Aula 15d: Análise de regressão linear e quadrática em DIC e DBC (R, excel, calculadora)
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Nesta aula é demonstrado como é possível fazer uma anova e os testes de hipóteses dos coeficientes de regressão em experimentos com delineamento experimental. É demonstrado como é possível fazer o estudo de regressão a mão, utilizando a calculadora científica, o excel e o software R.
Parabéns pela aula e pela didática. É muito bom poder entender toda a modelagem matemática por trás de cada fórmula/conceito
Didática excelente, parabéns professor ensinar estatística requer uma previsão dos erros que os alunos irão cometer para antecipa-los sobre o que fazer corretamente, sem esta metodologia, nós alunos, tendemos a errar muito e uma vez aprendida nunca mais esquecemos como executar a estatística. Muito obrigada pela paciência.
Olá,
Obrigado.
Um abraço.
Gostaria de saber como voce montou sua base de dados, nao esta na descrição do video. Preciso fazer analise pa 2 fatoriais, analise de regressao e equação. Me ajuda por favor
cara, essas aulas são maravilhosas! muito obrigado! esse ano o diploma vem haha
Que bom que alguém gosta. Rsrsrs.
Boa sorte Pedro.
ótima aula, obrigada por compartilhar.
Nós que agradecemos!
Ótima aula!
Tem um e-mail ou telefone para contato?
Obrigado 😃
O pacote é muito bom. Facilita muito a vida do analista. Gostaria de saber porque o autor do pacote optou por não armazenar as tabelas de ANOVA como saída das funções. Procurei e não achei ela dentro do objeto... tem alguma forma de obte-la sem ser no copia cola (do console)? Queria salvar em um relatório, por exemplo.
Obrigado pela aula. Esse regressão quadrática é também um caso de regressão linear? Pergunto porque os coeficientes são constantes, apesar do ajuste ser um polinômio de segundo grau. Ou seja, trata-se de uma dúvida relativa ao termo "regressão linear".
É um modelo linear, tanto como a regressão cúbica, por exemplo. Já regressão linear refere-se a regressão polinomial de primeiro grau.
@@alcineiazevedo-dicaseaulas9398 este de primeiro grau seria a regressão linear simples, se entendi corretamente.
Boa tarde Prof. Alcinei
Como é possível alterar o nível de significância? De 5% para 10% por exemplo?
Boa tarde! Como faço para exportar os resultados da análise? Obrigado por compartilhar esse conhecimento. Suas aulas estão sendo muito úteis.
Olá,
A forma mais fácil é ctrl+C ctrl+V.
Mas vc pode usar a função sink() também.
@@alcineiazevedo-dicaseaulas9398 obrigado!
Qual explicação técnica para o beta_1 ser negativo?
Ótimo!
Professor, ótimo video! Mas eu fiquei com uma dúvida. Quando você calcula os parametros da regressão (xiyi, xi², yi²), você utiliza a média dos resultados,e não todas as repetições. Qual a diferença entre fazer com a média e com todas as repetições?
Bom dia Pedro,
Se você estimar os coeficientes de regressão considerando os dados de cada uma de suas parcelas, você encontrará os mesmos valores (caso o experimento seja balanceado). A vantagem de fazer em nível de média de tratamentos é ter menos números para fazer as contas.
Do ponto de vista prático faz mais sentido sempre consideramos a regressão em nível de média dos tratamentos, principalmente nas representações gráficas. Além disso, o R² estimado por softwares como o Excel só são corretos nesta situação, caso contrário são subestimados.
Professor, há como mostrar no valor-p obtido maiores casas decimais? Esse "0" confunde um pouco
Olá,
Considere esse zero como sendo valores menores que 0.00001
Olá Professor, na área agrícola vcs não costumam a usar o fatorial 2^k? Porque?
Realmente o fatorial 2k é interessante e não é utilizado frequentemente na área agrícola.
Acredito que na área agrícola as hipóteses a serem testadas são mais bem definidas em função da revisão de literatura e do conhecimento do pesquisador. Nestas situações, imaginando a procura de uma melhor dose de um determinado fertilizante, por exemplo, sabe-se uma quantidade que provoca a toxidez. Nesta situação é possível considerar uma dose zero, uma dose alta (que causa toxidez) e duas ou mais doses intermediárias. Assim, em um estudo simples de regressão considerando um ou mais fatores, torna-se possível estabelecer uma melhor dosagem. O fatorial 2k é legal quando se pretende testar apenas dois níveis dentro de cada fator, ou em estudos preliminares a fim de conhecer o efeito dos fatores sobre as variáveis dependentes para planejar pesquisas mais complexas.
Excelente aula...ficaria ainda melhor se já executar o gráfico diretamente no R....Parabéns
Olá professor. Pode, por favor, nos indicar uma referência bem prática da análise de regressão linear múltipla com repetições? Abb. estimado.
Bom dia,
Fiz o upload de duas aulas minhas (github.com/AlcineiAzevedo/RegressaoMultipla). Espero que te ajude.
Nessas aulas eu não ensino como se faz com repetição. Mas é muito simples. É só unir o raciocínio dessas aulas em PDF com esta videoaula 15D. Ou seja. Precisa apenas desdobrar os graus de liberdade e SQ da FV tratamentos em regressão e desvio de regressão.
Posteriormente, vc pode desdobrar os graus de liberdade e SQ da regressão nos efeitos contidos no seu modelo.
@@alcineiazevedo-dicaseaulas9398 Grato professor. Vou entender o processo. Vou demorar mas vou. Abraçaço.
Ótimo professor.
Qualquer coisa estou à disposição.
Um abraço.
@@alcineiazevedo-dicaseaulas9398 Tive contato substancial com Experimentação desde minha graduação. No entanto, não chego nem perto do que vc fez. O professor deveria lançar um livro prático d Experimentação Agropecuária. Seria um sucesso se seguisse a linha de suas aulas. Parabéns estimado. Grato.
@@luizdasilva1791 é uma excelente ideia o livro.
No momento estou trabalhando na programação de um software. Deixando a modéstia de lado terá ferramentas bem melhores que os pré existentes. Futuramente que sabe sai um livro...
Obrigado pelo estímulo.