Verdade Júlio concordo com você, um container HC hoje está custando mais de 16000$ e para enterrar o mesmo teria que fazer um tratamento químico para eliminar todas as ferrugens e uma pintura boa, depois concretar o chão as laterais e o teto com concreto usinado para não dar infiltração, lembrando que só o concreto não basta, uma estrutura metálica como malha pop seria necessária para evitar trincas, e antes da concretagem teria que ter escoras na lateral e no teto do container , resumindo a história os 16000 r$ sumiu sem ter ajudado em nada.
Boa meu amigo! Nada melhor do que você com tanta experiência para validar o vídeo. No final, enterrar containers se resume a uma "pira errada", rsrsrs. Abraços!
Olá, Julio. Vi esse vídeo só hoje, três semanas depois da sua publicação. Bem, eu tenho um bunker subterrâneo de containers feito em 2012. São 4 containers interligados, com banheiro, esgoto e água potável, e também refrigeração forçada e refrigeração por ar condicionado. Oito meses depois da construção, eu tive problemas no teto, exatamente igual como você mostrou no vídeo. As laterais não deram problemas iniciais porque antes eu havia feito uma caixa de concreto com espessura de 60 centímetros nos lados e na base, ou no chão do bunker. Acima, havia cerca de 1.6 metros de terra, que começou a ceder sobre o teto somente 8 meses depois. Com isso, eu tive que abrir toda a construção e fazer vigas de concreto entrelaçadas e sustentadas nas laterais da caixa de concreto, que são as paredes em torno dos containers. Depois, tive que inventar uma estrutura para desamassar os tetos dos containers, usando vários macacos hidráulicos posicionados em série e acionados ao mesmo tempo, para que todos os tetos voltassem às suas formas normais. Por sorte, eu havia feito todas as ligações elétricas nas laterais dos containers, inclusive a parte de iluminação, senão eu teria tido mais prejuízo com esse problema nos tetos. Hoje a construção está segura, mas eu tive que reforçar as colunas de concreto entre cada parede lateral, pois em 2020 elas sofreram infiltrações e o concreto começou à esfarelar. Enfim, foi muito trabalho e muito dinheiro investido. E hoje eu sei que gastei quase o dobro de dinheiro que eu teria gasto se tivesse comprado e instalado um bunker de metal tubular feito por empresas especializadas. Aqui no Brasil temos algumas que fazem isso e a mais em conta é a Tramec.
Olá, acredito que o termo correto para a sua construção seja outro , pois o termo bunker deveria ser utilizado para definir uma estrutura feita para resistir a projéteis de guerra e como citado no seu texto, mesmo intempéries naturais já abalam sua estrutura e mesmo que possamos abranger o significado ou uso do termo ``bunker´´ para além da original, acredito que o mínimo para ser usada tal terminologia deveria ser a estabilidade física subterrânea do mesmo.
@@Izzi4604-z4p , sem dúvida o termo "bunker" teve, com o passar dos anos, o seu significado ampliado. Essencialmente, um bunker é um abrigo para proteção contra conflitos bélicos. Os construídos durante a segunda guerra mundial atendiam às ofensivas bélicas da época, não sendo eficazes contra a tecnologia bélica atual. Houve também um segundo tipo de bunker da época que visava a proteção contra ataques bélicos da época e, também, contra a radiação oriunda de ataques nucleares. Esse tipo de bunker se normalizou como o ideal durante o período da guerra fria até os dia de hoje. Porém, na época não se pensava na condição geológica do local, sendo que a maioria dos bunkers desses dois tipos foram construídos próximos demais ou acima de falhas geológicas, que podem gerar a liquefação do solo ou a abertura de crateras e valas subterrâneas no caso de abalos sísmicos duradouros. Ao meu ver, a tecnologia empregada hoje na construção de túneis por dentro de montanhas de rocha ignea, geram abrigos muito mais eficazes do que qualquer bunker dos anos de 1940 ou 1960. Obviamente que tais túneis se tornam ineficazes por terem aberturas acessíveis em ambos os lados. Mas é fato que túneis ou cavernas feitas sobre rocha ignea conseguem ser resistentes à ataques nucleares e de outras tecnologias bélicas atuais, como também contra abalos e cataclismas sísmicos de grande ordem. Dentre os antigos bunkers eu me sentiria plenamente seguro, contra efeitos radioativos e catástrofes climáticas, no amplo bunker do governo Suíço chamado Kaverne S, em Amsteg, na região montanhosa dos alpes chamada Berner Oberland, totalmente constituída de granito, a mais resistente rocha ignea. Mesmo com uma extensa falha geológica à menos de 5km desse bunker, ele não seria afetado por adversidades climáticas ou geológicas porque a sua montanha se estende por centenas de metro abaixo da superfície, criando um ambiente totalmente seguro e inabalável. São 3 andares por dentro da montanha de granito, sendo dois superiores e o outro subterrâneo. Nesse bunker, ao meu ver, a melhor entrada e saída é a A8759, bem acima da superfície do K8760/K8 (o nome militar do Kaverne S), já que as entradas no nível da superfície não são suficientemente seguras. Enfim, quem quiser um bunker realmente eficaz em todos os sentidos, deveria construir uma caverna numa montanha rochosa de formação ignea distante do litoral e de usinas nucleares pelo menos 100 km em linha reta, numa região com altitude mínima de 800 metros do nível do mar e distante, no mínimo, 20km da cidade ou aldeia mais próxima, sendo também distante, pelo menos, 50km de bases militares e usinas hidrelétricas. A entrada desse bunker deveria ser, no mínimo, 10 metros do solo, e possuir uma porta deslizante de CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) com vigas de aço com tungstênio. Fazer uma caverna em rochas igneas é fácil atualmente, usando argamassa expansiva e ferramentas portáteis elétricas de perfuração.
@@Deijivan Fico feliz que minha observação tenha te instigado a pesquisar mais sobre o assunto. (Infelizmente não a tempo de gastar tanto com este projeto) Como você descreveu as diferenças tanto da construção quanto do proposito que define um bunker, deve ter agora ficado claro o erro em chamar sua construção assim. Talvez para melhor compreensão de todos ``Abrigo Subterrâneo´´ define melhor a estrutura. PS Iniciativa é muito importante, mas planejamento é essencial. Espero que essa dica sirva para evitar problemas em empreitadas futuras. Boa sorte.
Construi um bunker no meu sítio, tem 10 metros de profundidade, 5 cômodos, gastei uma fortuna, mas tá lá, tem comida para 30 anos, água, remédios, gerador a diesel, combustível, iluminação, sistema de exaustão, tudo, demorei 5 anos para construir, e digo gastei uma pequena fortuna, até o concreto tem que ser especial, posso dizer a todos vocês, bunker não é pra qualquer um, o que construi serve como um abrigo para ataque nuclear, contratei um engenheiro americano que veio ao Brasil para fazer a obra - para evitar fotografias áreas construirmos um toldo enorme para esconder a construção do google. O Bunker tem 90m² sem contar a área de combustível, o gerador a diesel, e o sistema de respiração com filtros e barreiras anti radiação, bem isso é bem pouco, agora para um abrigo anti bomba o custo sem dúvida é muito menor. Boa sorte a todos!
esse sistema de exaustão aí, como resolveu o problema da radioatividade do ar? adianta nada se enfiar no bunker e o ar condicionado jogar ar radioativo pra dentro, vai morrer lentamente de câncer e o bunker vai ser seu caixão, pelo menos vai ter gastado uma fortuna num caixão caro, acho meio difícil vc ter tido dinheiro pra bancar filtros pra pelo menos 2 anos de radioatividade no ar
Quando é para criticar a gente crítica, e quando é para elogiar devemos elogiar. Parabéns pela qualidade didática do vídeo com as ilustrações e edição, a equipe Sobrevivencialismo mandou muito bem!!!
É nessas horas que a matemática que foi descartada e ignorada por muitos faz toda diferença. Entender princípios da curva de máxima resistência, viscosidade, resistência dos materiais, curvas e geodésia entre outras coisas como delta de Dirac te ajudam em qualquer cenário. Principalmente de construção e sobrevivência.
@@willguitarrist falou pouco, mas falou besteira, se assim fosse, governos de primeiro mundo não teriam bunkers prontos para serem utilizados tanto pelos políticos como para alguns da população, vai ver os assessores desse "pessoal" sabe menos que vc.....
É fácil, constrói a estrutura subterrânea em alvenaria ou concreto, e não compre um container pra colocar dentro. economize esses 16 mil do container e gaste para deixar sua caixa de concreto subterrânea habitável.
Estou com um projeto em andamento, desisti do contêiner logo de cara só considerando o custo de um. Mas logo depois, ao compartilhar minhas ideias com um amigo engenheiro, ele me alertou sobre os problemas de usar um. Contratei esse meu amigo engenheiro civil e estamos fazendo de vagar. Meu irmão e meu pai trabalham no ramo da construção civil a anos, então nos ajudam bastante com ideias e mão de obra. Pra quem tenha curiosidade, aqui vão algumas coisas que estamos fazendo, mas recomendo contratar um engenheiro, pois cada projeto muda de acordo com sua necessidade. No meu caso será uma casa de dois andares em cima e o bunker embaixo, com entrada por dentro da casa. A obra fica no chapada de um morro. Longe de enchentes e sem perigo de deslizamento. Com uma nascente de água ao lado. O primeiro passo foi cavar um buraco com as medidas desejadas, fizemos todo piso bem reforçado com uns 30cm de laje batida sob o solo. Também fizemos a montagem da fundação e toda estrutura com blocos e alvenaria em medidas 14x19x54, são 3 paredes paralelas, todas 100% preenchidas com concreto, mais ou menos 10cm entre uma e outra. A primeira linha de parede foi onde vai a parte elétrica , dutos de ar e encanamentos, então passamos os conduíte, dutos e canos antes mesmo de concretar tudo. Como vai ter um banheiro e pia, foi feito ao lado uma fossa de dejetos em um nível abaixo da obra. E que já vai ser usada pro resto da casa. Finalizamos toda parte de encanamento, ventilação e elétrica. instalamos luzes e tudo mais na parte interna pra garantir. Já fizemos um “pré teto” de madeira. Depois foi a vez do isolamento térmico, entre a primeira parede e a segunda. E também no piso. Ja na ordem vem a segunda parede onde no exterior dela houve aplicação de materiais e produtos específicos para evitar infiltração e proliferação de fungos e bactérias… assim como foi feito no solo antes do piso… E por fim a última parede. Entre a segunda parede e a terceira foi preenchido com concreto, ferragens e muita brita. Por fim, no exterior foram feitas vigas e amarrações reforçadas com vergalhões e barras de metal. onde deixamos um espaço adequado de acordo com o tamanho e altura escolhidos. Não lembro de cabeça agora. Mas foi um espaço bem grande. Pouco menos de 1m entre a terceira parede e a terra, talvez uns 60cm ou 80cm. Foi tudo preenchido com materiais improvisados pra render junto com o concreto, e também pra ajudar nas amarrações… usamos britas, vidros quebrados que fizemos a partir de garrafas velhas que um amigo de um bar nos deu, sucatas, ferros velhos que pegamos com vizinhos, pedaços de um carro velho que a gente tinha lá na roça, fogão velho, entulhos de um curral abandonado que tivemos de demolir, pedras de refugo que comprei a preço de banana em uma pedreira que fica próxima ao meu terreno e tudo que era feito de metal ou pedra que a gente achava kkkk… Enfim algumas coisas bem improvisadas pra render… Nessa brincadeira, mesmo com os entulhos e materiais que aproveitamos pra “render”, foram muitas betoneiras de cimento e brita… Agora que tudo deu certo, estamos construindo as escadas e finalizando as lajes. São 2, elas terão mais ou menos uns 30cm cada, preenchidas com vergalhões. Será instalada a primeira, acima de um tratamento térmico que foi feito no “pré telhado” que citei antes, onde será completado com mais uns 20cm dos mesmo materiais que jogamos as sucatas no exterior… pra “selar essa caixa forte” e depois vem a segunda laje que vai seguir de base pro resto da construção. Daí pra frente vai ser só seguir como se fosse uma obra normal de uma casa pra cima e voltar embaixo pra finalizar os acabamentos na hora certa. Antes que alguém pergunte, até pensei em fazer vídeos sobre, mas sei lá kkk. É que vai ser onde vou guardar minhas coisas de maior valor e várias outras coisas… não quero que ninguém tenha a “planta” ou o “mapa” do meu projeto que está sendo feito pra passar como despercebido a olhos externos kkkk. Apenas alguns vizinhos de confiança e que trabalham na obra (além do engenheiro, meu pai e meu irmão kkk) sabem de como está sendo feito… preferi em preservar os detalhes mais sórdidos. Ah, e também vale lembrar que agora estou morando na Europa, e a obra é no Brasil… ficaria difícil gravar conteúdo, mesmo se eu quisesse kkk. Quanto a valores, acho que gastei uns 10 a 15 mil. Basicamente o mesmo valor do contêiner. E vale lembrar que eu mesmo fiz todos os blocos usando a própria terra do buraco que cavamos com a rex… isso quando ainda tava no Brasil. E que usamos muitos materiais alternativos pra render na concretagem final. Espero ter ajudado algum sobreviventes com boas ideias. 🙌🏻
@@advogadoleandroaguiar2628 que bom que ajudei ao menos uma única pessoa. Já fico feliz! 🙌🏻😂 Mas cara. Hoje eu te digo apenas duas coisas, que eu enfatizaria melhor ali… A 1: Seria fazer seus próprios blocos é a melhor opção. Uma forma é fácil de conseguir na internet. Depois com os próprios blocos você faz tudo. Afinal, o bloco não importa muito, já que os metais e o cimento que vão segurar tudo mesmo. E 2: Eu teria colocado talvez um pouco de arreia pra render o cimento e as britas. Precisei quebrar um pedaço pra passar um fio a mais, acabei não conseguindo kkkk. Pelo menos tá forte kkkkk.
olá Júlio , a sua explicação é muito boa, partilho ainda com você que a base do conteiner, ( o chão) não é impermeável pelo que favorece inundação caso toalhas freáticas aflorem após chuvadas ou até a água em transito vertical ao encontrar essa fragilidade não escoe para camadas mais fundas de solo. gostaria de lembrar também que embora haja uma estabilidade térmica no solo ainda assim será necessário isolamentos e algum tipo de fonte de calor reduzindo assim a área útil do espaço a proteger e cada corte que se faça para escadas escotilhas chaminés etc fragiliza ainda mais o equipamento. Sem dúvida bunker de alvenaria(s) seria o ideal ou em alternativa bunker metálico construido para o efeito ( muito caro por norma). Abraço a todos.
Show essa dica! Já pensei em canos de concreto desse que se usam em esgoto ( Tubo de concreto de 120 cm c.A.I. ) seria algo que já fica em baixo da terra.... e mais barato que container.
Concordo em partes, eu acho que quem tem condições financeiras pode sim fazer um mini BUNKER de precaução, até pelo cenário global, muita gente falando de armas nucleares, mas fazer dessa forma eu concordo com você, chega a ser burrice, se for para fazer que faça bem feito.
edição ficou a nível documentário de tv, parabéns! Sobre containers, um tempo atrás tava dando uma olhada sobre obras utilizando eles, casas e tal. Uma moça bem simpática resolveu fazer a casa dela toda nesse padrão, visitou outras casas no mesmo conceito... A conclusão que cheguei é que pelo custo total não compensa, sabendo que em termos de sobrevivencialismo, o capital é uma variável muito importante e ter capital significa sobrevivência, isso pra gastar ele em outras frentes. Se para fazer uma casa, vi que o custo era muito alto e o resultado não era tão lá o esperado, imagina enterrar e dar de cara com estas situações narradas no vídeo? Obras com container hoje, salvo na situação de praticidade pra mover de um lugar para outro, não vejo tão boas. O pessoal que faz muitos consideram a questão verde, estarem reciclando um algo que iria virar lixo por aí, mas no fim o valor dele e a quantidade de gasto pra tornar ele habitável põe ele próximo da construção convencional em termos de impacto ambiental.
Queria ter conhecido esse canal há uns 5 anos atrás, estaria mais preparada pro que vem por aí, mais não é tarde pra aprender e correr pra se organizar no que dê
Bom vídeo, meu TCC foi sobre casa container, um dos problemas era sobre o conforto térmico, então tivemos a incrivel ídeia de incluir o teto verde , e não deu certo exatamente por isso, container não aguenta peso ....
Excelente vídeo! Nunca passou pela minha cabeça em usar contêiner para banker. Porém é bom ter acesso a esta informação para não se cometer este erro. Uma curiosidade que tenho é que certa vez ouvi que não são todos os tipos de solo que dá para fazer banker. Ficarei feliz se tiver um vídeo explicando quais são as características do terreno para se construir este tipo de terreno
Para um bunker seria melhor utilizar um tanque ou algo cilíndrico. O container é para outdoor, excelente para algo simples como uma garagem ou barracão. Para moradia com mobilidade, motorhome clássico. Melhor ainda se for trailer.
Apesar de tudo, "enterraria" (entre aspas) um container em uma situação específica: fazer um estúdio de música. Mas não seria exatamente enterrar, pq a terra não ficaria em contato com o container... tem que ter uma distância entre a parede do container e a parte externa pra fazer o conceito de "box in a box" pra fazer um isolamento acústico melhor... o container ficaria acima do piso sustentado por vigas de apoio, e precisaria construir apenas uma estrutura acima de teto , que também não poderia ter contato com o teto do container, e de um dos lados que funcionaria como entrada. O local ideal para isso não seria exatamente abaixo da terra, mas em um morro escavado. Para ser mais barato, a estrutura de arrimo da terra lateral poderia ser com sacos de super adobe ou mesmo pneus com com mistura de terra e cimento compactado dentro, o chão poderia ter um acabamento simples, com pedras ou areia e a estrutura superior poderia ser pensada de uma forma mais simples. O container não precisaria de nenhum tratamento extra, já que não estará diretamente exposto ao tempo, e internamente faço todo o tratamento acústico necessário. Se um dia quisesse levar o estúdio embora pra outro lugar, o custo para refazer essa estrutura externa em outro lugar não seria tão exorbitante, e custo do tratamento acústico, seria levado. Mas isso é só uma viagem... sem pretensão de tornar real.
Análise inteligente, objetiva e sintética, custo benefício de reforçar um container para abrigo, inviável, pois a espessura da chapa é muito fina e vulnerável à ferrugem.
O solo realmente parece leve, mas quando se faz as contas, sua carga se revela de forma surpreendente. Meus parabéns pelas observações, Júlio! Sou engenheiro agrônomo, e só para ter um pouco mais de precisão, te digo que a densidade do solo argiloso varia em torno de 900 a 1.250 kg/m³, enquanto o arenoso varia em torno de 1.250 a 1.600 kg/m³.
Suponho que pra um bunker um solo mais argiloso seria o ideal certo ? Digo pelo fato de ser mais argiloso , absorberá melhor impacto e ondas de choque suponho eu , porém sería menos estavel ...
eu sabia que não dava pra colocar na terra, vi na tv na serie "OS caçadores de mito" eles queriam ver se realmente protegia de uma explosão ficar de baixo da terra ou não, porem o container não aguentou a terra em cima e cedeu detonando o mito na hora, eu sempre fiquei com o "e se" e se colocar madeira ou fazer estrutura de cimento e aço, funciona porem e muito caro e nada pratico. muito bom o vídeo e esclarece todas as minhas duvidas
A cobertura enterrada deve ser em arco de concreto armado para distribuir melhor os esforços. Teimar em usar lajes/paredes planas vai exigir espessuras/volumes ($) muito maiores nas peças. Container lembra economia, bunker de concreto é um luxo.
Minhas suspeitas foram confirmadas! Até cogitei um tempo atrás container como casa, mas bunker simplesmente é inviável! E vendo que até como casa o negócio sai caro e pode dar ruim, melhor continuar com o bom e velho cimento com tijolo! :)
Na construção seca realmente o container não agrega vantagens. Já fiz estes cálculos também. A onda de construção de container logo passa. Só é viável se for para unidades habitacionais móveis, um "food truck" estacionário, por exemplo; ou para depósitos.
Parabéns Julio, multiplicando conhecimento e evitando tragédias. Seguia um canal americano de uma empresa especializada em bunkers e o que observei é que o formato é sempre cilindro para ter maior resistência, o aço é especial e eles são encapsulados em concreto já prevendo tubulação de ar, água e esgoto. Ou seja, não é simples e não é improvisado.
Top demais o vídeo. Embora eu já tivesse essa ideia. Tudo ficou mais claro com o vídeo de vcs. Obrigado por compartilhar e ajudar com dados e informações sinceras e precisas. Abraço para todos equipe.
Um "container cilindrico" n aguentaria de boa? Porque a estrutura ser quadrada foi o mesmo problemas que os aviões do passado tinham, eles despedaçavam no ar porque as janelas eram quadradas, o formato quadrado não sustenta e é instável pra certas coisas ai da engenharia (agora se existe container cilindrico eu ja n sei kkkk)
muito bom julio, eu ja tive a ideia e como todo bom engenheiro fui fazer as contas e nao deu bom kkkkk a ideia de ter um bunker em si vc vai precisar desembolsar uma quantia consideravel fazer com container e uma boa solução devido a praticidade e velocidade mais e necessario fazer a parte estrutural toda deixando ele apenas para a parte interna divisorias entre as areas e etc.. a unica vantagem pratica de usar um container em um bunker e o efeito da gaiola de faraday e ao fazer uma pintura adequada se tem uma melhor vida util. resumindo se vc tem dinheiro infinito vai fundo pq vai custar caro
Poxa Júlio, muito bom esse vídeo, eu tinha justamente a idéia de construir um bunker com contêiner, mas agora entendendo melhor, percebi que é muito mais viável e barato, fazer de alvenaria. Obrigado pelos esclarecimentos. Teu canal é show. Grande abraço.
Muito bem feito o vídeo! E realmente as paredes laterais não aguentam esse peso! Algumas informações: A chapa na verdade é 2,7mm e não 1,2mm. A duração do container ser 25 anos? Na prática não é o que acontece, utilizam por mais tempo, e inclusive após essa utilização ainda pode ser utilizado por mais 100 anos se der a manutenção correta.
A pouco tempo atrás eu estava pensando sobre a possibilidade de um bunker contêiner subterrâneo, mas olhando de uma forma leiga, parecia uma boa ideia kk. Ainda enxergo como opção um bunker contêiner afastado, mas específicamente em minha chácara cercada por floresta nativa, sem ser subterrâneo, vejo a possibilidade de um bunker camuflado a vegetação e rochas no local, seria para algum tipo de proteção específica ( como esconderijo, mantimentos, etc). Obviamente não seria um bunker com proteções a ataques superiores de guerra. Um bunker bem camuflado, acoplado a uma boa geografia natural, poderia passar despercebido.
E tem um "canal" de um cara prepotente que fica contando vantagem no abrigo q ele fez com isso.. Ainda bem que temos pessoas conscientes como vc que mostra a realidade pra todos e não fica contando papo. Parabéns Júlio por todo seu trabalho em levar a verdade a todos nós que somos eternos aprendizes. Gratidão e Sucesso sempre 🤜🏻🤛🏻
Um cara que falava mal de aventure shopee porque não quiseram dar uma balestra a ele para grava, e hoje que eles patrocinam ele, ele fala deles haha inclusive diz que .50 de bolinha é arma de defesa
Ótima explicação Júlio, explicou de maneira simples e clara tudo que envolve esforços causados pelos empuxos devido ao peso dos solos em estruturas de contenção.
Mano, esse vídeo ficou muito bem produzido. Se vocês tivessem colocado um bloco de terra de minecreft pra ilustrar 1m3 de terra ficaria hilário kkkkkkkkkkk Meus parabéns mesmo pela produção de vídeo e pelo conteúdo super informativo, eu tinha essa vontade de enterrar container pra fazer um porão e já desisti da ideia kkkkkkkkk você são foda 👊🏻
Júlio, os comentários não aceitam links. Sobre essa coisa de bunkers, busca "Greater Exodus by Monte Judah" Logo no começo o palestrante explica a estratégia de defesa completamente oposta a bunkers e comenta.
Muito bom , muita informaçao que desconhecia , e eu achando que dava certo, porém tem muitos problemas pra resolve nesse abrigo...tipo como se livrar dos resíduos e estocar recursos em um espaço pequeno
O empuxo lateral vai deforma o contêiner de uma forma tão fácil, se cair uma pé d'água ferrou, o certo é fazer uma estrutura de concreto com propósito pra isso, hidrossanitário, elétrica, ventilação, térmica, são essencial.
Cada dia melhor, isso aí pessoal, pra frente sempre 👏👏👏
Рік тому+20
Uma boa possibilidade de "bunker", seria o uso de galerias de águas fluviais prémoldadas, daquelas que são frequentemente utilizadas em estradas, para transposição de córregos/riachos! OBS:, Não tenho noção alguma dos custos para isso, porém, para quem tem condições de gastar, creio muito na viabilidade!!
Suponho que com alguns reforços pelo lado de fora , pra dar uma sustentación maior pro teto, já que se você usar um desses com o " círculos pra cima " o ele sendo de 2 m de diámetro, a 2 metros em baixo da terra, teria que soportar pelo meus cálculos um peso de cerca de 10 toneladas
O container realmente não aguenta sozinho, precisaria ser envelopado por concreto armado (concreto com barras de aço, típico de estruturas de prédios). Mas uma vantagem do container é que o bunker poderia ser preparado em outro lugar (instalações, divisões internas, banheiro/cozinha, pintura, etc) com muito mais facilidade enquanto as obras do buraco, esgoto/agua/eletricidade, drenagem, fundação radier (placa de concreto armado) e escadas de acesso estivessem em execução paralelamente. Depois o container chegaria pronto e seria colocado sobre a função para ser usado como FÔRMA para as paredes de concreto armado, ou apenas colocados dentro da caixa de concreto já concluída antes de fechar o teto. Poderia-se imaginar até mesmo fazer a estrutura de concreto (sem o teto definitivo) e um dia encomendar o container bunker para depositar dentro. Tipo um baita tanque de peixes hauahuaha
Concordo totalmente!!! Existem projetos diversos com containers, incluindo casas lindas e bem funcionais. Mas são para quem deseja uma "pegada sustentável", e certamente vai sair bem fora da relação custo x benefício.
Bom dia Júlio, abraços ao Anderson e à todos aí, sua família; conteúdo muito importante, aliás você está sempre ensinando o que há de melhor na área sobrevivencialista, parabéns e continue assim, FORTE ABRAÇO
A verdade e a seguinte, sempre que for construir algo que ira cobrir a sua cabeça e cuja falha pode causar risco a voce e a terceiros, CONTRATE UM ENGENHEIRO, um bom engenheiro. Existe tantos cálculos e tantas considerações para se erguer uma estrutura com segurança que nao tem como um leigo ou mesmo um trabalhador de construção experiente fazer sem conhecimento tecnico de um engenheiro.
Se fosse algo mais barato do que está hoje, faria mais sentido usar containers na construção de coisas perenes por conta do custo benefício.... mas enterrar um container vc está sacrificando a maior vantagem dele que é ser móvel, algo que vc possa mudar de lugar, de terreno, e levar a estrutura pronta.
Concordo plenamente com você, acredito que o mais seguro seria fazer de alvenaria e com uso de vários impermeabilizantes para evitar infiltrações de todos os lados...
só tome cuidado para não usar isso como uma forma de conformismo, esteja sempre buscando melhorar para ter mais recursos, uma pouco de ambição não faz mal a ninguém....
@@EmFocodoFoco concordo amigo é como o velho ditato de grão em grão a galinha enche o papo o que você disse faz todo sentido e deve ser posto em prática para que possamos cada dia buscar evoluir seja numa técnica de sobrevivência num emprego como pessoa ou até mesmo na proteção pessoal residencial e famíliar nós temos que evoluir de acordo com o cenário a nossa volta obrigado pelo seu comentário abraço.
A única praticidade de usar o container num bunker subterrâneo, seria montar todo o ambiente antes de "enterrá-lo", apesar que não acho que valha o trabalho, já que pra ele sobreviver você teria de construir uma caixa de alvenaria. Caixa por caixa gasta o dinheiro do container pra fazer o ambiente e a estrutura.
No canal colinfurze ele fez um bunker e também fez um túnel subterrâneo. No caso o método de fazer um túnel daria pra fazer tranquilamente um bunker também.
Já vi fazerem um "Muro" afastado do contêiner, reforçado e bem estruturado, mantendo uma distância superior a 1metro das laterais se do teto do contêiner, porém, como o Júlio comentou... Não vale a pena devido o custo...
Isso é verdade além de ferrugem tem também o peso da terra na lateral a terra vai empurrar pra dentro já em cima pelo peso da terra o teto pode empurrar pra baixo Já que a lataria é bem fina.
E fazer um buraco na terra, preencher as laterais com vigas de concreto e dps colocar o container, dps preencher com vigas de concreto pra uma laje em cima da estrutura, e dps preenche com terra. Pode colocar vigas internas de concreto ou de ferro internamente tbm pra reforçar.
Eu sou Eng. Civil Calculista de Estruturas, seria possível fazer uma estrutura mista container + concreto + aço. Você economizaria um pouco de carpintaria talvez. Tem que analisar bem o custo mesmo.
Julio precisamos que vc analise outros tipos de construção de abrigos, penso em fazer o meu da forma que explicarei abaixo. Quebra essa aí parceiro. Um abraço.
Verdade Júlio concordo com você, um container HC hoje está custando mais de 16000$ e para enterrar o mesmo teria que fazer um tratamento químico para eliminar todas as ferrugens e uma pintura boa, depois concretar o chão as laterais e o teto com concreto usinado para não dar infiltração, lembrando que só o concreto não basta, uma estrutura metálica como malha pop seria necessária para evitar trincas, e antes da concretagem teria que ter escoras na lateral e no teto do container , resumindo a história os 16000 r$ sumiu sem ter ajudado em nada.
Boa meu amigo! Nada melhor do que você com tanta experiência para validar o vídeo. No final, enterrar containers se resume a uma "pira errada", rsrsrs.
Abraços!
Se o LetraJota falou tá falado!!
kkkk o Julião destruiu meu sonho nesse video.... eu sou dos que achavam que isso poderia ser uma ideia genial 🤣
@@rebratfisch pode ser mas o custo benefício não.
Sem mais. Leandro disse tudo.
Essa edição fez o vídeo parecer um episódio de um programa na TV, muito bom!!
Olá, Julio. Vi esse vídeo só hoje, três semanas depois da sua publicação. Bem, eu tenho um bunker subterrâneo de containers feito em 2012. São 4 containers interligados, com banheiro, esgoto e água potável, e também refrigeração forçada e refrigeração por ar condicionado. Oito meses depois da construção, eu tive problemas no teto, exatamente igual como você mostrou no vídeo. As laterais não deram problemas iniciais porque antes eu havia feito uma caixa de concreto com espessura de 60 centímetros nos lados e na base, ou no chão do bunker. Acima, havia cerca de 1.6 metros de terra, que começou a ceder sobre o teto somente 8 meses depois. Com isso, eu tive que abrir toda a construção e fazer vigas de concreto entrelaçadas e sustentadas nas laterais da caixa de concreto, que são as paredes em torno dos containers. Depois, tive que inventar uma estrutura para desamassar os tetos dos containers, usando vários macacos hidráulicos posicionados em série e acionados ao mesmo tempo, para que todos os tetos voltassem às suas formas normais. Por sorte, eu havia feito todas as ligações elétricas nas laterais dos containers, inclusive a parte de iluminação, senão eu teria tido mais prejuízo com esse problema nos tetos.
Hoje a construção está segura, mas eu tive que reforçar as colunas de concreto entre cada parede lateral, pois em 2020 elas sofreram infiltrações e o concreto começou à esfarelar. Enfim, foi muito trabalho e muito dinheiro investido. E hoje eu sei que gastei quase o dobro de dinheiro que eu teria gasto se tivesse comprado e instalado um bunker de metal tubular feito por empresas especializadas. Aqui no Brasil temos algumas que fazem isso e a mais em conta é a Tramec.
Olá, acredito que o termo correto para a sua construção seja outro , pois o termo bunker deveria ser utilizado para definir uma estrutura feita para resistir a projéteis de guerra e como citado no seu texto, mesmo intempéries naturais já abalam sua estrutura e mesmo que possamos abranger o significado ou uso do termo ``bunker´´ para além da original, acredito que o mínimo para ser usada tal terminologia deveria ser a estabilidade física subterrânea do mesmo.
@@Izzi4604-z4p , sem dúvida o termo "bunker" teve, com o passar dos anos, o seu significado ampliado. Essencialmente, um bunker é um abrigo para proteção contra conflitos bélicos. Os construídos durante a segunda guerra mundial atendiam às ofensivas bélicas da época, não sendo eficazes contra a tecnologia bélica atual. Houve também um segundo tipo de bunker da época que visava a proteção contra ataques bélicos da época e, também, contra a radiação oriunda de ataques nucleares. Esse tipo de bunker se normalizou como o ideal durante o período da guerra fria até os dia de hoje. Porém, na época não se pensava na condição geológica do local, sendo que a maioria dos bunkers desses dois tipos foram construídos próximos demais ou acima de falhas geológicas, que podem gerar a liquefação do solo ou a abertura de crateras e valas subterrâneas no caso de abalos sísmicos duradouros. Ao meu ver, a tecnologia empregada hoje na construção de túneis por dentro de montanhas de rocha ignea, geram abrigos muito mais eficazes do que qualquer bunker dos anos de 1940 ou 1960. Obviamente que tais túneis se tornam ineficazes por terem aberturas acessíveis em ambos os lados. Mas é fato que túneis ou cavernas feitas sobre rocha ignea conseguem ser resistentes à ataques nucleares e de outras tecnologias bélicas atuais, como também contra abalos e cataclismas sísmicos de grande ordem. Dentre os antigos bunkers eu me sentiria plenamente seguro, contra efeitos radioativos e catástrofes climáticas, no amplo bunker do governo Suíço chamado Kaverne S, em Amsteg, na região montanhosa dos alpes chamada Berner Oberland, totalmente constituída de granito, a mais resistente rocha ignea. Mesmo com uma extensa falha geológica à menos de 5km desse bunker, ele não seria afetado por adversidades climáticas ou geológicas porque a sua montanha se estende por centenas de metro abaixo da superfície, criando um ambiente totalmente seguro e inabalável. São 3 andares por dentro da montanha de granito, sendo dois superiores e o outro subterrâneo. Nesse bunker, ao meu ver, a melhor entrada e saída é a A8759, bem acima da superfície do K8760/K8 (o nome militar do Kaverne S), já que as entradas no nível da superfície não são suficientemente seguras. Enfim, quem quiser um bunker realmente eficaz em todos os sentidos, deveria construir uma caverna numa montanha rochosa de formação ignea distante do litoral e de usinas nucleares pelo menos 100 km em linha reta, numa região com altitude mínima de 800 metros do nível do mar e distante, no mínimo, 20km da cidade ou aldeia mais próxima, sendo também distante, pelo menos, 50km de bases militares e usinas hidrelétricas. A entrada desse bunker deveria ser, no mínimo, 10 metros do solo, e possuir uma porta deslizante de CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) com vigas de aço com tungstênio. Fazer uma caverna em rochas igneas é fácil atualmente, usando argamassa expansiva e ferramentas portáteis elétricas de perfuração.
@@Deijivan Fico feliz que minha observação tenha te instigado a pesquisar mais sobre o assunto. (Infelizmente não a tempo de gastar tanto com este projeto) Como você descreveu as diferenças tanto da construção quanto do proposito que define um bunker, deve ter agora ficado claro o erro em chamar sua construção assim. Talvez para melhor compreensão de todos ``Abrigo Subterrâneo´´ define melhor a estrutura.
PS Iniciativa é muito importante, mas planejamento é essencial. Espero que essa dica sirva para evitar problemas em empreitadas futuras. Boa sorte.
Tem vídeo de tour nisso ai? achei bem legal hahaha. Assim bad o gasto e tals mas achei legal o que construiu
Obrigada por compartilhar a experiência.
Construi um bunker no meu sítio, tem 10 metros de profundidade, 5 cômodos, gastei uma fortuna, mas tá lá, tem comida para 30 anos, água, remédios, gerador a diesel, combustível, iluminação, sistema de exaustão, tudo, demorei 5 anos para construir, e digo gastei uma pequena fortuna, até o concreto tem que ser especial, posso dizer a todos vocês, bunker não é pra qualquer um, o que construi serve como um abrigo para ataque nuclear, contratei um engenheiro americano que veio ao Brasil para fazer a obra - para evitar fotografias áreas construirmos um toldo enorme para esconder a construção do google. O Bunker tem 90m² sem contar a área de combustível, o gerador a diesel, e o sistema de respiração com filtros e barreiras anti radiação, bem isso é bem pouco, agora para um abrigo anti bomba o custo sem dúvida é muito menor. Boa sorte a todos!
*Que top meu! Queria mt ter um bunker em minha casa!*
E eu sou o Dr manhatan.
@aguialobo380 kkkkk
kkkkkkkkkkkkk valeu 1 like. parei de ler no "engenheiro americano"
esse sistema de exaustão aí, como resolveu o problema da radioatividade do ar? adianta nada se enfiar no bunker e o ar condicionado jogar ar radioativo pra dentro, vai morrer lentamente de câncer e o bunker vai ser seu caixão, pelo menos vai ter gastado uma fortuna num caixão caro, acho meio difícil vc ter tido dinheiro pra bancar filtros pra pelo menos 2 anos de radioatividade no ar
Quando é para criticar a gente crítica, e quando é para elogiar devemos elogiar.
Parabéns pela qualidade didática do vídeo com as ilustrações e edição, a equipe Sobrevivencialismo mandou muito bem!!!
Caramba, se superou na edição Julio/Gustavo (não sei quem fez, haha). Vídeo bem produzido e roteiro bem legal, parabéns pessoal! Evolução constante.
Parente do(s) editor(es)? 🤨
A edição ficou sensacional mesmo!
Essa edição ficou bem bacana, conseguiu deixar o tema ainda mais interessante, dinâmico e ilustrar bem a ideia. Estão de parabéns
sou eng.civil e posso afirmar que o vídeo está absolutamente perfeito. ótima explicação, mt bem embasada e de simples entendimento. parabéns
O profissionalismo desse canal está cada dia se superando. Parabéns, Julio! E obrigado por nos mostrar a realidade.
Excelente! Às vezes, prevenindo de um risco possível, nos submetemos a um perigo imenso. Obrigado, DEUS abençoe.
É nessas horas que a matemática que foi descartada e ignorada por muitos faz toda diferença. Entender princípios da curva de máxima resistência, viscosidade, resistência dos materiais, curvas e geodésia entre outras coisas como delta de Dirac te ajudam em qualquer cenário. Principalmente de construção e sobrevivência.
Não precisa saber matemática avançada para perceber que essa idéia de enterrar container é estúpida
4:57 O Steve é mais forte do que eu imaginava 😂
Ele sola a ficção só com isso
Excelente video. peço gravarem a parte 2 com sugestões de como fazer corretamente.
Eles são contra a ideia de bunkers subterraneos para serem utilizados aqui no Brasil
Up
Não existe corretamente quando o assunto é bunker subterrâneo. Em qualquer caso vai estar errado
@@willguitarrist falou pouco, mas falou besteira, se assim fosse, governos de primeiro mundo não teriam bunkers prontos para serem utilizados tanto pelos políticos como para alguns da população, vai ver os assessores desse "pessoal" sabe menos que vc.....
É fácil, constrói a estrutura subterrânea em alvenaria ou concreto, e não compre um container pra colocar dentro. economize esses 16 mil do container e gaste para deixar sua caixa de concreto subterrânea habitável.
Estou com um projeto em andamento, desisti do contêiner logo de cara só considerando o custo de um. Mas logo depois, ao compartilhar minhas ideias com um amigo engenheiro, ele me alertou sobre os problemas de usar um.
Contratei esse meu amigo engenheiro civil e estamos fazendo de vagar.
Meu irmão e meu pai trabalham no ramo da construção civil a anos, então nos ajudam bastante com ideias e mão de obra.
Pra quem tenha curiosidade, aqui vão algumas coisas que estamos fazendo, mas recomendo contratar um engenheiro, pois cada projeto muda de acordo com sua necessidade.
No meu caso será uma casa de dois andares em cima e o bunker embaixo, com entrada por dentro da casa. A obra fica no chapada de um morro. Longe de enchentes e sem perigo de deslizamento. Com uma nascente de água ao lado.
O primeiro passo foi cavar um buraco com as medidas desejadas, fizemos todo piso bem reforçado com uns 30cm de laje batida sob o solo. Também fizemos a montagem da fundação e toda estrutura com blocos e alvenaria em medidas 14x19x54, são 3 paredes paralelas, todas 100% preenchidas com concreto, mais ou menos 10cm entre uma e outra.
A primeira linha de parede foi onde vai a parte elétrica , dutos de ar e encanamentos, então passamos os conduíte, dutos e canos antes mesmo de concretar tudo.
Como vai ter um banheiro e pia, foi feito ao lado uma fossa de dejetos em um nível abaixo da obra. E que já vai ser usada pro resto da casa.
Finalizamos toda parte de encanamento, ventilação e elétrica. instalamos luzes e tudo mais na parte interna pra garantir.
Já fizemos um “pré teto” de madeira.
Depois foi a vez do isolamento térmico, entre a primeira parede e a segunda. E também no piso.
Ja na ordem vem a segunda parede onde no exterior dela houve aplicação de materiais e produtos específicos para evitar infiltração e proliferação de fungos e bactérias… assim como foi feito no solo antes do piso…
E por fim a última parede. Entre a segunda parede e a terceira foi preenchido com concreto, ferragens e muita brita.
Por fim, no exterior foram feitas vigas e amarrações reforçadas com vergalhões e barras de metal. onde deixamos um espaço adequado de acordo com o tamanho e altura escolhidos. Não lembro de cabeça agora. Mas foi um espaço bem grande. Pouco menos de 1m entre a terceira parede e a terra, talvez uns 60cm ou 80cm.
Foi tudo preenchido com materiais improvisados pra render junto com o concreto, e também pra ajudar nas amarrações… usamos britas, vidros quebrados que fizemos a partir de garrafas velhas que um amigo de um bar nos deu, sucatas, ferros velhos que pegamos com vizinhos, pedaços de um carro velho que a gente tinha lá na roça, fogão velho, entulhos de um curral abandonado que tivemos de demolir, pedras de refugo que comprei a preço de banana em uma pedreira que fica próxima ao meu terreno e tudo que era feito de metal ou pedra que a gente achava kkkk…
Enfim algumas coisas bem improvisadas pra render…
Nessa brincadeira, mesmo com os entulhos e materiais que aproveitamos pra “render”, foram muitas betoneiras de cimento e brita…
Agora que tudo deu certo, estamos construindo as escadas e finalizando as lajes. São 2, elas terão mais ou menos uns 30cm cada, preenchidas com vergalhões. Será instalada a primeira, acima de um tratamento térmico que foi feito no “pré telhado” que citei antes, onde será completado com mais uns 20cm dos mesmo materiais que jogamos as sucatas no exterior… pra “selar essa caixa forte” e depois vem a segunda laje que vai seguir de base pro resto da construção.
Daí pra frente vai ser só seguir como se fosse uma obra normal de uma casa pra cima e voltar embaixo pra finalizar os acabamentos na hora certa.
Antes que alguém pergunte, até pensei em fazer vídeos sobre, mas sei lá kkk. É que vai ser onde vou guardar minhas coisas de maior valor e várias outras coisas… não quero que ninguém tenha a “planta” ou o “mapa” do meu projeto que está sendo feito pra passar como despercebido a olhos externos kkkk.
Apenas alguns vizinhos de confiança e que trabalham na obra (além do engenheiro, meu pai e meu irmão kkk) sabem de como está sendo feito… preferi em preservar os detalhes mais sórdidos.
Ah, e também vale lembrar que agora estou morando na Europa, e a obra é no Brasil… ficaria difícil gravar conteúdo, mesmo se eu quisesse kkk.
Quanto a valores, acho que gastei uns 10 a 15 mil. Basicamente o mesmo valor do contêiner. E vale lembrar que eu mesmo fiz todos os blocos usando a própria terra do buraco que cavamos com a rex… isso quando ainda tava no Brasil. E que usamos muitos materiais alternativos pra render na concretagem final.
Espero ter ajudado algum sobreviventes com boas ideias. 🙌🏻
Que bacana , estou querendo fazer o meu e irei printar todas as suas dicas 🙏
@@advogadoleandroaguiar2628 que bom que ajudei ao menos uma única pessoa. Já fico feliz! 🙌🏻😂
Mas cara. Hoje eu te digo apenas duas coisas, que eu enfatizaria melhor ali…
A 1: Seria fazer seus próprios blocos é a melhor opção.
Uma forma é fácil de conseguir na internet. Depois com os próprios blocos você faz tudo. Afinal, o bloco não importa muito, já que os metais e o cimento que vão segurar tudo mesmo.
E 2: Eu teria colocado talvez um pouco de arreia pra render o cimento e as britas.
Precisei quebrar um pedaço pra passar um fio a mais, acabei não conseguindo kkkk.
Pelo menos tá forte kkkkk.
olá Júlio , a sua explicação é muito boa, partilho ainda com você que a base do conteiner, ( o chão) não é impermeável pelo que favorece inundação caso toalhas freáticas aflorem após chuvadas ou até a água em transito vertical ao encontrar essa fragilidade não escoe para camadas mais fundas de solo. gostaria de lembrar também que embora haja uma estabilidade térmica no solo ainda assim será necessário isolamentos e algum tipo de fonte de calor reduzindo assim a área útil do espaço a proteger e cada corte que se faça para escadas escotilhas chaminés etc fragiliza ainda mais o equipamento. Sem dúvida bunker de alvenaria(s) seria o ideal ou em alternativa bunker metálico construido para o efeito ( muito caro por norma). Abraço a todos.
Show essa dica! Já pensei em canos de concreto desse que se usam em esgoto ( Tubo de concreto de 120 cm c.A.I. ) seria algo que já fica em baixo da terra.... e mais barato que container.
Concordo em partes, eu acho que quem tem condições financeiras pode sim fazer um mini BUNKER de precaução, até pelo cenário global, muita gente falando de armas nucleares, mas fazer dessa forma eu concordo com você, chega a ser burrice, se for para fazer que faça bem feito.
edição ficou a nível documentário de tv, parabéns!
Sobre containers, um tempo atrás tava dando uma olhada sobre obras utilizando eles, casas e tal. Uma moça bem simpática resolveu fazer a casa dela toda nesse padrão, visitou outras casas no mesmo conceito... A conclusão que cheguei é que pelo custo total não compensa, sabendo que em termos de sobrevivencialismo, o capital é uma variável muito importante e ter capital significa sobrevivência, isso pra gastar ele em outras frentes.
Se para fazer uma casa, vi que o custo era muito alto e o resultado não era tão lá o esperado, imagina enterrar e dar de cara com estas situações narradas no vídeo?
Obras com container hoje, salvo na situação de praticidade pra mover de um lugar para outro, não vejo tão boas. O pessoal que faz muitos consideram a questão verde, estarem reciclando um algo que iria virar lixo por aí, mas no fim o valor dele e a quantidade de gasto pra tornar ele habitável põe ele próximo da construção convencional em termos de impacto ambiental.
Queria ter conhecido esse canal há uns 5 anos atrás, estaria mais preparada pro que vem por aí, mais não é tarde pra aprender e correr pra se organizar no que dê
E oq vem por ai?
@@Balacypax Eu ia perguntar a msm coisa
ahahhahahah
@@Balacypax A ESCRAVIDÃO
@@Balacypax Silvio Santos
Isso mesmo, a melhor hora para começar é sempre agora.
5:00 eu achei que era um fundo ´´ verde´´ de edição... muito bom haha
Temos um motion desing na equipe SV !!! Meus parabéns a arte ficou muito bonita.
Bom vídeo, meu TCC foi sobre casa container, um dos problemas era sobre o conforto térmico, então tivemos a incrivel ídeia de incluir o teto verde , e não deu certo exatamente por isso, container não aguenta peso ....
Gostei do formato do vídeo. Sem muita brincadeirinha e com muita informação visual. Valeeeeu!
Excelente vídeo! Nunca passou pela minha cabeça em usar contêiner para banker. Porém é bom ter acesso a esta informação para não se cometer este erro. Uma curiosidade que tenho é que certa vez ouvi que não são todos os tipos de solo que dá para fazer banker. Ficarei feliz se tiver um vídeo explicando quais são as características do terreno para se construir este tipo de terreno
Nem imaginava que aquilo de terra dava todo aquele peso kkkk. Muito bom o vídeo!
eu tb tô impressionado !! kkk
Minecraft eh uma mentira kkkk
@@AaromRodrigues kkkkkk
@@AaromRodrigues llllkkkkkkkk
@@AaromRodrigues Steve carregando uma montanha
Para um bunker seria melhor utilizar um tanque ou algo cilíndrico. O container é para outdoor, excelente para algo simples como uma garagem ou barracão. Para moradia com mobilidade, motorhome clássico. Melhor ainda se for trailer.
Apesar de tudo, "enterraria" (entre aspas) um container em uma situação específica: fazer um estúdio de música. Mas não seria exatamente enterrar, pq a terra não ficaria em contato com o container... tem que ter uma distância entre a parede do container e a parte externa pra fazer o conceito de "box in a box" pra fazer um isolamento acústico melhor... o container ficaria acima do piso sustentado por vigas de apoio, e precisaria construir apenas uma estrutura acima de teto , que também não poderia ter contato com o teto do container, e de um dos lados que funcionaria como entrada. O local ideal para isso não seria exatamente abaixo da terra, mas em um morro escavado. Para ser mais barato, a estrutura de arrimo da terra lateral poderia ser com sacos de super adobe ou mesmo pneus com com mistura de terra e cimento compactado dentro, o chão poderia ter um acabamento simples, com pedras ou areia e a estrutura superior poderia ser pensada de uma forma mais simples. O container não precisaria de nenhum tratamento extra, já que não estará diretamente exposto ao tempo, e internamente faço todo o tratamento acústico necessário.
Se um dia quisesse levar o estúdio embora pra outro lugar, o custo para refazer essa estrutura externa em outro lugar não seria tão exorbitante, e custo do tratamento acústico, seria levado.
Mas isso é só uma viagem... sem pretensão de tornar real.
Análise inteligente, objetiva e sintética, custo benefício de reforçar um container para abrigo, inviável, pois a espessura da chapa é muito fina e vulnerável à ferrugem.
O solo realmente parece leve, mas quando se faz as contas, sua carga se revela de forma surpreendente.
Meus parabéns pelas observações, Júlio!
Sou engenheiro agrônomo, e só para ter um pouco mais de precisão, te digo que a densidade do solo argiloso varia em torno de 900 a 1.250 kg/m³, enquanto o arenoso varia em torno de 1.250 a 1.600 kg/m³.
Suponho que pra um bunker um solo mais argiloso seria o ideal certo ? Digo pelo fato de ser mais argiloso , absorberá melhor impacto e ondas de choque suponho eu , porém sería menos estavel ...
eu sabia que não dava pra colocar na terra, vi na tv na serie "OS caçadores de mito" eles queriam ver se realmente protegia de uma explosão ficar de baixo da terra ou não, porem o container não aguentou a terra em cima e cedeu detonando o mito na hora, eu sempre fiquei com o "e se" e se colocar madeira ou fazer estrutura de cimento e aço, funciona porem e muito caro e nada pratico.
muito bom o vídeo e esclarece todas as minhas duvidas
Vídeo de extrema importância e qualidade. Muito obrigada sanou minhas dúvidas e con certeza me poupou muito tempo e dinheiro.
Foi de grande valia seu esclarecimento. Realmente você tem conhecimento tecnicos para falar. Tirou minhas dúvidas - Obrigado.
4:37 finalmente o crossover com minecraft que todos estávamos esperando
A cobertura enterrada deve ser em arco de concreto armado para distribuir melhor os esforços. Teimar em usar lajes/paredes planas vai exigir espessuras/volumes ($) muito maiores nas peças. Container lembra economia, bunker de concreto é um luxo.
Minhas suspeitas foram confirmadas! Até cogitei um tempo atrás container como casa, mas bunker simplesmente é inviável!
E vendo que até como casa o negócio sai caro e pode dar ruim, melhor continuar com o bom e velho cimento com tijolo! :)
Esse vídeo ficou muito bem feito e as informaçōes relevantes sem rodeios.
Na construção seca realmente o container não agrega vantagens. Já fiz estes cálculos também. A onda de construção de container logo passa. Só é viável se for para unidades habitacionais móveis, um "food truck" estacionário, por exemplo; ou para depósitos.
Shalom Adonai parabéns pelo canal
A edição de vídeo ficou top master, ate os efeitos sonoros ajudaram muito a entender as informações
4:40 que fofinha a referência, até deu saudades de minecraft, onde a terra pode flutuar, sem fazer peso no container kkkk
realmente tenho que concordar. Contra fatos nao ha argumentos..... o canal e bem esclarecedor
Caramba, Júlio! Além de enaltecer o conteúdo do vídeo, quero parabenizá-lo pelo vídeo em si. Muito bem construído e com ótima edição!
Obrigado! A gente estava inspirado. rsrsrs.
Parabéns Julio, multiplicando conhecimento e evitando tragédias. Seguia um canal americano de uma empresa especializada em bunkers e o que observei é que o formato é sempre cilindro para ter maior resistência, o aço é especial e eles são encapsulados em concreto já prevendo tubulação de ar, água e esgoto. Ou seja, não é simples e não é improvisado.
Muito didático! Obrigado por toda dedicação ao canal, vocês fazem um trabalho incrível por aí. Deus abençoe
Incrível o jeito que fizeram as transições no decorrer do video. Parabéns!! Inovando SEMPRE.
Top demais o vídeo. Embora eu já tivesse essa ideia. Tudo ficou mais claro com o vídeo de vcs. Obrigado por compartilhar e ajudar com dados e informações sinceras e precisas.
Abraço para todos equipe.
Tá maluco, olha a qualidade desse vídeo. Conteúdo, dinâmica, edição... Bom demais.
Uffa até q enfim não falou de política e tempos difíceis..... Belo vídeo 💪🏾
so de ver as imagens iniciais ja percebi essa relação das colunas e tals.
otimo video, muito bem explicado.
Um "container cilindrico" n aguentaria de boa? Porque a estrutura ser quadrada foi o mesmo problemas que os aviões do passado tinham, eles despedaçavam no ar porque as janelas eram quadradas, o formato quadrado não sustenta e é instável pra certas coisas ai da engenharia (agora se existe container cilindrico eu ja n sei kkkk)
muito bom julio, eu ja tive a ideia e como todo bom engenheiro fui fazer as contas e nao deu bom kkkkk
a ideia de ter um bunker em si vc vai precisar desembolsar uma quantia consideravel fazer com container e uma boa solução devido a praticidade e velocidade mais e necessario fazer a parte estrutural toda deixando ele apenas para a parte interna divisorias entre as areas e etc.. a unica vantagem pratica de usar um container em um bunker e o efeito da gaiola de faraday e ao fazer uma pintura adequada se tem uma melhor vida util. resumindo se vc tem dinheiro infinito vai fundo pq vai custar caro
Bom, muito bom! Obrigado Professor Julio!
Poxa Júlio, muito bom esse vídeo, eu tinha justamente a idéia de construir um bunker com contêiner, mas agora entendendo melhor, percebi que é muito mais viável e barato, fazer de alvenaria. Obrigado pelos esclarecimentos. Teu canal é show. Grande abraço.
Muito bem feito o vídeo! E realmente as paredes laterais não aguentam esse peso!
Algumas informações:
A chapa na verdade é 2,7mm e não 1,2mm.
A duração do container ser 25 anos? Na prática não é o que acontece, utilizam por mais tempo, e inclusive após essa utilização ainda pode ser utilizado por mais 100 anos se der a manutenção correta.
A pouco tempo atrás eu estava pensando sobre a possibilidade de um bunker contêiner subterrâneo, mas olhando de uma forma leiga, parecia uma boa ideia kk. Ainda enxergo como opção um bunker contêiner afastado, mas específicamente em minha chácara cercada por floresta nativa, sem ser subterrâneo, vejo a possibilidade de um bunker camuflado a vegetação e rochas no local, seria para algum tipo de proteção específica ( como esconderijo, mantimentos, etc). Obviamente não seria um bunker com proteções a ataques superiores de guerra. Um bunker bem camuflado, acoplado a uma boa geografia natural, poderia passar despercebido.
Gostei dessa edição diferente, espero ver mais em outros vídeos.
E tem um "canal" de um cara prepotente que fica contando vantagem no abrigo q ele fez com isso..
Ainda bem que temos pessoas conscientes como vc que mostra a realidade pra todos e não fica contando papo.
Parabéns Júlio por todo seu trabalho em levar a verdade a todos nós que somos eternos aprendizes.
Gratidão e Sucesso sempre 🤜🏻🤛🏻
Um cara que falava mal de aventure shopee porque não quiseram dar uma balestra a ele para grava, e hoje que eles patrocinam ele, ele fala deles haha inclusive diz que .50 de bolinha é arma de defesa
Ótima explicação Júlio, explicou de maneira simples e clara tudo que envolve esforços causados pelos empuxos devido ao peso dos solos em estruturas de contenção.
Mano, esse vídeo ficou muito bem produzido. Se vocês tivessem colocado um bloco de terra de minecreft pra ilustrar 1m3 de terra ficaria hilário kkkkkkkkkkk
Meus parabéns mesmo pela produção de vídeo e pelo conteúdo super informativo, eu tinha essa vontade de enterrar container pra fazer um porão e já desisti da ideia kkkkkkkkk você são foda 👊🏻
O vídeo chegou na hora certa kkkkkkkkk tenho um container novo na minha propriedade rural e estava pensando justamente em fazer um bunker
Júlio, os comentários não aceitam links.
Sobre essa coisa de bunkers, busca "Greater Exodus by Monte Judah"
Logo no começo o palestrante explica a estratégia de defesa completamente oposta a bunkers e comenta.
bacana a explanação,,,,matou dúvidas como sempre faz,,,,sucesso!!!
Muito bom! Muito esclarecedor! Coisa de profissional. Parabéns!
A evolução do sobrevivencialismo em questão de jogo de câmera e edição é algo surpreendentemente lindo de se ver
Muito bom , muita informaçao que desconhecia , e eu achando que dava certo, porém tem muitos problemas pra resolve nesse abrigo...tipo como se livrar dos resíduos e estocar recursos em um espaço pequeno
Sem falar que sai bem mais em conta fazer um bunker de blocos fazendo a camada impermeável por fora claro
O empuxo lateral vai deforma o contêiner de uma forma tão fácil, se cair uma pé d'água ferrou, o certo é fazer uma estrutura de concreto com propósito pra isso, hidrossanitário, elétrica, ventilação, térmica, são essencial.
Cada dia melhor, isso aí pessoal, pra frente sempre 👏👏👏
Uma boa possibilidade de "bunker", seria o uso de galerias de águas fluviais prémoldadas, daquelas que são frequentemente utilizadas em estradas, para transposição de córregos/riachos!
OBS:, Não tenho noção alguma dos custos para isso, porém, para quem tem condições de gastar, creio muito na viabilidade!!
@Saci Perere ?
Suponho que com alguns reforços pelo lado de fora , pra dar uma sustentación maior pro teto, já que se você usar um desses com o " círculos pra cima " o ele sendo de 2 m de diámetro, a 2 metros em baixo da terra, teria que soportar pelo meus cálculos um peso de cerca de 10 toneladas
Existem galerias de metal tubular feitos pra essa finalidade
O container realmente não aguenta sozinho, precisaria ser envelopado por concreto armado (concreto com barras de aço, típico de estruturas de prédios).
Mas uma vantagem do container é que o bunker poderia ser preparado em outro lugar (instalações, divisões internas, banheiro/cozinha, pintura, etc) com muito mais facilidade enquanto as obras do buraco, esgoto/agua/eletricidade, drenagem, fundação radier (placa de concreto armado) e escadas de acesso estivessem em execução paralelamente.
Depois o container chegaria pronto e seria colocado sobre a função para ser usado como FÔRMA para as paredes de concreto armado, ou apenas colocados dentro da caixa de concreto já concluída antes de fechar o teto.
Poderia-se imaginar até mesmo fazer a estrutura de concreto (sem o teto definitivo) e um dia encomendar o container bunker para depositar dentro.
Tipo um baita tanque de peixes hauahuaha
Concordo totalmente!!! Existem projetos diversos com containers, incluindo casas lindas e bem funcionais. Mas são para quem deseja uma "pegada sustentável", e certamente vai sair bem fora da relação custo x benefício.
Muito bom Júlio, realmente, ninguém diz isso.
Que vídeo massa se superaram na edição e explicação, PARABÉNS
Bom dia Júlio, abraços ao Anderson e à todos aí, sua família; conteúdo muito importante, aliás você está sempre ensinando o que há de melhor na área sobrevivencialista, parabéns e continue assim, FORTE ABRAÇO
Virou um baita professor. Muito bom o jeito de explicar
Eu acompanho este canal fez um bom tempo e me surpreendeu a forma de como vocês profissinalizaram os vídeos.
Parabéns!
A verdade e a seguinte, sempre que for construir algo que ira cobrir a sua cabeça e cuja falha pode causar risco a voce e a terceiros, CONTRATE UM ENGENHEIRO, um bom engenheiro.
Existe tantos cálculos e tantas considerações para se erguer uma estrutura com segurança que nao tem como um leigo ou mesmo um trabalhador de construção experiente fazer sem conhecimento tecnico de um engenheiro.
Se fosse algo mais barato do que está hoje, faria mais sentido usar containers na construção de coisas perenes por conta do custo benefício.... mas enterrar um container vc está sacrificando a maior vantagem dele que é ser móvel, algo que vc possa mudar de lugar, de terreno, e levar a estrutura pronta.
Muito boa a produção do vídeo. Super didático e claro, a desenvoltura do Julio é excelente e a edição do vídeo um show a parte!
Otimo video tanto na edição como na informação contida. Parabéns e obrigado.
Concordo plenamente com você, acredito que o mais seguro seria fazer de alvenaria e com uso de vários impermeabilizantes para evitar infiltrações de todos os lados...
Concordo Júlio temos que sobreviver com o que temos não com o que queremos ter por que nem sempre ter é poder. Abraço Júlio 🙏
só tome cuidado para não usar isso como uma forma de conformismo, esteja sempre buscando melhorar para ter mais recursos, uma pouco de ambição não faz mal a ninguém....
@@EmFocodoFoco concordo amigo é como o velho ditato de grão em grão a galinha enche o papo o que você disse faz todo sentido e deve ser posto em prática para que possamos cada dia buscar evoluir seja numa técnica de sobrevivência num emprego como pessoa ou até mesmo na proteção pessoal residencial e famíliar nós temos que evoluir de acordo com o cenário a nossa volta obrigado pelo seu comentário abraço.
A única praticidade de usar o container num bunker subterrâneo, seria montar todo o ambiente antes de "enterrá-lo", apesar que não acho que valha o trabalho, já que pra ele sobreviver você teria de construir uma caixa de alvenaria. Caixa por caixa gasta o dinheiro do container pra fazer o ambiente e a estrutura.
No canal colinfurze ele fez um bunker e também fez um túnel subterrâneo. No caso o método de fazer um túnel daria pra fazer tranquilamente um bunker também.
Em Portugal casas contentor funcionam bem e ficam bem económicas.
Estrutura de vídeo muito boa
O contêiner é excelente para ser usado como contêiner
Já vi fazerem um "Muro" afastado do contêiner, reforçado e bem estruturado, mantendo uma distância superior a 1metro das laterais se do teto do contêiner, porém, como o Júlio comentou... Não vale a pena devido o custo...
Isso é verdade além de ferrugem tem também o peso da terra na lateral a terra vai empurrar pra dentro já em cima pelo peso da terra o teto pode empurrar pra baixo Já que a lataria é bem fina.
Aqui em Manaus, em determinados lugares, longe dos centros urbanos ainda é melhor fazer uma casa usando contêiner.
Sensacional o vídeo!
A evolução de vcs é nítida e absurda.
Parabéns!!!!
Uma dúvida!!!
Em que situação seria mais indicado o bunker subterrâneo e em que situação seria mais indicado o bunker elevado???
Edição top demais🤝🏼
E fazer um buraco na terra, preencher as laterais com vigas de concreto e dps colocar o container, dps preencher com vigas de concreto pra uma laje em cima da estrutura, e dps preenche com terra. Pode colocar vigas internas de concreto ou de ferro internamente tbm pra reforçar.
Alem do forntalecimento do bunker nao podemos esquecer da proteção do chumbo contra a radiação em um possivel acidente nuclear
Muito bom o vídeo!
Me tirou várias dúvidas.
Muito bom o modelo do vídeo equipe SV, parabéns!!!
Eu sou Eng. Civil Calculista de Estruturas, seria possível fazer uma estrutura mista container + concreto + aço. Você economizaria um pouco de carpintaria talvez. Tem que analisar bem o custo mesmo.
gostei das montagens, cortes e edição no geral. ficou + didatico do q outros videos. like 84xx
Julio precisamos que vc analise outros tipos de construção de abrigos, penso em fazer o meu da forma que explicarei abaixo. Quebra essa aí parceiro. Um abraço.