Propostas liberais para melhorar o Fundeb, por Ricardo Paes de Barros

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 тра 2019
  • O Fundo de Financiamento da Educação Básica é uma das principais ferramentas de política pública para a educação básica no Brasil. Como o atual modelo do Fundeb vence no ano que vem, o Congresso está debatendo formas de aperfeiçoar o mecanismo. Um dos maiores especialistas em educação do país é o nosso conselheiro acadêmico Ricardo Paes de Barros, que participou de audiência pública onde apresentou propostas para melhorar o desenho da política, focando na criação de incentivos para o aperfeiçoamento da qualidade. "É fundamental que o Fundeb seja consolidado tendo como objetivo central não a melhoria da infraestrutura ou dos salários dos professores, que certamente também são pontos importantes, mas a qualidade do aprendizado pelo aluno, que é a razão de existir de tudo o mais", explica Paes de Barros.
    #RicardoPaesDeBarros #Educação #Fundeb

КОМЕНТАРІ • 9

  • @Jrvolei16
    @Jrvolei16 4 роки тому +2

    Ótimo! O Ricardo Paes é excelente, por mais Ricardos no nosso país, tenho esperança de um Brasil melhor!

  • @jheimyssouza8733
    @jheimyssouza8733 5 років тому +4

    Ótima audiência, porém me restou uma dúvida, como que fazer um fundo único para toda a federação seria uma proposta liberal ? Nós não defendemos uma maior autonomia dos estados? Fazer um fundo único não aumentaria o poder estatal ?

    • @LIVRES
      @LIVRES  5 років тому +10

      Perceba a sutileza: sendo um fundo único ou separado pelos estados, a fonte do recurso que constitui o fundo permanece sendo a mesma. Do ponto de vista gerencial, deve ser garantida a máxima autonomia - não apenas para os estados, mas também para os municípios e, em última análise, para as próprias entidades educacionais.
      A diferença prática da constituição de um único fundo seria a possibilidade de reservar uma parcela dos recursos para que sejam liberados conforme o atingimento de metas, propiciando com isso a adoção de incentivos objetivos para vincular o repasse da verba ao resultado concreto na performance educacional. É uma aplicação macro do mesmo princípio que é utilizado no caso de sucesso do Ceará.
      Total descentralização administrativa, com incentivos financeiros à eficiência.

    • @jheimyssouza8733
      @jheimyssouza8733 5 років тому +2

      LIVRES obrigado pela resposta. Mas me resta uma dúvida, de uma certa forma isso não estaria premiando os estados que arrecadam menos pela sua incapacidade fiscal, em nome de uma tal solidariedade, termo usado até msm pelo palestrante? 🤔

    • @LIVRES
      @LIVRES  5 років тому +5

      @@jheimyssouza8733Arrecadar mais não é necessariamente uma questão de capacidade. Ter uma população menor ou outras características geográficas podem levar a uma arrecadação menor, por ex.
      O ponto central, no caso, é o incentivo à eficiência em gerar aprendizagem. E vale lembrar que, por si só, a promoção de oportunidade através da educação é uma bandeira liberal. A educação liberta pela oportunidade.

    • @jheimyssouza8733
      @jheimyssouza8733 5 років тому +1

      LIVRES obrigado mais um vez.

  • @patriaamadabrasil3076
    @patriaamadabrasil3076 4 роки тому

    Sou bem leiga mas estou estudando sobre como seria uma Educação baseada na política liberal? Quais seriam as sugestões de literatura?

    • @perobusmaximus
      @perobusmaximus 4 роки тому +1

      de modo geral, cada familia se viraria, e no maximo, se publica, deveria ficar no ambito municipal.
      Como o brasil inventou moda de colonizar o mato, e tá cheio de area sem estrutura, brasilia dá uma mão.
      Aluno com grana pagaria, pobre não.
      Sistema de voucher tb seria melhor do q estatizar toda a estrutura.

    • @Jrvolei16
      @Jrvolei16 4 роки тому

      @@perobusmaximus sistema de voucher seria otimo, queria mto ver na prática. Hj dependemos de um sistema de "monopólio" de educação básica vinda do estado (falando da realidade de mtos, sem considerar a minoria que pode pagar escola privada). Não sou radical c nada, mas acho que era importante ter tb a opção do voucher, q n deixa de ser um ProUni da educação básica.