Conferência Internacional Comissão da Verdade. 2. Palestras de Nicolao Dino e Francisco Rezek

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 жов 2024
  • Em 5 de abril de 2011, a Escola Superior do Ministério Público da União promoveu a Conferência Internacional Comissão da Verdade: Uma perspectiva comparada - Brasil/Alemanha/África do Sul. O evento teve por objetivo promover o intercâmbio de informações sobre as experiências brasileira, alemã e sul-africana na instalação de comissões da verdade para apurar violações cometidas pelo estado no campo dos direitos humanos no século XX.
    A apresentação da conferência foi feita nas palestras de Nicolao Dino - diretor-geral da ESMPU - e de Francisco Rezek - jurista.
    Ao discorrer sobre a conferência, Nicolao Dino avaliou que "o restabelecimento da verdade é um imperativo ético e é sem dúvida alguma uma dívida do restabelecimento da democracia em nosso país".
    Ao se contrapor à obra do jornalista Elio Gaspari, Francisco Rezek avaliou que "não são estudos avulsos que irão nos permitir o conhecimento necessário, o conhecimento imprescindível, de tudo aquilo que sucedeu numa época em que a imprensa não podia divulgar os acontecimentos na sua integralidade". Em suas últimas palavras, Francisco Rezek concluiu: "É impossível admitir-se resistência à busca da verdade e à revelação da verdade e à escritura completa da história recente do Brasil antes que as pessoas morram e já não possam mais dizer aquilo que têm a dizer."

КОМЕНТАРІ •