Excelente apresentação, ou melhor, uma ótima aula , esclarecedora, simplificada e objetiva. Agradecimento ao Prof. Jackson e ao Rhuan pela oportunidade oferecida a todos nós que interessamos e cultivamos o BRS Capim Açu. Embrapa uma Entidade imprescindível para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Esta palestra foi realmente um tesouro para quem trabalha com silagem de qualidade. Parabéns Dr. Jakson pelo teor de conhecimento no assunto, foi um presente para meus ouvidos 👏👏👏👏
Hola Rhuan boa tarde .sou escrito no seu canal estou to acompanhando VC daqui da frança paris ..despois de 22 Anos fora do Brasil estou voltando p/ Brasil agora em dezembro .de 2021 .
Trato minhas vacas de leite com palma que é rica em energia mas pobre em fibra e pretendo acrescentar na dieta o capiaçu, existe alguma recomendacao para esse tipo e associação palma/capiaçu?
@@bartolomeualmeidacavalcant2315 Olá, Bartolomeu! Ao contrário do que o Willian, comentou, a fibra pé necessária para o bom funcionamento do rúmen. Deve sim, estar presente na dieta, mas quando em excesso, reduz o consumo e prejudica o desempenho animal. Se você usa palma, que contem muito pouca fibra, é necessário fornecer feno ou outro volumoso (capim, silagem de capim, etc) para melhorar o balanceamento.
Maravilhoso professor, que aula didática, entregou conhecimento sem valor para meus planos futuros, avançou meus conhecimentos entre o saber e o conhecer, Obrigado EMBRAPA pelo material....Parabéns ao organizadores.
Boa noite Cléber. Como disse na palestra, em silos trincheira ou de superficie, ensilar com 18-20 produz um pouco de chorume , mas ele é absorvido pelo solo ou escorre para fora do silo. Já em sacos, o chorume não tem para onde ir. Temos que fazer pesquisas sobre isso para determinar a MS% mínima para ensilar em sacos sem causar prejudicar o produto final.
Parabéns aos responsáveis pela excelente abordagem e compartilhamento do conhecimento acerca do assunto, BRS Capiaçu, Moderador Rhuan Lima (Médico Veterinário - Embrapa Rondônia) e ao palestrante, Dr Jackson Oliveira ( Pesquisador Embrapa Gado de leite) Graduado em Agrononomia, Mestrado em Zootecnia pela UFV e Doutorado em Nutrição pela University of Arizona, compartilhando sua experiência em avaliação de alimentos para ruminantes. Parabéns pela apresentação. Emerson / Uberlândia - MG
Boa tarde tudo bom com vcs excelente palestra estou planejando plantar o capiacu posso pegar mudas de vizinhos ou tem de ser da Embrapa,Sou de Monte Alegre de Minas Gerais
dúvida de um leigo: do que estão falando quando mencionam um animal de, por exemplo, 20kg de produção? é alguma taxa de engorda? mensal? se não, o quê?
professor Jackson, boa noite! tenho uma pergunta que acho meio esquisita. vi em um trabalho de ensilagem de capim brs capiaçu, colocarem sal branco "sal de gado" no capim picotado, com a finalidade de ajudar na fermentação do silo . confesso que achei fiquei surpreso. em fim. o que esse sal vai trazer de beneficio pra melhorar essa silagem?
uma coisa a ser observada pelos pesquisadores, é que o defcit nutricional do capiaçu pode ser corrigido com o concentrado a ser adicionado, pois o concentrado vai ser balanceado de acordo o valor nutricional da silagem e a exigencia da atividade do produtor.
3 роки тому
Maravilha de palestra aprendi muito. sou de Rondônia vale do Anari. Eu fiz silagem aqui no sitio, usei o inoculante da yakult. posso continuar com esse ou tem que ser o industrial? obrigada.
Bom dia, Gianpiero, pergunta muito interessante! Infelizmente, não tenho uma resposta. Ensilar a planta mais nova é interessante pelo fato de seu valor nutritivo ser mais alto. Por outro lado, plantas mais novas são muito mais úmidas, e a alta umidade é um fator contrário para a obtenção de uma boa conservação através da fermentação. A embalagem a vácuo pode, talvez, diminuir a produção de efluente quando compactado com a embalagem sob compactação, mas isso não reduz a umidade da forragem. A umidade alta permanecerá na planta. O que, com certeza, reduz a umidade, é a pre-secagem da forragem (picada ou inteira). Embora não haja estudos a respeito dessas opções de pre-secagem em BRS-Capiaçu, há relatos de que funciona muito bem. Pre-secar a forragem picada é indicado para a ensilagem em sacos, devido à limitação da quantidade a ser pre-secada e ensacada por dia. A pre-secagem da planta inteira, que é mais lenta, deve ser usada na ensilagem em silos trincheira ou de superfície.
Boa tarde!!! Muito bom e funcional!!!! Desculpa a pergunta não ter nada a ver com o vídeo!!! Qual é o manejo que vc faz em sua capineira? Tipo, vc corta ele hoje, Já joga adubo, ou joga qto tempo depois que ele rebrota? Passa algum veneno pra combater a cigarrinha? Qdo? Meu Capiaçú não é irrigado, ele começa a secar as folhas de baixo muito cedo, logo aos 50 dias de rebrota, será estresse hídrico ou pode ser a cigarrinha? Como fazer pra manter ele verdinho de baixo até em cima? Se possível faça um vídeo deste assunto. Obrigado Ass: José Roberto, Itajobi SP
Sei que já passou um pouco o tempo de perguntas, mais se puder responder agradeço imensamente, gostaria de saber se tem alguma vantagem em adicionar cana misturada na hora de picar o capim, melhora a qualidade? O sabor? Ajuda na fermentação,,,?
Boa noite, Maria de Lourdes! Há inoculantes específicos para silagem de milho ou sorgo, cana e capim (qualquer capim) e o recomendado para usar com BRS Capiaçu está entre esses do último grupo. A maioria das casas de produtos agropecuários têm esses produtos.
Olá! Sou criador de lagomorfos e cavia porcellus estou usando o capiaçu nos animais estou tendo bons resultados.Queria saber sobre o máximo de proteína que conseguiria com a cultivar e qual o tamanho do corte minimo para ter o máximo de aproveitamento.
Bom dia, Renato! Para que outras pessoas possam aproveitar melhor sua pergunta, ela se refere a alimentação de lebres/coelhos (Ordem Lagomorpha) e porquinho-da-índia (Cavia porcellus). Como mostrado no gráfico da live, o teor proteico é maior quando o capim é mais novo. Assim, se quer oferece-lo com uma concentração maior desse nutriente use-o com 60, 50 dias (9-10% de PB). Acredito que a sua demanda diária de capim é baixa, já que esses animais consomem muito pouco. Assim, pode oferece-lo até mais cedo (40 dias) para maximizar a PB na forragem. Quanto ao tamanho da picagem, como não tenho experiência com esses tipos de animais não sei como te orientar. A primeira ideia que vem à cabeça é que o tamanho da picagem pode ser menor, entre 5 e 10 mm, mas, por outro lado, me preocupo se esse tamanho, assim como o uso de um capim muito novo, não irá comprometer a necessidade que esses animais têm de “roer”. Sugiro que, sobre o tamanho da picagem, consulte um especialista nesses animais. Pode, também, fazer um teste, fornecendo material mais picado a um grupo e material menos picado a outro e ver como reagem.
Renato, após responder sua pergunta me veio uma outra alternativa para o seu caso que fornece o BRS Capiaçu fresco e que tem uma demanda pequena de forragem. Uma opção melhor é usar o Kurumi. Ele tem o porte mais baixo que o Capiaçu, mas tem concentração bem mais alta de PB (18-20%) e maior digestibilidade, já que tem muito mais folhas que colmo.
Gilberto, nunca vi trabalhos sobre esse tema ou mesmo ouvi falar de produtores usando. oropronobis. É uma planta muito nutritiva, mas sua produtividade é baixa e tem o incoveniente dos espinhos.
Olá, Fernando! O Kurumi tem uma arquitetura de planta bem diferente do Capiaçu. É bem mais baixo e tem muito mais folhas, daí sua indicação para pastejo. Além disso tem valor nutritivo superior ao Capiaçu, mas produtividade bem menor. Você pode, sim, ensilar o Kurumi obedecendo o mesmo ponto que é quando ele atingir o mínimo de 18-20% de MS. Digo o mínimo porque no caso do Kurumi o teor de MS pode ser um pouco mais alto sem comprometer tanto o valor nutritivo (21-22% de MS).
Boa noite! Primeiramente, gostaria de paràbenizâlos pela Live. Tenho duvida, posso utilizar uma prensa hidraulica para “extrair a umidade” do capim (50 dias) picado para silagem e então ensacar? Qual a porcentagem de MS devo deixar o capim para ensacar? Quanto devo utilizar de pressão/peso nessa compactação? Agradeço desde já
Boa tarde, Natan! Somente hoje recebi sua pergunta no meu e-mail. Prensar o capim novo vai forçar a saída de muitos nutrientes (proteína, e minerais e carboidratos solúveis), podendo dinibuir o valor nutritivo que você procura ao ensila-lo mais novo. Além disso, será um trabalho bastante lento, com você prensando e ensilando 2, 10 t por dia. Se você pretende ensilar 5-10 t por dia, o melhor é colher essa quantidade, picar e deixar exposta ao sol, sobre uma lona preta ou piso cimentado (veja, antes, se não vai chover). Também pode ser à sombra, mas a perda de umidade irá demorar um pouco mais. Atenção: MUITO IMPORTANTE é revirar o capim picado a cada 2-3 horas para a secagem ser mais rápida e bem feita. Amostre o capim picado no momento que foi espalhado, determine a MS dele usando forno micro-ondas e continue monitorando a MS a cada 3-4 horas. Quando a MS atingir 20-22, pode recolher e ensacar. Se a secagem estiver sendo rápida, aproveite para deixar o capim mais seco que isso (24, 25%... de MS). Espero te-lo ajudado.
Bom dia, Márcio! A prática do emurchecimento é mais fácil e rápido de ser feito em climas mais secos como o do sertão nordestino. Assim, corte o capim mais novo (e mais nutritivo) e deixe-o secando ao sol antes de fazer a picagem. É importante monitorar a perda de umidade para saber quando será a hora de picar e ensilar. Também há a possibilidade de colocar o capim para secar já picado. A perda de umidade será muito mais rápida, mas deve ser feito em pequenas quantidades (5-8 t de cada vez) e vai depender do espaço que você tem para espalhar o capim picado e como será o sistema de ensilagem, o qual deverá ser em silos pequenos (rapadura, cincho ou sacos). Para secar, estenda uma lona preta em uma área plana, coloque o capim e espalhe. Revolva o capim cada 3 horas para acelerar ainda mais a secagem. Monitore a MS% para saber o momento de recolher o capim e ensilar.
A resposta simples é não, Gilberto! O consumo de alimento por um animal depende principalmente do peso do animal. Bezerras comem menos que novilhas e essas menos que vacas. Uma vaca adulta come, tranquilamente, 25-30 kg de silagem de BRS Capiaçu. Outro fator que regula o consumo é o teor de fibra no capim - quanto mais velho, mais fibroso e de digestão mais lenta, permanecendo por mais tempo dentro do rumen. E o animal só volta a comer quando o volumoso sai do rumen para o intestino, liberando espaço.
A forragem de qualquer capim apresenta alta umidade e baixo teor de carboidratos solúveis. Essas duas características fazem com que a fermentação dentro do silo seja mais lenta. Quando se adiciona fubá, o maior efeito é na redução da umidade dentro do silo, o que já beneficia a fermentação, além de melhorar o valor nutritivo da silagem final. O fubá, porém, não substitui o inoculante e esse deve sempre ser adicionado para acelerar a fermentação. Há uma crença de que ao colocar fubá haverá um grande aumento de carboidrato solúvel e isso irá facilitar a fermentação. O aumento é muito pequeno, já que o amido, principal componente do fubá, é um carboidrato insolúvel.
Bom dia Dr. Jackson, assisti ontem a live do dia 14/04, parabéns muito bom e instrutivo, muitas dúvidas foram sanadas. eu Já fiz alguns testes ensacando o capiaçu a 20% MS, e realmente acumula efluentes na sacaria.. na live o sr disse que pode cortar o capim mais cedo, quando o capim está com um melhor valor nutritivo, ai o sr disse também que depois de cortado o capim não perde o valor nutricional, eu posso ensacar ele com 35% MS? acho que assim não acumularia efluentes na sacaria? outra dúvida que tenho, sempre aprendi que animais monogástrico não é bom comer silagem, porém conheço pessoas que tratam de equinos com silagem.. o Sr tem alguma informação se equinos podem comer silagem, seja ela de capiaçu ou milho ou sorgo? muito obrigado pela atenção e obrigado por compartilhar do seu conhecimento, mais uma vez parabéns pela live!!
Bom dia, Rafael, e obrigado pela informação de que ao ensilar o BRS-Capiaçu com 20% de MS, você observou o acúmulo de efluente nos sacos. Quando o capim é cortado há um pouco de perda nutricional uma vez que as células continuam respirando e consumindo os carboidratos solúveis da planta. Mas, essa perda é compensada pelo maior valor nutritivo do capim mais novo. Não é necessário fazer o emurchecimento até atingir 35%. Acredito que se atingir 24-25% já elimina o problema da produção de efluente no saco (necessita confirmação). Além disso, emurchecer até 35% demandará muito tempo e quanto mais demora para ser ensilado mais açúcar é consumido pela respiração celular. Se for fazer a ensilagem em pequenas quantidades de cada vez (até 10-12 t), secar o capim já picado pode ser interessante. A secagem é bem mais rápida, mas são necessário alguns cuidados. Uma área plana, uma lona preta sobre o solo, o capim esparramado sobre ela em camada fina (5-10 cm) e o revolvimento dessa camada a cada 2-3 h. Como sempre, é preciso estar de olho no tempo para não ter surpresas com chuvas. A rapidez da secagem vai depender da UR, radiação solar, vento, temperatura, etc. Não se esqueça de monitorar a MS% para saber se já atingiu o ponto que você quer (24-25%). Sobre o uso da silagem de capim para cavalos devemos ter em mente que (1) equinos são mais “sensíveis” que ruminantes e (2) silagem é uma forragem fermentada. Siga sempre as seguintes orientações: 1. A silagem pode ser fornecida desde que seja de boa qualidade e fresca. 2. Comece com quantidades menores para o animal vá se adaptando. Após adaptação o consumo de um cavalo de 500 kg pode ser de 7-8 kg de silagem/dia. 3. A silagem não deve ser a única fonte de volumoso para o animal. O melhor é que o cavalo também tenha acesso a uma pastagem. 4. Evite fornecer a animais que permanecem muito tempo em baias. O acesso à pastagem permite o animal se movimentar mais e evitar problemas digestivos. 5. No caso da silagem de milho, ofereça apenas a animais adultos. 6. Sobras de silagem no cocho devem ser descartadas. Ficar exposta ao ar durante muito tempo permite oxidação de nutrientes e proliferação de fungos e mofos. Conheci um produtor de silagem ensacada (BRS-Capiaçu) cujos clientes são apenas criadores de cavalo.
Excelente live
Parabéns pela apresentação.
Esse professor é muito bom! Parabéns - Fera!
Parabéns e muita saúde.
Muito bom, parabéns
IBARETAMA, Ce. Boa explicação
Parabéns ótimo conteudo.
Estou muito contente porque fisso uma boa colheita de silo
Boa noite!
Excelente apresentação, ou melhor, uma ótima aula , esclarecedora, simplificada e objetiva.
Agradecimento ao Prof. Jackson e ao Rhuan pela oportunidade oferecida a todos nós que interessamos e cultivamos o BRS Capim Açu. Embrapa uma Entidade imprescindível para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Didática maravilhosa parabéns pelo gráfico inicial que define o momento correto da ensilagem. Obrigado por compartilhar o conteúdo.
Parabéns Dr. Jackson e ao Ruan. Muito boa a live. O doutor foi muito didático fez uma explanação rica e sucinta carregada boas informaçoes.
Obrigado.
Esta palestra foi realmente um tesouro para quem trabalha com silagem de qualidade. Parabéns Dr. Jakson pelo teor de conhecimento no assunto, foi um presente para meus ouvidos 👏👏👏👏
Hola Rhuan boa tarde .sou escrito no seu canal estou to acompanhando VC daqui da frança paris ..despois de 22 Anos fora do Brasil estou voltando p/ Brasil agora em dezembro .de 2021 .
Professor, só hoje descobri esta live.
Parabens pelo seu trabalho, Deus abençoe vc sempre.
Muito obrigado.
Parabéns pela apresentação e muito obrigado!
é 10
Que didática espetacular, entregou estudo de anos e anos mastigado, só não aprende quem não quer, parabéns ao Dr. Jakson.
Trato minhas vacas de leite com palma que é rica em energia mas pobre em fibra e pretendo acrescentar na dieta o capiaçu, existe alguma recomendacao para esse tipo e associação palma/capiaçu?
@@bartolomeualmeidacavalcant2315 Fibra não é bom na alimentação animal, aí em sua dieta vai ter que introduzir mais alimentos protéicos, mais amido.
@@bartolomeualmeidacavalcant2315 Olá, Bartolomeu! Ao contrário do que o Willian, comentou, a fibra pé necessária para o bom funcionamento do rúmen. Deve sim, estar presente na dieta, mas quando em excesso, reduz o consumo e prejudica o desempenho animal. Se você usa palma, que contem muito pouca fibra, é necessário fornecer feno ou outro volumoso (capim, silagem de capim, etc) para melhorar o balanceamento.
Parabéns
Muito Boa a palestra, parabéns ao Dr.
Bastante instrutiva essa live. Estão de parabéns. Muito obrigado pelas instruções. Já ganharam outro seguidor!
Parabéns Dr. Jakson, que palestra 👏👏👏👏
Excelente live! Parabenizo a Embrapa por meio do Professor Jakson
Uma das melhores palestras que ja assistir sobre esse assunto.
Excelente apresentação. Parabéns Dr.Jackson
Maravilhoso professor, que aula didática, entregou conhecimento sem valor para meus planos futuros, avançou meus conhecimentos entre o saber e o conhecer, Obrigado EMBRAPA pelo material....Parabéns ao organizadores.
Que aula meus amigos, estão de parabéns Dr Jackson e Rhuan pela palestra e trazer informações úteis aos nós produtores.
Melhor live que assisti, esclareceu muitas dúvidas e trouxe coisas novas que ainda não sabia! Parabéns aos envolvidos!
Até que enfim a EMBRAPA criou coragem para liberar os comentários, como faz quase todo mundo. Parabéns.
Sensacional que apresentação foi essa, maravilhosa parabéns.
Live top top top. Todo plantador de BRS CAPIAÇU precisa ver essa live. Já dei meu LIKE
Excelente, obrigado Dr Jackson!
Muito obrigado Dr Jackson, fiz minha silagem de capiaçu ensacado e perdi quase tudo. Deu muito chorume.
Boa noite Cléber. Como disse na palestra, em silos trincheira ou de superficie, ensilar com 18-20 produz um pouco de chorume , mas ele é absorvido pelo solo ou escorre para fora do silo. Já em sacos, o chorume não tem para onde ir. Temos que fazer pesquisas sobre isso para determinar a MS% mínima para ensilar em sacos sem causar prejudicar o produto final.
Boa tarde. Parabéns EMBRAPA, parabéns profissionais da Embrapa, vocês são top.
Estou maravilhada com tanto conteúdo bom e especial. Estou formando 1 hectare de capiaçu,( irrigado no futuro)
Parabéns exelente palestra
Parabéns excelente conteúdo!! Muito obrigado 👏🏻👏🏻👏🏻
gostei estão de parabén
Obrigado professor 👏👏🙏🙏 parabéns pela aula👍👍🙏
Boa noite!
Warley, Mato Grosso do Sul, plantei com espaçamento de 1,3 m entre as linhas, deu muito certo.
Parabéns aos responsáveis pela excelente abordagem e compartilhamento do conhecimento acerca do assunto, BRS Capiaçu, Moderador Rhuan Lima (Médico Veterinário - Embrapa Rondônia) e ao palestrante, Dr Jackson Oliveira ( Pesquisador Embrapa Gado de leite) Graduado em Agrononomia, Mestrado em Zootecnia pela UFV e Doutorado em Nutrição pela University of Arizona, compartilhando sua experiência em avaliação de alimentos para ruminantes. Parabéns pela apresentação. Emerson / Uberlândia - MG
Excelente apresentação. Tenho uma dúvida que acho que deva ser a dívida de muitos: posso ensilar o capiaçu junto com milho (planta inteira)?
Valmir Urupá-RO parabéns Dr. Jakson, ótima palestra.
Kkkkkk grande amigo Valmir sou plantador de capiaçu a anos é xou de bola .
Parabéns professor muito bom!!!
Boa tarde tudo bom com vcs excelente palestra estou planejando plantar o capiacu posso pegar mudas de vizinhos ou tem de ser da Embrapa,Sou de Monte Alegre de Minas Gerais
Cidade de Serra dourada Bahia
Muito bom para minha m foi muito bom
Ernesto de Almeida. Sou de Chapecó SC sempre amo asesti os vídeos da Embrapa
Parabéns. Excelente live.
O capim azul pode ser usado em gado fechado tipo composto barlei
Que Live espetacular! Show!
Por favor onde consigo esse slides dessa aula??
Eu posso usar o inoculação nessa silagem
Live show
Quanto tempo podemos guardar o silo de capiasu
Qnd perde o ponto de colheita serve pra compor dieta com palma
O que vc faz pará proteger dos ratos
Oi Ruyan lima boa tarde como eu poderia conseguir as mudas do capim capiaçu . Por favor mi ajuda conseguir as mudas .
Excelente. É possível usar o capiaçu no cocho de janeiro a janeiro? Sem passar pelo processo de silagem.
Parabéns, muito esclarecedor.
Olá, tenho interesse no BRS capiaçu, moro em Pernambuco como consigo o capim?
boa noite qua.
dúvida de um leigo: do que estão falando quando mencionam um animal de, por exemplo, 20kg de produção? é alguma taxa de engorda? mensal? se não, o quê?
Qual o valor de proteína do capim asu
Esse cilo do ser engraçado em saco plastico
Boa noite pessoal. Parabéns professor
professor Jackson, boa noite! tenho uma pergunta que acho meio esquisita. vi em um trabalho de ensilagem de capim brs capiaçu, colocarem sal branco "sal de gado" no capim picotado, com a finalidade de ajudar na fermentação do silo . confesso que achei fiquei surpreso. em fim. o que esse sal vai trazer de beneficio pra melhorar essa silagem?
uma coisa a ser observada pelos pesquisadores, é que o defcit nutricional do capiaçu pode ser corrigido com o concentrado a ser adicionado, pois o concentrado vai ser balanceado de acordo o valor nutricional da silagem e a exigencia da atividade do produtor.
Maravilha de palestra aprendi muito. sou de Rondônia vale do Anari. Eu fiz silagem aqui no sitio, usei o inoculante da yakult. posso continuar com esse ou tem que ser o industrial? obrigada.
Se embalar a vacuo . Posso embalar o capim com 50 o 60 dias
Bom dia, Gianpiero, pergunta muito interessante! Infelizmente, não tenho uma resposta. Ensilar a planta mais nova é interessante pelo fato de seu valor nutritivo ser mais alto. Por outro lado, plantas mais novas são muito mais úmidas, e a alta umidade é um fator contrário para a obtenção de uma boa conservação através da fermentação. A embalagem a vácuo pode, talvez, diminuir a produção de efluente quando compactado com a embalagem sob compactação, mas isso não reduz a umidade da forragem. A umidade alta permanecerá na planta. O que, com certeza, reduz a umidade, é a pre-secagem da forragem (picada ou inteira). Embora não haja estudos a respeito dessas opções de pre-secagem em BRS-Capiaçu, há relatos de que funciona muito bem. Pre-secar a forragem picada é indicado para a ensilagem em sacos, devido à limitação da quantidade a ser pre-secada e ensacada por dia. A pre-secagem da planta inteira, que é mais lenta, deve ser usada na ensilagem em silos trincheira ou de superfície.
Parabéns
gostei muitoachei interessante a explicação do professor Jackson precisamos d qualidade e volume juntos
Boa tarde!!!
Muito bom e funcional!!!!
Desculpa a pergunta não ter nada a ver com o vídeo!!!
Qual é o manejo que vc faz em sua capineira?
Tipo, vc corta ele hoje, Já joga adubo, ou joga qto tempo depois que ele rebrota?
Passa algum veneno pra combater a cigarrinha? Qdo?
Meu Capiaçú não é irrigado, ele começa a secar as folhas de baixo muito cedo, logo aos 50 dias de rebrota, será estresse hídrico ou pode ser a cigarrinha?
Como fazer pra manter ele verdinho de baixo até em cima?
Se possível faça um vídeo deste assunto.
Obrigado
Ass: José Roberto, Itajobi SP
Sei que já passou um pouco o tempo de perguntas, mais se puder responder agradeço imensamente, gostaria de saber se tem alguma vantagem em adicionar cana misturada na hora de picar o capim, melhora a qualidade? O sabor? Ajuda na fermentação,,,?
Qual melhor inoculante para o capim açu?
Boa noite, Maria de Lourdes! Há inoculantes específicos para silagem de milho ou sorgo, cana e capim (qualquer capim) e o recomendado para usar com BRS Capiaçu está entre esses do último grupo. A maioria das casas de produtos agropecuários têm esses produtos.
Olá! Sou criador de lagomorfos e cavia porcellus estou usando o capiaçu nos animais estou tendo bons resultados.Queria saber sobre o máximo de proteína que conseguiria com a cultivar e qual o tamanho do corte minimo para ter o máximo de aproveitamento.
Bom dia, Renato! Para que outras pessoas possam aproveitar melhor sua pergunta, ela se refere a alimentação de lebres/coelhos (Ordem Lagomorpha) e porquinho-da-índia (Cavia porcellus). Como mostrado no gráfico da live, o teor proteico é maior quando o capim é mais novo. Assim, se quer oferece-lo com uma concentração maior desse nutriente use-o com 60, 50 dias (9-10% de PB). Acredito que a sua demanda diária de capim é baixa, já que esses animais consomem muito pouco. Assim, pode oferece-lo até mais cedo (40 dias) para maximizar a PB na forragem. Quanto ao tamanho da picagem, como não tenho experiência com esses tipos de animais não sei como te orientar. A primeira ideia que vem à cabeça é que o tamanho da picagem pode ser menor, entre 5 e 10 mm, mas, por outro lado, me preocupo se esse tamanho, assim como o uso de um capim muito novo, não irá comprometer a necessidade que esses animais têm de “roer”. Sugiro que, sobre o tamanho da picagem, consulte um especialista nesses animais. Pode, também, fazer um teste, fornecendo material mais picado a um grupo e material menos picado a outro e ver como reagem.
Renato, após responder sua pergunta me veio uma outra alternativa para o seu caso que fornece o BRS Capiaçu fresco e que tem uma demanda pequena de forragem. Uma opção melhor é usar o Kurumi. Ele tem o porte mais baixo que o Capiaçu, mas tem concentração bem mais alta de PB (18-20%) e maior digestibilidade, já que tem muito mais folhas que colmo.
Paulo Arruda - Jaru - RO. Live importante para o produtor de leite
Gostaria de saber sobre ORA-PRO-NOBRIS na alimentação do gado.
É possível, viável e existente o seu cultivo em abundância?
Gilberto, nunca vi trabalhos sobre esse tema ou mesmo ouvi falar de produtores usando. oropronobis. É uma planta muito nutritiva, mas sua produtividade é baixa e tem o incoveniente dos espinhos.
Uma das melhores apresentação de silagem , não repetitiva , especifica e objetiva
No processo de emurchecimento, ao medir a MS a cada 6 horas, assim que ela atingir de 18% a 20% ja pode ensilar? E esse valor, será o valor final?
Olá, Diego! A partir de 18-20% já pode ensilar, mas se o tempo está bom para fazer pre-secagem, aproveite para secar mais e ensilar com 24-26%.
Like aqui de Minas Gerais.
Muito bom, colega prep maré, como dizíamos antigamente.
Quando vai sair a live sobre ensilagem em sacos?
Parabéns pelo trabalho!
Boa noite...
Boa noite e o Fernando RS
Gostaria de saber se posso fazer silagem de kurumi e se sim qual altura ou idade seria melhor para fazer?
Olá, Fernando! O Kurumi tem uma arquitetura de planta bem diferente do Capiaçu. É bem mais baixo e tem muito mais folhas, daí sua indicação para pastejo. Além disso tem valor nutritivo superior ao Capiaçu, mas produtividade bem menor. Você pode, sim, ensilar o Kurumi obedecendo o mesmo ponto que é quando ele atingir o mínimo de 18-20% de MS. Digo o mínimo porque no caso do Kurumi o teor de MS pode ser um pouco mais alto sem comprometer tanto o valor nutritivo (21-22% de MS).
@@jacksonsilvaeoliveira4544
Obrigado pela informação e pra ensilar uma sobra de kurumi.
Abraço
@@jacksonsilvaeoliveira4544 Sempre quis saber isso. Obrigado pela resposta.
E sobre o capim Bros curumim em Rondônia vcs não tem ele
Brs curumim
@@leandrotelles1593 Bom dia, Leandro! Sugiro consultar tecnicos da extensão em sua região para localizar onde há mudas mais próximas de você.
Boa noite!
Primeiramente, gostaria de paràbenizâlos pela Live.
Tenho duvida, posso utilizar uma prensa hidraulica para “extrair a umidade” do capim (50 dias) picado para silagem e então ensacar? Qual a porcentagem de MS devo deixar o capim para ensacar?
Quanto devo utilizar de pressão/peso nessa compactação?
Agradeço desde já
Boa tarde, Natan! Somente hoje recebi sua pergunta no meu e-mail. Prensar o capim novo vai forçar a saída de muitos nutrientes (proteína, e minerais e carboidratos solúveis), podendo dinibuir o valor nutritivo que você procura ao ensila-lo mais novo. Além disso, será um trabalho bastante lento, com você prensando e ensilando 2, 10 t por dia. Se você pretende ensilar 5-10 t por dia, o melhor é colher essa quantidade, picar e deixar exposta ao sol, sobre uma lona preta ou piso cimentado (veja, antes, se não vai chover). Também pode ser à sombra, mas a perda de umidade irá demorar um pouco mais. Atenção: MUITO IMPORTANTE é revirar o capim picado a cada 2-3 horas para a secagem ser mais rápida e bem feita.
Amostre o capim picado no momento que foi espalhado, determine a MS dele usando forno micro-ondas e continue monitorando a MS a cada 3-4 horas. Quando a MS atingir 20-22, pode recolher e ensacar. Se a secagem estiver sendo rápida, aproveite para deixar o capim mais seco que isso (24, 25%... de MS).
Espero te-lo ajudado.
Tem jeito de tirar a legenda? Está atrapalhando a visualização dos slides
Prof, Boa noite. Parabéns pela palestra. Tem alguma adaptação dessas técnicas para o clima do sertão nordestino? Obrigado
Bom dia, Márcio! A prática do emurchecimento é mais fácil e rápido de ser feito em climas mais secos como o do sertão nordestino. Assim, corte o capim mais novo (e mais nutritivo) e deixe-o secando ao sol antes de fazer a picagem. É importante monitorar a perda de umidade para saber quando será a hora de picar e ensilar. Também há a possibilidade de colocar o capim para secar já picado. A perda de umidade será muito mais rápida, mas deve ser feito em pequenas quantidades (5-8 t de cada vez) e vai depender do espaço que você tem para espalhar o capim picado e como será o sistema de ensilagem, o qual deverá ser em silos pequenos (rapadura, cincho ou sacos). Para secar, estenda uma lona preta em uma área plana, coloque o capim e espalhe. Revolva o capim cada 3 horas para acelerar ainda mais a secagem. Monitore a MS% para saber o momento de recolher o capim e ensilar.
Bom dia . Gostaria de ter umas modas em Portugal.... oferta de visita guiada em alguns pontos turísticos. .. obrigado
Gostaria de saber se há mesmo limite de 20kg/dia/animal do capim CAPIAÇÚ?
A resposta simples é não, Gilberto! O consumo de alimento por um animal depende principalmente do peso do animal. Bezerras comem menos que novilhas e essas menos que vacas. Uma vaca adulta come, tranquilamente, 25-30 kg de silagem de BRS Capiaçu. Outro fator que regula o consumo é o teor de fibra no capim - quanto mais velho, mais fibroso e de digestão mais lenta, permanecendo por mais tempo dentro do rumen. E o animal só volta a comer quando o volumoso sai do rumen para o intestino, liberando espaço.
Boa noite. Se eu colocar 3% de fubá na silagem há necessidade de colocar inoculante?
A forragem de qualquer capim apresenta alta umidade e baixo teor de carboidratos solúveis. Essas duas características fazem com que a fermentação dentro do silo seja mais lenta. Quando se adiciona fubá, o maior efeito é na redução da umidade dentro do silo, o que já beneficia a fermentação, além de melhorar o valor nutritivo da silagem final. O fubá, porém, não substitui o inoculante e esse deve sempre ser adicionado para acelerar a fermentação. Há uma crença de que ao colocar fubá haverá um grande aumento de carboidrato solúvel e isso irá facilitar a fermentação. O aumento é muito pequeno, já que o amido, principal componente do fubá, é um carboidrato insolúvel.
quero comprar esse livro em forma impressa
Maria Edileuza, bom dia! O lançamento oficial será no dia 12/05, amanhã. Com certeza ficaremos sabendo como obtê-lo.
como fazemos pra ter acesso ao livro capiaçu x kurumi
Urupa-RO Aqui em nossa região está se propagando muito o capiaçu.
Onde encontro brs curumim em Rondônia
Olá Leandro, não sei te dizer. Sugiro consultar a Embrapa aí em RO ou um técnico do serviço de extensão rural de sua cidade.
Bom dia Dr. Jackson, assisti ontem a live do dia 14/04, parabéns muito bom e instrutivo, muitas dúvidas foram sanadas.
eu Já fiz alguns testes ensacando o capiaçu a 20% MS, e realmente acumula efluentes na sacaria..
na live o sr disse que pode cortar o capim mais cedo, quando o capim está com um melhor valor nutritivo, ai o sr disse também que
depois de cortado o capim não perde o valor nutricional, eu posso ensacar ele com 35% MS? acho que assim não acumularia efluentes na sacaria?
outra dúvida que tenho, sempre aprendi que animais monogástrico não é bom comer silagem, porém conheço pessoas que tratam de equinos com
silagem..
o Sr tem alguma informação se equinos podem comer silagem, seja ela de capiaçu ou milho ou sorgo?
muito obrigado pela atenção e obrigado por compartilhar do seu conhecimento, mais uma vez parabéns pela live!!
Bom dia, Rafael, e obrigado pela informação de que ao ensilar o BRS-Capiaçu com 20% de MS, você observou o acúmulo de efluente nos sacos.
Quando o capim é cortado há um pouco de perda nutricional uma vez que as células continuam respirando e consumindo os carboidratos solúveis da planta. Mas, essa perda é compensada pelo maior valor nutritivo do capim mais novo.
Não é necessário fazer o emurchecimento até atingir 35%. Acredito que se atingir 24-25% já elimina o problema da produção de efluente no saco (necessita confirmação). Além disso, emurchecer até 35% demandará muito tempo e quanto mais demora para ser ensilado mais açúcar é consumido pela respiração celular.
Se for fazer a ensilagem em pequenas quantidades de cada vez (até 10-12 t), secar o capim já picado pode ser interessante. A secagem é bem mais rápida, mas são necessário alguns cuidados. Uma área plana, uma lona preta sobre o solo, o capim esparramado sobre ela em camada fina (5-10 cm) e o revolvimento dessa camada a cada 2-3 h. Como sempre, é preciso estar de olho no tempo para não ter surpresas com chuvas. A rapidez da secagem vai depender da UR, radiação solar, vento, temperatura, etc. Não se esqueça de monitorar a MS% para saber se já atingiu o ponto que você quer (24-25%).
Sobre o uso da silagem de capim para cavalos devemos ter em mente que (1) equinos são mais “sensíveis” que ruminantes e (2) silagem é uma forragem fermentada. Siga sempre as seguintes orientações:
1. A silagem pode ser fornecida desde que seja de boa qualidade e fresca.
2. Comece com quantidades menores para o animal vá se adaptando. Após adaptação o consumo de um cavalo de 500 kg pode ser de 7-8 kg de silagem/dia.
3. A silagem não deve ser a única fonte de volumoso para o animal. O melhor é que o cavalo também tenha acesso a uma pastagem.
4. Evite fornecer a animais que permanecem muito tempo em baias. O acesso à pastagem permite o animal se movimentar mais e evitar problemas digestivos.
5. No caso da silagem de milho, ofereça apenas a animais adultos.
6. Sobras de silagem no cocho devem ser descartadas. Ficar exposta ao ar durante muito tempo permite oxidação de nutrientes e proliferação de fungos e mofos.
Conheci um produtor de silagem ensacada (BRS-Capiaçu) cujos clientes são apenas criadores de cavalo.
Alguém conhece capim elefante indiano? Rsrs
Olá, Johnny, não conheço!