Vale a pena Comprar um Banjo de 5 Cordas? - Dicas do Bardo
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Aulas grátis de banjo 5 cordas? Acesse meu novo site totalmente voltado ao instrumento: www.banjo5corda...
facebook: / banjo5cordas
Instagram: @obanjo5cordas
✅ INSCREVA-SE no nosso canal
Assista nossos programas:
▶ DICAS DO BARDO
A banda explica sobre o estilo e os instrumentos que tocam
goo.gl/LXyffZ
▶ AULAS DO BARDO
Aulas de música simples e práticas
goo.gl/YBdSsz
▶ LIVE SESSIONS
Vídeos musicais produzidos pela própria banda
goo.gl/Caaodv
▶ FAIXA A FAIXA
Saiba como as letras e as músicas da banda foram criadas
goo.gl/HuK1cq
▶ NO STUDIO
Acompanhe as gravações das músicas da banda
goo.gl/7SD55z
▶ FOLK N' ROLL
Versões caipiras/hillbilly de clássicos do rock
goo.gl/LJ27yg
▶ NA ESTRADA
O dia a dia de uma banda viajante
goo.gl/UMUyci
▶ ENTREVISTA
Entrevistas em programas de Tv e Docs
goo.gl/QaMiF2
🐺 Site Oficial: www.obardoeoban...
📷 Instagram: / obardoeobanjo
👤 Facebook: / obardoeobanjo
♫ Spotify: goo.gl/69tvxo
🍎 iTunes: goo.gl/5GIOIS
✆ Loja Online: goo.gl/Gds2Cw
Comprei meu banjinho simples em abril do ano passado. Eu sempre gostei de country, mas daí no final de 2017 conheci o Bluegrass (aquele tipo de coisa que a gente sabe que gosta, mas nunca sabe o nome) e ganhei um violão de nylon bem simplão. Tava tocando muito country nele e sempre pirando no som do banjo. Nunca me senti inclinado pra música, mas sempre foi um sonho de infância experimentar o banjo. Eu ganhei o violão em outubro de 2017, sem ter experiência nenhuma com instrumentos ou canto. Chegou março de 2018, eu tava tão pirado com o som do Bluegrass que eu tava começando a tocar violão de forma a fazer ele soar como um banjo. Até cheguei a colocar uma "pele" nele pra trabalhar no timbre. Eu já tinha até as dedeiras. O John 5 ajudou bastante nesse processo. É um puta guitarrista do Metal, mas que tem suas raízes fortes no Country.
Daí em abril não aguentei mais e comprei o meu Stagg BJM30. Bem básico, mas faz minha alegria todos os dias. Uma coisa que eu detesto ver é quando tocam o banjo como se fosse uma guitarra. Isso é mais normal nos covers, tipo do Rob Scallon e do Steve'n'Seagulls. Se é pra tocar igual à guitarra, acho melhor comprar o banjolão logo. Tudo o que eles tão fazendo é tocar o riff com outro timbre. Nos meus covers eu costumo adicionar o banjo à música, sempre pensando se vai ter um violão me acompanhando (em qual caso dou preferência ao estilo do Scruggs) ou não (em qual caso eu prefiro usar o clawhammer, que dá mais ritmo e percussão).
Foi extremamente útil pra mim em todo o processo, em se tratando de um instrumento tipicamente estadounidense, ser fluente no Inglês já há muitos anos. Meus principais professores no banjo são o Jim Pankey, um velhinho gente fina, e o Josh Turknett, um PhD em psicologia que manja muito dos arranjos e de como otimizar o aprendizado. E a primeira coisa que aprendi sobre aprender a tocar o banjo é que dificilmente você vai precisar de tablatura ou partitura. Isso vale pra outros instrumentos. Cada um toca do seu jeito. A gente tem que fugir dessa noção da música moderna de que um cover tem que ser tocado igualzinho, nota por nota. Tem que acompanhar os acordes, a melodia, e jogar muito de si em cada arranjo.
Acho que já me estendi demais. Valeu pelo vídeo, Bardo. Fica um abraço e meu incentivo pra todo mundo continuar apaixonado pelo que faz.
@Pedro Lucas Tem várias formas de fazer ficar parecido. O timbre dificilmente vai mudar o bastante porque é uma questão de instrumento mais do que de técnica. Fora isso, se você fizer a clássica palhetada country (raíz, desce, sobe, quinta, desce, sobe, [repete]), já fica próximo o bastante do que fazemos no clawhammer, que é tipicamente tocado (nota da melodia, desce, 5ª corda [repete]). Se quiser simular o estilo do Earl Scruggs, você pode usar as dedeiras e adaptar vários rolls e licks do banjo pro violão. Uma coisa que ajuda bastante é o fato de que 3 cordas do banjo têm a mesma afinação que algumas cordas do violão (particularmente as D, G e B, nessa mesma ordem).
O resto é usar o mesmo estilo, ou seja, bastante hammer-on, pulloff e slide e pensar em colcheias, ou seja, tocar quase sempre 8 notas por barra.
@Pedro Lucas Eu acho que pode ser bom deixar as duas cordas de lado no começo, mas isso também significa ignorar o imenso potencial do violão. A longo prazo, você vai querer trabalhar com todas. O que eu posso dizer é que quando eu tocava o violão, dedilhava com 4 dedos, apoiando só 1 no corpo. Diferente do que faço no banjo, usando 3 dedos e apoiando 2. Até me perguntei esses dias se não valeria à pena usar mais um no banjo, dando menos trabalho pro dedão. Mas isso é assunto pra outra hora.
Um diferencial do banjo que torna boa parte do trabalho muito mais fácil é a afinação dele. Se você não pressionar nenhuma corda, ele está em G. Algumas afinações abertas no violão podem ajudar também. Você pode tentar deixar ele em G também ou em D, que é bem prático. Outra coisa é que a principal função do bordão no banjo é marcar o ritmo, o que no violão é feito com notas graves. Então ter uma corda ali que você pode sempre tocar nos seus rolls ao longo de uma música pode ajudar bastante, independente da oitava em que aquela nota está. Se fizer isso, pode ignorar só uma das cordas do violão no começo, tocando 5 como se faz no banjo.
Um dia desses eu peguei o violão e fiquei brincando um pouco nele, dedilhando os rolls que conheço, e percebi que eu acabava usando só 5 cordas pra maioria dos rolls, mas não eram da 1ª à 5ª nem da 2ª à 6ª. Eu tava tocando a 1ª, a 2ª, a 4ª, a 5ª e a 6ª. Não sei por que, mas vale o velho pragmatismo da música: se soa como você quer, está certo.
Comprei um banjo, não o domino como queria ainda, mas não me arrependo, é um diferencial impagável pra minha banda.
E outra coisa é que não precisamos ficar presos nos estereótipos de cada instrumento, você não precisa tocar especificamente o country ou o Bluegrass, pode inovar.
Sempre gostei desse tipo de música, me nunca tive coragem pra comprar e realmente me empenhar em aprender. Com a sua história, vou ir atrás de aprender! Espero ansiosamente pelas suas aulas!!
Parabéns pelo vídeo. Muito explicativo e sincero. Sinceridade anda em falta nos dias de hoje... só se vê pelo UA-cam alguém querendo vender algo contando alguma mentira atrativa. Parabéns! Show de bola !
Grande brother Wagner! Massa demais esse vídeo! Mais uma vez você compartilhando sua experiência como músico, de forma generosa e didática... se vale a pena comprar um banjo? Claaaaro! "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena , disse o poeta. Eu já estou no meu segundo banjo e agora um profi muito top e graças às dicas que tu me deu. Grato por isso.
Pra galera que tá indecisa, tenho a somar que só depende se o cara gosta de música de verdade e está disposto a "malhar" por isso! Kkkk
Tocar um instrumento tem muito pouco de "dom", gift, talento ou o que queiram chamar. Tocar é se dedicar! Dedicar tempo, atenção, carinho, dinheiro etc. Tocar é apaixonar-se pelo som, é fazer amor com o instrumento! Isso expande a tua alma, aí, como bem escreveu o Pessoa, "tudo vale a pena"... principalmente comprar um banjo que é um dos instrumentos mais bacanas que conheço (toco gaita e violão). O banjo tem uma força, uma energia, uma alegria natural como poucos instrumentos! Seu timbre peculiar enriquece qualquer arranjo! Ao mesmo tempo ele consegue ser emotivo e delicadamente preciso. Talvez isso se deva à mistura de sua origem africana com sua evolução americana e européia... sem esquecer de sua característica sonora plural, unindo cordas e percussão no seu incomparável timbre... pergunta de novo: vale a pena comprar um banjo?
Resposta: tá esperando o que? Kkkkkkk
Olha falou tudo...sofri com falta de material, hj muito mais informações de youtubers...obrigado pela fala
Bacana. Mandou bem. Disse tudo.
Olá me identifiquei com seus comentários sobre aprender as técnicas corretas.
Eu não estou satisfeito com o enrolação das técnicas
Gostei de seu incentivo e vou praticar um pouco sobre o material que vc postou e pegar o PIC.sou gaitista de country music e blues
E Charles macoy.
Estarei te seguindo e quando chegar o momento em breve farei contato.
Obrigado
Meu banjo é um framus
Tenho a muito tempo
Não é um banjo top mas dá pra estudar
Uma fica tbm é usar material de outros instrumentos tbm. Claro que a técnica muda mas é uma boa forma de ver outros caminhos musicais. Sou sanfoneiro e uso material de piano, baixo, violão 6 e 7 cordas e percussão tbm. Uso muito esses materiais por ter pouquíssimo material pra sanfona, acredito que pro banho deve ser até mais difícil, mas ajuda. Ae fale ter pelo menos o básico de leitura. Que com materiais escritos em partitura fica mais fácil pra adaptar.
Na vdd a dúvida é se vale apena comprar os banjos acessíveis ao Brasil que possui duas marcas acessíveis: Strinberg ou Stagg.
Estou a alguns anos pesquisando e analisando para comprar um banjo !
E a pergunta que tenho é, o banjo de 6 cordas vale a pena ??
Abração e sucesso irmão !!!
Banjo de 6 cordas é a mesma coisa do violão só mudando o som que é o timbre do banjo
man qual e o primeiro passo pra tocar o banjo, tipo eu ja toco violao,viola e ukulele, mas o banjo tem umka pegada mt diferente, quais sao as tecnicas q vc recomenda para um iniciante no instrumento aprender, e onde encontrar material?
Seus vídeos são bons de mais, parabéns.
O Rick Ferreira também é outro monstro no banjo.
Cara eu comprei um deering goodtime, eu adorei o banjo e não me arrependo.
O banjo dele é parecido com o meu 1:54.
Eu coloquei captação Kavanjo, ficou bom.
Valeu, obrigado pelo vídeo.
Que legal cara! Estou usando essa captação também, para som ao vivo é a melhor coisa!
Top seu trabalho...
Bardo tenho um super banjo Fender FB58 . Minha esposa por ver ele encostado quer que eu venda. E tem uma pessoa que comprou, mas sinceramente estou arrependido e quero cancelar a venda. Porque sou apaixonado por esse instrumento e nunca mais vou ter outro se eu me desfazer dele....me ajuda! Eu não quero me desfazer do meu banjo
cara, sou canhota e queria muito aprender a tocar banjo, será que rola?
Me identifiquei! Sempre gostei do som do banjo e achava muito louco os caras tocando muito rápido..e comprei o meu recentemente, masss tá lá na parede, eu olho pra ele e penso..por onde começar, to vendo seus vídeos pra ter um marco, mas preciso de um rumo pra estudar...me ajuda aí bardo
Olá Waganer,
Ótimo vídeo! Continuo te acompanhando no canal. Como te falei, toco um Stagg de 6 cordas na minha banda, Cerrado Kentucky. Mas, achei legal o que você disse dos caras que desenvolvem ou adaptam no instrumento pra tocar. Eu uso afinação em E, tipo violão, mas toco three fingers staly. E repeti o mizinho da 1a corda na 6a. Além de fazer o lá da 5a corda com a corda G do violão. Assim tenho duas cordas agudas no lugar dos bordões do violão! Rsss parece loucura, mas dá um efeito interessante...
Gostei do vídeo também por que planejo comprar o meu Deering esse ano, direto na plantação! Kkkk
Vou aos States no segundo semestre e, possivelmente devo procurar um em Nashville. O problema é só o orçamento! Aí vem a pergunta: qual o melhor Deering que eu posso comprar com apenas mil doletas? Da a dicaí...
Grato pelos vídeos e dicas...
Gaitero.
Ps: segue o link de Cagaita na Chapada pra tu dar uma sacada no stilo Gaiteiro (Pode criticar!) Rsss
open.spotify.com/track/6flqL2eDPSodJHDZXc2Dla?si=MyAl6YigTFOJZmMAlLvm6Q
Fala Gaitero! Obrigado por compartilhar o link, estou ouvindo aqui e tá bem legal, a captação do banjo ficou bem feita. Muito interessante sua adaptação do banjo de 6. Vou acompanhando vocês, grande abraço!!!
@@obardoeobanjo
Brother, estive conversando com a Renata pelo zap. Ela chegou até mim por indicação de um produtor conhecido aqui em Brasília. Estava sondando a cena musical daqui, levantando algum espaço pra vocês tocarem... indiquei o Pedro do Motoweek , (,antigo Motocapital). Ela não me retornou se conseguiu algo pra vocês... Se puder, me contata no meu zap 61 993857506 pra gente falar do assunto... tá na hora de vocês retornarem a esse evento aqui... Bora fazer um "bem bolado" bluegrass?
Te mandei um e-mail lá bro, grande abraço e parabéns pela iniciativa do site, dos vídeos e conteúdos, grande abraço!
qual o preço médio de um banjo? tem algum luthier nacional que fabrica?
Bardo entrei em contato com você pelo Messenger essa semana, estou na busca de um banjo de entrada para estudar.
Essa semana comprei meu banjo, depois de muitas dúvidas e questionamentos, comprei o banjo qual meu orçamento permitia. Peguei um Fender FB300 usado, banjo de entrada e bem simples, mas para quem está chegando agora para se aventurar nesse mundo. Agradeço ao Bardo (Wagner) pela ajuda e dicas.
Fala brother! Comprei recentemente um Strinberg de 5 cordas! Tô aprendendo à tocar e quero me especializar em Clawhammer! Tu tem algum material desse estilo pra compartilhar?
Sucesso aí!
Fala man! Futuramente vou divulgar algum material para clawhammer sim, de qualquer forma eu já dou em minhas aulas via Skype um módulo só sobre o estilo! Me manda e-mail em obardoeobanjo@gmail.com e podemos combinar uma aula gratuíta para você ver como funciona! Grande abraço!
cara comprei um banjo, queria alguns conselhos seu. qual o primeiro passo?
Olá... Gostaría de saber da sua opinião como profissional.
Gostaria de comprar um banjo, só q estava pensando já de cara comprar esses banjo.
Banjo americano STAGG BKM 30 DI
Banjo LUNNA CELTIC BGB CEL 5 acústico cordas-HENDRIX
Banjo acústico country STRUMBERG WB-50 5 cordas
Banjo elétrico Country 5 cordas DEAN BW/2E-HENDRIX..
Muito obrigado...
Venci você.
Meu Primeiro Banjo foi o B9 que ficou guardado uns quinze anos, comprei em 1998.
Boa! Uma pena ter deixado ele encostado 15 anos! rs
Bardo,onde eu consigo capo de 5º corda do banjo?
Fala amigo! Aconselho você a procurar no e-bay: capo shubb
o Bardo e o Banjo valeu Bardo,cês são demais 😁
@@joaoioshio Fala amigo, chegou a comprar pra me recomendar um? To quase comprando os spikes mas da muita dor no coração furar o banjo.
Alan Goncalves não comprei ainda,mas eu cortei um pedaço de tampa de caneta e boto toda vez que quero tocar o banjo no tom diferente
Hahahaha, meu problema é dinheiro pois eu sempre gostei de blues e bluesgrass mas todo instrumento que eu escolho não é tão divulgado.
Vale a pena comprar banjo pelo Aliexpress??
Por que vocês não tem um cara que toca Dobro?
Quem sabe mais pra frente, tem que ser alguém que a gente goste de ver tocar e também que goste de viver nessa vida de estrada e turnes por ai
Fala Bardo !
Tá sumido.
Dá dica de um BANJO não OPEN.
Vendi meu WASHBURN B9, comprei um Deering OPEN BACK. E agora quero mais um fechado. Kkk
Legal! Esta gostando do Deering?
@@obardoeobanjo sim
Sempre curti o timbre do Banjo, mais o custo elevado sempre me impediu de adquirir um 😢
😢 Minha esperança é que com o aumento de pessoas querendo esse instrumento aqui no Brasil as importadoras tragam mais opções e abaixem o valor dos instrumentos q estão no mercado.
@@obardoeobanjo bem certo 👏
"ADAPITA" vem do APITO .Rs
😂😂
Banho lutador.🤐
Tem um animal empalhado na parede? Sadismo hein? .será que ajuda psicológica ajuda? Animais extintos para manter esse absurdo.
Claro que nao vale a pena as musicas sao ruins pra caramba nao aconselho ninguem a fazer isso
Pedro Lucas era isso q eu precisava que alguem falasse