Cara, primeiramente parabéns pelo vídeo. Abriu muito a minha cabeça. Obrigado!! Respondendo à sua pergunda ali no finalzinho do vídeo, para 2024 já comecei a estudar forte o Figma (Partes avançadas, variáveis...). Com essas novas atualizações, a coisa está ficando cada vez mais complexa, mais perto do código e da IA, por isso em 2024 também pretendo estudar Html/CSS, ficar mais de olho em recursos de IA para automatização de processos. Além disso, fazer o curso do Sales, o Acessibility Boost, que é fantástico... e.... INGLÊS (PRECISO!). No trabalho quero medir o resultado de cada ação que eu faço, e então aplicar todo o meu conhecimento à melhorias que geram outros resultados, e assim ir seguindo. 2024 é o ano que vai exigir muito de nossa capacidade intelectual para propor sempre coisas que tragam valor para as empresas. Por isso, estudar sempre, mas em 2024, mais do que nunca! Vai ser cansativo, mas quem quiser pode aprender muito!
Já tinha lido o artigo e ver a sua análise mais "mastigada" me ajudou a entender algumas partes mais aprofundadas e confirmar outras, além de trazer acessibilidade. Com certeza vou reassistir com calma e em formato de estudo. Obrigada Dani!!
Fiquei pensando na possível categoria pra classificar no youtube: Terror, comédia, Drama, com ênfase em Mistério e ficção. Tem um pouco de tudo no video, muito bom.
Adorei a leitura e comentários Daniel, os desafios para designers/UX serao enormes, assim como para todas as especialidades. Na area de research, claro que nao estamos em pastos verdejantes, mas eu estou usando tanto AI automatizar a parta "chata", que sobra um pouco mais tempo para se dedicar as complexidades da análise de pesquisa. Eu testei a feature de síntese do figma, e adorei! Mas na hora de fazer um mapa de afinidades, sobrepor clusters e interpretar mundos...AI nao faz! #vempraUR
Que feliz de ver você por aqui! Obrigado pelo comentário sobre AI. Eu também uso bastante essas ferramentas para não precisar ficar "saindo do zero". E fico empolgado de pensar que hoje é meio que "aniversário de 1 ano" do chatGPT. Imagina ele com 5.
Sensacional, Daniel! Já tinha lido o artigo, mas ver o vídeon com o seus comentários agrega demais. Um momento de estudo e adaptação. Esses dias estava vendo sobre The Robotic Curve e Metaskills, acredito que cada vez mais vamoos focar em olhar crítico, criatividade e empatia para complementar os trabalho "automatizado".
era mais rápido ter lido por conta propria hahahah. mas gostei dos seus comentários. essa onda de AI veio pra escancarar que UX não tem tanto a ver com UI, pra ser sincera. tenho curtido muito ler sobre coisas diferentes e fazer conexões com acessibilidade, experiência de uso etc. pra mim, parece ser o primeiro passo para recalcular a rota da profissão. jogar fora todas as concepções de que design é algo que pode salvar o mundo (mesmo que eu tenha gostado do curso do Norman na IxDF, Design for a Better World); focar em requisitos, objetivos, metodologias e adaptabilidade, sem esquecer que essa é apenas 1 profissão como tantas outras. muitos pontos, muitos pontos... ótimo vídeo.
Рік тому+3
Vídeo foda, podia ter mais desses analisando artigos famosos e/ou polêmicos hahahaha! Eu mesmo sou um UX de mais de 10 anos de carreira, partindo para PM e tentando abrir meu proprio app. Pois como vc disse, ja sabemos PM, sabemos UX, sabemos Codigo, assobiar e chupar cana, talvez eu devesse tentar abrir minha própria. PS: Acho q o Robinhood q eles dizem no artigo é uma corretora de criptomoedas famosa nos EUA, naipe Binance ou FTX.
Li quando você postou no Linkasgram lá. Tenso e preocupante. O pior é esse.. sabemos parte de PO, de QA, de Dev, de negocios, de ux, de ui, de fisica quantica e tudo mais que podem imaginar e no fim, o menos ruim seria abrir empresa. MAS o que dói é não ter essa escolha.. dai é sentar e chorar heheh
Li o artigo, mas nada se compara em ouvir as suas reflexões, 🤯 acho que sou a designer que fez mais transições antes de atuar na área hehe e agora desempregada há quase 6 meses entendi completamente a frase "investigue outros caminhos para a sua carreira." Obrigada Dani!!!
Obrigado pelo comentário! E agora que você tem esse monte de "outras áreas" pode ser o momento de fazer uma pesquisa de como criar um produto juntando tudo!
Haaaa muito legaaal!!! Infelizmente na parte mais estratégica deixo muito a desejar, bugo imensamente quando tenho que entrar em um projeto mais complexo, geralmente nos projetos que participo as coisas já vem mastigadas acabo ficando na parte visual, a parte boa é que por ser ilustradora também, trago muito da ilustração para o que produzo, poréem, vendo as tendências para o futuro justo UI e Ilustração são as que parecem que vão ser mais facilmente substituídas/automatizadas... medo!
Aí. É um momento complicado mesmo. Mas design nunca vai acabar. Só vai se reconfigurar! :) É importante ter uma base boa que os principais métodos e técnicas são quase atemporais.
Daniel, como você imagina o cargo de PM nos próximos anos com a evolução das automações de inteligência artificial? Hoje em dia vemos que muitas das atribuições de PM e PD são bem parecidas, com uma considerável intersecção. Você acha que, com algumas das funções dos designers sendo mais automatizadas, os PMs podem acabar "puxando" elas para o seu lado? Como o próprio UI design etc.
Eu tenho visto que tecnologias de criação automática de UI podem fazer mudar bastante a dinâmica. Mas isso é para cenários de aplicações muuuuito robustas (estilo air bnb e ifood) e mais difícil de ser realmente prático em aplicações como sistemas de bancos que dependem de tecnologia legada. Dito isso eu entendo que vão existir mais e mais empresas disponibilizando modelos pré-treinados com informações que permitem PM ou PD procurarem informações de maneira mais fácil. Vai acabar sendo importante o filtro/olhar sobre a informação ser bem equilibrado. Vou elaborar um pouco mais esse pensamento!
@@UXNOW Interessante! Realmente para essas aplicações mais robustas isso deve acontecer primeiro. E sobre pequenas/médias empresas, startups novas etc.? Acredito que a transformação que vai acontecer nesse tipo de empresa deve ser a que mais vai impactar o mercado do design, já que a maioria dos designers não trabalha em empresas tão grandes e sim nas menores. Por isso que a eventual evolução dessas automações me faz acreditar que o papel do designer em empresas menores pode ser reconstruído, considerando que empresas menores com menos recursos vão ter a possibilidade do próprio PM ou até CEO para fazer decisões de UI (saindo do mérito se isso vai ter qualidade ou não). Isso tudo também me faz pensar que para os próximos anos talvez estejamos indo para um mercado onde o papel do PM tem mais autonomia e o UX Researcher ganha mais importância (já que vai ser uma habilidade mais complicada de automatizar), enquanto o Product Designer atual pode ficar sendo espremido ali no meio.
já comento algo mais sério, quando acabar o vídeo. mas uma dúvida: pq tantas pessoas da área falam "o IA"? sendo que é "a inteligencia artificial". acho curioso isso.
Cara, primeiramente parabéns pelo vídeo. Abriu muito a minha cabeça. Obrigado!!
Respondendo à sua pergunda ali no finalzinho do vídeo, para 2024 já comecei a estudar forte o Figma (Partes avançadas, variáveis...). Com essas novas atualizações, a coisa está ficando cada vez mais complexa, mais perto do código e da IA, por isso em 2024 também pretendo estudar Html/CSS, ficar mais de olho em recursos de IA para automatização de processos. Além disso, fazer o curso do Sales, o Acessibility Boost, que é fantástico... e.... INGLÊS (PRECISO!). No trabalho quero medir o resultado de cada ação que eu faço, e então aplicar todo o meu conhecimento à melhorias que geram outros resultados, e assim ir seguindo. 2024 é o ano que vai exigir muito de nossa capacidade intelectual para propor sempre coisas que tragam valor para as empresas. Por isso, estudar sempre, mas em 2024, mais do que nunca! Vai ser cansativo, mas quem quiser pode aprender muito!
Muito bom Dani! “Crie sua própria empresa” eu já estou no caminho 👊🏽
Já tinha lido o artigo e ver a sua análise mais "mastigada" me ajudou a entender algumas partes mais aprofundadas e confirmar outras, além de trazer acessibilidade. Com certeza vou reassistir com calma e em formato de estudo. Obrigada Dani!!
Cada vídeo que eu assisto do Daniel Furtado é literalmente uma aula de inspiração injetada diretamente na veia. Parabéns pelo conteúdo! 👏🏻
Obrigado, Fabiano!!
Já tinha lido o texto, mas ouvir duas reflexões deu mais profundidade ao que eu vinha pensando!
Eu li muuutas vezes. É de explodir a cabeça, ne?!
Fiquei pensando na possível categoria pra classificar no youtube: Terror, comédia, Drama, com ênfase em Mistério e ficção. Tem um pouco de tudo no video, muito bom.
Hahahahhahaha! Quase o supercine!
Conteúdo riquíssimo como sempre e insights ótimos! Thanks por essa uma hora de conteúdo :)
Obrigado por ter se dedicado também!
58:00 essa parte me fez lembrar do airbnb... mt bom!!
26:00 Robinhood é um app de investimentos tanto pra bolsa de valores quando pra crypto, um dos maiores nos EUA. Show, Daniel 👏
Eu fui dar uma fuçada depois. Bem legal, ne?!!
"Investigue outros caminhos para sua carreira." Excelente.
A melhor 1hr que pude te hoje.
Obrigado Dani, esse artigo é incrível e um tapa na cara de quem se acomoda.
Muito obrigado pelo comentário! Muitas vezes fico preocupado com vídeos muito longos. Mas é um assunto importante. :)
Muito bom a leitura do artigo com os comentários no final. Parabens!
Dani, você sempre nos presenteia com os seus vídeos. Adorei! 🧡🧡🧡
Adorei a leitura e comentários Daniel, os desafios para designers/UX serao enormes, assim como para todas as especialidades. Na area de research, claro que nao estamos em pastos verdejantes, mas eu estou usando tanto AI automatizar a parta "chata", que sobra um pouco mais tempo para se dedicar as complexidades da análise de pesquisa. Eu testei a feature de síntese do figma, e adorei! Mas na hora de fazer um mapa de afinidades, sobrepor clusters e interpretar mundos...AI nao faz! #vempraUR
Que feliz de ver você por aqui! Obrigado pelo comentário sobre AI. Eu também uso bastante essas ferramentas para não precisar ficar "saindo do zero". E fico empolgado de pensar que hoje é meio que "aniversário de 1 ano" do chatGPT. Imagina ele com 5.
Ótimo conteúdo Daniel! Saindo com a cabeça fervilhando em busca da melhor alternativa
Eu tb! Já li e fiquei igual o meme do Escobar. Hahaha
Sensacional, Daniel! Já tinha lido o artigo, mas ver o vídeon com o seus comentários agrega demais. Um momento de estudo e adaptação. Esses dias estava vendo sobre The Robotic Curve e Metaskills, acredito que cada vez mais vamoos focar em olhar crítico, criatividade e empatia para complementar os trabalho "automatizado".
Realmente! É empolgante o que está por vi e ao mesmo tempo desafiador. Show de conteúdo.
Cara que legal o conteúdo! Com ctz me fará repensar oscaminhos para os próximos anos! Parabéns!
Excelente Dani, abriu minha visão aqui para os estudos e estratégias
era mais rápido ter lido por conta propria hahahah. mas gostei dos seus comentários. essa onda de AI veio pra escancarar que UX não tem tanto a ver com UI, pra ser sincera. tenho curtido muito ler sobre coisas diferentes e fazer conexões com acessibilidade, experiência de uso etc. pra mim, parece ser o primeiro passo para recalcular a rota da profissão. jogar fora todas as concepções de que design é algo que pode salvar o mundo (mesmo que eu tenha gostado do curso do Norman na IxDF, Design for a Better World); focar em requisitos, objetivos, metodologias e adaptabilidade, sem esquecer que essa é apenas 1 profissão como tantas outras. muitos pontos, muitos pontos... ótimo vídeo.
Vídeo foda, podia ter mais desses analisando artigos famosos e/ou polêmicos hahahaha!
Eu mesmo sou um UX de mais de 10 anos de carreira, partindo para PM e tentando abrir meu proprio app. Pois como vc disse, ja sabemos PM, sabemos UX, sabemos Codigo, assobiar e chupar cana, talvez eu devesse tentar abrir minha própria.
PS: Acho q o Robinhood q eles dizem no artigo é uma corretora de criptomoedas famosa nos EUA, naipe Binance ou FTX.
Então!! Eu fiz sobre aquele artigo da Fábrica de Cases e quero fazer outros! Me passa uns artigos que acha bacana!
Li quando você postou no Linkasgram lá. Tenso e preocupante. O pior é esse.. sabemos parte de PO, de QA, de Dev, de negocios, de ux, de ui, de fisica quantica e tudo mais que podem imaginar e no fim, o menos ruim seria abrir empresa. MAS o que dói é não ter essa escolha.. dai é sentar e chorar heheh
Sentar, chorar e arrastar pixels. Hahahha
Li o artigo, mas nada se compara em ouvir as suas reflexões, 🤯 acho que sou a designer que fez mais transições antes de atuar na área hehe e agora desempregada há quase 6 meses entendi completamente a frase "investigue outros caminhos para a sua carreira." Obrigada Dani!!!
Obrigado pelo comentário! E agora que você tem esse monte de "outras áreas" pode ser o momento de fazer uma pesquisa de como criar um produto juntando tudo!
sensacional o artigo e mais ainda os comentários Daniel!!!
Assistindo bem atrasada mas valeu a pena cada segundo. Essa análise foi excelente, anotei vários pontos para trabalhar este ano!
Oi!!! Que bom que gostou. Eu tb peguei bastante coisa ali para trabalhar em 2024! :)
@@UXNOW Show demais! Bom ano pra todos nós!
Isso foi bem desanimador pra quem ainda sonha em ENTRAR na área. Ainda vale a pena comecar em 2024?
Me sinto assim também..
Pelo vídeo não, seguindo a lógica vai ser dev ou PM/PO que ux vai ser absorvido por essas carreiras, só vai sobrar olhe lá o criador de telinha.
Presente, professor!
Haaaa muito legaaal!!! Infelizmente na parte mais estratégica deixo muito a desejar, bugo imensamente quando tenho que entrar em um projeto mais complexo, geralmente nos projetos que participo as coisas já vem mastigadas acabo ficando na parte visual, a parte boa é que por ser ilustradora também, trago muito da ilustração para o que produzo, poréem, vendo as tendências para o futuro justo UI e Ilustração são as que parecem que vão ser mais facilmente substituídas/automatizadas... medo!
Que conteúdo preciosooo
Obrigado!
Ótimo vídeo!
Adoro a mente do Daniel, do nada solta um "vamos falar de coisa boaaa aeee tekpix, você teve tekpix?" kkkkkkkkkkkkkkkk o cara é foda!
Fica a dúvida - e você, teve ou não teve?? Hahahhaa
Estou entrando nessa área agora, estudando ainda. Não sei se rio ou choro.
Aí. É um momento complicado mesmo. Mas design nunca vai acabar. Só vai se reconfigurar! :)
É importante ter uma base boa que os principais métodos e técnicas são quase atemporais.
Dani, se hj você não fosse designer e estivesse fazendo uma transição de carreira, voce investiria seu tempo em UX??
Vou gravar um vídeo inteiro para você respondendo essa pergunta!
" O Figma de hoje não vai ser para sempre esse figma". Momento tenso...
Daniel, como você imagina o cargo de PM nos próximos anos com a evolução das automações de inteligência artificial? Hoje em dia vemos que muitas das atribuições de PM e PD são bem parecidas, com uma considerável intersecção. Você acha que, com algumas das funções dos designers sendo mais automatizadas, os PMs podem acabar "puxando" elas para o seu lado? Como o próprio UI design etc.
Eu tenho visto que tecnologias de criação automática de UI podem fazer mudar bastante a dinâmica. Mas isso é para cenários de aplicações muuuuito robustas (estilo air bnb e ifood) e mais difícil de ser realmente prático em aplicações como sistemas de bancos que dependem de tecnologia legada.
Dito isso eu entendo que vão existir mais e mais empresas disponibilizando modelos pré-treinados com informações que permitem PM ou PD procurarem informações de maneira mais fácil. Vai acabar sendo importante o filtro/olhar sobre a informação ser bem equilibrado. Vou elaborar um pouco mais esse pensamento!
@@UXNOW Interessante! Realmente para essas aplicações mais robustas isso deve acontecer primeiro. E sobre pequenas/médias empresas, startups novas etc.?
Acredito que a transformação que vai acontecer nesse tipo de empresa deve ser a que mais vai impactar o mercado do design, já que a maioria dos designers não trabalha em empresas tão grandes e sim nas menores.
Por isso que a eventual evolução dessas automações me faz acreditar que o papel do designer em empresas menores pode ser reconstruído, considerando que empresas menores com menos recursos vão ter a possibilidade do próprio PM ou até CEO para fazer decisões de UI (saindo do mérito se isso vai ter qualidade ou não).
Isso tudo também me faz pensar que para os próximos anos talvez estejamos indo para um mercado onde o papel do PM tem mais autonomia e o UX Researcher ganha mais importância (já que vai ser uma habilidade mais complicada de automatizar), enquanto o Product Designer atual pode ficar sendo espremido ali no meio.
De pessoas para pessoas 1
já comento algo mais sério, quando acabar o vídeo. mas uma dúvida: pq tantas pessoas da área falam "o IA"? sendo que é "a inteligencia artificial". acho curioso isso.
Hahaah! Boa observação eu fala as vezes o e as vezes a! UX rb. Depois repara. Hahaha
First!
Second
Third!@@jonatthansiqueira
Robinhood é tipo uma Warren deles la
ê, ou, ai, iu, ei, ou
Let's go!! 🤘🏻🤘🏻