SUS e Escola Pública NÃO é exclusividade da população negra, não! Sou branquelo, sempre vivi em subúrbio, estudei em escola pública, faculdade pública e trabalhei a vida toda no serviço público. Fui discriminado por ser pobre, mas lutei contra tudo e contra todos. Fiz técnico no CEFET, engenharia na UFPR e cheguei a capitão na FAB. Quem fica parado é poste. Não podemos nos vitimar. Já chega os outros! Acredite em você!
Não precisa se vitimar pra entender que a população negra foi mais prejudicada pelo Estado do que outros grupos étnicos. Prova disso é que 80% das favelas do RJ são compostas de pretos ou pardos. Vai la no Leblon ver quem compõe a maioria dos moradores.
Esse maluco é doutrinado e cheio de ideologias esquerdistas.... sou branco e sempre usei o sus. Segundo esse cara, o branco pobre não existe e msm sendo "minoria " se ferra legal.
A questão e a cima disso pq na elite 17% e negra e a população brasileira 55% e negra e fora outros gráficos q beneficiam mais o brancos, porém vamos ser sincero o pobre branco com a desigualdade social no Brasil brigar pelas migalhas q caem do prato do rico.
Já foi seguido em lojas? Já percebeu o medo de alguém com a sua aproximação, em plena luz do dia fazendo seu percurso pro trabalho? Já perdeu alguma vaga de emprego no setor privado pra algum preto? Não neh? Então tá... Ser pobre é uma coisa, ser preto, mesmo sendo bem de vida é outra. Negar a existência do racismo também é racismo. Inclusive no SUS, em muitas situações pacientesntes brancos ganham uma atenção melhor. Então por favor, não tente se comparar com os pretos e faça um pequeno esforço pra saber separar discriminação racial de social. Tá bom, cap. branquelo? Um abraço.
É... Por traz da eloquência e, sem dúvida, muita simpatia, está o típico "policial". Aquele que vai opinar na escolha de um ator e desfere um tapa no rosto do candidato, sem qualquer motivo, e muito menos razão. Esta ação foi somente a liberação da prepotência e da arrogância que já nem cabem mais no ego doente; e que se vivencia no cotidiano, se há um arranhão num incidente de trânsito com um veículo de policial, ou se um policial bebe além da conta; ou ainda se no condomínio tem um policial que ouve o som muito alto... Enfim, nessas e em outras situações a ocorrência é invariavelmente a mesma: o cidadão que OUSAR estar certo recebe um "tapa na cara", dedo em riste e tom de voz ameaçador, quando não é posto deitado no chão. Será porque tanto preconceito com relação ao "policial"? E, finalizando, aquele efetivo da polícia que vai lidar com o cidadão (que é o patrão real e oficial) não tem tantos cursos e "experiências com variadas culturas internacionais". É aprovado numa prova num estádio, passa poucos meses em treinamento de disciplina hierarquia e enfrentamento, e é posto na rua com uma arma e com "mais antigos", de posto e/ou graduação, exatamente como ele. Só que a mais tempo!
Erudição e polícia pode combinar às vezes. O escritor, jornalista e crítico literário, George Orwell, autor dos clássicos 1984 e Revolução dos Bichos. O nome verdadeiro era Eric Arthur Blair e foi da Polícia Imperial Indiana. Foi enviado para o interior do país como oficial subdivisional, e era responsável pela segurança de cerca de 200 000 pessoas. No final de 1924, foi promovido a Assistente de Superintendente Distrital. Depois de ficar doente e estava de licença na Inglaterra se recuperando, em 1927, reavaliou a sua vida e demitiu-se da Polícia Imperial Indiana, com a intenção de se tornar escritor. E assim surgiu um dos maiores escritores do século passado, cujas obras tocam a alma de dezenas de gerações sucessivas.
Hahahahah o entrevistador ficou tentando puxar um ataque à PUC de todos os modos possíveis. Ficou muito nítido que ele queria que o policial endossasse a visão do filme, assim como deu para perceber o enorme respeito e gratidão que ele tem pela universidade que o formou.
Nada a ver, se o Glauber tah com o "Matias real", obviamente ele vai fazer paralelo entre o filme e a vida do policial que inspirou o personagem.O André poderia ter aproveitado pra descer o pau nos colegas da universidade e na instituição, mas preferiu se mostrar agradecido.
@@presza privilegiado? O dinheiro da saúde é roubado, se não oferece a estrutura básica pro povo viver bem tem que ter sus msm, mesmo tendo é horrível
a polícia todos sabemos q é racista sim, cansei de andar pelo centro do rio com flagrante na mochila e algum jovem negro sempre era encostado pra ser revistado, nunca foi eu. uma vez indo há praia com minha família branca e meu padrasto negro, a polícia ligou a sirene e veio atrás do carro só pra perguntar se estávamos bem, se quer perguntou algo ao meu padrasto q era o motorista, essa entre outras situações, o Matias obviamente vai defender a polícia quanto ao racismo, mas falo algo concreto q quando ele entrou para a PM tbm sofreu racismo de seus amigos de profissão
Sou supostamente "branco". Nasci pobre e subi na escala social. O racismo estrutural alegado existe e decorre, também, da questão socio- econômica. Quando o país se torna mais próspero, regra geral, todos se beneficiam; quando empobrece, idem.
PERAÍ, AQUI NO RIO GRANDE DO SUL TEM BRANCO, NEGROS, ÍNDIO, TEM TODAS RÇAS E CREDOS BALANÇEADOS NA FILA DO SUS... BEM EM QUALQUER UPA, PS, OU HOSPITAL, NÃO SEI OS DADOS DO IBGE NO RIO DE JANEIRO, TALVEZ SE TIVER MAIS HABITANTES AFRODESCENDENTES, É ÓBVIO QUE TERÃO MAIS PESSOAS NA FILA DO SUS.. MEU CORDIAL SARAVÁ
Exatamente isto, as pessoas têm o discurso doutrinado e não contextualizam: se a população é 70% de pretos e mestiços, estatisticamente qualquer evento de massa vai apresentar mais pretos e mestiços do que caucasianos. Seja no SUS, nas favelas, nas cadeias; e quando refiro "evento de massa", é porque ocorre exatamente o inverso nos ambientes e eventos das elites históricas.
Mas não tem comparação meu patrão. RS foi na esmagadora maioria colonizado por europeus, com diversas colônias Européias tradicionais até hoje. A população do RS é muito diferente de demais regiões do Brasil em termos de etnia
🎉Tbm frequento a fila do SUS e ao contrário do que ele diz, não há uma maioria branca. Há negros, brancos, pardos e pessoas de pele bem clara na fila do Sus. Não há uma maioria definida. Pode haver uma maioria branca, na elite brasileira. Mas nas classes mais baixas da população, há tantos negros como brancos na mesma proporção
Se nem a CNBB é... Eu estudei na Universidade Católica de Santos, até 2017 era incrível, tinha até missa na capela de manhã, mas foi cada absurdo que comecei a presenciar nos anos de 2018, um movimento ingressou naquela faculdade que até a cruz queriam tirar das salas de aula.
temos que ocupar espaço, infelizmente só temos esquerda, precisamos de juízes promotores, auditores, defensores públicos e muito mais, NÃO ACREDITE QUANDO TE FALAM QUE NÃO PODEMOS OCUPAR ESPAÇO
Cada um na sua, onde fui criado branco e negro pobre era mesma proporção, infelizmente não se discute classe social, se discute cor da pele, respeito todos independe da cor ou classe, respeito pessoas humanas, sou branco de uma infância humilde, acho que tem que respeitar todos independe da cor ou classe social
Depende da realidade de cada um, moro no sul e é tudo misturado também, mas o cara é do Rio de Janeiro, lá certamente a composição é diferente, principalmente levando em conta que grande parte das favelas surgiram de grupos de escravos que foram viver nos morros.
Meus pais viajaram pra uma cidade no Rio que não me lembro o nome e se hospedaram na base de um morro, eles contam que só tinha negro vivendo naquele local.
Pois e sou de favela e sou branco, mas depende muito da favela Algumas, principalmente as da zona sul tem muito branco... Ou nas favelas grandes tipo lá no CPX... Agora vindo pra ZN, Baixada a maioria é negro mesmo
Admiro o trabalho do Crnl. André Mas vejo a obrigação de relatar a sentença: "A policia trata brancos e negros da mesma forma" ja fui abordado pela policia algumas vezes, tanto sozinho, como acompanhado, e se alguem que estivesse comigo fosse negro/pardo/moreno o tratamento é diferente sim. infelizmente existe um ideal policial inalcançavel que é o exemplo do nosso amigo André Que é um homem bom em meio a milhoes que nao. Existe abuso policial sim Existe queima de arquivo sim o grande problema é a corrupção que encobre isso evitando a chegar nos ouvidos de quem realmente tem a disposição e ferramentas para corrigir os erros sistematicos e seculares da corporação. Não quero diminuir o policial, jamais Mas ha um enorme contingente composto por pessoas maldosas, de pessima indole que abusam, socialmente, do exercicio da lei em ambiente urbano.
EU ASSISTI PELA TV, COMO MILHÕES DE BRASILEIROS E NÃO SEI SE O POLICIAL, AO SE APROXIMAR POR TRÁS DO MELIANTE SE ANUNCIOU ( POLICIA). O FATO É QUE ERROU UM TIRO QUE NÃO PODERIA TER ERRADO. NA MINHA OPINIÃO, A ARMA, PARECE QUE ERA UMA METRALHADORA, QUANDO EU ACREDITO QUE A ARMA IDEAL PARA O MOMENTO SERIA UMA PISTOLA. MAIS LEVE E PELA PROXIMIDADE MAIS FACIL DE ACERTAR.
Eu tenho plano de saúde por ter alguns problemas de saúde, mas vou dizer, nao posso comprar um carrinho ou uma motoca ou comprar um barraco pra mim pq esse valor tive q destinar pro plano de saude, vou dizer o atraso na vida financeira é gigante mas pago pra nao sofrer tanto, mas na maioria das vezes o pobre nao pode se da a esse luxo se é q podemos chamar de luxo.
Esse cara vive em outro brasil pq o brasil que eu moro o sus e a escola pública está cheio de pessoas brancas, e eu falo isso sendo negro. E sinceramente pra mim qndo o cara fala em r4cismo estrutural já perde totalmente o crédito eu queria entender da onde vem essa visão e uma explicação clara mostrando de fato essa estrutura.
Discordo em partes do depoimento do coronel. Estudei em universidade pública (UERJ) entrei em 1995. Posso dizer que de 30 a 40% da minha turma era de negros ou pardos. Fiz mestrado na mesma instituição, e uns 20-30% da turma de negros e pardos. Isso antes és da política de cotas, que veio no início dos anos 2000. Acredito que ele exagerou um pouco.
@@leandrodscosta só pelo o que ele falou do SUS e das escolas públicas já dá prá notar que ele é daqueles que exagera as coisas pra tentar chamar atenção pra narrativa dele, eu estudei minha vida toda em escola pública e já fui funcionário público em hospital e nunca vi só negros nesses lugares ou eles sendo maioria, e eu sou negro e sem bem qndo certos lugares nós somos maioria.
É a recorrência deste discurso do coronel, ao longo de quase um século, que vem gerando a indecência do vitimismo nas maiores concentrações de pretos que, inconscientemente, não se movem para sair "daquele lugar"; só gritam, esperneiam e fazem verdadeiras presepadas!
Não adianta colocar o negro como vítima. O problema do Brasil é a pobreza. Pobreza! E pobreza não tem cor. É muito fácil só enxergar a si. Com certeza eu devo ter passado mais dificuldades que ele, e sou branca. Tbm fui criada em parte na zona sul, e vivi os extremos da cidade, onde o morador da zona sul é super preconceituoso com o suburbano. A prefeitura do Rio só cuida da área nobre. Tudo pra eles. Não é que na sua sala de aula da faculdade só tem branco. Só não tinha é pobre. Pobreza não tem cor. Estudei em escola pública a vida toda, e tive colegas ruivo, índio, japonês, negro, branco, pardo... Todos pobres. A maioria dos alunos da escola pública sequer eram negros. Era tudo misturado. Ainda mais nesse Brasil, onde td mundo é misturado. Eu mesma sou descendente de negro e índio. Discordo em colocar a questão racial e falar que é racismo estrutural. Meu pai não é branco. Ele é pardo, quase da cor do coronel, e a dificuldade no Brasil é pra pobre. Meu pai foi favelado, e é militar aposentado e advogado, filho de uma mãe negra, criado sem pai, vários irmãos, pobreza extrema na favela. E por aí vai... A pobreza que atrapalha a vida do brasileiro. A escola ruim que não te ajuda a passar no ENEM. A escola ruim que não te ensina inglês pra vc passar numa seleção de emprego. A escola ruim que não te dá base pra passar num concurso público. Principalmente para a geração com + de 40 anos, cuja educação era fraca. Faculdade era pra poucos! Era inacessível! Hoje é mais fácil, e tem até o youtube pra ajudar. Mas não tem essa de racismo estrutural, porque ninguém é impedido de estudar, trabalhar ou qqr outro lugar por conta da cor. Ninguém é impedido de ir pra escola. Não estamos vivendo nos EUA, onde o negro não podia estudar. Sobre o SUS, realidade de td mundo que é pobre. Pobre vai pra escola pública. Pobre não tem plano de saúde. Pobre muito mal termina a escola porque tem que trabalhar. Pobre estuda e trabalha. 45,3% da população do país se declararam pardas - 92,1 milhões 43,5% se declararam brancos - 88,2 milhões 10,2% pretos- 20,6 milhões 0,8% indígenas - 1,7 milhões 0,4% amarelas - 850,1 mil Fonte: IBGE A maioria do brasileiro é misturado. Misturado! A maioria é pobre. O resto é vitimismo. Todo mundo sofre nesse lugar chamado Brasil por conta da corrupção, socialismo e ganancia!
Não é preto puro, não. O cabelo é fino e ondulado. Ele é do tipo do Lampião, com a diferença que não é magricela. E como assim, "não é da zona sul"? A partir do momento que o cara te pega como afilhado e você cresce desde pequeno na zona sul, você passa a ser da zona sul! Isso é complexo de inferioridade do André. Mesmo quem nasce nas favelas da zona sul sabe que é da zona sul e não fica com esse papo. Usam prancha de bodyboard junto com a galera do asfalto, pegam jacaré e às vezes até surfam também. Jogam futevolei e futebol de areia juntos. Na zona sul do Rio, isso sempre foi assim.
Vocês de direita falam tanta merda que as pessoas escolhem ir pra esquerda só pra não se misturar com gente igual vocês! Parabéns, a esquerda agradece a burrice de vocês!
@@DPZ-cx7gymas se vc é negro e rico, ninguém olha pra tua cara e já imagina que vc é rico pra te tratar bem. A população só te trata com respeito depois de saber que vc é rico. Antes disso a visão é de "só mais um neguinho". Racismo não tem relação com grana. Se não, nenhum jogador brasileiro seria vítima de racismo
PUC de hoje não chega aos pés da PUC dos anos 70 Só tem viciado e professores fracos Doutorado ou mestrado ali não tem mais valor no mercado de trabalho como foi no passado
A cababis medicinal ja é realidade e sus de São Paulo vai disponibilizar a mesma pra quem precisar na rede publica ! Muitos já plantam canabis em casa . É um caminho sem volta. A canabis medicinal ja é uma realidade .
@@aryelmartinsdesouza não, não é e sabe o motivo de não ser? Simples: no Brasil a porcentagem de brancos é maior que de negros. Pronto, agora entendeu? Então é óbvio que terão menos negros nos lugares.
Cara! Quando que um tenente da polícia militar se encontra em baixa classe social? Brincadeira isso! Baixa classe social é cobrador de ônibus. Com todo respeito pq é um trabalho digno.
Sou professor universitário e já tive um aluno PRF. Como ele saia do plantão direto para a aula, muitas vezes ele assistiu minha aula fardado e armado. Os outros alunos não gostavam muito (sabe como é universidade federal), mas eu nunca vi problema algum. Não é usual, mas nunca fui informado de que seja proibido um policial assistir aula armado.
Me formei na UFC, sempre ia para as aulas armado, nunca houve problemas, até porque, eu usava a arma velada... Além disso, é uma prerrogativa nossa andar armado para todos os locais, obedecendo a legislação vigente, é claro.
Monte de diplomas mas nunca administrou uma empresa? Tá cheio disso por aí Trabalho com táxi e vejo pessoas perdendo tempo se enchendo de diplomas mas nunca exerceram a atividade e depois dos 30 anos já era não vai conseguir nada nem com 5 doutorados
Sou fã do perssonagem matias, mas a pessoa que o matias foi inspirado pr mim só fala merda, dizer que na fila do sus só tem gente negra??? Racismo estrutural? Pelo amor de deus que ridículo
@@0Anonymous A culpa não é da planta é sim dos políticos, você acha porque que não legalizam?? Por ganham foturnas por trás disso, todos os países de primeiro mundo é legalizado mas como o Brasil é um país de terceira não tinha Oque esperar
@@caiocavalcante5462 sinceramente, mano, vc acha q se maconha fosse legalizada todos os q querem a erva iriam comprar do governo? Sujeitos a uma quantidade pré-estabelecida, preços altos, sujeito a imposto, ou continuaria a mesma coisa, buscando droga nos mesmo locais, oq tu acha?
Esse mimimi que tem que parar. Negro tem que acessar a universidade não por direito e sim por merecimento. Esse negócio de cota coloca o negro como incapaz 👍
Sua proposta é rasa, tem que mudar o Sistema que oprime sim a populaçao negra, que seja nas bases educacionais, simples e participaçao do estado nisso em conjukto com o setor privado
@@eliomarcunha922 é por isso que vocês se sentem inferiores aos outros. Você tem que mostrar capacidade.. para com esse mimimi e deixa de preguiça. Ninguém é melhor que ninguém. Um branco pobre e um negro pobre tem as mesmas dificuldades. Acorda pra vida. Porque um tem que se matar pra entrar na faculdade e as vezes perde a vaga para um incapaz cotista que vai mais denegrir do que contribuí. Cota demostra incapacidade intelectual. Faça o Enem e zere a prova. Feche a redação pronto você terá todas as oportunidades. Para de se vitimizar. Corre atrás como eu fiz 🙏👍
SUS e Escola Pública NÃO é exclusividade da população negra, não!
Sou branquelo, sempre vivi em subúrbio, estudei em escola pública, faculdade pública e trabalhei a vida toda no serviço público. Fui discriminado por ser pobre, mas lutei contra tudo e contra todos. Fiz técnico no CEFET, engenharia na UFPR e cheguei a capitão na FAB.
Quem fica parado é poste. Não podemos nos vitimar. Já chega os outros! Acredite em você!
Não precisa se vitimar pra entender que a população negra foi mais prejudicada pelo Estado do que outros grupos étnicos.
Prova disso é que 80% das favelas do RJ são compostas de pretos ou pardos. Vai la no Leblon ver quem compõe a maioria dos moradores.
Esse maluco é doutrinado e cheio de ideologias esquerdistas.... sou branco e sempre usei o sus.
Segundo esse cara, o branco pobre não existe e msm sendo "minoria " se ferra legal.
Isso mesmo! Também sou branquelo e sempre estarei na escola pública e nunca tive plano de saúde
A questão e a cima disso pq na elite 17% e negra e a população brasileira 55% e negra e fora outros gráficos q beneficiam mais o brancos, porém vamos ser sincero o pobre branco com a desigualdade social no Brasil brigar pelas migalhas q caem do prato do rico.
Já foi seguido em lojas?
Já percebeu o medo de alguém com a sua aproximação, em plena luz do dia fazendo seu percurso pro trabalho?
Já perdeu alguma vaga de emprego no setor privado pra algum preto?
Não neh?
Então tá...
Ser pobre é uma coisa, ser preto, mesmo sendo bem de vida é outra.
Negar a existência do racismo também é racismo.
Inclusive no SUS, em muitas situações pacientesntes brancos ganham uma atenção melhor.
Então por favor, não tente se comparar com os pretos e faça um pequeno esforço pra saber separar discriminação racial de social.
Tá bom, cap. branquelo?
Um abraço.
A Polícia Especial Militar do Rio de Janeiro é A MELHOR DO MUNDO em Combate Urbano e quase todo o Mundo sabe disso...o BOPE se destaca muito
É... Por traz da eloquência e, sem dúvida, muita simpatia, está o típico "policial". Aquele que vai opinar na escolha de um ator e desfere um tapa no rosto do candidato, sem qualquer motivo, e muito menos razão.
Esta ação foi somente a liberação da prepotência e da arrogância que já nem cabem mais no ego doente; e que se vivencia no cotidiano, se há um arranhão num incidente de trânsito com um veículo de policial, ou se um policial bebe além da conta; ou ainda se no condomínio tem um policial que ouve o som muito alto... Enfim, nessas e em outras situações a ocorrência é invariavelmente a mesma: o cidadão que OUSAR estar certo recebe um "tapa na cara", dedo em riste e tom de voz ameaçador, quando não é posto deitado no chão.
Será porque tanto preconceito com relação ao "policial"?
E, finalizando, aquele efetivo da polícia que vai lidar com o cidadão (que é o patrão real e oficial) não tem tantos cursos e "experiências com variadas culturas internacionais". É aprovado numa prova num estádio, passa poucos meses em treinamento de disciplina hierarquia e enfrentamento, e é posto na rua com uma arma e com "mais antigos", de posto e/ou graduação, exatamente como ele. Só que a mais tempo!
Sessa..
Comentário burro , o cara trocava tiro contra AR 15
Vai lá tonto , nem serviço militar vc prestou
Babaca de cartilha
Erudição e polícia pode combinar às vezes. O escritor, jornalista e crítico literário, George Orwell, autor dos clássicos 1984 e Revolução dos Bichos. O nome verdadeiro era Eric Arthur Blair e foi da Polícia Imperial Indiana. Foi enviado para o interior do país como oficial subdivisional, e era responsável pela segurança de cerca de 200 000 pessoas. No final de 1924, foi promovido a Assistente de Superintendente Distrital. Depois de ficar doente e estava de licença na Inglaterra se recuperando, em 1927, reavaliou a sua vida e demitiu-se da Polícia Imperial Indiana, com a intenção de se tornar escritor. E assim surgiu um dos maiores escritores do século passado, cujas obras tocam a alma de dezenas de gerações sucessivas.
Parabéns guerreiro pela sua missão 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Caveira ❤
Seu pau bera na periferia não tem cor na fila do SUS todo mundo e igual lá nao diz a cor a cor para de frescura
Deus abençoe que dê tudo certo sempre, livre de todos os momentos difícil, não tenho preconceito, já fui vítima de preconceito e de calúnia
Essa parte da manifestação, e encontro com o colega de faculdade, tem exatamente no livro. Muito bom !!
Parabéns Sg! Por mais vencedores como voce!
Coronel
Coronel doido kkkkkkkk
vc foi do bope eder?
Parabéns pq?
O importante é a intenção, não vir aqui falar merda.
Esse episódio do encontro do senhorzinho com cartão da PUC está bem descrito no livro 'Elite da tropa'.
Acho que você não conhece o BEPI de Pernambuco
@@falomesmo171 é o nome do livro irmão
@@falomesmo171 que comentário nada a ver. Do nada?
@@edutvbox9110 que viaje ! Eu dei essa resposta para outro comentário não esse 😅
@@falomesmo171 😄
Que alegria o André do filme morreu o da vida real não 😅😅😅 felicidades André Matias
Eu entendi a referencia kkkkkk
Hahahahah o entrevistador ficou tentando puxar um ataque à PUC de todos os modos possíveis. Ficou muito nítido que ele queria que o policial endossasse a visão do filme, assim como deu para perceber o enorme respeito e gratidão que ele tem pela universidade que o formou.
Nada a ver, se o Glauber tah com o "Matias real", obviamente ele vai fazer paralelo entre o filme e a vida do policial que inspirou o personagem.O André poderia ter aproveitado pra descer o pau nos colegas da universidade e na instituição, mas preferiu se mostrar agradecido.
Sou branco, mas estou longe de ser rico, se eu precisar tenho que procurar o sus, ai meu velho, Deus que nos ajude
Infelizmente, e a realidade mesmo.
Mas não é maioria, é só isso.
Idai que é branco
Ainda sim vc é privilegiado(ou deu sorte) por morar num país que oferece, mesmo que com milhares de criticas, um serviço de saúde publica gratuito!
@@presza privilegiado? O dinheiro da saúde é roubado, se não oferece a estrutura básica pro povo viver bem tem que ter sus msm, mesmo tendo é horrível
Aos 07:00 o pato Donald baixou no Cel 😂😂😂
a polícia todos sabemos q é racista sim, cansei de andar pelo centro do rio com flagrante na mochila e algum jovem negro sempre era encostado pra ser revistado, nunca foi eu. uma vez indo há praia com minha família branca e meu padrasto negro, a polícia ligou a sirene e veio atrás do carro só pra perguntar se estávamos bem, se quer perguntou algo ao meu padrasto q era o motorista, essa entre outras situações, o Matias obviamente vai defender a polícia quanto ao racismo, mas falo algo concreto q quando ele entrou para a PM tbm sofreu racismo de seus amigos de profissão
Os melhores vídeos vc encontra aqui
Ufa! Que bom que ele ta vivo
8:05 para quem fala bem do Brasil entao vem Morar Aki \o/ tá Linduuu
De uma forma muito clala 😂😂😂😂😂😂😂😂
Moro no interior do Rio, e aqui seja, branco ou negro, fica lotado e não vejo maioria de um ou outro.
PARABÉNS
Só não entendi pq mataram o Mathias no filme 😢😢😢 ainda pelas costas man
Sou supostamente "branco". Nasci pobre e subi na escala social. O racismo estrutural alegado existe e decorre, também, da questão socio- econômica. Quando o país se torna mais próspero, regra geral, todos se beneficiam; quando empobrece, idem.
PERAÍ, AQUI NO RIO GRANDE DO SUL TEM BRANCO, NEGROS, ÍNDIO, TEM TODAS RÇAS E CREDOS BALANÇEADOS NA FILA DO SUS... BEM EM QUALQUER UPA, PS, OU HOSPITAL, NÃO SEI OS DADOS DO IBGE NO RIO DE JANEIRO, TALVEZ SE TIVER MAIS HABITANTES AFRODESCENDENTES, É ÓBVIO QUE TERÃO MAIS PESSOAS NA FILA DO SUS.. MEU CORDIAL SARAVÁ
Exatamente isto, as pessoas têm o discurso doutrinado e não contextualizam: se a população é 70% de pretos e mestiços, estatisticamente qualquer evento de massa vai apresentar mais pretos e mestiços do que caucasianos. Seja no SUS, nas favelas, nas cadeias; e quando refiro "evento de massa", é porque ocorre exatamente o inverso nos ambientes e eventos das elites históricas.
Mas não tem comparação meu patrão. RS foi na esmagadora maioria colonizado por europeus, com diversas colônias Européias tradicionais até hoje. A população do RS é muito diferente de demais regiões do Brasil em termos de etnia
Nem sempre um sulista, mas sempre um sulista...
Nem sempre um sulista, mas sempre um sulista...
Acho que já tem elementos para fazer o Tropa 3.
🎉Tbm frequento a fila do SUS e ao contrário do que ele diz, não há uma maioria branca. Há negros, brancos, pardos e pessoas de pele bem clara na fila do Sus. Não há uma maioria definida. Pode haver uma maioria branca, na elite brasileira. Mas nas classes mais baixas da população, há tantos negros como brancos na mesma proporção
O mais incrível disso é saber que PUC deveria ser conservadora pelas raízes católicas. PUC= pontifícia universidade católica
O próprio papa falou que é comunista e que lula foi preso o justamente. Tem nada de conservador ali n
Mas o Papa é o primeiro a ser um comunista declarado
PUC. patota unificada dos comunas
Se nem a CNBB é... Eu estudei na Universidade Católica de Santos, até 2017 era incrível, tinha até missa na capela de manhã, mas foi cada absurdo que comecei a presenciar nos anos de 2018, um movimento ingressou naquela faculdade que até a cruz queriam tirar das salas de aula.
Os infiltrados estão em todas as camadas da sociedade 😢
temos que ocupar espaço, infelizmente só temos esquerda, precisamos de juízes promotores, auditores, defensores públicos e muito mais, NÃO ACREDITE QUANDO TE FALAM QUE NÃO PODEMOS OCUPAR ESPAÇO
Também penso isso!
Isso aí ele falou no livro. 2:31
Provavelmente o vice reitor era o Augusto! 🥹💕
Cada um na sua, onde fui criado branco e negro pobre era mesma proporção, infelizmente não se discute classe social, se discute cor da pele, respeito todos independe da cor ou classe, respeito pessoas humanas, sou branco de uma infância humilde, acho que tem que respeitar todos independe da cor ou classe social
Depende da realidade de cada um, moro no sul e é tudo misturado também, mas o cara é do Rio de Janeiro, lá certamente a composição é diferente, principalmente levando em conta que grande parte das favelas surgiram de grupos de escravos que foram viver nos morros.
Meus pais viajaram pra uma cidade no Rio que não me lembro o nome e se hospedaram na base de um morro, eles contam que só tinha negro vivendo naquele local.
Pois e sou de favela e sou branco, mas depende muito da favela
Algumas, principalmente as da zona sul tem muito branco... Ou nas favelas grandes tipo lá no CPX... Agora vindo pra ZN, Baixada a maioria é negro mesmo
Eu sou policial aqui no Reino Unido 🇬🇧 Scotland Yard
Troca muito tiro aí? Rs
Onde consigo essa camisa do Glauber?
É tudo bonito o que ele fala pq é oficial. Agpra vem pra perguntar pros praças o que eles acham da pm só leva paulada e são tratados como cachorro
Inteligência não tem cor! Minha esposa e loira de olho azul e limpa chão pra alunos negros, e ai? Ela tem que se vitimizar? Aí ai
loiras bonitas n tem fama de ser inteligente mesmo kkkkkkkkkk
Kkkk ohfr tb fiz essa materia na puc
❤
Admiro o trabalho do Crnl. André
Mas vejo a obrigação de relatar a sentença:
"A policia trata brancos e negros da mesma forma"
ja fui abordado pela policia algumas vezes, tanto sozinho, como acompanhado,
e se alguem que estivesse comigo fosse negro/pardo/moreno o tratamento é diferente sim.
infelizmente existe um ideal policial inalcançavel que é o exemplo do nosso amigo André
Que é um homem bom em meio a milhoes que nao.
Existe abuso policial sim
Existe queima de arquivo sim
o grande problema é a corrupção que encobre isso
evitando a chegar nos ouvidos de quem realmente tem
a disposição e ferramentas para corrigir os erros sistematicos e seculares da corporação.
Não quero diminuir o policial, jamais
Mas ha um enorme contingente composto por pessoas maldosas, de pessima indole
que abusam, socialmente, do exercicio da lei em ambiente urbano.
4:39 lá ele
EU ASSISTI PELA TV, COMO MILHÕES DE BRASILEIROS E NÃO SEI SE O POLICIAL, AO SE APROXIMAR POR TRÁS DO MELIANTE SE ANUNCIOU ( POLICIA). O FATO É QUE ERROU UM TIRO QUE NÃO PODERIA TER ERRADO. NA MINHA OPINIÃO, A ARMA, PARECE QUE ERA UMA METRALHADORA, QUANDO EU ACREDITO QUE A ARMA IDEAL PARA O MOMENTO SERIA UMA PISTOLA. MAIS LEVE E PELA PROXIMIDADE MAIS FACIL DE ACERTAR.
7:00 ??
Eu tenho plano de saúde por ter alguns problemas de saúde, mas vou dizer, nao posso comprar um carrinho ou uma motoca ou comprar um barraco pra mim pq esse valor tive q destinar pro plano de saude, vou dizer o atraso na vida financeira é gigante mas pago pra nao sofrer tanto, mas na maioria das vezes o pobre nao pode se da a esse luxo se é q podemos chamar de luxo.
Nao existe racismo em Mg , a escola aqui é de todas etnias
Esse cara vive em outro brasil pq o brasil que eu moro o sus e a escola pública está cheio de pessoas brancas, e eu falo isso sendo negro. E sinceramente pra mim qndo o cara fala em r4cismo estrutural já perde totalmente o crédito eu queria entender da onde vem essa visão e uma explicação clara mostrando de fato essa estrutura.
Você é o negro de alma branca.
É negro e não sabe nada de racismo estrutural, porquê no fundo você finge que não vê.
O cara estudou, diferente de você!
O cara foi adotado e morava na zona sul 😅
graças à Deus está vivo
Um praça nunca vai ter essas oportunidades
Discordo em partes do depoimento do coronel. Estudei em universidade pública (UERJ) entrei em 1995. Posso dizer que de 30 a 40% da minha turma era de negros ou pardos. Fiz mestrado na mesma instituição, e uns 20-30% da turma de negros e pardos. Isso antes és da política de cotas, que veio no início dos anos 2000. Acredito que ele exagerou um pouco.
Ele falava da PUC
@@drmarcioaraujoosorio7949 Não só da PUC, quanto das Pós-Graduações que fez.
@@leandrodscosta só pelo o que ele falou do SUS e das escolas públicas já dá prá notar que ele é daqueles que exagera as coisas pra tentar chamar atenção pra narrativa dele, eu estudei minha vida toda em escola pública e já fui funcionário público em hospital e nunca vi só negros nesses lugares ou eles sendo maioria, e eu sou negro e sem bem qndo certos lugares nós somos maioria.
É a recorrência deste discurso do coronel, ao longo de quase um século, que vem gerando a indecência do vitimismo nas maiores concentrações de pretos que, inconscientemente, não se movem para sair "daquele lugar"; só gritam, esperneiam e fazem verdadeiras presepadas!
@@mccleuber kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Embate com quem ??? Só se for com a turma do p2... rsrsrsrs
Não adianta colocar o negro como vítima. O problema do Brasil é a pobreza. Pobreza! E pobreza não tem cor. É muito fácil só enxergar a si.
Com certeza eu devo ter passado mais dificuldades que ele, e sou branca. Tbm fui criada em parte na zona sul, e vivi os extremos da cidade, onde o morador da zona sul é super preconceituoso com o suburbano.
A prefeitura do Rio só cuida da área nobre. Tudo pra eles. Não é que na sua sala de aula da faculdade só tem branco. Só não tinha é pobre. Pobreza não tem cor. Estudei em escola pública a vida toda, e tive colegas ruivo, índio, japonês, negro, branco, pardo... Todos pobres. A maioria dos alunos da escola pública sequer eram negros. Era tudo misturado. Ainda mais nesse Brasil, onde td mundo é misturado. Eu mesma sou descendente de negro e índio.
Discordo em colocar a questão racial e falar que é racismo estrutural. Meu pai não é branco. Ele é pardo, quase da cor do coronel, e a dificuldade no Brasil é pra pobre. Meu pai foi favelado, e é militar aposentado e advogado, filho de uma mãe negra, criado sem pai, vários irmãos, pobreza extrema na favela. E por aí vai... A pobreza que atrapalha a vida do brasileiro. A escola ruim que não te ajuda a passar no ENEM. A escola ruim que não te ensina inglês pra vc passar numa seleção de emprego. A escola ruim que não te dá base pra passar num concurso público. Principalmente para a geração com + de 40 anos, cuja educação era fraca. Faculdade era pra poucos! Era inacessível! Hoje é mais fácil, e tem até o youtube pra ajudar. Mas não tem essa de racismo estrutural, porque ninguém é impedido de estudar, trabalhar ou qqr outro lugar por conta da cor. Ninguém é impedido de ir pra escola. Não estamos vivendo nos EUA, onde o negro não podia estudar.
Sobre o SUS, realidade de td mundo que é pobre. Pobre vai pra escola pública. Pobre não tem plano de saúde. Pobre muito mal termina a escola porque tem que trabalhar. Pobre estuda e trabalha.
45,3% da população do país se declararam pardas - 92,1 milhões
43,5% se declararam brancos - 88,2 milhões
10,2% pretos- 20,6 milhões
0,8% indígenas - 1,7 milhões
0,4% amarelas - 850,1 mil
Fonte: IBGE
A maioria do brasileiro é misturado. Misturado! A maioria é pobre. O resto é vitimismo. Todo mundo sofre nesse lugar chamado Brasil por conta da corrupção, socialismo e ganancia!
Ele ía falar sobre a morte do Matias, o nobre entrevistador o terrompeu😡
Não é preto puro, não. O cabelo é fino e ondulado. Ele é do tipo do Lampião, com a diferença que não é magricela. E como assim, "não é da zona sul"? A partir do momento que o cara te pega como afilhado e você cresce desde pequeno na zona sul, você passa a ser da zona sul! Isso é complexo de inferioridade do André. Mesmo quem nasce nas favelas da zona sul sabe que é da zona sul e não fica com esse papo. Usam prancha de bodyboard junto com a galera do asfalto, pegam jacaré e às vezes até surfam também. Jogam futevolei e futebol de areia juntos. Na zona sul do Rio, isso sempre foi assim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parei no "estrutural"...
Eu tambem.
realmente não existe racismo no Brasil, vivemos a plena democria racial do gilberto freyre, aqui todos nós nos tratamos igual 😂👌
Tua incapacidade de ouvir a opinião de um cara com tanta experiência fala mais sobre vc do que sobre ele .
O cara foi contaminado.
Vocês de direita falam tanta merda que as pessoas escolhem ir pra esquerda só pra não se misturar com gente igual vocês!
Parabéns, a esquerda agradece a burrice de vocês!
Discodo. O racismo não é estrutural e sim muitas vezes é confundido com preconceito por classe econômica.
Exatamente, se vc é rico não importa sua cor TODO MUNDO irá te tratar bem , agora se vc é pobre pode ser loiro do olho azul que ninguém liga .
No dia que brancos morrerem só por serem brancos igual acontece com negros todos os dias você fala uma merda dessa
@@DPZ-cx7gymas se vc é negro e rico, ninguém olha pra tua cara e já imagina que vc é rico pra te tratar bem. A população só te trata com respeito depois de saber que vc é rico. Antes disso a visão é de "só mais um neguinho". Racismo não tem relação com grana. Se não, nenhum jogador brasileiro seria vítima de racismo
Infelizmente ele não respondeu nenhuma pergunta 😂
12:40 não falou o pq de matarem o personagem 🤦🏻♂️
Ele disse que foi por causa da empresária do André Ramiro
PUC de hoje não chega aos pés da PUC dos anos 70
Só tem viciado e professores fracos
Doutorado ou mestrado ali não tem mais valor no mercado de trabalho como foi no passado
Exatamente.
Mas como ele está vivo?
Não morrendo.
A cababis medicinal ja é realidade e sus de São Paulo vai disponibilizar a mesma pra quem precisar na rede publica !
Muitos já plantam canabis em casa .
É um caminho sem volta.
A canabis medicinal ja é uma realidade .
Felizmente
Aqui no sul a fila do SUS é de maioria branca!
E no particular a maioria é preta ?
@@aryelmartinsdesouza 😂😂😂😂😂😂 jantou
@@aryelmartinsdesouza Não sei, não uso a particular, diz aí você, que acha que todo branco é rico e todo preto é pobre!
@Code by Chemichaos Exatamente, gênio!
@@aryelmartinsdesouza não, não é e sabe o motivo de não ser?
Simples: no Brasil a porcentagem de brancos é maior que de negros.
Pronto, agora entendeu?
Então é óbvio que terão menos negros nos lugares.
Cara! Quando que um tenente da polícia militar se encontra em baixa classe social? Brincadeira isso! Baixa classe social é cobrador de ônibus. Com todo respeito pq é um trabalho digno.
de uma forma muito claLa kkkkkkkkkk
Mais o Matias não morreu ....
No filme...
e como que teatavam ele na faculdade?
BATISTA AS OPERAÇOES DO BOPE E QUASE MORTE OU NAO?
Polícial pode ir armado para faculdade. ?
Sou professor universitário e já tive um aluno PRF. Como ele saia do plantão direto para a aula, muitas vezes ele assistiu minha aula fardado e armado. Os outros alunos não gostavam muito (sabe como é universidade federal), mas eu nunca vi problema algum. Não é usual, mas nunca fui informado de que seja proibido um policial assistir aula armado.
Me formei na UFC, sempre ia para as aulas armado, nunca houve problemas, até porque, eu usava a arma velada... Além disso, é uma prerrogativa nossa andar armado para todos os locais, obedecendo a legislação vigente, é claro.
Se o Matias tá vivo então pq mataram ele no filme?
Pq é um filme, não uma biografia 😅
BATISTA VC GOSTA DO DIREITO?
Monte de diplomas mas nunca administrou uma empresa? Tá cheio disso por aí
Trabalho com táxi e vejo pessoas perdendo tempo se enchendo de diplomas mas nunca exerceram a atividade e depois dos 30 anos já era não vai conseguir nada nem com 5 doutorados
Engraçado na minha turma de engenharia tinha vários negros .
Um negro racista. q pena. Sou branco e lascado. Mas sou lascado nao pq sou branco, sou lascado pq sou pobre e ponto
Esse bixo não morreu no filme 2? Kkk
O problema é a planta kkkkkkkk
Impressão minha ou o Glauber tem a língua presa?
Cebolinha
Um baseado e bom demais...ate policia gosta
Pelo visto o Matias da vida real vota no psol! Kkkkkk
Por isso q eu amo pessoas de direita, vocês são delirantes demais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@AndreaRezabelho 🐂👇
Vixe, o cara é lacrador!
Racismo estruturante¿?
Parei, próximo video
Amo direitistas, vocês são delirantes demais, eu racho de rir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Cadê o baiano 😂
To aqui Mano, pelo certo TMJ
Bem escorregadio nas respostas
10000000000zimo
Fala fala fala e não diz nada...a impressão é que sempre está escondendo algo, ou enrolando
Pena que o policial comprou esse discursinho da esquerda de racismo estrutural.
No final ele falou merda hein
Racismo estruturante!? Sei... pqp!!! Já perdeu meu conceito com essa conversinha.
Por quê VC nao estuda kkkkkkk
Pq vc é burro, o cara que estudou tem que ser tbm?
Manezao demais.. jogaram no lixo um episódio.
O cara é um reprodutor de asneiras e narrativas.
Pqp
1°
"Racismo estruturante" tnc hahahaha
3⁰
Polícia falando bosta como sempre, e incrível, mas e aquela né os cachorros tem que tratar bem o dono pra pegar o osso do dia né.
Mimimimi
Pardo/Negro defendendo o chicote que estrala nas próprias costas KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@AndreaRezabelho chicote onde moço? Quem é o negro que vc se refere? O entrevistado?
@@caioaze como é inteligente!
Chicote = metáfora
Você mesmo!
@@AndreaRezabelho hahahha nossa.. como vc é esperto.. mimizento, fraco, vitimista e beeemmm burro.
essa lingua presa estraga todo o conteudo
Sou fã do perssonagem matias, mas a pessoa que o matias foi inspirado pr mim só fala merda, dizer que na fila do sus só tem gente negra??? Racismo estrutural? Pelo amor de deus que ridículo
Como a falta de estudo deixa a pessoa ridícula
@@AndreaRezabelho concordo com vc, realmente o matias da vida real vive em uma bolha, decepcionante
@@MultiDoogg disse o cara que nunca estudou na vida
@@AndreaRezabelho será? então a graduação que tenho em nutrição é o que?
Esse cara nunca foi inspiração para o personagem do Mathias.
Nossa, uma plantinha , temos q proibir, , que perigoso 😭
O sangue dessa guerra violenta também está em suas mãos, viva com isso!
A plantinha que quem vende, porta uma arma de guerra que mata pais de família mulheres e crianças
O problema nn é a planta e sim q isso da muito dinheiro e poder pra bandido
@@0Anonymous A culpa não é da planta é sim dos políticos, você acha porque que não legalizam?? Por ganham foturnas por trás disso, todos os países de primeiro mundo é legalizado mas como o Brasil é um país de terceira não tinha Oque esperar
@@caiocavalcante5462 sinceramente, mano, vc acha q se maconha fosse legalizada todos os q querem a erva iriam comprar do governo? Sujeitos a uma quantidade pré-estabelecida, preços altos, sujeito a imposto, ou continuaria a mesma coisa, buscando droga nos mesmo locais, oq tu acha?
Esse mimimi que tem que parar. Negro tem que acessar a universidade não por direito e sim por merecimento. Esse negócio de cota coloca o negro como incapaz 👍
Sua proposta é rasa, tem que mudar o Sistema que oprime sim a populaçao negra, que seja nas bases educacionais, simples e participaçao do estado nisso em conjukto com o setor privado
@@eliomarcunha922 é por isso que vocês se sentem inferiores aos outros. Você tem que mostrar capacidade.. para com esse mimimi e deixa de preguiça. Ninguém é melhor que ninguém. Um branco pobre e um negro pobre tem as mesmas dificuldades. Acorda pra vida. Porque um tem que se matar pra entrar na faculdade e as vezes perde a vaga para um incapaz cotista que vai mais denegrir do que contribuí. Cota demostra incapacidade intelectual. Faça o Enem e zere a prova. Feche a redação pronto você terá todas as oportunidades. Para de se vitimizar. Corre atrás como eu fiz 🙏👍
@@glaydsoncastro336 Mano, sua conversa é a chamada conversa fiada, na moral
@@eliomarcunha922 chora agora chora 😂😂😂😂😂mimizento
@@glaydsoncastro336 muito Loko, tipico direitista kkkkkkk
Se o Matias tá vivo então pq mataram ele no filme?
Ele disse num corte que o motivo foi treta com a empresária do Ator André Ramiro que interpretou o Matias.
Um baseado e bom demais...ate policia gosta