Eu não gosto de Marx, e não estou defendendo-o, mas parem de falar mal dele e do vídeo e tentem apenas entender o que ele queria dizer. É só isso que vocês devem fazer, não precisam concordar.
Bom dia , professor amei essa conversa tranquila em transição : um grande beijo senhor menino danado vc 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣❤️❤️❤️
Vejamos o seguinte exemplo: em uma indústria têxtil, um trabalhador precisa apenas de 4 horas por dia para produzir bens no valor do seu salário mensal. Assim, partindo do princípio que a jornada diária de trabalho tem 8 horas, em um mês com 22 dias de trabalho, o trabalhador precisa apenas de 11 dias para produzir o valor equivalente ao seu salário. Apesar disso, ele não pode trabalhar apenas 11 dias por mês ou 4 horas por dia, e deve continuar produzindo. O lucro obtido com o seu trabalho nas restantes horas vai para o seu patrão e é designada como mais-valia. ESSE PENSAMENTO É DO SÉCULO PASSADO DIGAM A DIFERENÇA DO QUE ACONTECE HOJE EM DIA
Estou espantado por ver tantas agressões baseadas em argumentos fracos e, na verdade ideológicos. O vídeo é interessante. É é uma bom resumo da ideia de Marx. E as pessoas, principalmente os comunistas, socialistas, deveriam estudar Marx, pois iriam perceber que não tem nada a ver com as suas ideias, na verdade, são bem contrárias. Não sou Marxista e o seu intuito era ver uma sociedade onde os homens vivessem em paz e sem opressão. E fossem livres. Ideias bem contrárias de sistemas opressores, que se intitulam como socialistas, comunistas, marxistas e etc. O Capitalismo infelizmente não é perfeito, mas no momento é o único que funciona. E desigualdade social, vai sempre existir. Isso é uma característica do ser humano. Uns trabalham feito loucos para terem muitos bens, dinheiro, outros só com o intuito de ter um mínimo necessário, outros nem querem trabalhar ou fazer alguma coisa, outros nem ligam para bens materiais... O que deve ser feito, pensado é criar meios mais funcionais para se evitar, coibir certos abusos do Capitalismo. E sobre Olavo, diz muita bobagem... Apesar de dizer coisas aproveitáveis e importantes. E até gosto dele, mas cansei de assistir seus vídeos, muitos até meio circenses, onde ele se acha o Ator, e tem aqueles de uma mulher gargalhando feito uma louca, das suas "intelectualidades". Patético! Ele deveria se respeitar mais e respeitar quem o ouve, pois exagera muito de palavras chulas e xingamentos, desnecessários. Um bom argumento, baseado em fatos, na racionalidade, na verdade, no respeito e no uso de palavras adequadas e respeitosas, tem muito mais impacto e atrai mais pessoas sérias e comprometidas.
***** Olá. Tudo bem? Quero dizer-te que já fui fascinado pelo capitalismo. Porém, quando observei na política um paralelo ao argumento capitalista do mercado, fiquei muito, mas muito desiludido. Ver um político a tentar se eleger é quase o mesmo que ver um capitalista querer vender seu "peixe", mesmo que esse peixe esteja estragado. Os que os dois discursos tem em comum, é o fato de tanto o político quanto o capitalista manipular a mente despreparado e desinformada da população. O capitalismo verdadeiro, em sua plena essência nunca existiu. O mesmo posso dizer do socialismo. Ambos dependem um do outro para existir. O ser humano é SOCIÁVEL. Ex.: "oi, João! semana passada tive ma infecção intestinal por ter comido peixe estragado... mas este seu peixe está delicioso! onde e de quem você o comprou? Bem... é através das relações sociais que as coisas funcionam. É através das relações socias que o capitalismo se regula e passa a vender somente "peixes" bons.
Alexander Machado na verdade Charlie Chaplin está falando da alienação material. Daquele proletariado q já está acostumado com a dominação capitalista q até a felicidade dele se baseia no desejo do burguês. Ele deseja ser burguês e sofre para isso mesmo sabendo q na sociedade capitalista não tem qualquer condições de ele se tornar um.porque ele existe para trabalhar para o dono da mão de obra.
Erick Martini confundiu cueca com as calças. Nazismo, fascismo, está para extrema direita como vimos nos últimos acontecimentos da extrema direita nos EUA. Aqueles não nazistas cheio de preconceitos contra pobre, negro e, gays, mulheres... São da extrema direita e não socialista.
Eu tenho uma alternativa para substituir o capitalismo. Se chama "Contribucionismo". Assistam o vídeo deste linc ua-cam.com/video/bIWLedcgwQg/v-deo.html ou pesquisem no Google, podem pesquisar também por Michael Talinger, é o idealizador do sistema ou Ubunto (é o nome do movimento) e quer dizer: "só é bom para mim se for bom para todos ".
Assim como também podemos transportar esse conceito para uma impressora de jornais onde alguém tem que maneja-la,vigia-la,fazer manutenção,etc ou pra um robô na fabrica.Alguém terá que entender pelo menos de robótica ou mecatrônica para que essas maquinas gerem produção.Entendo seu questionamento porque nesses casos, o valor trabalho é cada vez mais afastado ou "terceirizado". Vou tentar explicar porque em um diagrama: Antes (produção=homem).Depois (produção=robô=homem de várias tarefas.
@SrRafaelsalcantara Para maiores informações sobre fatos cientifico consulte o livro "Ação Humana" de Mises, nesse livro ele demonstra a impossibilidade do calculo econômico adequado em sociedades socialistas. Essa é uma entre muitas obras cientificas que se preocuparam em explicar as razões do socialismo nunca ter funcionado em lugar nenhum onde foi implantado.
Por isso que quando falo sobre economia, me refiro a uma economia SEM INTERVENÇÃO ESTATAL. O Atual sistema é PODRE e favorece oligarquias, lobbes, coronéis, etc... Primeiro vamos deixar claro que, em um mercado sem governismo, um cara ser um herdeiro de uma grande empresa, longe de prejudicar a sociedade, beneficia a todos com a criação de bens/serviços e emprego. Empresários ruins, são favorecidos justamente em sistema intervencionistas, ao comprar protecionismo contra a livre concorrência.
Não se vende então "força de trabalho", o empregado é simplesmente um empreendedor ofertando um serviço como qualquer outro empreendedor, enquanto que o patrão é simplesmente o CLIENTE comprando esse serviço por um preço. A única coisa que muda quando uma empresa de construção, um empreiteiro autônomo, ou um pedreiro oferecendo seu serviço por meio de uma empresa, ofertam seus serviços, é a HIERARQUIA de como se da a cooperação. É essa hierarquia que diferencia o empregado, o patrão e o cliente.
Ja quando você diz "os caras que em geral chegam lá, o fazem justamente por trabalhar mais que os outros", vejo certa inocência em tal afirmação. Vou lhe explicar por quê. O 1% que detinham 40% da riqueza mundial à mais ou menos 30 anos... continua sendo o 1% que detém ainda hoje com rarííííssimas exceções e, ainda essas, são descendência do 1% de outras décadas, ou seja, é uma Oligarquia.
Olá de novo Pity maia, gostei do debate rsrs. O conceito de valor trabalho se aplicaria sim á uma cópia do windows, ainda que minúscula. Simplesmente porque o Windows não surgiu por "abracadabra". Houve força de trabalho para que o sistema operacional fosse elaborado. Agora quando "eu" faço uma cópia dele aqui no meu pc, passo a usufluir do resultado de uma força de trabalho sem oferecer o seu valor (que também é um conceito relativo).
Eduardo Winchester não sabia destes outros autores e me atualizei do sonho marxista morreu mas por nossos egoismos nos dominam como especie nos não somos cupins ou formigas mas não deu certo por que mesmo egoismo !!
Eduardo Winchester nos somos individualistas e não cooperativos como as formigas e cumpins por isso o comunismo não da certo nos somos mamiferos o e ao socialismo e a religião dos intelecutais que não deu certo em mesmo na russia com tudo teorico pra dar certo ledo engano.
Sobre Hayek e a questão das ditaduras: Deste último, retiro uma frase muito interessante de Hayek dita numa entrevista dada em 1981ao diário chileno El Mercurio: “Mi preferencia personal se inclina a una dictadura liberal y no a un gobierno democrático donde todo liberalismo esté ausente”. Realmente estimulante. Vc precisa de Tradução??
AMIGOS... GOSTARIA DE INFORMAR A TODOS QUE VISITAM NOSSO ESPAÇO QUE AQUI O DEBATE É LIVRE... PODE CONCORDAR OU DISCORDAR DOS VÍDEOS OU DOS COMENTÁRIOS DOS VISITANTES... NÃO EXISTE FILTRO... SÓ NÃO SERÁ PERMITIDO COMENTÁRIOS RACISTAS OU PRECONCEITUOSOS... ATÉ PORQUE, QUEM AGRIDE É PORQUE NÃO TEM ARGUMENTOS... MUITO OBRIGADO AS PESSOAS QUE PARTICIPAM DOS DEBATES FEITOS NO NOSSO ESPAÇO... SE VOCÊ SE SENTIR PREJUDICADO POR ALGUM COMENTÁRIO MANDE-NOS UM E-MAIL (ADVENTO@GMAIL.COM)... MUITO OBRIGADO!
MARX assim como todos dá época era compactuante na crença da eugenia. Marx não era tao diferente de Hitler assim... Numa carta de julho de 1862 para Engels, em referência a Ferdinand Lassalle, seu competidor político socialista, Marx escreveu: “…é agora completamente evidente para mim que, como provam a formação de seu crânio e seus cabelos, ele descende dos negros do Egito, presumindo que sua mãe ou avó não tinha cruzado com um preto. Ora, essa união de judaísmo e germanismo com uma substância negra básica deve produzir um produto peculiar. A impertinência do camarada é também característica dos pretos”.
@pitymaia3 O windows foi só um exemplo, na época de Marx outros exemplos já existiam, como a impressão de livros. Os Conceitos valor Trabalho e Mais valia já contrariavam o conhecimento cientifico na época em que foram criados.
É por isso que um economista (não me lembro qual o nome) vai defender a teoria de que o empreendedorismo já é em si uma tarefa com todos os limites impostos pelas condições econômicas relativas ao pós-desenvolvimento e cristalização do capitalismo moderno.Significa dizer que "quem não entrou até agora, não entra mais". Lembre-se que estou falando do topo mais alto da escala econômica produtiva, não quero que você pense que estou falando pra ninguém abrir um negócio que vai falir.
Parabéns pelo vídeo, tenho orgulho de pessoas como você que postam videos capazes de estimular minha mente. Infelizmente aparecerão retardados para pejorar o Marx ou o marxismo, porém sem nunca ter lido nenhuma obra do velho Marx. Não sou socialista, mas defendo a genialidade. Marx foi um gênio.
A democracia e Mises: Quem se levanta contra os ricos, quem busca suscitar de algum modo o ressentimento dos mais pobres pode contar com um grande número de seguidores. A democracia cria apenas as condições para a explicitação deste espírito, que, latente, está sempre presente por toda parte. Este é o escolho contra o qual até agora naufragaram todos os Estados democráticos. A democracia do nosso tempo está no caminho certo para seguir o destino deles. (Mises, 1922, p. 60)
Donald Sassoon é professor de História Europeia Comparada no Queen Mary College, University of London, no caso de vc não conhecer tal Historiador taí as credenciais dele.
E mais uma vez isso não explica a discrepância entre os preços de livros e revistas diversos. Se a origem do valor é o trabalho, quanto maior o trabalho colocado em algo, maior deveria ser o preço desse algo. O Trabalho não só não é a orgiem do valor, como ele pode remover valor. Um artesão inexperiente pode tentar pintar um vazo de 20 reais, para vender por 100, mas faz um trabalho infantil e termina derrubando o valor do vazo para 5.
"(...) muitos liberais acreditavam ser necessário relatar, como regra geral, e, até mesmo, algumas vezes, de modo exagerado, casos excepcionais em que servos e escravos haviam sido cruelmente tratados. Porém, de nenhum modo, tais excessos constituíam a regra. Havia, é claro, casos isolados de abusos, e o fato de haver tais casos constituía uma razão a mais para a abolição do sistema. Entretanto, via de regra, o tratamento dos escravos por seus senhores era humano e suave..
Concordo quando você diz "São trabalhadores, se deixarem de trabalhar fecham as portas" se voce estiver falando de um pequeno empreendedor pois este ainda nao se constituiu como classe ou seja, não tem independência política e econômica, contrário de um mega-empresario que tem invejosos incentivos fiscais e também é um agente de monopólio e não mais um pequeno que está sendo ameaçado por ele. ou seja, existe sim uma diferença abismal entre o grande e o pequeno.
A diferença entre o grande e o pequeno, por si só não é ruim a sociedade, ela pode ser dificil para poucas dezenas de pequenos comerciantes, mas é favorável para milhares de consumidores. Pequenos empresários NÃO PRECISAM de protecionismo, ninguém precisa, pois essa "proteção" é sempre feita a custa do prejuízo do consumidor. O raciocínio que leva ao favorecimento dos pequenos negócios, ou da industria nacional, é falacioso e imoral, já que sempre prejudica as pessoas na forma de "consumidores".
Mais do que isso, um produto pode chegar no mercado custando menos do que o necessario para produzi-lo. Isso acontece o tempo todo. Um fabricante produz canecas a um custo de 10 reais cada uma, e gasta 10 mil reais produzindo canecas. Termina vendendo elas por 7 reais e perde 3 reais em cada uma. qual a razão? Se a caneca encalhou e não vendeu, muitas vezes eles vendem abaixo do preço para recuperar parte do prejuízo. Vende tudo por 7 mil e só perde 3 mil reais, melhor que perder todos os 10 mil
Sim, já trabalhei em uma gráfica. Meu patrão conseguia manter o meu emprego e o de muita gente, sendo ferrado por concorrência desleal, de um concorrente que até espionagem industrial fez, sendo ferrado por um governo que só atrapalha e ainda era vitima da bandidagem, devido a gráfica ficar em um local perigoso próximo a avenida Cupecê aqui em São Paulo. Ainda assim ele fazia um bom dinheiro com a gráfica e trabalhava pra burro, pois o serviço em gráfica não é mole não. Aprendi muito lá.
Não Pitymaia, proprietários (grandes, não pequenos ou micros) de empresas não são trabalhadores propriamente ditos mas sim, compradores de força de trabalho. Voce percebe quem chegou a este nível quando pode deixar de trabalhar que mesmo assim sobrevivera da força de trabalho de outras pessoas. Não digo o pequeno pois se ele deixar de trabalhar, sera monopolizado pelo grande proprietário. Até mesmo trabalhando ele corre este risco, imagine se não trabalhar...
Marx ficaria feliz em saber que a maioria de suas ideias estão relacionadas aos acontecimentos de hoje o capitalismo sem controle exploração em muitos trabalhos..
eu concordo o comunismo que teve não foi comunismo simplismente foi autoritarismo. o comunismo e uma fantasia irrealizavel , temos exemplo no camboja. china e russia. so genocidios. mas e o nosso consumismo troca de carro todo ano, sofa geladeira. . celular. e o as roupas as piranhas da tv não falam de trocar algumas roupas e sim todas as roupas do guarda roupa, incluindo ainda acessorios bolsas e sapatos. o mundo ta ferrado mas pra mim o mundo e uma placa de petre.
o consumismo e um crime contra toda a humanidade !! o comunismo não deu certo por que todos são egoistas , explicado no livro de Dawkins o gene egoista .
Belíssimo vídeo. Mas para não fugir do tema, ainda que Marx não discorreu sobre esse assunto, o capitalista para se estalar, a priori, só necessitava do proletariado do burguês. Mas logo o capitalismo se apropriaria de um outro instrumento muito eficaz para, que o que o sociólogo francês Louis Athesser vem discutir a luz de Karl Marx, que é o Aparelho Ideológico do Estado. São diversos os (...), porém, o maior deles creio eu, que é a Escola, o grande instrumento do capitalismo. Pois ela é quem da mais evidencia para essa ideologia. (se vc se esforçar, estudar, tu terás sucesso). ou seja, é uma ideologia, pois distorce a realidade. Para o capitalismo, poucos podem ter sucesso. afinal de contas precisamos do lixeiro. kkk
É comum em toda acusação as teorias de Marx e de Engels, especialmente do primeiro, que esses pensadores não se tilizavam do conhecimento científico moderno, leia-se burguês. Ora, Marx foi um dos intelectuais que mais se utilizou da contribuição dos burgueses, mas com um objetivo claro, destruir a sociedade burguesa. Engels em "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" deixa claro que a herança burguesa deve ser criticada dialéticamente para que se entenda a sua essência.
"Depois da nomeação de Mussolini como primeiro ministro, os industriais sentiram-se ainda mais recompensados com a designação de Alfredo Di Stefano, um intransigente liberal, como ministro das finanças-para a alegria de Luigi Einaudi. Di Stefano reduziu impostos, aboliu isenções fiscais que beneficiavam contribuintes de baixa renda, facilitou as transações com as ações e a evasão fiscal reintroduzindo o anonimato(abolido por Giolitti), eliminou a regulamentação dos aluguéis... continua...
a sociedade capitalista para Karl foi marcada por contradições, que se baseiam na luta de classes, toda a história de luta de classes, ele fez uma análise as contradições que existiam na sociedade e fez uma critica, com o surgimento do capitalismo a sociedade se dividiu em classes, os burgueses eram os proprietários dos meios de produção .
Realmente. Não vi ninguém falar também sobre o pensamento errôneo que ele tinha sobre o valor e nem que sua teoria econômica era completamente falha como provou Mises. Também não falaram que ele era racista e apoiava genocídios.
@SrRafaelsalcantara Amigo, o conceito de valor-trabalho de Marx não é exatamente o mesmo de Adam Smith ou Ricardo. Para Marx o valor-trabalho é a única origem do valor de um produto e é um conceito per si, enquanto em economia real trabalha-se com o conceito de oferta e demanda e o valor trabalho é apenas uma teoria que visa explicar parte do custo de um produto. É uma peça dentro de uma infinidade de outras e tem um sentido bem diferente do conceito trabalhado por Marx.
Excelente vídeo! Uma demonstração imparcial sobre Karl Max. Acho que só faltou mais exemplos históricos referentes às tentativas da implantação dessa filosofia e responder, talvez, a maior dúvida de quem desconhece a filosofia marxista: qual diferença entre socialismo e comunismo? No meu ver um vídeo muito educativo!
@SrRafaelsalcantara Não entendeu a questão do "valor trabalho" do Windows. Valor trabalho segundo Marx é um conceito criado para explicar os fenômenos econômicos e a origem do lucro capitalista. Não tem nada haver com "prever o futuro", o conceito simplesmente é falho por não explicar como coisas como o Windows podem gerar lucro. O conceito gerador de lucro dele está errado, a oferta e demanda, conceito anterior ao valor trabalho de Marx, explica o valor de uma copia do windows.
Veja o caso de imigrantes que vieram com uma mão da frente e outra atras, e, por gerações, seus descendentes tem vivido bem em certos ramos de atividade, como fazendeiros italianos no Sul, árabes no centro de são paulo, japoneses, etc... Você acha mesmo que essa prosperidade é somente fruto de herança? Com tantos planos econômicos e falências que se tem no Brasil? Essas famílias conseguem manter suas rendas e classe social, por manterem uma CULTURA EMPREENDEDORA, passada de geração a geração.
É o estado quem cria essas dificuldades e atrapalha o correto funcionamento da democracia de mercado. Removendo o poder do estado, e o proibindo de interferir na economia, solucionamos muitos dos problemas que você aponta. O sistema que atualmente se chama de capitalismo, é muito diferente do que existia na época de Marx, e eu sou CONTRA O ATUAL SISTEMA. Precisamos de um sistema novo, um que inclua a liberdade de expressão, a liberdade de empreender e adquirir propriedade dos meios de produção.
Caso não tenha entendido o exemplo, o cristianismo é uma ideologia, é uma religião, assim como o budismo, judaísmo e outros "ismos". Todos Eles tem um corpo doutrinário e crenças que afirmam coisas. O ateísmo em comparação, não é uma religião ou ideologia, não tem um corpo doutrinário nem crenças que afirmam coisas. O ateísmo apenas diz que nenhuma dessas religiões pode provar o que afirma e mostra suas incoerências. O capitalismo como existiu na época de Marx era do mesmo modo, a não ideologia.
E se você tivesse lido ação humana, de Mises, saberia que toda a economia alemã foi estatizada, com os antigos proprietários das empresas sendo convertidos a meros "gerentes" a serviço do estado. A estatização da economia Nacional Socialista se deu de modo diferente das outras nações socialistas, Hitler estatizou o próprio povo. "Que significa ainda a propriedade e que significam as rendas? Para que precisamos nós socializar os bancos e as fábricas? Nós socializamos os homens." - Adolf Hitler
Essa estatização do povo não só é um fato político-econômico largamente registrado pela historia e pelos documentos oficiais, como o processo de "socialização do povo" através de sua "estatização" foi assumido pelo próprio Hitler: "Que significa ainda a propriedade e que significam as rendas? Para que precisamos nós socializar os bancos e as fábricas? Nós socializamos os homens." - Adolf Hitler Se você não sabe disso porque não estuda, não queira bancar o bom e chegar falando merda. Vá estudar!
Os comentários sobre partidos políticos dão até briga. Vocês deveriam ficar debatendo em outro canal.O que interessa aqui é essa aula sobre a sociologia em Marx.
nao sou contra o capitalismo, mas sou favoravel ao controle dos preços dos produtos e da produção em geral por parte do governo. do contrario a sociedade fica subjulgada e a merce dos grandes capitalistas. para que haja justiça social e igualdade, deve sim haver um controle, como forma de proteger a sociedade da exploração.
A estatização da economia Nacional Socialista se deu de modo diferente das outras nações socialistas, Hitler estatizou o próprio povo. Me explique como isso ocorreu cara pálida... Vc está me indicando um livro de economia para explicar um fato histórico?? E quais são as fontes primárias de Mises?? A sandice dele mesmo?? Estou esperando tais fontes primárias valeu??
Não se aplica não. Só a primeira copia do windows necessita trabalho, todas as outras são simplesmente COPIAS. A teoria do valor trabalho era em economia usada para explicar a origem do valor das coisas e, por consequência seus preços. Um Windows original custa 649 reais, mesmo sem necessidade alguma de trabalho para produzir a copia, já uma pizza que demanda trabalho custa 20 reais. A teoria do valor trabalho não consegue explicar esse tipo de discrepância, já a lei da oferta e demanda explica.
@SrRafaelsalcantara Quem diz isso são todos os grandes economistas modernos. Mais Valia e Valor trabalho são conceitos delirantes que contrariam o que diz a ciência econômica. Qual o valor Trabalho, por exemplo, de uma copia do Windows? E não, capitalismo não produz um "exedente" como você diz, empresas produzem riqueza, essa é a função delas, quem fica com valor produzido são os trabalhadores, todos eles, incluindo os proprietários.
A questão é como aplicar socialismo no mundo onde boa parte das pessoas tem como inspiração sonhos e realizações materiais, se isso é uma filosofia equivocada é um outro assunto. Como aplica uma nova filosofia de vida utópica na base da conversa para lugares onde não se identificam e repudiam o processo, nem o próprio Marx sabia como fazer isso eticamente por isso ele não deixou uma receita. Karl marx criou inspiração para psicopatas na criação de um novo mundo a todo custo .
O socialismo como sistema econômico nunca conseguiu comprovar ser funcional/viável nem na teoria (meio científico) e muito menos na prática (antiga URSS, Cuba, Coréia do Norte, etc). Marx é um economista, mas como é utópico demais e ainda teve suas teses já largamente refutadas, se tornou mais vangloriado na sociologia e não na economia. No curso de economia o pessoal lê Marx só por curiosidade ou pra fazer um pequeno exercício mental
O interessante é pensar que Marx dizia que o Capitalista, em suma o Setor Privado, usava seus funcionarios, os proletarios de forma quase escrava, nao pagando um valor condizente com o trabalho e que isso um dia seria generalizado. Pois bem, hoje em dia, quem tem monopolio sobre o trabalho é o ESTADO que marx pregou como a salvaÇao, o ESTADO que nao emprega, mas que delimita o valor do salario, com o maldito minimo, e que influi DIRETAMENTE na economia fazendo prevalecer suas vontades. O ESTADO, taxa tanto a produÇao como o produto, inclui impostos e encarece tudo, fazendo a economia entrar em colapso devido ninguem poder comprar o que se produz, e as empresas demitirem funcionarios por que estao com prejuizos astronomicos devido a essa intervenÇao. A cobrança é tao escabrosa que chegamos hoje a pagar 63% de impostos sobre o nosso combustivel , devido a empresa ESTATAL fornecedora ser saqueada por uma quadrilha marxista que esta no poder a mais de 13 anos ! Marx nada trouxe de valioso ou produtivo para a SOCIEDADE, muito pelo contrario, suas ideias socialistas comunistas MATARAM MILHOES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO! Quando eu vejo um professor universitario falar que marx esta presente na sociedade,mas culpa o CAPITALISMO pela falta de gerencia e descalabro com a populaçao eu sinto ansia de vomito ! Sendo terrotorialista, e so pensando no Brasil, podemos falar com toda a certeza que chegamos ao ponto que estamos com mais de 11 milhoes de desempregados ! Mais de 70 mil homicidios por ano ! Regulaçao total do ESTADO em tudo ! Desarmamento da populaçao ! E mais outras coisas absurdas, por ideias socialistas comunistas ! Malditas Ideias trazidas por marx e sua turma de vagabundos !
@LuciaLis2009 Esse vídeo não é boa fonte de informação, apresentam o cara como um grande pensador dos fenômenos econômicos um "critico" do capitalismo. Em ciência Marx é visto como um fanático politico que negava conceito básicos da ciência econômica moderna e que comete erros de raciocínio gritantes já refutados por inúmeros economistas. Se quer existe ciência econômica socialismo por já ter ficado demonstrada a impossibilidade do calculo econômico em sociedade socialistas.
@SrRafaelsalcantara Amigo, acha que eu nunca li "O Capital"??? Fica claro logo no primeiro capitulo a ginastica que ele faz para negar a lei da oferta e da demanda e construir já ali o conceito de "valor-trabalho". Todo o resto da obra segue a mesma linha. Já ouvi dizer que Marx era um bom filosofo, que tinha boa capacidade racional em assuntos não relacionados a economia, mas que por fanatismo em o Capital só soltou abobrinha e erros grotescos de raciocino isso é um fato inegável.
EU ACHO ERRADO É VOCÊ APRENDER EM DIREITO EMPRESARIAL QUE A TEORIA DA EMPRESA E UMA TEORIA SOCIAL, A QUANTO OS TRABALHADORES BRIGAM POR 40HS SEMANAIS DE TRABALHO EM NENHUM MOMENTO DESSA DISCUSÃO IRIA FAZER COM QUE OS EMPREGADORES DIMUISSEM SUA PRODUÇÃO APENAS CRIARIAM MAIS POSTOS DE TRABALHO SE LEVASSE EM CONSIDERAÇÃO AO INVES DE 1 TURMA 2 TURMAS DE TRABALHO
QUEM NAO GOSTA NO PENSAMENTO DE MARX NO MINIMO É UM EMPRESÁRIO CAPITALISTA E ESCRAVOCRATA QUE CADA VEZ LUCRA MAIS ENQUANTO EXPLORAM A FORÇA DO TRABALHADOR A SALARIOS CADA VEZ MAIS DEFAZADOS
Qual o problema com a citação do Mises? Os escravos eram PATRIMÔNIO e como tal eram bem cuidados, pois eram fonte de riqueza. Os abusos constituíam exceção esse fato é muito bem documentado. E como Mises deixa CLARO no mesmo trecho que você citou: "o fato de haver tais casos constituía UMA RAZÃO A MAIS para a ABOLIÇÃO do sistema". Percebo que está interessado em bancar o desonesto e insinuar que ele era a favor da escravidão, quando fica claro pelo trecho que não era.
Marx é o Pelé da Filosofia. Separou o joio do trigo. Identificou e expôs em diversos períodos históricos suas respectivas classes sociais, bem como seus interesses. Marx bateu de longe o livro gibíblico do apocalipse no que diz respeito ao futuro. Seus escritos parecem ter saído de seu senso cognitivo semana passada. Agora o mais importante, o suprassumo de sua obra, não é dito nem no vídeo, nem em nenhum comentário. Marx não só fez o diagnóstico da doença recém desenvolvida à época, o modo de produção capitalista, mas também orientou os proletariados a como vencer a luta de classes. Como seria a vitória? Marx disse, com todas as letras, e a história veio tão somente a corroborá-lo, que a REVOLUÇÃO (pense numa palavra que os coxinhas piram) ARMADA E VIOLENTA, seria a única maneira dos escravos modernos alcançarem sua liberdade.
Marx estava errado sobre sua analise da sociedade e do futuro dela. No livro escrito em conjunto com Engels, Manifesto Comunista, ele analisa o mundo de modo ideológico e chama de científico; trabalha com axiomas dialéticos com pouco respaldo analítico; projeto para o futuro uma sociedade inexistente sem levar em consideração os indivíduos dessa sociedade, analisando tão somente o coletivo; projeta uma"luta de classes" como meio para se livrar do "opressor"; Engels, no periódico Nova Gazeta Renana, janeiro 1849 defende o extermínio de sociedades "atrasadas" (estratificadas no que ele chamou de "duas etapas" atrás da revolução: sérvios, eslavos, escoceses, búlgaros). ... Enfim, são infinitas as falhas de análise social de Marx e Engels. Se a luta de classes fosse algo natural como propunha Marx na Manifesto Comunista, isso já teria acontecido sem o auxílio de doutrinadores comunistas/socialistas porque o que mais existe hoje nos mundo subdesenvolvido são partidos socialistas, grêmios comunistas e afins, logo alienação não há.
Para por os devidos pingos nos "is" vamos a uma entrevista de Mussolini e Hitler sobre o capitalismo: - Não me parece muito coerente, mas vamos adiante. O capitalismo na Itália não precisa da democracia? - É possível que no século 19 o capitalismo tenha precisado da democracia. Hoje, pode muito bem passar sem ela. Mussolini.
São trabalhadores sim senhor e, se deixarem de trabalhar, fecham as portas. Só na ilusão socialista o empreendedor pode ficar sem trabalhar... Muito pelo contrario, os caras que em geral chegam lá, o fazem justamente por trabalhar mais que os outros, por se sujeitarem a trabalhar madrugada a fora, sem folga, mesmo sem ver retorno, ou mesmo tendo prejuízo. O mercado lida com produtos e serviços, se são ofertados por indivíduos ou por empresas, do ponto de vista econômico isso é irrelevante.
Interessante como o Sr. Gabriel con relativizou a tentativa de de colocar o pensamento de Marx na URSS, não foi um fracasso apenas, foi realmente uma das maiores desgraças da humanidade, muita gente morreu, totalitarismom, homolodor, guerra, morte e muito sofrimento.
Eu não gosto de Marx, e não estou defendendo-o, mas parem de falar mal dele e do vídeo e tentem apenas entender o que ele queria dizer. É só isso que vocês devem fazer, não precisam concordar.
EXATO!
Bom dia , professor amei essa conversa tranquila em transição : um grande beijo senhor menino danado vc 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🌏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣❤️❤️❤️
Relembrando as aulas de sociologia de oito anos atrás. Vontade de reler o livro. Um toque de Clássicos!!😍
"Proletários de todo o mundo, uni-vos!"
esse vídeo vai me ajudar muito no meu trabalho de Filosofia ética e direito do trabalho(edt)
Vejamos o seguinte exemplo: em uma indústria têxtil, um trabalhador precisa apenas de 4 horas por dia para produzir bens no valor do seu salário mensal. Assim, partindo do princípio que a jornada diária de trabalho tem 8 horas, em um mês com 22 dias de trabalho, o trabalhador precisa apenas de 11 dias para produzir o valor equivalente ao seu salário. Apesar disso, ele não pode trabalhar apenas 11 dias por mês ou 4 horas por dia, e deve continuar produzindo. O lucro obtido com o seu trabalho nas restantes horas vai para o seu patrão e é designada como mais-valia. ESSE PENSAMENTO É DO SÉCULO PASSADO DIGAM A DIFERENÇA DO QUE ACONTECE HOJE EM DIA
+romero henrique o valor é subjetivo e nao fixo
A roupa que vc veste quem fez? Quem produziu as cobertas que vc se cobre? Quem faz as tuas meias, teus tênis, camisas, calças, etc...
Estou espantado por ver tantas agressões baseadas em argumentos fracos e, na verdade ideológicos. O vídeo é interessante. É é uma bom resumo da ideia de Marx. E as pessoas, principalmente os comunistas, socialistas, deveriam estudar Marx, pois iriam perceber que não tem nada a ver com as suas ideias, na verdade, são bem contrárias. Não sou Marxista e o seu intuito era ver uma sociedade onde os homens vivessem em paz e sem opressão. E fossem livres. Ideias bem contrárias de sistemas opressores, que se intitulam como socialistas, comunistas, marxistas e etc. O Capitalismo infelizmente não é perfeito, mas no momento é o único que funciona. E desigualdade social, vai sempre existir. Isso é uma característica do ser humano. Uns trabalham feito loucos para terem muitos bens, dinheiro, outros só com o intuito de ter um mínimo necessário, outros nem querem trabalhar ou fazer alguma coisa, outros nem ligam para bens materiais... O que deve ser feito, pensado é criar meios mais funcionais para se evitar, coibir certos abusos do Capitalismo. E sobre Olavo, diz muita bobagem... Apesar de dizer coisas aproveitáveis e importantes. E até gosto dele, mas cansei de assistir seus vídeos, muitos até meio circenses, onde ele se acha o Ator, e tem aqueles de uma mulher gargalhando feito uma louca, das suas "intelectualidades". Patético! Ele deveria se respeitar mais e respeitar quem o ouve, pois exagera muito de palavras chulas e xingamentos, desnecessários. Um bom argumento, baseado em fatos, na racionalidade, na verdade, no respeito e no uso de palavras adequadas e respeitosas, tem muito mais impacto e atrai mais pessoas sérias e comprometidas.
***** Olá. Tudo bem? Quero dizer-te que já fui fascinado pelo capitalismo. Porém, quando observei na política um paralelo ao argumento capitalista do mercado, fiquei muito, mas muito desiludido. Ver um político a tentar se eleger é quase o mesmo que ver um capitalista querer vender seu "peixe", mesmo que esse peixe esteja estragado. Os que os dois discursos tem em comum, é o fato de tanto o político quanto o capitalista manipular a mente despreparado e desinformada da população. O capitalismo verdadeiro, em sua plena essência nunca existiu. O mesmo posso dizer do socialismo. Ambos dependem um do outro para existir. O ser humano é SOCIÁVEL. Ex.: "oi, João! semana passada tive ma infecção intestinal por ter comido peixe estragado... mas este seu peixe está delicioso! onde e de quem você o comprou? Bem... é através das relações sociais que as coisas funcionam. É através das relações socias que o capitalismo se regula e passa a vender somente "peixes" bons.
Hitler tbm queria uma sociedade assim para a Alemanha. A pergunta é: a que custo ?
Alexander Machado na verdade Charlie Chaplin está falando da alienação material. Daquele proletariado q já está acostumado com a dominação capitalista q até a felicidade dele se baseia no desejo do burguês. Ele deseja ser burguês e sofre para isso mesmo sabendo q na sociedade capitalista não tem qualquer condições de ele se tornar um.porque ele existe para trabalhar para o dono da mão de obra.
Erick Martini confundiu cueca com as calças. Nazismo, fascismo, está para extrema direita como vimos nos últimos acontecimentos da extrema direita nos EUA. Aqueles não nazistas cheio de preconceitos contra pobre, negro e, gays, mulheres... São da extrema direita e não socialista.
Eu tenho uma alternativa para substituir o capitalismo. Se chama "Contribucionismo". Assistam o vídeo deste linc ua-cam.com/video/bIWLedcgwQg/v-deo.html
ou pesquisem no Google, podem pesquisar também por Michael Talinger, é o idealizador do sistema ou Ubunto (é o nome do movimento) e quer dizer: "só é bom para mim se for bom para todos ".
Parabéns pelo vídeo, assistirei aos outros com certeza, pois estou estudando Ciências Sociais e posso dizer que foi de grande ajudo o que vi.
Assim como também podemos transportar esse conceito para uma impressora de jornais onde alguém tem que maneja-la,vigia-la,fazer manutenção,etc ou pra um robô na fabrica.Alguém terá que entender pelo menos de robótica ou mecatrônica para que essas maquinas gerem produção.Entendo seu questionamento porque nesses casos, o valor trabalho é cada vez mais afastado ou "terceirizado". Vou tentar explicar porque em um diagrama: Antes (produção=homem).Depois (produção=robô=homem de várias tarefas.
Obrigado pelos esclarecimentos.
ADOREI!!!! CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA MINHA PESQUISA!!!!!
Adorei o vídeo, será muito útil para os meus alunos nas aulas de sociologia da EJA.
A sociologia é muito linda
@SrRafaelsalcantara Para maiores informações sobre fatos cientifico consulte o livro "Ação Humana" de Mises, nesse livro ele demonstra a impossibilidade do calculo econômico adequado em sociedades socialistas. Essa é uma entre muitas obras cientificas que se preocuparam em explicar as razões do socialismo nunca ter funcionado em lugar nenhum onde foi implantado.
Por isso que quando falo sobre economia, me refiro a uma economia SEM INTERVENÇÃO ESTATAL. O Atual sistema é PODRE e favorece oligarquias, lobbes, coronéis, etc...
Primeiro vamos deixar claro que, em um mercado sem governismo, um cara ser um herdeiro de uma grande empresa, longe de prejudicar a sociedade, beneficia a todos com a criação de bens/serviços e emprego. Empresários ruins, são favorecidos justamente em sistema intervencionistas, ao comprar protecionismo contra a livre concorrência.
Não se vende então "força de trabalho", o empregado é simplesmente um empreendedor ofertando um serviço como qualquer outro empreendedor, enquanto que o patrão é simplesmente o CLIENTE comprando esse serviço por um preço. A única coisa que muda quando uma empresa de construção, um empreiteiro autônomo, ou um pedreiro oferecendo seu serviço por meio de uma empresa, ofertam seus serviços, é a HIERARQUIA de como se da a cooperação.
É essa hierarquia que diferencia o empregado, o patrão e o cliente.
Excelente video sobre sociologia. Marx foi muito importante para a humanidade.
muito bom este vídeo para pensarmos as transformações do
mundo do trabalho
tenho uma prova na faculdade sobre isso, me ajudou muito. Valeu
Parabéns pelo vídeo, apesar de não te sido suficiente para o entendimento da maioria dos explorados que fizeram seus comentários absurdos.
muito bom , tirou-me enumeras dúvidas
Ja quando você diz "os caras que em geral chegam lá, o fazem justamente por trabalhar mais que os outros", vejo certa inocência em tal afirmação. Vou lhe explicar por quê. O 1% que detinham 40% da riqueza mundial à mais ou menos 30 anos... continua sendo o 1% que detém ainda hoje com rarííííssimas exceções e, ainda essas, são descendência do 1% de outras décadas, ou seja, é uma Oligarquia.
Olá de novo Pity maia, gostei do debate rsrs. O conceito de valor trabalho se aplicaria sim á uma cópia do windows, ainda que minúscula. Simplesmente porque o Windows não surgiu por "abracadabra". Houve força de trabalho para que o sistema operacional fosse elaborado. Agora quando "eu" faço uma cópia dele aqui no meu pc, passo a usufluir do resultado de uma força de trabalho sem oferecer o seu valor (que também é um conceito relativo).
Tempos modernos é um filme engraçado
a parte em que o cara vai fumar no banheiro e o chefe tinha um sistema de monitoramento lá kkk
as ideias de marx são otimas mas a nossa ansia por tudo acaba com tudo.
kkkkk ansia? Ja leu Ludwick Von Mises? Se não , leia e veja pq as ideias de Marx são ridiculas e utopicas
Eduardo Winchester não sabia destes outros autores e me atualizei do sonho marxista morreu mas por nossos egoismos nos dominam como especie nos não somos cupins ou formigas mas não deu certo por que mesmo egoismo !!
Eduardo Winchester obrigado por me indicar este livro e depois eu assisti a ideias radicais e acordei como dizem !!
ta falando sério ou é ironia? kkk
Eduardo Winchester nos somos individualistas e não cooperativos como as formigas e cumpins por isso o comunismo não da certo nos somos mamiferos o e ao socialismo e a religião dos intelecutais que não deu certo em mesmo na russia com tudo teorico pra dar certo ledo engano.
Sobre Hayek e a questão das ditaduras:
Deste último, retiro uma frase muito interessante de Hayek dita numa entrevista dada em 1981ao diário chileno El Mercurio: “Mi preferencia personal se inclina a una dictadura liberal y no a un gobierno democrático donde todo liberalismo esté ausente”. Realmente estimulante.
Vc precisa de Tradução??
Excelente vídeo!!!
Qual sãos as principais ideias contidas??
Vc já trabalhou em alguma empresa como funcionário de produção?
AMIGOS... GOSTARIA DE INFORMAR A TODOS QUE VISITAM NOSSO ESPAÇO QUE AQUI O DEBATE É LIVRE... PODE CONCORDAR OU DISCORDAR DOS VÍDEOS OU DOS COMENTÁRIOS DOS VISITANTES... NÃO EXISTE FILTRO... SÓ NÃO SERÁ PERMITIDO COMENTÁRIOS RACISTAS OU PRECONCEITUOSOS... ATÉ PORQUE, QUEM AGRIDE É PORQUE NÃO TEM ARGUMENTOS...
MUITO OBRIGADO AS PESSOAS QUE PARTICIPAM DOS DEBATES FEITOS NO NOSSO ESPAÇO... SE VOCÊ SE SENTIR PREJUDICADO POR ALGUM COMENTÁRIO MANDE-NOS UM E-MAIL (ADVENTO@GMAIL.COM)... MUITO OBRIGADO!
MARX assim como todos dá época era compactuante na crença da eugenia. Marx não era tao diferente de Hitler assim...
Numa carta de julho de 1862 para Engels, em referência a Ferdinand Lassalle, seu competidor político socialista, Marx escreveu: “…é agora completamente evidente para mim que, como provam a formação de seu crânio e seus cabelos, ele descende dos negros do Egito, presumindo que sua mãe ou avó não tinha cruzado com um preto. Ora, essa união de judaísmo e germanismo com uma substância negra básica deve produzir um produto peculiar. A impertinência do camarada é também característica dos pretos”.
@pitymaia3 O windows foi só um exemplo, na época de Marx outros exemplos já existiam, como a impressão de livros. Os Conceitos valor Trabalho e Mais valia já contrariavam o conhecimento cientifico na época em que foram criados.
excelente vídeo...ótimos comentaristas
É por isso que um economista (não me lembro qual o nome) vai defender a teoria de que o empreendedorismo já é em si uma tarefa com todos os limites impostos pelas condições econômicas relativas ao pós-desenvolvimento e cristalização do capitalismo moderno.Significa dizer que "quem não entrou até agora, não entra mais". Lembre-se que estou falando do topo mais alto da escala econômica produtiva, não quero que você pense que estou falando pra ninguém abrir um negócio que vai falir.
Parabéns pelo vídeo, tenho orgulho de pessoas como você que postam videos capazes de estimular minha mente. Infelizmente aparecerão retardados para pejorar o Marx ou o marxismo, porém sem nunca ter lido nenhuma obra do velho Marx. Não sou socialista, mas defendo a genialidade. Marx foi um gênio.
muito bem explicado muito obrigada.
Muito bom. Obrigada!
A democracia e Mises:
Quem se levanta contra os ricos, quem busca suscitar de algum modo o ressentimento dos mais pobres pode contar com um grande número de seguidores. A democracia cria apenas as condições para a explicitação deste espírito, que, latente, está sempre presente por toda parte. Este é o escolho contra o qual até agora naufragaram todos os Estados democráticos. A democracia do nosso tempo está no caminho certo para seguir o destino deles. (Mises, 1922, p. 60)
Donald Sassoon é professor de História Europeia Comparada no Queen Mary College, University of London, no caso de vc não conhecer tal Historiador taí as credenciais dele.
E mais uma vez isso não explica a discrepância entre os preços de livros e revistas diversos.
Se a origem do valor é o trabalho, quanto maior o trabalho colocado em algo, maior deveria ser o preço desse algo. O Trabalho não só não é a orgiem do valor, como ele pode remover valor. Um artesão inexperiente pode tentar pintar um vazo de 20 reais, para vender por 100, mas faz um trabalho infantil e termina derrubando o valor do vazo para 5.
"(...) muitos liberais acreditavam ser necessário relatar, como regra geral, e, até mesmo, algumas vezes, de modo exagerado, casos excepcionais em que servos e escravos haviam sido cruelmente tratados. Porém, de nenhum modo, tais excessos constituíam a regra. Havia, é claro, casos isolados de abusos, e o fato de haver tais casos constituía uma razão a mais para a abolição do sistema. Entretanto, via de regra, o tratamento dos escravos por seus senhores era humano e suave..
Concordo quando você diz "São trabalhadores, se deixarem de trabalhar fecham as portas" se voce estiver falando de um pequeno empreendedor pois este ainda nao se constituiu como classe ou seja, não tem independência política e econômica, contrário de um mega-empresario que tem invejosos incentivos fiscais e também é um agente de monopólio e não mais um pequeno que está sendo ameaçado por ele. ou seja, existe sim uma diferença abismal entre o grande e o pequeno.
A diferença entre o grande e o pequeno, por si só não é ruim a sociedade, ela pode ser dificil para poucas dezenas de pequenos comerciantes, mas é favorável para milhares de consumidores. Pequenos empresários NÃO PRECISAM de protecionismo, ninguém precisa, pois essa "proteção" é sempre feita a custa do prejuízo do consumidor.
O raciocínio que leva ao favorecimento dos pequenos negócios, ou da industria nacional, é falacioso e imoral, já que sempre prejudica as pessoas na forma de "consumidores".
Mais do que isso, um produto pode chegar no mercado custando menos do que o necessario para produzi-lo. Isso acontece o tempo todo.
Um fabricante produz canecas a um custo de 10 reais cada uma, e gasta 10 mil reais produzindo canecas. Termina vendendo elas por 7 reais e perde 3 reais em cada uma. qual a razão?
Se a caneca encalhou e não vendeu, muitas vezes eles vendem abaixo do preço para recuperar parte do prejuízo. Vende tudo por 7 mil e só perde 3 mil reais, melhor que perder todos os 10 mil
Pois é, por isso mesmo não sei a razão de você ter postado sobre Mussolini e sobre o fascismo... Incoerente como sempre.
Foi de grande ajuda, grato
Boa Noite, Estou preciso legenda. Porque sou surda!!! Aguardo retorno. Atenciosamente.
Sim, já trabalhei em uma gráfica. Meu patrão conseguia manter o meu emprego e o de muita gente, sendo ferrado por concorrência desleal, de um concorrente que até espionagem industrial fez, sendo ferrado por um governo que só atrapalha e ainda era vitima da bandidagem, devido a gráfica ficar em um local perigoso próximo a avenida Cupecê aqui em São Paulo.
Ainda assim ele fazia um bom dinheiro com a gráfica e trabalhava pra burro, pois o serviço em gráfica não é mole não. Aprendi muito lá.
eu acho q pra essa galera q critica sem argumentos ela deve ver um video desse e entender tipow...bla bla bla...n entende nada e ainda da opnião
Não Pitymaia, proprietários (grandes, não pequenos ou micros) de empresas não são trabalhadores propriamente ditos mas sim, compradores de força de trabalho. Voce percebe quem chegou a este nível quando pode deixar de trabalhar que mesmo assim sobrevivera da força de trabalho de outras pessoas. Não digo o pequeno pois se ele deixar de trabalhar, sera monopolizado pelo grande proprietário. Até mesmo trabalhando ele corre este risco, imagine se não trabalhar...
Marx ficaria feliz em saber que a maioria de suas ideias estão relacionadas aos acontecimentos de hoje o capitalismo sem controle exploração em muitos trabalhos..
Josileny Carvalho o lucro pelo lucro e um crime contra o meio ambiente mas e o nosso consumismo ??
eu concordo o comunismo que teve não foi comunismo simplismente foi autoritarismo. o comunismo e uma fantasia irrealizavel , temos exemplo no camboja. china e russia. so genocidios. mas e o nosso consumismo troca de carro todo ano, sofa geladeira. . celular. e o as roupas as piranhas da tv não falam de trocar algumas roupas e sim todas as roupas do guarda roupa, incluindo ainda acessorios bolsas e sapatos. o mundo ta ferrado mas pra mim o mundo e uma placa de petre.
Verdade.....
o consumismo e um crime contra toda a humanidade !! o comunismo não deu certo por que todos são egoistas , explicado no livro de Dawkins o gene egoista .
+Josileny Carvalho Se n fosse o capitalismo, vc n estaria usando internet e computar para falar essas merdas !!!
Sensacional video!
Belíssimo vídeo. Mas para não fugir do tema, ainda que Marx não discorreu sobre esse assunto, o capitalista para se estalar, a priori, só necessitava do proletariado do burguês. Mas logo o capitalismo se apropriaria de um outro instrumento muito eficaz para, que o que o sociólogo francês Louis Athesser vem discutir a luz de Karl Marx, que é o Aparelho Ideológico do Estado. São diversos os (...), porém, o maior deles creio eu, que é a Escola, o grande instrumento do capitalismo. Pois ela é quem da mais evidencia para essa ideologia. (se vc se esforçar, estudar, tu terás sucesso). ou seja, é uma ideologia, pois distorce a realidade. Para o capitalismo, poucos podem ter sucesso. afinal de contas precisamos do lixeiro. kkk
É comum em toda acusação as teorias de Marx e de Engels, especialmente do primeiro, que esses pensadores não se tilizavam do conhecimento científico moderno, leia-se burguês. Ora, Marx foi um dos intelectuais que mais se utilizou da contribuição dos burgueses, mas com um objetivo claro, destruir a sociedade burguesa. Engels em "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" deixa claro que a herança burguesa deve ser criticada dialéticamente para que se entenda a sua essência.
"Depois da nomeação de Mussolini como primeiro ministro, os industriais sentiram-se ainda mais recompensados com a designação de Alfredo Di Stefano, um intransigente liberal, como ministro das finanças-para a alegria de Luigi Einaudi. Di Stefano reduziu impostos, aboliu isenções fiscais que beneficiavam contribuintes de baixa renda, facilitou as transações com as ações e a evasão fiscal reintroduzindo o anonimato(abolido por Giolitti), eliminou a regulamentação dos aluguéis... continua...
a sociedade capitalista para Karl foi marcada por contradições, que se baseiam na luta de classes, toda a história de luta de classes, ele fez uma análise as contradições que existiam na sociedade e fez uma critica, com o surgimento do capitalismo a sociedade se dividiu em classes, os burgueses eram os proprietários dos meios de produção .
Realmente. Não vi ninguém falar também sobre o pensamento errôneo que ele tinha sobre o valor e nem que sua teoria econômica era completamente falha como provou Mises. Também não falaram que ele era racista e apoiava genocídios.
@SrRafaelsalcantara Amigo, o conceito de valor-trabalho de Marx não é exatamente o mesmo de Adam Smith ou Ricardo. Para Marx o valor-trabalho é a única origem do valor de um produto e é um conceito per si, enquanto em economia real trabalha-se com o conceito de oferta e demanda e o valor trabalho é apenas uma teoria que visa explicar parte do custo de um produto. É uma peça dentro de uma infinidade de outras e tem um sentido bem diferente do conceito trabalhado por Marx.
VÁRIOS VIDEOS CONTENDO A PALAVRA MARX, ESTÃO COM O SOM RUIM, SERÁ QUE TA ROLANDO UM BOICOTE?
Excelente vídeo! Uma demonstração imparcial sobre Karl Max. Acho que só faltou mais exemplos históricos referentes às tentativas da implantação dessa filosofia e responder, talvez, a maior dúvida de quem desconhece a filosofia marxista: qual diferença entre socialismo e comunismo? No meu ver um vídeo muito educativo!
@SrRafaelsalcantara Não entendeu a questão do "valor trabalho" do Windows. Valor trabalho segundo Marx é um conceito criado para explicar os fenômenos econômicos e a origem do lucro capitalista. Não tem nada haver com "prever o futuro", o conceito simplesmente é falho por não explicar como coisas como o Windows podem gerar lucro. O conceito gerador de lucro dele está errado, a oferta e demanda, conceito anterior ao valor trabalho de Marx, explica o valor de uma copia do windows.
Veja o caso de imigrantes que vieram com uma mão da frente e outra atras, e, por gerações, seus descendentes tem vivido bem em certos ramos de atividade, como fazendeiros italianos no Sul, árabes no centro de são paulo, japoneses, etc...
Você acha mesmo que essa prosperidade é somente fruto de herança? Com tantos planos econômicos e falências que se tem no Brasil?
Essas famílias conseguem manter suas rendas e classe social, por manterem uma CULTURA EMPREENDEDORA, passada de geração a geração.
gente que bafooo essa discussão hauhuh
gostei do vídeo
É o estado quem cria essas dificuldades e atrapalha o correto funcionamento da democracia de mercado.
Removendo o poder do estado, e o proibindo de interferir na economia, solucionamos muitos dos problemas que você aponta.
O sistema que atualmente se chama de capitalismo, é muito diferente do que existia na época de Marx, e eu sou CONTRA O ATUAL SISTEMA. Precisamos de um sistema novo, um que inclua a liberdade de expressão, a liberdade de empreender e adquirir propriedade dos meios de produção.
Eu adorei a explicação
Caso não tenha entendido o exemplo, o cristianismo é uma ideologia, é uma religião, assim como o budismo, judaísmo e outros "ismos".
Todos Eles tem um corpo doutrinário e crenças que afirmam coisas.
O ateísmo em comparação, não é uma religião ou ideologia, não tem um corpo doutrinário nem crenças que afirmam coisas. O ateísmo apenas diz que nenhuma dessas religiões pode provar o que afirma e mostra suas incoerências.
O capitalismo como existiu na época de Marx era do mesmo modo, a não ideologia.
E se você tivesse lido ação humana, de Mises, saberia que toda a economia alemã foi estatizada, com os antigos proprietários das empresas sendo convertidos a meros "gerentes" a serviço do estado.
A estatização da economia Nacional Socialista se deu de modo diferente das outras nações socialistas, Hitler estatizou o próprio povo.
"Que significa ainda a propriedade e que significam as rendas? Para que precisamos nós socializar os bancos e as fábricas? Nós socializamos os homens." - Adolf Hitler
Essa estatização do povo não só é um fato político-econômico largamente registrado pela historia e pelos documentos oficiais, como o processo de "socialização do povo" através de sua "estatização" foi assumido pelo próprio Hitler: "Que significa ainda a propriedade e que significam as rendas? Para que precisamos nós socializar os bancos e as fábricas? Nós socializamos os homens." - Adolf Hitler
Se você não sabe disso porque não estuda, não queira bancar o bom e chegar falando merda. Vá estudar!
Os comentários sobre partidos políticos dão até briga. Vocês deveriam ficar debatendo em outro canal.O que interessa aqui é essa aula sobre a sociologia em Marx.
Concordo plenamente, estamos aqui para entender um passado, e construir um futuro melhor para sociedade.
Não entendi seu comentário... Porque você não contrata adventistas?
Bom vídeo!
EXELENTE.
Interessante!!!
nao sou contra o capitalismo, mas sou favoravel ao controle dos preços dos produtos e da produção em geral por parte do governo. do contrario a sociedade fica subjulgada e a merce dos grandes capitalistas. para que haja justiça social e igualdade, deve sim haver um controle, como forma de proteger a sociedade da exploração.
2020?
A estatização da economia Nacional Socialista se deu de modo diferente das outras nações socialistas, Hitler estatizou o próprio povo.
Me explique como isso ocorreu cara pálida... Vc está me indicando um livro de economia para explicar um fato histórico?? E quais são as fontes primárias de Mises?? A sandice dele mesmo?? Estou esperando tais fontes primárias valeu??
Não se aplica não. Só a primeira copia do windows necessita trabalho, todas as outras são simplesmente COPIAS.
A teoria do valor trabalho era em economia usada para explicar a origem do valor das coisas e, por consequência seus preços.
Um Windows original custa 649 reais, mesmo sem necessidade alguma de trabalho para produzir a copia, já uma pizza que demanda trabalho custa 20 reais.
A teoria do valor trabalho não consegue explicar esse tipo de discrepância, já a lei da oferta e demanda explica.
Obrigado pelo video
@SrRafaelsalcantara Quem diz isso são todos os grandes economistas modernos. Mais Valia e Valor trabalho são conceitos delirantes que contrariam o que diz a ciência econômica. Qual o valor Trabalho, por exemplo, de uma copia do Windows? E não, capitalismo não produz um "exedente" como você diz, empresas produzem riqueza, essa é a função delas, quem fica com valor produzido são os trabalhadores, todos eles, incluindo os proprietários.
A questão é como aplicar socialismo no mundo onde boa parte das pessoas tem como inspiração sonhos e realizações materiais,
se isso é uma filosofia equivocada é um outro assunto.
Como aplica uma nova filosofia de vida utópica na base da conversa para lugares onde não se identificam e repudiam o processo, nem o próprio Marx sabia como fazer isso eticamente por isso ele não deixou uma receita.
Karl marx criou inspiração para psicopatas na criação de um novo mundo a todo custo .
O socialismo como sistema econômico nunca conseguiu comprovar ser funcional/viável nem na teoria (meio científico) e muito menos na prática (antiga URSS, Cuba, Coréia do Norte, etc). Marx é um economista, mas como é utópico demais e ainda teve suas teses já largamente refutadas, se tornou mais vangloriado na sociologia e não na economia. No curso de economia o pessoal lê Marx só por curiosidade ou pra fazer um pequeno exercício mental
Espetacular o pensamento de Max.
Verdade!!!
interessante, eh isso que acontece mesmo
Só de boa
O interessante é pensar que Marx dizia que o Capitalista, em suma o Setor Privado, usava seus funcionarios, os proletarios de forma quase escrava, nao pagando um valor condizente com o trabalho e que isso um dia seria generalizado.
Pois bem, hoje em dia, quem tem monopolio sobre o trabalho é o ESTADO que marx pregou como a salvaÇao, o ESTADO que nao emprega, mas que delimita o valor do salario, com o maldito minimo, e que influi DIRETAMENTE na economia fazendo prevalecer suas vontades.
O ESTADO, taxa tanto a produÇao como o produto, inclui impostos e encarece tudo, fazendo a economia entrar em colapso devido ninguem poder comprar o que se produz, e as empresas demitirem funcionarios por que estao com prejuizos astronomicos devido a essa intervenÇao.
A cobrança é tao escabrosa que chegamos hoje a pagar 63% de impostos sobre o nosso combustivel , devido a empresa ESTATAL fornecedora ser saqueada por uma quadrilha marxista que esta no poder a mais de 13 anos !
Marx nada trouxe de valioso ou produtivo para a SOCIEDADE, muito pelo contrario, suas ideias socialistas comunistas MATARAM MILHOES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO!
Quando eu vejo um professor universitario falar que marx esta presente na sociedade,mas culpa o CAPITALISMO pela falta de gerencia e descalabro com a populaçao eu sinto ansia de vomito !
Sendo terrotorialista, e so pensando no Brasil, podemos falar com toda a certeza que chegamos ao ponto que estamos com mais de 11 milhoes de desempregados ! Mais de 70 mil homicidios por ano ! Regulaçao total do ESTADO em tudo ! Desarmamento da populaçao ! E mais outras coisas absurdas, por ideias socialistas comunistas ! Malditas Ideias trazidas por marx e sua turma de vagabundos !
@LuciaLis2009 Esse vídeo não é boa fonte de informação, apresentam o cara como um grande pensador dos fenômenos econômicos um "critico" do capitalismo. Em ciência Marx é visto como um fanático politico que negava conceito básicos da ciência econômica moderna e que comete erros de raciocínio gritantes já refutados por inúmeros economistas. Se quer existe ciência econômica socialismo por já ter ficado demonstrada a impossibilidade do calculo econômico em sociedade socialistas.
@SrRafaelsalcantara Amigo, acha que eu nunca li "O Capital"??? Fica claro logo no primeiro capitulo a ginastica que ele faz para negar a lei da oferta e da demanda e construir já ali o conceito de "valor-trabalho". Todo o resto da obra segue a mesma linha.
Já ouvi dizer que Marx era um bom filosofo, que tinha boa capacidade racional em assuntos não relacionados a economia, mas que por fanatismo em o Capital só soltou abobrinha e erros grotescos de raciocino isso é um fato inegável.
EU ACHO ERRADO É VOCÊ APRENDER EM DIREITO EMPRESARIAL QUE A TEORIA DA EMPRESA E UMA TEORIA SOCIAL, A QUANTO OS TRABALHADORES BRIGAM POR 40HS SEMANAIS DE TRABALHO EM NENHUM MOMENTO DESSA DISCUSÃO IRIA FAZER COM QUE OS EMPREGADORES DIMUISSEM SUA PRODUÇÃO APENAS CRIARIAM MAIS POSTOS DE TRABALHO SE LEVASSE EM CONSIDERAÇÃO AO INVES DE 1 TURMA 2 TURMAS DE TRABALHO
QUEM NAO GOSTA NO PENSAMENTO DE MARX NO MINIMO É UM EMPRESÁRIO CAPITALISTA E ESCRAVOCRATA QUE CADA VEZ LUCRA MAIS ENQUANTO EXPLORAM A FORÇA DO TRABALHADOR A SALARIOS CADA VEZ MAIS DEFAZADOS
Não é questão de gostar. O caso é que ele estava errado.
Sou contra o pensamento utopico dele e não sou empresário. Qual o problema de entender que uma ideia está errada?
Qual o problema com a citação do Mises?
Os escravos eram PATRIMÔNIO e como tal eram bem cuidados, pois eram fonte de riqueza. Os abusos constituíam exceção esse fato é muito bem documentado.
E como Mises deixa CLARO no mesmo trecho que você citou: "o fato de haver tais casos constituía UMA RAZÃO A MAIS para a ABOLIÇÃO do sistema".
Percebo que está interessado em bancar o desonesto e insinuar que ele era a favor da escravidão, quando fica claro pelo trecho que não era.
Marx, atula e referência num mundo qem que o capitalismo é mais destrutivo do que criativo, como previu Marx.
Marx é o Pelé da Filosofia. Separou o joio do trigo. Identificou e expôs em diversos períodos históricos suas respectivas classes sociais, bem como seus interesses. Marx bateu de longe o livro gibíblico do apocalipse no que diz respeito ao futuro. Seus escritos parecem ter saído de seu senso cognitivo semana passada.
Agora o mais importante, o suprassumo de sua obra, não é dito nem no vídeo, nem em nenhum comentário. Marx não só fez o diagnóstico da doença recém desenvolvida à época, o modo de produção capitalista, mas também orientou os proletariados a como vencer a luta de classes. Como seria a vitória? Marx disse, com todas as letras, e a história veio tão somente a corroborá-lo, que a REVOLUÇÃO (pense numa palavra que os coxinhas piram) ARMADA E VIOLENTA, seria a única maneira dos escravos modernos alcançarem sua liberdade.
Marx estava errado sobre sua analise da sociedade e do futuro dela. No livro escrito em conjunto com Engels, Manifesto Comunista, ele analisa o mundo de modo ideológico e chama de científico; trabalha com axiomas dialéticos com pouco respaldo analítico; projeto para o futuro uma sociedade inexistente sem levar em consideração os indivíduos dessa sociedade, analisando tão somente o coletivo; projeta uma"luta de classes" como meio para se livrar do "opressor"; Engels, no periódico Nova Gazeta Renana, janeiro 1849 defende o extermínio de sociedades "atrasadas" (estratificadas no que ele chamou de "duas etapas" atrás da revolução: sérvios, eslavos, escoceses, búlgaros).
... Enfim, são infinitas as falhas de análise social de Marx e Engels. Se a luta de classes fosse algo natural como propunha Marx na Manifesto Comunista, isso já teria acontecido sem o auxílio de doutrinadores comunistas/socialistas porque o que mais existe hoje nos mundo subdesenvolvido são partidos socialistas, grêmios comunistas e afins, logo alienação não há.
Erick M. Errado é você que se acha o esperto e no fato não sabe de nada kkkk.
mateus felipe Falar que estou errado até um papagaio fala. Quero ver você argumentar e provar que estou errado.
Para por os devidos pingos nos "is" vamos a uma entrevista de Mussolini e Hitler sobre o capitalismo:
- Não me parece muito coerente, mas vamos adiante. O capitalismo na Itália não precisa da democracia?
- É possível que no século 19 o capitalismo tenha precisado da democracia. Hoje, pode muito bem passar sem ela. Mussolini.
Parabéns!
São trabalhadores sim senhor e, se deixarem de trabalhar, fecham as portas. Só na ilusão socialista o empreendedor pode ficar sem trabalhar... Muito pelo contrario, os caras que em geral chegam lá, o fazem justamente por trabalhar mais que os outros, por se sujeitarem a trabalhar madrugada a fora, sem folga, mesmo sem ver retorno, ou mesmo tendo prejuízo.
O mercado lida com produtos e serviços, se são ofertados por indivíduos ou por empresas, do ponto de vista econômico isso é irrelevante.
(MISES, Ludwig Von. Liberalismo: segundo a tradição clássica. Rio de Janeiro: José Olympio; Instituto Liberal, 1987, p. 24)"
Interessante como o Sr. Gabriel con relativizou a tentativa de de colocar o pensamento de Marx na URSS, não foi um fracasso apenas, foi realmente uma das maiores desgraças da humanidade, muita gente morreu, totalitarismom, homolodor, guerra, morte e muito sofrimento.
vim pelo Dom Bosco