depois de um ano, comprei meu sensor, cara abriu outro mundo pra mim, maratonei o you tube e, consegui descobrir minhas zonas cardiacas. Estou me preparando para uma prova regional, estou treinando z2 para recuperar e, depois faço um treino que pega doi tiros de z4 que já aguento uns 10 min nela e depois um tiro de 1 min na zona 5. Já consigo ficar uns 3 min na z5. Resumindo, é só assim pra evoluir de verdade pra quem busca performance!!
Moisés, eu penso que é mais fácil treinar zonas frequência em locais sem trânsito nessas condições pelo fato do receio de ter acidente você fica com adrenalina e co isso sua FC aumenta. Você foi bem preciso no comentário, porque o treino de zonas de FC é pra melhorar sua eficiência energetica, coisa que a maioria nem sabe o que é nem está interessado, pois hoje em dia qual coisa que coloca no mercado já é tachado como modinha sem haver considerações técnicas. Recomendo o canal da Cris ( alta performance) porque ela fala direitinho sobre essas questões que embora é voltada pra as competições e também importante pra ser usado por ciclistas comuns. Detalhe : é que a equipe dela esteve aqui perto onde moro , quando houve a volta ciclista do ABC.
Pedalei hj e senti necessidade de ter um monitor cardíaco... sei lá, pra sempre conferir né, sempre bom! Aí, me sento aqui e de cara me vem esse vídeo! rsrs vamos lá, então!
Leandro, vc está enganado amigão, tudo que falei não tem nada haver com induzir qualquer pessoa comprar, lógico que não é obrigado, mas é importante sim ficar atento a tudo que eu disse no video, e um sensor cardiaco ajuda muito, é uma questão de saúde, não tem nada haver com performance e muito menos com querer vender produtos desnecessários. Eu acho seus comentários excelentes, mas por favor não confunda, e muito menos desvie o foco das minhas intensões. Abraço
Essa do vento é verídica... pensei que ele só fazia isso comigo. Eu vou e ele vem e venho e ele vai, tá sempre contra e muda de direção conforme eu mudo. kkkkk... Em treinos de Z-2 ele acaba nos deixando bem lentos. por isso nesses treinos eu ignoro totalmente a média e até a velocidade pontual, porque senão vai pra Z-3 ou mais, dependendo do trecho. O treino de Z-2 é o famoso treino da paciência, parece fácil, mas se manter nessa zona é bem difícil principalmente se o ciclista mora onde há muito sobe e desce. Na subida dependendo da inclinação a frequência sobe pra Z- 3 e qualquer descidinha cai para a Z-1. Onde moro tem muita subida e descida por isso tenho uma certa dificuldade em me manter na Z-2 porque minha frequência baixa muito rápido. Aí dependendo do percurso ela custa voltar para a Z-2. NO máximo que consigo fazer nessa zona geralmente fica por volta de 50% a 60% do tempo de treino o restante fica na Z-1 e uns 7% na Z-3. Domingo passado eu fiz um treino de Z-2 tinha o objetivo de pedalar entre 3:30 e 4:30 deu 52,8% em Z-2. 39,9% em Z-1, 6,4% em Z-3 e acabei entrando na z-4 num subidão, tive que acelerar para sair da frente de uma pickup que pra variar ficou me empurrando num trecho mais apertado😤. É um treino muito bom para ganho de resistência. principalmente para fazer pedais longos. Um detalhe é que , é impossível fazer esse treino acompanhado. Porque se tiver outras pessoas ou vc vai ficar só na Z-1 ou é Z-3 pra mais. dependendo da companhia!
Bom dia, tenho acompanhado uma boa parte de seus vídeos. Tenho uma dúvida; Meu Garmin diz que minha frequência máxima é 186 e pelo método 220-idade é 151. Qual seguir?
Como sempre um Ótimo vídeo Moisés. Sempre informativo e esclarecedor. Agora começo a entender melhor o que são Zonas de treino/FC.. Uma coisa que achei curiosa é que no STRAVA, por exemplo, quando você informa sua FC Máxima (eu me baseei num exame de esforço ergométrico feito num cardiologista), o STRAVA cria uma "faixa" de zonas aleatória e fica muito diferente das faixas que a medicina define, de 50% a 90% em intervalos de 10% de Z1 a Z5. O que ocorre é que complica um pouco a avaliação após o treino pra saber se você ficou mais em Z2 ou se saiu muito pra Z3. Eu vi que é possivel no STRAVA editar essa faixa de Zonas. A pergunta é, deixamos nessa faixa do STRAVA ou ajustamos ela em intervalos de 10%? Como você deixou a sua Moisés para ter uma amostra mais precisa das suas zonas de frequencia? E mais uma vez, parabéns pelos teus vídeos.
Parabéns pelo conteúdo! Por favor me tire uma dúvida, sempre pedalei ao longo dos meus 46 anos, parei de andar faz 5 anos onde eu comecei a fazer montain bike com amigos, andávamos 60 km na média por passeio mas eu nunca usei medidor cardiaco nada, então fiquei 5 anos sem pedalar e agora voltei, parece que estou a 5 anos atrás porque já no meu primeiro pedal sozinho percebi que meu ritmo, folego aparentemente ou mentalmente rs não mudaram nada, agora no meu 5 role básico de 20km sinto que estou melhor que antes, meus batimentos ficam na media de 125bpm e máxima já chegou a 175 em subidas extremas pois ainda sim subo mas sei que não posso forçar tanto pela idade e plo tempo que não ando, o que me sugere fazer? essa minha média em bpm esta boa? porque sinto que posso ir muito além pois não me canso fácil, mas tenho medo pela idade e agora com hipertensão, mais um motivo por ter voltado a pedalar.
Pelo calculo basico sua media está boa, mas se vc percebe que pode ir alem, ou seja sua percepção de esforço mostra que sim, então vai aumentando gradativamente a distância e a intensidade
Tô começando a levar meus treinos mais a sério. Nos próximos dias chegam meu bcs100s e o monitor de batimento cardíaco. O sensor de cadência tá só esperando o cartão virar kkkkk
Sim mas qual o coge (velocidade) usar, pois posso fazer 80-90 rpm com um de (ex) 42 ou com 11 e a diferença e enorme. ( acabei de escutar o resto do video vc esta 20 km/h ) mas como saber a velocidade certa
Vai depender justamente da sua frequência amigão, se a frequência tiver alta, para baixar vc deve aumentar cadência cogue mais leve, quanto mais força vc fizer no pedal mais vai aumentar sua frequência cardíaca
Esse treino a velocidade (km/h) é o menos importante, você mantendo uma cadência ideal e mantendo os batimentos na z2 a marcha escolhida vai depender das condições do dia, terreno, preparo físico...... Esse treino basta você monitorar a frequência e carência, o resto é relevante Ele fala que está com vento contra, automaticamente ele vai reduzir a velocidade(km/h) vai subir marcha para manter a frequência na z2
Como ja te responderam meu amigo, voiu apenas reforçar, nesse treino a velocidade não importa, vc apenas precisa manter o batimento cardiaco nesse proporção
a zona de frequencia cardiaca tem a ver com a media? pra manter a fc2, por exemplo, tenho que manter a media em quantos km/h? ou isso nao tem nada a ver?
A média pode até ser uma referencia, mas isso somente na reta, em subidas fica difícil, por isso que o que importa mesmo é vc ir aumentando e diminuindo o ritimo usando as marchas da bike para se manter na mesma zona sempre
Eu tenho uma dificuldade desgraçada de respirar quando vou para uns 175 batimentos(tenho 32 anos e 83 kg), estava parado dos pedais há uns 3 anos kkkkkk e nunca fui fã de aeróbicos na academia. Como faço para reduzir esse desconforto e conseguir começar a me aventurar em zonas mais fortes? É questão de continuidade de treinos que naturalmente irei evoluindo? Detalhe, desde que voltei a andar, Dei uns 4 rolês só kkkkkk
Vc é um ciclista profissional pq dos rendimentos do adsense e patrocicios de empresas é a maneira hoje de vc se sustentar e pagar suas contas ... é errado o conteiro de ciclista profissional é só quem compete ... nada disso tá ok ?
@@MinhaBikeLifeStyle que VC sim é um ciclista profissional ... fez disso sua profissão e ganha pão .... profissional não é só quem pedala por dinheiro nas provas ... pedalou essa ? e espero que consiga cada vez mais dinheiro com seu canal meu amigo !
Ciclocomputador BSC100s 59% off pelo link
s.click.aliexpress.com/e/_Ddlil3z
depois de um ano, comprei meu sensor, cara abriu outro mundo pra mim, maratonei o you tube e, consegui descobrir minhas zonas cardiacas. Estou me preparando para uma prova regional, estou treinando z2 para recuperar e, depois faço um treino que pega doi tiros de z4 que já aguento uns 10 min nela e depois um tiro de 1 min na zona 5. Já consigo ficar uns 3 min na z5.
Resumindo, é só assim pra evoluir de verdade pra quem busca performance!!
Sensacional
Parabéns Moisés, linguagem simples e direta de como usar o sensor cardíaco, bom vídeo, inclusive a paisagem; forte abraço!
Obrigado 👍
Moisés, eu penso que é mais fácil treinar zonas frequência em locais sem trânsito nessas condições pelo fato do receio de ter acidente você fica com adrenalina e co isso sua FC aumenta. Você foi bem preciso no comentário, porque o treino de zonas de FC é pra melhorar sua eficiência energetica, coisa que a maioria nem sabe o que é nem está interessado, pois hoje em dia qual coisa que coloca no mercado já é tachado como modinha sem haver considerações técnicas.
Recomendo o canal da Cris ( alta performance) porque ela fala direitinho sobre essas questões que embora é voltada pra as competições e também importante pra ser usado por ciclistas comuns.
Detalhe : é que a equipe dela esteve aqui perto onde moro , quando houve a volta ciclista do ABC.
Obrigado plas observações e pela dica, grande abraço
Pedalei hj e senti necessidade de ter um monitor cardíaco... sei lá, pra sempre conferir né, sempre bom! Aí, me sento aqui e de cara me vem esse vídeo! rsrs vamos lá, então!
Que bom que de alguma forma esse vídeo te ajudou, obrigado pela confinça.
Leandro, vc está enganado amigão, tudo que falei não tem nada haver com induzir qualquer pessoa comprar, lógico que não é obrigado, mas é importante sim ficar atento a tudo que eu disse no video, e um sensor cardiaco ajuda muito, é uma questão de saúde, não tem nada haver com performance e muito menos com querer vender produtos desnecessários.
Eu acho seus comentários excelentes, mas por favor não confunda, e muito menos desvie o foco das minhas intensões.
Abraço
sensacional explicaçao sobre as zonas principalmente
para quem nao tem equipamento adequado.parabens.
Obrigado pela confiança
Essa do vento é verídica... pensei que ele só fazia isso comigo. Eu vou e ele vem e venho e ele vai, tá sempre contra e muda de direção conforme eu mudo. kkkkk... Em treinos de Z-2 ele acaba nos deixando bem lentos. por isso nesses treinos eu ignoro totalmente a média e até a velocidade pontual, porque senão vai pra Z-3 ou mais, dependendo do trecho. O treino de Z-2 é o famoso treino da paciência, parece fácil, mas se manter nessa zona é bem difícil principalmente se o ciclista mora onde há muito sobe e desce. Na subida dependendo da inclinação a frequência sobe pra Z- 3 e qualquer descidinha cai para a Z-1. Onde moro tem muita subida e descida por isso tenho uma certa dificuldade em me manter na Z-2 porque minha frequência baixa muito rápido. Aí dependendo do percurso ela custa voltar para a Z-2. NO máximo que consigo fazer nessa zona geralmente fica por volta de 50% a 60% do tempo de treino o restante fica na Z-1 e uns 7% na Z-3. Domingo passado eu fiz um treino de Z-2 tinha o objetivo de pedalar entre 3:30 e 4:30 deu 52,8% em Z-2. 39,9% em Z-1, 6,4% em Z-3 e acabei entrando na z-4 num subidão, tive que acelerar para sair da frente de uma pickup que pra variar ficou me empurrando num trecho mais apertado😤. É um treino muito bom para ganho de resistência. principalmente para fazer pedais longos. Um detalhe é que , é impossível fazer esse treino acompanhado. Porque se tiver outras pessoas ou vc vai ficar só na Z-1 ou é Z-3 pra mais. dependendo da companhia!
Bem assim
Grande Moises!
Famoso treino cardiorrespiratória.
Abraço.
Sensacional
Bom dia, tenho acompanhado uma boa parte de seus vídeos.
Tenho uma dúvida; Meu Garmin diz que minha frequência máxima é 186 e pelo método 220-idade é 151. Qual seguir?
Como sempre um Ótimo vídeo Moisés. Sempre informativo e esclarecedor. Agora começo a entender melhor o que são Zonas de treino/FC.. Uma coisa que achei curiosa é que no STRAVA, por exemplo, quando você informa sua FC Máxima (eu me baseei num exame de esforço ergométrico feito num cardiologista), o STRAVA cria uma "faixa" de zonas aleatória e fica muito diferente das faixas que a medicina define, de 50% a 90% em intervalos de 10% de Z1 a Z5. O que ocorre é que complica um pouco a avaliação após o treino pra saber se você ficou mais em Z2 ou se saiu muito pra Z3. Eu vi que é possivel no STRAVA editar essa faixa de Zonas. A pergunta é, deixamos nessa faixa do STRAVA ou ajustamos ela em intervalos de 10%? Como você deixou a sua Moisés para ter uma amostra mais precisa das suas zonas de frequencia? E mais uma vez, parabéns pelos teus vídeos.
Pode deixar nessa faixa memso do strava amigão
Vc podia explicar zona em forma de velocidade xoss
è uma boa dica, vamos ver se consigo meu amigo
Meus pedais de 30k são 60%z3 35% z4. Para trechos maiores acho que seria mais difícil manter.
Show
Ótimo dia colega
Você descobriu seu Fcmax apartir de algum modelo de cálculo ou tu fez um exame ergoespirometria?
Obrigado
Parabéns pelo conteúdo! Por favor me tire uma dúvida, sempre pedalei ao longo dos meus 46 anos, parei de andar faz 5 anos onde eu comecei a fazer montain bike com amigos, andávamos 60 km na média por passeio mas eu nunca usei medidor cardiaco nada, então fiquei 5 anos sem pedalar e agora voltei, parece que estou a 5 anos atrás porque já no meu primeiro pedal sozinho percebi que meu ritmo, folego aparentemente ou mentalmente rs não mudaram nada, agora no meu 5 role básico de 20km sinto que estou melhor que antes, meus batimentos ficam na media de 125bpm e máxima já chegou a 175 em subidas extremas pois ainda sim subo mas sei que não posso forçar tanto pela idade e plo tempo que não ando, o que me sugere fazer? essa minha média em bpm esta boa? porque sinto que posso ir muito além pois não me canso fácil, mas tenho medo pela idade e agora com hipertensão, mais um motivo por ter voltado a pedalar.
Pelo calculo basico sua media está boa, mas se vc percebe que pode ir alem, ou seja sua percepção de esforço mostra que sim, então vai aumentando gradativamente a distância e a intensidade
Caramba 90 rpm é uma cadência muito alta pra mim, não me sinto confortável com cadências tão altas assim. Geralmente rodo na faixa de 75
Boas dica!
Espero ter ajudado
Tô começando a levar meus treinos mais a sério. Nos próximos dias chegam meu bcs100s e o monitor de batimento cardíaco. O sensor de cadência tá só esperando o cartão virar kkkkk
Sucesso! obrigado pela confiança e vons trinos
Roniam procura a calculadora de zonas de frequência cardíaca do cara de Barro! É o basico mais ja é um começo!
@@Érisaparecido2834 fiz busca por várias palavras e não achei
Sim mas qual o coge (velocidade) usar, pois posso fazer 80-90 rpm com um de (ex) 42 ou com 11 e a diferença e enorme. ( acabei de escutar o resto do video vc esta 20 km/h ) mas como saber a velocidade certa
Vai depender justamente da sua frequência amigão, se a frequência tiver alta, para baixar vc deve aumentar cadência cogue mais leve, quanto mais força vc fizer no pedal mais vai aumentar sua frequência cardíaca
Outro detalhe para vc descobrir sua frequência máxima existe um cálculo básico que é 220 menos a sua idade o resultado é sua frequência máxima
Esse treino a velocidade (km/h) é o menos importante, você mantendo uma cadência ideal e mantendo os batimentos na z2 a marcha escolhida vai depender das condições do dia, terreno, preparo físico......
Esse treino basta você monitorar a frequência e carência, o resto é relevante
Ele fala que está com vento contra, automaticamente ele vai reduzir a velocidade(km/h) vai subir marcha para manter a frequência na z2
Como ja te responderam meu amigo, voiu apenas reforçar, nesse treino a velocidade não importa, vc apenas precisa manter o batimento cardiaco nesse proporção
@@fabioeduardoribeiro5529eu quando aumento a cadência o batimento acelera
a zona de frequencia cardiaca tem a ver com a media? pra manter a fc2, por exemplo, tenho que manter a media em quantos km/h? ou isso nao tem nada a ver?
A média pode até ser uma referencia, mas isso somente na reta, em subidas fica difícil, por isso que o que importa mesmo é vc ir aumentando e diminuindo o ritimo usando as marchas da bike para se manter na mesma zona sempre
@@MinhaBikeLifeStyle muito obrigado pela atencao
Eu tenho uma dificuldade desgraçada de respirar quando vou para uns 175 batimentos(tenho 32 anos e 83 kg), estava parado dos pedais há uns 3 anos kkkkkk e nunca fui fã de aeróbicos na academia.
Como faço para reduzir esse desconforto e conseguir começar a me aventurar em zonas mais fortes?
É questão de continuidade de treinos que naturalmente irei evoluindo?
Detalhe, desde que voltei a andar,
Dei uns 4 rolês só kkkkkk
Exatanente, vc já respondeu, o principal de tudo é constancia, mas seu comentário vai servir para trazer um vídeo só falando sobre isso em breve
Show! Fico no aguardo.
Vc é um ciclista profissional pq dos rendimentos do adsense e patrocicios de empresas é a maneira hoje de vc se sustentar e pagar suas contas ... é errado o conteiro de ciclista profissional é só quem compete ... nada disso tá ok ?
Meu amigo, eu não entendi oq vc quiz dizer
@@MinhaBikeLifeStyle que VC sim é um ciclista profissional ... fez disso sua profissão e ganha pão .... profissional não é só quem pedala por dinheiro nas provas ... pedalou essa ? e espero que consiga cada vez mais dinheiro com seu canal meu amigo !
Agorá entendi, obrigado pelo apoio