Grande Mestre da Música Instrumental, Nacional e Internacional, agradeço pelas dicas, e principalmente por compartilhar gratuitamente, esta obra prima que vem de encontro com nossa necessidade, e isso enriquece e valoriza o nosso trabalho, e o aprendizado com musico instrumentista, quero desejar a você muito sorte de benção na tua vida e na sua carreira... obrigado pelos ensinamentos ok... Parabéns pelo belíssimo trabalho que tens desenvolvido no Brasil...
Satisfeito de mais com sua sencibilidade em compartilhar de seus conhecimentos, e fazer com q possamos compreender nitidamente suas informações. Aplausos
+Elias Coutinho amem q deus te abençoe!!! sera q tem como você me mandar seu i mail para mim? o meu e esse manda q tenho q te pergunta algumas coisas para vc tirar minhas duvidas se tiver como!!!o ,eu i mail e esse: lucassurfista2016@gmail.com
Saudações Lucas Santiago, desculpe-me pela demora no retorno. Para enviar suas dúvidas clique no link 👉 goo.gl/GyHWwJ preencha o formulário de contato e me envie, responderei o mais breve possível. Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉 Seu apoio é muito importante. Grande abraço.
Depois de quase 15 anos tocando sax, só há poucos dias fui conhecer esse excelente saxofonista que nos dar orgulho de sermos brasileiros. Parabéns meu maestro Elias Coutinho. Deus continue te usando nesse ministério. Tenho aprendido muitíssimo com suas Dicas.
ELIAS PARABÉNS MEU AMIGO! TIVE O PRAZER DE TOCAR AO SEU LADO LA LATIN JAZZ ABAETETUBA DO MEU AMIGO TEL (TROMPETISTA) SOU MARCO ANTONIO (SAX ALTO) ACHEI MUITO LEGAL SUA SIMPLICIDADE POIS MESMO COM TANTO CONHECIMENTO QUE VOCÊ TEM, NÃO TE INCOMODEI NENHUM POUCO COM MINHA FORMA UNICA DE TOCAR KKKKK PARABÉNS MAIS UMA VEZ, TENHO APRENDIDO MUITO COM VC MEU AMIGO ABRAÇÃO MARCO ANTÔNIO!!
Oi bom dia professeo Elias! O cara eu profissonalizei no trompete de musica popular , fui tocar numa banda , sofribcom essas pentatonicas, obrigado por explicar muito bem! Agora sim estou entendendo bem ?
Sabia que eu aprendi Pentatônicas Intuitivamente, muito antes que na Teoria? Parabéns Elias Coutinho. Muito bom. Gosto tanto do seu som e sua linha de estudo e controle de sonoridade, que recentemente comprei essa boquilha zz que você endossa da Barkley. Ainda não achei a braçadeira (dentro do orçamento) mas valeu pelo endosso, é realmente muito boa. Abandonei o metal.
Grande Mestre Elias, muito obrigado pela contribuição. Pode ter certeza que tem centenas de vídeos sobre pentatonica na net, porém, sua abordagem está mil anos luz a frente. Espero que cada vez mais pessoas tenham acesso aos seus vídeos pois, são informações sob uma ótica singular, com certeza és um diferencial para o ensino do saxofone no Brasil. 👏👏👏👏👏
Aula excelente... Parabéns! Poderia, por gentileza, falar sobre as escalas alteradas, dom-dim, dim-dom e possibilidades de aplicação na improvisação? Grande abraço e sucesso!!!
Ola e Parabéns pelos ensinamentos sobre o sax em geral professor te admiro muito ainda chego la com minha vontade Grato imensamente Que Deus te ilumine hoje e sempre e muito som abraço
Gostei dos vídeos ,professor estou querendo comprar um sax , qual o que você me aconselharia comprar? Meu objetivo é só tirar um som em casa mesmo e com os amigos , mas nada profissional.
Muito boa abordagem Professor, existem muitos mitos sobre o uso das pentatônicas, dificultando o entendimento e aplicações. Com dicas como essas deu pra clarear bem as ideias fazendo com que todo o esforço que fiz nos estudos dessas escalas venha agora fazer sentido pois utilizava sem fundamentos, percebia onde não funcionava mas não tinha como resolver essas aplicações. Muito obrigado e parabens.
voce e o melhor meu Brother, Parabens e esse aula e as outras que eu ouvi som muito boas para acrescentar em todos os saxofonista de todos os níveis e também a qualquer outro musico que quiser aprender. Parabens e ja esta aqui no nosso canal também voce. Grande abraço seu Amigo Marcos Vianna
Mais uma vídeo aula genial, com muita didática e conhecimento musical! Eu estou em um nível em que sei ler bem a harmonia, tenho mecanizadas diversos tipos de escalas, notas de tensão de cada acorde, planejamento de solo, padrões, etc., mas não consigo traduzir isso em uma 'improvisação fluente'. Estou como uma pessoa que está aprendendo a dirigir, tenho que ficar pensando no que fazer agora, se dou seta, se piso na embreagem, e enquanto isso a música vai embora e eu não contruí nada interessante. Se puder, por favor, fazer uma vídeo aula sobre o caminho para conquistar essa fluência, ficarei imensamente grato. No mais, parabéns pelo ótimo trabalho que tem realizado e muito sucesso! Abraços.
***** Obrigado pelas palavras Thiago. Sobre a sugestão,algumas coisas já postei outras virão com certeza. Thiago,foque primeiramente em improvisação rítmica,isto parece simples,mas coisas simples como improvisar somente com um nota (Graus 1º,3º,5º e 7º) não é fácil,principalmente se tem focado na teoria,pois entender não é saber aplicar,cada processo exige um estudo diferenciado e com foco direto nele,digo isto por experiência própria,a 1ª vez que tive contato com estes estudos já sabia na teoria tudo,mas tocar? ai é outra coisa,tente isto,pegue uma música que julgue estar improvisando bem,estude-a sem play-back,somente você e um metrônomo,improvisando com rítmo e uma nota,tente ser o mais criativo o possível. Como já fiz um vídeo mais ou menos sobre este assunto já estou com ideias para outras abordagens para mostrar isto. Muito obrigado por participar Thiago!
ola amigo! eu ja tenho conhecimento em música, toco guitarra a 10 anos, e a dois dias comecei a estudar sax! e com certeza vai me ajudar bastante! Obrigado!
Suas aulas são excelentes professor. Eu toco música gospel, e uso também os vizinhos direitos e indiretos para improviso. Peço por gentileza para o professor fazer uma aula sobre os tons vizinhos. Att.
ola elias coutinho.suas dicas sao incríveis tem me ajudado muito.cara gostaria que se possivel voce dar dicas de quais escalas usar por exemplo em improvisações de jazz,bossa funk etc desde ja agradeço por todas dicas proporcionadas
Bom professor, são muitas as dúvidas .... pois quando vemos um som que gostamos desejamos muito absorver todas as informações passadas. Há algum vídeo relatando sobre como realizar o SUBTONE, ainda não tinha ouvido e acho que é o que muito procurei. Excelente as aulas que vi até hoje. Parabéns.
Saudações Thiago soares borba muito obrigado pelas palavras. Thiago desculpe-me pela demora no retorno, gravei uma dica sobre Subtone x som real, ser capaz de executar os graves com o SOM REAL e com SUBTONE é necessário à todos que querem ter um real domínio do instrumento, podendo assim ter mais opções sonoras na hora de tocar. Talvez você já tenha assistido, caso ainda não acesse: ua-cam.com/video/5qSzWQJWYao/v-deo.html Grande abraço fique com Deus.
Olá Elias Coutinho! Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado em compartilhar o seu conhecimento de forma tão clara e objetiva. Você poderia por favor, na devida oportunidade, nos explicar sobre o tema "OUTSIDE" que é com certeza, uma forma fantástica de fazer solos, e que muitos como eu, tem muitas dúvidas a respeito disso. Obrigado e que Deus o abençoe exponencialmente! Abraços!!!
Saudações Abias Lopes,primeiramente,desculpe-me pela demora no retorno e muito obrigado pelas palavras. Retornei esta semana com o quadro de dicas e com certeza sua sugestão será um dos temas que abordarei em breve,muito obrigado pela sugestão.
Elias suas dicas são fundamentais para um saxofonista, e você sabe como passá-las isso é um grande diferencial sou seu fã parabéns pelo seu excelente trabalho. Elias existem os mais variados assuntos para se estudar com o saxofone ás vezes tanto que você fica pensando por onde é melhor se começar para o melhor progresso, a pergunta é, como deve ser feito um plano de estudo de um saxofonista desde básico ao avançado o que não deve faltar.? Seria bom ouvir uma dica sua a respeito disso.. Desde já agradeço... Abs.
Olá Elias eu queria ser seu aluno vc e um professor um mestre toca muito muito sabe o que está falando e o melhor professor do Brasil e um monstro tocando vc e 1000😊
Saudações Cláudio Ferreira, muito obrigado pelas palavras. Cláudio para ser meu aluno acesse meu site de vídeo aulas 👉goo.gl/QVyubS será um prazer tê-lo como aluno. Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉 Seu apoio é muito importante. Grande abraço.
Elias, temos algo em comum (infelizmente não é a técnica no sax hahaha): eu também tenho dificuldade em captar os sons em harmonia, ouço melhor sons em solo (e nem é grade coisa rsrs). Quem comentou sobre o porquê de se referir aos graus em certo número e não noutro (ex.: 9ª, em vez de 2ª) fui eu, no vídeo anterior sobre improvisação. Obrigado por mais uma dica e pelo tempo dedicado a nós.
Fabio Vieira Scarpa Scarpa kkkkkkkk, Vamos estudando que resolveremos isto Fabio,com certeza! Sobre sua pergunta,gostei muito e já havia visto pela internet que esta é uma dúvida geral,há uma grande possibilidade da próxima dica ser esta,obrigado por comentar Fabio.
Olá Elias moro em Tomé Açu curto suas músicas com meu filho, vc lembra de mim? Sou sobrinho da irmã Ninarrosa Nilton trabalhava em uma oficina de bicicleta ao lado do comércio do seu pai o irmão Fausto vc era muito jovem mais ou menos 10 anos. Vc tem meus parabéns dá um abraço na irmã Raimundinha por mim!
Ola elias você deu exemplo de tocar em do maior duas opçoes de pentatonica c ,G. Seria a tônica e o 5* gral. Isso vsle para outros tons. Exemplo se for o tom de E eu posdo usar a penta de E e a de B , 5*gral ???
Legal demais! Aprendi algo parecido nessa semana na minha escola de música. Meu professor deu uma aula sobre centro tonal e modal e chegamos a uma lista de pentatônicas que são possíveis trabalhar em cada tom. Por exemplo, em C nós improvisamos tanto com a penta de C mas tb de F, G, D e até Bb. Usamos todas as notas, algumas foram evitadas mas não proibidas. Gostaria demais de algum comentário seu sobre isso. :D Obrigada!
Saudações Silvania,primeiramente mil perdões pela demora no retorno desta pergunta,confesso que ao ver as perguntas aqui,pensei já ter respondido a sua,não sei o que houve. Bem,teria que ver qual o objetivo do seu professor,pois vendo assim como expos,há vários detalhes um pouco problemáticos,como a penta de F em C,eu recomendaria mais a de Am pois terá as notas A C D E G ou seja da de F (F G A C D) G A C D,4 notas que estão na de F e não teríamos o F,esta nota no geral na improvisação não é utilizada de fato,em termos acadêmicos,falamos dela mas ao analisar os grandes improvisadores,no geral eles retiram estes sons evitados e substituem por tensões,ou seja,das suas pentatônicas,tranquilo a de G e de D,que terá o F#,#11 de C,Bb tem dois problemas,o F novamente que é 5ª e o próprio Bb que é 7ª menor,dependendo do músico que estiver acompanhando você isto pode ser um perigo,se estiver tocando com um pianista mais experiente,ele nunca tocará um C com C E G,sempre haverá muito mais notas neste acorde,se ele tiver um bom ouvido,blz,ele ouvirá que você tocou 7ª menor e mudará a harmonia dele,mas se não,vocês ficarão brigando,repare que as opções de pentatônica que escolhemos,no geral são para que tenhamos em evidência notas específicas do acorde,como por exemplo se eu tocar em Am a penta de Bm,teremos B(9ª de Am) D(11ª de Am) E(5ª de Am) F#(6ª maior de Am) e A(fundamental de Am),ou seja,usei uma pentatônica que retirou a nota evitada 6ª menor,F natural e coloquei uma tensão,isto é o que os grandes improvisadores normalmente fazem,lógico que há exceções,como quando esta tocando música alguns estilos regionais e mais tonais,mas no geral,na bossa,jazz,nos estilos que por natureza tem improvisação,nestes sempre se preza por uma sonoridade sem notas evitadas.Grande abraço e lembre-se que esta é uma análise a grosso modo do que expos,não estou falando que seu professor esta errado de modo algum,somente que como expos,no geral é pensado diferente.
Poxa Elias, demorou mas me deu uma aula! Muito obrigada. Amanhã vou colocar isso tudo no papel e juntar com o que meu professor ensinou pra entender perfeitamente. Tá mto bem explicado, mas pro meu nível, a sua resposta deve ser estudado e não apenas lida :D mto agradecida. abraço
Em 1° lugar Elias, parabéns pelo seu trabalho e iniciativa de desmistificar algumas técnicas, antes apenas vistas em outros saxofonistas, mas nunca repassadas com transparência como você faz! Quero aproveitar e pedir(caso ainda não tenha feito um vídeo sobre o assunto) que demonstre como usar a articulação de golpe de língua presente aos 21:45 ou 46 minutos desse vídeo, é uma técnica que vi o Marienthal usar com frequência, mas ainda não vi uma abordagem aberta sobre ela! Abraços e que Deus te abençoe cada dia mais!
Saudações Saulo,muito obrigado pelas palavras e desculpe a demora. Voltei com o quadro de dicas esta semana e em breve estarei falando sobre esta articulação,com certeza,fique ligado,grande abraço.
Parabéns pelo trabalho. Ótimas dicas principalmente para quem não é profissional ou está começando. Gostaria de saber se é possível utilizar outras pentatônicas além da 5ª como no caso da de G no tom de C.
Muito obrigado pelas palavras Anderson,é sim,mas no caso seriam pentatônicas dentro de cada acorde outra para funcionar com todos iria ser ou repetição desta,exemplo,a de mi menor,é a mesma de G começando em outro grau,se fossemos na de F teríamos o problema desta nota ser 4ª justa de C,ou seja há outras que funcionam dentro de cada acorde,como a de D em C,que dá a C uma sonoridade Lídia com o #11,ou a pentatônica de Bm em Am,dando a Am uma sonoridade Dórica,não eólia que é o da escala do tom,ou seja,há muitas outras que podem ser usadas,mas nestas,a visualização teria que ser mais em cada acorde,não mais no geral.Grande Abraço.
Parabéns Top e humilde pakas... Professor vejo vc e outros saxofonistas tocando quanda a mudança de acorde para outro usa se frases ou licks nao sei direito existe notas certas pra se fazer essas frases e puro improso ou e pode se fazer atraves de algum padrao? Me desculpe se nao fui preciso na pergunta...
Agora ficou melhor ainda, Elias. Com referências bibliográficas no fim, as pessoas podem seguir sozinhas em casa e estudar com mais profundidade sobre o assunto que você abordou. Como admiro muito os saxofonistas do Bebop, gostaria de ver alguma dica sobre esse estilo, abordando as articulações, sonoridade e fraseados característicos desse estilo musical. Um abraço!
Elias Coutinho, parabéns pela sua grande iniciativa de divulgar o seu belo trabalho e também por você compartilhar o seu conhecimento mediante as excelentes video-aulas publicadas nas redes sociais. Eu queria dar uma sugestão sobre os cromatismos. Nunca tive uma boa explicação acerca dessa técnica. Só sei que ocorrem cromatismos ascendentes(antes da nota) e descendentes (depois da nota). Nunca consegui fazer cromatismos de maneira que fique uniforme, geralmente nas partituras de música pop esse efeito ocorre muito. Esse assunto daria uma boa aula. Abraço.
Nesta aula ou dica que você deu:pentatônica de do podemos juntar com a de sol. Resumindo sol é o quinto grau de do certo. Posso sempre utilizar esse recurso para todos os outros tons? Ou seja. Ré aí vou usar o quinto grau que é lá, digo(escala pentatonica.
Poxa vida, além de excelente saxofonista ainda tem uma didática impressionante , Deus o abençoe por tamanha dedicação à musica! tenho uma pergunta , mas é sobre o equipamento de filmagem ,estou estudando sax e queria gravar alguns videos para avaliar meu progresso... forte abraço Elias !
Olá Elias, muitos parabéns pelos teus videos e muito obrigado pelos tuas dicas maravilhosas, mas fica uma pergunta, qual é o software que usas para fazer os playalongs que usas neste video?
+Elias Coutinho Meu querido só pra entender... então eu posso usar em uma música de tonalidade C maior a pentatonica de C e G. então a opção de pentatonica seria a 5ª? em uma música D maior seria pentatonica de D e A em uma música de E maior Seria pentatonica de E e B pelo que entendi é isso ? to certo?
Vou tomar a liberdade de responder por ele: é exatamente isso. Tendo a possibilidade de usar mais uma pentatônica (a do quinto grau) você ganha 2 coisas: livrar-se das notas a serem evitadas na penta da fundamental e ainda ganhar novos coloridos com novos graus (dissonâncias) na sua música (por exemplo, o #11 em cima do acorde de F, que vc não tem na penta de C, e por aí vai...)
Saudações Jeferson, particularmente uso o teclado somente para estudos mesmo, não tenha essa habilidade toda kkkk. Muito obrigado pelo seu comentário. Grande abraço.
Só completando a pergunta, o senhor disse que era uma penta de G no campo de C, em outras palavras, pode-se dizer que pegou o C mixolídio (G, quinto grau)??
Olá Elias, parabéns pelo seu maravilhoso Trabalho . Vc comentou sobre subetonar os graves , cara ,eu toco sax a anos em igreja e não consigo tirar os graves sem subetonar ...quando vou para Região dos graves ja saí subetone , vc tem alguma dica quanto a isso ? Já me chamaram atenção com relação a isso ... um abraço !!
Cleber Ribeiro Cleber,obrigado pelas palavras. Sobre a pergunta em sí,há sim dicas, é um ótimo assunto para um dica,pode aguardar que falarei sobre isto.
Prazer em conhecê-lo!!! Muito bem fundamentados os seus argumentos! Já o admiro !!!! Tenho uma pequena curiosidade!! A penta do 5º grau do campo sempre funciona assim sem a nota a ser evitada? Ou deve-se analisar cada caso?? Bom se não puder responder ou se achar que é uma conclusão muito simplista vou analisar !!! Não quero achar atalhos para não estudar!!! Mas as vezes um detalhe simples ajuda no raciocínio!!!!Desde já muito obrigado!!!
gosto muito das suas dicas, tem me ajudado bastante. que Deus te abençoe por ser essa ótima pessoa e estar se dispondo a repassar todas essas informações com tanta clareza e propriedade. gostaria de ouvir dicas sobre Boquilha e palheta, numeração de palheta pra determinadas boquilhas... posicionamemto de embocadura para determinadas boquilhas, porque eu não tenho um professo e já toco a 2 anos e comprei uma Boquilha Meyer 7m, e me falaram q ela não tem rampa e que eu deveria tocar com a boca quase que "engolindo" kkk a Boquilha, eu acreditei e comecei a tocar assim, e vieram pessoas e me disseram que estava errado... ai já não sei mais o que fazer... e fora que eu não sei qual numeração de palheta a usar com essa Boquilha (sei que devo ir aumentando aos poucos) mas devo manter as palhetas leves ou mais pesadas para esse tipo de Boquilha?
Amém, Muito obrigado Wallace, sinto-me honrado. Em breve estarei retornando com o quadro de dicas semanais e sua sugestão com certeza será uma das dicas. Grande abraço.
Elias? tive uma dúvida! Quando você insere a Pentatônica de Sol maior dentro da escala de DO maior. Ela também entra o Fa sustenido ou ..quando vc fala de penta de sol..dentro da escala de Do eu uso apenas as notas da penta da escala de sol?
Olá professor, Gostaria de parabenizar pelas aulas ministradas, tenho aprendido muito com suas aulas na web, e também pela humildade e atenção com pessoas como nós que ama a musica e está iniciando nesse brilhante trajeto, agradeço pela força. Gostaria de tirar uma duvida, na aula de pentatônica vc uso na musica em Dó a penta de Dó e Sol, sempre vai funcionar assim? a penta do tom com a 5ª??? em Ré penta de Ré e La?? Obrigado, Sucesso e um grande abraço.
Bruno Firme Muito obrigado Bruno Firme! Sobre a dúvida,sim,sua lógica está certa sobre o que passei na aula é isto mesmo e sua dúvida acabou gerando uma possível dica no futuro onde estarei aprofundando um pouco mais este assunto sobre pentatônica, obrigado pela pergunta e participação, foque à vontade este espaço é para isto mesmo.
Saudações Jair Felix, muito obrigado, fico feliz por ter gostado. Jair Felix Mil desculpas pela demora no retorno desta mensagem, estamos trabalhando para melhorar no tempo de respostas, garanto que isto não acontecerá novamente. Jair Felix não sei se já conhece meu site de vídeo aulas, lá tenho aulas sobre improvisação, nelas abordo tudo que você precisa para dar os primeiros passos, lhe acompanharei em cada processo do curso. Visite meu site: www.videoaula-eliascoutinho.com.br Será um prazer tê-lo como aluno. Grande abraço.
Saudações Jair Felix, desculpe-me pela demora no retorno. Jair Não sei se conhece meu site de vídeo aulas, neste há cursos prontos de diversos temas, inclusive improvisação, é mas do que se esperaria de um site de vídeo-aulas, pois o aluno é avaliado por mim duas vezes por semana, todas as terças e sextas. Nesses dias gravo aulas individuais para os alunos que se submetem as avaliações. vou deixar o link para que você veja. goo.gl/eLWsgW Grande abraço fique com Deus.
Bravíssimo
Professor, gostei muito da sua sinceridade! Parabéns! Deus continue o abençoando nos seus projetos!
Grande Mestre da Música Instrumental, Nacional e Internacional, agradeço pelas dicas, e principalmente por compartilhar gratuitamente, esta obra prima que vem de encontro com nossa necessidade, e isso enriquece e valoriza o nosso trabalho, e o aprendizado com musico instrumentista, quero desejar a você muito sorte de benção na tua vida e na sua carreira... obrigado pelos ensinamentos ok... Parabéns pelo belíssimo trabalho que tens desenvolvido no Brasil...
Fordinho Sax Muito obrigado meu amigo Fordinho.
Bom dia.Elias coutinho estou feliz por entender alguma coisa desde q estou lhe senquido no youtube.sou de aracaju.se parabéns.
Satisfeito de mais com sua sencibilidade em compartilhar de seus conhecimentos, e fazer com q possamos compreender nitidamente suas informações. Aplausos
Muito obrigado Alyson,fico feliz que esteja gostando,grande abraço.
Émuita excelência...........não tenho mais o que falar somente te agradeçer por ensinar com muita propriedade...mais uma vez PARABÉNS ELIAS COUTINHO
Leandro CunhaSax Muito obrigado Leandro,este apoio é super importante,obrigado novamente!
Formidável Elias, vc tem mudado a abordagem do saxofone no país de forma séria e verdadeira. Admiro !
rAFAEL Machado Meu amigo Rafael Machado,muito obrigado por suas palavras,significam muito!
Muito bom essas dicas da estala pentatonica..
Pocha professor Elias? Eu nao vou perder nenhuma sula!
Parabéns pela materia professor Elias !!!
e não posso deixar de agradecer sua aula e muito boa continue assim q deus te abençoe!!!
+lucas santiago Amém Lucas,muito obrigado.
+Elias Coutinho amem q deus te abençoe!!!
sera q tem como você me mandar seu i mail para mim?
o meu e esse manda q tenho q te pergunta algumas coisas para vc tirar minhas duvidas se tiver como!!!o ,eu i mail e esse: lucassurfista2016@gmail.com
Saudações Lucas Santiago, desculpe-me pela demora no retorno.
Para enviar suas dúvidas clique no link 👉 goo.gl/GyHWwJ preencha o formulário de contato e me envie, responderei o mais breve possível. Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉 Seu apoio é muito importante. Grande abraço.
Foi a aula mais completa sobre principios e aplicação básica da escala pentatônica. Parabéns!...
Valeu, Marcos Moura. Fico feliz em saber que vc gostou. Abraço!
Vc é muito bom ✌️
Queria ser seu aluno ótima aula excelente explicação abraço 👏👏👏👏
Depois de quase 15 anos tocando sax, só há poucos dias fui conhecer esse
excelente saxofonista que nos dar orgulho de sermos brasileiros.
Parabéns meu maestro Elias Coutinho. Deus continue te usando nesse
ministério. Tenho aprendido muitíssimo com suas Dicas.
Muito obrigado Webproduções RB, grande abraço.
PROFESSOR ELIAS COUTINHO PARABÉNS PELAS EXCELENTES AULAS! ABS
+Paulo Rodrigues Muito obrigado Paulo,foi um grande prazer conhece-lo,grande abraço.
Muito obrigado ,gostei muito dessa video aula aprendi muito
Marcio jubal sax Obrigado Marcio!
Excelente aula.
NOSSA SUAS AULAS ABRIRAM MINHA MENTE E MINHA ALMA PARABENS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigado W.paganini,que bom que gostou.Grande Abraço.
Que sorte a minha cair aqui por acaso!!! Parabéns pelo trabalho !!!
ELIAS PARABÉNS MEU AMIGO!
TIVE O PRAZER DE TOCAR AO SEU LADO LA LATIN JAZZ ABAETETUBA DO MEU AMIGO TEL (TROMPETISTA) SOU MARCO ANTONIO (SAX ALTO) ACHEI MUITO LEGAL SUA SIMPLICIDADE POIS MESMO COM TANTO CONHECIMENTO QUE VOCÊ TEM, NÃO TE INCOMODEI NENHUM POUCO COM MINHA FORMA UNICA DE TOCAR KKKKK PARABÉNS MAIS UMA VEZ, TENHO APRENDIDO MUITO COM VC MEU AMIGO ABRAÇÃO MARCO ANTÔNIO!!
Muito bom
Obrigado.
Gracias maestro por sus consejos y comentarios. Soy de México y me encantan sus clases. Saludos !!!
Gracias Julio!
Excelente aula!!!!
Parabéns ótimas aulas tem servido de luz para muitos .
Gilsomar Moura Muito obrigado Gilsomar e obrigado também por comentar,este apoio é muito importante.
Grande mestre,a cada dia admiro mais seu trabalho e didática como professor..Parabéns..
Samuel Lira Muito obrigado Samuel!
Continue, muito obrigado pelas dicas!
Muito obrigado Leandro e obrigado por comentar!
Baita conteúdo!
Muito obrigado, Chico.
Oi bom dia professeo Elias! O cara eu profissonalizei no trompete de musica popular , fui tocar numa banda , sofribcom essas pentatonicas, obrigado por explicar muito bem! Agora sim estou entendendo bem ?
Sabia que eu aprendi Pentatônicas Intuitivamente, muito antes que na Teoria?
Parabéns Elias Coutinho. Muito bom. Gosto tanto do seu som e sua linha de estudo e controle de sonoridade, que recentemente comprei essa boquilha zz que você endossa da Barkley. Ainda não achei a braçadeira (dentro do orçamento) mas valeu pelo endosso, é realmente muito boa. Abandonei o metal.
Grande Mestre Elias, muito obrigado pela contribuição. Pode ter certeza que tem centenas de vídeos sobre pentatonica na net, porém, sua abordagem está mil anos luz a frente. Espero que cada vez mais pessoas tenham acesso aos seus vídeos pois, são informações sob uma ótica singular, com certeza és um diferencial para o ensino do saxofone no Brasil. 👏👏👏👏👏
Kelso Palheta Muito obrigado Kelso,fico feliz que tenha gostado.
A minha pergunta (dúvida) já tirada numa resposta que vc já respondeu o obrigado.
Elis Coutinho, salva muito velho! Muito Obrigado Professor!
Valeu, Ruan. Abs.
Parabéns professor Elias, muito esclarecedora as suas aulas. Continue nos abençoando com esses conhecimentos musicais. Obrigado.
Robson Mendes Muito obrigado Robson.
obrigado irmão! tenho assistido seus vídeos, e tenho crescido muito abç
Muito obrigado Italo,fico feliz em saber.
SER HONESTO É NOSSA OBRIGAÇÃO, PARABÉNS PELO VIDEO E MUITO OBRIGADO POR NOS OFERECER UM POUCO DA SUA EXPERIÊNCIA #ELIASCOUTINHO
Aula excelente... Parabéns!
Poderia, por gentileza, falar sobre as escalas alteradas, dom-dim, dim-dom e possibilidades de aplicação na improvisação?
Grande abraço e sucesso!!!
moises de paula Obrigado Moises de Paula.
Ótima sugestão,com certeza virá uma dica,obrigado por participar,grande abraço!
valeu grande Elias Coutinho pelas dicas
Muito obrigado Joao.
Grande mestre. Uma excelente abordagem com uma forma muito didática e facil de compreender sobre o assunto. Você é muito fera!
Saudações Jazeel Rocha, muito obrigado pelas palavras, sinto-me honrado.
Grande abraço fique com Deus.
Cara...tu é animal...muito bom mesmo...gostei da sinceridade e da clareza das explicações. Me inscrevi sem hesitar...Abraço.
Fico feliz que tenha gostado Paulo,grande abraço.
Ola e Parabéns pelos ensinamentos sobre o sax em geral professor te admiro muito
ainda chego la com minha vontade Grato imensamente Que Deus te ilumine hoje e sempre e muito som abraço
Amém Edvaldo,muito obrigado pelas palavras.
Parabéns Coutinho, ótima aula, objetiva e de linguagem muita clara, continue nos ajudando valeu.
Amém Fabio,que bom que gostou,grande abraço.
Gostei dos vídeos ,professor estou querendo comprar um sax , qual o que você me aconselharia comprar? Meu objetivo é só tirar um som em casa mesmo e com os amigos , mas nada profissional.
Excelente músico, ótima aula, tem muito didática o professor Elias! Parabéns e obrigado pelos ensinamentos.
Show 👍
Muito obrigado, Marcos.
Muito boa abordagem Professor, existem muitos mitos sobre o uso das pentatônicas, dificultando o entendimento e aplicações. Com dicas como essas deu pra clarear bem as ideias fazendo com que todo o esforço que fiz nos estudos dessas escalas venha agora fazer sentido pois utilizava sem fundamentos, percebia onde não funcionava mas não tinha como resolver essas aplicações. Muito obrigado e parabens.
Acrisio Santos Meu querido amigo Acrísio,muito obrigado!
muito boa essas informações. gostei muito.parabens.
Obrigado Eduardo, que bom que gostou.
Muito bom esse estudo viu Elias Coutinho
Muito obrigado Mariva Sax, grande abraço.
Caramba ! gostei muito desse solo , parabéns mestre .
fico muito feliz que tenha gostado Aleksandro Sant Anna Aleksandro Sant Anna, grande abraço.
Elias, todas as suas dicas são excelentes!!! parabéns pela qualidade e profissionalismo! em breve estarei adquirindo suas video aulas. Um abraço!
Muito obrigado Syncro Cyber,fico feliz que tenha gostado,grande abraço.
Nossa! Excelente...
Muito obrigado Édison.
Muito bom! Deus o abençoe!
Amém Evaggelos Sax. Muito obrigado.
Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉 Seu apoio é muito importante. Grande abraço, fique com Deus.
muito bom . parabens professsor
Muito obrigado Mais Saude Campos, grande abraço.
Parabéns professor Elias muito bom suas aulas!
Sergio Emidio Muito obrigado Sergio.
Muito obrigado pela atenção, vc é um saxofonista espetacular e de uma didática sensacional vou ficar aguardando a dica
Abç
Muito obrigado, farei com certeza, fique ligado.
voce e o melhor meu Brother, Parabens e esse aula e as outras que eu ouvi som muito boas para acrescentar em todos os saxofonista de todos os níveis e também a qualquer outro musico que quiser aprender. Parabens e ja esta aqui no nosso canal também voce. Grande abraço seu Amigo Marcos Vianna
Muito obrigado pelas palavras Quarteto IMPERIUM.
muito bom !
Muito obrigado RobVlogs
Ótima aula, professor!
Muito obrigado, Jéssica.
Muito bom amigo!
Muito obrigado Salomão, grande abraço.
Mais uma vídeo aula genial, com muita didática e conhecimento musical! Eu estou em um nível em que sei ler bem a harmonia, tenho mecanizadas diversos tipos de escalas, notas de tensão de cada acorde, planejamento de solo, padrões, etc., mas não consigo traduzir isso em uma 'improvisação fluente'. Estou como uma pessoa que está aprendendo a dirigir, tenho que ficar pensando no que fazer agora, se dou seta, se piso na embreagem, e enquanto isso a música vai embora e eu não contruí nada interessante. Se puder, por favor, fazer uma vídeo aula sobre o caminho para conquistar essa fluência, ficarei imensamente grato. No mais, parabéns pelo ótimo trabalho que tem realizado e muito sucesso! Abraços.
***** Obrigado pelas palavras Thiago.
Sobre a sugestão,algumas coisas já postei outras virão com certeza. Thiago,foque primeiramente em improvisação rítmica,isto parece simples,mas coisas simples como improvisar somente com um nota (Graus 1º,3º,5º e 7º) não é fácil,principalmente se tem focado na teoria,pois entender não é saber aplicar,cada processo exige um estudo diferenciado e com foco direto nele,digo isto por experiência própria,a 1ª vez que tive contato com estes estudos já sabia na teoria tudo,mas tocar? ai é outra coisa,tente isto,pegue uma música que julgue estar improvisando bem,estude-a sem play-back,somente você e um metrônomo,improvisando com rítmo e uma nota,tente ser o mais criativo o possível. Como já fiz um vídeo mais ou menos sobre este assunto já estou com ideias para outras abordagens para mostrar isto. Muito obrigado por participar Thiago!
ola amigo!
eu ja tenho conhecimento em música, toco guitarra a 10 anos, e a dois dias comecei a estudar sax!
e com certeza vai me ajudar bastante!
Obrigado!
Muito obrigado pelas palavras Rubens,fico feliz que tenha gostado.
aula muito produtiva parabéns
Obrigado +Dãnn souza
Aula Sensacional!
Obrigado, Leandro! Continue acompanhando.
Muito bom, essa dica foi excelente ajudou bastante
Muito obrigado pelas palavras Lucimario Alves, sinto-me honrado. Grande abraço fique com Deus.
Dicas incríveis, parabéns.
Muito obrigado Fabio. Abraço !
Suas aulas são excelentes professor.
Eu toco música gospel, e uso também os vizinhos direitos e indiretos para improviso. Peço por gentileza para o professor fazer uma aula sobre os tons vizinhos.
Att.
ola elias coutinho.suas dicas sao incríveis tem me ajudado muito.cara gostaria que se possivel voce dar dicas de quais escalas usar por exemplo em improvisações de jazz,bossa funk etc
desde ja agradeço por todas dicas proporcionadas
Muito obrigado Caio, em breve estarei retornando com as dicas e com certeza farei uma sobre, grande abraço.
Bom professor, são muitas as dúvidas .... pois quando vemos um som que gostamos desejamos muito absorver todas as informações passadas.
Há algum vídeo relatando sobre como realizar o SUBTONE, ainda não tinha ouvido e acho que é o que muito procurei.
Excelente as aulas que vi até hoje.
Parabéns.
Saudações Thiago soares borba muito obrigado pelas palavras.
Thiago desculpe-me pela demora no retorno, gravei uma dica sobre Subtone x som real, ser capaz de executar os graves com o SOM REAL e com SUBTONE é necessário à todos que querem ter um real domínio do instrumento, podendo assim ter mais opções sonoras na hora de tocar. Talvez você já tenha assistido, caso ainda não acesse: ua-cam.com/video/5qSzWQJWYao/v-deo.html Grande abraço fique com Deus.
Olá Elias Coutinho! Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado em compartilhar o seu conhecimento de forma tão clara e objetiva. Você poderia por favor, na devida oportunidade, nos explicar sobre o tema "OUTSIDE" que é com certeza, uma forma fantástica de fazer solos, e que muitos como eu, tem muitas dúvidas a respeito disso.
Obrigado e que Deus o abençoe exponencialmente!
Abraços!!!
Saudações Abias Lopes,primeiramente,desculpe-me pela demora no retorno e muito obrigado pelas palavras. Retornei esta semana com o quadro de dicas e com certeza sua sugestão será um dos temas que abordarei em breve,muito obrigado pela sugestão.
Aguardaremos ansiosamente! Abraço e que Deus o abençoe!
Elias suas dicas são fundamentais para um saxofonista, e você sabe como passá-las isso é um grande diferencial sou seu fã parabéns pelo seu excelente trabalho. Elias existem os mais variados assuntos para se estudar com o saxofone ás vezes tanto que você fica pensando por onde é melhor se começar para o melhor progresso, a pergunta é, como deve ser feito um plano de estudo de um saxofonista desde básico ao avançado o que não deve faltar.? Seria bom ouvir uma dica sua a respeito disso.. Desde já agradeço... Abs.
Diego Silva Diego,muito obrigado pelas palavras,ótima sugestão,com certeza uma das dicas virá com este tema,obrigado por comentar!
Parabéns Professor
Ótimo
Olá Elias eu queria ser seu aluno vc e um professor um mestre toca muito muito sabe o que está falando e o melhor professor do Brasil e um monstro tocando vc e 1000😊
Saudações Cláudio Ferreira, muito obrigado pelas palavras.
Cláudio para ser meu aluno acesse meu site de vídeo aulas 👉goo.gl/QVyubS será um prazer tê-lo como aluno.
Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉 Seu apoio é muito importante. Grande abraço.
Elias, temos algo em comum (infelizmente não é a técnica no sax hahaha): eu também tenho dificuldade em captar os sons em harmonia, ouço melhor sons em solo (e nem é grade coisa rsrs).
Quem comentou sobre o porquê de se referir aos graus em certo número e não noutro (ex.: 9ª, em vez de 2ª) fui eu, no vídeo anterior sobre improvisação.
Obrigado por mais uma dica e pelo tempo dedicado a nós.
Fabio Vieira Scarpa Scarpa kkkkkkkk, Vamos estudando que resolveremos isto Fabio,com certeza!
Sobre sua pergunta,gostei muito e já havia visto pela internet que esta é uma dúvida geral,há uma grande possibilidade da próxima dica ser esta,obrigado por comentar Fabio.
Que aula maravilhosa cara..e com didática, tem muito cara bom ai mais sem didática nenhuma..obrigado
Muito obrigado Megaaluno,fico feliz que tenha gostado.
Olá Elias moro em Tomé Açu curto suas músicas com meu filho, vc lembra de mim? Sou sobrinho da irmã Ninarrosa Nilton trabalhava em uma oficina de bicicleta ao lado do comércio do seu pai o irmão Fausto vc era muito jovem mais ou menos 10 anos. Vc tem meus parabéns dá um abraço na irmã Raimundinha por mim!
Opa, Nilton!
Lembro sim, que legal falar com você.
Abraço, meu querido. Vou mandar o abraço para a mamãel
Ola elias você deu exemplo de tocar em do maior duas opçoes de pentatonica c ,G. Seria a tônica e o 5* gral. Isso vsle para outros tons. Exemplo se for o tom de E eu posdo usar a penta de E e a de B , 5*gral ???
Legal demais! Aprendi algo parecido nessa semana na minha escola de música. Meu professor deu uma aula sobre centro tonal e modal e chegamos a uma lista de pentatônicas que são possíveis trabalhar em cada tom. Por exemplo, em C nós improvisamos tanto com a penta de C mas tb de F, G, D e até Bb. Usamos todas as notas, algumas foram evitadas mas não proibidas.
Gostaria demais de algum comentário seu sobre isso. :D Obrigada!
Saudações Silvania,primeiramente mil perdões pela demora no retorno desta pergunta,confesso que ao ver as perguntas aqui,pensei já ter respondido a sua,não sei o que houve.
Bem,teria que ver qual o objetivo do seu professor,pois vendo assim como expos,há vários detalhes um pouco problemáticos,como a penta de F em C,eu recomendaria mais a de Am pois terá as notas A C D E G ou seja da de F (F G A C D) G A C D,4 notas que estão na de F e não teríamos o F,esta nota no geral na improvisação não é utilizada de fato,em termos acadêmicos,falamos dela mas ao analisar os grandes improvisadores,no geral eles retiram estes sons evitados e substituem por tensões,ou seja,das suas pentatônicas,tranquilo a de G e de D,que terá o F#,#11 de C,Bb tem dois problemas,o F novamente que é 5ª e o próprio Bb que é 7ª menor,dependendo do músico que estiver acompanhando você isto pode ser um perigo,se estiver tocando com um pianista mais experiente,ele nunca tocará um C com C E G,sempre haverá muito mais notas neste acorde,se ele tiver um bom ouvido,blz,ele ouvirá que você tocou 7ª menor e mudará a harmonia dele,mas se não,vocês ficarão brigando,repare que as opções de pentatônica que escolhemos,no geral são para que tenhamos em evidência notas específicas do acorde,como por exemplo se eu tocar em Am a penta de Bm,teremos B(9ª de Am) D(11ª de Am) E(5ª de Am) F#(6ª maior de Am) e A(fundamental de Am),ou seja,usei uma pentatônica que retirou a nota evitada 6ª menor,F natural e coloquei uma tensão,isto é o que os grandes improvisadores normalmente fazem,lógico que há exceções,como quando esta tocando música alguns estilos regionais e mais tonais,mas no geral,na bossa,jazz,nos estilos que por natureza tem improvisação,nestes sempre se preza por uma sonoridade sem notas evitadas.Grande abraço e lembre-se que esta é uma análise a grosso modo do que expos,não estou falando que seu professor esta errado de modo algum,somente que como expos,no geral é pensado diferente.
Poxa Elias, demorou mas me deu uma aula! Muito obrigada. Amanhã vou colocar isso tudo no papel e juntar com o que meu professor ensinou pra entender perfeitamente. Tá mto bem explicado, mas pro meu nível, a sua resposta deve ser estudado e não apenas lida :D mto agradecida. abraço
Em 1° lugar Elias, parabéns pelo seu trabalho e iniciativa de desmistificar algumas técnicas, antes apenas vistas em outros saxofonistas, mas nunca repassadas com transparência como você faz! Quero aproveitar e pedir(caso ainda não tenha feito um vídeo sobre o assunto) que demonstre como usar a articulação de golpe de língua presente aos 21:45 ou 46 minutos desse vídeo, é uma técnica que vi o Marienthal usar com frequência, mas ainda não vi uma abordagem aberta sobre ela! Abraços e que Deus te abençoe cada dia mais!
Saudações Saulo,muito obrigado pelas palavras e desculpe a demora. Voltei com o quadro de dicas esta semana e em breve estarei falando sobre esta articulação,com certeza,fique ligado,grande abraço.
Parabéns pelo trabalho. Ótimas dicas principalmente para quem não é profissional ou está começando.
Gostaria de saber se é possível utilizar outras pentatônicas além da 5ª como no caso da de G no tom de C.
Muito obrigado pelas palavras Anderson,é sim,mas no caso seriam pentatônicas dentro de cada acorde outra para funcionar com todos iria ser ou repetição desta,exemplo,a de mi menor,é a mesma de G começando em outro grau,se fossemos na de F teríamos o problema desta nota ser 4ª justa de C,ou seja há outras que funcionam dentro de cada acorde,como a de D em C,que dá a C uma sonoridade Lídia com o #11,ou a pentatônica de Bm em Am,dando a Am uma sonoridade Dórica,não eólia que é o da escala do tom,ou seja,há muitas outras que podem ser usadas,mas nestas,a visualização teria que ser mais em cada acorde,não mais no geral.Grande Abraço.
Parabéns Top e humilde pakas... Professor vejo vc e outros saxofonistas tocando quanda a mudança de acorde para outro usa se frases ou licks nao sei direito existe notas certas pra se fazer essas frases e puro improso ou e pode se fazer atraves de algum padrao? Me desculpe se nao fui preciso na pergunta...
Agora ficou melhor ainda, Elias. Com referências bibliográficas no fim, as pessoas podem seguir sozinhas em casa e estudar com mais profundidade sobre o assunto que você abordou. Como admiro muito os saxofonistas do Bebop, gostaria de ver alguma dica sobre esse estilo, abordando as articulações, sonoridade e fraseados característicos desse estilo musical. Um abraço!
Thiago GJ Que bom que gostou Thiago,com certeza será o tema de uma dica,pode ter certeza,obrigado por comentar!
Elias Coutinho, parabéns pela sua grande iniciativa de divulgar o seu belo trabalho e também por você compartilhar o seu conhecimento mediante as excelentes video-aulas publicadas nas redes sociais. Eu queria dar uma sugestão sobre os cromatismos. Nunca tive uma boa explicação acerca dessa técnica. Só sei que ocorrem cromatismos ascendentes(antes da nota) e descendentes (depois da nota). Nunca consegui fazer cromatismos de maneira que fique uniforme, geralmente nas partituras de música pop esse efeito ocorre muito. Esse assunto daria uma boa aula. Abraço.
joelmerson shanches Muito obrigado pelas palavras Joelmerson,ótima sugestão,com certeza será uma das próximas dicas.Grande abraço.
Show de bola sua aula Elias.....qual programa vc usa para gerar esse acompanhamento?
Parabéns pelo trabalho meu amigo.
Em breve estarei ao meio! Vais ter que me adotar. rs
Forte abraço.
Paulo Porto kkkkkk,Obrigado Paulo Porto,será um prazer.
Nesta aula ou dica que você deu:pentatônica de do podemos juntar com a de sol. Resumindo sol é o quinto grau de do certo. Posso sempre utilizar esse recurso para todos os outros tons? Ou seja. Ré aí vou usar o quinto grau que é lá, digo(escala pentatonica.
Poxa vida, além de excelente saxofonista ainda tem uma didática impressionante , Deus o abençoe por tamanha dedicação à musica!
tenho uma pergunta , mas é sobre o equipamento de filmagem ,estou estudando sax e queria gravar alguns videos para avaliar meu progresso...
forte abraço Elias !
+robson silva Saudações Robson,fico feliz que tenha gostado do canal,qual pergunta você tem exatamente sobre o equipamento de filmagem?
basicamente tudo , microfone a ser usado ,camera , programa editor ... Obrigado pela atenção !
Olá Elias, muitos parabéns pelos teus videos e muito obrigado pelos tuas dicas maravilhosas, mas fica uma pergunta, qual é o software que usas para fazer os playalongs que usas neste video?
Professor, primeiramente muito obrigado pelas dicas.
Gostaria de saber se escala pentatonica de CM tem as mesmas notas da pentatonica de Am.
Tarsis Santos Muito obrigado Tarsis e sim,são as mesmas notas.
Pentatonica de C : C D E G A
Pentatonica de Am: A C D E G
+Elias Coutinho Meu querido só pra entender... então eu posso usar em uma música de tonalidade C maior a pentatonica de C e G.
então a opção de pentatonica seria a 5ª?
em uma música D maior seria
pentatonica de D e A
em uma música de E maior Seria pentatonica de E e B
pelo que entendi é isso ? to certo?
Vou tomar a liberdade de responder por ele: é exatamente isso. Tendo a possibilidade de usar mais uma pentatônica (a do quinto grau) você ganha 2 coisas: livrar-se das notas a serem evitadas na penta da fundamental e ainda ganhar novos coloridos com novos graus (dissonâncias) na sua música (por exemplo, o #11 em cima do acorde de F, que vc não tem na penta de C, e por aí vai...)
Show de bola, você bem que poderia tocar essas escalas no piano da maneira que tocou no sax km, é porque eu toco teclado
Saudações Jeferson, particularmente uso o teclado somente para estudos mesmo, não tenha essa habilidade toda kkkk. Muito obrigado pelo seu comentário. Grande abraço.
16:50
Eu poderia pegar e fazer uma pentatônica pegando o Dórico, Frígio, Lídio, etc dentro do campo harmônico de C??
Só completando a pergunta, o senhor disse que era uma penta de G no campo de C, em outras palavras, pode-se dizer que pegou o C mixolídio (G, quinto grau)??
Olá Elias, parabéns pelo seu maravilhoso Trabalho . Vc comentou sobre subetonar os graves , cara ,eu toco sax a anos em igreja e não consigo tirar os graves sem subetonar ...quando vou para Região dos graves ja saí subetone , vc tem alguma dica quanto a isso ? Já me chamaram atenção com relação a isso ... um abraço !!
Cleber Ribeiro Cleber,obrigado pelas palavras.
Sobre a pergunta em sí,há sim dicas, é um ótimo assunto para um dica,pode aguardar que falarei sobre isto.
em seu site, vc ensina a tocar essas variações de estilos??
ou a questão de acordes ???
ou as outras escalas que podem ser usadas alem d penta tônica
Carlos,ensino isto desde o zero,através de domínio técnico de cada articulação.Grande abraço.
Prazer em conhecê-lo!!!
Muito bem fundamentados os seus argumentos! Já o admiro !!!! Tenho uma pequena curiosidade!! A penta do 5º grau do campo sempre funciona assim sem a nota a ser evitada? Ou deve-se analisar cada caso?? Bom se não puder responder ou se achar que é uma conclusão muito simplista vou analisar !!! Não quero achar atalhos para não estudar!!! Mas as vezes um detalhe simples ajuda no raciocínio!!!!Desde já muito obrigado!!!
a pentatonica a partir do 5 grau sobre os acorde do tom C pode se acrescentar a Bluenote ( la, la#)???
gosto muito das suas dicas, tem me ajudado bastante. que Deus te abençoe por ser essa ótima pessoa e estar se dispondo a repassar todas essas informações com tanta clareza e propriedade.
gostaria de ouvir dicas sobre Boquilha e palheta, numeração de palheta pra determinadas boquilhas... posicionamemto de embocadura para determinadas boquilhas, porque eu não tenho um professo e já toco a 2 anos e comprei uma Boquilha Meyer 7m, e me falaram q ela não tem rampa e que eu deveria tocar com a boca quase que "engolindo" kkk a Boquilha, eu acreditei e comecei a tocar assim, e vieram pessoas e me disseram que estava errado... ai já não sei mais o que fazer... e fora que eu não sei qual numeração de palheta a usar com essa Boquilha (sei que devo ir aumentando aos poucos) mas devo manter as palhetas leves ou mais pesadas para esse tipo de Boquilha?
Amém, Muito obrigado Wallace, sinto-me honrado.
Em breve estarei retornando com o quadro de dicas semanais e sua sugestão com certeza será uma das dicas. Grande abraço.
boa tarde professor!! gostaria de saber qual a boquilha e palheta que vc usa. grato
Saudações Italo,atualmente uso a boquilha Barkley Vintage ZZ e palheta Gonzalez Jazz 3 1/2
ola elias gostaria de ver um video de como fazer o split tone
Olá Jaques, em breve com certeza estarei fazendo uma dica sobre.
Elias? tive uma dúvida! Quando você insere a Pentatônica de Sol maior dentro da escala de DO maior. Ela também entra o Fa sustenido ou ..quando vc fala de penta de sol..dentro da escala de Do eu uso apenas as notas da penta da escala de sol?
Olá professor, Gostaria de parabenizar pelas aulas ministradas, tenho aprendido muito com suas aulas na web, e também pela humildade e atenção com pessoas como nós que ama a musica e está iniciando nesse brilhante trajeto, agradeço pela força.
Gostaria de tirar uma duvida, na aula de pentatônica vc uso na musica em Dó a penta de Dó e Sol, sempre vai funcionar assim? a penta do tom com a 5ª??? em Ré penta de Ré e La??
Obrigado, Sucesso e um grande abraço.
Bruno Firme Muito obrigado Bruno Firme!
Sobre a dúvida,sim,sua lógica está certa sobre o que passei na aula é isto mesmo e sua dúvida acabou gerando uma possível dica no futuro onde estarei aprofundando um pouco mais este assunto sobre pentatônica, obrigado pela pergunta e participação, foque à vontade este espaço é para isto mesmo.
meu amigo Coutinho tem como vc me falar se vc tem o vídeo aula das pentatonicas de sax alto escrita para mim saber quais são por favor?
Saudações Lucas,de dicas,até o momento esta é a única sobre pentatônica.
***Oieh Amigo gostei muiito dos videos e gostaria de saber qual esse progama...ele é um play along que colocamos qualquer acorde...***
Este programa é o Ireal Pro,você coloca os acordes e escolhe o estilo e ele toca.grande abraço.
gostei muito da aula eu não improvisa gostaria de a prender.
Saudações Jair Felix, muito obrigado, fico feliz por ter gostado.
Jair Felix Mil desculpas pela demora no retorno desta mensagem, estamos trabalhando para melhorar no tempo de respostas, garanto que isto não acontecerá novamente.
Jair Felix não sei se já conhece meu site de vídeo aulas, lá tenho aulas sobre improvisação, nelas abordo tudo que você precisa para dar os primeiros passos, lhe acompanharei em cada processo do curso. Visite meu site: www.videoaula-eliascoutinho.com.br Será um prazer tê-lo como aluno. Grande abraço.
Saudações Jair Felix, desculpe-me pela demora no retorno.
Jair Não sei se conhece meu site de vídeo aulas, neste há cursos prontos de diversos temas, inclusive improvisação, é mas do que se esperaria de um site de vídeo-aulas, pois o aluno é avaliado por mim duas vezes por semana, todas as terças e sextas. Nesses dias gravo aulas individuais para os alunos que se submetem as avaliações. vou deixar o link para que você veja. goo.gl/eLWsgW Grande abraço fique com Deus.