,gostaria de saber se consigo incluir os artigos do google acadêmico para fazer a revisão pelo rayyan,você sabe se é possível?
Olá, Dilma. Obrigada pelo feedback. De fato, até o momento, a opção do Google scholar permite apenas que você "Importe para o EndNote" de forma individual, diferente das outras bases de dados, que salvam os artigos em arquivo único. Portanto, nem a utilizamos (no nosso grupo de pesquisa), pela demanda de tempo. Acabamos aumentando o repertório de buscas com outras bases, como CINAHL, Embase...
Show !
S2
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
:)
Olá, Girlane! Muito obrigada pelo video! Adorei! Estou com uma dúvida, é possível exportar os artigos do Google Scholar pro Rayyan?
Olá, Fernanda. Dar para incluir do Google scholar. Só não é tão dinâmico como nas bases de dados, infelizmente. No Google scholar aparece a opção "Importe para o EndNote" para importar cada arquivo individualmente, diferente da base de dados que se salva um arquivo só para todos os artigos.
@@guiadapesquisa muito obrigada! 🥰. Vou tentar aqui. Acho q teses e dissertações não deve dar pra salvar no Rayyan, né?
Does Rayyan only works taking the information from the abstract?
Olá, Antonio. Sim, dentro do Rayyan ele mostra o resumo. Mas logo abaixo do resumo ele dispobiliza o link de acesso ao artigo na versão completa.
@@guiadapesquisa Gracias
Obrigada pelas infos
Olá!!! Se eu colocar o link que estou acessando talvez ele peça pra você criar uma conta. Sugiro acessar direto pelo portal de periódicos da capes. Colocar o vídeo do processo. Se não der certo mesmo assim, mando o link via Instagram.
ua-cam.com/video/syMqtSJx_eI/v-deo.html nesse vídeo como acessar pela Comunidade Acadêmica Federada, o acesso será mais amplo do que só pelo link. Espero que ajude!
@@guiadapesquisa Quando não se é de grandes universidades, o aluno sempre está uns bons degraus abaixo. Eu já tinha tentado essa semana, mas n consigo acessar o CAFe. Mas muito obrigada pelas dicas, vou pesquisando pelo PubMed, que foi o que deu aqui
Ótimo vídeo tutorial!!! Muito obrigada por disponibilizá-lo!!!
Fiquei com uma dúvida a respeito da exclusão de artigos repetidos (duplicatas/triplicatas/etc): os colaboradores também devem fazer essa etapa, ou apenas uma pessoa? Essa etapa também fica blindada entre os pesquisadores? Ou seja, as exclusões de duplicatas que um fizer não aparecem para os outros. Ou as exclusões de duplicatas que forem feitas por quem criou o projeto, por exemplo, aparecerão para os colaboradores também e aí todos trabalham a partir desses artigos que sobrarem?
Muito obrigada desde já!
Olá, Julie. Fico feliz que o vídeo ajudou.
1. Sim, se a busca for blindada (ideal - para dar mais fidedignidade em casos de revisão integrativa e obrigatória em casos de revisão sistemática), ao ter (duplicatas/triplicatas/etc): os colaboradores também fazem a exclusão, até porque isso será avaliado depois, se houve divergências nos artigos incluídos ou excluídos pelos colaboradores.
2. Quando você blinda, as decisões não ficam visíveis para os outros colaboradores. Só para a própria pessoa que aparece o que ela excluiu/incluiu e os motivos.
3. Quando você blinda, as exclusões de duplicatas feitas por quem criou o projeto, não aparecerão para os colaboradores.
Dúvida comum: Posso fazer revisão sem ser blindada, e assim, trabalhar em equipe? Em revisão integrativa até pode, mas fica muito mais confiável para o seu método e na hora de publicar, você fazer a triagem e seleção por pelo menos dois revisores independentes, com busca blindada. Fico à disposição se precisar de outros esclarecimentos também pelo instagram @guiadapesquisa.
Conteúdo excelente… uma dúvida no Web of Science precisa fazer pagamento para ter acesso aos artigos? Não estou encontrando o local para realizar a pesquisa
Olá, Ismael. Não precisa. A Web of Science, via portal da capes é gratuita. Porém, alguns artigos podem ter acesso apenas ao resumo. Pode ser que esse outro vídeo ajude nesses casos - ua-cam.com/video/ph6WEI2rT5Y/v-deo.html
Excelente tutorial, parabéns.
Tenho uma dúvida: quando vou incluir os artigos, não tem como separá-los em pastas de cada base específica? Por exemplo: PubMed- inclui 10 artigos; CINAHL-inclui 14 artigos. Ou ele so inclui numa única pasta, sem especificar de qual base é o artigo?
Obrigada!
Infelizmente o Rayyan ainda não dispõe da opção de separação em pastas dentro da sua interface. Eles ficam em listas. Tem a opção de ver a lista de cada base, mas não há oportunidade de pastas, ainda. Quem sabe ele atualize, seria muito bom mesmo.
@@guiadapesquisa ah sim, entendi. Muito obrigada.
Seria ótimo mesmo 😊
Ótimo vídeo, Parabéns! Mas tenho dúvida quanto as auto duplicadas, o seu sentido e o cálculo para chegar nelas...poderia me esclarecer?
Olá, Ana Marcela. As duplicatas são basicamente os artigos que estão repetidos dentro das bases de dados. Assim, é preciso excluir o que se repete e deixar apenas uma versão de cada artigo. Na opção "detectar duplicatas" o Rayyan ajuda a identificar essas repetições e coloca "um quadradinho azul" ao lado do título dos artigos repetidos, facilitando esse processo de triagem e a exclusão dessas duplicatas. Se eu não tiver explicado conforme sua dúvida, pode me mandar mensagem no insta @guiadapesquisa, que explano bem todas as dúvidas. Obrigada pelo seu feedback.
Perfeito o vídeo, existe alguma maneira de passar todos os resultados para planilhas do excel? ou salvar passo a passo para anexos ?
Olá, Naiara. Ainda não há essa funcionalidade de enviar os resumos e títulos automaticamente para o Excel, assim como se faz para o Rayyan com o arquivo em formato RIS.
Excelente o vídeo! Ganhou LIKE e SEGUIDOR... :) uma dúvida, como faço para salvar dessa mesma maneira "save citations to life" no Google Scholar? eu achei apenas a maneira de baixar o arquivo RIS individualmente, isto ocupa muito tempo :/ Obrigado.
Olá, Caio. Obrigada pelo feedback. De fato, até o momento, a opção do Google scholar permite que você "Importe para o EndNote" de forma individual, diferente das outras bases de dados, que salvam em arquivo único. Portanto, nem a utilizamos (no nosso grupo de pesquisa), pela demanda de tempo. Acabamos aumentando o repertório de buscas com outras bases, como CINAHL, Embase...
Espero ter ajudado. Fico à disposição também pelo insta @guidapesquisa
como você sabe qual o tipo de arquivo que tem que escolher em cada base de dados para o rayyan suportar?
O RIS é o formato que uso para salvar em todas elas, com exceção da PUBMED, que não tem o RIS, mas ai eu uso o outro formato da Pubmed, que o Rayyan também aceita.
Você pode explicar como faço para obter o arquivo contendo apenas os artigos inclusos (os que foram selecionados após a análise)?
Olá, Monique.
Você se refere a versão final depois da triagem?
Nessa versão gratuita do Rayyan ainda não é possível baixar só os artigos incluídos. Geralmente, após fazer a triagem dentro do Rayyan, eu faço o download dos artigos incluídos para leitura na íntegra e adiciono em uma pasta reservada no drive.
O Rayyan tem alguma ferramenta para excluir por texto completo? Explico: a gente fez esse duplo cego na exclusão por título e abstract. Mas gostaríamos de fazer tbm no Rayyan a etapa de exclusão por texto completo, mas pelo que procurei a gente acabaria "salvando por cima" do que já tinha sido feito, alguma dica?
Olá. Isabela, pois é, seria bom, se por exemplo, tivesse um cor diferente para diferenciar esses incluídos na versão final completa. Geralmente eu baixo a versão completa, coloco em uma pasta no drive. E crio uma subpasta dentro nessa pasta nomeada "incluídos na amostra" para ir colocando os que respondem a minha questão de pesquisa. Também anoto aqueles foram excluídos e o motivo da exclusão após leitura completa, para facilitar a construção do fluxograma PRISMA.
Muito bom!! Parabéns! Me tira uma dúvida, fazendo favor. Porque voce exportou 154 artigos, mas na parte do "undecided" mostra apenas 125. Estou tentando entender o motivo dessa diferença, pois notei o mesmo comigo, mas ainda não consegui nenhuma resposta em todos os vídeos que assisto.
Olá, Laylane. Isso pode acontecer depois da detecção de duplicatas, se a gente olhar no quadro referente à "Duplicates". Tente verificar avaliando o "undecided" pelo quadro "Inclusion decisions", se fica igual os valores dos artigos adicionados. Qualquer coisa, se ainda persistir, pode me enviar e-mail girlanealbuquerque@usp.br que tentamos resolver de outra forma.
Na hora do convidar alguém, qual a diferença de colaborador e revisor ?
Olá! Para o Rayyan, ele vai enviar a mesma interface, independente de colocar como revisor ou colaborador.
Mas eu coloco sempre assim: colaborador - pessoa que vai avalair junto comigo os artigos e revisor - o orientador que vai acompanhar e revisar o processo.
Olá, seu vídeo é muito didático, mas creio que estou encontrando uma versão diferente do pubmed. Por exemplo, não visualizo o comando "save". Sabe se houve atualização?
Olá, Beatriz.
Nesse link de acesso: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/ acessei agora e apareceu a opção "save". Acredito que vai dar certo. Se não, pode entrar em contato pelo instagram @guiadapesquisa.
adorei!! como divido os artigos para os colaboradores, tentei fazer e não consigo. Teu vídeo é ótimo
Olá, Elisandra. Para compartilhar as buscas com os colaboradores, você irá clicar em "todas as revisões". Em seguida clicará no título da revisão que está conduzindo e irá aparecer algumas opções, como "convite". Basta e colocar o email do colaborador que quer convidar. Ah, é importante que a pessoa que vai compartilhar os artigos tenha conta feita no Rayyan.
Olá! O Rayyan só está mostrando o título dos trabalhos, sem o resumo? Estou inserindo arquivo csv. Você tem ideia de qual pode ser o problema?
Você consegue identificar qual base de dados está vindo artigos só com títulos? Porque na hora de baixar, algumas bases tem a opção de exportar, título, resumo e autores ou só título. Pode ser isso que esteja acontecendo. Qualquer coisa pode me chamar no instagram @guiadapesquisa para tentarmos identificar o problema.
Ola!
Eu posso começar a analisar os artigos antes de mandar o convite para o colaborador, interfere em alguma coisa o colaborador vai conseguir analisar os artigos normalmente?
Pode sim começar analisar antes de enviar convites. E você escolhe a opção de "blindar" na hora de enviar o convite, para que seu colaborador não veja a sua análise, se for o caso, por exemplo, de uma revisão sistemática.
Como exporto para leitura na integra dos artigos
Olá, Helen. Para realizar a leitura na íntegra, será necessário baixar os artigos, buscando diretamente na base de dados,ou pela URL que fica logo abaixo do resumo na inteface do RAYYAN.
Depois de incluir os artigos, como faço para acessá-los completos?
Olá! Após a seleção a busca pelo artigo completo ocorre de forma manual mesmo. Em alguns resumos ele disponibiliza o DOI ou URL do artigo, que dar acesso a versão completa de forma rápida. Mas em alguns casos, é preciso buscar individualmente pelo título, no Google ou pelo Portal Capes
Muito obrigada!!
@@guiadapesquisa
Oi Girlane, estou com uma dificuldade no uso do rayyan. Após a quebra do sigilo eu consigo verificar as concordâncias e discordâncias em relação ao artigo, entretanto não consigo distinguir de qual autor são os motivos da exclusão de um artigo e portanto e não consigo verificar se foram pelos mesmos motivos de exclusão. Teria alguma forma de verificar essa situação?
Obrigada
Olá, Andressa! Tudo bem? Na minha interface também não consigo distinguir quem inseriu o motivo da exclusão. Aparece os dois motivos de exclusão dos revisores, mas só coloca do lado dos nomes dos revisores, sem dizer claramente quem inseriu cada motivo. Ainda é uma limitação do Rayyan fazer esse esclarecimento.
@@guiadapesquisa Muito obrigada!
qual e aquela base federal de dados que vc falou ?
O acesso federal pode ser feito por meio do Portal Capes, disponível emwww-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Depois você clica em acesso CAFE, para acessar as bases de dados por meio da Comunidade Acadêmica Federada, basta usar login e senha da Universidade mesmo,
Bom dia. É possível ler o artigo na íntegra, no Ryyan e fazer as observações, como no Mendeley, por exemplo?
Olá, Márcia. Dentro do próprio Rayyan ainda não é possível fazer observações. No máximo ele dar logo abaixo do resumo o link de acesso ao artigo na íntegra.
ola, estou usando o Rayyan pela primeira vez. Como faço para trasnportar as referencias para o meu doc de revisão? obrigada.
Olá, Rose. Você gostaria de importar títulos e resumos para um documento no word? Seria isso?
Oi Girlane!
É possível ler o texto completo dentro do Rayyan? Vi que tem um botão para carregar o texto completo, mas assim que clico, não carrega o artigo.
Olá, Andreza. Geralmente, ele oferta a opção de acessar o link direto ao artigo na íntegra logo abaixo do resumo. Mas pode acontecer de os artigos de algumas bases de dados podem não enviar o link, principalmente quando é acesso fechado.
Tenho uma dúvida: eu posso aplicar os critérios iniciais (como data de publicação, por exemplo) já no banco de dados e mandar para o Rayyan somente os arquivos que passaram por essa primeira triagem?
Nesse caso eu usaria o programa mais pra triagem dos títulos/resumos
Você pode filtrar os anos na própria base de dados. A PubMed, Scopus, Cochrane Library, Embase, Web of Science, entre outras, tem essa opção de filtrar os anos, por exemplo, só os últimos cinco anos.
Justamente. Para otimizar tempo, é bem melhor filtrar os anos que deseja nas bases de dados e fazer a triagem no Rayyan mais especificamente da temática (leitura crítica de títulos e resumos), e, posteriormente, leitura na íntegra.
@@guiadapesquisa muito obrigado pela ajuda.