Eu morei 15 anos no Japão, desde 1990. Eu peguei toda a era de ouro dos consoles por lá, NES, SNES, Neo Geo, Sega Saturn com cartão de VCD/Photo-CD, 3DO, tudo, consoles e portateis. Paguei uma fortuna e contratei uma empresa que trouxe a minha mudança num container, mais de 80% era videogame. Depois que a minha avó morreu *eu vendi TUDO,* tudo quanto é console que você pode imaginar da época eu tinha. A minha avó foi costureira quase que a vida toda dela, então ao longo do tempo ela foi guardando retalhos de tecidos finos, cedas e outros tecidos do tipo do mundo inteiro, tinha até tecido egípcio do mais caro. Como ela não tinha dinheiro para comprar um tecido inteiro ela foi guardando e ninguém podia mexer neles tamanho o ciúme que ela tinha destes tecidos. Enfim, depois que ela se foi nós tivemos que nos desfazer das coisas e estavam lá as várias caixas com os tecidos, muitos apodreceram de velho, muitos foram danificados por traças, etc; enfim, foi tudo pro lixo. Para ela tinha alguma importância, já para nós não tinha valor algum, como ela não fez nada com o que ela foi acumulando, aquilo foi estragando. Com os consoles eu me dei conta do mesmo, eu tinha virado um acumulador compulsivo de coisas que estavam apodrecendo dentro de casa, detalhe, tudo isso ocupava um quarto e meio. Por causa do trabalho e da vida eu não usava mais eles já há mais de 10 anos na época e eles de fato estavam apodrecendo, mesmo ligando eles de tempos em tempos. Alguns deles o capacitor eletrolítico vazou e correu a placa inteira. Só de manutenção corretiva eu teria que gastar uns R$5.000,00 na época (mão de obra e componentes) para todos os consoles, já na manutenção preventiva ficava algo em torno do mesmo valor que precisariam ser gastos para mantê-los funcionando. Foi muito legal na época, eu sei o quanto paguei e em que loja eu comprei cada um deles mas não dá, quem viveu os anos 90, a geração MTV, já estão chegando em meio século de vida. Pra mim, foi a melhor coisa que eu fiz, hoje prefiro acumular experiências, viajar e curtir a vida com a minha esposa, se for para gastar dinheiro com algo eu prefiro gastar de maneira que ela possa estar junto. Outra coisa que me impactou bastante foi o fato de que se eu botar na ponta do lápis, eu gastei cerca de 2/3 da minha vida jogando videogame (momentos incríveis, faria tudo novamente!) e agora com quase 50 anos, dentro de mim, eu não me sinto com 50 mas não tem como negar a realidade, foi maravilhoso, mas o tempo passa, na verdade cada dia que passa é menos um dia então nada melhor do que aproveitar enquanto há tempo.
@@coisasnatv , bacana sua vivência, pelo menos no Japão na época vc pagava o valor que os Consoles valiam, agora aqui era em torno de 4 salário mínimo um console !.
Sempre falei que coleção é para poucos e nunca tive vontade colecionar, tenho pouca coisa aqui e são coisas que uso ou que tenho muito carinho, o resto eu vendo ou até mesmo dou de presente pra alguém
É bom assistir um cara lúcido falando. Que teve oportunidade de adquirir praticamente tudo. A internet é cheia de ilusões e vendedores de sonhos inúteis. Por isso continuo inscrito desse canal.
meu prazer é colecionar jogos de emulador...colocar as capinhas e ficar olhando a colecao que nunca vou joggar..... mas de certa forma parece que faco isso pensando no eduardinho crianca que nunca tinha dinheiro pra comprar ficha e sonhava em ter uma maquina de fliperama em casa
Eu faço o mesmo que você, a única diferença é que jogo os games da minha lista. Graças aos emuladores, posso jogar tudo o que não pude na infância. Nada de PS5, estou zerando um jogo por vez das plataformas 8 bits, 16 bits, mas não todos, só os "melhores".
compilou bem exatamente o cenário. Mas já era esperado pois a grande maioria nunca foram colecionadores , mas sim revendedores. agora ficou explícito isso
Po....que saudade: "Diretamente do Dreamcast". Era demais esses vídeos! Já tinha salvado o Shenmue no Dream e quando vi a jogatina do Velbs era muito bom, maior nostalgia e tristeza quando acabou a série. Abraço a todos!
@@MrCraitu essa é a realidade do novo P2W: "olhem como eu gasto meu dinheiro, me deem sua validação, elogiem minha coleção", kkkkkkkkk, P2W não exige inteligência ou habilidade, só exige uma carteira bem gorda para a pessoa ganhar dos outros, videos no UA-cam são sempre assim, mas são só pessoas doentes ou abaladas emocionalmente a procura de elogios por algo que é fútil, as pessoas hoje em dia são assim, são vazias, só por terem dinheiro elas acham que são um exemplo e precisam ser idolatradas e colocadas no pedestal, vejam o caso do Bill Gates ou o Felipe Neto. a maioria dos colecionadores admite que começou a colecionar com a pandemia, todos estavam emocionalmente abalados, estavam em casa, recebiam dinheiro do governo, então deu um saudosismo, queriam voltar ao passado, aos tempos mais simples e felizes da infância, e realmente os preços dispararam nesse período. mas um dia esse pessoal voltaria ao normal, voltaria a trabalhar, voltaria a pegar trânsito, voltaria a estudar, voltaria aos barzinhos, a chegar tarde em casa, aí acabaria esse saudosismo hoje, mesmo no eBay vemos anúncios encalhados que venderiam em dias, o pessoal já aceita contra propostas, o mundo está voltando ao normal e o colecionismo está voltando a ter pouca prioridade.
@@916vinicius desde quando o outro canal começou a dar um resultado rápido ele não deu muito foco para esse, pra completar ainda mudava muito o conteúdo deixando as "raízes" de lado rsrsrs esse foi o ponto.
Tb parei com a minha coleção, com o preco dos retrô subindo cada vez mais e pelo fato de eu estar passando por um problema financeiro tive que vender tudo e desisitir da minha coleção ppr enquanto. Pra continuar jogando eu assinei o Xcloud, estou gostando muito!
Comecei a colecionar com 15 anos lá em 2014. Sinceramente, não sei como eu conseguia comprar tanta coisa com um salário de Jovem aprendiz, mas entre 2014 e 2016 foi o auge da minha coleção, já que eu tinha tempo e dinheiro pra investir nisso. Concordo muito com o que o Velberan disse sobre cuidar da coleção, dava uma sensação ótima passar uma tarde limpando os itens e depois colocar tudo certinho na estante. Porem, hoje em dia, tempo, dinheiro e prioridades mudaram e eu parei com a coleção também (raramente eu compro alguma coisa hoje em dia). É uma pena porque pega poeira muito fácil e limpar tudo aquilo levaria mais de um dia. Além dos preços estarem absurdos, essa onda de cartuchos repro e etc também pioraram a situação, já que pessoalmente eu prefiro itens originais e em alguns anúncios os vendedores fazem questão de ocultar o máximo possível que aquele produto NÃO É 100% ORIGINAL. Atualmente ainda mantenho minha coleção, raramente compro alguma coisa, mas não planejo me desfazer dela jamais. Jogar meus videogames antigos, mesmo que com muito menos frequência, ainda me dá prazer. Me lembra da infância e de quando eu comecei a colecionar, fazendo com que eu esqueça, mesmo que por apenas algumas horinhas, dessa vida adulta corrida, me levando pra um tempo onde as coisas eram mais simples.
O que me deixa feliz é colecionar consoles, especialmente se eu pego eles no estado, conserto e boto pra funcionar eu mesmo. Foi assim com meus megas, SNES, PS1 ,PS2. Jogos são caros, ocupam muito espaço e sujam muito. Everdrive neles e agora é só alegria
essa é a realidade do novo P2W: "olhem como eu gasto meu dinheiro, me deem sua validação, elogiem minha coleção", kkkkkkkkk, P2W não exige inteligência ou habilidade, só exige uma carteira bem gorda para a pessoa ganhar dos outros, videos no UA-cam são sempre assim, mas são só pessoas doentes ou abaladas emocionalmente a procura de elogios por algo que é fútil, as pessoas hoje em dia são assim, são vazias, só por terem dinheiro elas acham que são um exemplo e precisam ser idolatradas e colocadas no pedestal, vejam o caso do Bill Gates ou o Felipe Neto. a maioria dos colecionadores admite que começou a colecionar com a pandemia, todos estavam emocionalmente abalados, estavam em casa, recebiam dinheiro do governo, então deu um saudosismo, queriam voltar ao passado, aos tempos mais simples e felizes da infância, e realmente os preços dispararam nesse período. mas um dia esse pessoal voltaria ao normal, voltaria a trabalhar, voltaria a pegar trânsito, voltaria a estudar, voltaria aos barzinhos, a chegar tarde em casa, aí acabaria esse saudosismo hoje, mesmo no eBay vemos anúncios encalhados que venderiam em dias, o pessoal já aceita contra propostas, o mundo está voltando ao normal e o colecionismo está voltando a ter pouca prioridade.
Sou assim também, pra mim quando penso em arranjar um super nintendo pra jogar, eu penso mais no hardware de plástico e na TV de tubo! Pra mim o cartucho no topo é detalhe, um everdrive já serve.
Eh complicado msm, eu comecei a tentar fazer uma coleção de portáteis e é como vc falou tem q ficar ligando constantemente etc. Passei 1 mes sem ligar eles e o gbc e psp pararam de funcionar :( , eh um hobby complicado kkkk. Por isso q agora eu faço uma "coleção virtual" procuro capa, contracapa, manual , fita, rom e vou criando os diretorios no meu hd e fica la pra quando eu quiser jogar ou ver as artes, pq os que comprei de verdade estragou a maioria alem do preço ser caro d+ .
essa é a realidade do novo P2W: "olhem como eu gasto meu dinheiro, me deem sua validação, elogiem minha coleção", kkkkkkkkk, P2W não exige inteligência ou habilidade, só exige uma carteira bem gorda para a pessoa ganhar dos outros, videos no UA-cam são sempre assim, mas são só pessoas doentes ou abaladas emocionalmente a procura de elogios por algo que é fútil, as pessoas hoje em dia são assim, são vazias, só por terem dinheiro elas acham que são um exemplo e precisam ser idolatradas e colocadas no pedestal, vejam o caso do Bill Gates ou o Felipe Neto. a maioria dos colecionadores admite que começou a colecionar com a pandemia, todos estavam emocionalmente abalados, estavam em casa, recebiam dinheiro do governo, então deu um saudosismo, queriam voltar ao passado, aos tempos mais simples e felizes da infância, e realmente os preços dispararam nesse período. mas um dia esse pessoal voltaria ao normal, voltaria a trabalhar, voltaria a pegar trânsito, voltaria a estudar, voltaria aos barzinhos, a chegar tarde em casa, aí acabaria esse saudosismo hoje, mesmo no eBay vemos anúncios encalhados que venderiam em dias, o pessoal já aceita contra propostas, o mundo está voltando ao normal e o colecionismo está voltando a ter pouca prioridade.
Eu desisti de colecionar também. Já foi um hobby bem importante pra mim, mas chegou um momento em que caí a ficha de que não estava mais fazendo sentido. Também guardei as coisas com maior valor sentimental (como meu Mega Drive e SNES da infância), fora isso estou passando tudo, semana passada vendi o Wii, semana retrasada o Dreamcast, etc... dá um sentimento de estranheza às vezes, pois há pouco tempo atrás eu não imagina me desfazer das minhas coisas, mas ao mesmo tempo sinto um sentimento interessante de liberdade por estar desapegando disso.
quando o desapego *BATE* é uma libertação muito grande, isso pra qualquer coisa, recentemente cortei meu cabelão, tava chato pra manter e nunca ficava como eu queria, daí passei a tesoura e não pude estar mais satisfeito :D
Quem diria que, um dia, um cara com profundo conhecimento e experiência no assunto viesse validar algo que eu já falava lá atrás, quando explodiu essa modinha da pseudo-nostalgia... O Velbs foi cirúrgico em falar das pessoas que fazem coleção "para os outros", no Alvanista era cheio de gente assim, quando fui tecer uma crítica sobre (em tom similar à que o Velbs fez no vídeo) fui praticamente escurraçado da rede, eu e o meu fã-clube da série Chrono que tava tentando manter por lá. Era xingamento de ser "invejoso", "pobre" por supostamente não poder manter uma coleção similar, entre outras baixarias. E o tempo, soberano como sempre, se encarregou de mostrar que montar coleção é coisa pra poucos. Pra quem é APAIXONADO pela arte dos videogames, não pra qualquer frustrado que quer reviver épocas que não voltaram usando como amuleto uma coleção que poderia estar em um museu curado por pessoas genuninamente interessadas em preservar a arte dos games para as gerações futuras. O que eu ficava realmente puto sobre aqueles ostentadores era que aquilo ali era realmente só pra tirar fotinho pra rede e pagar de foda, os caras não jogavam e ainda retiravam de circulação as peças para quem realmente tinha interesse em, ou usar ou preservar, como falei ali em cima.
Toda vez que eu vejo uma pessoa com um aquela parede de consoles antigos empoeirando, fico pensando "A pessoa realmente joga isso?" Maioria das vezes não joga e alguns casos como foi mencionado no video e por você é até pior, porque a pessoa tem aquilo tudo somente pra mostrar para os outros.
Pra quem gosta de jogo retro, emulador é vida. Antigamente emulador só servia pra emular, hoje aprimoraram tanto os emuladores que vai além disso. É muito legal pegar pra jogar um jogo antigo que não tem nem remaster nem port atual (e talvez nunca tenha), mas que o emulador faz o remaster pra você. Melhora resolução, melhora textura, coloca widescreen, melhora áudio, coisas que preservam a experiência original mas trazendo melhor qualidade. E de opcional, tem filtro pra melhorar gráfico, opção de acelerar o jogo, opção de incorporar tradução PT-BR feita por fã, mods, e por aí vai, são zilhões as possibilidades a mais no emulador, comparado a só jogar como era no original.
melhora textura? nao conheço muitos casos ja q é algo muito trabalhoso e aquela opçao de borrar bizarramente as texturas nao conta vamos ser sinceros. o unico caso q lembro é do zelda do 3ds q lançaram pra opçao de mod q tem no proprio emulador
@@junior1388666 do ps2 pra cima fica ok jogar em tela cheia apesar de reparar em algumas texuturas borradas as vezes, mas alguns jogos do ps1 principalmente os q tinham fundo pre-renderizado e varios jogos da geraçao snes,gameboy prefiro botar em modo janela com a resolução no maximo 2 vezes maior, fica mais bonito q no full screen maluco 10x maior q a resolução padrao vc repara q nem é tao pixelado assim os jogos de snes.
@@rafael16759 nunca tentei botar jogos 2D em widescreen, mas ainda dá p usar em jogos de N64 e em muitos jogos 3D de ps1 (com algumas excessões. Ex.: Jogos do crash ficam com gráficos bugados em widescreen).
@@junior1388666 tem um mod de Mário de snes em widescreen talvez tenha outras, mas nos emuladores não tem a opçao q nem nem no dolphin,foxstation da vida, só opção tosca de esticar o vídeo todo.
Tem outro fato relevante: a galera que entrou na onda da nostalgia há 5, 6 anos e começou alguma coleção agora está mais velha e noutra fase da vida: ou saindo da casa dos pais, ou casando, ou tendo filho, ou comprando carro, ou tudo isso junto. E as prioridades mudam.
Ótima discussão, eu particularmente parei de colecionar consoles, é mais dor de cabeça que diversão. Ainda cometi a besteira de emprestar para um primo alguns deles, e o mesmo me fez o favor de "re-emprestar" a outra pessoa (o que não era dele) e eles sumiram. E ainda tem cabos, ligar na televisão de tubo, espaço... fico feliz com a emulação, que me proporciona um meio cômodo de jogar os clássicos do passado, além de tudo possuem filtros, opções. É um ótimo hobby, mas demanda uma certa estrutura que eu não estou disposto no momento a arcar. Valeu Velberan!
Esses jogos já ocupam um baita espaço no celular, com roms e emuladores, imagina ter a mídia física. Realmente isso não é pra mim. O máximo de console, que teria, seria aqueles portáteis da china, que emulam de tudo, mas meu velho celular, já dá conta do recado.
Por isso que eu odeio emprestar as minhas coisas..pq eu sei que não vão zelar delas. Eu já não peço nada emprestado a ninguém justamente pra evitar de pedirem as minhas kkk
Vídeo muito legal e honesto! Rs... Linda essa sua Phantasy Star japonesa! Tá em excelente estado de conservação mesmo! Ainda bem que eu sempre fui focado a minha coleção: Queria ter todos os games importantes para mim na minha vida e coleciono jogos de Zelda e Pokémon (duas franquias bem caras por sinal que já valem o preço de coleções gigantes). Mas to satisfeito com a minha coleção! Tenho 90% do que sempre quiser e agora só pego itens com preços convidativos! Mas é acho linda a minha estante e um painel que tenho aqui com os meus jogos. É um mini museu dos videogames aqui na minha casa😎
_Igual meu Playstation 2 fat com modem e hd novinho .. Pra mim quanto menos consoles o amor e maior - pois te dá uma sensação absurda de raridade de uma peça inestimável - O que te faz pensar psicologicamente que seu console é um dos últimos da terra - E se você perder nunca mais vai ter outro xodó assim - Parabéns mestre Velberan_ ♥♥
infelizmente colecionar elétricos no Brasil é algo praticamente inviável os preços são abusivos demais tanto na compra quanto na manutenção, outra coisa foi justamente o que você disse no começo do vídeo uns hora e coleção se torna apenas uma acúmulo de tralhas.
Sem falar que se vc tiver um ps2, automaticamente vc tem um ps1 também, se vc tem um Wii, vc tem um game cube nele, um ds lite vc tem um advance nele, não há necessidade de acumular tanta coisa, se eu comprar um ps5 eu já vendo o meu ps4 antes
@@rheyderaredes6482 Isso aí Tendo um Wii U literalmente você tem um Gamecube e um Wii, com jogos de outros consoles também (só que a maioria você só vai ter acesso desbloqueando ele) Com um Xbox moderno você tem um Xbox clássico e um 360 Com o PS3 você tem um PS1 e um PS2 O 3ds roda jogos de DS(só que esse também vale mais a pena desbloquear agora) E os Gameboys rodam em qualquer emulador
@@renren47618 eu tenho um psp e um vita, nem preciso mais do psp, tenho também um 3ds, só comprei o ds lite por que tem entrada de jogos de advance, game boy color já zerei todos os jogos bons dele, raramente terei vontade de jogar
2 роки тому+6
meu pai era fa de consoles ele queria ate colecionar mas depois ele viu que na epoca nao valia a pena pois os consoles eram carissimos ,ele chorou quando comprou o dreamcast pra mim na epoca hahaha tenho o console ate hoje aqui e funciona
Eu vi o seu Dreamcast, ele tá lindão Juca, recentemente consegui pegar um Dream também, mas não tem como manter o console com jogo originais, e praticamente inviável hoje, então comprei um adaptador SD e estou esperando chegar da China, aconselho inclusive a fazer o mesmo já que te desprende das mídias tradicionais
Vivemos uma época de nostalgia para essa galera de 30 e 40. Hoje o poder aquisitivo está nesse público, que na infância, não teve oportunidade de comprar esses games. Agora estamos saindo da onda 80 e entrando na vibe 90/2000.
Um colecionismo legal de fazer, e que geralmente não é muito falado (e nem é tratado como colecionismo), é pura e simplesmente comprar livros. Acaba sendo muito fácil, pois há muitos livros bons e baratos, e são fáceis de se desfazer/trocar, se precisar. E você ainda de quebra faz amizades literárias, conhece gente culta. Indico bastante.
@@gabrielmoreno9455 Eu parei de colecionar livros exatamente por conta de 3 coisas: 1- Espaço, 2- Poeira/Mofo e 3- Tempo para ler. Eu amo leitura, mas eu estava comprando compulsivamente, acabou que precisei me mudar para morar sozinha e me desfiz de toda coleção e comprei um kindle, muitos dos livros que eu tinha ainda estavam no plastico, mas já mostravam sinais de amarelamento e mofo sem nem sequer eu ler, agora estou começando uma coleção de cds kkkk, acho mais pratico colocar pra toca-los e escutar. Mas já tive coleção de livros, mangás, jogos, video games, cartinhas de magic etc.
Os maiores problemas são preço e espaço, o quarto tá tomado tomado pela coleção, e sempre que vou atrás de reposição, é o preço de 3 Rins, uma pessoa só não compra kkkk Mas não me arrependo, me diverti muito, e joguei vários games que sempre vi nas revistas.
Excelente vídeo. O problema de colecionar games, atualmente, é a especulação. Deixou de ser uma paixão e transformou-se meramente em um negócio, como qualquer outro. Muita gente que há vinte anos colocava jogos das gerações 8 e 16 bits no lixo, agora tenta exaurir títulos do mercado para elevar os respectivos valores. Sem contar que agora, qualquer um, que sequer valorizava esse ramo antigamente, se denomina colecionador. Abraço
Por isso que tambem abandonei o colecionismo quem coleciona hoje ta sendo passado como otario pelos especuladores!!! Tem otario comprando sucata pensando q ta fazendo investimento!!!hoje o mercado retrogame é feito de malandros e otarios quando se encontram sai negocio!!!
Eu que gosto de portateis nintendo e pokemon vejo muito isso, tenho só meu 2DS nos jogos piratas, estou garimpando uma GBA e GBC e GB Classic que foram consoles que tive na infanca e até hoje gostaria de jogar os games. Os consoles ainda vou conseguir, agora os jogos originais esquece. Vai ser tudo a base de replicas dos jogos originais comprados na aliexpress. É mais caro eu comprar um jogo do pokemon original para GBX ou DS que comprar um pokemon arceus ou violet novos para meu switch.
Eu coleciono mangá e realmente comprar por compulsão é complicado, além de não ler tudo que você tem, os que você não gosta acabam ocupando o espaço. Passei a ser mais seletivo e só os que gosto ou tem valor sentimental ficam na coleção.
quando se trata de mangá e livros eu sempre começo lendo copias digitais piratas, só se curtir até o volume 3 ou 4 que considero comprar a série fisicamente, ajuda a evitar ter frustações na estante!
Vc não quis citar nomes mas eu vou citar nomes de alguns pilantras: Ronny Loko, drops games, dinossauro gamer, Diego Seth, ceduh. Na época eles compravam coisas muito baratas e saiam dando risada dos vendedores. Depois vendiam para os inscritos pelo triplo do valor. Hoje em dia ficam fazendo vídeo chorando dos preços da feira do rolo. Esses UA-camrs que foram responsáveis pelo aumento dos valores
@@rfc1810 Sim. Canal Retroquest (Souji) e Maddrugamers, por exemplo. O Defenestrando Jogos, do Celso Affini, é outro que lá atrás já criticava prática dos enfadonhos.
Se desfazer de consoles antigos é uma tarefa muito difícil, é um eletrônico onde deixamos grande parte do nosso tempo e que nos diverte e divertiu muito, mas realmente perder por desuso é pior ainda.
@@Otto90ares Console que usa CD (tipo os PS1, Neo Geo CD, Saturn, Dreamcast e até o PS2) é complicado ter o console pra jogar porque os leitores são lentos e demora muito os loading perto do que há hoje, por isso esse tipo de console eu nunca cogitei ter na minha coleção. Melhor pegar uma placa emuladora de alta qualidade (Tipo a Mister) e fazer um MOD sem miséria pra ter logo tudo de uma vez e com qualidade no talo.
@@Gabrielnobre cara o ps2 que tenho só ando rodando games originais, acredite, roda muito melhor que essas copias de camelô, quanto ao psone, logo compro um barato, esse meu paguei 50 reais há 5 anos
Realmente amo aqueles seus vídeos que você fazia em lojas de games retro no Japão! Já assisti umas mil vezes! Mas hoje os tempos são outros! Não vale mais a pena essa onda de colecionismo! Principalmente com os preços abusivos praticados! E além disso, os relançamentos e principalmente os emuladores tem nos facilitado bastante!
o game q mais gosto da sua coleção é o sega dreamcast tive 2 game maravilhoso ele é diferenciado... tenho saudades ate hj porem preço está inviável... atualmente tenho um xbox séries s o controle lembra muito do dreamcast rss
melhor coleção em 2022 é a digital, tu clica e joga o game na hora, coleção fisica em games é muita mão pra cuidar, cd pode arranhar, encarte pode molhar,quebrar, amarelar, cabos estragar, isso se o leitor do console não parar de funcionar com o tempo. Sem contar que o espaço físico vai ficando limitado facilmente.
5:00 me lembrou o Sr. Wilson q grava tudo direto do console kkkkkkk quando eu era mais novo queria ter coleção de console mas preferi investir em PC, vc deixa ele bom e ja roda tudo q é emulador e jogo com mesmo controle sem ter q comprar um monte de coisa pra fazer live ou gravar.
Velberan me desintoxicou. Eu peguei com minha irmã o Mega drive da minha infância que tinha vendido pra ela, mas só tinha console, sem cabos, controle, nada. Eu estava planejando comprar tudo para fazer o vídeo game funcionar e comprar pelo menos o cartucho Sonic 1 (que vinha com console), até aí tudo bem. Eu já me assustei com o valor dos controles para o Mega. Ainda não estava assustado o suficiente. Estava querendo comprar todos os jogos originais que tive na época (que meu pai comprou pra mim), pois eu passei eles pra frente na época sem capinha e manual, ou seja, queria deixá-los na capinha e manual: Hellfire, Double Dragon 3 (acho), Judge Dredd e Sonic & Knuckles ORIGINAL. Pelos cálculos estava tudo saindo a quase 2 mil reais. No momento desisti, tenho filho pra criar com outro chegando no começo do ano que vem.
Realmente se for comprar tudo original em perfeito estado de conservação a conta sai cara, porém se encontrar usado em bom estado pode acabar saindo em conta. Agora se você pretende apenas jogar os games no hardware original e não se importa em ter todas as fitas, pode comprar o cartucho Everdrive que pode lotar de ROM's, algumas até com traduções PT-BR e rodar no hardware original.
Da vontade mesmo de comprar itens de valor próprio, em repeito a nós mesmos. Ate hoje estou ensaiando para comprar um robocop bonitao de 800,00 reais xD
@@JustPlayGamesBR faço isso também. Tenho os videogames com cartuchos everdrive. Tenho alguns jogos em cartucho, mas são apenas situações de ocasião. Gosto de jogar no videogame original mas não me importo em jogar via everdrive.
E tem o fator econômico do país tb. Com inflação alta e tudo sendo reajustado, não haveria motivo para um retrôgame tb ser. Mas o fator nostalgia aliado a escassez de alguns específicos, goumertizou esse mercado.
É por isso que eu sigo a dica do Velbs e do Virsu de muitos anos atrás, coleciono com calma e só o que eu pretendo jogar. Minha coleção é pequena, mas só tem joguinho top. Já escapei de muita furada tendo paciência.
No meu tablet roda Dreamcast pra baixo e qualquer Pc hoje em dia também roda , acho que mais importante é jogar ,acumular coisas ao meu ver sem usar mais que perder dinheiro é perder tempo , e tempo é algo que é muito melhor gasto se for jogando.
Velberan, comecei minha coleção de vídeo games graças a você, mais pra jogar no console original do que pra colecionar jogos. No momento possuo 6 consoles de mesa e 3 portáteis. E o meu dilema é justamente ter tempo e saco de jogar eles, o que mais jogo é no ps4 e uns dois portáteis. E como gosto de jogar pra zerar demoro mais ainda pra ligar os outros consoles, mas ainda os mantenho pra quando quiser jogar aquele jogo específico. Mas a questão da manutenção eu tenho que caprichar melhor
Eu nunca consegui colecionar nada, mas um dia pretendo fazer uma coleção de celulares antigos, e também completar todos os acessórios do aparelho que eu uso hoje em dia! Não vou dizer qual é pra não ficar tudo mais caro!!!😉👍
A uns 4 anos atrás eu ficava caçando nos sites de compra vários jogos e sempre achava algum jogo bom é barato, hoje isso não existe mais só tem jogos ruins que quase ninguém quer é ainda por cima caros! Sou mais um colecionador que parei, ainda bem que consegui pegar boa parte dos jogos que queria ter então estou satisfeito com a minha coleção e não pretendo aumentar mais, até porque hoje ficou inviável.
Tive uma coleção desde telejogo até a geração do Xbox one...ficando em apenas jogos que eu queria e iria jogar por gostar do item...aconteceu que os consoles mais antigos ficaram parados...vendi tudo que não usava a meses. Até agora não bateu o arrependimento. Talvez quando as mídias físicas forem apenas edição de colecionador e custando os dois rins...sinta falta hehe
eu me divertia demaissss comprando jogo velho. Pegava fita pirata, original, sem capa, com capa, tudo. mas ai fui ficando sem tempo e tal e deixei tudo guardado no armario. raramente eu vou la e jogo alguma coisa, tanto que até esqueço quais jogos eu tenho, mas por ficar guardado por tanto tempo algumas coisas começaram a apodrecer.... tipo, o plastico de uma capa de mega drive de locadora começou a se despedaçar que nem uma folha seca e varias labels (principalmente de super nintendo) começaram a descolar e perder a cor. Mas apesar disso ai, eu penso que basta uma empolgada que volto a colecionar kkkk. Quando vc postava seus videos de umboxing e atualizaçoes da coleção eu ficava muuuuito inspirado pra colecionar também. eu tenho hoje um mega drive japones com jogos completos na caixa graças a seus videos kkk
uma das partes mais legais dos emuladores pra mim, é a quest pra resolver bugs e configurar tudo direitinho kkkkkkkkkk
2 роки тому+2
Eu sempre compro pra mim usar e me divertir, nunca compro pra deixar guardado. Acho que vc deve colecionar aquilo que vc vai usar e aquilo que vc realmente gosta.
Já tentei colecionar jogos de PS3 e PS4. Quando vi tinha uns 20 jogos acumulando na estante pegando poeira. Pensei: "putz, que coisa ridícula. Não faz sentido". Vendi tudo! Kkkk
Ideal é colecionar só algumas coisas , eu coleciono alguns consoles , não compro jogo nenhum. Só uso flash Card e console desbloqueado. Tenho mega , snes , Dreamcast, PS2, n64, PS3, Wii u , ps5 Xbox séries x , nenhum jogo comprado , ou serviço de assinatura ou desbloqueio , no Xbox séries x mesmo não desbloqueado uso retroarch onde emulo até PS2 e Wii. E isso porque eu me mudei para uma casa maior , senão teria menos consoles.
11:21 Eu tive um amigo que fazia isso aí! O caso é que a gente sabia onde ele comprava e quanto pagava, e mesmo assim ele queria nos vender por 30 vezes (ou mais) o preço pelo qual comprou! HAhahaahhahaah
Eu gosto de jogar no console, quero jogar com o controle original com o desempenho que o jogo tem no console original, essa sensação de jogar como o desenvolvedor fez é único e que o emulador não dá isso. Não é achismo, terminei Super Mario 64 com 120 estrelas no emulador e fui jogar no N64 no dia seguinte e simplesmente não conseguia dar o pulo triplo, errava pulo na cabeça dos bichos, etc, ou seja, o jogo parecia outro. Eu comprei Everdrive para todos os consoles de cartuchos que tenho(uns 5 consoles) e os outros eu mesmo gravo os jogos em CD, os outros que dá coloco jogos em HDD, pendrive e no que puder, não me interesso em ter os jogos reais, quero só jogar.
Mas aí não é ao contrário não ? Acho q no emulador isso acontece com mais frequência,bem mais difícil de acertar,igual vc citou q aconteceu no console real.
@@diegocrepaldi8348 acho que depende da pessoa e do costume por exemplo no PSP o Monsters Hunter você controla a câmera no joystick no emulador você pode configurar o analógico direito caso use um controle ou se estiver acostumado a usar teclado um exemplo particular é que o Ragnarok de ds eu acho mais confortável jogar no emulador de celular do no próprio ds
Ótimo vídeo Velberan parabéns amigo, sensacional o vídeo Velbs mandou bem demais amigo, ser colecionador hj em dia é tenso é um hobby legal mas caro tb, eu mesmo não tenho condições de fazer isso mal consigo comprar um jogo na promoção imagina um item raro ou mais ou menos raro, e tb o Colecionismo hj em dia não é mais paixão pra maioria e sim um negócio infelizmente, mas é assim que funciona né e agora que está um pouco em baixa e tals pra quem gosta de verdade de colecionar é a hora de pegar coisa boa e barata.
Deus te ouça Velberan!! Tava comprando jogo de Gamecube em 2017 e 2018, a maioria por 70, 100 reais, os mais caros eram 200, do nada TUDO FOI PRA 350,00 no mínimo... Agora se voltar ao normal, vou poder comprar os jogos que faltam :)
Parabéns Velbs, ótimo vídeo! Eu coleciono games de Xbox 360/One/SX e Nintendo Switch, mas nunca tirei foto nem nada pra ficar ostentando. Só que os jogos que compro são jogos que eu realmente quero jogar e ter na coleção, e não apenas pra dar volume na estante. Deixo tudo dentro do armário, longe de Sol e poeira. Isso que foi falado no vídeo de precisar estar sempre utilizando os consoles antigos pra conservar eles é real... eu tenho um SNES que fiquei anos sem ligar, e quando finalmente fui ligar parou de funcionar o som. Um PS2 'fat' meu que também ficou encostado por muito tempo tá começando a dar problema no leitor/gaveta.
Colecionar em geral é bem complicado, eu por bastante tempo coleciono miniatura de carrinhos, e já faz uns 5 anos que não compro mais basicamente, primeiro pela questão do preço que a maioria dos carrinhos são os Hot Wheels, e comecei pagando R$ 5,00 e hoje está uns R$ 20,00. E ainda tem a questão de espaço que acabou. Mas mantive tudo, e algo de colecionar que as vezes pode valer é a especulação que um dia pode valer uma grana e o investimento valer a pena.
Acho besteira colecionar hoje, tendo em vista q as produtoras d jogos estão lançando um enxurrada de coleções pra consoles da atual geração, e com vários extras bacanas. "Ain, mas não é a mesma coisa q jogar no hardware original".... UMA PORRA! Quem realmente gosta de jogar os games antigos, joga ele onde for :seja em emulador ou nessas coletâneas. A tendência agora é geral cair em si e tentar recuperar a grana perdida nessas velharias. E quem é retrogamer, estamos vivendo melhor momento agora, com darkstalkers , tartaruga ninja, pacman, Sonic , ou seja , tudo que é lenda recebendo coletânea!!! Aproveitem o momento, se são retrogamers mesmo
"Ah, mas e aqueles games que foram produzidos por estúdios que hoje em dia não existem mais e seus relançamentos são praticamente improváveis? Não terei como jogar eles se eu não os tiver fisicamente." Tirando algumas gemas raras, muitos desses games são bem medíocres na melhor das hipóteses. Então se você REALMENTE quer explorar a história dos videogames de cabo a rabo a ponto de jogar cada título, nesse caso recorrer à emulação é tão repulsivo assim para você recusar essa alternativa? Eu entendo quem quer apreciar essa arte da forma mais ética possível, mas tem circunstancias que se torna mega proibitivo.
Sexta geração ainda ta barato pra colecionar pelo menos aqui nos EUA, não tenho planos de ter um SNES ou um PS1, pois não tenho TV Tubão e tambem os jogos estão caros.
Uma ótima opção hj é comprar console antigo + everdrive ou montar realmente um pc bom e emular aquilo que gosta. acredito que seja a melhor forma para economizar.
compra um core2duo usado e instala winxp , da pra rodar tudo da era do comeco dos 2000 e dependendo do video integrado que vier na placa mae nao precisa nem de placa de video
Cada um é cada um !!! Eu msm parei de tentar colecionar, pelos autos preços praticados. Aí eu jogo uma boa parte pelo emulador, na raspeberry e de consoles msm tô com um PS2 com OPL. E o PS4 e me divirto bastante com eles.
A solução é usar um softstarter durante a ligação, aumentando progressivamente a tensão da rede. Eu tenho as caixas dos meus enroladas em plástico de sanduiche.
Eu tive uma coleção grande, o que eu fiz? Vendi o que realmente não me interessava e comecei a colecionar somente as series que eu realmente eu curtia na infância e curto hoje! A unica coleção que não vendi foi a do meu Wii U que é meu Xodó, tenho cerca de 40 games dele. Ps3 uns 200 e Ps1 somente o que realmente importa (pra mim) e o que me da nostalgia mesmo.. SNes a mesma coisa, somente os games iconicos eu tenho, assim como PS2 e PSP!
5:57 Esse trecho em que o Velba solta essa voz, parece algo típico de anime, quando o personagem muda a voz pra uma voz demoníaca e depois volta ao normal kkkk
Acho que para mim a onda da nostalgia explodiu assistindo seus vídeos no JP velbs. Na época eu tinha alguns da minha infância aqui e fui adquirindo games e jogos. Mas como o pessoal falou em outros comentários as coisas mudam. Naquela época eu estava entrando na faculdade, hj eu tenho um trabalho que me consome 13h dia, casei e o meu tempo é muuuuito curto. Atualmente estou de férias e vejo que não tenho nem mais paciência para jogos longos e afins. Acho que as prioridades e cabeça mudaram. Estou com console aqui parado tem mais de ano sem testar. Desde que casei e sai da casa da mãe nem espaço eu tenho e nem minha tv de tubo para games retrô. Tenho maturado a ideia de começar vender algumas coisas mas ao mesmo tempo o sentimento de nostalgia me bloqueia e lembro de todo sacrifício para comprar cada coisinha. Valeu pelo vídeo Velbs. Vejo que o que venho sentido não é algo só meu e se parece como uma tendência no ar.
Para fazer um video fixo, falando sobre a história do console, é interessante jogar no original à título de curiosidade. Mas para fazer gameplay eu acredito que já não é interessante realmente. Sobre colecionismo, eu concordo totalmente com a opinião do Velbs. Tudo que vc adquire, tem que fazer sentido em sua vida. Não importa se é algo caro ou baratinho, mas, se faz sentido, manda brasa! Porém, comprar para impressionar X ou Y, ou comprar pq ta “hypado”, é um contive ao arrependimento amargo kkk
sim, sim velberan, eu coleciono jogos de pokemon da serie core um de cada duo/trio, cheguei a pagar 300 pila em pokemon soul silver, não me arrependo, foi sem capa, sem manual, só o jogo mas, pô eu me sinto feliz, eu gosto do que tenho, só que mesmo gostando, eu não fui atrás dos jogos original pois eu sei que iria ficar cada vez mais caro e eu me sinto satisfeito com o que eu já tenho. a efeito de curiosidade é seria LeafGreen, Emerald, Platinum, White, Black2, Y, Omega Ruby, Moon, Ultra Sun e Shield
Tô no mesmo caminho, mas esses preços estão horríveis, por sorte achei um soulsilver original por 80 conto esses dias, fiquei tão feliz hehehe, agora me falta os de gb clássico e o black & white 2
Para meu canal tenho um retrô game raspberry, um TV BOX retrô, um PS3, um xbox clássico, xbox 360, Nintendo Wii U e agora um xbox series s. É o suficiente para o canal!
Eu comecei minha coleção há uns 5 meses. Inicialmente minha ideia era ter NES, SNES, Mega Drive e Neo Geo porque foram video games que eu quis muito ter quando criança/pré-adolescente e não tive condições de ter. Então é tipo a realização tardia de um sonho. Já tenho meu SNES modelo SNS-001 (com uns 15 jogos). Minha ideia era só começar no Mega Drive depois de ficar satisfeito com o SNES, mas aí vi um vídeo de Ayrton Senna Super Monaco GP 2 no Mega e não aguentei, comprei CIB (pois eu joguei muito no Master System durante minha infância, sempre quis saber como seria jogar no Mega). Daí vou pegar o Mega antes do Planejado (já encontrei um com caixa, manual e serial batendo, vou comprar por 400). Mas vai ser isso, vou ficar apenas com meu Mega e SNES mesmo (e só vou pegar os jogos que gosto, no caso do Mega só jogos exclusivos ou que ficaram melhor do que no SNES, pois vou pegar o Mega SD que já vai ter a biblioteca toda e é compatível via SD com esses jogos de fã excelentes que estão saindo pro Mega). O resto dos consoles eu vou fazer emulação de alta fidelidade (tipo os Mister da vida ou coisa melhor, talvez só o Saturn não dê pra fazer isso pois dizem que até hoje não conseguem emular ele 100%) e criar uma game station na minha casa (que vou começar a construir ano que vem, vai ter um subsolo dedicado só a isso). Com isso evito todos os problemas que você falou.
Sei bem como é. Meu game cube toda vez que fica parado muito tempo é preciso uns minutinhos pra voltar a ler jogo. Não chega a atrapalhar, mas é um detalhe. Meu dreamcast reseta alguns jogos do nada. Já li que pode ser capacitor. Certa vez formigas fizeram ninho no meu mega drive 1. E o meu Supergrafx? Paguei uma nota nele zerado na caixa zero bala kkk a fonte fritou e tive que comprar outra. A segunda fonte também fritou. Tive sorte com a terceira. Hoje estou com muita coisa em caixas, e preciso urgente bolar umas estantes pra expor tudo. Mas ainda assim eu amo tudo que tenho. Não é fácil, nem tudo é só alegria. Mas ainda assim considero tudo que conquistei um troféu.
Colecionar é isso mesmo, não é só alegria, tem muita pedrada na cabeça, e nem estou falando da grana gasta. Mas se te traz alegria, vale a pena, manda ver na coleção!
Caixas de plástico amigo, caixas de papelão atraem traças e insetos essas casas de plástico são incríveis para guardar os itens. Meu GameCube até hoje tá mil por cento costuma ligar uma vez por mes
Como vc disse o problema é uma galera que quer colecionar para os outros e não por eles mesmos, eu mesmo não ligo ara caixa de console, nem jogo lacrado de fabrica, acho um dinheiro desnecessário, os jogos ruins que pego passo para frente e lucro um pouco, a pessoa só vai ser feliz colecionando tendo suas regras próprias.
Já tive uma bela coleção quando morava com meus pais e acabei vendendo porque na época, o PS2 reinava soberano e tinha vários jogos muito bons e só jogava ele....depois acabei me arrependendo de me desfazer e agora estou voltando colecionar e estou curtindo muito...mas só consoles mesmo e de preferência, destravados....pois jogos originais de consoles um pouco mais antigos, custam um rim !
É Velberan por isso que já passei desta fase, pois o que aprendi é a sensação que eles nos trazem e hj só tenho um Retrô Arcade e vô colecionando Roms e Hacks da mesma, além da falta de jogadores um lado do outro disputando SF de rua rsrs!
Me arrependo de ter vendido meu Master system , Mega Drive , Turbo Game , Atari 2600 . Sega CD , Sega Saturno , Super Nintendo , PS1 e PS2 que foi o último vídeo game que comprei em 2002 . São os vídeo games que tive na minha infância até meus 20 anos de idade ... Depois comecei montar PC´s 😑😑😑
Rapaz até o PS3 eu era da turma de mídia física por causa das capinhas e tals Mas a partir do PS4 fui priorizando mais a mídia digital mesmo (muito por falta de espaço também) E a minha tendência agora com o PS5 é abandonar de vez as mídias físicas ficar só na digital mesmo 😁
Eu estou praticamente só no digital também, quase sempre no PC, normalmente física eu pego só os jogos que considero os principais daquele console, ou se tiver uma promoção muito boa que saia igual ou mais em conta que o digital, como está sendo o caso de alguns games do Switch.
Concordo, pretendia começar a colecionar consoles antigos mas vou pensar bastante sobre. Sobre o Phantasy Star, talvez uma pelicula/caixa transparente com proteção (ou envernizado com) UV deve ajudar a evitar o amarelamento, mas recomendo pesquisar nesse caso em especifico para saber melhor sobre a solução.
Eu hj não coleciono mais nada, mas guardo cmg uns 2 jogos originais de Snes e uns 10 de Xbox 360 originais com manual e tudo. Aqui no Brasil acho bem dificel de alguém conseguir manter uma coleção seja de games ou até de mangá ou action-figures.
Eu tenho um apego muito grande a mídia física e não consigo me desfazer dos meus de PS3, Mais na questão dos mais antigos mesmo como PS1 E Nintendo principalmente sempre escolho emulação, não só pela qualidade e ferramentas (Abraço Save State) mais pela facilidade de acesso e armazenamento Também que é bem mais fácil de organizar!
Até eu que sou fanboy da nintendo acho complicado manter coleção dessa empresa, meu switch logo logo vai pro desbloqueio, até tenho alguns jogos originais e midia fisica pra esse console, mas a nintendo não facilita. R$300 é preço base pra qualquer jogo nintendo e praticamente não existe promoção.
Eu notei que a coleção estava atrapalhando minha vida quando vi meu cachorro ficar doente e não pensei duas vezes em vender algo da coleção para pagar a cirugia dele, Estava perdendo o foco, não jogava mais, era comprar jogo caro porque ''tal'' youtuber falava que era raro ou iria ficar raro. Hoje só tenho o que marcou minha infância e o que realmente gosto, chega de comprar jogos de maneira acumulativa.
Parei de colecionar há uns 5 anos atrás e foi libertador. Antes perdia meu tempo só garimpando na internet atrás de jogos e quando chegava eu só colocava no armário e não jogava.🤦🏻 Hoje em dia meu foco é só um, jogar. Jogo retrô só em emulador e tá bom demais e do resto jogo nos consoles mais atuais.
Fala meu conterraneo!! Tudo beleza? Concordo com tudo o que vc disse, inclusive eu parei de comprar cartuchos e hoje uso só os everdrive pra não ocupar espaço. Mas, sobre o fato do video game "deteriorar" assim como vc disse, isso é real. Tenho fitas sem caixa que mofaram de ficarem guardadas na gaveta, sendo uma delas meu street fighter zero 2 (sfamicom) original. Mas, o que mais me doi o coração foi meu MS1 tectoy 1988. Literalmente deteriorou a carcaça! Tive que refazer todos os pinos dos parafusos da carcaça por que esfarelou. Não sei o porque, pois o game fica na estante sempre limpinho e sem pegar sol. Aproveitei pra refazer estes suportes, troquei os botoes pause e reset q também pararam de funcionar de ficar parado e fiz recap. Entao só de deixar parado aconteceu essa tragedia. Mas ele ta bonitão, montado e funcionando. Outro fato da coleção que atrapalha um pouco é exatamente sobre o MS, que para jogar ele eu preciso de uma tv se tubo porque na Led a imagem e os pixels ficam oxilando. Não é defeito, é alguma incompatibilidade da minha tv, inclusive quando vou jogar MS pelo everdrive do mega drive acontece a mesma coisa. Ou seja, precisa de mais uma tv trambolho na sala.
"Se você vai colecionar alguma coisa, COLECIONA PRA VOCÊ" - a melhor frase que ouvi em anos de internet (principalmente nesta época de abusos e de pessoas querendo aparecer - entenda assim "tenho muita grana vou comprar tudo a qualquer preço para ter"), parabéns pelo vídeo. Sou muito feliz com aquilo que tenho (desde o Natal de 84) , e jogo TODOS OS DIAS há anos. Original, repro, pirata, re-label, NIB, CIB, Sealed, Unbox, ou qualquer que seja o nome inventado (pois hoje em dia o negócio e inventar nomes e siglas), seja o que for, COLECIONE POR PRAZER e o principal, JOGUE
Tenho PS2, PS3, PS4, Xbox s, Nintendo switch oled....enfim, os dois primeiros estão encostados há anos junto com jogos físicos incríveis. Assistir a esse vídeo e ler os comentários me fizeram refletir e talvez seja hora de começar a passar os dois primeiros, os quais só estão ali, apenas, acumulando poeira. 😔
Coleção faz sentido quando tem valor sentimental. Jogar um jogo de nes/snes,... tem valor pq relembra a infância. Por outro lado, colecionar peças que não trás essas lembranças só causa acúmulo de coisas velhas.
Mas em caso de jogos por mim desbloqueava como mídia física pirata o digital no site principalmente em Xbox360 porque cansei de contar mídia original com o tempo a mídia estragar sozinho e pagando uma nota bem cara mais 100 reais ele estraga sozinho não importa quanto mais cedo mais tarde a mídia física acaba estragando mesmo que você cuide muito😢 muito triste 😢
Eu fui colecionador por 14 anos, e consegui montar uma boa coleção, peguei uma época, que os jogos e video games antigos, não tinham valor, todo mundo queria ps2, Xbox Clássico, depois veio ps3, eu comprei jogos que eu gostava, e comprei muito jogo porcaria só pra ter números, mas aí eu pensei, ter por número ou pelo gosto? Aí comprava mais pelo meu gosto, depois veio aquela coisa de moda de coleção e ai que ferrou as coisas, mas qualquer coleção que a gente for fazer ou ter, vai gastar dinheiro, impossível vc ter uma coleção que não invista um bom dinheiro.
Eu também. Desde Junho, quando comprei os meus ultimos 3 jogos da minha coleção de PS3, comecei a pensar até que ponto os jogos que eu tenho são aqueles que me divertem. Eu só compro para jogar, mas ultimamente, os jogos que compro não me dão vontade de continuar a jogar depois de os experimentar pela 1ª vez. A 1ª parte da minha coleção são jogos fenomenais que jogaria outra vez, a 2ª parte está cheia de jogos que não quero rejogar ou que nem sequer acabei. Na 1ª parte tenho jogos como Bayonetta, Vanquish, The Last of Us, Uncharted 2 e 3, Tomb Raider Underworld e reboot, Gran Turismo 5 e 6, Metal Gear Rising, entre outros. A 2ª parte tem CoDs, BFs, Rage 🤮, Assassin's Creed III, Ninja Gaiden Sigma 2 🤢, entre outros jogos. Esta segunda parte também tem jogos em que gastei menos. Parece que em certos jogos ou é mais do mesmo ou é aborrecido.
@@nunosa528 eu sei como é, na sua primeira parte só jogão mesmo, na segunda, eu gosto da saga Ninja Gaiden, é jogo difícil demais, exige muito treino e tempo pra se dedicar aprender, AC não sou muito fã da série, gosto só de uns dois jogos. Mas aquilo, quando a gente começa uma coleção, a gente fica na empolgação e na euforia, quer encher de jogos a qualquer custo. Se eu for voltar hj a colecionar, eu vou fazer uma pequena coleção, com apenas jogos que eu realmente gosto.
@@mafiosodosgamesprodicas9590 sem duvida, tenho aqui uns 10, 11 jogos que os mandaria embora por não darem vontade de repetir ou por não os queres terminar. Mas também tenho sorte que tenho uns 9 ou 10 jogos que gostei tanto, que volto/voltarei a jogá-los.
Eu fechei minha coleção retrô. São poucos itens (uns 150) divididos em duas prateleiras na minha estante, mas lá tem tudo que eu sempre quis pra relembrar meus melhores momentos com aqueles jogos.
Eu mesmo, só pego jogos que eu gosto mesmo. Se bem jogo em lote que eu não curto, eu vou e uso como moeda de troca por algo que eu goste mesmo. Acumular só por acumular, não curto. Pra mim, tem que ter sentido, e por isso, só sendo algo pra mim mesmo!
Sobre esse assunto tava vendo que tem uma onda de youtubers fazendo vídeos do xbox clássico, só que eles mesmo comprovam que simplesmente apesar dele ser melhor que o playstation 2 simplesmente não vale a pena, comando do controles meio estranhos, mais dificil encontrar coisas específicas do xbox clássico enfim, pelo que entendi só vale a pena se vc quiser muito jogar um jogo específico e depois provavelmente vc irá vender barato, essa é a tal leva que vc diz, tudo é fase
Legal ver que meu comentario no site roxo foi usado no vídeo. Mas é um assunto que deixa a gente pensando. Hoje estou repensando sobre o assunto de colecionar. Pois não tenho mais tempo e o dinheiro também é limitado.
Acho que o caminho é: dá um tempo nas aquisições e depois de uns meses, veja se as peças fazem diferença na sua vida. Se não, passa fogo, bateu saudade, continua. Obrigado pelo comentário, está servindo para responder a vários aqui 😁
Tenho meu Dreamcast e meu PS1 Baby guardadinhos em casa até hoje e não me desfaço deles por nada. Me arrependo até hoje de ter me desfeito dos meus Mega Drive e Super Nintendo lá nos anos 90 e tenho que me contentar com os emuladores.Pensem num cara que teve quase todos os consoles desde o Atari 2600,passando pro Master System,Mega Drive,Famicon,Super Nintendo,Jaguar,3DO, PSX,Sega Saturn e Nintendo 64 e por fim pro meu amado Dreamcast.Pelo menos consegui adquirir um Ps1 de novo no fim da sua vida útil, o famoso Playstation Baby e hoje tenho os dois. Eu teria muito mais coisa aqui em casa pegando pó se não tivesse passado todos os demais para frente.Pretendo colecionar mais jogos de Ps1 e Dreamcast mais para frente.Também queria descolar um PS2 um dia.
Eu morei 15 anos no Japão, desde 1990. Eu peguei toda a era de ouro dos consoles por lá, NES, SNES, Neo Geo, Sega Saturn com cartão de VCD/Photo-CD, 3DO, tudo, consoles e portateis. Paguei uma fortuna e contratei uma empresa que trouxe a minha mudança num container, mais de 80% era videogame. Depois que a minha avó morreu *eu vendi TUDO,* tudo quanto é console que você pode imaginar da época eu tinha.
A minha avó foi costureira quase que a vida toda dela, então ao longo do tempo ela foi guardando retalhos de tecidos finos, cedas e outros tecidos do tipo do mundo inteiro, tinha até tecido egípcio do mais caro. Como ela não tinha dinheiro para comprar um tecido inteiro ela foi guardando e ninguém podia mexer neles tamanho o ciúme que ela tinha destes tecidos. Enfim, depois que ela se foi nós tivemos que nos desfazer das coisas e estavam lá as várias caixas com os tecidos, muitos apodreceram de velho, muitos foram danificados por traças, etc; enfim, foi tudo pro lixo. Para ela tinha alguma importância, já para nós não tinha valor algum, como ela não fez nada com o que ela foi acumulando, aquilo foi estragando.
Com os consoles eu me dei conta do mesmo, eu tinha virado um acumulador compulsivo de coisas que estavam apodrecendo dentro de casa, detalhe, tudo isso ocupava um quarto e meio. Por causa do trabalho e da vida eu não usava mais eles já há mais de 10 anos na época e eles de fato estavam apodrecendo, mesmo ligando eles de tempos em tempos. Alguns deles o capacitor eletrolítico vazou e correu a placa inteira. Só de manutenção corretiva eu teria que gastar uns R$5.000,00 na época (mão de obra e componentes) para todos os consoles, já na manutenção preventiva ficava algo em torno do mesmo valor que precisariam ser gastos para mantê-los funcionando.
Foi muito legal na época, eu sei o quanto paguei e em que loja eu comprei cada um deles mas não dá, quem viveu os anos 90, a geração MTV, já estão chegando em meio século de vida. Pra mim, foi a melhor coisa que eu fiz, hoje prefiro acumular experiências, viajar e curtir a vida com a minha esposa, se for para gastar dinheiro com algo eu prefiro gastar de maneira que ela possa estar junto. Outra coisa que me impactou bastante foi o fato de que se eu botar na ponta do lápis, eu gastei cerca de 2/3 da minha vida jogando videogame (momentos incríveis, faria tudo novamente!) e agora com quase 50 anos, dentro de mim, eu não me sinto com 50 mas não tem como negar a realidade, foi maravilhoso, mas o tempo passa, na verdade cada dia que passa é menos um dia então nada melhor do que aproveitar enquanto há tempo.
Que belo depoimento. Muito bom.
Obrigado por compartilhar sua experiência.
@@Velberan Eu que agradeço!
Muito bom!
@@coisasnatv , bacana sua vivência, pelo menos no Japão na época vc pagava o valor que os Consoles valiam, agora aqui era em torno de 4 salário mínimo um console !.
Sempre falei que coleção é para poucos e nunca tive vontade colecionar, tenho pouca coisa aqui e são coisas que uso ou que tenho muito carinho, o resto eu vendo ou até mesmo dou de presente pra alguém
Nada a ver coleção e pra quem ama só que virou palhaçada..
@@Soul271082 por isso eu disse que é "para poucos" obviamente é para poucos
@@Soul271082 as "maravilhas" do capitalismo.
É bom assistir um cara lúcido falando. Que teve oportunidade de adquirir praticamente tudo. A internet é cheia de ilusões e vendedores de sonhos inúteis. Por isso continuo inscrito desse canal.
Vdd o cara manda a real, gosto de canais assim.
Velberan passou no teste do tempo, acredito que nunca vou precisar tirar minha inscrição nele
meu prazer é colecionar jogos de emulador...colocar as capinhas e ficar olhando a colecao que nunca vou joggar..... mas de certa forma parece que faco isso pensando no eduardinho crianca que nunca tinha dinheiro pra comprar ficha e sonhava em ter uma maquina de fliperama em casa
Acho q vc traduziu meu sentimento.
Nunca vai jogar pq? O game, no emulador, é a mesma coisa do original! Você só não está rodando no mesmo hardware.
@@DanielCarlosJobs sem tempo. Uma hora por dia desanima ficar fuçando a colecao
Eu faço o mesmo que você, a única diferença é que jogo os games da minha lista. Graças aos emuladores, posso jogar tudo o que não pude na infância. Nada de PS5, estou zerando um jogo por vez das plataformas 8 bits, 16 bits, mas não todos, só os "melhores".
@@ashitakasama Ti entendo kk
compilou bem exatamente o cenário. Mas já era esperado pois a grande maioria nunca foram colecionadores , mas sim revendedores. agora ficou explícito isso
Po....que saudade: "Diretamente do Dreamcast". Era demais esses vídeos! Já tinha salvado o Shenmue no Dream e quando vi a jogatina do Velbs era muito bom, maior nostalgia e tristeza quando acabou a série. Abraço a todos!
Tem pra ps4 tbem continuação man
Triste . . mas pra quem acompanha Velberan desde 2014 o conteúdo no geral não é mais o mesmo T_T
@@MrCraitu essa é a realidade do novo P2W: "olhem como eu gasto meu dinheiro, me deem sua validação, elogiem minha coleção", kkkkkkkkk, P2W não exige inteligência ou habilidade, só exige uma carteira bem gorda para a pessoa ganhar dos outros, videos no UA-cam são sempre assim, mas são só pessoas doentes ou abaladas emocionalmente a procura de elogios por algo que é fútil, as pessoas hoje em dia são assim, são vazias, só por terem dinheiro elas acham que são um exemplo e precisam ser idolatradas e colocadas no pedestal, vejam o caso do Bill Gates ou o Felipe Neto.
a maioria dos colecionadores admite que começou a colecionar com a pandemia, todos estavam emocionalmente abalados, estavam em casa, recebiam dinheiro do governo, então deu um saudosismo, queriam voltar ao passado, aos tempos mais simples e felizes da infância, e realmente os preços dispararam nesse período.
mas um dia esse pessoal voltaria ao normal, voltaria a trabalhar, voltaria a pegar trânsito, voltaria a estudar, voltaria aos barzinhos, a chegar tarde em casa, aí acabaria esse saudosismo
hoje, mesmo no eBay vemos anúncios encalhados que venderiam em dias, o pessoal já aceita contra propostas, o mundo está voltando ao normal e o colecionismo está voltando a ter pouca prioridade.
@@MrCraitu era bem mais legal qdo ele morava no Japão, mas entendo q foi melhor pra ele.
@@916vinicius desde quando o outro canal começou a dar um resultado rápido ele não deu muito foco para esse, pra completar ainda mudava muito o conteúdo deixando as "raízes" de lado rsrsrs esse foi o ponto.
Tb parei com a minha coleção, com o preco dos retrô subindo cada vez mais e pelo fato de eu estar passando por um problema financeiro tive que vender tudo e desisitir da minha coleção ppr enquanto. Pra continuar jogando eu assinei o Xcloud, estou gostando muito!
@coredg2 o tal do cabo original do Game Cube era barato antigamente, hj vale o dobro do que vc paga pelo console
Bom era o tempo em que o vendedor da feira vendia zelda original de snes por 10 pila kkkkkkkkkkkk
@@Continueinfinito2228 putx.... kkkkkkkkkkkkk
@@beticogamerdaemulacao5493 kkkkkkk
Minimalismo mano. Mantem somente o que gosta muito e o resto se vira com emulador.
Ah, Velberan! Sempre curti seus vídeos de Mega Drive e tive vontade de voltar, desde o Japão. Agora voltei, deu tudo certo e tô feliz da vida!
Comecei a colecionar com 15 anos lá em 2014. Sinceramente, não sei como eu conseguia comprar tanta coisa com um salário de Jovem aprendiz, mas entre 2014 e 2016 foi o auge da minha coleção, já que eu tinha tempo e dinheiro pra investir nisso. Concordo muito com o que o Velberan disse sobre cuidar da coleção, dava uma sensação ótima passar uma tarde limpando os itens e depois colocar tudo certinho na estante. Porem, hoje em dia, tempo, dinheiro e prioridades mudaram e eu parei com a coleção também (raramente eu compro alguma coisa hoje em dia). É uma pena porque pega poeira muito fácil e limpar tudo aquilo levaria mais de um dia. Além dos preços estarem absurdos, essa onda de cartuchos repro e etc também pioraram a situação, já que pessoalmente eu prefiro itens originais e em alguns anúncios os vendedores fazem questão de ocultar o máximo possível que aquele produto NÃO É 100% ORIGINAL.
Atualmente ainda mantenho minha coleção, raramente compro alguma coisa, mas não planejo me desfazer dela jamais. Jogar meus videogames antigos, mesmo que com muito menos frequência, ainda me dá prazer. Me lembra da infância e de quando eu comecei a colecionar, fazendo com que eu esqueça, mesmo que por apenas algumas horinhas, dessa vida adulta corrida, me levando pra um tempo onde as coisas eram mais simples.
Mandou bem, eu tb n vendo nada da minha coleção, cada item uma história.
O que me deixa feliz é colecionar consoles, especialmente se eu pego eles no estado, conserto e boto pra funcionar eu mesmo. Foi assim com meus megas, SNES, PS1 ,PS2. Jogos são caros, ocupam muito espaço e sujam muito. Everdrive neles e agora é só alegria
essa é a realidade do novo P2W: "olhem como eu gasto meu dinheiro, me deem sua validação, elogiem minha coleção", kkkkkkkkk, P2W não exige inteligência ou habilidade, só exige uma carteira bem gorda para a pessoa ganhar dos outros, videos no UA-cam são sempre assim, mas são só pessoas doentes ou abaladas emocionalmente a procura de elogios por algo que é fútil, as pessoas hoje em dia são assim, são vazias, só por terem dinheiro elas acham que são um exemplo e precisam ser idolatradas e colocadas no pedestal, vejam o caso do Bill Gates ou o Felipe Neto.
a maioria dos colecionadores admite que começou a colecionar com a pandemia, todos estavam emocionalmente abalados, estavam em casa, recebiam dinheiro do governo, então deu um saudosismo, queriam voltar ao passado, aos tempos mais simples e felizes da infância, e realmente os preços dispararam nesse período.
mas um dia esse pessoal voltaria ao normal, voltaria a trabalhar, voltaria a pegar trânsito, voltaria a estudar, voltaria aos barzinhos, a chegar tarde em casa, aí acabaria esse saudosismo
hoje, mesmo no eBay vemos anúncios encalhados que venderiam em dias, o pessoal já aceita contra propostas, o mundo está voltando ao normal e o colecionismo está voltando a ter pouca prioridade.
Faço a mesma coisa kkkk e é prazeroso pra mim consertar
Sou assim também, pra mim quando penso em arranjar um super nintendo pra jogar, eu penso mais no hardware de plástico e na TV de tubo! Pra mim o cartucho no topo é detalhe, um everdrive já serve.
Eh complicado msm, eu comecei a tentar fazer uma coleção de portáteis e é como vc falou tem q ficar ligando constantemente etc. Passei 1 mes sem ligar eles e o gbc e psp pararam de funcionar :( , eh um hobby complicado kkkk. Por isso q agora eu faço uma "coleção virtual" procuro capa, contracapa, manual , fita, rom e vou criando os diretorios no meu hd e fica la pra quando eu quiser jogar ou ver as artes, pq os que comprei de verdade estragou a maioria alem do preço ser caro d+ .
essa é a realidade do novo P2W: "olhem como eu gasto meu dinheiro, me deem sua validação, elogiem minha coleção", kkkkkkkkk, P2W não exige inteligência ou habilidade, só exige uma carteira bem gorda para a pessoa ganhar dos outros, videos no UA-cam são sempre assim, mas são só pessoas doentes ou abaladas emocionalmente a procura de elogios por algo que é fútil, as pessoas hoje em dia são assim, são vazias, só por terem dinheiro elas acham que são um exemplo e precisam ser idolatradas e colocadas no pedestal, vejam o caso do Bill Gates ou o Felipe Neto.
a maioria dos colecionadores admite que começou a colecionar com a pandemia, todos estavam emocionalmente abalados, estavam em casa, recebiam dinheiro do governo, então deu um saudosismo, queriam voltar ao passado, aos tempos mais simples e felizes da infância, e realmente os preços dispararam nesse período.
mas um dia esse pessoal voltaria ao normal, voltaria a trabalhar, voltaria a pegar trânsito, voltaria a estudar, voltaria aos barzinhos, a chegar tarde em casa, aí acabaria esse saudosismo
hoje, mesmo no eBay vemos anúncios encalhados que venderiam em dias, o pessoal já aceita contra propostas, o mundo está voltando ao normal e o colecionismo está voltando a ter pouca prioridade.
tô na mesma pegada, paguei conta família no onedrive agr tenho 6tb pra armazenar jogos e saves (e só sai 500 pila por ano)
Eu desisti de colecionar também. Já foi um hobby bem importante pra mim, mas chegou um momento em que caí a ficha de que não estava mais fazendo sentido. Também guardei as coisas com maior valor sentimental (como meu Mega Drive e SNES da infância), fora isso estou passando tudo, semana passada vendi o Wii, semana retrasada o Dreamcast, etc... dá um sentimento de estranheza às vezes, pois há pouco tempo atrás eu não imagina me desfazer das minhas coisas, mas ao mesmo tempo sinto um sentimento interessante de liberdade por estar desapegando disso.
quando o desapego *BATE* é uma libertação muito grande, isso pra qualquer coisa, recentemente cortei meu cabelão, tava chato pra manter e nunca ficava como eu queria, daí passei a tesoura e não pude estar mais satisfeito :D
ainda bate aquela estranheza ver os produtos q eu usava nele, mas demorar só 10 minutos no banho não tem preço
Quem diria que, um dia, um cara com profundo conhecimento e experiência no assunto viesse validar algo que eu já falava lá atrás, quando explodiu essa modinha da pseudo-nostalgia...
O Velbs foi cirúrgico em falar das pessoas que fazem coleção "para os outros", no Alvanista era cheio de gente assim, quando fui tecer uma crítica sobre (em tom similar à que o Velbs fez no vídeo) fui praticamente escurraçado da rede, eu e o meu fã-clube da série Chrono que tava tentando manter por lá. Era xingamento de ser "invejoso", "pobre" por supostamente não poder manter uma coleção similar, entre outras baixarias.
E o tempo, soberano como sempre, se encarregou de mostrar que montar coleção é coisa pra poucos. Pra quem é APAIXONADO pela arte dos videogames, não pra qualquer frustrado que quer reviver épocas que não voltaram usando como amuleto uma coleção que poderia estar em um museu curado por pessoas genuninamente interessadas em preservar a arte dos games para as gerações futuras. O que eu ficava realmente puto sobre aqueles ostentadores era que aquilo ali era realmente só pra tirar fotinho pra rede e pagar de foda, os caras não jogavam e ainda retiravam de circulação as peças para quem realmente tinha interesse em, ou usar ou preservar, como falei ali em cima.
Toda vez que eu vejo uma pessoa com um aquela parede de consoles antigos empoeirando, fico pensando "A pessoa realmente joga isso?"
Maioria das vezes não joga e alguns casos como foi mencionado no video e por você é até pior, porque a pessoa tem aquilo tudo somente pra mostrar para os outros.
Pra quem gosta de jogo retro, emulador é vida. Antigamente emulador só servia pra emular, hoje aprimoraram tanto os emuladores que vai além disso. É muito legal pegar pra jogar um jogo antigo que não tem nem remaster nem port atual (e talvez nunca tenha), mas que o emulador faz o remaster pra você. Melhora resolução, melhora textura, coloca widescreen, melhora áudio, coisas que preservam a experiência original mas trazendo melhor qualidade. E de opcional, tem filtro pra melhorar gráfico, opção de acelerar o jogo, opção de incorporar tradução PT-BR feita por fã, mods, e por aí vai, são zilhões as possibilidades a mais no emulador, comparado a só jogar como era no original.
melhora textura? nao conheço muitos casos ja q é algo muito trabalhoso e aquela opçao de borrar bizarramente as texturas nao conta vamos ser sinceros. o unico caso q lembro é do zelda do 3ds q lançaram pra opçao de mod q tem no proprio emulador
@@rafael16759 sim tbm acho horrível. Prefiro ver as texturas pixeladas do q borradas. Só bota o jogo em full hd com widescreen q já fica lindão.
@@junior1388666 do ps2 pra cima fica ok jogar em tela cheia apesar de reparar em algumas texuturas borradas as vezes, mas alguns jogos do ps1 principalmente os q tinham fundo pre-renderizado e varios jogos da geraçao snes,gameboy prefiro botar em modo janela com a resolução no maximo 2 vezes maior, fica mais bonito q no full screen maluco 10x maior q a resolução padrao vc repara q nem é tao pixelado assim os jogos de snes.
@@rafael16759 nunca tentei botar jogos 2D em widescreen, mas ainda dá p usar em jogos de N64 e em muitos jogos 3D de ps1 (com algumas excessões. Ex.: Jogos do crash ficam com gráficos bugados em widescreen).
@@junior1388666 tem um mod de Mário de snes em widescreen talvez tenha outras, mas nos emuladores não tem a opçao q nem nem no dolphin,foxstation da vida, só opção tosca de esticar o vídeo todo.
Tem outro fato relevante: a galera que entrou na onda da nostalgia há 5, 6 anos e começou alguma coleção agora está mais velha e noutra fase da vida: ou saindo da casa dos pais, ou casando, ou tendo filho, ou comprando carro, ou tudo isso junto. E as prioridades mudam.
ou montando banda também
Ótima discussão, eu particularmente parei de colecionar consoles, é mais dor de cabeça que diversão. Ainda cometi a besteira de emprestar para um primo alguns deles, e o mesmo me fez o favor de "re-emprestar" a outra pessoa (o que não era dele) e eles sumiram. E ainda tem cabos, ligar na televisão de tubo, espaço... fico feliz com a emulação, que me proporciona um meio cômodo de jogar os clássicos do passado, além de tudo possuem filtros, opções. É um ótimo hobby, mas demanda uma certa estrutura que eu não estou disposto no momento a arcar. Valeu Velberan!
Esses jogos já ocupam um baita espaço no celular, com roms e emuladores, imagina ter a mídia física. Realmente isso não é pra mim. O máximo de console, que teria, seria aqueles portáteis da china, que emulam de tudo, mas meu velho celular, já dá conta do recado.
Por isso que eu odeio emprestar as minhas coisas..pq eu sei que não vão zelar delas. Eu já não peço nada emprestado a ninguém justamente pra evitar de pedirem as minhas kkk
Mano emprestar o que não é seu em primeiro lugar é uma baita falta de educação.
Vídeo muito legal e honesto! Rs...
Linda essa sua Phantasy Star japonesa! Tá em excelente estado de conservação mesmo!
Ainda bem que eu sempre fui focado a minha coleção: Queria ter todos os games importantes para mim na minha vida e coleciono jogos de Zelda e Pokémon (duas franquias bem caras por sinal que já valem o preço de coleções gigantes).
Mas to satisfeito com a minha coleção! Tenho 90% do que sempre quiser e agora só pego itens com preços convidativos! Mas é acho linda a minha estante e um painel que tenho aqui com os meus jogos. É um mini museu dos videogames aqui na minha casa😎
_Igual meu Playstation 2 fat com modem e hd novinho .. Pra mim quanto menos consoles o amor e maior - pois te dá uma sensação absurda de raridade de uma peça inestimável - O que te faz pensar psicologicamente que seu console é um dos últimos da terra - E se você perder nunca mais vai ter outro xodó assim - Parabéns mestre Velberan_ ♥♥
infelizmente colecionar elétricos no Brasil é algo praticamente inviável os preços são abusivos demais tanto na compra quanto na manutenção, outra coisa foi justamente o que você disse no começo do vídeo uns hora e coleção se torna apenas uma acúmulo de tralhas.
Sem falar que se vc tiver um ps2, automaticamente vc tem um ps1 também, se vc tem um Wii, vc tem um game cube nele, um ds lite vc tem um advance nele, não há necessidade de acumular tanta coisa, se eu comprar um ps5 eu já vendo o meu ps4 antes
@@rheyderaredes6482 Isso aí
Tendo um Wii U literalmente você tem um Gamecube e um Wii, com jogos de outros consoles também (só que a maioria você só vai ter acesso desbloqueando ele)
Com um Xbox moderno você tem um Xbox clássico e um 360
Com o PS3 você tem um PS1 e um PS2
O 3ds roda jogos de DS(só que esse também vale mais a pena desbloquear agora)
E os Gameboys rodam em qualquer emulador
Digdim,Digdim?
Eu não diria no Brasil no mundo todo retrogame esta caríssimo com excessão do japão pra coisas que venderam bastante lá
@@renren47618 eu tenho um psp e um vita, nem preciso mais do psp, tenho também um 3ds, só comprei o ds lite por que tem entrada de jogos de advance, game boy color já zerei todos os jogos bons dele, raramente terei vontade de jogar
meu pai era fa de consoles ele queria ate colecionar mas depois ele viu que na epoca nao valia a pena pois os consoles eram carissimos ,ele chorou quando comprou o dreamcast pra mim na epoca hahaha tenho o console ate hoje aqui e funciona
Eu vi o seu Dreamcast, ele tá lindão Juca, recentemente consegui pegar um Dream também, mas não tem como manter o console com jogo originais, e praticamente inviável hoje, então comprei um adaptador SD e estou esperando chegar da China, aconselho inclusive a fazer o mesmo já que te desprende das mídias tradicionais
Vivemos uma época de nostalgia para essa galera de 30 e 40. Hoje o poder aquisitivo está nesse público, que na infância, não teve oportunidade de comprar esses games. Agora estamos saindo da onda 80 e entrando na vibe 90/2000.
Exato, já pra próxima geração nada disso vai fazer sentido. Vai tudo apodrecer e acabar.
Coleciono HQs e muito do que ele falou reflete nos colecionadores de hqs também
Comecei e parei depois de um tempo, começava em uma HQ e a mesma história estava em outras 10 HQ diferentes, não tive dinheiro pra continuar.
Um colecionismo legal de fazer, e que geralmente não é muito falado (e nem é tratado como colecionismo), é pura e simplesmente comprar livros. Acaba sendo muito fácil, pois há muitos livros bons e baratos, e são fáceis de se desfazer/trocar, se precisar. E você ainda de quebra faz amizades literárias, conhece gente culta. Indico bastante.
Parei de colecionar HQs pois estavam colando demais as páginas, triste. O mofo também é complicado.
@@gabrielmoreno9455 Eu parei de colecionar livros exatamente por conta de 3 coisas: 1- Espaço, 2- Poeira/Mofo e 3- Tempo para ler. Eu amo leitura, mas eu estava comprando compulsivamente, acabou que precisei me mudar para morar sozinha e me desfiz de toda coleção e comprei um kindle, muitos dos livros que eu tinha ainda estavam no plastico, mas já mostravam sinais de amarelamento e mofo sem nem sequer eu ler, agora estou começando uma coleção de cds kkkk, acho mais pratico colocar pra toca-los e escutar. Mas já tive coleção de livros, mangás, jogos, video games, cartinhas de magic etc.
Os maiores problemas são preço e espaço, o quarto tá tomado tomado pela coleção, e sempre que vou atrás de reposição, é o preço de 3 Rins, uma pessoa só não compra kkkk Mas não me arrependo, me diverti muito, e joguei vários games que sempre vi nas revistas.
Excelente vídeo. O problema de colecionar games, atualmente, é a especulação. Deixou de ser uma paixão e transformou-se meramente em um negócio, como qualquer outro. Muita gente que há vinte anos colocava jogos das gerações 8 e 16 bits no lixo, agora tenta exaurir títulos do mercado para elevar os respectivos valores. Sem contar que agora, qualquer um, que sequer valorizava esse ramo antigamente, se denomina colecionador. Abraço
isso acontece com tudo. Captalismo se apropria de tudo
Por isso que tambem abandonei o colecionismo quem coleciona hoje ta sendo passado como otario pelos especuladores!!! Tem otario comprando sucata pensando q ta fazendo investimento!!!hoje o mercado retrogame é feito de malandros e otarios quando se encontram sai negocio!!!
Eu que gosto de portateis nintendo e pokemon vejo muito isso, tenho só meu 2DS nos jogos piratas, estou garimpando uma GBA e GBC e GB Classic que foram consoles que tive na infanca e até hoje gostaria de jogar os games. Os consoles ainda vou conseguir, agora os jogos originais esquece. Vai ser tudo a base de replicas dos jogos originais comprados na aliexpress.
É mais caro eu comprar um jogo do pokemon original para GBX ou DS que comprar um pokemon arceus ou violet novos para meu switch.
Eu coleciono mangá e realmente comprar por compulsão é complicado, além de não ler tudo que você tem, os que você não gosta acabam ocupando o espaço. Passei a ser mais seletivo e só os que gosto ou tem valor sentimental ficam na coleção.
quando se trata de mangá e livros eu sempre começo lendo copias digitais piratas, só se curtir até o volume 3 ou 4 que considero comprar a série fisicamente, ajuda a evitar ter frustações na estante!
Vc não quis citar nomes mas eu vou citar nomes de alguns pilantras: Ronny Loko, drops games, dinossauro gamer, Diego Seth, ceduh. Na época eles compravam coisas muito baratas e saiam dando risada dos vendedores. Depois vendiam para os inscritos pelo triplo do valor. Hoje em dia ficam fazendo vídeo chorando dos preços da feira do rolo. Esses UA-camrs que foram responsáveis pelo aumento dos valores
Tem uns camaradas que estão fazendo pelo YT uma contraproposta, é uma tal de "gu3rr@ contra os preços altos de retrogames"
@@hdalyssonvieira mas eles fazem por onde? No próprio canal dos caras?
@@rfc1810 Sim. Canal Retroquest (Souji) e Maddrugamers, por exemplo. O Defenestrando Jogos, do Celso Affini, é outro que lá atrás já criticava prática dos enfadonhos.
@@hugoabreu5 vou acompanhar eles, valeu
@@rfc1810 De nada. Abraço!😉
Se desfazer de consoles antigos é uma tarefa muito difícil, é um eletrônico onde deixamos grande parte do nosso tempo e que nos diverte e divertiu muito, mas realmente perder por desuso é pior ainda.
Isso se vc realmente ama jogar videogame tanto os antigos ou atuais mantenham eles sempre bem conservado.
Meu psone me deixou na mão meses atrás, tava funcionando perfeitamente, fiquei um mês sem ligar ele, Quando fui usar já era, o leitor não gira...
@@Otto90ares Console que usa CD (tipo os PS1, Neo Geo CD, Saturn, Dreamcast e até o PS2) é complicado ter o console pra jogar porque os leitores são lentos e demora muito os loading perto do que há hoje, por isso esse tipo de console eu nunca cogitei ter na minha coleção. Melhor pegar uma placa emuladora de alta qualidade (Tipo a Mister) e fazer um MOD sem miséria pra ter logo tudo de uma vez e com qualidade no talo.
@@Gabrielnobre cara o ps2 que tenho só ando rodando games originais, acredite, roda muito melhor que essas copias de camelô, quanto ao psone, logo compro um barato, esse meu paguei 50 reais há 5 anos
@@Otto90ares Tô falando dos Loading. Já tentou emular uma ISO num Mister? A qualidade gráfica/sonora é MUITO fiel e não tem loading.
Caramba Velberan. Estava pensando na minha coleção esses dias, parada. Obrigado pelo video.
Realmente amo aqueles seus vídeos que você fazia em lojas de games retro no Japão! Já assisti umas mil vezes! Mas hoje os tempos são outros! Não vale mais a pena essa onda de colecionismo! Principalmente com os preços abusivos praticados! E além disso, os relançamentos e principalmente os emuladores tem nos facilitado bastante!
Todos contra os vendedores enfadonhos 💪🏻
Não comprem de anúncios estaparfúdios 👊🏻
Vamos lutar por preços mais justos 🙏🏻
eu compro la fora e deixo os vendedores morrer com os jogos aqui no brasil .
nem se para isso eu tenho que pagar o imposto . que as vezes nem e taxado
Vish vc é muito dos games muito tempo acompanho seu trabalho .curtia muito lá no Japão seus vídeos .
o game q mais gosto da sua coleção é o sega dreamcast tive 2 game maravilhoso ele é diferenciado... tenho saudades ate hj porem preço está inviável... atualmente tenho um xbox séries s o controle lembra muito do dreamcast rss
melhor coleção em 2022 é a digital, tu clica e joga o game na hora, coleção fisica em games é muita mão pra cuidar, cd pode arranhar, encarte pode molhar,quebrar, amarelar, cabos estragar, isso se o leitor do console não parar de funcionar com o tempo. Sem contar que o espaço físico vai ficando limitado facilmente.
5:00 me lembrou o Sr. Wilson q grava tudo direto do console kkkkkkk
quando eu era mais novo queria ter coleção de console mas preferi investir em PC, vc deixa ele bom e ja roda tudo q é emulador e jogo com mesmo controle sem ter q comprar um monte de coisa pra fazer live ou gravar.
Velberan me desintoxicou. Eu peguei com minha irmã o Mega drive da minha infância que tinha vendido pra ela, mas só tinha console, sem cabos, controle, nada. Eu estava planejando comprar tudo para fazer o vídeo game funcionar e comprar pelo menos o cartucho Sonic 1 (que vinha com console), até aí tudo bem. Eu já me assustei com o valor dos controles para o Mega. Ainda não estava assustado o suficiente. Estava querendo comprar todos os jogos originais que tive na época (que meu pai comprou pra mim), pois eu passei eles pra frente na época sem capinha e manual, ou seja, queria deixá-los na capinha e manual: Hellfire, Double Dragon 3 (acho), Judge Dredd e Sonic & Knuckles ORIGINAL. Pelos cálculos estava tudo saindo a quase 2 mil reais. No momento desisti, tenho filho pra criar com outro chegando no começo do ano que vem.
Realmente se for comprar tudo original em perfeito estado de conservação a conta sai cara, porém se encontrar usado em bom estado pode acabar saindo em conta. Agora se você pretende apenas jogar os games no hardware original e não se importa em ter todas as fitas, pode comprar o cartucho Everdrive que pode lotar de ROM's, algumas até com traduções PT-BR e rodar no hardware original.
Nada querido faz igual eu um fliper multi jogos acaba com todos espertinhos do mercado
Da vontade mesmo de comprar itens de valor próprio, em repeito a nós mesmos. Ate hoje estou ensaiando para comprar um robocop bonitao de 800,00 reais xD
@@JustPlayGamesBR faço isso também. Tenho os videogames com cartuchos everdrive. Tenho alguns jogos em cartucho, mas são apenas situações de ocasião. Gosto de jogar no videogame original mas não me importo em jogar via everdrive.
E tem o fator econômico do país tb. Com inflação alta e tudo sendo reajustado, não haveria motivo para um retrôgame tb ser. Mas o fator nostalgia aliado a escassez de alguns específicos, goumertizou esse mercado.
É por isso que eu sigo a dica do Velbs e do Virsu de muitos anos atrás, coleciono com calma e só o que eu pretendo jogar. Minha coleção é pequena, mas só tem joguinho top. Já escapei de muita furada tendo paciência.
No meu tablet roda Dreamcast pra baixo e qualquer Pc hoje em dia também roda , acho que mais importante é jogar ,acumular coisas ao meu ver sem usar mais que perder dinheiro é perder tempo , e tempo é algo que é muito melhor gasto se for jogando.
Velberan, comecei minha coleção de vídeo games graças a você, mais pra jogar no console original do que pra colecionar jogos. No momento possuo 6 consoles de mesa e 3 portáteis. E o meu dilema é justamente ter tempo e saco de jogar eles, o que mais jogo é no ps4 e uns dois portáteis. E como gosto de jogar pra zerar demoro mais ainda pra ligar os outros consoles, mas ainda os mantenho pra quando quiser jogar aquele jogo específico. Mas a questão da manutenção eu tenho que caprichar melhor
Hoje coleciono games no HD externo graças a Emulação
Kkkk
E o pior de tudo é que falta tempo pra jogar!
Like monstro Velberam!
Realmente Velbs o DREAMCAST é apaixonante. O videogame que mais deixou saudades no mundo.
Eu nunca consegui colecionar nada, mas um dia pretendo fazer uma coleção de celulares antigos, e também completar todos os acessórios do aparelho que eu uso hoje em dia! Não vou dizer qual é pra não ficar tudo mais caro!!!😉👍
A uns 4 anos atrás eu ficava caçando nos sites de compra vários jogos e sempre achava algum jogo bom é barato, hoje isso não existe mais só tem jogos ruins que quase ninguém quer é ainda por cima caros! Sou mais um colecionador que parei, ainda bem que consegui pegar boa parte dos jogos que queria ter então estou satisfeito com a minha coleção e não pretendo aumentar mais, até porque hoje ficou inviável.
Tive uma coleção desde telejogo até a geração do Xbox one...ficando em apenas jogos que eu queria e iria jogar por gostar do item...aconteceu que os consoles mais antigos ficaram parados...vendi tudo que não usava a meses. Até agora não bateu o arrependimento. Talvez quando as mídias físicas forem apenas edição de colecionador e custando os dois rins...sinta falta hehe
eu me divertia demaissss comprando jogo velho. Pegava fita pirata, original, sem capa, com capa, tudo. mas ai fui ficando sem tempo e tal e deixei tudo guardado no armario. raramente eu vou la e jogo alguma coisa, tanto que até esqueço quais jogos eu tenho, mas por ficar guardado por tanto tempo algumas coisas começaram a apodrecer.... tipo, o plastico de uma capa de mega drive de locadora começou a se despedaçar que nem uma folha seca e varias labels (principalmente de super nintendo) começaram a descolar e perder a cor.
Mas apesar disso ai, eu penso que basta uma empolgada que volto a colecionar kkkk. Quando vc postava seus videos de umboxing e atualizaçoes da coleção eu ficava muuuuito inspirado pra colecionar também. eu tenho hoje um mega drive japones com jogos completos na caixa graças a seus videos kkk
Com a evolução da emulação é mtu mais prático e, as vezes, até mais divertido emular!
uma das partes mais legais dos emuladores pra mim, é a quest pra resolver bugs e configurar tudo direitinho kkkkkkkkkk
Eu sempre compro pra mim usar e me divertir, nunca compro pra deixar guardado. Acho que vc deve colecionar aquilo que vc vai usar e aquilo que vc realmente gosta.
Já tentei colecionar jogos de PS3 e PS4. Quando vi tinha uns 20 jogos acumulando na estante pegando poeira. Pensei: "putz, que coisa ridícula. Não faz sentido".
Vendi tudo! Kkkk
Ideal é colecionar só algumas coisas , eu coleciono alguns consoles , não compro jogo nenhum. Só uso flash Card e console desbloqueado. Tenho mega , snes , Dreamcast, PS2, n64, PS3, Wii u , ps5 Xbox séries x , nenhum jogo comprado , ou serviço de assinatura ou desbloqueio , no Xbox séries x mesmo não desbloqueado uso retroarch onde emulo até PS2 e Wii.
E isso porque eu me mudei para uma casa maior , senão teria menos consoles.
Ķkkk ai vem a questão você não joga eu tenho mais de 100 jogos de ps3 e quase 100 de ps4 e quero mais os do ps5 começando agora na estante
11:21 Eu tive um amigo que fazia isso aí! O caso é que a gente sabia onde ele comprava e quanto pagava, e mesmo assim ele queria nos vender por 30 vezes (ou mais) o preço pelo qual comprou! HAhahaahhahaah
Eu gosto de jogar no console, quero jogar com o controle original com o desempenho que o jogo tem no console original, essa sensação de jogar como o desenvolvedor fez é único e que o emulador não dá isso. Não é achismo, terminei Super Mario 64 com 120 estrelas no emulador e fui jogar no N64 no dia seguinte e simplesmente não conseguia dar o pulo triplo, errava pulo na cabeça dos bichos, etc, ou seja, o jogo parecia outro.
Eu comprei Everdrive para todos os consoles de cartuchos que tenho(uns 5 consoles) e os outros eu mesmo gravo os jogos em CD, os outros que dá coloco jogos em HDD, pendrive e no que puder, não me interesso em ter os jogos reais, quero só jogar.
Mas aí não é ao contrário não ? Acho q no emulador isso acontece com mais frequência,bem mais difícil de acertar,igual vc citou q aconteceu no console real.
@@itycagameplays eu tenho essa percepção no emulador,parece q erro mais em certos jogos, principalmente 8 e 16bits
@@diegocrepaldi8348 acho que depende da pessoa e do costume por exemplo no PSP o Monsters Hunter você controla a câmera no joystick no emulador você pode configurar o analógico direito caso use um controle ou se estiver acostumado a usar teclado um exemplo particular é que o Ragnarok de ds eu acho mais confortável jogar no emulador de celular do no próprio ds
@@ignisumbra2237
No psp desbloqueado da para configurar isso
E mudar para outros botões
Ótimo vídeo Velberan parabéns amigo, sensacional o vídeo Velbs mandou bem demais amigo, ser colecionador hj em dia é tenso é um hobby legal mas caro tb, eu mesmo não tenho condições de fazer isso mal consigo comprar um jogo na promoção imagina um item raro ou mais ou menos raro, e tb o Colecionismo hj em dia não é mais paixão pra maioria e sim um negócio infelizmente, mas é assim que funciona né e agora que está um pouco em baixa e tals pra quem gosta de verdade de colecionar é a hora de pegar coisa boa e barata.
Deus te ouça Velberan!! Tava comprando jogo de Gamecube em 2017 e 2018, a maioria por 70, 100 reais, os mais caros eram 200, do nada TUDO FOI PRA 350,00 no mínimo...
Agora se voltar ao normal, vou poder comprar os jogos que faltam :)
Parabéns Velbs, ótimo vídeo! Eu coleciono games de Xbox 360/One/SX e Nintendo Switch, mas nunca tirei foto nem nada pra ficar ostentando. Só que os jogos que compro são jogos que eu realmente quero jogar e ter na coleção, e não apenas pra dar volume na estante. Deixo tudo dentro do armário, longe de Sol e poeira.
Isso que foi falado no vídeo de precisar estar sempre utilizando os consoles antigos pra conservar eles é real... eu tenho um SNES que fiquei anos sem ligar, e quando finalmente fui ligar parou de funcionar o som. Um PS2 'fat' meu que também ficou encostado por muito tempo tá começando a dar problema no leitor/gaveta.
Colecionar em geral é bem complicado, eu por bastante tempo coleciono miniatura de carrinhos, e já faz uns 5 anos que não compro mais basicamente, primeiro pela questão do preço que a maioria dos carrinhos são os Hot Wheels, e comecei pagando R$ 5,00 e hoje está uns R$ 20,00. E ainda tem a questão de espaço que acabou. Mas mantive tudo, e algo de colecionar que as vezes pode valer é a especulação que um dia pode valer uma grana e o investimento valer a pena.
Acho besteira colecionar hoje, tendo em vista q as produtoras d jogos estão lançando um enxurrada de coleções pra consoles da atual geração, e com vários extras bacanas.
"Ain, mas não é a mesma coisa q jogar no hardware original".... UMA PORRA!
Quem realmente gosta de jogar os games antigos, joga ele onde for :seja em emulador ou nessas coletâneas. A tendência agora é geral cair em si e tentar recuperar a grana perdida nessas velharias. E quem é retrogamer, estamos vivendo melhor momento agora, com darkstalkers , tartaruga ninja, pacman, Sonic , ou seja , tudo que é lenda recebendo coletânea!!! Aproveitem o momento, se são retrogamers mesmo
"Ah, mas e aqueles games que foram produzidos por estúdios que hoje em dia não existem mais e seus relançamentos são praticamente improváveis? Não terei como jogar eles se eu não os tiver fisicamente."
Tirando algumas gemas raras, muitos desses games são bem medíocres na melhor das hipóteses. Então se você REALMENTE quer explorar a história dos videogames de cabo a rabo a ponto de jogar cada título, nesse caso recorrer à emulação é tão repulsivo assim para você recusar essa alternativa? Eu entendo quem quer apreciar essa arte da forma mais ética possível, mas tem circunstancias que se torna mega proibitivo.
Não julgo quem coleciona mídia física de retrô games, as vezes é um bom hobby
Sexta geração ainda ta barato pra colecionar pelo menos aqui nos EUA, não tenho planos de ter um SNES ou um PS1, pois não tenho TV Tubão e tambem os jogos estão caros.
Uma ótima opção hj é comprar console antigo + everdrive ou montar realmente um pc bom e emular aquilo que gosta. acredito que seja a melhor forma para economizar.
da pra montar setup fera com pentiun 4 achado no lixo kkkkkkkk
vai por mim fiz isso !!
@@RacerShooterFighter orra, quero saber onde é esses lixo aí, pq os daqui só tem casca de banana e camisinha usada kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@BlameCez e raro , geralmente aparece essas coisas quando uma familia se muda e deixa as tranqueira na fernte da casa pra reciclagem pegar
@@RacerShooterFighter brabo viu, não tenho interesse em coleção de console, mas o que eu faria por um pczinho véio de tipo 2003 não tá no gibi
compra um core2duo usado e instala winxp , da pra rodar tudo da era do comeco dos 2000 e dependendo do video integrado que vier na placa mae nao precisa nem de placa de video
Cada um é cada um !!! Eu msm parei de tentar colecionar, pelos autos preços praticados.
Aí eu jogo uma boa parte pelo emulador, na raspeberry e de consoles msm tô com um PS2 com OPL.
E o PS4 e me divirto bastante com eles.
A solução é usar um softstarter durante a ligação, aumentando progressivamente a tensão da rede. Eu tenho as caixas dos meus enroladas em plástico de sanduiche.
Aqui no Vem de Retro conseguimos deixar todos ligados, janelas fechadas e apenas lâmpadas led. Dá uma ligada aqui depois para vc ver! Abraço!
Eu tive uma coleção grande, o que eu fiz? Vendi o que realmente não me interessava e comecei a colecionar somente as series que eu realmente eu curtia na infância e curto hoje! A unica coleção que não vendi foi a do meu Wii U que é meu Xodó, tenho cerca de 40 games dele. Ps3 uns 200 e Ps1 somente o que realmente importa (pra mim) e o que me da nostalgia mesmo.. SNes a mesma coisa, somente os games iconicos eu tenho, assim como PS2 e PSP!
5:57 Esse trecho em que o Velba solta essa voz, parece algo típico de anime, quando o personagem muda a voz pra uma voz demoníaca e depois volta ao normal kkkk
Acho que para mim a onda da nostalgia explodiu assistindo seus vídeos no JP velbs. Na época eu tinha alguns da minha infância aqui e fui adquirindo games e jogos. Mas como o pessoal falou em outros comentários as coisas mudam. Naquela época eu estava entrando na faculdade, hj eu tenho um trabalho que me consome 13h dia, casei e o meu tempo é muuuuito curto. Atualmente estou de férias e vejo que não tenho nem mais paciência para jogos longos e afins. Acho que as prioridades e cabeça mudaram. Estou com console aqui parado tem mais de ano sem testar. Desde que casei e sai da casa da mãe nem espaço eu tenho e nem minha tv de tubo para games retrô. Tenho maturado a ideia de começar vender algumas coisas mas ao mesmo tempo o sentimento de nostalgia me bloqueia e lembro de todo sacrifício para comprar cada coisinha. Valeu pelo vídeo Velbs. Vejo que o que venho sentido não é algo só meu e se parece como uma tendência no ar.
Para fazer um video fixo, falando sobre a história do console, é interessante jogar no original à título de curiosidade. Mas para fazer gameplay eu acredito que já não é interessante realmente. Sobre colecionismo, eu concordo totalmente com a opinião do Velbs. Tudo que vc adquire, tem que fazer sentido em sua vida. Não importa se é algo caro ou baratinho, mas, se faz sentido, manda brasa! Porém, comprar para impressionar X ou Y, ou comprar pq ta “hypado”, é um contive ao arrependimento amargo kkk
sim, sim velberan, eu coleciono jogos de pokemon da serie core um de cada duo/trio, cheguei a pagar 300 pila em pokemon soul silver, não me arrependo, foi sem capa, sem manual, só o jogo mas, pô eu me sinto feliz, eu gosto do que tenho, só que mesmo gostando, eu não fui atrás dos jogos original pois eu sei que iria ficar cada vez mais caro e eu me sinto satisfeito com o que eu já tenho.
a efeito de curiosidade é seria LeafGreen, Emerald, Platinum, White, Black2, Y, Omega Ruby, Moon, Ultra Sun e Shield
Te entendo amigo, sempre fui fã de pokémon, comecei a colecionar recentemente depois que ganhei o pokémon yellow de um tio meu
Tô no mesmo caminho, mas esses preços estão horríveis, por sorte achei um soulsilver original por 80 conto esses dias, fiquei tão feliz hehehe, agora me falta os de gb clássico e o black & white 2
Para meu canal tenho um retrô game raspberry, um TV BOX retrô, um PS3, um xbox clássico, xbox 360, Nintendo Wii U e agora um xbox series s. É o suficiente para o canal!
Realmente o valor pra colecionadores de consoles,principalmente os antigos,está cada vez menos possível :(
Brasileiro coloca valor que não existe lá fora é banana essas coisas
Eu comecei minha coleção há uns 5 meses. Inicialmente minha ideia era ter NES, SNES, Mega Drive e Neo Geo porque foram video games que eu quis muito ter quando criança/pré-adolescente e não tive condições de ter. Então é tipo a realização tardia de um sonho. Já tenho meu SNES modelo SNS-001 (com uns 15 jogos). Minha ideia era só começar no Mega Drive depois de ficar satisfeito com o SNES, mas aí vi um vídeo de Ayrton Senna Super Monaco GP 2 no Mega e não aguentei, comprei CIB (pois eu joguei muito no Master System durante minha infância, sempre quis saber como seria jogar no Mega). Daí vou pegar o Mega antes do Planejado (já encontrei um com caixa, manual e serial batendo, vou comprar por 400).
Mas vai ser isso, vou ficar apenas com meu Mega e SNES mesmo (e só vou pegar os jogos que gosto, no caso do Mega só jogos exclusivos ou que ficaram melhor do que no SNES, pois vou pegar o Mega SD que já vai ter a biblioteca toda e é compatível via SD com esses jogos de fã excelentes que estão saindo pro Mega). O resto dos consoles eu vou fazer emulação de alta fidelidade (tipo os Mister da vida ou coisa melhor, talvez só o Saturn não dê pra fazer isso pois dizem que até hoje não conseguem emular ele 100%) e criar uma game station na minha casa (que vou começar a construir ano que vem, vai ter um subsolo dedicado só a isso). Com isso evito todos os problemas que você falou.
Sei bem como é. Meu game cube toda vez que fica parado muito tempo é preciso uns minutinhos pra voltar a ler jogo. Não chega a atrapalhar, mas é um detalhe. Meu dreamcast reseta alguns jogos do nada. Já li que pode ser capacitor. Certa vez formigas fizeram ninho no meu mega drive 1. E o meu Supergrafx? Paguei uma nota nele zerado na caixa zero bala kkk a fonte fritou e tive que comprar outra. A segunda fonte também fritou. Tive sorte com a terceira. Hoje estou com muita coisa em caixas, e preciso urgente bolar umas estantes pra expor tudo. Mas ainda assim eu amo tudo que tenho. Não é fácil, nem tudo é só alegria. Mas ainda assim considero tudo que conquistei um troféu.
Colecionar é isso mesmo, não é só alegria, tem muita pedrada na cabeça, e nem estou falando da grana gasta. Mas se te traz alegria, vale a pena, manda ver na coleção!
Caixas de plástico amigo, caixas de papelão atraem traças e insetos essas casas de plástico são incríveis para guardar os itens. Meu GameCube até hoje tá mil por cento costuma ligar uma vez por mes
Como vc disse o problema é uma galera que quer colecionar para os outros e não por eles mesmos, eu mesmo não ligo ara caixa de console, nem jogo lacrado de fabrica, acho um dinheiro desnecessário, os jogos ruins que pego passo para frente e lucro um pouco, a pessoa só vai ser feliz colecionando tendo suas regras próprias.
Já tive uma bela coleção quando morava com meus pais e acabei vendendo porque na época, o PS2 reinava soberano e tinha vários jogos muito bons e só jogava ele....depois acabei me arrependendo de me desfazer e agora estou voltando colecionar e estou curtindo muito...mas só consoles mesmo e de preferência, destravados....pois jogos originais de consoles um pouco mais antigos, custam um rim !
É Velberan por isso que já passei desta fase, pois o que aprendi é a sensação que eles nos trazem e hj só tenho um Retrô Arcade e vô colecionando Roms e Hacks da mesma, além da falta de jogadores um lado do outro disputando SF de rua rsrs!
Falou tudo velberan, parabéns. Eu tento abrir os olhos de algumas pessoas próximas dessa forma.
Me arrependo de ter vendido meu Master system , Mega Drive , Turbo Game , Atari 2600 . Sega CD , Sega Saturno , Super Nintendo , PS1 e PS2 que foi o último vídeo game que comprei em 2002 . São os vídeo games que tive na minha infância até meus 20 anos de idade ... Depois comecei montar PC´s 😑😑😑
Rapaz até o PS3 eu era da turma de mídia física por causa das capinhas e tals
Mas a partir do PS4 fui priorizando mais a mídia digital mesmo (muito por falta de espaço também)
E a minha tendência agora com o PS5 é abandonar de vez as mídias físicas ficar só na digital mesmo 😁
Eu estou praticamente só no digital também, quase sempre no PC, normalmente física eu pego só os jogos que considero os principais daquele console, ou se tiver uma promoção muito boa que saia igual ou mais em conta que o digital, como está sendo o caso de alguns games do Switch.
Foi a partir desse vídeo que você fez do Dreamcast que conheci o seu canal e comecei a segui-lo.
Eu só coleciono consoles. Fitas específicas que eu quero. O resto é fita com todos os jogos do console e pronto.
Concordo, pretendia começar a colecionar consoles antigos mas vou pensar bastante sobre.
Sobre o Phantasy Star, talvez uma pelicula/caixa transparente com proteção (ou envernizado com) UV deve ajudar a evitar o amarelamento, mas recomendo pesquisar nesse caso em especifico para saber melhor sobre a solução.
Eu hj não coleciono mais nada, mas guardo cmg uns 2 jogos originais de Snes e uns 10 de Xbox 360 originais com manual e tudo.
Aqui no Brasil acho bem dificel de alguém conseguir manter uma coleção seja de games ou até de mangá ou action-figures.
É mais legal quando tem outras pessoas no teu ciclo de amizade, quando é só vc gostando da parada é meio depressivo kk
"As ondas vem e vão"
-Velberan, Skank
Eu tenho um apego muito grande a mídia física e não consigo me desfazer dos meus de PS3, Mais na questão dos mais antigos mesmo como PS1 E Nintendo principalmente sempre escolho emulação, não só pela qualidade e ferramentas (Abraço Save State) mais pela facilidade de acesso e armazenamento Também que é bem mais fácil de organizar!
Até eu que sou fanboy da nintendo acho complicado manter coleção dessa empresa, meu switch logo logo vai pro desbloqueio, até tenho alguns jogos originais e midia fisica pra esse console, mas a nintendo não facilita. R$300 é preço base pra qualquer jogo nintendo e praticamente não existe promoção.
Eu notei que a coleção estava atrapalhando minha vida quando vi meu cachorro ficar doente e não pensei duas vezes em vender algo da coleção para pagar a cirugia dele, Estava perdendo o foco, não jogava mais, era comprar jogo caro porque ''tal'' youtuber falava que era raro ou iria ficar raro. Hoje só tenho o que marcou minha infância e o que realmente gosto, chega de comprar jogos de maneira acumulativa.
É complicado mesmo. Eu botei uma barreira, não compro mais jogos modernos.
Coloquei objetivo, quero completar a coleção de N64 😅
Parei de colecionar há uns 5 anos atrás e foi libertador.
Antes perdia meu tempo só garimpando na internet atrás de jogos e quando chegava eu só colocava no armário e não jogava.🤦🏻
Hoje em dia meu foco é só um, jogar.
Jogo retrô só em emulador e tá bom demais e do resto jogo nos consoles mais atuais.
Fala meu conterraneo!! Tudo beleza? Concordo com tudo o que vc disse, inclusive eu parei de comprar cartuchos e hoje uso só os everdrive pra não ocupar espaço. Mas, sobre o fato do video game "deteriorar" assim como vc disse, isso é real. Tenho fitas sem caixa que mofaram de ficarem guardadas na gaveta, sendo uma delas meu street fighter zero 2 (sfamicom) original. Mas, o que mais me doi o coração foi meu MS1 tectoy 1988. Literalmente deteriorou a carcaça! Tive que refazer todos os pinos dos parafusos da carcaça por que esfarelou. Não sei o porque, pois o game fica na estante sempre limpinho e sem pegar sol. Aproveitei pra refazer estes suportes, troquei os botoes pause e reset q também pararam de funcionar de ficar parado e fiz recap. Entao só de deixar parado aconteceu essa tragedia. Mas ele ta bonitão, montado e funcionando. Outro fato da coleção que atrapalha um pouco é exatamente sobre o MS, que para jogar ele eu preciso de uma tv se tubo porque na Led a imagem e os pixels ficam oxilando. Não é defeito, é alguma incompatibilidade da minha tv, inclusive quando vou jogar MS pelo everdrive do mega drive acontece a mesma coisa. Ou seja, precisa de mais uma tv trambolho na sala.
"Se você vai colecionar alguma coisa, COLECIONA PRA VOCÊ" - a melhor frase que ouvi em anos de internet (principalmente nesta época de abusos e de pessoas querendo aparecer - entenda assim "tenho muita grana vou comprar tudo a qualquer preço para ter"), parabéns pelo vídeo. Sou muito feliz com aquilo que tenho (desde o Natal de 84) , e jogo TODOS OS DIAS há anos. Original, repro, pirata, re-label, NIB, CIB, Sealed, Unbox, ou qualquer que seja o nome inventado (pois hoje em dia o negócio e inventar nomes e siglas), seja o que for, COLECIONE POR PRAZER e o principal, JOGUE
Eu tenho uma coleção de jogos de PS4 e PS5. são mais de 140 mídias físicas. Mas às vezes eu desanimo um pouco. Compro mais porque me faz feliz.
Tenho PS2, PS3, PS4, Xbox s, Nintendo switch oled....enfim, os dois primeiros estão encostados há anos junto com jogos físicos incríveis. Assistir a esse vídeo e ler os comentários me fizeram refletir e talvez seja hora de começar a passar os dois primeiros, os quais só estão ali, apenas, acumulando poeira. 😔
Coleção faz sentido quando tem valor sentimental. Jogar um jogo de nes/snes,... tem valor pq relembra a infância. Por outro lado, colecionar peças que não trás essas lembranças só causa acúmulo de coisas velhas.
Mas em caso de jogos por mim desbloqueava como mídia física pirata o digital no site principalmente em Xbox360 porque cansei de contar mídia original com o tempo a mídia estragar sozinho e pagando uma nota bem cara mais 100 reais ele estraga sozinho não importa quanto mais cedo mais tarde a mídia física acaba estragando mesmo que você cuide muito😢 muito triste 😢
Eu não imagino o velbs sem seu dreamcast
O Dreamcast não vendo kkkk
@@Velberan nem eu vendo o meu
Eu fui colecionador por 14 anos, e consegui montar uma boa coleção, peguei uma época, que os jogos e video games antigos, não tinham valor, todo mundo queria ps2, Xbox Clássico, depois veio ps3, eu comprei jogos que eu gostava, e comprei muito jogo porcaria só pra ter números, mas aí eu pensei, ter por número ou pelo gosto? Aí comprava mais pelo meu gosto, depois veio aquela coisa de moda de coleção e ai que ferrou as coisas, mas qualquer coleção que a gente for fazer ou ter, vai gastar dinheiro, impossível vc ter uma coleção que não invista um bom dinheiro.
Eu também. Desde Junho, quando comprei os meus ultimos 3 jogos da minha coleção de PS3, comecei a pensar até que ponto os jogos que eu tenho são aqueles que me divertem. Eu só compro para jogar, mas ultimamente, os jogos que compro não me dão vontade de continuar a jogar depois de os experimentar pela 1ª vez. A 1ª parte da minha coleção são jogos fenomenais que jogaria outra vez, a 2ª parte está cheia de jogos que não quero rejogar ou que nem sequer acabei. Na 1ª parte tenho jogos como Bayonetta, Vanquish, The Last of Us, Uncharted 2 e 3, Tomb Raider Underworld e reboot, Gran Turismo 5 e 6, Metal Gear Rising, entre outros. A 2ª parte tem CoDs, BFs, Rage 🤮, Assassin's Creed III, Ninja Gaiden Sigma 2 🤢, entre outros jogos. Esta segunda parte também tem jogos em que gastei menos. Parece que em certos jogos ou é mais do mesmo ou é aborrecido.
@@nunosa528 eu sei como é, na sua primeira parte só jogão mesmo, na segunda, eu gosto da saga Ninja Gaiden, é jogo difícil demais, exige muito treino e tempo pra se dedicar aprender, AC não sou muito fã da série, gosto só de uns dois jogos. Mas aquilo, quando a gente começa uma coleção, a gente fica na empolgação e na euforia, quer encher de jogos a qualquer custo. Se eu for voltar hj a colecionar, eu vou fazer uma pequena coleção, com apenas jogos que eu realmente gosto.
@@mafiosodosgamesprodicas9590 sem duvida, tenho aqui uns 10, 11 jogos que os mandaria embora por não darem vontade de repetir ou por não os queres terminar. Mas também tenho sorte que tenho uns 9 ou 10 jogos que gostei tanto, que volto/voltarei a jogá-los.
Salve meu amigo falou tudo
Eu coleciono por causa da Nostalgia mesmo, e simplesmente só pego oq irei curtir mesmo.
Forte abraço 👊🎮
Aposto q vc manteve o Jikuu Tantei DD. Impossível se desfazer dessa obra de arte.
Por isso gosto muito do seu canal. Vc manda a real Velberam. Parabéns
Eu fechei minha coleção retrô. São poucos itens (uns 150) divididos em duas prateleiras na minha estante, mas lá tem tudo que eu sempre quis pra relembrar meus melhores momentos com aqueles jogos.
Eu mesmo, só pego jogos que eu gosto mesmo. Se bem jogo em lote que eu não curto, eu vou e uso como moeda de troca por algo que eu goste mesmo.
Acumular só por acumular, não curto. Pra mim, tem que ter sentido, e por isso, só sendo algo pra mim mesmo!
Sobre esse assunto tava vendo que tem uma onda de youtubers fazendo vídeos do xbox clássico, só que eles mesmo comprovam que simplesmente apesar dele ser melhor que o playstation 2 simplesmente não vale a pena, comando do controles meio estranhos, mais dificil encontrar coisas específicas do xbox clássico enfim, pelo que entendi só vale a pena se vc quiser muito jogar um jogo específico e depois provavelmente vc irá vender barato, essa é a tal leva que vc diz, tudo é fase
Legal ver que meu comentario no site roxo foi usado no vídeo. Mas é um assunto que deixa a gente pensando. Hoje estou repensando sobre o assunto de colecionar. Pois não tenho mais tempo e o dinheiro também é limitado.
Acho que o caminho é: dá um tempo nas aquisições e depois de uns meses, veja se as peças fazem diferença na sua vida. Se não, passa fogo, bateu saudade, continua. Obrigado pelo comentário, está servindo para responder a vários aqui 😁
Tenho meu Dreamcast e meu PS1 Baby guardadinhos em casa até hoje e não me desfaço deles por nada. Me arrependo até hoje de ter me desfeito dos meus Mega Drive e Super Nintendo lá nos anos 90 e tenho que me contentar com os emuladores.Pensem num cara que teve quase todos os consoles desde o Atari 2600,passando pro Master System,Mega Drive,Famicon,Super Nintendo,Jaguar,3DO, PSX,Sega Saturn e Nintendo 64 e por fim pro meu amado Dreamcast.Pelo menos consegui adquirir um Ps1 de novo no fim da sua vida útil, o famoso Playstation Baby e hoje tenho os dois. Eu teria muito mais coisa aqui em casa pegando pó se não tivesse passado todos os demais para frente.Pretendo colecionar mais jogos de Ps1 e Dreamcast mais para frente.Também queria descolar um PS2 um dia.