Sempre o melhor desses vídeos são os comentários! É inacreditável como em nossos dias, apesar de todo o conhecimento adquirido, ainda se julgue a verdade de cada um dentro da sua verdade! Não existe purismo, cada casa de axé possui o seu axé, baseado na sua ancestralidade, então antes das críticas deveriam sempre o olhar de tentar conhecer o que é diferente! E infelizmente hoje vejo muita gente que não possui tempo de iniciação, julgando axés antigos e ,se realmente possuem tanto tempo assim, mais ainda deveriam respeitar o que é diferente! infelizmente! parabéns pelo excelente vídeo!
Deixo de coração meu muito obrigado, não sou do candomblé porem a gosto muito, acho lindo todo o ritual, admiro a disciplina com os afazeres. Esse documentário me esclareceu alguns pontos que ainda não entendia. continuem divulgando e ensinando o candomblé, talvez quando todos conhecerem parem de falar bobagem. Gratidão!
Estou encantado com essa roça de Santo e , com Ass palavras dos zeladores de snto . Sou do Nordeste do Estado de Minas e ,minha religião é Angola Bate Folha , fllho de Xango. Como adepto da Religião , estou maravilhado com essa roça e quero conhecer.
Sim, aqui no terreiro misturamos e respeitamos a nação angola que é nossa raiz pois nosso babalorixá nasceu em casa de angola e por respeito nosso terreiro sempre faz homenagem. Sobre Ogum em um cavalo invisível é super normal alias todo orixa em cada dança usa coisas invisíveis pois não tem como entrar com um cavalo ou fazer um rio pra Oxum se banhar e entre outras coisas que as canções pedem, é incrível como pessoas que não tem conhecimento nenhum adora criticar, primeiramente deveriam estudar mais ou ler muitos livros , nossa religião é muito complexa tudo que conhecemos normalmente foi passada de pai para filhos em suas nações cada terreiro tem sua forma de agir e o que importa mesmo é fazer de coração e com muito amor que é disso que o orixa gosta de AMOR e RESPEITO isso é que traz essa energia espiritual para dançar no barracão. Como o comentário do +Dogo Rogerio diz os próprios irmãos de axé que vulgariza a religião e que levam a decadência vejo pessoas duvulgando fundamentos em redes sociais e etc... Att: Ya Ibuassy
+Augusto Pereira. ñ conheço o terreiro mais ñ achei nada de mais. pois ñ é só ogum que dança com um cavalo invisível pois mamãe oxum toma banho tmb com água invisível na hora da dança e outros orixás tmb. achei o seu comentário sem fundamento ,pois todos os orixás quando está dançando faz um gesto de algo q a cantiga lembra em sua passaje aqui na terra. Só acho q ao inves de vc criticar deveria procurar saber mais sobre a nação q está sendo abordada. cada um com seu fundamento.muito bom o documentário e agente ñ ver falta de respeito com o orixá e sim conhecimento
+Wladsom Nascimento OK. eu ainda não conheço esse Asé, nação sei lá. os orisas na minha concepção, são energias da natureza. quem monta a cavalo são seres humanos. mas aceito sua advertência. cada um cada um.
+Augusto Pereira energias da natureza, por divinizasao para sabemos q os orixás viveram na terra e além de tudo as características humanos dos orixás são os maiores argumentos contra a oposição
+Pedro Victor pra mim é maluquice, desculpa. não tenho paciência. affs. orisa são energias da natureza e não espíritos desencarnados. mitos existem sim. mas cavalo que eu saiba não tem enredo nenhum com ogum.
Parabéns pelo documentário, muito bonito e fez bater uma saudade dos Candomblés de antigamente. Vi muito respeito, vi muita doutrina e amor aos Voduns. Parabéns!
Achei interessante, também como se diz cada casa mexe sua panela conforme aprendeu, sou de Ogum, a mais velha da casa de mainha e sempre estou presente nos cortes auxiliando ela, assim como os demais filhos da casa, independente de sexo.
Vamos aprender a ter atenção a casa não é Jeje a casa é de Ketu que tem muito respeito por Angola pelo pai de Santo do pai de Santo ser Angoleiro , quando citado Jeje é em relação ao Orixá ser Ajunsun ( Obaluaye).
Renan meu querido irmão não precisa xingar essas pessoas que são africanas da gema que sabem mais de candomblé tanto quanto seus ancestrais que vieram nos navios negreiros. O que vejo hoje é candomblé de desfile de moda onde entra monte de pavão no barracão disputando quem esta mais chic, é yawo querendo ser baba ou yá antes dos 7 é ogam e ekedji querendo da aulas ao babalorixa e muito achismo para pouca cultura sendo que orixá quer amor, respeito , alegria vamos abraçar mais nossa cultura menos criticas mais amor e respeito o que importa é o coração e a dedicação das pessoas que se reúnem para fazer o ritual o sagrado e louvar para seus preciosos e amados orixás que são pés no chão que são brutos mais que fazem nossos corações se encher de alegria e encanto . Candomblé não é moda candomblé é cultura é aquilo que passa de pais para filhos cada um em seu quadrado e lembrando que ninguém aqui é melhor q e ninguém apenas acredita no que aprendeu como certo porem outras pessoas aprenderam seu "certo" e ai quem é que esta "Certo"? pra mim só o AMOR.
Muito bom o documentário. Acho um assunto interessante apesar de não ser adepto de nenhuma religião. Quem sente necessidade que fique onde está, porém para mim, matança de animais é motivo mais do que suficiente para manter distância. Não importa qual seja a religião , seu principal propósito é escravizar o ser humano.
Misturar nação de candomblé até acho certo porque a gente tem necessidade de aprender as outras Nações. Agora misturar Umbanda, Quimbanda e Jurema junto fica complicado fica confuso. Igual na casa da minha ex namorada eu não entendi nada
Vocês que querem mudar a história e a natureza do orixá, Ogum quando que é cruel sim, as histórias de Ogum na África em sua maioria são com Ogum matando alguém ou guerreando, principalmente a Umbanda que gosta mudar orixá em tudo, muda história, muda ritual, muda tudo só fica o nome. *Igual Nanã que hoje em dia é velhinha, amável e meiga* 🤣😂 Nanã é a que mata o sacrifício com as mãos, Nanã é a que enfrentou Ogum e saiu vencedora, Nanã é que torturava os malfeitores com os eguns, nas tribos africanas antigamente quando se falava o nome de Nanã se jogavam no chão em sinal de respeito e medo, *Na Bahia antigamente tinha o ditado "Se não sabe mexer com Nanã é melhor que nem mexa" pois todos temiam a grande Mãe senhora da vida e da morte* 😂🤣
Essa pra mim é nova, pois pelo que sei, somente pessoa rodantes podem exercer a função da babakekere ou iyakekere, pois nunca vi uma ekeji fazer orisá, pois até pq, a ekeji só pode ver se passar, e se ela se da como ekeji, ela tem que passar igual a todos os yao, pois sem Yao não se faz um ebome, sem Yao não se faz babalorisá, assim como sem o Yao, não se abri o barracão ou roça. Só achei que essa ekeji não deviria ser a mãe pequena da casa, pois ela não pode dar continuidade. Essa é minha opinião, sou Babalorisá, porém não me misturo, toco minha umbadas e boa. Saber mais ou menos, não faz de ninguém ser melhor, apenas temos que procurar com o mais velho ou até mesmo com quem passou um bom tempo com os antigos para aprender. Desculpe qual quer coisa aí. Motumbasé a todos.
Em relação ao transe discordo , esse transe é bem consciente e sutil pra maioria das pessoas , anão me venham com esse papo que a pessoa apaga fica num sono profundo que perde a noção de tempo bla bla bla é tudo conversa furada , a maioria é bem consciente , precisamos desconstruir esses mitos sobre o transe
o candomblé é uma mistura . Nossos ´pais , cada um de uma nação ficaram lado a lado presos nos mesmo grilhões , misturaram suas crenças e criaram o candomblé . não existe axé puro
Cada um acha Bonito oque quer ! eu sou Raspada dentro do Jeje Mahin e ate aonde eu sei , nos que jeje mahin só podemos virar em um vodum (Ancestralidade ) e só temos um vodum acentado e for de extrema necessidade Acentamos o segundo porem Você não recebi o segundo apenas aquele foi Raspado ! e como citado essa casa é de Jeje Sqn! pois só o Babalorixá Virou com uns 10 seila oque, e não tratamos Pai ou mae de Babalorixá e sim Done ,Dote, Mejito ...gente desculpa Jeje nao é isso !
Charlie Wolfgang von Goethe quem escolhe é o orixá , não os seres humanos. Existem mulheres de Ogum , de xangô , de Omolu , super normal . Orixá sabe oq faz .
Eu particularmente, acho que as pessoas do Candomble deveriam ter "uma Bíblia" , algo a ser seguido. porque temos a mania de falar q cada casa mexe sua panela com sua colher, porém é nessa de que cada casa sabe sua verdade que as vezes quem sabe mesmo nem passa pro próximo. Deveria sim ter um estudo pra ser Babalorixa e Yalorixa, pq hj se é feito daqui um ano se tem um filho de Santo, se joga búzios, se dá ebo nas pessoas.... pra raspar a cabeça de um vivo deveria se aprender a raspar a cabeça de um filho falecido que é tão importante quanto a feitura. Hoje se fala muito em união, desunião, mas as pessoas querem isso? Vejo tanta loucura, quem não tem caminho "dando" caminho pra outra pessoa?! Desculpem sei q não se fala disso no vídeo, mas é algo q eu gostaria muito de falar. Ogun no cavalo? quem monta em cavalo é São Jorge, perai... umas coisas q sinceramente não aceito não.
Renan Capoeira Renan me da um número de telefone pra eu liga la ou o endereço do barracão que eu quero ir la quando tiver em alagoinhas, sou de São Paulo mais amei o vídeo e preciso joga com o seu babá! bjs obrigada motumba.
Queria entender se isso é uma apresentação pro documentário? Horas tocam usando aguidaví, depois puxam o Angola, to perdido rsrs... Mas muitas coisas legais sim, bom de assistir.
Sua religião é uma das coisas mais belas da história desse país!
vcs tem que se orgulhar dessa grande cultura... Parabéns! Meu respeito! Shalom!
Sempre o melhor desses vídeos são os comentários! É inacreditável como em nossos dias, apesar de todo o conhecimento adquirido, ainda se julgue a verdade de cada um dentro da sua verdade! Não existe purismo, cada casa de axé possui o seu axé, baseado na sua ancestralidade, então antes das críticas deveriam sempre o olhar de tentar conhecer o que é diferente! E infelizmente hoje vejo muita gente que não possui tempo de iniciação, julgando axés antigos e ,se realmente possuem tanto tempo assim, mais ainda deveriam respeitar o que é diferente! infelizmente! parabéns pelo excelente vídeo!
😠 DESSA FORMA NUNCA VAI SER RESPEITADA POR NINGUÉM MESMO OS PRÓPRIOS FILHOS ACABA COM A NAÇÃO BURROS OBRIGADO 😂
Lenilson Firmino Muito bom ano s 80 Saudades
Deixo de coração meu muito obrigado, não sou do candomblé porem a gosto muito,
acho lindo todo o ritual, admiro a disciplina com os afazeres.
Esse documentário me esclareceu alguns pontos que ainda não entendia.
continuem divulgando e ensinando o candomblé, talvez quando todos conhecerem parem de falar bobagem.
Gratidão!
Adorei a História do candomblé, esse conhecimento foi muito bom para mim . Asé 🦋🌹
Vanessa amor❤❤
Muito obrigados pelo documentario!
Estou encantado com essa roça de Santo e , com Ass palavras dos zeladores de snto . Sou do Nordeste do Estado de Minas e ,minha religião é Angola Bate Folha , fllho de Xango. Como adepto da Religião , estou maravilhado com essa roça e quero conhecer.
cada vez que assisto este filme eu me emociono.gostaria muito de frequentar uma casa mas não conheço nenhuma.
Amei este documentário. Tem que compartilhar...😍✊🏿
Gostei muito do filme muito axé para todos desa familia. Maravilhosa
Maravilhoso filme! Parabéns!
Saudades daí um lugar que vc sente até da porteira 😍
É ESPIRITUAL...CHEGUEI A EATE VÍDEO "SEM QUERER". E AMEI TUDO, DO INÍCIO AO FIM. PARABÉNS E OBRIGADO!
Que história linda tem o Candomblé!
Sim, aqui no terreiro misturamos e respeitamos a nação angola que é nossa raiz pois nosso babalorixá nasceu em casa de angola e por respeito nosso terreiro sempre faz homenagem. Sobre Ogum em um cavalo invisível é super normal alias todo orixa em cada dança usa coisas invisíveis pois não tem como entrar com um cavalo ou fazer um rio pra Oxum se banhar e entre outras coisas que as canções pedem, é incrível como pessoas que não tem conhecimento nenhum adora criticar, primeiramente deveriam estudar mais ou ler muitos livros , nossa religião é muito complexa tudo que conhecemos normalmente foi passada de pai para filhos em suas nações cada terreiro tem sua forma de agir e o que importa mesmo é fazer de coração e com muito amor que é disso que o orixa gosta de AMOR e RESPEITO isso é que traz essa energia espiritual para dançar no barracão. Como o comentário do +Dogo Rogerio diz os próprios irmãos de axé que vulgariza a religião e que levam a decadência vejo pessoas duvulgando fundamentos em redes sociais e etc...
Att: Ya Ibuassy
Lindo documentário parabéns a todos os envolvidos 👏👏
Nunca tinha visto Ogun montando em cavalo invisível. Primeira vez!
Nem terminei de assistir pra não chorar.
+Augusto Pereira. ñ conheço o terreiro mais ñ achei nada de mais. pois ñ é só ogum que dança com um cavalo invisível pois mamãe oxum toma banho tmb com água invisível na hora da dança e outros orixás tmb. achei o seu comentário sem fundamento ,pois todos os orixás quando está dançando faz um gesto de algo q a cantiga lembra em sua passaje aqui na terra. Só acho q ao inves de vc criticar deveria procurar saber mais sobre a nação q está sendo abordada. cada um com seu fundamento.muito bom o documentário e agente ñ ver falta de respeito com o orixá e sim conhecimento
+Wladsom Nascimento OK. eu ainda não conheço esse Asé, nação sei lá. os orisas na minha concepção, são energias da natureza. quem monta a cavalo são seres humanos. mas aceito sua advertência. cada um cada um.
+Augusto Pereira energias da natureza, por divinizasao para sabemos q os orixás viveram na terra
e além de tudo as características humanos dos orixás são os maiores argumentos contra a oposição
+Pedro Victor pra mim é maluquice, desculpa. não tenho paciência. affs. orisa são energias da natureza e não espíritos desencarnados. mitos existem sim. mas cavalo que eu saiba não tem enredo nenhum com ogum.
VC E IDIOTA,VAI PROCURAR OUTRA RELIGIÃO SUA DESGRAÇA,E LHE DIGO MAIS,NA MINHA CASA TEM HOMEM E AXÉ PARCEIRO...
Parabéns pelo documentário, muito bonito e fez bater uma saudade dos Candomblés de antigamente. Vi muito respeito, vi muita doutrina e amor aos Voduns. Parabéns!
Bem lúdico esse documentário ...
Axé Amei o canal tá de parabéns
Eu sou apaixonada pela religião e respeito cada fundamento.
Excelente Documentário. Só achei estranho aquela parte no qual o entrevistado fala que Ogum trás doença.
Tudo muito lindo porque é sagrado
Excelente explicação ... Axé
Achei interessante, também como se diz cada casa mexe sua panela conforme aprendeu, sou de Ogum, a mais velha da casa de mainha e sempre estou presente nos cortes auxiliando ela, assim como os demais filhos da casa, independente de sexo.
Vamos aprender a ter atenção a casa não é Jeje a casa é de Ketu que tem muito respeito por Angola pelo pai de Santo do pai de Santo ser Angoleiro , quando citado Jeje é em relação ao Orixá ser Ajunsun ( Obaluaye).
Nao entendi quando falou que Ogum traz doença....
Concordo com vc Jucelia Santos
Coisa linda!💛💛💛💛
lindo documentário, o dono do ile e meu tio de Santo
Lindo documentário!
Você é lindo Felipe porque sua alma vê a beleza
Renan meu querido irmão não precisa xingar essas pessoas que são africanas da gema que sabem mais de candomblé tanto quanto seus ancestrais que vieram nos navios negreiros. O que vejo hoje é candomblé de desfile de moda onde entra monte de pavão no barracão disputando quem esta mais chic, é yawo querendo ser baba ou yá antes dos 7 é ogam e ekedji querendo da aulas ao babalorixa e muito achismo para pouca cultura sendo que orixá quer amor, respeito , alegria vamos abraçar mais nossa cultura menos criticas mais amor e respeito o que importa é o coração e a dedicação das pessoas que se reúnem para fazer o ritual o sagrado e louvar para seus preciosos e amados orixás que são pés no chão que são brutos mais que fazem nossos corações se encher de alegria e encanto .
Candomblé não é moda candomblé é cultura é aquilo que passa de pais para filhos cada um em seu quadrado e lembrando que ninguém aqui é melhor q e ninguém apenas acredita no que aprendeu como certo porem outras pessoas aprenderam seu "certo" e ai quem é que esta "Certo"? pra mim só o AMOR.
Elen Phoenix -Elen Phoenix
Verdade minha irmã,logun Ede te abençoe obrigado
boa tarde
Ele mistura nações ..ele fala que e de jeje mas vi tocando angola tbmm..
sim
tocamos angola,porque meu pai Andre Luis,foi iniciado por meu avo Benedito Argolo que era de nação Angola,em respeito,tocamos também angola!
Helio Rodrigo tb notei isso
🙌🙌🙌
Muito bom o documentário. Acho um assunto interessante apesar de não ser adepto de nenhuma religião. Quem sente necessidade que fique onde está, porém para mim, matança de animais é motivo mais do que suficiente para manter distância. Não importa qual seja a religião , seu principal propósito é escravizar o ser humano.
Misturar nação de candomblé até acho certo porque a gente tem necessidade de aprender as outras Nações. Agora misturar Umbanda, Quimbanda e Jurema junto fica complicado fica confuso. Igual na casa da minha ex namorada eu não entendi nada
👏👏👏👏👏👏👏
esses babalorixas são todos bonitos
Só uma coisa que eu tenho que ressaltar. É essa concepção que ogum é cruel 🤦🏻♂️
Vocês que querem mudar a história e a natureza do orixá, Ogum quando que é cruel sim, as histórias de Ogum na África em sua maioria são com Ogum matando alguém ou guerreando, principalmente a Umbanda que gosta mudar orixá em tudo, muda história, muda ritual, muda tudo só fica o nome.
*Igual Nanã que hoje em dia é velhinha, amável e meiga* 🤣😂
Nanã é a que mata o sacrifício com as mãos, Nanã é a que enfrentou Ogum e saiu vencedora, Nanã é que torturava os malfeitores com os eguns, nas tribos africanas antigamente quando se falava o nome de Nanã se jogavam no chão em sinal de respeito e medo, *Na Bahia antigamente tinha o ditado "Se não sabe mexer com Nanã é melhor que nem mexa" pois todos temiam a grande Mãe senhora da vida e da morte* 😂🤣
Essa pra mim é nova, pois pelo que sei, somente pessoa rodantes podem exercer a função da babakekere ou iyakekere, pois nunca vi uma ekeji fazer orisá, pois até pq, a ekeji só pode ver se passar, e se ela se da como ekeji, ela tem que passar igual a todos os yao, pois sem Yao não se faz um ebome, sem Yao não se faz babalorisá, assim como sem o Yao, não se abri o barracão ou roça.
Só achei que essa ekeji não deviria ser a mãe pequena da casa, pois ela não pode dar continuidade.
Essa é minha opinião, sou Babalorisá, porém não me misturo, toco minha umbadas e boa.
Saber mais ou menos, não faz de ninguém ser melhor, apenas temos que procurar com o mais velho ou até mesmo com quem passou um bom tempo com os antigos para aprender.
Desculpe qual quer coisa aí.
Motumbasé a todos.
Por quê os sacerdotes não deixa os orixás fala com os convidados??
Gente eu escutei direito Ogum é o dono da doença?
Mas ele virá com 3 orixás? E isso mesmo?
Weslley Allves meio estranho isso tbm achei normalmente é 1 só ...
nem sempre depende do axe e do ori da pessoa .existem grandes pais e maes de santo de nome que dao ate 3 orixas .
kikongo nao e um nkisse?
sim.
Ase ooo
Ogum trás doença??
Porque traria?
Em relação ao transe discordo , esse transe é bem consciente e sutil pra maioria das pessoas , anão me venham com esse papo que a pessoa apaga fica num sono profundo que perde a noção de tempo bla bla bla é tudo conversa furada , a maioria é bem consciente , precisamos desconstruir esses mitos sobre o transe
O transe varia de pessoa pra pessoa, então não fale como se sua verdade fosse absoluta
17:29
Montou no cavalo
JEJE NÃO CULTUA ORIXÁ, ISSO AÍ É UMA MISTURADA!
o candomblé é uma mistura . Nossos ´pais , cada um de uma nação ficaram lado a lado presos nos mesmo grilhões , misturaram suas crenças e criaram o candomblé . não existe axé puro
kkkkkkkkkkkk
Cada um acha Bonito oque quer ! eu sou Raspada dentro do Jeje Mahin e ate aonde eu sei , nos que jeje mahin só podemos virar em um vodum (Ancestralidade ) e só temos um vodum acentado e for de extrema necessidade Acentamos o segundo porem Você não recebi o segundo apenas aquele foi Raspado ! e como citado essa casa é de Jeje Sqn! pois só o Babalorixá Virou com uns 10 seila oque, e não tratamos Pai ou mae de Babalorixá e sim Done ,Dote, Mejito ...gente desculpa Jeje nao é isso !
Por favor, minha cara.
Antes de criticar alguém, melhore o seu Português.
Só uma dica.
Minha filha vc precisa sentar no seu belo apoti de deixar de ser kossi betó, O tô!
Fabiana Melo. Eu também achei estranho mas o Candomblé hoje tá essa mistura esquisita
Vcs perceberam que líderes diferentes falando né ? De várias casas e nações?
Está uma coisa que vai demorar um tanto para me acostumar homens menifestando orixas femininos.
Charlie Wolfgang von Goethe quem escolhe é o orixá , não os seres humanos. Existem mulheres de Ogum , de xangô , de Omolu , super normal . Orixá sabe oq faz .
qual o problema a ordem e da natureza.
Eu particularmente, acho que as pessoas do Candomble deveriam ter "uma Bíblia" , algo a ser seguido.
porque temos a mania de falar q cada casa mexe sua panela com sua colher, porém é nessa de que cada casa sabe sua verdade que as vezes quem sabe mesmo nem passa pro próximo.
Deveria sim ter um estudo pra ser Babalorixa e Yalorixa, pq hj se é feito daqui um ano se tem um filho de Santo, se joga búzios, se dá ebo nas pessoas.... pra raspar a cabeça de um vivo deveria se aprender a raspar a cabeça de um filho falecido que é tão importante quanto a feitura.
Hoje se fala muito em união, desunião, mas as pessoas querem isso? Vejo tanta loucura, quem não tem caminho "dando" caminho pra outra pessoa?!
Desculpem sei q não se fala disso no vídeo, mas é algo q eu gostaria muito de falar.
Ogun no cavalo? quem monta em cavalo é São Jorge, perai...
umas coisas q sinceramente não aceito não.
SEU IDIOTA,OGUM TBM MONTA CAVALO,E SÃO JORGE Ñ TEM VÍNCULO NENHUM COM OGUM E MUITO MENOS COM O CANDOMBLÉ1
Renan Capoeira Renan me da um número de telefone pra eu liga la ou o endereço do barracão que eu quero ir la quando tiver em alagoinhas, sou de São Paulo mais amei o vídeo e preciso joga com o seu babá! bjs obrigada motumba.
Renan Capoeira kkkkkkk. Esse Sr. precisa mesmo de uma paulada dessa kkkkkkk
Tem certas coisas que é tolerância zero!
@@renancapoeira1609 Você não merece respeito, é mal educado e estúpido em todos os comentários... Não é dono da verdade...
@@ThierryMedVet problema seu idiota,vai pra igreja universal que é melhor,vai se fuder otário,minha ideia é essa e acabou...
Queria entender se isso é uma apresentação pro documentário? Horas tocam usando aguidaví, depois puxam o Angola, to perdido rsrs... Mas muitas coisas legais sim, bom de assistir.