SÂNSCRITO - O risco de comer carne (tradução direta Manu Smrti)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 31

  • @renatoaraujinho
    @renatoaraujinho 5 місяців тому

    Muito bom. Eu já tinha assistido a esse vídeo há anos atras sem comenta-lo, e por sorte ele voltou pra mim e agora posso fazê-lo. Parabéns pela tradução e explicação.

  • @ArmazemLps
    @ArmazemLps 2 роки тому

    Muito boom me inscrevi!

  • @fernandofernandes6133
    @fernandofernandes6133 9 років тому +3

    Benditos Textos Védicos que Iluminam nossa vida!! Hare Krishna!!

  • @ivonemariapessattidaga5912
    @ivonemariapessattidaga5912 4 роки тому

    Adorei a explicação 💗💗💗💗💗

  • @MarceloLait
    @MarceloLait 9 років тому +5

    Vontade louca de aprender sânscrito.

  • @cybersociedadebrasil101
    @cybersociedadebrasil101 3 роки тому

    good.

  • @Ka-sm4xs
    @Ka-sm4xs 5 років тому +1

    adorei o vídeo! estou estudando algumas línguas e me interessei por sânscrito! sou vegana há quatro anos, e esse vídeo me deu mais motivação para aprender a língua. Obrigada 😊♥️♥️♥️♥️♥️

  • @fredsnog
    @fredsnog 9 років тому +6

    Os sábios dizem. Muito bom!
    Essa compaixão requer tempo e sensibilidade. =)

  • @JOAOGUIMARAES700
    @JOAOGUIMARAES700 5 років тому +3

    Fabricio fale dobre a energia Kundalini e seu despertar.

  • @alinelisramospereira4369
    @alinelisramospereira4369 9 років тому +1

    namastê _/\_ mesmo quando paramos de comer carne na vida adulta, ainda estamos submetidos às consequências de termos comido carne quando crianças?

    • @ovedanta108
      @ovedanta108  9 років тому +4

      +aline lis ramos pereira Oi, Aline! Sim, mas conta muito a intenção ao fazer isso. E as crianças são bem ingênuas. De qualquer forma, não precisamos passar pelas reações. Se atingimos o conhecimento, ele queima todo o karman, como é falado nos textos védicos. Veja Bhagavad Gita 4.37

    • @alinelisramospereira4369
      @alinelisramospereira4369 9 років тому +3

      +Vedanta 108 obrigada! acabo de ler e compreender. outra questão : sabemos que é permitida a dieta lacto vegetariana, mas conhecendo a forma como os animais são explorados para obtermos os laticínios, ainda é permitido ou correto consumi-los?
      agradeço muito pela disponibilidade em sanar minha dúvidas. tenho lido sobre a dieta que agradam a Krishna e, tendo parado de consumir algo e cebola, percebi como estas orientações trazem benefícios!

    • @ovedanta108
      @ovedanta108  9 років тому +6

      +aline lis ramos pereira Oi, Aline! Se olharmos pelo ângulo no qual esses alimentos são produzidos, veremos que não é ético nos alimentar do que esses animais fornecem, infelizmente. Pois estaríamos colaborando para o sofrimento animal. :/

  • @wesleykitadani7732
    @wesleykitadani7732 9 років тому +10

    amigo, namastê! sou budista, acompanho e aprendo muito nesse canal, porém, tenho uma dúvida.. não é o vídeo apropriado, mas não há momento melhor para isso.. eu notei que no hinduísmo na índia não "considera" o sr. krishna como a personalidade suprema de Deus, ao invés disso, seria brahma, indra ou shiva os mais adorados.. porém no Bhagavad gita fica bem claro que o sr. krishna é a suprema personalidade e dele vem tudo, inclusive seus agentes executivos.. por que sr.krishna não é adoro de forma unânime na índia também? abraços!

    • @ovedanta108
      @ovedanta108  9 років тому +9

      wesley kitadani Olá, Wesley! É verdade. Existem diferentes escrituras hierarquizadas em diferentes formas por diferentes tradições. Desta forma, existem devotos de Rama, Shiva, Krishna, Durga, Ganesha, etc. Tudo depende da tradição na qual a pessoa está inserida e que textos e interpretações fundamentam essas tradições. As vezes, diferentes tradições usam os mesmos textos, mas criam uma ordem de importância que altera a conclusão. Por exemplo, Advaita Vedanta diz que upanisad é mais autoridade que o vedanta sutra que é mais autoridade que a Bhagavad Gita. Dvaita já diz que, ao invés da upanishad ser superior, superior são os puranas, pois é através deles que se entendem melhor as upanisads. Os devotos de Krishna tem uma tradição purânica, e consideram o Bhagavatam e a Bhagavad Gita como cânones maiores. :-)

    • @wesleykitadani7732
      @wesleykitadani7732 9 років тому +9

      +Vedanta 108 agora entendi mais claramente, então fica ao critério do crente escolher qual Deus seguir.. mas o hinduísmo é muito grande e rico, e por consequência disso a sua teologia não de uniforme, como acontece com qualquer crença... mas concordo com os amigos de krishna, acredito que só pelo Bhagavad gita já seja um manual completo de adoração e como ter uma vida plena com krishna. aqui no Brasil é muito difícil fazer alguém entender conceitos como karma, superação do ego, renúncia, servidão pura e sem interesse.. estamos numa cultura com princípios capitalistas e suas crenças muito bem enraizadas. mas admiro o seu esforço! tem apoio de muitos que buscam o fim do samsara, assim como eu. muito obrigado pela iluminação da dúvida, amigo!

    • @ovedanta108
      @ovedanta108  9 років тому +6

      wesley kitadani Pois é, Wesley. Krishna diz na Bhagavad Gita, que as pessoas tem diferentes naturezas e diferentes inclinações e se relacionam com os diferentes aspectos da Divindade conforme essas tendências. Realmente, poucas pessoas se interessam e muitas daquelas que se interessam não se submetem ao processo adequado de ensinamento e aprender com distorções e lacunas que comprometem o entendimento.
      Obrigado pelo apoio, amigo! :-)

  • @walmerinstoncorrea7194
    @walmerinstoncorrea7194 4 роки тому +1

    O ser humano não é essencialmente carnívoro ou herbivoro. Uma pessoa tem seus habitos alimentares de acordo com o seu habitat.

  • @vozcorrente
    @vozcorrente 9 років тому +4

    Sera que o fato de eu apreciar tanto um bom pedaço de bicho morto esta no fato que em outra vida eu fui devorado por outros animais ???

    • @ovedanta108
      @ovedanta108  9 років тому +7

      vozcorrente As questões do karman são bem complexas. Existem inúmeras variáveis que podem afetar o produto final. Mas uma coisa é certa: para cada intenção e ação, um resultado. Este universo é composto por causas e efeitos interligados. ;-)

    • @vozcorrente
      @vozcorrente 9 років тому +1

      Vedanta 108 Obrigado

    • @gleidsonjosedacosta9394
      @gleidsonjosedacosta9394 9 років тому +1

      +vozcorrente Gostei da questão. Gostaria de partilhar o que acho. Acho que a resposta é não. Nós somos aptos a agir de forma acármica, livre de carmas bons ou ruins. Se fosse pra ter nascido como elemento de uma consequência cármica, provavelmente não teria nascido com essa aptidão, pois seria uma peça dentro de um evento, do esquema cármico. Eu apostaria num animal carnívoro. Que, logicamente, continuaria experienciando o ciclo evolutivo e voltaria a ter uma chance de se livrar da existência material.

    • @vozcorrente
      @vozcorrente 9 років тому

      Gleidson José da Costa Algumas vezes penso que talvez seja falta de amor aos seres vivos, outras penso que é carma, mas a verdade é que muitas vezes sinto esta compulsão em me alimentar de carne e não me contenho porque acredito muito mais que devemos sublimar que simplesmente reprimir e enquanto vou vivendo vou me observando para tentar chegar em minhas próprias conclusões. Logicamente sempre consultando os mestres ao meu redor - Ainda não tenho uma opinião formada mas logicamente fica claro que se alimentar de morte não é uma coisa boa. Obrigado

    • @gleidsonjosedacosta9394
      @gleidsonjosedacosta9394 9 років тому

      Acho que entendo. Mas acima de tudo, respeito sua forma de pensar e buscar. Também sou meio "bicho solto", e gosto muito das partilhas que os encontros promovem. Vou pedir licença, então pra mais uma opinião. Eu não sou a favor da repressão. Mas acredito no valor do esforço. Passei a acreditar mais quando vi que a manutenção de muitos dos pontos que conferem a saúde a um ser vivo, por exemplo, é fruto de um esforço despercebido muitas vezes. Por exemplo, a boa postura. Ela contribui e muito pra saúde global, sistêmica. Só que pra ser mantida, especialmente no ser humano - que é ereto - é necessário um esforço constante, de manutenção: temos tantas articulações e um peso constante, da cabeça, sendo puxado pra baixo por causa da gravidade. É como tentar equilibrar uma bola de ferro sobre uma corrente esticada. Só que numa dose que não tende, em condições normais, a ser exaustiva mas que, no fim, até proporciona mais energia. É uma representação do que se busca no avanço na prática de yoga, esforço constante em doses toleráveis. Ou seja, tanto a natureza quanto as elaborações humanas apostam no valor do esforço. Esforço saudável, que proporcione melhoras e não comprometimentos, pelo que parece. Gosto desse esforço. E se um dia eu decidir parar de comer carne, provavelmente vou usar essa ideia aí pra me embasar.

  • @walmerinstoncorrea7194
    @walmerinstoncorrea7194 4 роки тому +1

    Com todo respeito às opiniões e credos, mas, o Homo do Holoceno não é tipicamente herbívoro, ou essencialmente carnivoro !!!
    Vamos aos extremos: os esquimós ( Ártico ), os massai ( África central ), os polinésios ( Pacifico ) os bosquímanes ( África sudoeste ) Atualmente até concordo que carne à base de anabolizantess não é bom negócio; também vegetais com agrotoxico é um dilema !