No Brasil os fast-foods têm uma coisa aspiracional também. Na maioria dos países fast-food é comida de pobre. No Brasil tem status. É um país onde se acha que comer sanduíche de McDonald's, Burger King, etc é um máximo pois os preços dos lanches são mais caros aqui do que em outros lugares. A cultura de consumo pressiona crianças e adolescentes a se apegarem a marcas e símbolos de status...isso tbm vale para comida. Como vale para roupa, calçado, celular, brinquedo, viagens e restaurantes (para os adultos)...sejamos sinceros: o marketing dita o estilo de vida das pessoas hoje em dia. Isso impacta a alimentação como impacta todos os outros setores da vida das pessoas. Não, eu não acho que o mundo antes da sociedade de consumo era melhor...não idealizo o passado. Só estou reconhecendo um fato.
Concordo, concordo, mas olha o tamanho do absurdo: a Anvisa querer proibir os brinquedos do MCDONALD'S por que os pais não querem fazer seu papel de ensinar um "Não" aos seus filhos. Além da glamourização da gordura. Hoje em dia você não pode ensinar seu filho que ser obeso não é saudável.
@@asaventurasderobson Também acho errado a Anvisa fazer isso. Nada substitui pai e mãe. Não é o estado ou quem quer que seja que vai educar seus filhos. É você! Mas tbm temos que reconhecer que os pais de hoje tem filhos mais expostos ao marketing e a questão do consumo, inclusive ligadas à alimentação, que os pais de gerações passadas. É apenas esse o ponto...
@@tattianasalles3019 Acho que o marketing não aumentou ou diminuiu, apenas se modernizou. Mas realmente, o marketing está mais direcionado diretamente às crianças que aos pais. Provavelmente os marketeiros perceberam que os pais estão cada vez com mais dificuldade de dizer não e agirem como país de verdade.
Deixa de ser burro cara, qdo um gordo fala de obesidade é no sentido de preconceito e discriminação e não de que é melhor ser gordo do que magro do ponto de vista da saúde. Vc não consegue entender isso?
6:57 A genética tem um impacto, mas esses números também envolvem os hábitos alimentares dos pais. Se estes não sabem se alimentar bem, as chances de que vão alimentar uma criança corretamente é menor.
Exatamente! Basta passar pela praça de alimentação de um shopping que você consegue ver pelo menos uma criança com os pais e ambas comendo fast food. Eu fico horrorizada! Tanto restaurante com comida de verdade e os pais levam seus filhos pra comer porcarias.
@@brunaaraujo2829 Não vejo problema em ver uma criança comendo fast food. Desde que seja algo esporádico, bem esporádico mesmo, tá tranquilo. Agora o que me corta mesmo é ver criança sendo pai de si mesmo, quando os pais não aprendem a dizer não. Meus filhos sabem que se disser que eles podem comer um lanche hoje eles podem comer e se disser que eles vão comer buchada, gostando ou não, eles vão comer.
A reporter só pode ser a melhor geneticista do mundo. Descobriu um link entre a obesidade familiar como doença hereditária, mesmo não havendo nenhuma indicação de que a genética tenha mais ou menos peso que os hábitos alimentares.
Um assunto importantíssimo. Em vez de se preocupar com festa infantil e itens de consumo, os pais deveriam focar mais na saúde dos seus filhos… mesmo que dê trabalho 🤷🏻♀️
Em 2019 eu tinha 18 anos e com 70 Kgs , em 2020 eu estava já com 74 Kgs , pandemia e isolamento , em 2021 já estava quase com 76 Kgs , hoje já é 2022 e 75 Kgs , padrão e IMC normal , pandemia , alimentação com alto colesterol e muito processados são razões
E o acesso à alimentação saudável? E o tempo dos pais para dedicar as crianças? Acho que também era preciso se pensar nessas questões. Acesso e tempo de preparação a uma alimentação correta.
Tá osso! 1 kg de cenoura chega a 12 reais em alguns lugares. Tomate passa dos dez. Comer bem está.caeq vez mais caro. O governo deveria subsidiar a compra desses produtos e investir na educação, tendo em vista a saúde da população. É uma questão de inteligência: pessoas mais saudáveis, menos gasto com a saúde.
Não tem dinheiro sobrando pro governo subsidiar isso 😔. Já estão gastando mto com vacina superfaturada, isenção de importação de jetski e taxa de juro a quase 12%.
Uma coisa extremamente bizarra que ocorre é justamente isso,a comida saudável não processada é mais cara do que os processados cheios de conservantes, gorduras trans, sódio E eu não sei direito porque isso acontece,mas é uma realidade mundial
Difícil é o pobre ter acesso a alimentos saudáveis, trabalhando o dia todo, sem tempo pra cozinhar, sem dinheiro pra comprar alimentos mais seguros, morando em lugar sem espaço pra criança se mexer, frutas e verduras... Cheias de agrotóxicos, caramba onde a humanidade vai parar assim...
Desculpas e mais desculpas; se alimentar de forma saudável deve estar acima de tudo, pois se você não tem tempo de cuidar da saúde, obrigatoriamente terá que ter tempo de cuidar da doença!!! Pare de inventar desculpas!
Blablablá. É só cortar: açúcar, leite, sucos de todo tipo, farinhas de todo tipo, frituras. Preferir: verduras, legumes, carnes, ovos, frutas, água pura. O organismo auto regula seu apetite quando exposto somente ao alimento natural ao qual é adaptado.
Eu tenho inveja do povo do Japão 🇯🇵 , com exceção dos lutadores de Sumô , a grande população do Japão tem obesidade baixa e as comidas são muito mais saudáveis e deliciosas , quem já foi no Japão ou moram no Japão sabem disso , a alimentação é saudável e mais fácil de obter
O problema é que tá muito mais difícil para as famílias pobres comprarem alimentos naturais. Uma vida saudável é cada vez mais algo exclusivo para a elite
As classes médias e altas dos países(as que têm mais poder aquisitivo)estão mais preocupadas com obesidade, sobre peso, em fazer atividades físicas com o condicionamento físico e consequentemente estão tendo menos obesos Em compensação,as classes mais pobres(as que têm menos condições financeiras obviamente) estão pagando caro e tendo mais obesos,o que não necessariamente é um sinal de saúde, eles estão deixando de passar fome o que já é muito positivo,para ficarem obesas e mal nutridas O fácil acesso a alimentos ultraprocessados e os alimentos saudáveis mais caros está diretamente ligado a isso
Só uma correção: ‘alimento’ ultraprocessado não é mais alimento. Pode ser chamado de qualquer outra coisa - ‘lixo empacotado’ ou ‘lixo diversionista’ são nomenclaturas mais adequadas, na minha opinião -, menos de alimento. Penso que chamar as coisas pelos seus verdadeiros ‘nomes’ induz a uma tomada de consciência mais eficaz.
E um erro muito comum. Achar quê por está obeso. A pessoa está nutrida. Fui obesa, e tudo é questão de educação em casa. É mais fácil para os pais, abrirem o armário e tá lá. Do quê, preparar uma refeição bacana. Abrir um pacote de biscoito primeiro dizendo ser fácil, mas descascar uma banana é muito mais fácil e melhor. Enfim
Graças a Deus eu cresci na área rural, mesmo que tenha sido uma época de tecnologia, ainda sim não importava com essas besteira, só queria brincar no mato e na terra com meus primos, sdd da infância saudável...
Paulo Guedes já tem a solução pra esse problema: É só deixar o povo mais pobre e com insegurança alimentar. Assim eles passam a comer menos e emagrecem mais kkkkkkkkkkk (contém ironia).
Rapaz, quando eu era criança a gente comia mal, carne era raro, geralmente de caça e só tinha mesmo abundância do que tivesse plantado e colhido. Eu digo mais, alimentação saudável é importante mesmo, mas o mais importante ainda pra combater obesidade é aprender a gastar energia. O pessoal come 10k de calorias, gasta 1k e não quer ser obeso? Ninguém precisa morrer de fome pra emagrecer não, só gastar umas calorias. E pra isso não paga nada se quiser.
Não tem nada a ver a obesidade infantil com pobreza! O contrário do que muuta gente acha o problema é que se faz muitas vontades às crianças e acham bonitinho serem gordinhos mas depois disso o arrependimento chega.
Infelizmente, as crianças estão cada vez mais encarceradas nas casas e se divertem sentadas, nos aparelhos eletrônicos. Sem falar no esforço de muitos adultos em agradar as crianças, oferecendo a elas todo tipo de comida inadequada, especialmente as guloseimas horrivelmente doces. Uma LÁSTIMA!! Tenho dó das crianças, pois ainda não têm capacidade de entender que estão ingerindo lixos.
A cultura humana em seu desenvolvimento. Atrelou nossa evolução a sua extinção. No ritmo em que caminhamos é uma questão de tempo para ver quem se concretiza primeiro.
Já tem 3 anos que eu só como assistindo BBC. Minha vida agora depende deles. Se postarem muitos vídeos, vou ficar obeso. Se postarem poucos, morro de fome.
Essa é bem visível de ver: comida ruim e pouca atividade física, já que a maioria só quer saber de games e redes sociais. Curioso é que lembro bem dos resultados do Censo 2000, que apontava o Brasil com um país de pessoas magras...
Se para compensar o consumo dos industrializados,os humanos passassem a reforçar 10 vezes mais as atividades físicas, talvez daria pra reverter a situação,mas a má alimentação somado com o sedentarismo resulta em obesidade
Deviam fazer distinção de vários tipos de gordura ... O guia não não devia ser só para as crianças mas para toda a família... Alguns dados são bem questionáveis....
Esqueceram de falar da romantização da obesidade feita por influenciadores digitais. Não acho que Zuar alguém que seja gordo e a solução, mas também fingir que um problema não existe e agravar em futuro prazo. Obesidade e doença e tem que ser tratada e não aceitada. Com os problemas de saúde informados na reportagem e razão o suficiente para tentar mudar.
De um lado, abundância de alimentos ultraprocessados. Do outro, abundância de alimentos com agrotóxicos, inclusive vários proibidos nos países governados por gente. O jeito vai ser plantar a própria comida.
Acho errado ficar pressionando o psicológico das recens mães para amamentar... até pq tem inúmeras que tem vários problemas para amamentar. Já vi amigas no resguardo quase morrendo de chorar pq não dava leite, o bb não pegava o bico dos seios e etc....
Sei muito bem da realidade de uma boa parte da população. As mães dão fórmula porque é muito mais fácil para elas, ou porque querem ingerir álcool e não se preocupar com isso. Lógico que tem mulheres que desejaram e não conseguiram amamentar, infelizmente. Mas observe: a repórter disse que é mais de 50%. Vc realmente acredita que mais de 50% das mães morrem de chorar porque não dão leite?? Como que antigamente não era assim? Poucas não conseguiam
Os médicos não ajudam as mães amamentarem. Quando o bebê nasce não deixam no colo da mãe; querem fazer um monte de procedimentos...dão mamadeira. Mamadeira, chupeta, bico artificial atrapalha a amamentação
Minha neta tem 12 anos e está com uma média de 80 kg e não sei o que fazer pois a amo muito e me preocupo com ela no sentido de daqui uns 3 anos isso venha a fazer ela sofrer! Eu acho ela um pouco triste e retraída por causa disso, mas a mãe é a avó não entendem wue devem ajudar ela.
Nem eu com 33 anos nao tenho esse peso, tenho em media 55/60kg. Precisa urgente levar ela no pediatra e nutricionista. A obesidade ja esta fazendo ela sofrer faz tempo, tem que tirar bolacha, e mto alimento processado, embutido e etc
Tem mães que acam ruim quando se faz qualquer tipo de comentário sobre a criança estar obesa porém mais tarde vai se arrepender pois vai ter adolescente com trauma de gordice e se achar feio diferente das outras .
Essa historia de "as crianças não tem espaço seguro para brincar" é uma baita hipocrisia, desculpa de mãe fresca e preguiçosa q sabe q da menos trabalho deixar o filho enfiado no celular, q não suja roupa, não se machuca, não tem q se preocupar com nada... Quase todo adulto de hoje, brincou foi na rua ou na roça em brincadeiras nem um pouco seguras, e ta todo mundo aqui vivíssimo( com algumas cicatrizes talvez). Transito? Besteira, sempre tem uma rua tranquila por perto, fora q nem a criança nem o motorista são cegos. Crime e violência? Sempre existiu, e isso nem afeta as crianças para falar a verdade, criança não tem ( ou ao menos não deveria ter) nada de valor pra chamar atenção de ladrão, tão pouco faz divida em biqueira.
@A. Gomes Para quem mora em cidade grande é difícil. As ruas que tinham criança no passado não tem mais hoje. A violência hoje está pior do que há 30 anos. E as pracinhas estão cheias de mendigo.
@@avatarvirtual7126verdade o único jeito é morar no interior numa xacara ou sítio e fazenda assim a criança tem espaço pra brincar sem o uso de celular
Boa reportagem mas com 3 “furos” : 1. Não foi levantado que o leite materno além de infinitamente melhor é GRATUITO! 2. Não é a genética determinante da obesidade e sim a EPIGENÉTICA , ou seja , quais genes são ligados pelo estilo de vida . Se não fosse assim , como explicar esse aumento na obesidade infantil em tão pouco tempo ? 3. A reportagem esqueceu de mencionar o impacto dos ultraprocessados nos DENTES !!! Quem sabe esse pontos possam ser esclarecidos numa próxima reportagem mais em linha com o que há de mais moderno na medicina .
Dizer que é obeso pela genética é balela. A pessoa é obesa pelos seus hábitos, independente até dela ter hipotireoidismo. Se ela não tem dinheiro pra fazer exames, ir ao nutricionista ou fazer uma refeição saudável e gostosa(faz total diferença!!) é diferente, ter empatia é fundamental pra ela saber se ela se esforçar, mesmo com suas limitações, pode ser saudável.
Tá faltando afirmar o seguinte : o povão não come alimentos saudáveis pq a indústria de alimentos saudáveis cobra uma fortuna por cada produto kkkk. Me poupe BBC. Kkkk.
1:35 alimentos ultraprocessados
4:26 as mudanças nos padrões de amamentação
5:17 falta de atividade física
6:04 influência da família
Selvagens a procura da lei ❤️
No Brasil os fast-foods têm uma coisa aspiracional também. Na maioria dos países fast-food é comida de pobre. No Brasil tem status. É um país onde se acha que comer sanduíche de McDonald's, Burger King, etc é um máximo pois os preços dos lanches são mais caros aqui do que em outros lugares.
A cultura de consumo pressiona crianças e adolescentes a se apegarem a marcas e símbolos de status...isso tbm vale para comida. Como vale para roupa, calçado, celular, brinquedo, viagens e restaurantes (para os adultos)...sejamos sinceros: o marketing dita o estilo de vida das pessoas hoje em dia. Isso impacta a alimentação como impacta todos os outros setores da vida das pessoas. Não, eu não acho que o mundo antes da sociedade de consumo era melhor...não idealizo o passado. Só estou reconhecendo um fato.
Concordo, concordo, mas olha o tamanho do absurdo: a Anvisa querer proibir os brinquedos do MCDONALD'S por que os pais não querem fazer seu papel de ensinar um "Não" aos seus filhos.
Além da glamourização da gordura. Hoje em dia você não pode ensinar seu filho que ser obeso não é saudável.
@@asaventurasderobson
Também acho errado a Anvisa fazer isso. Nada substitui pai e mãe.
Não é o estado ou quem quer que seja que vai educar seus filhos. É você!
Mas tbm temos que reconhecer que os pais de hoje tem filhos mais expostos ao marketing e a questão do consumo, inclusive ligadas à alimentação, que os pais de gerações passadas. É apenas esse o ponto...
@@tattianasalles3019 Acho que o marketing não aumentou ou diminuiu, apenas se modernizou. Mas realmente, o marketing está mais direcionado diretamente às crianças que aos pais. Provavelmente os marketeiros perceberam que os pais estão cada vez com mais dificuldade de dizer não e agirem como país de verdade.
Não adianta tentar por culpa em alguém que não seja os pais da criança, é culpa deles que não sabem dizer um não
E tem gente doida defendendo obesidade como se fosse saudável.
Calma lá, tem gordas saudaveis, tem pessoas gordas que não são. Importante, não estou falando das crianças.
Deixa de ser burro cara, qdo um gordo fala de obesidade é no sentido de preconceito e discriminação e não de que é melhor ser gordo do que magro do ponto de vista da saúde. Vc não consegue entender isso?
@@Duda-hm1gr estar acima do peso sempre será um risco pra saúde. Qualquer médico vai afirmar isso.
@@Duda-hm1gr não existe sobrepeso saudável , parem de romantizar o sobrepeso
@@Duda-hm1gr Não
6:57 A genética tem um impacto, mas esses números também envolvem os hábitos alimentares dos pais. Se estes não sabem se alimentar bem, as chances de que vão alimentar uma criança corretamente é menor.
É mais fácil culpar a genética.
Exatamente! Basta passar pela praça de alimentação de um shopping que você consegue ver pelo menos uma criança com os pais e ambas comendo fast food. Eu fico horrorizada! Tanto restaurante com comida de verdade e os pais levam seus filhos pra comer porcarias.
@@brunaaraujo2829 da raiva ver crianças com Mc' Lanche Feliz na mão...
@@brunaaraujo2829 Não vejo problema em ver uma criança comendo fast food. Desde que seja algo esporádico, bem esporádico mesmo, tá tranquilo. Agora o que me corta mesmo é ver criança sendo pai de si mesmo, quando os pais não aprendem a dizer não. Meus filhos sabem que se disser que eles podem comer um lanche hoje eles podem comer e se disser que eles vão comer buchada, gostando ou não, eles vão comer.
A reporter só pode ser a melhor geneticista do mundo. Descobriu um link entre a obesidade familiar como doença hereditária, mesmo não havendo nenhuma indicação de que a genética tenha mais ou menos peso que os hábitos alimentares.
Um assunto importantíssimo. Em vez de se preocupar com festa infantil e itens de consumo, os pais deveriam focar mais na saúde dos seus filhos… mesmo que dê trabalho 🤷🏻♀️
Em 2019 eu tinha 18 anos e com 70 Kgs , em 2020 eu estava já com 74 Kgs , pandemia e isolamento , em 2021 já estava quase com 76 Kgs , hoje já é 2022 e 75 Kgs , padrão e IMC normal , pandemia , alimentação com alto colesterol e muito processados são razões
Alguém forçou comida goela abaixo em vc? Único culpado é vc.
E o acesso à alimentação saudável? E o tempo dos pais para dedicar as crianças? Acho que também era preciso se pensar nessas questões. Acesso e tempo de preparação a uma alimentação correta.
Tá osso! 1 kg de cenoura chega a 12 reais em alguns lugares. Tomate passa dos dez. Comer bem está.caeq vez mais caro. O governo deveria subsidiar a compra desses produtos e investir na educação, tendo em vista a saúde da população. É uma questão de inteligência: pessoas mais saudáveis, menos gasto com a saúde.
Não tem dinheiro sobrando pro governo subsidiar isso 😔. Já estão gastando mto com vacina superfaturada, isenção de importação de jetski e taxa de juro a quase 12%.
@@kitsune1977 por isso eu disse que era necessário investir em educação alimentar.
Na minha cidade a Cenoura ta 15reais/kg
Um lanche custa 15, aí você decide o que acha melhor
Uma coisa extremamente bizarra que ocorre é justamente isso,a comida saudável não processada é mais cara do que os processados cheios de conservantes, gorduras trans, sódio
E eu não sei direito porque isso acontece,mas é uma realidade mundial
Difícil é o pobre ter acesso a alimentos saudáveis, trabalhando o dia todo, sem tempo pra cozinhar, sem dinheiro pra comprar alimentos mais seguros, morando em lugar sem espaço pra criança se mexer, frutas e verduras... Cheias de agrotóxicos, caramba onde a humanidade vai parar assim...
Desculpas e mais desculpas; se alimentar de forma saudável deve estar acima de tudo, pois se você não tem tempo de cuidar da saúde, obrigatoriamente terá que ter tempo de cuidar da doença!!! Pare de inventar desculpas!
Blablablá. É só cortar: açúcar, leite, sucos de todo tipo, farinhas de todo tipo, frituras. Preferir: verduras, legumes, carnes, ovos, frutas, água pura.
O organismo auto regula seu apetite quando exposto somente ao alimento natural ao qual é adaptado.
Parabéns, pode fechar todas as faculdades de nutrição do Brasil. Ô mania que querer pagar de especialista sem nunca ter estudado nada sobre o assunto.
Qual o problema do leite, do suco e da farinha ?
Basicamente o problema é, as pessoas tem filhos, mas não se importam de saber o mais importante "Como cuida? Como educa? O que come?".
@@Luc-rw3is então se um adulto adoecer ou perder o emprego isso obriga ele a criar e manter um filho na obesidade, é isso?!
Eu tenho inveja do povo do Japão 🇯🇵 , com exceção dos lutadores de Sumô , a grande população do Japão tem obesidade baixa e as comidas são muito mais saudáveis e deliciosas , quem já foi no Japão ou moram no Japão sabem disso , a alimentação é saudável e mais fácil de obter
La se tem uma verdadeira educação desde quando são crianças
Na praça de alimentação do shopping,eu adoro comer de vez em quando comida japonesa com arroz,salada e um copo de suco de laranja kkk
Bom trabalho, ótima reportagem.
A alimentação das crianças é algo que tem que ser cuidada com muito carinho.
Pais sedentários e inaptos a cuidarem de uma criança. Que culpam a sociedade por todos os problemas que as crianças adquirem.
Resposta dada.
grata pelo conteúdo
O problema está no facilitador.
Porque nenhuma matéria fala sobre a importância dos nutricionistas acompanhando e apoiando nas melhoras dos hábitos alimentares infantis?
Como me entristece ver isso, tem um documentário "Muito além do peso" que eh chocante, crianças com doença de idosos 😢
Sim, é horrível, cabe aos pais e as crianças se concientizarem sobre isso.
o pior é ver uma obesa falando de obesos 🤦🏻♂️
Tema muito importante para nós vocês estão de parabéns ❤
O problema é que tá muito mais difícil para as famílias pobres comprarem alimentos naturais. Uma vida saudável é cada vez mais algo exclusivo para a elite
Você está totalmente errada
Lanches tb estão caros demais... as vezes é a pessoa que escolhe mesmo coisas ruins.
As classes médias e altas dos países(as que têm mais poder aquisitivo)estão mais preocupadas com obesidade, sobre peso, em fazer atividades físicas com o condicionamento físico e consequentemente estão tendo menos obesos
Em compensação,as classes mais pobres(as que têm menos condições financeiras obviamente) estão pagando caro e tendo mais obesos,o que não necessariamente é um sinal de saúde, eles estão deixando de passar fome o que já é muito positivo,para ficarem obesas e mal nutridas
O fácil acesso a alimentos ultraprocessados e os alimentos saudáveis mais caros está diretamente ligado a isso
Só uma correção: ‘alimento’ ultraprocessado não é mais alimento. Pode ser chamado de qualquer outra coisa - ‘lixo empacotado’ ou ‘lixo diversionista’ são nomenclaturas mais adequadas, na minha opinião -, menos de alimento.
Penso que chamar as coisas pelos seus verdadeiros ‘nomes’ induz a uma tomada de consciência mais eficaz.
Só é considerado "lixo empacotado" para ricos, porque para pobres são os alimento do dia a dia.
Voce está muito errado
Primeiro que nao existe comida lixo, apenas comidas menos e mais nutritivas
@@lulacolossal1006 Utilizei uma metáfora. 😉🤝
E um erro muito comum. Achar quê por está obeso. A pessoa está nutrida. Fui obesa, e tudo é questão de educação em casa. É mais fácil para os pais, abrirem o armário e tá lá. Do quê, preparar uma refeição bacana. Abrir um pacote de biscoito primeiro dizendo ser fácil, mas descascar uma banana é muito mais fácil e melhor. Enfim
Graças a Deus eu cresci na área rural, mesmo que tenha sido uma época de tecnologia, ainda sim não importava com essas besteira, só queria brincar no mato e na terra com meus primos, sdd da infância saudável...
Paulo Guedes já tem a solução pra esse problema: É só deixar o povo mais pobre e com insegurança alimentar. Assim eles passam a comer menos e emagrecem mais kkkkkkkkkkk (contém ironia).
😂😂😂😂😂
Tomara que ele não leia esse comentário... Tudo que é ruim para o povo, ele põe em prática...
Rapaz, quando eu era criança a gente comia mal, carne era raro, geralmente de caça e só tinha mesmo abundância do que tivesse plantado e colhido. Eu digo mais, alimentação saudável é importante mesmo, mas o mais importante ainda pra combater obesidade é aprender a gastar energia. O pessoal come 10k de calorias, gasta 1k e não quer ser obeso?
Ninguém precisa morrer de fome pra emagrecer não, só gastar umas calorias. E pra isso não paga nada se quiser.
Não tem nada a ver a obesidade infantil com pobreza! O contrário do que muuta gente acha o problema é que se faz muitas vontades às crianças e acham bonitinho serem gordinhos mas depois disso o arrependimento chega.
É só colocar todos os obesos na África para passarem fome e emagrecer(ironia)
Na minha casa não tem escolha come o que se têm e quando têm damos graças a Deus
Infelizmente, as crianças estão cada vez mais encarceradas nas casas e se divertem sentadas, nos aparelhos eletrônicos. Sem falar no esforço de muitos adultos em agradar as crianças, oferecendo a elas todo tipo de comida inadequada, especialmente as guloseimas horrivelmente doces. Uma LÁSTIMA!!
Tenho dó das crianças, pois ainda não têm capacidade de entender que estão ingerindo lixos.
Parabéns Julia você é muito bonita
A cultura humana em seu desenvolvimento.
Atrelou nossa evolução a sua extinção.
No ritmo em que caminhamos é uma questão de tempo para ver quem se concretiza primeiro.
amei ,vou usar para minha redação
Já tem 3 anos que eu só como assistindo BBC. Minha vida agora depende deles.
Se postarem muitos vídeos, vou ficar obeso. Se postarem poucos, morro de fome.
Reportagem incrível.
Aqui na escola as crianças todos os dias comem na cantina , e é besteira atrás de besteira
Essa é bem visível de ver: comida ruim e pouca atividade física, já que a maioria só quer saber de games e redes sociais. Curioso é que lembro bem dos resultados do Censo 2000, que apontava o Brasil com um país de pessoas magras...
Se para compensar o consumo dos industrializados,os humanos passassem a reforçar 10 vezes mais as atividades físicas, talvez daria pra reverter a situação,mas a má alimentação somado com o sedentarismo resulta em obesidade
As 5 causas do aumento de obesidade segundo médicos especialistas:
- Pizza
- Hamburger
- Lasanha
- Chocolate
- Refrigerante
Basicamente carboidratos e gorduras juntos
Uso dos smartphones, internet e jogos também incentiva o sedentarismo. Na educação fisica, criancas e adolescentes não se exercitam só usam o celular.
Depressão e Bullying também contribui para a obesidade, BBC?
Pode ser, a pessoa desconta a frustração na comida
Conteúdo incrível, parabéns a jornalista!
Jornalista obesa
Na minha opinião únicos culpados pela obesidade da criança é o pai e a mãe,Sem maís comentários !!!!
1 único motivo: Gluten ou farinha de trigo.
Entende do assunto
Infelizmente isso está acontecendo em vários países não é só no Brasil
Deviam fazer distinção de vários tipos de gordura ...
O guia não não devia ser só para as crianças mas para toda a família...
Alguns dados são bem questionáveis....
reportagem ótima!
Vamos mudar de hábitos⁉️ Já é mais que tempo de despertar para a CONSCIÊNCIA❗❗❗
Esqueceram de falar da romantização da obesidade feita por influenciadores digitais. Não acho que Zuar alguém que seja gordo e a solução, mas também fingir que um problema não existe e agravar em futuro prazo. Obesidade e doença e tem que ser tratada e não aceitada. Com os problemas de saúde informados na reportagem e razão o suficiente para tentar mudar.
Thais Carla
A indústria alimentícia tem uma parcela de culpa também
De um lado, abundância de alimentos ultraprocessados. Do outro, abundância de alimentos com agrotóxicos, inclusive vários proibidos nos países governados por gente. O jeito vai ser plantar a própria comida.
infelizmente para produzir-se comida em massa o uso de agrotóxicos é ESSÊNCIAL, pelo menos é muito melhor do que alimentos processados.
Alguém é da escola e viu esse vídeo em 2023?
Eu
Se a criança come é porque algum adulto dá
Acho errado ficar pressionando o psicológico das recens mães para amamentar... até pq tem inúmeras que tem vários problemas para amamentar. Já vi amigas no resguardo quase morrendo de chorar pq não dava leite, o bb não pegava o bico dos seios e etc....
Concordo , faço minha suas palavras.
Sei muito bem da realidade de uma boa parte da população. As mães dão fórmula porque é muito mais fácil para elas, ou porque querem ingerir álcool e não se preocupar com isso. Lógico que tem mulheres que desejaram e não conseguiram amamentar, infelizmente. Mas observe: a repórter disse que é mais de 50%. Vc realmente acredita que mais de 50% das mães morrem de chorar porque não dão leite?? Como que antigamente não era assim? Poucas não conseguiam
Os médicos não ajudam as mães amamentarem. Quando o bebê nasce não deixam no colo da mãe; querem fazer um monte de procedimentos...dão mamadeira. Mamadeira, chupeta, bico artificial atrapalha a amamentação
Pais obesos , filhos Ainda mais obesos .
Indústria alimentícia =Indústria farmacêutica.
Resumo: Alimentos processados são mais baratos, acessíveis e saborosos. Sem blá blá blá
Minha neta tem 12 anos e está com uma média de 80 kg e não sei o que fazer pois a amo muito e me preocupo com ela no sentido de daqui uns 3 anos isso venha a fazer ela sofrer! Eu acho ela um pouco triste e retraída por causa disso, mas a mãe é a avó não entendem wue devem ajudar ela.
Nem eu com 33 anos nao tenho esse peso, tenho em media 55/60kg. Precisa urgente levar ela no pediatra e nutricionista. A obesidade ja esta fazendo ela sofrer faz tempo, tem que tirar bolacha, e mto alimento processado, embutido e etc
Esse comentário foi publicado a 2 anos,espero que no momento que estou publicando meu comentário(29/04/24) a situação tenha melhorado
Tem mães que acam ruim quando se faz qualquer tipo de comentário sobre a criança estar obesa porém mais tarde vai se arrepender pois vai ter adolescente com trauma de gordice e se achar feio diferente das outras .
1/10 crianças de até 5 anos obesas. Agora podia fazerum vídeo sobre as crianças na mesma faixa etária em situação de desnutrição.
Não são 7 causas.. é uma única causa: PREGUIÇA
Essa historia de "as crianças não tem espaço seguro para brincar" é uma baita hipocrisia, desculpa de mãe fresca e preguiçosa q sabe q da menos trabalho deixar o filho enfiado no celular, q não suja roupa, não se machuca, não tem q se preocupar com nada...
Quase todo adulto de hoje, brincou foi na rua ou na roça em brincadeiras nem um pouco seguras, e ta todo mundo aqui vivíssimo( com algumas cicatrizes talvez). Transito? Besteira, sempre tem uma rua tranquila por perto, fora q nem a criança nem o motorista são cegos. Crime e violência? Sempre existiu, e isso nem afeta as crianças para falar a verdade, criança não tem ( ou ao menos não deveria ter) nada de valor pra chamar atenção de ladrão, tão pouco faz divida em biqueira.
@A. Gomes Para quem mora em cidade grande é difícil. As ruas que tinham criança no passado não tem mais hoje. A violência hoje está pior do que há 30 anos. E as pracinhas estão cheias de mendigo.
@@avatarvirtual7126verdade o único jeito é morar no interior numa xacara ou sítio e fazenda assim a criança tem espaço pra brincar sem o uso de celular
Tem um pessoal falando que a obesidade não é doença, e não tem problema nenhum.
Uai, mais o brasileiro num tá é passano fome?
Criança é que nem pum. Vc só aguenta o seu.
obesity is serious
Eu vou responder essa.... Miojo
Nutricionista não foi citado na reportagem.
11 em 10 crianças americanas estão com excesso de peso. E estamos indo pelo mesmo caminho....
Boa reportagem mas com 3 “furos” :
1. Não foi levantado que o leite materno além de infinitamente melhor é GRATUITO!
2. Não é a genética determinante da obesidade e sim a EPIGENÉTICA , ou seja , quais genes são ligados pelo estilo de vida . Se não fosse assim , como explicar esse aumento na obesidade infantil em tão pouco tempo ?
3. A reportagem esqueceu de mencionar o impacto dos ultraprocessados nos DENTES !!!
Quem sabe esse pontos possam ser esclarecidos numa próxima reportagem mais em linha com o que há de mais moderno na medicina .
Dizer que é obeso pela genética é balela. A pessoa é obesa pelos seus hábitos, independente até dela ter hipotireoidismo. Se ela não tem dinheiro pra fazer exames, ir ao nutricionista ou fazer uma refeição saudável e gostosa(faz total diferença!!) é diferente, ter empatia é fundamental pra ela saber se ela se esforçar, mesmo com suas limitações, pode ser saudável.
Avós
Tá faltando afirmar o seguinte : o povão não come alimentos saudáveis pq a indústria de alimentos saudáveis cobra uma fortuna por cada produto kkkk. Me poupe BBC. Kkkk.
é a geração Enzo
Geração Ryan, cada frescuragem kkkkkkkkk