Aula1 - Fenomenologia e Psicoterapia
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Origem da palavra fenomenologia: aquilo que se mostra, as coisas elas mesmas, trazer à Luz.
Origem da palavra psicoterapia: "psiquê": sopro divino, alma. "Therapon": cuidar, servir.
Transcendência = transpassamento.
Privações existenciais na prática clínica
Gratidão por sua vida!
Sensacional!
Feliz que gostou Alisson! Obrigado!
Excelente, parabéns.
Agradeço seu comentário! Continue acompanhando. Grande abraço!
Muito boa aulas ❤❤❤❤
Obrigado!
EXCELENTE aula, Professor!!! PARABÉNS!!!
Como acadêmico iniciante de psicologia, estou muito interessado nessa área e principalmente entender como aplicar o conhecimento da Fenomenologia na prática clinica. O curso do senhor é exatamente o que procurava!!!
Já me inscrevi no canal e vou acompanhar todos os vídeos.
Saudações do Rio de Janeiro!!!
Gratidão!!! 🙏🏾
Marcelo
Legal! Bem vindo ao canal e continue me acompanhando! Abraço!
Obgda, excelente aula.
Fico feliz que tenha gostado!
Muito bom, obrigada por esta aula incrível!!!
Fico feliz que tenha gostado Camila. Fiquei um tempo com o canal parado após o nascimento do meu filho, mas pretendo voltar a gravar algumas aulas. Acompanhe.
Comecei a me interessar há pouco tempo pela fenomenologia.
Sou aluna do 9° período de Psicologia e estou aprendendo muito aqui com vc. Obrigada
Parabéns pelo material!!!
Muito obrigado!
Gostei muito das suas explicações.
Que bom Dalva! Se inscreva na Semana Fenomenologia na Prática Clínica para aprofundar mais: www.samaumainstituto.com/inscrever-org
Muito boa sua compreensão da realidade Andre. Obrigada por sua contribuição
Oi Maria! Eu que agradeço seu comentário e por me acompanhar. Um abraço!
Olá Boa tarde, gostei muito da explanação. Creio que há vídeos mais recentes, buscarei. Obrigada.
Oi Fabiola! Têm muitos vídeos aqui no UA-cam e na próxima semana (5 a 12 de agosto) farei a Semana Fenomenologia na Prática Clínica. Inscreva-se para acompanhar: www.samaumainstituto.com/inscrever-org
Muito obrigado por sua disponibilidade em fazer os videos. Muito bom!!!!
Fico feliz que tenha gostado Edson. Fiquei um tempo com o canal parado após o nascimento do meu filho, mas pretendo voltar a gravar algumas aulas. Acompanhe.
Excelente explanação! Já fiz a inscrição em seu canal. Muito grata 🙏🏼🌻
Olá Jane! Eu que agradeço você por me acompanhar! Tudo de bom!
Gostei muito da sua aula.Bastante clara e esclarecedora .Já me inscrevi
Fico feliz que tenha gostado Mariângela. Fiquei um tempo com o canal parado após o nascimento do meu filho, mas pretendo voltar a gravar algumas aulas. Acompanhe.
Excelente vídeo! Tem me ajudado muito. Obrigado! Poderia falar um pouco sobre quais são essas técnicas fenomenológicas para restaurar os sentidos do paciente? Fiquei bastante curioso.
Olá Ivan! Agradeço seu comentário. Essas técnicas foram desenvolvidas por mim, baseado na minha tese de doutoramento em Filosofia, na prática clínica e em duas formações psicossomáticas que fiz na Europa. A Experiência Somática e o SOMA-Embodiment. São exercícios específicos que faço com meus pacientes para restaurar a sensopercepção. Têm sido muito bem recebidos pelos meus pacientes e apresentado bons resultados, principalmente em casos de ansiedade. Quando tiver mais tempo e puder vou falar delas aqui no canal.
@@andretoso07 sua tese está disponível em algum lugar?
@@gabriellabatista1401 Olá Gabriella! Está disponível no arquivo da Universidade de Évora. Segue link: dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/28236/1/Doutoramento-Filosofia-Andre_Vicente_Resende_Toso.pdf
@@andretoso07 Obrigada! Adorei o canal e a didática. Estou consumindo e acompanhando nas redes. Espero em breve poder realizar uma mentoria. Abraços
Excelente material para entendimento da prática clínica em fenomenologia! Pode indicar referências bibliográficas que tenham esse enfoque na clínica para aprofundamento dos assuntos falados no minicurso?
Fico feliz que tenha gostado Fred. Pode começar com o "Na Presença do Sentido" e "Os dois nascimentos do homem", de João Augusto Pompeia e Bille Tati Sapienza. É um bom início. Abraço!
Subscreva o canal que em algum momento tento gravar um vídeo com dicas de bibliografia.
Porque se diz na fenomenologia que o homem não tem natureza?
O homem não tem uma natureza fixa. Ou seja, a sua natureza é mutável de acordo com a compreensão-afetiva. O que a fenomenologia busca é uma suspensão de qualquer natureza fixa que limite o homem como, por exemplo, animal racional. Apesar de importante para nos situarmos e entendermos quem somos, fixar uma natureza para o homem é limitante e fecha possibilidades que poderiam se revelar com um olhar mais aberto para a grande questão da filosofia: afinal o que é o homem?
A terra é nossa dimensão ANGÚSTIA e o Céu é nossa dimensão SER. O foco da terapia é o Ser. Talvez fazer acontecer o Céu na terra. Seria isso? Gostei muito.
Olá Teresa! Agradeço seu comentário. A respeito da angústia é possível fazermos um curso inteiro. É inclusive o tema da minha tese de doutorado. A angústia é a tonalidade afetiva fundamental que suspende os sentidos e abre a possibilidade de um vislumbre do ser. As dimensões céu e terra, e isso é bem importante, não estão separadas. A transcendência, como transpassamento, é essa revelação de que tanto o céu quanto o terra estão absolutamente conectados. É preciso desvelar o ser para que esta conexão se revele. Na terapia esta conexão parece ainda mais intensa pelos mistérios que se revelam na relação paciente-psicoterapeuta.
Fiquei em dúvida se foi isso que quis dizer, mas se o terapeuta se depara com uma situação de um paciente com uma queixa objetiva, ele deve utilizar de outras técnicas, como da Tcc para solucionar esse problema? É isso?
Olá Carlos! Eu acredito que existem diversas ferramentas terapêuticas que devem ser utilizadas no momento adequado. Em uma clínica fenomenológica, na minha visão, temos que ter abertura para fazer aquilo que vai auxiliar o paciente de verdade. Então, no seu sentimento e no seu conhecimento de terapeuta, você faz o que acredita ser o melhor para aquela pessoa. E, muitas vezes, um paciente precisa de técnicas de tcc para melhorar uma fobia ou um TOC grave e é isso que deve ser feito. Ou algum paciente, em depressão profunda, que precisa primeiro de uma medicação para poder iniciar o processo terapêutico. É neste sentido. Espero ter ficado claro. Abraço e agradeço seus comentários.
@@andretoso07 Ficou claro sim, esclarecedor!