Ta de Parabens, tirou uma duvida que muitos tem sobre o dps classe 1,2,3 ... eu tinha quase certeza que ele funcionava igual o de classe 3 pelo esquema eletrico ser o mesmo, hoje o senhor confirmou pra mim, MEU MUUUUITO OBRIGADO... PARABENS !!! O SENHOR DEU UM BANHO EM MUITOS CANAIS DO UA-cam
Olá Carlos, blz! Se na sua residência, o padrão de entrada, onde fica o medidor da concessionária, se o neutro for aterrado não precisa de DPS no neutro. Mas tem uns porém, se sua residência for longe do padrão de entrada com rede aérea, se o padrão não tiver o neutro aterrado, aí sim é bom colocar DPS no neutro. Ex: residência em áreas rurais onde o padrão fica longe, mais rede aérea do padrão até a residência, padrão com construção simples sem hastes de aterramento, aí sim se faz necessário o DPS no neutro. Espero ter tirado sua dúvida. Abraços.
@@carlospedrosadearaujo8414 não tenho, mais é simples. Se sua região for Monofasico 220V, você vai usar DPS de 275V, se for Monofasico 127V, você deve usar DPS 175V. Se sua residência for em área rural, melhor usar um de 45Ka, se for área urbana pode ser um menor, tipo 20Ka. Ele deve ser instalado no lado de alimentação dos circuitos do seu quadro de distribuição, isso é junto a fase que vem do padrão em paralelo aos demais disjuntores que eu acredito que você tenha aí no seu quadro. Caso você tenha disjuntor geral, pode colocar após o disjuntor geral. Sempre a entrada dos DPS é na parte superior, e na parte inferior vai para o aterramento, ou barramento de terra, que acredito que você tenha aí no seu quadro. De preferência cabo na mesma bitola do usado para o seu aterramento TT.
Ótimo vídeo. obrigado por postar. Só fiquei com uma dúvida: no primeiro teste vimos que mesmo com o dps, passou um pico de 890 volts. Será que no caso de um raio, o dps é suficiente para proteger equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores e outros equipamentos digitais?
Olá meu caro, blz! A minha ideia é realizar um próximo teste utilizando uma daquelas armas de choque, ou um pulsador daqueles de cerca elétrica, mais infelizmente ainda não consegui. Pois bem, um DPS pra proteção igual a que você comentou, deve ser instalado de forma escalável de acordo com suas classes A,B e C , isto é classe A montado no padrão de entrada, mais infelizmente ninguém coloca. Classe B montado no quadro de distribuição e classe C montado junto a tomada dos equipamentos. Este que eu apresento atende as classes A e B. Valeu abraços.
Este pico passou porque ele está usando um dps com (UP 1,2 kv , ou seja 1200 voltes de corrente residual. Poderia usar um de UP 0,7 ou seja 700 volts de corrente residual.
Opa Sérgio parabéns pelo seu vídeo show excelente gostei desse tipo de conteúdo traz muito informação para gente aprender
Beleza Wilson, valeu.
Sempre presente nos comentários.
Tudo de bom pra você.
Ta de Parabens, tirou uma duvida que muitos tem sobre o dps classe 1,2,3 ... eu tinha quase certeza que ele funcionava igual o de classe 3 pelo esquema eletrico ser o mesmo, hoje o senhor confirmou pra mim, MEU MUUUUITO OBRIGADO... PARABENS !!! O SENHOR DEU UM BANHO EM MUITOS CANAIS DO UA-cam
Muito bom este teste. Parabéns pelo canal
Olá Saulo! Beleza obrigado, valeu pelo apoio.
Vou ver se consigo uma arma de choque para um teste mais eficiente.
Ótimo video. Parabéns!
Boa noite!
Parabéns bem.explicado!
Isso sim e um vídeo. .
Olá meu caro, boa noite!!
Na medida do possível estamos ai repassando conhecimento.
Valeu abraços.
Muito bom Sérgio.
Valeu Jordele pela participação, abraços.
Isso chama-se Aula prática !!
Aqui em Angola diz- se que mataste a cobra e mostraste o pau.
Olá amigo!
Tá certo, é isso mesmo.
Valeu
Uma botoeira entre o interruptor e a carga ajudaria nos testes
Olá Leandro, blz!
Sim, com certeza.
opa,ja to inscrito
O Francisco, blz!
Valeu pela participação.
Marquei seu canal também.
Tudo de bom pra você.
É obrigatório instalar o DPS na Fase e Neutro? Minha residência tem o modelo de aterramento tipo TT.
Olá Carlos, blz!
Se na sua residência, o padrão de entrada, onde fica o medidor da concessionária, se o neutro for aterrado não precisa de DPS no neutro.
Mas tem uns porém, se sua residência for longe do padrão de entrada com rede aérea, se o padrão não tiver o neutro aterrado, aí sim é bom colocar DPS no neutro.
Ex: residência em áreas rurais onde o padrão fica longe, mais rede aérea do padrão até a residência, padrão com construção simples sem hastes de aterramento, aí sim se faz necessário o DPS no neutro.
Espero ter tirado sua dúvida.
Abraços.
@@sergiobateriasesolar você tem algum vídeo demonstrando a instalação de DPS em sistema monofásico?
@@carlospedrosadearaujo8414 não tenho, mais é simples.
Se sua região for Monofasico 220V, você vai usar DPS de 275V, se for Monofasico 127V, você deve usar DPS 175V.
Se sua residência for em área rural, melhor usar um de 45Ka, se for área urbana pode ser um menor, tipo 20Ka.
Ele deve ser instalado no lado de alimentação dos circuitos do seu quadro de distribuição, isso é junto a fase que vem do padrão em paralelo aos demais disjuntores que eu acredito que você tenha aí no seu quadro.
Caso você tenha disjuntor geral, pode colocar após o disjuntor geral.
Sempre a entrada dos DPS é na parte superior, e na parte inferior vai para o aterramento, ou barramento de terra, que acredito que você tenha aí no seu quadro. De preferência cabo na mesma bitola do usado para o seu aterramento TT.
@@sergiobateriasesolarExcelente explicação! Entendi perfeitamente ! Muito obrigado!
Ótimo vídeo. obrigado por postar. Só fiquei com uma dúvida: no primeiro teste vimos que mesmo com o dps, passou um pico de 890 volts. Será que no caso de um raio, o dps é suficiente para proteger equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores e outros equipamentos digitais?
Olá meu caro, blz!
A minha ideia é realizar um próximo teste utilizando uma daquelas armas de choque, ou um pulsador daqueles de cerca elétrica, mais infelizmente ainda não consegui.
Pois bem, um DPS pra proteção igual a que você comentou, deve ser instalado de forma escalável de acordo com suas classes A,B e C ,
isto é classe A montado no padrão de entrada, mais infelizmente ninguém coloca. Classe B montado no quadro de distribuição e classe C montado junto a tomada dos equipamentos.
Este que eu apresento atende as classes A e B.
Valeu abraços.
Este pico passou porque ele está usando um dps com (UP 1,2 kv , ou seja 1200 voltes de corrente residual.
Poderia usar um de UP 0,7 ou seja 700 volts de corrente residual.