Os entrevistadores estao tentando criticar um lado e a entrevistada está dando aula de diálogo, indivisibilidade, honestidade e cuidado. Parabens! COISA LINDA!
@@Andre-mj3pn vdd essa do pastor! Teve outra também, dia 20 foi dia da consciência negra, a branquitude foi descansar e festejar, enquanto os negros serviam a branquitude. Foi um "ótimo" feriado muito simbólico.
Se o Estado é laico, não deveriam existir vantagens de uma religião sobre a outra. Mas o brasileiro nao sabe nem ler direito, quanto mais entender o que é um Estado laico.
Muito gasto de energia para discutir se deixa a cruz, se tira a cruz, enquanto isso os problemas reais como fome, corrupção, falta de segurança vão ficando de mal a pior.
Estado laico verdadeiro é o Uruguai. Lá o Governo não estimula nenhuma festa religiosa, nem mesmo o natal. Quem quiser comemorar pode livremente sem a interferência do Estado,mas Ele não estimula ninguém. Os dias de feriados religiosos são trasformados em festas onde todos os credos são incluídos. Parabéns aos evoluidos Uruguaios!
@@gabrielcarvalho7438 Com o advento da República (1889), o governo provisório decretou a separação entre a Igreja Católica e o Estado. O rompimento marcou o começo de um novo relacionamento entre o poder civil e religioso. Era complicado para a Igreja Católica organizar-se como instituição independente e sustentar-se economicamente, uma vez que não possuía estrutura que pudesse dar conta deste novo contexto. Para Cantão (1986), a República trouxe a separação entre a Igreja e o Estado no Brasil, para alívio de todos, dos políticos e dos eclesiásticos. Foi talvez o único caso em que a separação da Igreja decretada pelo Estado foi por ela acolhida como libertação. Os políticos, certos de que a religião estava ultrapassada na era positivista e do progresso, acreditavam estar escrevendo o epitáfio da Igreja. Os eclesiásticos, podendo respirar em liberdade, sem a „proteção‟ sufocante do Estado, viam renascer uma esperança de restauração (p. 47-48). Fonte: A relação da Igreja Católica com o Estado brasileiro - 1889/1960 Blasius Silvano Debald
A mais clara demonstração de que esse povo não entende o que dizem, ou que defendem é, por meio da maneira como eles se mostram perplexos com igreja evangélicas e católicas fazendo CARIDADE. A caridade é um princípio cristão. Esse povo é realmente ridículo!
tirar simbolos catolicos é uma vitoria dos evangelicos e nao dos praticantes das religioes afro, que nunca se incomodaram com isso e ainda cultuam de modo sincretico.
Estado laico, crítica às imagens em espaços públicos, mas ninguém questiona a Deusa grega Athena como deusa da justiça, nem aos feridos católicos, ou a inscrição em nosso papel moeda, igual existe nos EUA. portanto, sejamos coerentes. O problema não são os símbolos religiosos, mas o mau uso da religião para validar discursos de ódio!!
A advogada que fez a pergunta demonstrou grosseiro desconhecimento jurídico, além de uma oratória risível. A resposta da ministra foi perfeita, reconhecendo a importância do combate ao preconceito contra as religiões de matriz africana sem cair na "armadilha" carregada de senso comum e preparada pela responsável pela pergunta.
Roda morta, pessoas despreparadas ou mal intencionadas, (apresentadores e intrevistados) com finalidade obscuras, que causam mais confusão que esclarecimentos.
Gente… o que é essa Fayda?! Retirar a cruz é responder preconceito com preconceito! Que figura caricata e risível! A ministra foi excelente na resposta!
@@joyway4 não , toda e qualquer pessoa com qualquer senso pensaria se tem uma cruz ,deveria ter símbolos de outras crenças , afinal no Brasil não existe só cristão ou todos ou não tem nenhum
Arrancar a cruz... Isso é preconceito religioso!!! Existe um discurso raivoso contra as igrejas evangélicas travestido de igualdade e defesa das minorias. Há mais negros evangélicos do que de outras matrizes. Isso precisa ser levado em consideração.
7 днів тому+25
Não é preconceito! É igualdade. Ou nenhuma religião se manifesta e o estado se torne de fato laico, ou todas se manifestam! Direitos iguais.
@@dandara1513 e por que os governos, municipal, estadual/distrital e federal gastam em decoração?, o governo do DF se lava em escândalos proporcionando coisas do papai noel !!!!
Não vejo problema nenhum em ter uma cruz ao entrar numa sala do setor público. Se o servidor público, se sente bem com a cruz, deixa ele por. Tem muitos outros problemas pra gente se preocupar.
Não sou cristã , isto é não tenho o cristianismo como crença mas acho interessante manter os símbolos religiosos cristãos nas repartições públicas porque remete a nossa história. Achei a pergunta muito mal formulado sobre trazer a pauta dos direitos humanos para os evangélicos, ficou deselegante e me pareceu também preconceituoso. Mas que resposta elegante da nossa Ministra ! Quanta a ministra que eu não conhecia, foi um prazer ouvi-la! Que clareza ! Que alma linda ! Que pessoa inteligente ! Me ganhou ! Não sou de esquerda nem de direita ! Espero podermos votar em pessoas que não estejam na quinta série e nesse sentido faço votos para um futuro político prospero para esse ser humano maravilhoso, Macaé Evaristo !👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Concordo André ! Eu pessoalmente ficaria emocionada ao ver todos símbolos lado a lado . Sua colocação foi perfeita . Agradeço sua complementação. , realmente faltou isso no meu texto.
As duas respostas anteriores estão certas Eu sou da religião do Johrei de Meishu Sama , adoraria ver o símbolo da minha religião em locais públicos, assim como gostaria de ver de outras religiões também. E se tivesse o símbolo de qualquer outra religião não cristã, e da cristã não? As pessoas cristãs iam reclamar porquê ? Se quando reclamamos da religião cristã , os cristãos não gostam que reclama.
Os evangélicos na política, além de ter o preconceito da Homofobia , também tem preconceito contra outras religiões que aceitam o casamento de pessoas do mesmo sexo. Porque ,pela lei , e em cartório civil, os homossexuais tem direito ao casamento entre eles E a maioria dos pastores evangélicos estavam no plenário discutindo para tirar esse direito deles usando a Bíblia. Me responda então. Tirando a Bíblia da discussão, qual é o motivo que pessoas Cis hereros tem pra proibir o casamento civil de duas pessoas do mesmo sexo ?
Oportunista vc hein? 😂😂 pra defender sua escolha ou opção ou vontade se posiciona de um lado, bate no outro e esconde a mão para que se degladeiem entre si? HIPÓCRITA. Outra coisa, procura conhecer as religiões a fundo e o que fazem para o bem da sociedade antes de colocar na pauta aleatoriamente um assunto que não é o foco do assunto. Suas associações representativas estão fazendo o que por pessoas em situacao de rua? Jovens se acabando com drogas e prostituição? Famílias Desempregadas passando fome? Pasme mas centenas de associações evangélicas neste momento estão ignorando sua falácia e estão ajudando. Será isso discriminação?
Oportunista vc hein? 😂😂 pra defender sua escolha ou opção ou vontade se posiciona de um lado, bate no outro e esconde a mão para que se degladeiem entre si? HIPÓCRITA. Outra coisa, procura conhecer as religiões a fundo e o que fazem para o bem da sociedade antes de colocar na pauta aleatoriamente um assunto que não é o foco do assunto. Suas associações representativas estão fazendo o que por pessoas em situacao de rua? Jovens se acabando com drogas e prostituição? Famílias Desempregadas passando fome? Pasme mas centenas de associações evangélicas neste momento estão ignorando sua falácia e estão ajudando. Será isso discriminação?
O significado real dos símbolos esvaziaram-se nas mãos de seres não muito preparados para compreende-los devido ao alastramento do acesso geral. O "crucifixo" representa: a intersecção entre espírito e matéria; a união, ligada pela linha do horizonte, de céu sobre terra; é a Divindade olhando-se num espelho. Portanto esse é um símbolo que traz a tona pensamentos muito mais elevados. O Bom interprete compreende as linguagens em sua essência.
A estado é laico. Cada um tem seu direito de manifestar sua fé. Como seres humanos, devemos nos unir pelo bem de todos e socorrer o necessitado. Quanto à questão religiosa. Só Jesus é o Caminho, a verdade e a vida.
Quanto a questão religiosa, o que você disse é opinião sua , não acreditamos nisso , não somos obrigados a acrwditar a mesma coisa que você acredira E sim , eu tenho uma crença, tenho a minha religião, mas não vou afirmar nada, porque ninguém é obrigado a concordar com a minha crença, mas respeitar a crença que eu tenho que não é a sua
@atravessandolimites7325 foi o que disse. Pra fé que professo, Jesus é o Caminho a verdade e a vida. Isso não quer dizer que todos tem que acredita da mesma forma que eu. Sou cristão e tenho a bíblia como única regra de fé e prática. Vc tem a sua crença e ponto. Ninguém é obrigado a nada. Estamos num país livre e podemos manifestar nossa fé livremente. Perto da casa que moro tem um terreiro, nunca fui lá falar nada contra eles. É a crença deles. Mas se em algum momento eles me derem a liberdade de falar sobre minha fé, eu vou falar e ainda assim vou trata-los com todo respeito.
@projetohope3921 Nesse vídeo, ninguém perguntou nada sobre o que você acredita. E se eu colocasse qualquer frase dita por Meishu Sama afirmando para todos aceitarem , você por exemplo não ia aceitar. Eu concordei com mais da metade do seu primeiro comentário Mas não concordei com o que dise sobre a reliosidade de TODOS os Brasileiros Teria concordadado 100 % se no final você dissesse Quanto a religiosidade , cada um que siga sua religião. Ai sim , eu ia concordar 100%
@@projetohope3921 Quanto ao dia que um Umbandista te chamar pra debater sobre suas religiões. Me avise e grave de Batman internet , você vai falar da sua religião e esse umbandista vai falar sobre a religião dele. Quero assistir pra torcer pra ele . Outro evangélico católico ,pode torcer pra você se quiser
@atravessandolimites7325 calma. Eu só comentei. O vídeo está em uma rede aberta, para qualquer pessoa assistir e comentar. A forma como vc fala é intolerante. Como eu disse: ninguém é obrigado a crer da forma que eu creio. Eu tenho liberdade de crer e assim e vc tem liberdade de acreditar no que vc quiser. Eu sou cristão e falo do que acredito, se vc acredita de outra forma, fique a vontade para fazer seu comentário sobre o vídeo. É o seu direito.
Kkkkkkk, engraçadinha essa advogada né, toda irônica cheia de caras e bocas. Kkkkk ,pena o roda viva já foi um programa sério . Hj virou picadeiro.Que pena.
Mas a advogada está equivocada , quando o estado é laico significa que qualquer culto é liberado para praticar seus rituais . Se não fosse laico as religiões que não fossem cristãs não poderia exercer seus direitos a cultuar e fazer suas liturgias.
culturalmente o brasil tem formação catolica com influencia das religioes afro. Essa neo pentecostalismo midiático é fruto de um imperalismo financeiro que enxargou nossos meios de comunicação.
Leis não tem espírito, não são seres vivos, a moralidade e ética vem muito antes do cristianismo, por isso as leis devem ser tão laicas quanto, se fosse levado a sério não teria vantagens para esses crentes hipócritas e suas igrejas.
Muito sensata a Ministra, tocou num assunto delicado, que são as pessoas que se intitulam evangélicos para cometer crimes. Tem que saber separar joio e trigo, esse é o caminho. A mídia adotou o termo "traficante evangélico" e usa sem dó. Inclusive a entrevistadora ficou um pouco incomodada com a fala da Ministra sobre o assunto. Sobre a laicidade do Estado, não pode ser apenas na Constituição.
Você afirma que em qualquer lugar do mundo sempre haverá mais instituições religiosas do que escolas. Com base em que dados você afirma isso? E da superioridade do número de igrejas em relação ao de escolas pode-se extrair que a igreja "educa" mais do que a escola. Apesar disso, a violência predomina na sociedade, não só a violência física, mas a psicológica. A conduta desonesta. A cultura do 'levei vantagem'. Se tem mais igreja evangélica, deve ser porque há muita gente indo na igreja, absover a fé cristã. Mas isso não se constata na sociedade promiscuosa, pornográfica, pois é a mesma que dá audiência a BBB, FAZENDA, dancinhas indecentes em diversas redes sociais, piadas indecentes, golpe atrás de golpe, vantagem aqui ou acolá. Gente promovendo jogo do tigrinho e gente caindo nisso. Uma sociedade com mais igreja do que escola, mas que é imoral e burra. A igreja não vem cumprindo o papel sobre a moral, a escola também não. A crendice prevalece sobre o senso analítico e crítico. Enfim, isso é só a poeira sobre a superficie do assunto. Dá pra ir mais longe.
Outro exemplo simples vamos imaginar que uma linha editorial da CPAD ou Betel fosse usada para combater as religiões de matrizes africanas ou mesmo demonizar símbolos dessas religiões, se no caso os Pastores Presidentes não abusam dessa liberdade religiosa e liberdade de expressão para aumentar aumentar o ódio e preconceito, combater as seitas e heresias na sociedade Brasileira?
A cruz é sinal de maldição pois uma parte na bíblia fala que maldito todo aquele que for pregado no madeiro, e assim o jesus se fez maldito por nós. E se o jesus morresse numa forca ou na guilhotina ou até mesmo apedrejado qual símbolo o cristianismo adoraria???
Se a Salvação do Mundo e a Vitória sobre a Morte for "maldição" para você, fique à vontade para ver a Cruz dessa forma. Cristãos não a veem assim. O mal de muitos é pegar um versículo isolado e tentar construir um castelo em cima dele.
Se qualquer Estado é laico... esse Estado não pode interferir em retirar ou em colocar, por exemplo, crucifixo ou estátua de baphomet, em prédios e logradouros públicos. O Estado pode ser laico e cada cidadão(ã) desse Estado (qualquer que seja ele) pode ser religioso(a) ou não. Se regligioso(a), de matriz europeia, africana, asiática, americana, oceânica ou do raio que o parta.
Ops minha filha o Brazil hoje e' laico mas o Brazil foi descoberto fazendo a 1missa no Brazil em Bahia. Nossas raizes sempre foram cristaos mesmo existindo varias no Brazil.
Fui pastor evangélico voluntário por vários anos, e algumas vezes hostilizado por combater ativamente a proliferação de falsas notícias nas igrejas, o uso dos púlpitos como palanques políticos e a Teologia da Prosperidade. Sempre defendi Direitos Humanos e o respeito à diversidade. Sou professor, e recentemente fui impedido de concluir um discurso para alunos em uma escola pública (na qual sou servidor efetivo) por ter usado como texto motivador um trecho da Bíblia: isso deixou alguns colegas incomodados. Fiquei muito chateado e pensei em entrar com providências cabíveis, mas acabei chegando à triste conclusão de que simplesmente colhi espinhos que não plantei, mas minha própria comunidade de fé plantou. Ali na escola a maioria de meus colegas de trabalho é integrante de religiões afro, e alguns católicos, sendo eu o único evangélico. Quantas vezes eles tiveram seus direitos tolhidos diante de representantes da minha religião? (Talvez muitas)... Passado o mal-estar com a situação, relevei. Sigo respeitando e acolhendo como professor (mesmo sendo evangélico) a comunidade afrodescendente, os lgbts e ateus. Sempre que escuto alguém dizer que nós evangélicos temos sido perseguidos, replico: Será que não estamos colhendo o fruto amargo que nossos ditos representantes tem plantado pra nós? Precisamos desenvolver um olhar epistemológico em nós.
@@dandara1513Ela é ministra dos direitos humanos, trabalha com o público e a comunicação, então é justo que ela tenha o básico de clareza do que faz e fala.
O grande problema do cristianismo é que ele assume que, se você não converter o seu próximo, você irá para o inferno do mesmo jeito. Essa foi a grande sacada para a dominação.
O Estado ter símbolos religiosos cristãos não configura necessariamente a sua religião, e outra o Estado laico é respeito pelas religiões e não a abolição delas. O que é engraçado é que as religiões de matriz africana tem liberdade de culto graças aos cristãos, Logo isso é uma falácia.
O preconceito contra evangélicos existe porque, em suma, são preconceituosos com relação aos outros, o preconceito evangélico existe porque sabem que não concordamos com seus preconceitos.
É muito simples, praticamente todo o ocidente foi construído por pessoas de crença judaica-cristã, mesmo que houve falhas em alguns momentos. Mas é uma verdade.
@@MrArthur7000 entendo a necessidade de se expressar. Mas a cruz não representa o cristianismo enquanto religião, porque o Estado é laico. A Cruz representa o sacrifício de Cristo para nos perdoar os pecados.
@@igorrafaelrodrigues5677 não entendo, o deus da África não é Zambi? Não são matrizes africanas? Somos fundamentalmente cristãos, isso seria problema na África porque lá é predominantemente muçulmana, cristã e apenas 8% prática a religião local.
A base é indígena, os invasores europeus não foram os únicos por aqui, fora os judeus e mulçumanos que vieram e dos africanos de religiões tradicionais, ou é um país de todos esses povos, ou divide em novos países cada qual com sua parte, aqui não vai virar um Afeganistão ou Irã, o estado é laico estamos no século 21.
Se o Brasil ja tinha indígenas antes dos cristãos chegarem aqui. A base cultural , é a religião dos indígenas Não sou indígena e nem da religião deles . Mas a verdade , é que a religião aqui no Brasil começou por eles . E não adianta obrigar os índios a rezarem o pai nosso cristão , a religião deles é a religião Do grande espírito Deus Tupã
Depois o crentelho vem falar de intolerância religiosa quando você diz que não gosta kkkkkkkkkk querem empurrar de guela a baixo em todo mundo e depois são os primeiros a chorar.
@@80sForever29 o preconceituoso querendo dar lição de moral, sendo intolerante e preconceituoso chamando alguém de "crentelho". Poucos religiosos realmente vivem a prática do que pregam!
E la não respondeu à pergunta. A cruz, como símbolo religioso, não se limita ao catolicismo. Portanto, será que a identidade popular no campo religioso não seria utilizada como um instrumento político?
Não vejo necessidade de tirar as cruzes dos lugares públicos, e mais, se acrescente os símbolos das diversas religiões que inspiram e suportam as dores da Alma Brasileira.
A demonização não vem do aspecto racial. É um erro atribuir isso aos evangélicos, que hoje é a religião que mais tem negros no país. O que os evangélicos consideram como demônios são essas tomadas espirituais de certos espíritos a corpos humanos, que é um fenômeno que não só acontece na áfrica, tampouco apenas nas religioes afros e de matriz afro. É um fenômeno mais antigo que a própria humanidade. É preciso discernir as coisas, pois se continuarmos a tratar os evangélicos como criadores de um racismo religioso vamos acabar afastando o próprio preto de sua condição histórica, racial e material.
O racismo é demonização da raça humana sim, do outro,fernandosantos, esta mentindo,quem trouxe à colonização européia e à escravidão foi o vaticano e estruturou o racismo também, o racismo começou com as colonizações européias para o contineta americano, quem é racistas são bos católicos romanos que tem doutrinação nas suas litugias pagãs.
Estou conhecendo para opinar. As escolas trabalham na história e no ensino religioso o retrato de onde viemos e q a sociedade é plural, religiosa e passa por mudanças. De modo q o respeito é urgente à todos. O certo é q nenhuma palavra deve ser cerceada ferindo o outro!
@ O Sr só esqueceu de mencionar que causas identitárias tem aspecto amplo, portanto valem também para os senhores. Criticar o movimento negro como um "todo" é no mínimo identitarismo religioso. palavras bonitas e exóticas não são melhores que boa argumentação.
Vamos trazer um exemplo de Estado Laico. A Suécia é oficialmente um estado laico. Mas o governo destina verba as instituições religiosas dentro de aspecto de manutenção de atividades culturais. A Igreja Luterana da Suécia recebe a maior parte desse dinheiro. Pois tem uma infinidade de Brasílias e Catedrais que fazem parte da Identidade Sueca. O Estado Sueco reconhece a contribuição do cristianismo na formação da Identidade da sociedade sueca. A gente que entender e aceitar a grande participação do catolicismo na formação da nossa sociedade. E cruzes e feriados religiosos são manifestações da nossa formação. A grande maioria dos evangélicos são ex católicos. O Brasil mudou de Igreja, mas não saiu do cristianismo. O Estado brasileiro deve combater fortemente a violência contra terreiros de matriz africana. Retirar símbolos do Cristianismo de repartição pública. Pouco ajuda esses terreiros.
Não, é igual para todos. Sou cristão, mas sei discernir e tenho caráter para admitir que uma cruz, que simboliza a religião cristã, possui um simbolismo de atribuir ao cristianismo a posição no topo da hierarquia das religiões no nosso país, sendo que somos um país laico.
@@cledsoncavalcanti1271 o brasil e as leis foram e são fundamentadas por princípios judaico-cristãos, ignorar essas interligações é ser ignorante ou desonesto
@@dilsonsouza1284 o estado ñ é laico só no papel visto que você pode entrar num recinto público que tenha uma cruz na parede portando guias no pescoço ou com algum outro simbolismo de outra religião. estado laico ñ é a ausência de influência da religião no seio da política, mas sim a coexistência de religiões sob o estado democrático de direito. isso é, sabemos, na expectativa/teoria, pois temos e tivemos líderes católicos, crentes e até praticante de feitiçaria (Collor). nada disso e nem nada do que você ou eu poderíamos discutir e passarmos a madrugada adentro nessa seção de comentários faria ou fará dissipar a influência católica e o fato de que o Brasil é um país de maioria cristã (mesmo que porcamente - tipo os católicos de IBGE - e hipocritamente).
Todos sabemos que os conceitos de democracia, Constituição, direitos humanos, laicidade, etc, são usados ao bel prazer dos que ocupam o poder. Quem ocupa o poder há séculos no Brasil? Então, eles secularmente determinam o que deve ser o "normal". Estamos apenas começando uma pauta de mudanças que demorará séculos para de fato ser implementada. Isto se ainda houver Humanidade. Vivemos um momento mundial terrível, com o renascimento de todo tipo de pensamento retrógrado, que remonta às guerras mundiais anteriores. O discurso é um, mas a prática é outra
Ecdd, o racismo é demonização de raças humanas dos outros , o superfaturamento dos uniformes é uma espécie de crime de herança colonial europeia e árabes.
Meu Deus que mulher despreparada. Os entrevistadores perguntam uma coisa e ela responde outra. Como uma mulher dessa chega a ministra de Estado? E não estou nem falando da cor mas de preparo mesmo. Até porque Joaquim Barbosa é negro e presidiu o Supremo tribunal federal e tinha uma retórica e argumentação impecável. Isso que dá escolher pela representatividade e esquecer a qualidade. Por mais negros capazes em cargos chaves na esfera federal
8 днів тому+7
Claro que está falando de cor, uma mulher negra Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora da rede municipal de Belo Horizonte foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, de 2005 a 2012, e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2018.Também foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, de 2013 a 2014. Mas na tua cabeça ela é "despreparada"!
Foi nítido a cara da Vera Magalhães ao ver que a ministra estava completamente perdida nas respostas que deu. Assisti todo o programa e sinceramente fiquei decepcionado com a falta de argumentação para perguntas tão simples.
8 днів тому+2
@@raknaton Um dos motivos para eu não assistir ao programa é a cara da Vera Magalhães, não sei o que ela perguntou além desse trecho, mas Macaé Evaristo é um excelente quadro e não é porque ás respostas dela não eram a que vocês queriam, que ela deixa de ser uma profissional excelente.
Podemos afirmar que a colega é uma simples desenformada e com dificuldades de assimilar as respostas da ministra. E estando a frente dos direitos humanos e claro que as respostas sempre serão com base na laicidade. Se observaram, elas está do lado de que sabe ser laico e não favorecendo as perguntas intencionadas. A cruz está nas repartições públicas por um único motivo... fazendo jus a paz. Não o pq da preocupação em relação a isso.
A ministra dos DH no Brasil está para pacíficar os conflitos entre as manifestações, e denominações religiosas, não para tomar partido.
Os entrevistadores estao tentando criticar um lado e a entrevistada está dando aula de diálogo, indivisibilidade, honestidade e cuidado. Parabens! COISA LINDA!
Pensei nisso, também. E a descrição do vídeo é o pior.
Estado é laico, mas não vejo ninguém reclamando de feriado santo.
Isso não tem nada a ver com o lado "santo" e sim com o feriado.
As pessoas gostam do feriado
@@bolocakee eu sei, falo uso só para zuar. Sorria!
Vejo de feriado neo pagão (dia das bruxas), festas as entidades Afro (um pastor da Lagoinha incentivou jovens tumultuar uma reunião dessas)
também existe o dia de finados, mas não estou te vendo reclamar por não ter um dia do vivo
@@Andre-mj3pn vdd essa do pastor! Teve outra também, dia 20 foi dia da consciência negra, a branquitude foi descansar e festejar, enquanto os negros serviam a branquitude. Foi um "ótimo" feriado muito simbólico.
Se o Estado é laico, não deveriam existir vantagens de uma religião sobre a outra. Mas o brasileiro nao sabe nem ler direito, quanto mais entender o que é um Estado laico.
O vaticano que a religião priveligiada pelo estado.
Muito gasto de energia para discutir se deixa a cruz, se tira a cruz, enquanto isso os problemas reais como fome, corrupção, falta de segurança vão ficando de mal a pior.
Ué, então tira e pronto.
Mas tudo está relacionado a isso. Ou povo...
Perfeito, senhora.
Não há nenhuma lei ou teoria humana que se sobreponha sobre o poder e a palavra do Deus vivo! Ninguém pode parar a igreja do Senhor Jesus 🙏🏻
Estado laico verdadeiro é o Uruguai. Lá o Governo não estimula nenhuma festa religiosa, nem mesmo o natal. Quem quiser comemorar pode livremente sem a interferência do Estado,mas Ele não estimula ninguém. Os dias de feriados religiosos são trasformados em festas onde todos os credos são incluídos. Parabéns aos evoluidos Uruguaios!
Na Venezuela o ditador assacino maduro amigo do lula mudou até a data do natal
@@Ricardo-ms5kqdesculpe me mas o que o natal comemora especificamente?
@harleyking88 Nascimento de Jesus
@harleyking88 mais a questão não é essa o cara se acha Deus assim como países comunistas idolatram levam flores quem não idolatra morre
@harleyking88 e assim na Coreia do norte , foi com stalin, com Hitler, com mão t setung na Coreia do norte só pode idolatrar o ditador
Só lembrando que o Brasil é laico desde 1889, há mais de 130 anos.
Desde 1891, quando a nova Constituição separou a Igreja do Estado.
@@gabrielcarvalho7438 Não mesmo. Eu ratifico meu comentário.
@@gabrielcarvalho7438 Com o advento da República (1889), o governo provisório
decretou a separação entre a Igreja Católica e o Estado. O
rompimento marcou o começo de um novo relacionamento entre o
poder civil e religioso. Era complicado para a Igreja Católica
organizar-se como instituição independente e sustentar-se
economicamente, uma vez que não possuía estrutura que pudesse
dar conta deste novo contexto. Para Cantão (1986),
a República trouxe a separação entre a Igreja e
o Estado no Brasil, para alívio de todos, dos
políticos e dos eclesiásticos. Foi talvez o único
caso em que a separação da Igreja decretada
pelo Estado foi por ela acolhida como libertação.
Os políticos, certos de que a religião estava
ultrapassada na era positivista e do progresso,
acreditavam estar escrevendo o epitáfio da
Igreja. Os eclesiásticos, podendo respirar em
liberdade, sem a „proteção‟ sufocante do Estado,
viam renascer uma esperança de restauração (p.
47-48).
Fonte: A relação da Igreja Católica com o
Estado brasileiro - 1889/1960
Blasius Silvano Debald
@@EdgarSoe , tem razão. Erro meu.
Estado laico há 0 dias.
A mais clara demonstração de que esse povo não entende o que dizem, ou que defendem é, por meio da maneira como eles se mostram perplexos com igreja evangélicas e católicas fazendo CARIDADE. A caridade é um princípio cristão. Esse povo é realmente ridículo!
tirar simbolos catolicos é uma vitoria dos evangelicos e nao dos praticantes das religioes afro, que nunca se incomodaram com isso e ainda cultuam de modo sincretico.
Estado laico, crítica às imagens em espaços públicos, mas ninguém questiona a Deusa grega Athena como deusa da justiça, nem aos feridos católicos, ou a inscrição em nosso papel moeda, igual existe nos EUA. portanto, sejamos coerentes. O problema não são os símbolos religiosos, mas o mau uso da religião para validar discursos de ódio!!
👏👏👏
Verdade
A advogada que fez a pergunta demonstrou grosseiro desconhecimento jurídico, além de uma oratória risível. A resposta da ministra foi perfeita, reconhecendo a importância do combate ao preconceito contra as religiões de matriz africana sem cair na "armadilha" carregada de senso comum e preparada pela responsável pela pergunta.
@@inacioperondihank3961 exatamente isso mesmo!
@@inacioperondihank3961 verdade
Roda morta, pessoas despreparadas ou mal intencionadas, (apresentadores e intrevistados) com finalidade obscuras, que causam mais confusão que esclarecimentos.
Gostei do posicionamento da Ministra! Parabéns pela coragem!
Parabéns para a ministra. Essa Vera Magalhães presta um desserviço ao país.
Sai do fake intolerante religioso
Gente… o que é essa Fayda?! Retirar a cruz é responder preconceito com preconceito!
Que figura caricata e risível!
A ministra foi excelente na resposta!
Quando vemos uma bancada de extrema direita evangélica não podemos falar sobre país laico no Brasil
As falas da Vera Magalhães e da advogada são cristofóbicas. A posição da ministra foi surpreendente e exemplar.
Para agradar você deve ter sido sim
@@joyway4 não , toda e qualquer pessoa com qualquer senso pensaria se tem uma cruz ,deveria ter símbolos de outras crenças , afinal no Brasil não existe só cristão ou todos ou não tem nenhum
Arrancar a cruz... Isso é preconceito religioso!!! Existe um discurso raivoso contra as igrejas evangélicas travestido de igualdade e defesa das minorias. Há mais negros evangélicos do que de outras matrizes. Isso precisa ser levado em consideração.
Não é preconceito! É igualdade. Ou nenhuma religião se manifesta e o estado se torne de fato laico, ou todas se manifestam! Direitos iguais.
Mantém a cruz e coloca fios de conta do lado, ou imagens de santos, que também irão representar Orixás.
Ficou igualitário pra você, Alex?
Discurso raivoso existe é contra religiões de matriz africana. Hoje as escolas mais se parecem com igreja do que escola, tá um absurdo isso.
Né! O cara quer falar de preconceito, mas as outras religiões estão sendo invisibilizadas, tratadas como inexistentes.
A ministra fez um esforço retórico gigante pra não desagradar a audiência evangélica que é sim intolerante. Escorregadia.
😂😂 verdade intolerância sim , ao pecado....😂
Essa daí teve que devolver dinheiro para não ser presa 😂
A maior prova que o país não é laico são as manifestações natalinas, uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaa !!!!
Mas é algo individual e independente, n são todas as famílias que comemoram.
@@dandara1513 e por que os governos, municipal, estadual/distrital e federal gastam em decoração?, o governo do DF se lava em escândalos proporcionando coisas do papai noel !!!!
Não vejo problema nenhum em ter uma cruz ao entrar numa sala do setor público. Se o servidor público, se sente bem com a cruz, deixa ele por. Tem muitos outros problemas pra gente se preocupar.
Tem problema sim, vc já viu um símbolo de outras religiões, em repartição pública?
Pois é né! Mas os demônios não entendem o óbvio.@@cesarnunes7163
Também não vejo problema, queira ou não queria os cristãos são a maioria no Brasil, sem preconceito contra outras religiões, mas isso é um fato.
@irmaonetodasilva2754 sempre a mesma desculpa de maioria... Ou é laico ou não é.
Amei essa ministra.
Laicidade sempre e respeito às diferenças ❤️🇧🇷
A cruz incomoda tantos principalmente os evangélicos, que coisa né 🤔....
Não sou cristã , isto é não tenho o cristianismo como crença mas acho interessante manter os símbolos religiosos cristãos nas repartições públicas porque remete a nossa história. Achei a pergunta muito mal formulado sobre trazer a pauta dos direitos humanos para os evangélicos, ficou deselegante e me pareceu também preconceituoso. Mas que resposta elegante da nossa Ministra ! Quanta a ministra que eu não conhecia, foi um prazer ouvi-la! Que clareza ! Que alma linda ! Que pessoa inteligente ! Me ganhou ! Não sou de esquerda nem de direita ! Espero podermos votar em pessoas que não estejam na quinta série e nesse sentido faço votos para um futuro político prospero para esse ser humano maravilhoso, Macaé Evaristo !👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Se é pra manter o símbolo, pQ não incluir os demais que também fazem parte da nossa história? ou só a dos brancos ocidentais é válida?
Concordo André ! Eu pessoalmente ficaria emocionada ao ver todos símbolos lado a lado . Sua colocação foi perfeita . Agradeço sua complementação. , realmente faltou isso no meu texto.
As duas respostas anteriores estão certas
Eu sou da religião do Johrei de Meishu Sama , adoraria ver o símbolo da minha religião em locais públicos, assim como gostaria de ver de outras religiões também.
E se tivesse o símbolo de qualquer outra religião não cristã, e da cristã não? As pessoas cristãs iam reclamar porquê ? Se quando reclamamos da religião cristã , os cristãos não gostam que reclama.
História dos portugueses que matavam os índios para converte los ao cristianismo? Essa história?
@@Andre-mj3pn concordo tbm com você 👏
Os evangélicos na política, além de ter o preconceito da Homofobia , também tem preconceito contra outras religiões que aceitam o casamento de pessoas do mesmo sexo.
Porque ,pela lei , e em cartório civil, os homossexuais tem direito ao casamento entre eles
E a maioria dos pastores evangélicos estavam no plenário discutindo para tirar esse direito deles usando a Bíblia.
Me responda então.
Tirando a Bíblia da discussão, qual é o motivo que pessoas Cis hereros tem pra proibir o casamento civil de duas pessoas do mesmo sexo ?
Oportunista vc hein? 😂😂 pra defender sua escolha ou opção ou vontade se posiciona de um lado, bate no outro e esconde a mão para que se degladeiem entre si? HIPÓCRITA. Outra coisa, procura conhecer as religiões a fundo e o que fazem para o bem da sociedade antes de colocar na pauta aleatoriamente um assunto que não é o foco do assunto. Suas associações representativas estão fazendo o que por pessoas em situacao de rua? Jovens se acabando com drogas e prostituição? Famílias Desempregadas passando fome? Pasme mas centenas de associações evangélicas neste momento estão ignorando sua falácia e estão ajudando. Será isso discriminação?
Oportunista vc hein? 😂😂 pra defender sua escolha ou opção ou vontade se posiciona de um lado, bate no outro e esconde a mão para que se degladeiem entre si? HIPÓCRITA. Outra coisa, procura conhecer as religiões a fundo e o que fazem para o bem da sociedade antes de colocar na pauta aleatoriamente um assunto que não é o foco do assunto. Suas associações representativas estão fazendo o que por pessoas em situacao de rua? Jovens se acabando com drogas e prostituição? Famílias Desempregadas passando fome? Pasme mas centenas de associações evangélicas neste momento estão ignorando sua falácia e estão ajudando. Será isso discriminação?
👏👏👏
Pela ciência simplesmente!!! Cool foi feito para sair e não entrar!
@@claubercosta1533mulher nao tem uc, não, virjao? kkkkk brinca nao
Muito pertinente a fala da jornalista Vera Magalhães sobre os negros evangélicos.
Os mais fortes sempre venceram essa e a lei da selva!
Fayda que voz libda ❤
Que mimi, daí o Tarciso ganha a eleição
O significado real dos símbolos esvaziaram-se nas mãos de seres não muito preparados para compreende-los devido ao alastramento do acesso geral.
O "crucifixo" representa: a intersecção entre espírito e matéria; a união, ligada pela linha do horizonte, de céu sobre terra; é a Divindade olhando-se num espelho.
Portanto esse é um símbolo que traz a tona pensamentos muito mais elevados.
O Bom interprete compreende as linguagens em sua essência.
A estado é laico. Cada um tem seu direito de manifestar sua fé. Como seres humanos, devemos nos unir pelo bem de todos e socorrer o necessitado.
Quanto à questão religiosa. Só Jesus é o Caminho, a verdade e a vida.
Quanto a questão religiosa, o que você disse é opinião sua , não acreditamos nisso , não somos obrigados a acrwditar a mesma coisa que você acredira
E sim , eu tenho uma crença, tenho a minha religião, mas não vou afirmar nada, porque ninguém é obrigado a concordar com a minha crença, mas respeitar a crença que eu tenho que não é a sua
@atravessandolimites7325 foi o que disse. Pra fé que professo, Jesus é o Caminho a verdade e a vida. Isso não quer dizer que todos tem que acredita da mesma forma que eu. Sou cristão e tenho a bíblia como única regra de fé e prática. Vc tem a sua crença e ponto.
Ninguém é obrigado a nada. Estamos num país livre e podemos manifestar nossa fé livremente.
Perto da casa que moro tem um terreiro, nunca fui lá falar nada contra eles. É a crença deles. Mas se em algum momento eles me derem a liberdade de falar sobre minha fé, eu vou falar e ainda assim vou trata-los com todo respeito.
@projetohope3921
Nesse vídeo, ninguém perguntou nada sobre o que você acredita.
E se eu colocasse qualquer frase dita por Meishu Sama afirmando para todos aceitarem , você por exemplo não ia aceitar.
Eu concordei com mais da metade do seu primeiro comentário
Mas não concordei com o que dise sobre a reliosidade de TODOS os Brasileiros
Teria concordadado 100 % se no final você dissesse
Quanto a religiosidade , cada um que siga sua religião.
Ai sim , eu ia concordar 100%
@@projetohope3921
Quanto ao dia que um Umbandista te chamar pra debater sobre suas religiões.
Me avise e grave de Batman internet , você vai falar da sua religião e esse umbandista vai falar sobre a religião dele.
Quero assistir pra torcer pra ele .
Outro evangélico católico ,pode torcer pra você se quiser
@atravessandolimites7325 calma. Eu só comentei. O vídeo está em uma rede aberta, para qualquer pessoa assistir e comentar.
A forma como vc fala é intolerante.
Como eu disse: ninguém é obrigado a crer da forma que eu creio. Eu tenho liberdade de crer e assim e vc tem liberdade de acreditar no que vc quiser.
Eu sou cristão e falo do que acredito, se vc acredita de outra forma, fique a vontade para fazer seu comentário sobre o vídeo. É o seu direito.
Kkkkkkk, engraçadinha essa advogada né, toda irônica cheia de caras e bocas. Kkkkk ,pena o roda viva já foi um programa sério . Hj virou picadeiro.Que pena.
Mas a advogada está equivocada , quando o estado é laico significa que qualquer culto é liberado para praticar seus rituais . Se não fosse laico as religiões que não fossem cristãs não poderia exercer seus direitos a cultuar e fazer suas liturgias.
O Estado é laico. Mas o espírito das leis é judaico-cristao.
Ou é judaico ou é cristão.
@dillom4861 é os dois
culturalmente o brasil tem formação catolica com influencia das religioes afro. Essa neo pentecostalismo midiático é fruto de um imperalismo financeiro que enxargou nossos meios de comunicação.
@@dillom4861 o cristianismo adveio do judaísmo. Na prática da fé, são a mesma coisa!
Leis não tem espírito, não são seres vivos, a moralidade e ética vem muito antes do cristianismo, por isso as leis devem ser tão laicas quanto, se fosse levado a sério não teria vantagens para esses crentes hipócritas e suas igrejas.
*Deus seja louvado*
Muito pertinente! As instituições devem abolir todos os símbolos religiosos de suas paredes, quadros... Esse é uma ação importante.
Vocês não conseguirão tirar Cristo da vida pública. O Brasil é um país católico e vocês devem lidar com isso!
não mesmo
@@3rodrigoslima , o Brasil é um país plural. Vocês, fundamentalistas, é que devem lidar com isso ou então simplesmente engolir e aceitar!
@@antoniomarcos5321em 2035 seremos um país evangélico... aprenda a conviver com isso
@@lennonpereiranunes293 não vai.. agora chora, chora bastante que eu gosto 😂😂😂😂.
Que desnecessário
Muito sensata a Ministra, tocou num assunto delicado, que são as pessoas que se intitulam evangélicos para cometer crimes. Tem que saber separar joio e trigo, esse é o caminho. A mídia adotou o termo "traficante evangélico" e usa sem dó. Inclusive a entrevistadora ficou um pouco incomodada com a fala da Ministra sobre o assunto.
Sobre a laicidade do Estado, não pode ser apenas na Constituição.
Em qualquer lugar do mundo, sempre haverá mais instituições religiosas que escolas, não só no Brasil. Ela usou esse dado para provar o quê ?
Você afirma que em qualquer lugar do mundo sempre haverá mais instituições religiosas do que escolas. Com base em que dados você afirma isso?
E da superioridade do número de igrejas em relação ao de escolas pode-se extrair que a igreja "educa" mais do que a escola. Apesar disso, a violência predomina na sociedade, não só a violência física, mas a psicológica. A conduta desonesta. A cultura do 'levei vantagem'. Se tem mais igreja evangélica, deve ser porque há muita gente indo na igreja, absover a fé cristã. Mas isso não se constata na sociedade promiscuosa, pornográfica, pois é a mesma que dá audiência a BBB, FAZENDA, dancinhas indecentes em diversas redes sociais, piadas indecentes, golpe atrás de golpe, vantagem aqui ou acolá. Gente promovendo jogo do tigrinho e gente caindo nisso. Uma sociedade com mais igreja do que escola, mas que é imoral e burra. A igreja não vem cumprindo o papel sobre a moral, a escola também não. A crendice prevalece sobre o senso analítico e crítico.
Enfim, isso é só a poeira sobre a superficie do assunto. Dá pra ir mais longe.
De onde tu tiraste isso? Na Suécia,na Irlanda,na Dinamarca tem mais escolas do igrejas, por isso são bem desenvolvidas.
@@paulapaulinasinistra9557 De onde você tirou esses dados ? Além disso eu não utilizei a palavra igrejas. O link por favor.
@@EdgarSoe Pesquise meu bem.
Qual maioria de evangélicos é a favor da escola pública e saúde pública senhora ministra?
Lei não vem de religião , vem do medo do mais forte!
Que mulher inteligente essa ministra.
Excelente questionamento.
Nem caucasiano, nem afro.
O Brasil é [originalmente] Tupi-guarani.
Aceitem.
ué, mas quem não ta aceitando? literalmente ngm ta falando isso kkkk
Outro exemplo simples vamos imaginar que uma linha editorial da CPAD ou Betel fosse usada para combater as religiões de matrizes africanas ou mesmo demonizar símbolos dessas religiões, se no caso os Pastores Presidentes não abusam dessa liberdade religiosa e liberdade de expressão para aumentar aumentar o ódio e preconceito, combater as seitas e heresias na sociedade Brasileira?
Excelente pergunta!
Preciso estudar mais sobre o racismo.
Essa ministra foi processada por desvios quando deputada
Fonte: jovem pan
Desvios teu cool
Nossa a moça usou uma palavra que não caiu nada bem no debate sobre o assunto sobre o simbolo religioso que a palavra "arrancar " em vez de retirar 😮😮
O Estado pode até ser laico, não a população,não. De acordo com dados oficiais, mais de 80% dos brasileiros se declaram católicos ou evangélicos.
e...?
A cruz é sinal de maldição pois uma parte na bíblia fala que maldito todo aquele que for pregado no madeiro, e assim o jesus se fez maldito por nós. E se o jesus morresse numa forca ou na guilhotina ou até mesmo apedrejado qual símbolo o cristianismo adoraria???
Se a Salvação do Mundo e a Vitória sobre a Morte for "maldição" para você, fique à vontade para ver a Cruz dessa forma. Cristãos não a veem assim. O mal de muitos é pegar um versículo isolado e tentar construir um castelo em cima dele.
Depois da ressurreição de Jesus a cruz vazia passou a simbolizar vida e redenção, não morte e maldição.
Se vc supôs algo já pode apagar o comentário pq não aconteceu KKKKKKK
Se qualquer Estado é laico... esse Estado não pode interferir em retirar ou em colocar, por exemplo, crucifixo ou estátua de baphomet, em prédios e logradouros públicos.
O Estado pode ser laico e cada cidadão(ã) desse Estado (qualquer que seja ele) pode ser religioso(a) ou não. Se regligioso(a), de matriz europeia, africana, asiática, americana, oceânica ou do raio que o parta.
muito bom FAYDA
Ops minha filha o Brazil hoje e' laico mas o Brazil foi descoberto fazendo a 1missa no Brazil em Bahia. Nossas raizes sempre foram cristaos mesmo existindo varias no Brazil.
Um estado laico, não é um estado anticristão!
Por essa lógica nem anti satânico.
Fui pastor evangélico voluntário por vários anos, e algumas vezes hostilizado por combater ativamente a proliferação de falsas notícias nas igrejas, o uso dos púlpitos como palanques políticos e a Teologia da Prosperidade. Sempre defendi Direitos Humanos e o respeito à diversidade. Sou professor, e recentemente fui impedido de concluir um discurso para alunos em uma escola pública (na qual sou servidor efetivo) por ter usado como texto motivador um trecho da Bíblia: isso deixou alguns colegas incomodados. Fiquei muito chateado e pensei em entrar com providências cabíveis, mas acabei chegando à triste conclusão de que simplesmente colhi espinhos que não plantei, mas minha própria comunidade de fé plantou. Ali na escola a maioria de meus colegas de trabalho é integrante de religiões afro, e alguns católicos, sendo eu o único evangélico. Quantas vezes eles tiveram seus direitos tolhidos diante de representantes da minha religião? (Talvez muitas)... Passado o mal-estar com a situação, relevei. Sigo respeitando e acolhendo como professor (mesmo sendo evangélico) a comunidade afrodescendente, os lgbts e ateus. Sempre que escuto alguém dizer que nós evangélicos temos sido perseguidos, replico: Será que não estamos colhendo o fruto amargo que nossos ditos representantes tem plantado pra nós? Precisamos desenvolver um olhar epistemológico em nós.
Gente, eu não aguento a língua dela presa e a voz anasalada.
Faz lembrar a nossa grande cantora Alaíde Costa, um arquivo ainda vivo da MPB prestes a completar 89 anos...
Vc é fonoaudiólogo??!
@@dandara1513Ela é ministra dos direitos humanos, trabalha com o público e a comunicação, então é justo que ela tenha o básico de clareza do que faz e fala.
A ministra que superfatura uniforme,o PT ta bem arrumado de políticos, misericórdia 😮
Querem arrancar a cruz ? Pra quem relamente entende seu significado saberá que ela está no coração de quem segue os passos de Cristo!!!
Ou sou muito tapado, ou a ministra respondeu nenhuma pergunta. Afinal de contas, tira ou não a cruz?
Gostaria de saber da grana de Minas Gerais Ministra quando a senhora era Secretaria de Educação.
O que racismo tem a ver com religião? Pelo amor de DEUS
ta zuando né? kkkk
@@mmnhz não se faça de sonso(a) pfvr tem muito haver sim.
@@AllanVieira-y7j claro que tem haver, muita coisa, naum sei como naum percebi isu antis, obrigade por iluminar minia menti
@mmnhz pesquisa sobre a história Colonial brasileira e verá como tem haver. Não adianta querer "lacrar" contra fatos não há argumentos.
@@AllanVieira-y7j e os burrão ainda dando like no comentário dele kkkkk honestidade argumentativa passa longe desse povo
O grande problema do cristianismo é que ele assume que, se você não converter o seu próximo, você irá para o inferno do mesmo jeito. Essa foi a grande sacada para a dominação.
O Estado ter símbolos religiosos cristãos não configura necessariamente a sua religião, e outra o Estado laico é respeito pelas religiões e não a abolição delas. O que é engraçado é que as religiões de matriz africana tem liberdade de culto graças aos cristãos, Logo isso é uma falácia.
E os resvios da educação ministra?
Shalom
O preconceito contra evangélicos existe porque, em suma, são preconceituosos com relação aos outros, o preconceito evangélico existe porque sabem que não concordamos com seus preconceitos.
É conceito. Quem está interessado no voto dos evangélicos são vocês.
@ Hm…
@@aryacelestial existe racismo religioso contra o evangélico, que na maioria é preto
O preconceito contra o cristão evangelico é por causa da perseguição do vaticano durante a reforma e da inquisição catolica romana.
O cristianismo è tambèm uma religoao afrodescende. Importantes pais da igreja eram negros...
😅😅😅😅 apaga que dá tempo
A história do cristianismo começar na África, a bíblia tem vários exemplos de países africanos.@@nicollyfarao2401
@@nicollyfarao2401
Dava tempo eu já li
@@lucasfeioNF
A história do cristianismo começa em Israel, na palestina , apaga esse que só eu li , que da tempo
Sim, muitos pais da igreja eram africanos, como Santo Agostinho, um dos principais pais.
É muito simples, praticamente todo o ocidente foi construído por pessoas de crença judaica-cristã, mesmo que houve falhas em alguns momentos. Mas é uma verdade.
As instituições não deveriam ter símbolos religiosos. É um erra fazer isso.
Deveria haver um símbolo que unifique todas as religiões do Brasil para evitar esse tipo de atrito.
Unificação das religiões...
Já tem, se chama respeito. A questão é por sermos pobres e sem tempo para nossa cultura, a fofoca e dar pitaco na vida dos outros virou esporte.
este símbolo é a cruz!
@@Elisangelaadvprev Poderíamos botar junto uma simpatia, pra representar também a nossa religião afro ❤️🥰 axé Olodum arue
@@MrArthur7000 entendo a necessidade de se expressar. Mas a cruz não representa o cristianismo enquanto religião, porque o Estado é laico. A Cruz representa o sacrifício de Cristo para nos perdoar os pecados.
Vamos iniciar a revolução francesa, nosso calendário é Cristão... a ministra se saiu bem ...mas a que perguntou foi muito senso comum
Não acho ela tão qualificada para o cargo
a cruz é a melhor expressão da laicidade. Cristo não veio fundar religião, Ele deixou isso muito claro!
A base cultural do país é o cristianismo queiram ou não!
@@igorrafaelrodrigues5677 não entendo, o deus da África não é Zambi? Não são matrizes africanas?
Somos fundamentalmente cristãos, isso seria problema na África porque lá é predominantemente muçulmana, cristã e apenas 8% prática a religião local.
A base é indígena, os invasores europeus não foram os únicos por aqui, fora os judeus e mulçumanos que vieram e dos africanos de religiões tradicionais, ou é um país de todos esses povos, ou divide em novos países cada qual com sua parte, aqui não vai virar um Afeganistão ou Irã, o estado é laico estamos no século 21.
Se o Brasil ja tinha indígenas antes dos cristãos chegarem aqui.
A base cultural , é a religião dos indígenas
Não sou indígena e nem da religião deles .
Mas a verdade , é que a religião aqui no Brasil começou por eles .
E não adianta obrigar os índios a rezarem o pai nosso cristão , a religião deles é a religião Do grande espírito Deus Tupã
Depois o crentelho vem falar de intolerância religiosa quando você diz que não gosta kkkkkkkkkk querem empurrar de guela a baixo em todo mundo e depois são os primeiros a chorar.
@@80sForever29 o preconceituoso querendo dar lição de moral, sendo intolerante e preconceituoso chamando alguém de "crentelho". Poucos religiosos realmente vivem a prática do que pregam!
Assisti ela mandou bem nessa entrevista.
E la não respondeu à pergunta. A cruz, como símbolo religioso, não se limita ao catolicismo. Portanto, será que a identidade popular no campo religioso não seria utilizada como um instrumento político?
Não vejo necessidade de tirar as cruzes dos lugares públicos, e mais, se acrescente os símbolos das diversas religiões que inspiram e suportam as dores da Alma Brasileira.
Ministra sem fala clara.
Enquanto isso 64% da populaçao nao tem acesso a saneamento basico
" racismo" ? religioso...??! " contra outras religiões ???! !! Estado laico é para defender a liberdade de culto de todos....
A demonização não vem do aspecto racial. É um erro atribuir isso aos evangélicos, que hoje é a religião que mais tem negros no país. O que os evangélicos consideram como demônios são essas tomadas espirituais de certos espíritos a corpos humanos, que é um fenômeno que não só acontece na áfrica, tampouco apenas nas religioes afros e de matriz afro. É um fenômeno mais antigo que a própria humanidade. É preciso discernir as coisas, pois se continuarmos a tratar os evangélicos como criadores de um racismo religioso vamos acabar afastando o próprio preto de sua condição histórica, racial e material.
O racismo é demonização da raça humana sim, do outro,fernandosantos, esta mentindo,quem trouxe à colonização européia e à escravidão foi o vaticano e estruturou o racismo também, o racismo começou com as colonizações européias para o contineta americano, quem é racistas são bos católicos romanos que tem doutrinação nas suas litugias pagãs.
Estou conhecendo para opinar. As escolas trabalham na história e no ensino religioso o retrato de onde viemos e q a sociedade é plural, religiosa e passa por mudanças. De modo q o respeito é urgente à todos. O certo é q nenhuma palavra deve ser cerceada ferindo o outro!
Toda pessoa tem liberdade para ser cristão ou feiticeiro.
A religião deveria ser uma só
Oi? O negro não pode ser evangélico ? A igreja é a instituição que mais trabalha em prol da população; e sem dinheiro do governo.
Templos religiosos tem isenção tributária.
Não pagam impostos, logo, seu comentário não faz o menor sentido.
👏🏻
Infelizmente, existe algo que chamamos de identitárismo, esses pensamentos veem do movimento negro Brasileiro.
@ O Sr só esqueceu de mencionar que causas identitárias tem aspecto amplo, portanto valem também para os senhores.
Criticar o movimento negro como um "todo" é no mínimo identitarismo religioso. palavras bonitas e exóticas não são melhores que boa argumentação.
Estado laico, igualdade, democracia, liberdade mas e o processo la em Minas Gerais? Nada?
Vamos trazer um exemplo de Estado Laico.
A Suécia é oficialmente um estado laico.
Mas o governo destina verba as instituições religiosas dentro de aspecto de manutenção de atividades culturais.
A Igreja Luterana da Suécia recebe a maior parte desse dinheiro.
Pois tem uma infinidade de Brasílias e Catedrais que fazem parte da Identidade Sueca.
O Estado Sueco reconhece a contribuição do cristianismo na formação da Identidade da sociedade sueca.
A gente que entender e aceitar a grande participação do catolicismo na formação da nossa sociedade.
E cruzes e feriados religiosos são manifestações da nossa formação.
A grande maioria dos evangélicos são ex católicos.
O Brasil mudou de Igreja, mas não saiu do cristianismo.
O Estado brasileiro deve combater fortemente a violência contra terreiros de matriz africana.
Retirar símbolos do Cristianismo de repartição pública.
Pouco ajuda esses terreiros.
Verdade, falou o mais correto de tudo!👏👏👏👏
Blá-blá-blá o país virou um trem fantasma.
Trem fantasma é você mesmo
Os direitos humanos é só para os negros?
Não, é igual para todos. Sou cristão, mas sei discernir e tenho caráter para admitir que uma cruz, que simboliza a religião cristã, possui um simbolismo de atribuir ao cristianismo a posição no topo da hierarquia das religiões no nosso país, sendo que somos um país laico.
@@cledsoncavalcanti1271 o brasil e as leis foram e são fundamentadas por princípios judaico-cristãos, ignorar essas interligações é ser ignorante ou desonesto
🙄
@@samueIferreira E isso justifica o estado ser laico apenas no papel?
@@dilsonsouza1284 o estado ñ é laico só no papel visto que você pode entrar num recinto público que tenha uma cruz na parede portando guias no pescoço ou com algum outro simbolismo de outra religião. estado laico ñ é a ausência de influência da religião no seio da política, mas sim a coexistência de religiões sob o estado democrático de direito. isso é, sabemos, na expectativa/teoria, pois temos e tivemos líderes católicos, crentes e até praticante de feitiçaria (Collor). nada disso e nem nada do que você ou eu poderíamos discutir e passarmos a madrugada adentro nessa seção de comentários faria ou fará dissipar a influência católica e o fato de que o Brasil é um país de maioria cristã (mesmo que porcamente - tipo os católicos de IBGE - e hipocritamente).
Acho que muintos alí é que não merecem o simbolo da cruz e o que ela reprenta esta é a verdade nua e crua ,
Todos sabemos que os conceitos de democracia, Constituição, direitos humanos, laicidade, etc, são usados ao bel prazer dos que ocupam o poder. Quem ocupa o poder há séculos no Brasil? Então, eles secularmente determinam o que deve ser o "normal". Estamos apenas começando uma pauta de mudanças que demorará séculos para de fato ser implementada. Isto se ainda houver Humanidade. Vivemos um momento mundial terrível, com o renascimento de todo tipo de pensamento retrógrado, que remonta às guerras mundiais anteriores. O discurso é um, mas a prática é outra
Ministra, resolve primeiro sua pendência administrativa.
Povo incomodado com uma cruz? Mas falar sobre o ex ministro molestador não foi falado durante horas do programa.
Ali é a ministra dos direitos humanos falando sobre sua pauta. Julgar o ex ministro não é da alçada dela.
Está sob investigação, o que a ministra deveria falar?
O vídeo não se trata desse assunto
E os evangélicos também
Falam tanto mal de homossexuais , mas não falam de padres e pastores que abusam de crianças
Despreparo puro.
Vá lá e faça, profira um discurso melhor instruído e com propriedade !
E o RACISMOS contra estudantes, superfaturando uniforme escolar? Fala aí "ministra".
Ecdd, o racismo é demonização de raças humanas dos outros , o superfaturamento dos uniformes é uma espécie de crime de herança colonial europeia e árabes.
Meu Deus que mulher despreparada. Os entrevistadores perguntam uma coisa e ela responde outra. Como uma mulher dessa chega a ministra de Estado? E não estou nem falando da cor mas de preparo mesmo. Até porque Joaquim Barbosa é negro e presidiu o Supremo tribunal federal e tinha uma retórica e argumentação impecável. Isso que dá escolher pela representatividade e esquecer a qualidade. Por mais negros capazes em cargos chaves na esfera federal
Claro que está falando de cor, uma mulher negra Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora da rede municipal de Belo Horizonte foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, de 2005 a 2012, e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2018.Também foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, de 2013 a 2014. Mas na tua cabeça ela é "despreparada"!
Foi nítido a cara da Vera Magalhães ao ver que a ministra estava completamente perdida nas respostas que deu. Assisti todo o programa e sinceramente fiquei decepcionado com a falta de argumentação para perguntas tão simples.
@@raknaton Um dos motivos para eu não assistir ao programa é a cara da Vera Magalhães, não sei o que ela perguntou além desse trecho, mas Macaé Evaristo é um excelente quadro e não é porque ás respostas dela não eram a que vocês queriam, que ela deixa de ser uma profissional excelente.
Podemos afirmar que a colega é uma simples desenformada e com dificuldades de assimilar as respostas da ministra. E estando a frente dos direitos humanos e claro que as respostas sempre serão com base na laicidade. Se observaram, elas está do lado de que sabe ser laico e não favorecendo as perguntas intencionadas. A cruz está nas repartições públicas por um único motivo... fazendo jus a paz. Não o pq da preocupação em relação a isso.
Ela é muito bem preparada e a pergunta foi muito senso comum e unilateral.... não gostei....A intervenção da Vera foi necessária