Aproveitando pra compartilhar esse relato maravilhoso! - Não vou pra escola, não vou! A frase veio seguida de um grito, de chutes pro ar e ameaças nada agradáveis de se ouvir. Disse que não ia almoçar, que não vestiria a roupa e que, se eu insistisse, ia quebrar tudo. Do alto dos seus quatro anos ele buscou ser o mais assustador possível. Eu comprei a briga. Não sei porque vejo ameaça em uma criança com metade da minha altura. Afinal, o que ele poderia fazer? - Vai sim! Não vou admitir que fale assim comigo. Bora que tô com pressa! Ele grita mais. Chora. Berra. Pergunto porque não quer ir pra escola. Não diz. Briga mais. Me irrito mais. Fecho os olhos. Um vontade imensa de bater. Ele esperneia. "Calma, Elisama. Alma, Elisama", recito meu mantra mentalmente. Que será que ele estava sentindo? -Filho, você não quer ir porque vai sentir saudade da mamãe? Toda a raiva se desfaz em lágrimas. Faz um sim com a cabeça, com um biquinho nos lábios. Ofereço o abraço e ele, agarrado em mim, chora até soluçar. Toquei na dor, percebi. Era esse o motivo da raiva, da irritação. Era vontade de estar perto. Passamos o final de semana muito juntos, ele não queria a despedida. - Ô meu amor, a saudade dói mesmo... Ele chorou mais. - Não quero ficar sem você... - Quer escolher uma foto da mamãe pra levar? Coloco na agenda, sempre que a saudade vier você olha. -Mas eu quero você. - Quando quiser a mamãe você olha, fecha o olho e sente esse abraço que eu tô te dando aí na foto. - Como eu vou sentir? -No coração... Me dá mais um abraço. Come um pouco. Veste a roupa com a agenda na mão. Não larga. Meu coração apertado. Há pouco tempo eu estava brigando, impondo a minha vontade e me fechando em mim. Ele tinha que ir e acabou. Daí me abri pra ouvir. Pra enxergar além das minhas verdades. Ele brigava porque não sabia lidar com a própria dor. Aos quatro ninguém sabe. Aos 31 eu ainda sigo aprendendo. Senti uma imensa compaixão pelo menininho falante e esperto que por vezes esqueço que chegou há pouco tempo nesse mundo. Mais uma vez aprendi que a raiva esconde dores. E é preciso um ouvido atento e um coração aberto pra ir além do que parece óbvio. Nem sempre os tenho. Mas hoje tive. E, nessa vida de mãe, aprendi também a comemorar as pequenas vitórias.
Agora#3 ! Passo pela mesma coisa, meu filho de quatro anos não quer ir pra escola, diz que prefere ir pra universidade comigo pra poder ficar comigo do que ir pra escola dele. Boa ideia essa da foto, vou testar essa semana .
Boa tarde sou sou pai solteiro de um casal de um menino de 13 anos e de uma menina de 9anos crio sozinho tive recomendações ótimas sobre seu canal vou te seguir para ver se consigo apresentar algo novo em minha casa ;-)
Tenho 3 filhas. Sendo duas gemeas. Estou tentando fazer a disciplina positiva, de olhar pelo olhos da crianças, conversar. Mudou muito. Faltava as palmadas que em algumas vezes que não viamos a solução faziamos. O fato era que cada vez precisavamos ser mais agressivos. Acompanhando seu canal eu decidi não tratar com mais nenhuma violência. Passei um dia num stress horrível que não sei que deu nas crianças que quase se e me mataram. Enfim, chegou o final do dia e minhas filhas mesmo cansadas me beijavam sem pedir e do nada, a mais velha quando fazia algo que desagradava a rotina pedia desculpas sem eu falar nada. Foi incrivel a relação que estabeleci em tão pouco tempo. Obrigada!
Nossa estou achando demais seu canal e acho fenomenal vc falar sobre sua familia na real e não faz com q pareça tudo mágico e perfeito vc é bem realista.
Adorei seu canal, está me ajudando bastante tenho um filho de 03 anos ele está numa fase de muitas birras e , e meu esposo fica perdido em alguns momentos... E vejo aqui no seu canal que não são falhas nossas e sim fase que precisamos ajuda lós.
cara vc está me ajudando demais. Minha irmã que me apresentou aos seus vídeos e veio em ótimo hora. Tenho um de 1.5 e outro de 4, tipo as vezes ficou louca áaaaaaaaá e me descontrolo e acabo pedindo desculpas. Mas seus conselhos estão super me ajudando. Obrigada de coração e que Deus continue abençoar a vc e sua família abrssss
Cara, vc falou dois pontos que me chamaram atenção: primeiro é quando a gente avisa às crianças sobre o nosso "próximo passo" seja a fralda, seja o rango, seja até mesmo para desligar a TV.Saca? Não é pq nos consideramos hierárquicamente superiores (se é que somos), que podemos agir de forma abrupta e elas que aceitem isso.Elas mesmas nos ensinam, o respeito sobre o corpo alheio e a empatia no sentido de nos esforçarmos para a comunicação sair da melhor forma possível . O outro aspecto foi onda "criatividade".Vc citou 2x, tanto no exemplo do carro quanto no convencimento dos bebês ao trocar as fraldas. Poxan, vivemos num mundo adulto que temos a nossa criatividade constantemente boicotadas/podadas quando nem a exercemos! Pra mim, fica difícil ter jogo de cintura, quando preciso dela e sério, não sei deixá-la fluir. Mais uma vez, obrigada Thiago.Salve salve!
Ola, vim através do vídeo da Flavinha e já sou inscrita aqui tbm, estou gostando de seu vídeos e desejo sucessos e muitos esclarecimentos para nós pais!!!!!
Vim do canal da Flávia calina e me pergunto como fiquei todo esse tempo sem conhecer esse canal,preciso muito desses vídeos.Tenho uma menina de 3 anos e 3 meses,e um menino de 1 ano e 3 meses.Nao é nada fácil
Fantástico! Tenho que enviar esse video a tds minhas amigas...nao me entedem quando digo que se a criança nao tem fome, nao tem que comer principalmente no jantar muito melhor que comer muito e ter uma má digestão...Prefiro dar uma mamadeira de leite vegetal antes de dormir, claro que nao deveria ser um habito, geralmente seria pq comeu muito na merenda...pelo menos no meu caso...
Oi Thiago! Mais um vídeo top! Te agradeco! Sempre aprendo muito. Estou sendo curada da minha necessidade de criar "Filho Padrão Fifa" que tem que se comportar com muita perfeição, principalmente socialmente! Tenho aprendido a ser mais empática e isso tem me transformado em um ser melhor. Então, aqui em casa tem funcionado muito bem essa dica dos "combinados"! Principalmente porque meu pequerruchos é Autista. Quando vamos dormir combinamos tudo que vamos fazer no próximo dia. Relembramos ao acordar e se for necessário algumas alterações, vamos nos comunicando com antecedência para que ele compreenda melhor. Funciona bem a grande maioria das vezes!! Desculpe pelo textão! Abraços!
Ahhh, muito obrigado pelo seu comentário! Fico muito feliz de saber que meus vídeos ajudam e de saber que os combinados funcionam super bem por aí! Abraços!!!
Socorro! Como falar sobre sexo aos 6 anos?! Uma amiguinha falou pra minha filha sobre essas coisas, que minha filha veio me perguntar oq é transar! Adoro seus vídeos, acompanho sempre que posso
Oi estou amando seus videos tem me ajudado e muito, pena que a educação do meu filho não depende só de mim, moro com minha sogro e cunhada e eles acham que deve fazer toda a vontade do meu filho de 1 e 11 meses se eu digo Não eles vão lá e diz SIM, isso tem atrapalhado e muito a educação dele feito uma grande bagunça na cabecinha dele, ele está se jogando no chão mordendo batendo, está dificil meu marido as vezes em vez de ajudar acaba atrapalhando, tem horas que bate o desespero e não sei o que fazer... Obrigado pelo seus videos bjos
Uma vez um priminho meu de dois anos e meio fez um escândalo pq queria brincar antes de comer. A mãe não estava junto. Eu levei ele ao banheiro do restaurante, sentei ele no vaso sanitário e esperei ele terminar de gritar, olhando pra ele e dizendo "Respira fundo" e mostrei como fazer. Ele ainda gritou mais um pouco, mas eu continuei mostrando como fazer. Ele foi se acalmando aos poucos. Quando terminou, eu disse "Eu sei q vc quer brincar, mas nós precisamos comer. Depois a gente brinca, tá bom?" . Ele resmungou mais um pouco, mas quando voltamos para a mesa, ele olhou pro pula pula lá de fora, olhou pra mim e levantou os braços pra eu colocá-lo sentado. Depois que terminamos, eu disse "Agora vamos brincar!". Ele ficou muito feliz e eu mais ainda!
+Fernanda Alves Com certeza. Eu sou a prima, não a mãe. Foi a primeira vez q me deparei com essa situação. Devo ter ficado quase quarenta minutos no banheiro com ele, mas, repito, foi a primeira vez que me vi nessa situação. Acho que esse método de respirar fundo ajuda não só a criança, como o adulto também.
Como assim só hoje conheci o seu canal?! To em choque! Me inscrevi hoje e estou assistindo todos. Muito obrigada por compartilhar, super me encontro. Valeu :)
Oi Thiago, como sempre super interessante seu ponto de vista, muito obrigada. Tenho sempre refletido com seus vídeos. Sobre trocar fralda, aqui na época passamos a trocar fralda em pé, nunca mais teve choro pra trocar fralda. Um pouco estranho mas logo a gente se acostuma e todo mundo fica feliz Kkkk
Adorei as dicas da troca de fralda. Aqui pra trocar a fralda sempre tem um banho antes, o estresse vem quando ele ta brincando e tem que fazer. Passo um tempão "filho, vai já tomar banho pra tirar o pôpô, ta certo?" Se mesmo assim a resistência for muita, escolhemos um brinquedo pra ele levar junto pro banho que acompanha enquanto ponho a fralda limpa. Tem funcionado. 😂😂😂😂
Acho importante sabermos acolher nosso desconforto com a frustacao extravassada. Eu compartilho com ela minha frustação em ficar abalada com o stress dela ( que acontece quando estou exausta e stressada).
Paizinho tenho uma garotinha, chamada Anna Clara, ela tem 2 anos e 8 meses e estou grávida do meu segundo filho... A Anna sempre foi birrenta quando quer algo. Ela se joga no chão, grita e fica agressiva. Por ter gestação de risco acabo ficando com a pressão alta e nervosa sempre que saímos. Me dá uma luz como vc e sua esposa conseguiram passar por isto. Obrigada. Parabéns pelos meninos!
Sempre um aprendizado! Aqui meu filho tá c 1a e 4 meses e tá difícil trocar a fralda dele rs, antes ele falava: "côco". Agora qnd a gente fala: Dudu vc fez côco (já sabendo q sim ele fez). Ele responde n e sai correndo rs. Algo q por enquanto está funcionando é: A gente fala, nossa Dudu fez côco, precisa lavar o bumbum neh?! Vamos lá no chuveiro lava?! Vamos correndo, corre corre! E funciona pq ele ama banho e sempre tem uns brinquedos pra ele no banheiro.
Tenho 3 filhos um de 9anos tem uma personalidade tranquila no geral, um de 1anos e 7meses q ta botando a casa a baixo faz birra e bate emtodo mindo e o caçula de 6mes que é tranquilo mas ta começando a imita as birras do irmão do meio o mais velho tbm e bastante incomodado. Marido nao aguenta choro e eu passo dia com ele no fim do dia estou exausta. Nao sei mas o q fazer pra educa- lo.
Comecei trocar meu filho em pe foi magico. Quando a coisa fica tensa dentro daquela frauda eu começo em pe e término limpando com ele deitado. Ele nunca reclamou de ter q deitar depois, mais eu explicava o pq ia deitar ele. Comecei fazer isso qnd ele tinha 16 meses.
Trabalho com crianças de 2 e 3 anos e aprendi com elas que ensinar a criança a respirar é uma boa saída pra acalmar. Também ajuda mudar o foco da atenção, assim que ela se acalmar oferecer outras possibilidades pra que eles compreendam que existem outras coisas também interessantes e possíveis de se fazer.
Olá, tudo bem? gosto muito de seus vídeos. Tenho uma filha de 2 anos é 4 mês ela, está dando crise de jogar coisas no chão, já tetei de tudo me ajude por favor. O que falar? O que fazer? Bjss
Oie Thiago, oi Pessoal! Adoro seus videos e sempre estou compartilhando no meu Face. Tenho um filho de 14 anos e um bebê de 1a4m... sim, uma mega diferença de idades entre os dois rsss... e aprendo muito com tudo que você diz e escreve. Quanto a birra, por incrível que parece meu bebê já faz birra quando contrariado, ele se joga no chão, chora e agora começou a bater a cabeça no chão ou na parede; isso nos preocupa muito. Não achei q fosse enfrentar isso tão rápido. Você acha que ao fazer isso (bater a cabeça no chão), ele está tentando chamar atenção? No começo quando era só gritos e choros, a gente se abaixava, tentava conversar com ele, acalmar e se não tivesse resultado, deixávamos ele se acalmar sozinho. Será que isso desencadeou essa atitude de se machucar? Estou bem preocupada e as vezes acabo cedendo pra ele não se machucar. Me da uma luz rsss... Obrigada, abraços!!!!
Tem uma coisa que tem me chamado a atenção; Pais que permitem tudo, e a criança , não cumprimenta, não agradece, ignora quando está sendo chamado atenção, aos 6 anos sai chorando e gritando e bate porta, porque foi contrariado...e o Pai vai lá e tira a órdem da Mãe, na frente das visitas ... estou falando do meu afilhado...e confesso que já não estou agradando de levar ela para passear, pois ele não obedece órdens , e sempre vira um peso os passeios, por mais que eu ame, as vezes nenhuma conversa surte efeito ...Como mostrar aos Pais o impacto de suas ações nas outras pessoas envolvidas, tios , avós, madrinhas ... etc... Por favor fale disso. Grata!
Aqui em casa é manha dobrada; gêmeas de dois anos. Ontem, na troca de fraldas de uma delas, aliás, a que nunca colabora em situação nenhuma (pra ela trocar fralda é o fim do mundo), estava ela pronta pra se contorcer mais que uma minhoca e disposta a disputar força comigo , chega o pai pedindo pra dar um beijinho na barriga, depois no pescocinho, depois brincando de cadê. Ela sorriu, amoleceu, e nem reclamou !
Já aconteceu de ir no shopping e querer brincar num carrinho, mas nem sempre a gente tem $, aí se jogou no chão e tudo mais...como ele só tem 2 anos é difícil de explicar...
A coisa mais difícil com relacão a "birra" é quando não há tempo para fazer um acolhimento adequado. Tipo, você está na rua com a crianca e tem um horário para passar - o que por si só já causa um stress - e aí o piá se frustra e empaca como burro... nem sempre há tempo hábil para esperar a "crise" passar. Me sinto super mal de pegar o menino no colo e ir levando ele embora - quando é necessário. Fico me imaginando naquela situacão - tipo se alguém me levasse pra outro lado contra a minha vontade quando estou de saco cheio - e acho uma violência contra a crianca... mas simplesmente não sei o que fazer (nem sei o que vai rolar quando não puder mais carregar o piá).
Ah, Maria, sei bem como é! Eu penso que a vida é assim mesmo, e nem sempre poderemos fazer o que gostaríamos, no momento que entendemos melhor. Normalmente, nesses casos, eu espero a coisa toda passar e, na primeira oportunidade que eu tiver, retomo o assunto com o meu filho para acolher e explicar.
Cadeirinha de carro nunca teve acordo comigo, desde pequena...eu fazia malabarismo e dava peito com ela na cadeirinha qdo ela pedia peito só pra sair da cadeirinha KKK. Mas usou até a idade certa, sem briga. Pq depois desse dia ela viu q eu não ia ceder. Sobre comida, também não forço qdo não quer, mas também não dou outra coisa até ela sentir fome para comer a comida.
nossa minha filha ta nessa agora chego no mercado ou em qualquer lugar ela quer pegar algo e eu nao dou ou ela vai pegar algo de vidro ou algo que nao pode ela se joga no chao com tudo e comeca a gritar e faz um maior escandalo eu tenho vontade de fazer isso mesmo levantar a mao p ceu e dizer me abduz E.T rsrs tento conversar explicar mais nao adianta e nas horas de coner nao quer que ninguem de que comer sozinha e so tem 1 ano e 7 meses 😪😪
Meu filho tem uma birra especifica rsrs...Gente e só a gente sair para qualquer luga seja: supermercados, loja, lugares público , meu menino sempre chora , e dá show tem dias que agente fica tão contrariado e pensa se vai sair ou não... Conversamos muitoooo com ele mais sempre acontece novamente. Fala um pouco sobre com lidar com isso, com reagir diante das pessoas que te julgam com olhares e comentários entre si. Nos amamos muito nosso filhote e priorizarmos ele em tudo, mas combinamos que é muito chato edsa situação.
Né reclamando não, eu honro a Deus pela a vida da minha filha, tanto é que eu tenho o maior cuidado com ela, ela é filha única, mas ela vai fazer 3 anos falta apenas 1 mês, mas ela não me obedece em nada, chora, se joga no chão, e na rua é pior, eu fico até com medo da turma acha que eu tô judiando dela, eu jamais faria isso, eu amo a minha filha, o nome dela é Luna, por que ela é a Luz da minha vida, minha alegria, mas ultimamente eu tô passando apuro, ela está até jogando objetos em mim.
Eu tendo a não usar, porque quando usamos distrações para tirar a criança de uma crise, não estamos ajudando-a a lidar com a crise, entende? Mas eu usaria em casos extremos, sim.
Minha filha está com dois anos e meio, ela se encaixa no exemplo que vc deu, quando a criança está muito estressada e começa a se machucar. Ela adora tomar banho, mas tem dia que simplesmente decide não querer, e chora, grita, por último começa a se arranhar, machuca mesmo, a gente tenta segurar e ela parte pra cima da gente tbm, ficamos tão tristes porque ela fica com o corpinho cheio de arranhões. Mesmo a gente demostrando calma, ela fica cada vez mais histérica. Tem alguma coisa que podemos fazer nesse caso, já que parar o banho não é uma opção? Fora isso muito obrigada pelo vídeo, já ajudou muito!
Acho que é ter paciência nessa fase que é difícil mesmo, mostrando empatia e falando para ela que você entende e sabe como ela se sente. Sobre o banho, é tentar criar brincadeiras, histórias, e tudo o que a criatividade permitir para tentar tirar o peso da "obrigação do banho".
e quando você é super adepta a esses métodos, faz tudo que pode mas o marido não colabora e acha que educação se cria no tapa e que bullying cria caráter? :( eu tô sempre aqui pelo meu filho e sei que minha parte faço, e muito bem! mas de uns tempos pra cá o Arthur (2 anos e 4 meses) tem se afastado do pai, só quer eu para fazer ele dormir, para brincar, para alimentar, enfim... e o pai fala que a culpa é minha, que tenho que dar menos atenção pra ele :°(
Puxa, que triste isso, Eliza... Lamento muito :( Acho que só com muito diálogo mesmo, para tentar fazer com que ele crie consciência sobre essas coisas tão importantes. Mas é aquilo: no final das contas, essa porta ele só pode abrir de dentro. Ele precisa acreditar nisso para mudar. Tenta mandar uns vídeos e o nosso podcast para ele ouvir, pode ser que ajude!
Boa Thiago ! Também detesto esse termo para as frustrações dos pequenos. Agora por falar em frustração e mudando muito de assunto, ando tentando controlar minha ansiedade com a "demora" na fala da Analu. Ela está com 1 ano e 5 meses e fala no máximo 5 palavras quando quer ! Hahahaha eu já me convenci de que tudo tem seu tempo e não me preocupo tanto porque ela se comunica super bem... Apontando, chamando, etc. por outro lado, como não matar as pessoas ao redor com suas cobranças absurdas ? Hahahahaha me sinto culpada achando que não a estou estimulando suficientemente. Já passou por algo parecido ? Adorei o vídeo e vou aproveitar pra fazer um jabázinho aqui do meu canal. Venham nos conhecer, pessoas lindas ! Beijo nos pimpolhos, Thiago ! Que família linda você tem !
Ahhh, querida, super imagino a sua angústia. Sempre bate a culpa e ainda mais com todo mundo ao seu redor apontando, culpando e rotulando o seu filho. Mas é aquilo que você já sabe: cada criança tem o seu tempo. Pode disparar com 2 anos, ou até com 3 anos, pouco importa se você imaginar que, aos 30 anos, ela estará falando tudo ;)
+Paizinho, Vírgula! Exatamente ! E se puxar a mim, vai ser uma tagarela.. Inclusive a minha resposta mais comum tem sido: "Pois é, ela ainda não fala muito e você deveria agradecer, porque quando começar, vai falar pelos cotovelos igual a mim. Te prepara ! "Hahahahaha Leveza sempre...
Meus filhos (4 e 2 anos) largaram a mamadeira e comprei 2 copos do PJ masks para o leite 2x ao dia. Só que ambos querem um dos copos porque o outro veio com leve defeito. Então o momento do leite virou uma guerra entre eles. Tento fazer combinados. Um dia de um, outro dia do outro. Mas os episódios de birra não acabam nunca... Como fazer??
oi bom dia preciso de ajuda tenho um bebe de 1e 2meses ,e eu e o meu marido nao nos entedemos a respeito da educaçao dela ele acha q tudo que a menina faz tem que dar uma palmada e eu nao quero que seja assim me ajude .
Oi, Seleni! Parabéns por querer educar sua filha sem palmadas. Acho que esses meus dois vídeos podem ajudar você e seu marido: ua-cam.com/video/ookjCRi-e4A/v-deo.html ua-cam.com/video/JaPLDlfcRQI/v-deo.html
kkkkkkkk seu vídeo foi massa❤😉 pq vc não faz um video: Como vc reage a birras ou brigas de crianças de preferência seus filhos rs rs. uma pergunta como é o nome de sua mulher? pq ela nunca aparece nos vídeos? bjus abraços pra todos aii😍😘
Aproveitando pra compartilhar esse relato maravilhoso!
- Não vou pra escola, não vou!
A frase veio seguida de um grito, de chutes pro ar e ameaças nada agradáveis de se ouvir. Disse que não ia almoçar, que não vestiria a roupa e que, se eu insistisse, ia quebrar tudo. Do alto dos seus quatro anos ele buscou ser o mais assustador possível.
Eu comprei a briga. Não sei porque vejo ameaça em uma criança com metade da minha altura. Afinal, o que ele poderia fazer?
- Vai sim! Não vou admitir que fale assim comigo. Bora que tô com pressa!
Ele grita mais. Chora. Berra. Pergunto porque não quer ir pra escola. Não diz. Briga mais. Me irrito mais.
Fecho os olhos. Um vontade imensa de bater. Ele esperneia. "Calma, Elisama. Alma, Elisama", recito meu mantra mentalmente. Que será que ele estava sentindo?
-Filho, você não quer ir porque vai sentir saudade da mamãe?
Toda a raiva se desfaz em lágrimas. Faz um sim com a cabeça, com um biquinho nos lábios. Ofereço o abraço e ele, agarrado em mim, chora até soluçar. Toquei na dor, percebi. Era esse o motivo da raiva, da irritação. Era vontade de estar perto. Passamos o final de semana muito juntos, ele não queria a despedida.
- Ô meu amor, a saudade dói mesmo...
Ele chorou mais.
- Não quero ficar sem você...
- Quer escolher uma foto da mamãe pra levar? Coloco na agenda, sempre que a saudade vier você olha.
-Mas eu quero você.
- Quando quiser a mamãe você olha, fecha o olho e sente esse abraço que eu tô te dando aí na foto.
- Como eu vou sentir?
-No coração...
Me dá mais um abraço. Come um pouco. Veste a roupa com a agenda na mão. Não larga. Meu coração apertado. Há pouco tempo eu estava brigando, impondo a minha vontade e me fechando em mim. Ele tinha que ir e acabou. Daí me abri pra ouvir. Pra enxergar além das minhas verdades. Ele brigava porque não sabia lidar com a própria dor. Aos quatro ninguém sabe. Aos 31 eu ainda sigo aprendendo.
Senti uma imensa compaixão pelo menininho falante e esperto que por vezes esqueço que chegou há pouco tempo nesse mundo.
Mais uma vez aprendi que a raiva esconde dores. E é preciso um ouvido atento e um coração aberto pra ir além do que parece óbvio. Nem sempre os tenho. Mas hoje tive. E, nessa vida de mãe, aprendi também a comemorar as pequenas vitórias.
Agora#3 ! Que lindo! Me emocionei com o seu relato.
Agora#3 ! Realmente, às vezes esquecemos que eles são apenas crianças....vivo fazendo essa reflexão.
Wow! Me vi na sua cena!!! Tenho q aprender isso!
Agora#3 ! Que lindo! Chorei 😥
Agora#3 ! Passo pela mesma coisa, meu filho de quatro anos não quer ir pra escola, diz que prefere ir pra universidade comigo pra poder ficar comigo do que ir pra escola dele. Boa ideia essa da foto, vou testar essa semana .
Adorei. Gosto muito da simplicidade e da normalização. Muito obrigada pelo excelente trabalho. Estou a ouvir de Lisboa.
Boa tarde sou sou pai solteiro de um casal de um menino de 13 anos e de uma menina de 9anos crio sozinho tive recomendações ótimas sobre seu canal vou te seguir para ver se consigo apresentar algo novo em minha casa ;-)
Tenho 3 filhas. Sendo duas gemeas. Estou tentando fazer a disciplina positiva, de olhar pelo olhos da crianças, conversar. Mudou muito. Faltava as palmadas que em algumas vezes que não viamos a solução faziamos. O fato era que cada vez precisavamos ser mais agressivos. Acompanhando seu canal eu decidi não tratar com mais nenhuma violência. Passei um dia num stress horrível que não sei que deu nas crianças que quase se e me mataram. Enfim, chegou o final do dia e minhas filhas mesmo cansadas me beijavam sem pedir e do nada, a mais velha quando fazia algo que desagradava a rotina pedia desculpas sem eu falar nada. Foi incrivel a relação que estabeleci em tão pouco tempo. Obrigada!
Amei o seu canal, vim aqui através da Flavia Calina. Inscrita com certeza e o meu like garantido. Como pode uma pessoa dar dislike? Não entendo.
Nossa estou achando demais seu canal e acho fenomenal vc falar sobre sua familia na real e não faz com q pareça tudo mágico e perfeito vc é bem realista.
Adorei seu canal, está me ajudando bastante tenho um filho de 03 anos ele está numa fase de muitas birras e , e meu esposo fica perdido em alguns momentos... E vejo aqui no seu canal que não são falhas nossas e sim fase que precisamos ajuda lós.
cara vc está me ajudando demais. Minha irmã que me apresentou aos seus vídeos e veio em ótimo hora. Tenho um de 1.5 e outro de 4, tipo as vezes ficou louca áaaaaaaaá e me descontrolo e acabo pedindo desculpas. Mas seus conselhos estão super me ajudando. Obrigada de coração e que Deus continue abençoar a vc e sua família abrssss
Cara, vc falou dois pontos que me chamaram atenção: primeiro é quando a gente avisa às crianças sobre o nosso "próximo passo" seja a fralda, seja o rango, seja até mesmo para desligar a TV.Saca? Não é pq nos consideramos hierárquicamente superiores (se é que somos), que podemos agir de forma abrupta e elas que aceitem isso.Elas mesmas nos ensinam, o respeito sobre o corpo alheio e a empatia no sentido de nos esforçarmos para a comunicação sair da melhor forma possível . O outro aspecto foi onda "criatividade".Vc citou 2x, tanto no exemplo do carro quanto no convencimento dos bebês ao trocar as fraldas. Poxan, vivemos num mundo adulto que temos a nossa criatividade constantemente boicotadas/podadas quando nem a exercemos! Pra mim, fica difícil ter jogo de cintura, quando preciso dela e sério, não sei deixá-la fluir.
Mais uma vez, obrigada Thiago.Salve salve!
Em que mundo que eu estava que não descobri esse canal antes? Meu Deus, é muito boooom!
Obrigada pelas dicas. Tenho vivido momentos difíceis na hora da troca da fralda :-D me ajudou muito ♡♡♡
Ola, vim através do vídeo da Flavinha e já sou inscrita aqui tbm, estou gostando de seu vídeos e desejo sucessos e muitos esclarecimentos para nós pais!!!!!
eu tbm vim pela flavinha!
Vim do canal da Flávia calina e me pergunto como fiquei todo esse tempo sem conhecer esse canal,preciso muito desses vídeos.Tenho uma menina de 3 anos e 3 meses,e um menino de 1 ano e 3 meses.Nao é nada fácil
Fantástico!
Tenho que enviar esse video a tds minhas amigas...nao me entedem quando digo que se a criança nao tem fome, nao tem que comer principalmente no jantar muito melhor que comer muito e ter uma má digestão...Prefiro dar uma mamadeira de leite vegetal antes de dormir, claro que nao deveria ser um habito, geralmente seria pq comeu muito na merenda...pelo menos no meu caso...
Oi Thiago! Mais um vídeo top! Te agradeco! Sempre aprendo muito. Estou sendo curada da minha necessidade de criar "Filho Padrão Fifa" que tem que se comportar com muita perfeição, principalmente socialmente! Tenho aprendido a ser mais empática e isso tem me transformado em um ser melhor. Então, aqui em casa tem funcionado muito bem essa dica dos "combinados"! Principalmente porque meu pequerruchos é Autista. Quando vamos dormir combinamos tudo que vamos fazer no próximo dia. Relembramos ao acordar e se for necessário algumas alterações, vamos nos comunicando com antecedência para que ele compreenda melhor. Funciona bem a grande maioria das vezes!! Desculpe pelo textão! Abraços!
Ahhh, muito obrigado pelo seu comentário! Fico muito feliz de saber que meus vídeos ajudam e de saber que os combinados funcionam super bem por aí! Abraços!!!
Paizinho, porque não grava vlogs? Seu conteúdo é MARAVILHOSO, mas ver voce lidando no dia a dia seria tão esclarecedor também! :) Abraço!
Expor a família dele?
Vim pela indicação do canal da Flávia Calina. To adorando seus vídeos, aprendendo muito.
No desespero que bom ter esse canal para dar aquela força pra gente
Conte comigo, querida! 💛
Socorro! Como falar sobre sexo aos 6 anos?! Uma amiguinha falou pra minha filha sobre essas coisas, que minha filha veio me perguntar oq é transar!
Adoro seus vídeos, acompanho sempre que posso
Isso é muito diferente do quê aprendi, esse conhecimento é desafiador, mas com certeza vou absorver.
Oi estou amando seus videos tem me ajudado e muito, pena que a educação do meu filho não depende só de mim, moro com minha sogro e cunhada e eles acham que deve fazer toda a vontade do meu filho de 1 e 11 meses se eu digo Não eles vão lá e diz SIM, isso tem atrapalhado e muito a educação dele feito uma grande bagunça na cabecinha dele, ele está se jogando no chão mordendo batendo, está dificil meu marido as vezes em vez de ajudar acaba atrapalhando, tem horas que bate o desespero e não sei o que fazer... Obrigado pelo seus videos bjos
Uma vez um priminho meu de dois anos e meio fez um escândalo pq queria brincar antes de comer. A mãe não estava junto. Eu levei ele ao banheiro do restaurante, sentei ele no vaso sanitário e esperei ele terminar de gritar, olhando pra ele e dizendo "Respira fundo" e mostrei como fazer. Ele ainda gritou mais um pouco, mas eu continuei mostrando como fazer. Ele foi se acalmando aos poucos. Quando terminou, eu disse "Eu sei q vc quer brincar, mas nós precisamos comer. Depois a gente brinca, tá bom?" . Ele resmungou mais um pouco, mas quando voltamos para a mesa, ele olhou pro pula pula lá de fora, olhou pra mim e levantou os braços pra eu colocá-lo sentado.
Depois que terminamos, eu disse "Agora vamos brincar!". Ele ficou muito feliz e eu mais ainda!
O pula pula que estava do lado de fora *
Incrível, obrigado por compartilhar sua história!
+Fernanda Alves Com certeza. Eu sou a prima, não a mãe. Foi a primeira vez q me deparei com essa situação. Devo ter ficado quase quarenta minutos no banheiro com ele, mas, repito, foi a primeira vez que me vi nessa situação. Acho que esse método de respirar fundo ajuda não só a criança, como o adulto também.
+Paizinho, Vírgula! Disponha. Seus vídeos são inspiradores. Eles são mais ferramentas para eu me preparar para quando chegar a minha vez!
;)
Como assim só hoje conheci o seu canal?! To em choque! Me inscrevi hoje e estou assistindo todos. Muito obrigada por compartilhar, super me encontro. Valeu :)
Ahhh, que bom que você tá curtindo! Ajude a divulgar também, para outras pessoas conhecerem :)
Sim! Pode ter certeza! :)
;)
a flavinha indicou seu canal e estou gostando muito 😍
Me ajuda muito os teus vídeos, obrigada! 😉
Ahhh, que bom!! :)
muito bom. conheci seu canal. estou amando..
Gostei bastante, dá uma aliviada saber que é igual pra todo mundo, uns mais outros menos...
Oi Thiago, como sempre super interessante seu ponto de vista, muito obrigada. Tenho sempre refletido com seus vídeos.
Sobre trocar fralda, aqui na época passamos a trocar fralda em pé, nunca mais teve choro pra trocar fralda. Um pouco estranho mas logo a gente se acostuma e todo mundo fica feliz Kkkk
Obrigado por acompanhar. Mas é isso mesmo, a gente acaba se acostumando mas damos um jeito com criatividade!
Adorei as dicas da troca de fralda. Aqui pra trocar a fralda sempre tem um banho antes, o estresse vem quando ele ta brincando e tem que fazer. Passo um tempão "filho, vai já tomar banho pra tirar o pôpô, ta certo?" Se mesmo assim a resistência for muita, escolhemos um brinquedo pra ele levar junto pro banho que acompanha enquanto ponho a fralda limpa. Tem funcionado. 😂😂😂😂
Acho importante sabermos acolher nosso desconforto com a frustacao extravassada. Eu compartilho com ela minha frustação em ficar abalada com o stress dela ( que acontece quando estou exausta e stressada).
Maravilhoso os vídeos obrigada!!!!
Obrigada por me responder. Adoro os vídeos. Vou acompanhar os podcasts tbm. Abs
Acompanhe e me diga o que achou!!!
Paizinho tenho uma garotinha, chamada Anna Clara, ela tem 2 anos e 8 meses e estou grávida do meu segundo filho... A Anna sempre foi birrenta quando quer algo. Ela se joga no chão, grita e fica agressiva. Por ter gestação de risco acabo ficando com a pressão alta e nervosa sempre que saímos. Me dá uma luz como vc e sua esposa conseguiram passar por isto.
Obrigada.
Parabéns pelos meninos!
Cara seus vídeos são ótimos obrigada por existir 🙏
Sempre um aprendizado! Aqui meu filho tá c 1a e 4 meses e tá difícil trocar a fralda dele rs, antes ele falava: "côco". Agora qnd a gente fala: Dudu vc fez côco (já sabendo q sim ele fez). Ele responde n e sai correndo rs. Algo q por enquanto está funcionando é: A gente fala, nossa Dudu fez côco, precisa lavar o bumbum neh?! Vamos lá no chuveiro lava?! Vamos correndo, corre corre! E funciona pq ele ama banho e sempre tem uns brinquedos pra ele no banheiro.
Transformar essas coisas em brincadeira é sempre uma ótima ideia :)
Muito bom vídeo
Mais uma vez parabéns!!!!!
Brigado!!!
Amoo seus vídeos super indico.
que canal mais maravilhoso!
Tenho 3 filhos um de 9anos tem uma personalidade tranquila no geral, um de 1anos e 7meses q ta botando a casa a baixo faz birra e bate emtodo mindo e o caçula de 6mes que é tranquilo mas ta começando a imita as birras do irmão do meio o mais velho tbm e bastante incomodado. Marido nao aguenta choro e eu passo dia com ele no fim do dia estou exausta. Nao sei mas o q fazer pra educa- lo.
Amei....
oi sou nova no canal mas estou adorando parabens
Obrigado e seja muito bem-vinda!!!
Comecei trocar meu filho em pe foi magico. Quando a coisa fica tensa dentro daquela frauda eu começo em pe e término limpando com ele deitado. Ele nunca reclamou de ter q deitar depois, mais eu explicava o pq ia deitar ele. Comecei fazer isso qnd ele tinha 16 meses.
mais umm canal q conheçe e amei por causa da flavia calina ♡♡♡
Trabalho com crianças de 2 e 3 anos e aprendi com elas que ensinar a criança a respirar é uma boa saída pra acalmar. Também ajuda mudar o foco da atenção, assim que ela se acalmar oferecer outras possibilidades pra que eles compreendam que existem outras coisas também interessantes e possíveis de se fazer.
Ótima sugestão!
Muito bom.
Tenho partilhado os teus vídeos nas redes sociais como o facebook.
Muuuuuito obrigado pela ajuda na divulgação
De nada.
Nossa vídeo excelente parabéns pelo canal
Muito obrigado!
Você é incrível! 💜
Awwwwwwww :3
Olá, tudo bem? gosto muito de seus vídeos. Tenho uma filha de 2 anos é 4 mês ela, está dando crise de jogar coisas no chão, já tetei de tudo me ajude por favor. O que falar? O que fazer? Bjss
Achei engraçado o uso do papel pra ver os comentários, os outros usam o celular. Canal incrível. Ganhou uma inscrita da Flavinha Calina XD.
Oie Thiago, oi Pessoal! Adoro seus videos e sempre estou compartilhando no meu Face. Tenho um filho de 14 anos e um bebê de 1a4m... sim, uma mega diferença de idades entre os dois rsss... e aprendo muito com tudo que você diz e escreve. Quanto a birra, por incrível que parece meu bebê já faz birra quando contrariado, ele se joga no chão, chora e agora começou a bater a cabeça no chão ou na parede; isso nos preocupa muito. Não achei q fosse enfrentar isso tão rápido. Você acha que ao fazer isso (bater a cabeça no chão), ele está tentando chamar atenção? No começo quando era só gritos e choros, a gente se abaixava, tentava conversar com ele, acalmar e se não tivesse resultado, deixávamos ele se acalmar sozinho. Será que isso desencadeou essa atitude de se machucar? Estou bem preocupada e as vezes acabo cedendo pra ele não se machucar. Me da uma luz rsss... Obrigada, abraços!!!!
aiai.. esse tema! hahaha drama diário! Amei o vídeo!
Não é novela, mas é drama todo dia hahaha
Tem uma coisa que tem me chamado a atenção; Pais que permitem tudo, e a criança , não cumprimenta, não agradece, ignora quando está sendo chamado atenção, aos 6 anos sai chorando e gritando e bate porta, porque foi contrariado...e o Pai vai lá e tira a órdem da Mãe, na frente das visitas ... estou falando do meu afilhado...e confesso que já não estou agradando de levar ela para passear, pois ele não obedece órdens , e sempre vira um peso os passeios, por mais que eu ame, as vezes nenhuma conversa surte efeito ...Como mostrar aos Pais o impacto de suas ações nas outras pessoas envolvidas, tios , avós, madrinhas ... etc... Por favor fale disso. Grata!
Aqui em casa é manha dobrada; gêmeas de dois anos.
Ontem, na troca de fraldas de uma delas, aliás, a que nunca colabora em situação nenhuma (pra ela trocar fralda é o fim do mundo), estava ela pronta pra se contorcer mais que uma minhoca e disposta a disputar força comigo , chega o pai pedindo pra dar um beijinho na barriga, depois no pescocinho, depois brincando de cadê.
Ela sorriu, amoleceu, e nem reclamou !
Sobre trocar a fralda, as abordagens da M. Pikler e Beziers são muito legais, você conhece, Thiago?
Já aconteceu de ir no shopping e querer brincar num carrinho, mas nem sempre a gente tem $, aí se jogou no chão e tudo mais...como ele só tem 2 anos é difícil de explicar...
os videos são tdo de bom, mas como lidar c quem diz q pq seu filho ta cansado e chora ta rebelde, detalge tem só 1 ano e 4, hum e ai?
Percebi com meu filho que a maioria das birras são fome sono ou super estimulação.Ai fui me adequando para evitar as famosas birras.
A coisa mais difícil com relacão a "birra" é quando não há tempo para fazer um acolhimento adequado. Tipo, você está na rua com a crianca e tem um horário para passar - o que por si só já causa um stress - e aí o piá se frustra e empaca como burro... nem sempre há tempo hábil para esperar a "crise" passar. Me sinto super mal de pegar o menino no colo e ir levando ele embora - quando é necessário. Fico me imaginando naquela situacão - tipo se alguém me levasse pra outro lado contra a minha vontade quando estou de saco cheio - e acho uma violência contra a crianca... mas simplesmente não sei o que fazer (nem sei o que vai rolar quando não puder mais carregar o piá).
Ah, Maria, sei bem como é! Eu penso que a vida é assim mesmo, e nem sempre poderemos fazer o que gostaríamos, no momento que entendemos melhor. Normalmente, nesses casos, eu espero a coisa toda passar e, na primeira oportunidade que eu tiver, retomo o assunto com o meu filho para acolher e explicar.
Cadeirinha de carro nunca teve acordo comigo, desde pequena...eu fazia malabarismo e dava peito com ela na cadeirinha qdo ela pedia peito só pra sair da cadeirinha KKK. Mas usou até a idade certa, sem briga. Pq depois desse dia ela viu q eu não ia ceder.
Sobre comida, também não forço qdo não quer, mas também não dou outra coisa até ela sentir fome para comer a comida.
Hahaha sobre o bebê conforto: pareço uma louca cantando pra ele e funcionaaa bem kkkk
nossa minha filha ta nessa agora chego no mercado ou em qualquer lugar ela quer pegar algo e eu nao dou ou ela vai pegar algo de vidro ou algo que nao pode ela se joga no chao com tudo e comeca a gritar e faz um maior escandalo eu tenho vontade de fazer isso mesmo levantar a mao p ceu e dizer me abduz E.T
rsrs tento conversar explicar mais nao adianta e nas horas de coner nao quer que ninguem de que comer sozinha e so tem 1 ano e 7 meses 😪😪
Haja paciência!
Meu filho tem uma birra especifica rsrs...Gente e só a gente sair para qualquer luga seja: supermercados, loja, lugares público , meu menino sempre chora , e dá show tem dias que agente fica tão contrariado e pensa se vai sair ou não... Conversamos muitoooo com ele mais sempre acontece novamente. Fala um pouco sobre com lidar com isso, com reagir diante das pessoas que te julgam com olhares e comentários entre si. Nos amamos muito nosso filhote e priorizarmos ele em tudo, mas combinamos que é muito chato edsa situação.
TOP!!!
Né reclamando não, eu honro a Deus pela a vida da minha filha, tanto é que eu tenho o maior cuidado com ela, ela é filha única, mas ela vai fazer 3 anos falta apenas 1 mês, mas ela não me obedece em nada, chora, se joga no chão, e na rua é pior, eu fico até com medo da turma acha que eu tô judiando dela, eu jamais faria isso, eu amo a minha filha, o nome dela é Luna, por que ela é a Luz da minha vida, minha alegria, mas ultimamente eu tô passando apuro, ela está até jogando objetos em mim.
usar o celular é um bom recurso para distrair a criança qndo começa essas crises?
Eu tendo a não usar, porque quando usamos distrações para tirar a criança de uma crise, não estamos ajudando-a a lidar com a crise, entende? Mas eu usaria em casos extremos, sim.
Minha filha está com dois anos e meio, ela se encaixa no exemplo que vc deu, quando a criança está muito estressada e começa a se machucar. Ela adora tomar banho, mas tem dia que simplesmente decide não querer, e chora, grita, por último começa a se arranhar, machuca mesmo, a gente tenta segurar e ela parte pra cima da gente tbm, ficamos tão tristes porque ela fica com o corpinho cheio de arranhões. Mesmo a gente demostrando calma, ela fica cada vez mais histérica. Tem alguma coisa que podemos fazer nesse caso, já que parar o banho não é uma opção? Fora isso muito obrigada pelo vídeo, já ajudou muito!
Acho que é ter paciência nessa fase que é difícil mesmo, mostrando empatia e falando para ela que você entende e sabe como ela se sente. Sobre o banho, é tentar criar brincadeiras, histórias, e tudo o que a criatividade permitir para tentar tirar o peso da "obrigação do banho".
+Paizinho, Vírgula! Obrigada😊
e quando você é super adepta a esses métodos, faz tudo que pode mas o marido não colabora e acha que educação se cria no tapa e que bullying cria caráter? :( eu tô sempre aqui pelo meu filho e sei que minha parte faço, e muito bem! mas de uns tempos pra cá o Arthur (2 anos e 4 meses) tem se afastado do pai, só quer eu para fazer ele dormir, para brincar, para alimentar, enfim... e o pai fala que a culpa é minha, que tenho que dar menos atenção pra ele :°(
Puxa, que triste isso, Eliza... Lamento muito :(
Acho que só com muito diálogo mesmo, para tentar fazer com que ele crie consciência sobre essas coisas tão importantes. Mas é aquilo: no final das contas, essa porta ele só pode abrir de dentro. Ele precisa acreditar nisso para mudar.
Tenta mandar uns vídeos e o nosso podcast para ele ouvir, pode ser que ajude!
Boa Thiago ! Também detesto esse termo para as frustrações dos pequenos.
Agora por falar em frustração e mudando muito de assunto, ando tentando controlar minha ansiedade com a "demora" na fala da Analu. Ela está com 1 ano e 5 meses e fala no máximo 5 palavras quando quer ! Hahahaha eu já me convenci de que tudo tem seu tempo e não me preocupo tanto porque ela se comunica super bem... Apontando, chamando, etc.
por outro lado, como não matar as pessoas ao redor com suas cobranças absurdas ? Hahahahaha me sinto culpada achando que não a estou estimulando suficientemente.
Já passou por algo parecido ?
Adorei o vídeo e vou aproveitar pra fazer um jabázinho aqui do meu canal. Venham nos conhecer, pessoas lindas !
Beijo nos pimpolhos, Thiago ! Que família linda você tem !
Ahhh, querida, super imagino a sua angústia. Sempre bate a culpa e ainda mais com todo mundo ao seu redor apontando, culpando e rotulando o seu filho. Mas é aquilo que você já sabe: cada criança tem o seu tempo. Pode disparar com 2 anos, ou até com 3 anos, pouco importa se você imaginar que, aos 30 anos, ela estará falando tudo ;)
+Paizinho, Vírgula! Exatamente ! E se puxar a mim, vai ser uma tagarela.. Inclusive a minha resposta mais comum tem sido: "Pois é, ela ainda não fala muito e você deveria agradecer, porque quando começar, vai falar pelos cotovelos igual a mim. Te prepara ! "Hahahahaha
Leveza sempre...
hahaha exatamente! Leveza sempre
E quando os adultos não conseguem ter paciência ao ouvir o choro (que deve acontecer) ou pra tentar acolher a criança e acabam cedendo?!
"Me abduz ET, me abduz"
Aqui o meu faz birra e se joga no chão e só tem 1 ano e 8 meses.
vim aqui pela indicação da Flavinha
Meus filhos (4 e 2 anos) largaram a mamadeira e comprei 2 copos do PJ masks para o leite 2x ao dia. Só que ambos querem um dos copos porque o outro veio com leve defeito. Então o momento do leite virou uma guerra entre eles. Tento fazer combinados. Um dia de um, outro dia do outro. Mas os episódios de birra não acabam nunca... Como fazer??
Eu compraria mais copos dos que eles gostam , tá fácil de resolver sem briga.
oi bom dia preciso de ajuda tenho um bebe de 1e 2meses ,e eu e o meu marido nao nos entedemos a respeito da educaçao dela ele acha q tudo que a menina faz tem que dar uma palmada e eu nao quero que seja assim me ajude .
Oi, Seleni! Parabéns por querer educar sua filha sem palmadas. Acho que esses meus dois vídeos podem ajudar você e seu marido:
ua-cam.com/video/ookjCRi-e4A/v-deo.html
ua-cam.com/video/JaPLDlfcRQI/v-deo.html
E quando a criança acabou de fazer um ano e não fica sozinho? Faz o maior chororo...
Thiago, vc é muito engraçado! Encantador de serpentes kkkk não concordo com tudo que vc fala, mas são muito interessantes deus vídeos!
vc é o cara!!! vc é psicólogo?
Obrigado pelo elogio :)
E não, sou psicólogo não.
Adorooooo
:D
Já tens muitos seguidores e seguidoras de Portugal
Ahhhhhhhhh, jura? Que coisa mais linda!
Chorar até desidratar kkkkkkkk
:P
kkkkkkkk seu vídeo foi massa❤😉
pq vc não faz um video: Como vc reage a birras ou brigas de crianças de preferência seus filhos rs rs.
uma pergunta como é o nome de sua mulher? pq ela nunca aparece nos vídeos? bjus abraços pra todos aii😍😘
Boa ideia! Vou fazer algo assim!
Minha esposa se chama Anne e ela não aparece nem que paguem... É muito tímida hehehehe :D
+Paizinho, Vírgula!
que pena😿
mais faz o vídeo sim vai ser bem legal
;)
Eu sou a única adolescente-não-mãe que assiste os vídeos?
Olha, volta e meia eu vejo outros adolescentes comentando por aqui, e fico muito feliz de saber que sou assistido por quem não tem filhos!
Lau Kozlowski eu também estou assistindo 😊
Lau Kozlowski eu tbm não sou rs
Eu tbm, assisto e amooo