Não é piada, eu estava procurando nesse exato momento algum vídeo sobre esse tema para mandar aos meus catequisandos, e vcs lançam esse vídeo! Rapaz!!! OH GLÓRIA
@@manoelantonio5714 haha sensacional! Eu falei sobre isso no último encontro da catequese, e queria pegar algum vídeo para que no próximo encontro estivesse tudo fresco na memória deles. Que benção!
Curioso que eu estava pensando nesse tema hoje pela manhã também. Estava matutando que já vi tanto vídeo e tantas explicações sobre esse tema, mas me enrolo todo na hora de explicar para o afegão protestante médio.
N sou católico e só ouvi isso minha vida toda mas sempre tive minhas dúvidas pois n faz sentido para mim pelo fato de ser uma igreja tão antiga cometer um erro desses, sempre quis participar um dia. Depois desse vídeo me deu ainda mais vontade de visitar a igreja católica apostólica romana daqui,ela é bem bonita.
Muito obrigado pela explicação, passei a minha vida inteira fazendo julgamento errado sobre a liturgia da igreja católica, e confesso a você sou servo de Deus e ontem fui a uma missa de sétimo dia de um ente querido e fiquei admirado com a reverência e a dulia na igreja sagrado coração de Cristo que fica em São Gonçalo, Rj. Sou cristão e estou em oração com Cristo para eu ir para igreja católica pois me identifiquei muito, sou de uma igreja batista, pelo o rumo em que o culto e demais coisas estão sendo empregada na igreja estão me desanimando frequentar os cultos e a missa de ontem mexeu muito comigo por causa da ordem e decência em que foi a missa, muito obrigado pelo vídeo que Deus te abençoe muito.
Sua avaliação é ingênua. Olha como Jesus orou ao Pai: "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim" (João 17:20). Jesus disse que os verdadeiros discípulos seriam aqueles que iriam crer pela Palavra. Por que a Palavra? Porque a Palavra glorifica Cristo, e somente Ele (João 16:14). Uma religião que coloca homens no lugar de Cristo é falsa. Dou um exemplo: Jesus disse: "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas..." Quem prometeu ir adiante das suas ovelhas? Jesus. Ele vai adiante. Contrariamente a isso, tem gente pregando que maria é quem passa na frente. A falsa religião ela sempre vai fazer isso: ofuscar Jesus. Você olha par a Bíblia, e tudo aponta para Cristo: Os magos vieram adorar o menino Simeão estava esperando o menino Os pastores receberam a notícia do nascimento do menino Herodes quis matar o menino Ana, testemunhava sobre o menino A igreja católica inventou outro evangelho, que não é evangelho que não é possível encontrar nas Escrituras Sagradas, como disse Paulo. Uma religião guiada pelo Espirito Santo glorifica unicamente a Cristo: Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar (João 16:13,14) Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (Atos 17:11). Examinando nas Escrituras... 25. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! 26. Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? 27. E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24:25-27). 44. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. 45. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47. E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. 48. E destas coisas sois vós testemunhas. (Lucas 24:44-48).
Isaías 45 20. Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. 21. Anunciai e apresentai as razões: tomai conselho todos juntos. Quem mostrou isso desde a antigüidade? quem de há muito o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. 22. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. 23. Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. 24. De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele. 25. Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Deuteronômio 7 25. Queimem todas as imagens dos deuses desses povos. Não cobicem a prata e o ouro que estão nas imagens, nem fiquem com eles, pois isso seria uma armadilha mortal para vocês. Para o SENHOR, nosso Deus, adorar ídolos é uma coisa nojenta. 26. Não levem nenhum ídolo para dentro de suas casas, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês. Detestem e odeiem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada. Apocalipse 22 14. Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões! 15. Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações. 16. - Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã. 17. O Espírito e a Noiva dizem: - Venha! Aquele que ouve isso diga também: - Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida. 18. Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. 19. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa. 20. Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: - Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus!
ADORO A DEUS(Pai, Filho e o Espírito Santo) e os Santos admiro e respeito, não chego a venerar como vocês católicos, mas respeito e admiro apóstolos e Santos homens de Deus até os reformadores protestante como John Wesley, Billy Graham, Davi Miranda, Cesino entre outros.
Você descreveu um católico praticante, parabéns pelo respeito a homens e mulheres que abriram mão de riqueza,prazer,para ajudar nossos irmãos mais necessitados.
Meu amigo, adoração é tudo que você faz em reverência aos ídolos, se prostar,beijar, cantar, pedir, agradecer, chorar, exautar e saiba de uma vez por todas que só o Senhor é digno de tudo isso e muito mais, amém ❤❤❤
então eu beijar minha mãe de afeto, agradecer a alguém, chorar de emoção para as pessoas é adoração? pois essa é exatamente a sua lógica, comentário totalmente sem nexo e sentido!
@@pityssauro7374 meu amigo eu estou falando de imagens de esculturas que tem boca mas não fala, tem olhos mas não veem ,naris tem, mas não cheira nem som algum sai da sua garganta e quem é idólatra sabe do que estou falando, reza faz petições, agradece, paga promessa de joelhos, vai a pé, vai a cavalo, faz procissões, carrega a imagem nos braços, nos ombros no carro, imagens nas roupas, nos objetos até na sombrinha, coloca a imagem no pedestal, nas portas de entrada como se ela protegesse o ambiente e muitas outras coisas que não lembro agora, tudo isso é idolatria eu já fui católica e sei do que estou falando, quando nós falamos não é pra criticar vocês, é porque amamos vocês e queremos que vocês alcancem a graça de Deus e sejam salvos.
@@cremildadefatima2481 Graça de Deus já temos, aliás Jesus fundou nossa igreja, diferente de vocês que cuja igreja foi fundada por Martinho Lutéro, e não senhora, isso tudo que você disse é pura heresia e bobagem, Usando a lógica de vocês é exatamente o meu comentário acima, na lógica de vocês tudo é Adoração, mas não admitem, e não, orar para os santos não é adoração, e sim Veneração!
Como protestante peço perdão as ofensas nos comentários de alguns dos meus irmãos, é sempre bom conhecer e respeitar pessoas que pensam diferente da gente.
Você já fez algum comentário defendendo os teus irmãos que são chamados de louco, de burro, e etc, aqui na plataforma? Devemos fazer o bem a todos, "mas principalmente aos domésticos da fé" (Gálatas 6:10)
Agradeço e admiro seu respeito...e peço perdão, como católico, mas (por mais que tenham protestantes respeitosos, como vc) a maioria é arrogante e preconceituosa
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Obrigada pela explicação. Deus abençoe. Achei as dolias (veneração) um possível caminho de "confusão de entendimento" já que, muitas vezes isso não é ensinado na catequese (pelo menos a minha não foi), e pode levar fiéis a distorções graves. Latria é perfeito, é o que eu quero, anseio, desejo unicamente na minha vida, como o grande "Eu sou" como Deus único, soberano ❤ nele é onde sinto paz e o amor mais puro. No que se diz a Hiperdolia (quw é feito a santíssima Maria mãe de nosso senhor Jesus), é algo que tem me gerado conflitos internos. Tenho respeito e admiração pelo mistério dela ❤, fé e exemplo de Maria são lindos, e desejo ter a mesma fé e obediência dela, e embora reconheça amorosamente quem ela é, confeso que, músicas que consagram os sentidos e desejam "pertencer" me fazem sentir estranhamento, no meu coração sinto como deixasse de ser a "hiperdolia" para idolatria. Isso porque, entendo que consagrar é: oferecer com dedicação e afeto; ofertar; (c) oferecer-se ao serviço de; dar-se, sacrificar-se por; (d) fazer grande empenho por; empenhar-se, entregar-se[...] Percebem ? São atitudes que quero exercer ao nosso senhor Jesus Cristo, ao Deus pai soberano e ao espirito santo (santissima trindade). Vou continuar acompanhando o canal e absorver as explicações (que são ótimas) e racionalizar elas dentro do meu amor maior que é Jesus
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Amei o vídeo!! Muito esclarecedor. Límpido como a água. Só não entende quem, realmente, não quer entender. Obrigada, Guilherme!! Deus te abençoe grandemente!! 🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏
Dulia não significa honrar, fiz uma pesquisa na própria Bíblia de versão católica. É notável que a palavra dulia é traduzida pelo sentido de ser um escravo, servir a alguém. No grego, denota uma pessoa que renuncia toda a sua vontade para cumprir a vontade de outra pessoa. Nesse caso, o culto de dulia, hiperdulia, ou protodulia nada mais é do que idolatria, ou seja, é o culto de se deve a Deus sendo oferecido à criatura, ou à imagem de uma criatura, como disse Paulo em Romanos 1:25: Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Em Mateus 6:24, Jesus usa a palavra dulia, quando diz: "Ninguém pode servir a dois senhores". Ninguém pode ser escravo de duas pessoas. Um corpo não pode ter duas cabeças. É por isso que Jesus disse: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me". Ou seja, se você quer ser meu, sua vontade precisa estar cativa à minha vontade, e não à vontade de minha mãe (hiperdulia), ou á vontade de José (protodulia). O escritor aos Hebreus diz: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé... (Hebreus 12:2)
Ó Pátria amada Idolatrada Salve! Salve! Terra adorada Entre outras mil És tu, Brasil Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo, és mãe gentil Pátria Brasil Agora que descobri que nós idolatramos o Brasil...
Se você sair da sua 'preguiça' disfuncional e estudar pra colocar o mínimo de razão, que eu acredito que você não tenha, dentro dessa sua cabeça 'protestantizada' vai perceber que você ficando calado está mais certo, preguiça é pecado, pensamento de 'gado' ou 'rebanho' apenas protestante tem!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Este é um site católico para católicos. Talvez o irmão tenha origem protestante ou diferente a nossa. Talvez a visão dos primeiros padres e estudo sincero da vida dos santos possam dar uma dimensão do que é a verdadeira teologia da Igreja de Jesus Cristo. Paz e bem!
O protestantismo nasceu de uma divisão. Até hoje o protestantismo é divido. Se divide a cada dia. Tem igreja defendendo até a prática homossexual. Daí as inúmeras denominações protestantes. Se vc não concorda com o "pastor" forme outra igreja. E assim vai. Verdadeira babel, confusão. O pai da divisão é o demônio!!!
Guardadinho na cabeça professor K2 hahah Só tenho a agradecer pelo conhecimento que seus vídeos tem trazido para minha vida, antes de conhecer seu canal eu vivia com uma pulga atrás da orelha que ficava cochichando: "vamo virar protestante..." mas agora apesar do amor e da gratidão que tenho pelos irmãos protestantes, me sinto muito melhor na Igreja Católica ♡
@@marconesilva2141 bom, no caso da necessidade de uma explicação mais voltada à Sola Scriptura recomendo o vídeo do Missionário Daniel Silveira Fonteles Linhares onde ele responde Rodrigo Silva e Karina Bacchi acerca de comentários desses dois sobre essa suposta adoração de imagens Mesmo sendo católica não sou lá muito fã de imagens, mas esse vídeo que citei (que apresenta base bíblica) somado ao vídeo do Santa Carona (que fala sobre dados da realidade atual) me levam a crer que não há idolatria alguma nesse meio (tirando alguns católicos sem muito estudo da própria fé, eu mesma confesso saber muito pouco ainda mas creio que a ignorância quando não é exercida "por querer" mas pelo contrário, a pessoa procura saber mais, Deus leva numa boa)
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Leia Isaías vai ver o que Deus pensa sobre. E no novo, o que Pedro diz. O povo padece por falta de conhecimento. A oração toda deveria ser voltada ao pai, não a outros, nem ser pedidos nada a eles.
@@manoelantonio5714 Se o problema do protestantismo é que são "vários como padarias", você deveria questionar sua própria religião, já que vocês mesmos tem em uma série de facções(sedevacantistas, tradicionalistas, carismáticos, veterocatólicos, os padres da teologia da libertação e assim por diante), isso sem falar da divisão da Cristandade no Cisma do Oriente (1054 d.C) desde muito antes de Lutero surgir, então não tem moral nenhuma pra falar dos protestantes.
Pelo que deu para entender idolatria é tudo o que vc gosta mais do que de Deus ou seja ama mais , por tomar o lugar de Deus. Por isso aquele versículo : adoraram mais a criatura ao invés do criador. Em geral é adorar coisa ou pessoas mais do que a Deus. Também tem outro versículo que diz : vc não pode adorar dois Senhores , adorar um e aborrecerá o outro .
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração? Leia a Bíblia, meu filho, Paulo disse: "Cristo é tudo... Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Cl 3:11; Fp 4:13). E Jesus mesmo prometeu: "Eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo" (Mat 28:20). ...Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada (João 14:23). Uma coisa engraçada é que Jesus, estando vivo, e sendo Deus, e tendo o atributo da onipresença não pode estar em toda a internet protegendo os internautas, mas santo Isidoro que sendo humano e estando morto, pode... kkkkkkkkk
São tantos santos que fazem tantas coisas por eles, que Jesus nem tem poder nenhum pra fazer nada na vida deles. Eles dão tanta honra pra santos que foram pessoas, que não adoram ao REI dos Reis!
A prova de que a veneração de santos, por exemplo, não é uma idolatria é que sempre nos lembramos de Deus quando falamos sobre eles. Numa vivência saudável de fé, é impossível lembrar-se de Nossa Senhora e não se lembrar de Jesus.
O sentido da própria palavra veneração e a adoração que são sinônimas uma da outra, não leia só uma bíblia leia várias versões recomendo a king James, não seja um gado doutrinado e veja por si só.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
E um rosário com 150 ave marias, e somente 15 Pais nossos;; com 30 minutos dedicados a maria e 5 minutos de "atenção" ao Pai, e somente 10 SEGUNDO DE "ATENÇÃO A JESUS, O SALVAODOR" é idolatria?
@@rf-lj9puo Santo rosario é cristocentrico,ele é composto pelos e misterios que adoram a vida de cristo Misterios gozozos:nacismento e vida Misterios dolorosos:sofrimento e crucificação Misterios gloriosos:Ascenção ao céu Acho que é +ou- isso.
É por isso que é protestante,não entende, no dia que aparecer um pastor inteligente falando com palavras bonitas, eles se zangam e fundam.outra seita,que só sabe gritar,os pastores falam com a voz diabólica, rolam no chão mais que o Neymar, isso aí tem na Netflix com atores melhores!
Isaías cap 44 vers.16 ao 20 Metade queima, com a outra metade come carne; assa a e farta se; também se aquenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo. Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha se diante dela e inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: livra me , porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam e o coração, para que não entendam. E nenhum deles toma isso a peito, e já não tem conhecimento nem entendimento para dizer: metade queima, e cozi pão sobre as suas brasas, e assei sobre elas carne; e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar me ia ao que saiu de uma árvore? Apascenta se cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
K2, o vídeo ficou muito bom! Só faltou terminar o assunto da Eucaristia, que nós adoramos a Hóstia Consagrada... Algumas pessoas podem entender errado o que você falou sobre a veneração ao guardá-la na teca, no sacrário ou exibi-la no ostensório e acabar achando que nós somente a veneramos.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
@@vivianlima5690 Bom dia, querida.. A palavra "huldigen", do idioma alemão, quando traduzida isoladamente, aparece como prestar homenagem, porém, quando se traduz o versículo completo, seu significado é "adorar". Isso é tão claro que "huldigen" aparece também na passagem de Atos 10:25, mas Pedro rejeitou aquele ato de Cornélio, deixando claro que o ato de curvar-se diante de alguém para prestar (como vocês dizem) homenagem, na verdade, é adoração; melhor dizendo é idolatria.. Se "huldigen" fosse apenas prestar homenagem, como se presta aos premiados, como atores, esportistas, etc., Pedro teria aceitado aquela homenagem de Cornélio..
será mesmo que se prostrar diante de alguém é adorar ? já vi várias vezes os heróis da bíblia se prostrarem com o rosto em terra, diante de alguém mt respeitável, pesquise: ''se prostrar com o rosto em terrra, bíblia'' e você verá quantos versículos aparecem.. @@rf-lj9pu
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
K2, beleza de vídeo. Coisa linda dá até vontade de chorar de tão incrível. Se eu soubesse disso no meu tempo de escola.... Mas nesse mesmo tempo eu usava uma comparação: honramos os santos como honramos pai e mãe, e nossos pais não tomam em momento algum o lugar de Deus, mesmo porque esse é um dos mandamentos do próprio Deus. Parabéns pelo vídeo. Deus abençoe.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
eu estava quase saindo da igreja católica, fui hoje(domingo) porque minha prima foi receber o terço enfim n vem ao caso mas eu estava quase saindo da minha igreja da minha religião para outra religião, mass fui hj só pra acompanhar minha prima fiz tudo direitinho e pedi durante a missa toda q me mostrasse a verdade sobre "adorar imagem" isso vem me pertubando a algum tempo já, e quando cheguei em casa pesquisei sobre o assunto...entre várias críticas eu encontrei esse vídeo... meu coração se acalmou n vou prescisar "abandonar" minha religião porque agora sei q não estou pecando e q estou no caminho certo, mt obrigado q Deus te abençoe ❤
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Não tenha dúvidas que está no melhor caminho... a igreja católica é a verdadeira igreja de Cristo, a única que nos oferece os meios de ser verdadeiramente santos...
Vou te dá um exemplo: Quantas vezes se vê Jesus mandando perseguir, ou tomar os bens de alguém, ou matar por que esse alguém não o seguia?? Nenhuma vez, é claro. Quantas vezes na história os papas perseguiram, ordenaram o confisco dos bens de pessoas inocentes, e mandaram torturar e matar pessoas em defesa da catolicismo romano? Muitas vezes, com certeza. Portanto, a igreja católica romana não tem os padrões da verdadeira igreja. Agora veja. Jesus disse: Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mat 4:10). Preste atenção na palavra "servirás". Essa palavra significa "latreuó" - servir; quando Paulo escreve aos Romanos, ele explica como dever ser esse servir, dizendo: "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rom 12:1). Ou seja, o culto que devemos, como os católicos dizem, somente a Deus, que é o culto de latria, significa a entrega do nosso corpo, de forma completa a Deus, de modo que não podemos consagrar nosso corpo a ninguém. No entanto, a igreja católica se consagra a Maria, não oração de consagração a ela. Desse modo, a igreja católica (e os católicos que rezam essa oração) estão incluídos entre os que praticam a idolatria, uma vez que, somente a Deus nosso corpo deve ser consagrado., e a mais ninguém. Agora reflita: Se Pedro não aceitou que Cornélio se ajoelhasse diante dele, como Pedro aceitaria que alguém se ajoelhar diante de uma imagem dele. Se o anjo não aceitou João se ajoelhar diante dele, como os anjos vão aceitar alguém se ajoelhar diante de uma imagem deles? Uma coisa é alguém querer a verdade, outra coisa é alguém querer uma "verdade que lhe convenha".
@@psicologomateuscarvalho4267 Meu querido, o livro que Jesus indicou para o nosso conhecimento foi a Escritura Sagrada; Ele disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mat 22:29); e, quando tentado por Satanás, Ele afirmou: "Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (Luc 4:4). Então, eu não perco muito tempo com histórias de homens, pois sei que todos são falhos, apesar das virtudes. Além disso, o cristão é vocacionado para pregar Cristo, anunciar Cristo, glorificar Cristo, e não os santos. O próprio Espirito Santo veio glorificar Jesus (João 16:14). Quanto a lógica da igreja católica, vou ser sincero, é sem lógica! E é exatamente por meio da doutrina que, como disse Jesus, que são mandamentos de homens, que a igreja católica tornou-se uma aberração, doutrinariamente falando. Ora, Jesus disse: "É-me dado todo o poder no céu e na terra". E Ele continuou...: "...eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo (Mat 20:18,20). Então, o que eu vejo que é sem lógica na igreja católica? O seguinte... O Todo-Poderoso (Jesus) promete que está comigo todos os dias. Somente Ele fez esta promessa. Ninguém mais foi capaz. Além de nos prometer o Consolador (João 14:16), em João 14:23, Jesus diz mais: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". Ou seja, Jesus promete habitar em mim, Ele, o Pai e o Espírito Santo. Porém a igreja católica diz o seguinte: "Jesus está longe. Deus, também, está longe". E ensinam as pessoas a buscarem os santos mortos como refúgio. De modo que Jesus, que ressuscitou e está vivo, não “pode me ajudar”, mas os santos que morreram e não ressuscitaram, estes podem fazer tudo por mim. Em outras palavras: Jesus, que é Deus, não pode proteger os internautas, mas o santo Isidoro, que morreu e permanece morto, este, sim, na lógica católica, pode estar em todo o mundo, protegendo todos os internautas. Assim, a igreja católica descartou Jesus. É um santo para cada situação, para cada doença, para cada cidade... Jesus não serve, antes dEle, sempre tem alguém mais amoroso, mais atento às nossas necessidades do que o próprio Cristo que prometeu, com todas as letras: "...eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo". Desse modo, através de suas doutrinas, a igreja católica diminuiu Jesus de todas as formas, da maneira mais irracional possível. Não é a questão de julgar um erro isolado. Ninguém é louco. Jesus disse que a árvore se conhece pelo fruto (Mat 7:16,17); e os frutos da igreja católica, na idade médias e anos posteriores, mostram que ela não têm as qualidades da igreja de Cristo. Foram anos, foram séculos, perseguindo pessoas inocentes, matando pessoas indefesas, torturando pessoas que não tinham nenhum crime. Repito, não foi um erro isolado, foram séculos praticando as maiores atrocidades. Lembra da medalha COMEMORATIVA de Gregório XIII, na matança dos huguenotes? Lembra da inquisição? Lembra das fogueiras para queimar pessoas vivas, quando Jesus mesmo disse que não veio destruir as almas dos homens? Definitivamente, a igreja católica pode até arrogar para si mesma o título de igreja de Cristo, mas ser a igreja de Cristo, de fato, é uma realidade bem distante da igreja de Roma. E a realidade que resta, para os que querem enxergar, é que o catolicismo é um sistema, e não uma igreja, muito menos, a igreja de Cristo. Como você mesmo diz: "ser santo é ser conforme a Cristo". Desse modo, se a igreja não reflete Cristo, ela não pode ser considerada como igreja de Cristo. É até engraçado você dizer que entrega tudo a Cristo, porque cada cidade do nosso país foi entregue a um padroeiro. Na verdade, foi entregue a um morto. E o nosso país, por exemplo, já está com o segundo padroeiro. Ou seja, quando se trata de confiar, a igreja católica não dá qualquer credibilidade a Cristo. Vamos aos fatos: O modo principal de oração da igreja católica, que é o rosário, tem 150 Ave-Marias, e apenas 15 Pais nossos (a oração modelo, que Jesus ensinou). Gasta-se mais de meia hora repetindo Ave-Marias, 5 minutos de Pais nossos, e, pasme, 10 segundos se gasta com Jesus, quando se reza o rosário. Sem contar que a oração final do rosário, “deve” ser uma salve rainha. Você chama isso de entrega a Cristo? Ora, os papas têm consagrado o gênero humano a "nossa senhora"; a oração mais repetida, na igreja católica, não é a oração que Jesus ensinou, não é o Pai nosso, mas é uma saudação a Maria, que a igreja católica tirou de um contexto, e usa-a em outro contexto, fazendo adaptações a seu bel-prazer, para glorificar a criatura. Você chama isso de entrega a Cristo? Como disse Paulo aos romanos: Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém (Rom 1:25). Finalizo aqui, mas garanto que o meu posicionamento não é baseado em uma simples leitura, pois faz uns poucos (26 anos) que estudando as Escrituras (pela graça de Deus), além da história da igreja. Além disso, não pretendo ser um papa, pois como você mesmo diz, "um papa... define dogmas a partir de uma simples leitura... uma arrogância enorme...".
Se a imagem, estátua ou ícone tem o proposito de arte, de embelezar um ambiente ou de lembrar de alguém especial, NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM. Já se as imagens ou ícones foram feitos ou consagrados para as pessoas levantarem um altar em seu louvor, prestar-lhes fé, cultos, ou direcionar-lhe invocação, devoção, orações, preces e cânticos, aí é pecado e uma afronta a Deus. Tais práticas são atos de adoração praticados pelas pessoas em qualquer religião do mundo, e não é diferente no cristianismo. Portanto, os cristãos só devem oferecer e prestar estes atos a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, e nunca às imagens, estátuas ou ícones!! E sim, Deus mandou fazer imagens para a arca da aliança, mandou fazer a serpente no deserto e também permitiu que Salomão fizesse querubins e figuras em Seu templo que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Mas, o Criador NUNCA mandou ou permitiu que o povo de Israel prestasse cultos diante dessas imagens e figuras, ou que lhe dirigisse devoção, fé, preces e orações. Quando o povo começou a fazer essas coisas para a serpente, chegando ao ponto de pôr seu nome de Nehustã, o Espírito Santo inspirou o rei Ezequias a destruir a imagem (2 Reis 18: 4). Portanto, não existe problema nas imagens e nos ícones em si, o problema está em prestar ou dirigir-lhes cultos, fé, devoção, celebração, romarias, orações, preces ou levantar-lhes altares em seu louvor. ESTE É O PROBLEMA! Nós podemos “honrar” os nossos irmãos cristãos do passado e também à Maria, lembrando deles com carinho e respeito, aprendendo com suas vidas e histórias e, acima de tudo, buscando IMITAR o exemplo e a fé que eles tiveram em Deus e como seguidores de Cristo. É isso que nos ensina e ordena fazermos o Evangelho de Cristo em relação a eles (Veja em 1 Coríntios 11: 1-2; Filipenses 3: 17; Hebreus 6:12; Hebreus 13: 7). Outra coisa que podemos fazer, é nos reunir em casa ou na igreja e estudar sobre a vida de Maria, de Tiago, de João, de Paulo, de Pedro, etc, etc, por meio das Escrituras Sagradas e de livros que falam sobre os mesmos para que cresçamos em conhecimento, mas, JAMAIS devemos confundir as coisas e passar a cultuá-los, ter fé neles, invocar e orar a eles, pagar-lhes promessas e votos, realizar celebrações e romarias em louvor aos seus nomes ou erguer altares para estátuas e imagens que os representam. ALIÁS, se estivessem conosco, eles jamais aceitariam que as pessoas prestassem todo esse louvor e devoção aos seus nomes. Os profetas, o Senhor Jesus e os Apóstolos, no Evangelho e em toda a Palavra de Deus, nos ensinaram e ordenaram a nos dedicar, nos consagrar e nos dirigir assim somente a Deus, o Pai. (
@@yuri8799É pra deixar bem mastigadinho pra que fique bem fácil de ser compreendido por protestantes! E mesmo assim, certeza que vai ter crente com dificuldade de entender
@@suricatoradioativo4892 ta bom amigo, vou dizer que entendi pra encerrar esse ladainha.... segue o fluxo e vamos buscar aprender e conhecer a verdade, uma hora a gente chega lá....
Quando fazemos uma novena há um santo nunca pedimos a ele o milagre, sempre pedidos para que eles conversem com Deus a nosso favor, as orações sempre tem um cunho voltado a Deus. Nós nunca pedimos: Santa Terezinha, cure minha doença. Não. É sempre: Santa Terezinha, pede a Deus pela cura da minha doença
Os vivos sabem que podem morrer algum dia, mas os mortos de nada sabem , e nem lembranças tem do que acontece por debaixo do sol se queremos interceder uns pelos outros, em forma de oração, súplica ou clamor ,amém, mas diretamente à DEUS no nome do SENHOR JESUS , e no tempo e querer de DEUS o milagre pode acontecer!!!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Se a imagem, estátua ou ícone tem o proposito de arte, de embelezar um ambiente ou de lembrar de alguém especial, NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM. Já se as imagens ou ícones foram feitos ou consagrados para as pessoas levantarem um altar em seu louvor, prestar-lhes fé, cultos, ou direcionar-lhe invocação, devoção, orações, preces e cânticos, aí é pecado e uma afronta a Deus. Tais práticas são atos de adoração praticados pelas pessoas em qualquer religião do mundo, e não é diferente no cristianismo. Portanto, os cristãos só devem oferecer e prestar estes atos a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, e nunca às imagens, estátuas ou ícones!! E sim, Deus mandou fazer imagens para a arca da aliança, mandou fazer a serpente no deserto e também permitiu que Salomão fizesse querubins e figuras em Seu templo que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Mas, o Criador NUNCA mandou ou permitiu que o povo de Israel prestasse cultos diante dessas imagens e figuras, ou que lhe dirigisse devoção, fé, preces e orações. Quando o povo começou a fazer essas coisas para a serpente, chegando ao ponto de pôr seu nome de Nehustã, o Espírito Santo inspirou o rei Ezequias a destruir a imagem (2 Reis 18: 4). Portanto, não existe problema nas imagens e nos ícones em si, o problema está em prestar ou dirigir-lhes cultos, fé, devoção, celebração, romarias, orações, preces ou levantar-lhes altares em seu louvor. ESTE É O PROBLEMA! Nós podemos “honrar” os nossos irmãos cristãos do passado e também à Maria, lembrando deles com carinho e respeito, aprendendo com suas vidas e histórias e, acima de tudo, buscando IMITAR o exemplo e a fé que eles tiveram em Deus e como seguidores de Cristo. É isso que nos ensina e ordena fazermos o Evangelho de Cristo em relação a eles (Veja em 1 Coríntios 11: 1-2; Filipenses 3: 17; Hebreus 6:12; Hebreus 13: 7). Outra coisa que podemos fazer, é nos reunir em casa ou na igreja e estudar sobre a vida de Maria, de Tiago, de João, de Paulo, de Pedro, etc, etc, por meio das Escrituras Sagradas e de livros que falam sobre os mesmos para que cresçamos em conhecimento, mas, JAMAIS devemos confundir as coisas e passar a cultuá-los, ter fé neles, invocar e orar a eles, pagar-lhes promessas e votos, realizar celebrações e romarias em louvor aos seus nomes ou erguer altares para estátuas e imagens que os representam. ALIÁS, se estivessem conosco, eles jamais aceitariam que as pessoas prestassem todo esse louvor e devoção aos seus nomes. Os profetas, o Senhor Jesus e os Apóstolos, no Evangelho e em toda a Palavra de Deus, nos ensinaram e ordenaram a nos dedicar, nos consagrar e nos dirigir assim somente a Deus, o Pai.
2 роки тому+16
Santo Tomás de Aquino explica que a adoração é, antes de tudo, uma disposição da alma. O corpo apenas exterioriza a “postura” da alma.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
@@rf-lj9puNão, não é idolatria O cara explicou no vídeo...e tava bem "mastigadinho". Como vc n entendeu? Veneração ≠ Adoração O rosário é pra venerar Maria, então vai ter mais orações destinadas à ela. Já a Santa Missa, por exemplo, é para idolatrarmos Deus. Idolatria é pra Deus e só (é OBRIGATÓRIO para todo cristão) Veneração NÃO É OBRIGATÓRIA mas pode ser feita em respeito à um humano que foi usado por Deus para fazer boas ações e servir de exemplo pra aqueles que conhecem sua história
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanos 1:22,23
A veneração aos santos na Igreja Católica tem fundamento nas Escrituras, embora a prática em si não seja explicitamente detalhada na Bíblia. A Igreja ensina que a veneração dos santos é uma extensão da comunhão dos santos, que é uma realidade espiritual que une todos os membros da Igreja, tanto os que estão na terra quanto os que já estão no céu. O Catecismo da Igreja Católica menciona que os santos "contemplam Deus, o louvam e cuidam constantemente daqueles que deixaram na terra". Essa intercessão dos santos é vista como um serviço exaltado ao plano de Deus, e os fiéis são encorajados a pedir a intercessão deles. Além disso, a Carta aos Hebreus (Heb 12:1) fala sobre uma "nuvem de testemunhas" que nos rodeia, o que é interpretado como uma referência à comunhão dos santos que intercede por nós. A prática de invocar os santos é apoiada por passagens que mostram a importância da intercessão, como em Tiago 5:16, que fala sobre a oração dos justos que pode muito em seus efeitos. A Igreja também argumenta que a veneração dos santos não é idolatria, pois a adoração (latria) é devida somente a Deus. A veneração (dulia) é uma forma de honrar aqueles que viveram vidas exemplares de fé e que agora estão em comunhão com Deus. Portanto, a veneração dos santos é vista como uma prática que enriquece a vida espiritual dos fiéis e os aproxima de Cristo, o único Mediador entre Deus e a humanidade
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Êxodo 20:4-5 ⁴ Não farás para ti IMAGEM DE ESCULTURA, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ NOS CÉUS, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. ⁵ Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Só o fato de venerar imágens ja quebra o segundo mandamento.... observe que a passagem não se refere a apenas falsos deuses, mas a qualquer coisa dos céus, da terra ou das águas debaixo da terra! Que Deus possa abrir os olhos de vcs.... !
Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. ISAÍAS 42:8 . Ao se ajoelhar diante de maria ao fazer orações a ela se supõe que Deus esteja compartilhando sua glória. Como se da a ação de maria e dos santos ? Sendo que Deus não compartilha sua glória com ninguém como pode maria levar minhas orações a Deus ? Por favor me explique melhor em um video
2 perguntas: 1 - destas festas, veneração, honra e tal aonde é feita para o Próprio Deus, Jesus no caso? Só vejo para homens/mulheres "Santos" q existe?. 2 cite uma igreja protestante aonde há imagem esculpida do Billy Graham destacada, rodeada de vela e gente ajoelhada pedindo intercessão pra ele.
Que bom expor este assunto tão discutindo de forma incorreta nas redes sociais,os protex vão 😭 . Muito bom vídeo👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏. K2 estou aguardando um vídeo sobre São Padre Pio de Pietrelcina 😉😉😉😍😍❤️❤️❤️
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Alguém já viu pessoas subindo escadarias imensas, muitas vezes de joelhos, em nome de Billy Graham? Alguém já viu pessoas beijando a imagem de Billy Graham ou pedindo que ele, mesmo após a morte, levasse seus pedidos a Deus? Alguém já viu qualquer um dos Apóstolos “venerando” a imagem de São José ou Santa Maria? Ou mesmo se viu na Bíblia algum Cristão se ajoelhando para alguma imagem? Não dizem que seguem o que os APÓSTOLOS FAZIAM? Está de brincadeira né? Essa comparação entre a idolatria a Santos e suas imagens (que chamam de veneração) com o respeito a Billy Graham não dá comparar.
Vcs protestantes estão cegos pelo ódio a mãe do Salvador. Jamais será uma mulher qualquer. Todas as gerações a proclamaram bem aventurada Bendita entre todas as mulheres Nova Eva
@@PedroHenrique-cz1gz Ódio? Onde,? Leia a Bíblia e veja que qualquer um, seja anjo ou apóstolos, ou quaisquer seres humanos, jamais se deixaram outros beijarem seus pés como sinal de devoção. Maria foi a mulher mais importante da humanidade, bem aventurada, seu nome será lembrando, como exemplo de fé, desprendimento e obediência a Deus. Se dentre 8 bilhões de pessoas houvesse ao menos 00,1 com o zelo de Maria, mãe terrena de Jesus Cristo, esse mundo seria muito melhor preparado para Segunda Vinda do nosso Salvador!!! Quem ofende Maria são os que pedem a ela coisas que são exclusivas a Deus por meio de Jesus Cristo. Maria nova Eva? Onde? Mostre nos Ensinos dos Apóstolos (se realmente os seguem). Pegue qualquer fala de Jesus Cristo e verá que não tem nada a respeito de alguém chamar Maria de mãe, de virgem santíssima, ou seja o que for. Quer realmente fazer jus à Maria? Siga seus passos enquanto serva de Deus e deixe essa idolatria, imagens, orações a Ela. Imagine Maria diante de uma imagem dela? Jamais iria aceitar tal absurdo, pois, ela adorava somente a Deus e não ia aceitar ser adorada. Com Maria morta é fácil fazer e falar. Leia a Bíblia e verá que nenhum apóstolo adorou Maria, que convivia com eles. Jesus Cristo não falou para João venerar (adorar) Maria, mas apenas para cuidar dela. Creio nunca ter havido mulher igual Maria, entretanto, vou bendizer conforme o Ensino dos Apóstolos e não como querem fazer indo além da Palavra de Deus.
@@leonardoribeiro7436Nós católicos não podemos adorar a outros, de fato. "Eu, João, vi e ouvi todas estas coisas, e caí no chão para adorar o anjo que as mostrava a mim; porém ele me disse outra vez: “Não, não faça isso! Eu também sou servo como você e seus irmãos, os profetas, bem como todos aqueles que atendem à verdade declarada neste livro. Adore a Deus”. ( Apocalipse 22, 8-9) O adorar vem do coração, e adorar somente a Deus. Mas falar que Jesus nunca fez jus a Maria como mãe? Isso tá completamente errado. "Quando Jesus viu sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'. Depois, disse ao discípulo: 'Eis aí a tua mãe'. E desde essa hora o discípulo a recebeu em sua casa" (Jo 19,26-27). Jesus naquele momento estava entregando Maria como nossa mãe, e sim, Virgem Santíssima! Virgem pois não precisou de um ato sexual para conceber Jesus, Santíssima por conta que foi o Espírito Santo que se fez presente no seu útero, para assim, conceber Jesus. E, novamente, sim Maria é a nossa Eva. Oque o Anjo Gabriel fala para Maria quando vai anunciar a sua gestação? Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. ( Lucas 1, 28-31) Eva, ao contrário, fica Ave. Maria é a nova Eva.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Orem para o espirito santo venha convencer a todos nos dos pecados, se lermos a biblia de genesis a apocalipes, nao vamos encontrar muitas coisas que foram criadas pelo homem, e que ensinam por ai, quem esta certo a palavra de Deus inspirada por ele, ou a igreja que durante os seculos vem criando coisas, purgatorio, pontifice, rosario, adoracao a imagem e a homen que jah morreram, etc, etc. Acordem meus irmaos, leia a biblia, nao caiam no engano, Jesus eh o unico caminho, so ele salva, ele morreu por nos e ressussitou, e voltaras, essa eh a mensagem do evangelho.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
@@lua2324 Pode ser chato pro sr. mas é a verdade. E Jesus disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32). Vai ficar com a mentira:?
Já fui católico e estou num momento que acredito em Deus, na santíssima trindade, mas tenho duvidado das religiões, mas adorei seu canal que é bem imparcial e informativo.
Eu gosto de usar a palavra amor para explicar isso a uns amigos protestante, premeiro eu pergunto se eles amam seus filhos e se seria capaz de da a vida por eles aí eles respondem que sim aí pergunto novamente e vc daria a vida por Cristo? Kkkkkkkkk Aí eu jogo a questão qual a diferença aí ? Vc ta adorando seus filhos ? Aí eles dizem que não Pois me explica o que é isso que vc morre pelo filho e morre por Cristo vc tá igualando Cristo ao teu filho isso né adoração não? E eles dizem que não kkkkkk Olha como eles são desinformados Aí eu explico como se faz essa separação de formas de amar
Exatamente, sendo que o amor provém da essência de Deus, não há limites para que possamos AMAR os nossos filhos e nem os Santos, nós não podemos é ama-los acima de Deus mas com o amor que recebemos do próprio Deus.
@@paulobiafra2937 os protestantes não conseguem entender isso não vejo dificuldade é tão simples isso como diz o irmão Daniel Silveira é uma soberba tão grande deles que sobe não conseguem entender isso só pode ser algo do deus que eles tem dentro de si que não é de Deus
Eu pretendia fazer um vídeo sobre esse tema, mas ESTE VÍDEO ficou tão perfeito que vou ser obrigado a desistir da minha ideia e simplesmente compartilhar o seu Kkk Deus te abençoe K2, e a este apostolado virtual Santa Carona! ¡Que viva Cristo Rey!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Eu estou mim referindo a falar somente do Cristo resusitado, porque quando eu era católica eu adorava vários deuses da terra. Agora eu só adoro um DEUS que não estar mais pregado no maldito madeiro. Mais você tem todo de servi a quem qui,ER.
@@glaucecristovam8118?👏👏 A MESMA COISA QUE ACONTECEU COMIGO. PARA A HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS CRISTO ELE ME LIBERTOU QUEM AMA A ELE SOBRE QUALQUER COISA E É DISPOSTO POR AMOR A ELE DEIXAR QUALQUER COISA, ELE LIBERTA. ALELUIA HOJE SOU UMA NOVA CRIATURA NASCI DE NOVO E NÃO ME DEIXO MAIS ENGANAR POR NENHUMA HERESIA PAGANA E DE NENHUM TIPO DE ENGANO. GLÓRIA A TE MEU JESUS CRISTO TE AMO JESUS CRISTO MEU ÚNICO SENHOR SALVADOR E INTERCESSOR 🗡️ O SENHOR FALA EM APOCALIPSE cap. 3:19 QUE OS DELE ELE VAI CORRIGIR E LIVRAR 🗡️ ☝️ DA IGREJA DE LAUDICEIA.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
O QUE ABIBLIA DIZ SOBRE O ASSUNTO : Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses Salmos 97:7 (ARA) Envergonhar-se-ão e serão confundidos todos eles; cairão, à uma, em ignomínia os que fabricam ídolos. Isaías 45:16 (ARA) 7 Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os salários de sua impureza serão queimados, e de todos os seus ídolos eu farei uma ruína, porque do preço da prostituição os ajuntou, e a este preço volverão. Miquéias 1:7 (ARA) Eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos e destruirei as tuas cidades. Miquéias @ (ARA) Acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também removerei da terra os profetas e o espírito imundo. Zacarias 13:2
Isaías Cap. 46 | ARC 6 Gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam. 7 Sobre os ombros o tomam, o levam e o põem no seu lugar; ali está, do seu lugar não se move; e, se recorrem a ele, resposta nenhuma dá, nem livra ninguém da sua tribulação. Procissão é pecado Deus é claro em advertir isso. E olhe. No final do versículo." Nem.livra ninguém da sua tribulação"""'.
Eu sinceramente acredito que se as imagens fossem tratadas como ícones apenas, sem veneração ou uma necessidade de culto, a doutrina católica teria uma força evangelística muito maior. O que vemos muitas vezes é algo que escandaliza. Portanto, se a veneração não é uma condição para a salvação, por que, estão, enfatizá-la? Há muitos exageros, sim, e há pessoas que estão idolatrando por não usarem as imagens da forma correta. Eu espero que Deus derrame graça sobre a igreja e dê o discernimento de que a avareza espiritual é um pecado sério, que leva à idolatria. Isso precisa ser corrigido.
2 роки тому+26
Senti falta de um pequeno grande detalhe: a *adoração* da Santa Cruz, feita na Semana Santa. Vale a pena fazer um complemento pra falar disso.
@@LR_VE301 mas provavelmente não são católicas mesmo de jeito nenhum porque o pe Françoa já disse que não existe isso dentro da igreja de adorar nossa senhora ou Santos
@@LR_VE301 Qt sua colocação de adorar o mistério Santa Cruz nos temos q entender q muitas pessoas simples q tem muta dificuldade de separar as coisas e entender a caba adorando a santa Cruz Por isso Cristo disse: em Jo 4 /23/24 ;Q os verdadeiros adoradores q Pai quer são os q adoram em Espirito e Verdade ...Porque Deus é Espirito e não expressão física
Quem não sabe que estátua não fala Não houve não escuta, meus parentes morrerá as fotos deles são apenas Lembranças o espírito ninguém pode desprezar o espírito está entre nós ,o corpo e matéria temos almas o espírito não morre jamais. Só Deus e dignos de adoração nós católicos não adoramos imagens nós veneramos Maria e os santos que souberam amar jesus Cristo e sua Igreja que foi fundada por nosso senhor Jesus Cristo amém gratidão
O problema é que há uma contradição bem óbvia: primeiramente você diz que é impossível idolatrar os santos porque a latria é um culto onde reconhecemos a Deus como O Criador do Universo, e como ninguém em ao honrar e venerar os santos os vêem como Deuses então não se configura idolatria, basicamente você aponto que uma pessoa por exemplo só estaria idolatrando Maria se essa pessoa estivesse considerando ela como Deusa ou Criadora do Universo. O problema é que depois você diz que algumas pessoas idolatram o corpo, ou artistas ou a si mesmo, ora uma pessoa que idolatra a si mesmo não se considera o Criador do universo, uma pessoa que idolatra algum cantor não o considera como criador do universo, então você admite que pode existir situações onde a idolatria ocorre mesmo onde o idólatra não considera o seu ídolo como um Deus criador e sustentador do universo, e essa definição de idolatria logicamente torna possível uma idolatria aos santos e à Maria sob o subterfúgio de estar apenas realizando uma dulia ou hiperdulia...Crescendo em um lar católico pude ver que embora meus pais dissessem que apenas veneravam Maria, eles a colocavam no lugar de Deus, sempre ouvi muito mais o nome dela do que o de Cristo, frases como "vá com Deus" sempre eram substituídos com "nossa senhora te acompanhe", "durma com Deus" não existia, era sempre "durma com Nossa senhora" e por aí vai, quando se sentiam aflitos sempre clamavam a ela, na minha casa Deus praticamente não existia, não consigo ver isso como algo menor que idolatria, assim como várias pessoas idolatram coisas sem as literalmente considerar como Criadores do universo, muitos idolatram Maria mesmo não a considerando literalmente como Deusa
A conclusão que eu cheguei é que a teoria é totalmente diferente do dia a dia. Talvez a base não esteja sendo bem ensinado. Na casa dos católicos você acha altares pro Santos onde eles se prostram e choram aos pés das imagens.
@@wesrocha0 Por que te incomoda tanto se os católicos fazem essas coisas? Quem tem o direito de se incomodar e julgar? É Deus ou você, que se coloca no lugar de Deus?
Exatamente. E ele diz que dulia é traduzido pelo catolicismo como honrar. Não bate. Nem mesmo na Bíblia católica essa palavra dulia tem o significado de honrar, mas de servir, ser um escravo, coisa dessa natureza. Então, o culto de dulia é, na verdade, idolatria, porque consiste em serviço ao um ídolo, como culto às imagens. Agora veja: Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Grande idolatria é tudo aquilo que eu colo i na minha frente me ajoelho e oro ,rezo pra imagem tendo fé que aquilo vai interceder por mim junto ao Criador, assim com no deserto p povo que saiu do Egito levanto uma cobra de bronze pra curar as picadas das cobras e, começaram a adorar, assim o criador mandou quebrar tudo
O Pau vai torar nos comentários👨🦲🚬!!!! Pra esquentar vamos logo começar Imagens são retratos de pessoas que louvaram,adoraram,e consagraram suas vidas inteiramente à Deus,não sei mais sempre pesquisei no UA-cam: Vídeo de católico adorando Imagem Nunca achei esses vídeos,isso prova também que nos não adoramos imagens,um argumento bem legal também dá igreja católica e que existem alguns santos que o corpo está incorrupto,sempre quando eu estou botando fogo nos comentário de pastor falando mal da igreja católica,o povo que treta comigo praticamente não tem nenhum argumento contra isso,com exceção aqueles que falam que apodrece e nem é confirmado por cientistas📝 Os cara praticamente ignora que venerar não é a mesma coisa que idolatrar,sempre serei um papagaio da vida,sempre vou defender e falar que nos não adoramos imagens Salve Maria Tmj,Catolico Foreverrr😁🔥🔥
@@MariadeLourdesnascimentoDaSilv Não. Não é. Busque se informar sobre o que é a palavra "idolatria". Faça esse favor a si mesma e pare de propagar desinformação
Se a imagem, estátua ou ícone tem o proposito de arte, de embelezar um ambiente ou de lembrar de alguém especial, NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM. Já se as imagens ou ícones foram feitos ou consagrados para as pessoas levantarem um altar em seu louvor, prestar-lhes fé, cultos, ou direcionar-lhe invocação, devoção, orações, preces e cânticos, aí é pecado e uma afronta a Deus. Tais práticas são atos de adoração praticados pelas pessoas em qualquer religião do mundo, e não é diferente no cristianismo. Portanto, os cristãos só devem oferecer e prestar estes atos a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, e nunca às imagens, estátuas ou ícones!! E sim, Deus mandou fazer imagens para a arca da aliança, mandou fazer a serpente no deserto e também permitiu que Salomão fizesse querubins e figuras em Seu templo que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Mas, o Criador NUNCA mandou ou permitiu que o povo de Israel prestasse cultos diante dessas imagens e figuras, ou que lhe dirigisse devoção, fé, preces e orações. Quando o povo começou a fazer essas coisas para a serpente, chegando ao ponto de pôr seu nome de Nehustã, o Espírito Santo inspirou o rei Ezequias a destruir a imagem (2 Reis 18: 4). Portanto, não existe problema nas imagens e nos ícones em si, o problema está em prestar ou dirigir-lhes cultos, fé, devoção, celebração, romarias, orações, preces ou levantar-lhes altares em seu louvor. ESTE É O PROBLEMA! Nós podemos “honrar” os nossos irmãos cristãos do passado e também à Maria, lembrando deles com carinho e respeito, aprendendo com suas vidas e histórias e, acima de tudo, buscando IMITAR o exemplo e a fé que eles tiveram em Deus e como seguidores de Cristo. É isso que nos ensina e ordena fazermos o Evangelho de Cristo em relação a eles (Veja em 1 Coríntios 11: 1-2; Filipenses 3: 17; Hebreus 6:12; Hebreus 13: 7). Outra coisa que podemos fazer, é nos reunir em casa ou na igreja e estudar sobre a vida de Maria, de Tiago, de João, de Paulo, de Pedro, etc, etc, por meio das Escrituras Sagradas e de livros que falam sobre os mesmos para que cresçamos em conhecimento, mas, JAMAIS devemos confundir as coisas e passar a cultuá-los, ter fé neles, invocar e orar a eles, pagar-lhes promessas e votos, realizar celebrações e romarias em louvor aos seus nomes ou erguer altares para estátuas e imagens que os representam. ALIÁS, se estivessem conosco, eles jamais aceitariam que as pessoas prestassem todo esse louvor e devoção aos seus nomes. Os profetas, o Senhor Jesus e os Apóstolos, no Evangelho e em toda a Palavra de Deus, nos ensinaram e ordenaram a nos dedicar, nos consagrar e nos dirigir assim somente a Deus, o Pai. CUIDADO COM O QUE VOCÊ ESTÁ ENSINANDO…(Gálatas 1:8-9).
Provérbios 31:30: "mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" se até na palavra de Deus diz isso... Quando a palavra de Deus diz que toda honra e toda a glória são para Deus, ela diz que literalmente tudo é para a honra e glória de Deus. Quando se venera um santo, você está dando a honra e glória a Deus, pois sem Deus o santo não seria santo... A vida de um santo honra e da glória a Deus, como diz santo Inácio de Loyola: "Ad maiorem dei gloriam" tudo para a maior glória de Deus. então minha cara, estude história da igreja, estude a patrística, e volte para a igreja do senhor.
@@mementomori1166 eu dou glória direto a Deus sempre que um mero vaso é usado. Mas vc pode em defesa de cada catolico dizer q nao usam mais de seu tempo para tentar chegar a Deus por essas tangentes do que de fato usufruindo do relacionamento direto que Ele permitiu apos a cruz? Se o dono do mundo ta numa mesa com vc, a secretária e os empregados e ele falw com vc, pq deveria tu fazer telefone sem fio? Entao pra mim, sempre q sobrar a pontinha de glória pra dar, eu torno a dar pra Deus
@@mementomori1166 quando tempo leva um rosário? Vc ora a Deus o mesmo tempo com palavras suas, direto à Ele? E se o Santo ja vive na Glória confimada, seria ele surdo ou sucetivel a um ritual de X orações repetidas em tal ordem para que vc o obrigue a falar com Deus em seu lugar? Como se Deus nao ja soubesse, e coubesse a vc simplesmente pedir, agradecer e louvar?
@@mementomori1166 pois sua logica é a mesma da Neustã , a serpente da cura no deserto. Vc vai reconhecer o poder de Deus , mas em seguida vai glorificar o objeto usado. O reconhecimento q tenho dos santos,e nao necessariamente dos canonizados pela igreja catolica apostólica romana, mas sim de qqr irmão irrepreensível, piedoso, temente a Deus e prudente é justamente de agradecer o agir de Deus sobre ele e buscar copiar oseus bons feitos. Mas jamais dar um momento de oração exclusiva para Deus à eles... Nao faz o menor sentido. Parece coisa de timido nao querer falar com quem quer falar com vc. E timidez é repreendida na biblia tb. Mas covardia ter q apaelar pra botar santo contra a parede. Fico pensando se a Bendita Maria ja nao enjoou dessa oração...
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Esse vídeo ficou top demais,o demônio tinha me botado na cabeça que eu tava fazendo idolatria,aí eu tinha recuperado minha fé,agora eu tô vendo esse vídeo
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Agora compra o catecismo da igreja e fortalece e aprofunda o conhecimento da sua fé! Livros da patrísticas que também foram escritos pelos primeiros cristãos: padres apostolicos, Inácio de Antioquia, eusebio de Cesaréia. Católico ignorante futuro protestante, precisamos dar ao mundo a razão pela nossa fé!
Sobre os quatro (4) graus de honra de cultos da Igreja Católica Apostólica Romana LATRIA: Adoração dado APENAS À DEUS. HYPERDULIA: Honra dada a Bem Aventurada, Virgem Maria Santissima. PROTODULIA: Honra dada a São José, entre todos os Santos, ele ocupa o primeiro lugar. DULIA: Honra dada aos Santos.
Quantas vezes eu deixei de ir a missa por falta de vontade ou pq tem algo que e mundano , idólatra. mas quando eu paro para rezar diante da imagem de nosso senhor jesus Cristo no centro e naquele altar várias imagens de santos que viveram sua vida apenas para nosso senhor,e ali começo só pensando em Deus.eu adoro a Deus e ele conhece a minha intenção.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria? Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
@@rf-lj9pu idolatria ? Kkk ,arcanjo Gabriel foi o primeiro idolatra ao seu pensamento ignorante meu irmão, mas um daqueles protestantes de esquina, passa a vida toda errando ,aí aceita Jesus, e pronto começa a condenar e criticar a veneração as coisas santas voltadas para Deus .
@@rf-lj9pu estude a vida dos santos,sua trajetória na terra e a quem eles serviram ,para não vir aqui criticar, nos precisamos ralar muito pra chegar aonde este santo que vc citou chegou . Seja humilde, pesquise estude e condene os outros.
Jesus NÂO mandou pregar a vida dos santos, Jesus MANDOU pregar sobre Ele, veja aqui em Lucas 24:46-48: Olha o que são Paulo fala sobre ele mesmo e os demais apóstolos: "Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor... (2Coríntios 4:5). Olha só: 5. Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 6. Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:5-7
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Video otimo, porém não surte muito efeito já expliquei desta forma, mas as retóricas continuam, nos sabemos que é esse o último escudo que eles tem nas mãos, não não repetem isso com a razão mas sim como um mantra pra não virarem católicos
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Veja a concordância de Strong. Dulia não significa honra, significa ser escravo. Vem do grego "doulos". Os atletas não têm altar, os santos têm. Os atletas não são procurados para fazer milagres. Os atletas não são considerados como intercessores diante de Deus. Há uma diferença gritante entre honrar um atleta com uma premiação, e a idolatria da igreja católica para com os santos. Veja bem... Jesus prometeu: "eu estou convosco todos os dias". A igreja católica confia tanto nesta promessa que, em cada cidade tem um padroeiro no lugar de Jesus. Para cada profissão, tem um protetor, para cada nação tem um guardião. De modo que Jesus não faz diferença, é mais seguro recorrer a um santo morto do que ao Cristo vivo e presente.
As pinturas e imagens nas igrejas e basílicas tem um fundamento didático, como a ilustração de um livro infantil, foram feitas porque o povo era analfabeto e as cenas mostravam as passagens de Jesus, seus milágres, etc; para que o povo não esquecesse as histórias da biblia. As imagens são homenagens a sagrada família, aos apóstolos e mártires cristãos. Errado é o julgamento que se faz das intenções alheias. Adorar? Somente a Deus e seu filho Jesus!
Acredito que a intenção desse vídeo do canal é ENSINAR DEFINITIVAMENTE quando o assunto é imagens dos Santos e não fomentar uma discussão aparentemente teológica com os Protestantes que com certeza virão aqui nos comentários. Paz e Bem. Vigiemos!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
No grego bíblico, idolatria é cultuar ou prestar serviço a uma imagem, como os católicos procedem para com os santos, ou seja, é servir a um ídolo. Você pode conferir aqui: biblehub.com/greek/1495.htm Venerar, no grego bíblico, é traduzido de duas formas. A primeira envolve culto, serviço. Como já dito; é se colocar ao dispor de uma imagem para lhe prestar culto e serviço, está em Atos 19:27. Há uma outra acepção para venerar. Essa segunda acepção é diferente porque não envolve culto, nem serviço, nem devoção, e o significado original da palavra também é diferente - timios, e envolve apenas respeito, o que não se aplica aos santos da igreja católica que são cultuados. Você pode conferir a diferença em Atos 5:34, Atos 19:27 e Hebreus 13:4.
@@BastiãoAparecida E os católicos colocam a TRADIÇÃO ACIMA DAS ESCRITURAS! O que a Biblia fala de imagens de rezar aos mortos,etc para o líder católico não tem valor.Exemplo: Dez mandamentos adulterado pela igreja católica a fim de ser adaptado as crenças da igreja.Isso é PIOR que idolatria.E eu não sou adventista.
João 8:31-32 (JFA) Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a VERDADE, e a verdade vos libertará. 2 Reis 22:17 (JFA) Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para ME PROVOCAREM à ira, por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará. 1 Coríntios 8:4-8 (JFA) Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja, também, alguns que se chamem deuses, quer no céu, quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores); Todavia, para nós, há um só Deus, o Pai, de quem é tudo, e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele. Mas, nem em todos há conhecimento; porque alguns, até agora, comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos demais, e, se não comemos, nada nos falta.
Nós mães temos que ter o cuidado de nao idolatrar os filhos. E tb todos o cuidado de nao ter a nossa reputacao como ídolo pois muitas vezes colocamos o que os outros pensam de nós como preocupacao primordial no lugar do que Deus pensa de nós.
Opa.. esqueceu de mencionar uma coisa muito importante. Para se configurar uma adoração é nescessario um sacrifício e esse somente oferecemos a Deus atravez da eucaristia.
Da forma que vc está posicionando está a veneração já tá se transformando numa idolatria, muita veneração, acaba tirando Deus como o líder da fé, a bíblia fala , há um só Deus uma só fé
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar. Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10). É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração. Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz. Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”. A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
@@eliasfassarella6403 É imagem!, tu também tem uma imagem, eu e qualquer coisa que existe nesse mundo. Ou tu não adora a imagem da Santa Eucaristia? Não tem como você dizer eu não adoro, porque A Santa Eucaristia tem imagem! Entendeu? Ademais essa afirmação eu apenas estou repetindo o que o Padre Paulo Ricardo já falou em suas aulas.
Não é piada, eu estava procurando nesse exato momento algum vídeo sobre esse tema para mandar aos meus catequisandos, e vcs lançam esse vídeo! Rapaz!!! OH GLÓRIA
Eu explicando a meus pais hoje aí veio esse vídeo. 😀
@@manoelantonio5714 haha sensacional! Eu falei sobre isso no último encontro da catequese, e queria pegar algum vídeo para que no próximo encontro estivesse tudo fresco na memória deles. Que benção!
Curioso que eu estava pensando nesse tema hoje pela manhã também. Estava matutando que já vi tanto vídeo e tantas explicações sobre esse tema, mas me enrolo todo na hora de explicar para o afegão protestante médio.
Estava com o tema na cabeça a semana inteira, pq tinha ouvido uns protestantes falando sobre, o vídeo veio como providência divina de fato
Kkkkkkkkk
N sou católico e só ouvi isso minha vida toda mas sempre tive minhas dúvidas pois n faz sentido para mim pelo fato de ser uma igreja tão antiga cometer um erro desses, sempre quis participar um dia.
Depois desse vídeo me deu ainda mais vontade de visitar a igreja católica apostólica romana daqui,ela é bem bonita.
Veja este vídeo e venha,sinta se a vontade!!
Pois, venha!
Sempre será bem vindo
Você é muito bem-vindo! Visite sim, e lá aproveite para conversar com Jesus 🙏🏽
Seja bem-vindo irmão ❤️
Muito obrigado pela explicação, passei a minha vida inteira fazendo julgamento errado sobre a liturgia da igreja católica, e confesso a você sou servo de Deus e ontem fui a uma missa de sétimo dia de um ente querido e fiquei admirado com a reverência e a dulia na igreja sagrado coração de Cristo que fica em São Gonçalo, Rj. Sou cristão e estou em oração com Cristo para eu ir para igreja católica pois me identifiquei muito, sou de uma igreja batista, pelo o rumo em que o culto e demais coisas estão sendo empregada na igreja estão me desanimando frequentar os cultos e a missa de ontem mexeu muito comigo por causa da ordem e decência em que foi a missa, muito obrigado pelo vídeo que Deus te abençoe muito.
Olá, irmão. Conte pra gente como está hoje a sua vida de fé. Abraços!
Sua avaliação é ingênua. Olha como Jesus orou ao Pai:
"E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim" (João 17:20).
Jesus disse que os verdadeiros discípulos seriam aqueles que iriam crer pela Palavra.
Por que a Palavra? Porque a Palavra glorifica Cristo, e somente Ele (João 16:14).
Uma religião que coloca homens no lugar de Cristo é falsa. Dou um exemplo: Jesus disse:
"E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas..."
Quem prometeu ir adiante das suas ovelhas? Jesus. Ele vai adiante.
Contrariamente a isso, tem gente pregando que maria é quem passa na frente.
A falsa religião ela sempre vai fazer isso: ofuscar Jesus.
Você olha par a Bíblia, e tudo aponta para Cristo:
Os magos vieram adorar o menino
Simeão estava esperando o menino
Os pastores receberam a notícia do nascimento do menino
Herodes quis matar o menino
Ana, testemunhava sobre o menino
A igreja católica inventou outro evangelho, que não é evangelho que não é possível encontrar nas Escrituras Sagradas, como disse Paulo.
Uma religião guiada pelo Espirito Santo glorifica unicamente a Cristo:
Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar
(João 16:13,14)
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim
(Atos 17:11).
Examinando nas Escrituras...
25. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26. Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
27. E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
(Lucas 24:25-27).
44. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
45. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
46. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
47. E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48. E destas coisas sois vós testemunhas.
(Lucas 24:44-48).
Seja bem vindo! Que Deus abençoe
Isaías 45
20. Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
21. Anunciai e apresentai as razões: tomai conselho todos juntos. Quem mostrou isso desde a antigüidade? quem de há muito o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
22. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
23. Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.
24. De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele.
25. Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.
Deuteronômio 7
25. Queimem todas as imagens dos deuses desses povos. Não cobicem a prata e o ouro que estão nas imagens, nem fiquem com eles, pois isso seria uma armadilha mortal para vocês. Para o SENHOR, nosso Deus, adorar ídolos é uma coisa nojenta.
26. Não levem nenhum ídolo para dentro de suas casas, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês. Detestem e odeiem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada.
Apocalipse 22
14. Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões!
15. Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações.
16. - Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã.
17. O Espírito e a Noiva dizem: - Venha! Aquele que ouve isso diga também: - Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida.
18. Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro.
19. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa.
20. Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: - Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus!
ADORO A DEUS(Pai, Filho e o Espírito Santo) e os Santos admiro e respeito, não chego a venerar como vocês católicos, mas respeito e admiro apóstolos e Santos homens de Deus até os reformadores protestante como John Wesley, Billy Graham, Davi Miranda, Cesino entre outros.
Você descreveu um católico praticante, parabéns pelo respeito a homens e mulheres que abriram mão de riqueza,prazer,para ajudar nossos irmãos mais necessitados.
Meu amigo, adoração é tudo que você faz em reverência aos ídolos, se prostar,beijar, cantar, pedir, agradecer, chorar, exautar e saiba de uma vez por todas que só o Senhor é digno de tudo isso e muito mais, amém ❤❤❤
Nenhum católico correto faz isso irmão. Falo isso porque sou católico, as imagens são mais ilustrativas e nada mais do que isso.
então eu beijar minha mãe de afeto, agradecer a alguém, chorar de emoção para as pessoas é adoração?
pois essa é exatamente a sua lógica, comentário totalmente sem nexo e sentido!
@@pityssauro7374 meu amigo eu estou falando de imagens de esculturas que tem boca mas não fala, tem olhos mas não veem ,naris tem, mas não cheira nem som algum sai da sua garganta e quem é idólatra sabe do que estou falando, reza faz petições, agradece, paga promessa de joelhos, vai a pé, vai a cavalo, faz procissões, carrega a imagem nos braços, nos ombros no carro, imagens nas roupas, nos objetos até na sombrinha, coloca a imagem no pedestal, nas portas de entrada como se ela protegesse o ambiente e muitas outras coisas que não lembro agora, tudo isso é idolatria eu já fui católica e sei do que estou falando, quando nós falamos não é pra criticar vocês, é porque amamos vocês e queremos que vocês alcancem a graça de Deus e sejam salvos.
@@cremildadefatima2481 Graça de Deus já temos, aliás Jesus fundou nossa igreja, diferente de vocês que cuja igreja foi fundada por Martinho Lutéro, e não senhora, isso tudo que você disse é pura heresia e bobagem, Usando a lógica de vocês é exatamente o meu comentário acima, na lógica de vocês tudo é Adoração, mas não admitem, e não, orar para os santos não é adoração, e sim Veneração!
@@cremildadefatima2481 Claro, fazemos tudo isso para Deus, mas vocês fazer tudo isso eu dúvido.
Como protestante peço perdão as ofensas nos comentários de alguns dos meus irmãos, é sempre bom conhecer e respeitar pessoas que pensam diferente da gente.
Você já fez algum comentário defendendo os teus irmãos que são chamados de louco, de burro, e etc, aqui na plataforma?
Devemos fazer o bem a todos, "mas principalmente aos domésticos da fé" (Gálatas 6:10)
Agradeço e admiro seu respeito...e peço perdão, como católico, mas (por mais que tenham protestantes respeitosos, como vc) a maioria é arrogante e preconceituosa
O que você quer dizer com preconceito, ao afirmar que a maioria dos protestantes são preconceituoso?
Pedir perdão aos idolatras?
Se ate padre ja condenou a idolatria
Um dos melhores vídeos deste canal! Louvado seja Deus por esta catequese!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Obrigada pela explicação. Deus abençoe. Achei as dolias (veneração) um possível caminho de "confusão de entendimento" já que, muitas vezes isso não é ensinado na catequese (pelo menos a minha não foi), e pode levar fiéis a distorções graves.
Latria é perfeito, é o que eu quero, anseio, desejo unicamente na minha vida, como o grande "Eu sou" como Deus único, soberano ❤ nele é onde sinto paz e o amor mais puro.
No que se diz a Hiperdolia (quw é feito a santíssima Maria mãe de nosso senhor Jesus), é algo que tem me gerado conflitos internos. Tenho respeito e admiração pelo mistério dela ❤, fé e exemplo de Maria são lindos, e desejo ter a mesma fé e obediência dela, e embora reconheça amorosamente quem ela é, confeso que, músicas que consagram os sentidos e desejam "pertencer" me fazem sentir estranhamento, no meu coração sinto como deixasse de ser a "hiperdolia" para idolatria.
Isso porque, entendo que consagrar é: oferecer com dedicação e afeto; ofertar; (c) oferecer-se ao serviço de; dar-se, sacrificar-se por; (d) fazer grande empenho por; empenhar-se, entregar-se[...]
Percebem ? São atitudes que quero exercer ao nosso senhor Jesus Cristo, ao Deus pai soberano e ao espirito santo (santissima trindade).
Vou continuar acompanhando o canal e absorver as explicações (que são ótimas) e racionalizar elas dentro do meu amor maior que é Jesus
achei sua visão interessante irmão
Moço que explicação!!!
Obrigada pela aula! Sou católica com muita honra!!!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
@@rf-lj9pu vc sabia que é uma oração cristologica embora fale de Nossa Senhora
Amei o vídeo!! Muito esclarecedor. Límpido como a água. Só não entende quem, realmente, não quer entender. Obrigada, Guilherme!! Deus te abençoe grandemente!! 🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏
Dulia não significa honrar, fiz uma pesquisa na própria Bíblia de versão católica. É notável que a palavra dulia é traduzida pelo sentido de ser um escravo, servir a alguém. No grego, denota uma pessoa que renuncia toda a sua vontade para cumprir a vontade de outra pessoa.
Nesse caso, o culto de dulia, hiperdulia, ou protodulia nada mais é do que idolatria, ou seja, é o culto de se deve a Deus sendo oferecido à criatura, ou à imagem de uma criatura, como disse Paulo em Romanos 1:25:
Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Em Mateus 6:24, Jesus usa a palavra dulia, quando diz: "Ninguém pode servir a dois senhores".
Ninguém pode ser escravo de duas pessoas.
Um corpo não pode ter duas cabeças.
É por isso que Jesus disse:
"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me".
Ou seja, se você quer ser meu, sua vontade precisa estar cativa à minha vontade, e não à vontade de minha mãe (hiperdulia), ou á vontade de José (protodulia).
O escritor aos Hebreus diz:
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé... (Hebreus 12:2)
Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo, és mãe gentil
Pátria Brasil
Agora que descobri que nós idolatramos o Brasil...
Se você sair da sua 'preguiça' disfuncional e estudar pra colocar o mínimo de razão, que eu acredito que você não tenha, dentro dessa sua cabeça 'protestantizada' vai perceber que você ficando calado está mais certo, preguiça é pecado, pensamento de 'gado' ou 'rebanho' apenas protestante tem!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Este é um site católico para católicos. Talvez o irmão tenha origem protestante ou diferente a nossa. Talvez a visão dos primeiros padres e estudo sincero da vida dos santos possam dar uma dimensão do que é a verdadeira teologia da Igreja de Jesus Cristo. Paz e bem!
O protestantismo nasceu de uma divisão. Até hoje o protestantismo é divido. Se divide a cada dia. Tem igreja defendendo até a prática homossexual. Daí as inúmeras denominações protestantes. Se vc não concorda com o "pastor" forme outra igreja. E assim vai. Verdadeira babel, confusão. O pai da divisão é o demônio!!!
Guardadinho na cabeça professor K2 hahah
Só tenho a agradecer pelo conhecimento que seus vídeos tem trazido para minha vida, antes de conhecer seu canal eu vivia com uma pulga atrás da orelha que ficava cochichando: "vamo virar protestante..." mas agora apesar do amor e da gratidão que tenho pelos irmãos protestantes, me sinto muito melhor na Igreja Católica ♡
Ele só não te apresentou base bíblica
Não se deixe enganar. O homem parece por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus
@@marconesilva2141 bom, no caso da necessidade de uma explicação mais voltada à Sola Scriptura recomendo o vídeo do Missionário Daniel Silveira Fonteles Linhares onde ele responde Rodrigo Silva e Karina Bacchi acerca de comentários desses dois sobre essa suposta adoração de imagens
Mesmo sendo católica não sou lá muito fã de imagens, mas esse vídeo que citei (que apresenta base bíblica) somado ao vídeo do Santa Carona (que fala sobre dados da realidade atual) me levam a crer que não há idolatria alguma nesse meio (tirando alguns católicos sem muito estudo da própria fé, eu mesma confesso saber muito pouco ainda mas creio que a ignorância quando não é exercida "por querer" mas pelo contrário, a pessoa procura saber mais, Deus leva numa boa)
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Eu tava conversando com meus pais sobre essas coisas hoje! mesmo aí veio esse vídeo. 😀👏👏👏👍👍👍
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Leia Isaías vai ver o que Deus pensa sobre. E no novo, o que Pedro diz. O povo padece por falta de conhecimento. A oração toda deveria ser voltada ao pai, não a outros, nem ser pedidos nada a eles.
@@Focoedeterminacao1 Pois é isso acontece com os protestantes fundando denominações em cada esquina têm mais que padaria.
@@manoelantonio5714 Se o problema do protestantismo é que são "vários como padarias", você deveria questionar sua própria religião, já que vocês mesmos tem em uma série de facções(sedevacantistas, tradicionalistas, carismáticos, veterocatólicos, os padres da teologia da libertação e assim por diante), isso sem falar da divisão da Cristandade no Cisma do Oriente (1054 d.C) desde muito antes de Lutero surgir, então não tem moral nenhuma pra falar dos protestantes.
@@Poucossaberao Só seguir a verdadeira doutrina a igreja têm a verdade confusão é com os homens.
Pelo que deu para entender idolatria é tudo o que vc gosta mais do que de Deus ou seja ama mais , por tomar o lugar de Deus.
Por isso aquele versículo : adoraram mais a criatura ao invés do criador.
Em geral é adorar coisa ou pessoas mais do que a Deus.
Também tem outro versículo que diz : vc não pode adorar dois Senhores , adorar um e aborrecerá o outro .
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Leia a Bíblia, meu filho, Paulo disse: "Cristo é tudo... Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Cl 3:11; Fp 4:13).
E Jesus mesmo prometeu: "Eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo" (Mat 28:20).
...Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada (João 14:23).
Uma coisa engraçada é que Jesus, estando vivo, e sendo Deus, e tendo o atributo da onipresença não pode estar em toda a internet protegendo os internautas, mas santo Isidoro que sendo humano e estando morto, pode... kkkkkkkkk
Concordo com vc.. a biblia é clara ninguem vem ao pai se não por mim, mas eles insiste em falar que nao idolatra nem nada.. @@rf-lj9pu
São tantos santos que fazem tantas coisas por eles, que Jesus nem tem poder nenhum pra fazer nada na vida deles. Eles dão tanta honra pra santos que foram pessoas, que não adoram ao REI dos Reis!
@@rf-lj9pu eles sao idolatras sim, isso ai é conversa furada.
@@rf-lj9puo ROSÁRIO consiste em meditar os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos de Jesus. Estude.
A prova de que a veneração de santos, por exemplo, não é uma idolatria é que sempre nos lembramos de Deus quando falamos sobre eles. Numa vivência saudável de fé, é impossível lembrar-se de Nossa Senhora e não se lembrar de Jesus.
O simples fato de vc ter uma imagem já é pecado.
Leia em Êxodo cap 20 vs 4.
Os Católicos excluíram o Mandamento de Deus.
@@marconesilva2141 não excluímos nada não o seu trouxa
O sentido da própria palavra veneração e a adoração que são sinônimas uma da outra, não leia só uma bíblia leia várias versões recomendo a king James, não seja um gado doutrinado e veja por si só.
Sim cara, não dá pra intender o ruim e que eles chamam aqueles que não concordam com eles são um ceita e vão para o inferno meu Pai amado.
@@marconesilva2141 Mas Deus também fez imagens
Louvado seja nome do nosso senhor Jesus, obrigado irmão pela bela explicação Deus abençoe.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Muito bom. Glória a Deus por vc estar esclarecendo essas coisas
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Vdd tudo que adoramos toma o lugar de Deus
Verdade
E um rosário com 150 ave marias, e somente 15 Pais nossos;; com 30 minutos dedicados a maria e 5 minutos de "atenção" ao Pai, e somente 10 SEGUNDO DE "ATENÇÃO A JESUS, O SALVAODOR" é idolatria?
@@rf-lj9pu O rosário é a meditação do evangelho.
@@rf-lj9puo Santo rosario é cristocentrico,ele é composto pelos e misterios que adoram a vida de cristo
Misterios gozozos:nacismento e vida
Misterios dolorosos:sofrimento e crucificação
Misterios gloriosos:Ascenção ao céu
Acho que é +ou- isso.
É por isso que é protestante,não entende, no dia que aparecer um pastor inteligente falando com palavras bonitas, eles se zangam e fundam.outra seita,que só sabe gritar,os pastores falam com a voz diabólica, rolam no chão mais que o Neymar, isso aí tem na Netflix com atores melhores!
Isaías cap 44 vers.16 ao 20
Metade queima, com a outra metade come carne; assa a e farta se; também se aquenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo.
Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha se diante dela e inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: livra me , porquanto tu és o meu deus.
Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam e o coração, para que não entendam.
E nenhum deles toma isso a peito, e já não tem conhecimento nem entendimento para dizer: metade queima, e cozi pão sobre as suas brasas, e assei sobre elas carne; e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar me ia ao que saiu de uma árvore?
Apascenta se cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?
Kkkkkk tá sabendo legal
Explicação maravilhosa, Divina! Salve Rainha, viva Cristo Rei.
Tolo, como pode a mãe humana de jesus ser rainha sendo que Jesus é Deus? Essa crença de vocês é uma mistura de bíblia com mitologias greco-romanas.
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
@@claytonsp08 *Mãe de rei é rainha!*
@@augustosilva266 Nesse caso não, porque Maria também não é deusa. Use a inteligência que Deus te deu antes de falar besteira.
@@claytonsp08 Ela é rainha pela dignidade de ser mãe da pessoa de Cristo, não precisa ser deusa pra isso.
K2, o vídeo ficou muito bom! Só faltou terminar o assunto da Eucaristia, que nós adoramos a Hóstia Consagrada... Algumas pessoas podem entender errado o que você falou sobre a veneração ao guardá-la na teca, no sacrário ou exibi-la no ostensório e acabar achando que nós somente a veneramos.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
@rf-lj9pu
Filhote de Lutero!
Tradução da bíblia alemã, por isso fala em Strong....
Cristo amado!
@@vivianlima5690 Bom dia, querida.. A palavra "huldigen", do idioma alemão, quando traduzida isoladamente, aparece como prestar homenagem, porém, quando se traduz o versículo completo, seu significado é "adorar". Isso é tão claro que "huldigen" aparece também na passagem de Atos 10:25, mas Pedro rejeitou aquele ato de Cornélio, deixando claro que o ato de curvar-se diante de alguém para prestar (como vocês dizem) homenagem, na verdade, é adoração; melhor dizendo é idolatria.. Se "huldigen" fosse apenas prestar homenagem, como se presta aos premiados, como atores, esportistas, etc., Pedro teria aceitado aquela homenagem de Cornélio..
será mesmo que se prostrar diante de alguém é adorar ? já vi várias vezes os heróis da bíblia se prostrarem com o rosto em terra, diante de alguém mt respeitável, pesquise: ''se prostrar com o rosto em terrra, bíblia'' e você verá quantos versículos aparecem.. @@rf-lj9pu
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
K2, beleza de vídeo. Coisa linda dá até vontade de chorar de tão incrível. Se eu soubesse disso no meu tempo de escola.... Mas nesse mesmo tempo eu usava uma comparação: honramos os santos como honramos pai e mãe, e nossos pais não tomam em momento algum o lugar de Deus, mesmo porque esse é um dos mandamentos do próprio Deus. Parabéns pelo vídeo. Deus abençoe.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
te sigo no Instagram mas é algo tão supérfluo que recorro o youtube...mas sinceramente meus agradecimentos. Tu é uma biblioteca ambulante. Obrigado!!
eu estava quase saindo da igreja católica, fui hoje(domingo) porque minha prima foi receber o terço enfim n vem ao caso
mas eu estava quase saindo da minha igreja da minha religião para outra religião, mass fui hj só pra acompanhar minha prima fiz tudo direitinho e pedi durante a missa toda q me mostrasse a verdade sobre "adorar imagem" isso vem me pertubando a algum tempo já, e quando cheguei em casa pesquisei sobre o assunto...entre várias críticas eu encontrei esse vídeo... meu coração se acalmou n vou prescisar "abandonar" minha religião porque agora sei q não estou pecando e q estou no caminho certo, mt obrigado q Deus te abençoe ❤
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Não tenha dúvidas que está no melhor caminho... a igreja católica é a verdadeira igreja de Cristo, a única que nos oferece os meios de ser verdadeiramente santos...
Vou te dá um exemplo: Quantas vezes se vê Jesus mandando perseguir, ou tomar os bens de alguém, ou matar por que esse alguém não o seguia?? Nenhuma vez, é claro. Quantas vezes na história os papas perseguiram, ordenaram o confisco dos bens de pessoas inocentes, e mandaram torturar e matar pessoas em defesa da catolicismo romano? Muitas vezes, com certeza. Portanto, a igreja católica romana não tem os padrões da verdadeira igreja. Agora veja. Jesus disse: Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mat 4:10). Preste atenção na palavra "servirás". Essa palavra significa "latreuó" - servir; quando Paulo escreve aos Romanos, ele explica como dever ser esse servir, dizendo: "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rom 12:1). Ou seja, o culto que devemos, como os católicos dizem, somente a Deus, que é o culto de latria, significa a entrega do nosso corpo, de forma completa a Deus, de modo que não podemos consagrar nosso corpo a ninguém. No entanto, a igreja católica se consagra a Maria, não oração de consagração a ela. Desse modo, a igreja católica (e os católicos que rezam essa oração) estão incluídos entre os que praticam a idolatria, uma vez que, somente a Deus nosso corpo deve ser consagrado., e a mais ninguém. Agora reflita: Se Pedro não aceitou que Cornélio se ajoelhasse diante dele, como Pedro aceitaria que alguém se ajoelhar diante de uma imagem dele. Se o anjo não aceitou João se ajoelhar diante dele, como os anjos vão aceitar alguém se ajoelhar diante de uma imagem deles?
Uma coisa é alguém querer a verdade, outra coisa é alguém querer uma "verdade que lhe convenha".
@@psicologomateuscarvalho4267 Meu querido, o livro que Jesus indicou para o nosso conhecimento foi a Escritura Sagrada; Ele disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mat 22:29); e, quando tentado por Satanás, Ele afirmou: "Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (Luc 4:4). Então, eu não perco muito tempo com histórias de homens, pois sei que todos são falhos, apesar das virtudes. Além disso, o cristão é vocacionado para pregar Cristo, anunciar Cristo, glorificar Cristo, e não os santos. O próprio Espirito Santo veio glorificar Jesus (João 16:14).
Quanto a lógica da igreja católica, vou ser sincero, é sem lógica! E é exatamente por meio da doutrina que, como disse Jesus, que são mandamentos de homens, que a igreja católica tornou-se uma aberração, doutrinariamente falando. Ora, Jesus disse: "É-me dado todo o poder no céu e na terra". E Ele continuou...: "...eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo (Mat 20:18,20).
Então, o que eu vejo que é sem lógica na igreja católica? O seguinte...
O Todo-Poderoso (Jesus) promete que está comigo todos os dias. Somente Ele fez esta promessa. Ninguém mais foi capaz. Além de nos prometer o Consolador (João 14:16), em João 14:23, Jesus diz mais: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". Ou seja, Jesus promete habitar em mim, Ele, o Pai e o Espírito Santo. Porém a igreja católica diz o seguinte: "Jesus está longe. Deus, também, está longe". E ensinam as pessoas a buscarem os santos mortos como refúgio. De modo que Jesus, que ressuscitou e está vivo, não “pode me ajudar”, mas os santos que morreram e não ressuscitaram, estes podem fazer tudo por mim. Em outras palavras: Jesus, que é Deus, não pode proteger os internautas, mas o santo Isidoro, que morreu e permanece morto, este, sim, na lógica católica, pode estar em todo o mundo, protegendo todos os internautas. Assim, a igreja católica descartou Jesus. É um santo para cada situação, para cada doença, para cada cidade... Jesus não serve, antes dEle, sempre tem alguém mais amoroso, mais atento às nossas necessidades do que o próprio Cristo que prometeu, com todas as letras: "...eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo". Desse modo, através de suas doutrinas, a igreja católica diminuiu Jesus de todas as formas, da maneira mais irracional possível.
Não é a questão de julgar um erro isolado. Ninguém é louco. Jesus disse que a árvore se conhece pelo fruto (Mat 7:16,17); e os frutos da igreja católica, na idade médias e anos posteriores, mostram que ela não têm as qualidades da igreja de Cristo. Foram anos, foram séculos, perseguindo pessoas inocentes, matando pessoas indefesas, torturando pessoas que não tinham nenhum crime. Repito, não foi um erro isolado, foram séculos praticando as maiores atrocidades. Lembra da medalha COMEMORATIVA de Gregório XIII, na matança dos huguenotes? Lembra da inquisição? Lembra das fogueiras para queimar pessoas vivas, quando Jesus mesmo disse que não veio destruir as almas dos homens? Definitivamente, a igreja católica pode até arrogar para si mesma o título de igreja de Cristo, mas ser a igreja de Cristo, de fato, é uma realidade bem distante da igreja de Roma. E a realidade que resta, para os que querem enxergar, é que o catolicismo é um sistema, e não uma igreja, muito menos, a igreja de Cristo. Como você mesmo diz: "ser santo é ser conforme a Cristo". Desse modo, se a igreja não reflete Cristo, ela não pode ser considerada como igreja de Cristo.
É até engraçado você dizer que entrega tudo a Cristo, porque cada cidade do nosso país foi entregue a um padroeiro. Na verdade, foi entregue a um morto. E o nosso país, por exemplo, já está com o segundo padroeiro. Ou seja, quando se trata de confiar, a igreja católica não dá qualquer credibilidade a Cristo. Vamos aos fatos: O modo principal de oração da igreja católica, que é o rosário, tem 150 Ave-Marias, e apenas 15 Pais nossos (a oração modelo, que Jesus ensinou). Gasta-se mais de meia hora repetindo Ave-Marias, 5 minutos de Pais nossos, e, pasme, 10 segundos se gasta com Jesus, quando se reza o rosário. Sem contar que a oração final do rosário, “deve” ser uma salve rainha. Você chama isso de entrega a Cristo? Ora, os papas têm consagrado o gênero humano a "nossa senhora"; a oração mais repetida, na igreja católica, não é a oração que Jesus ensinou, não é o Pai nosso, mas é uma saudação a Maria, que a igreja católica tirou de um contexto, e usa-a em outro contexto, fazendo adaptações a seu bel-prazer, para glorificar a criatura. Você chama isso de entrega a Cristo? Como disse Paulo aos romanos: Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém (Rom 1:25).
Finalizo aqui, mas garanto que o meu posicionamento não é baseado em uma simples leitura, pois faz uns poucos (26 anos) que estudando as Escrituras (pela graça de Deus), além da história da igreja. Além disso, não pretendo ser um papa, pois como você mesmo diz, "um papa... define dogmas a partir de uma simples leitura... uma arrogância enorme...".
Se a imagem, estátua ou ícone tem o proposito de arte, de embelezar um ambiente ou de lembrar de alguém especial, NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM. Já se as imagens ou ícones foram feitos ou consagrados para as pessoas levantarem um altar em seu louvor, prestar-lhes fé, cultos, ou direcionar-lhe invocação, devoção, orações, preces e cânticos, aí é pecado e uma afronta a Deus. Tais práticas são atos de adoração praticados pelas pessoas em qualquer religião do mundo, e não é diferente no cristianismo. Portanto, os cristãos só devem oferecer e prestar estes atos a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, e nunca às imagens, estátuas ou ícones!!
E sim, Deus mandou fazer imagens para a arca da aliança, mandou fazer a serpente no deserto e também permitiu que Salomão fizesse querubins e figuras em Seu templo que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Mas, o Criador NUNCA mandou ou permitiu que o povo de Israel prestasse cultos diante dessas imagens e figuras, ou que lhe dirigisse devoção, fé, preces e orações. Quando o povo começou a fazer essas coisas para a serpente, chegando ao ponto de pôr seu nome de Nehustã, o Espírito Santo inspirou o rei Ezequias a destruir a imagem (2 Reis 18: 4). Portanto, não existe problema nas imagens e nos ícones em si, o problema está em prestar ou dirigir-lhes cultos, fé, devoção, celebração, romarias, orações, preces ou levantar-lhes altares em seu louvor. ESTE É O PROBLEMA!
Nós podemos “honrar” os nossos irmãos cristãos do passado e também à Maria, lembrando deles com carinho e respeito, aprendendo com suas vidas e histórias e, acima de tudo, buscando IMITAR o exemplo e a fé que eles tiveram em Deus e como seguidores de Cristo. É isso que nos ensina e ordena fazermos o Evangelho de Cristo em relação a eles (Veja em 1 Coríntios 11: 1-2; Filipenses 3: 17; Hebreus 6:12; Hebreus 13: 7). Outra coisa que podemos fazer, é nos reunir em casa ou na igreja e estudar sobre a vida de Maria, de Tiago, de João, de Paulo, de Pedro, etc, etc, por meio das Escrituras Sagradas e de livros que falam sobre os mesmos para que cresçamos em conhecimento, mas, JAMAIS devemos confundir as coisas e passar a cultuá-los, ter fé neles, invocar e orar a eles, pagar-lhes promessas e votos, realizar celebrações e romarias em louvor aos seus nomes ou erguer altares para estátuas e imagens que os representam. ALIÁS, se estivessem conosco, eles jamais aceitariam que as pessoas prestassem todo esse louvor e devoção aos seus nomes. Os profetas, o Senhor Jesus e os Apóstolos, no Evangelho e em toda a Palavra de Deus, nos ensinaram e ordenaram a nos dedicar, nos consagrar e nos dirigir assim somente a Deus, o Pai. (
K2 vc é um monstro!! (no melhor sentido figurado que essa palavra pode ter)
Santa Carona é foda!
Esse é o tipo de vídeo que precisarei ver 3x.
eu vou tentar ver umas 5 X , pra tentar entender tanto rodeio, e enrolação...
@@yuri8799É pra deixar bem mastigadinho pra que fique bem fácil de ser compreendido por protestantes!
E mesmo assim, certeza que vai ter crente com dificuldade de entender
@@suricatoradioativo4892 ta bom amigo, vou dizer que entendi pra encerrar esse ladainha.... segue o fluxo e vamos buscar aprender e conhecer a verdade, uma hora a gente chega lá....
Quando fazemos uma novena há um santo nunca pedimos a ele o milagre, sempre pedidos para que eles conversem com Deus a nosso favor, as orações sempre tem um cunho voltado a Deus. Nós nunca pedimos: Santa Terezinha, cure minha doença. Não. É sempre: Santa Terezinha, pede a Deus pela cura da minha doença
Pede diretamente a Deus, mais fácil👍🏻
Os vivos sabem que podem morrer algum dia, mas os mortos de nada sabem , e nem lembranças tem do que acontece por debaixo do sol
se queremos interceder uns pelos outros, em forma de oração, súplica ou clamor ,amém, mas diretamente à DEUS no nome do SENHOR JESUS , e no tempo e querer de DEUS o milagre pode acontecer!!!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Se a imagem, estátua ou ícone tem o proposito de arte, de embelezar um ambiente ou de lembrar de alguém especial, NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM. Já se as imagens ou ícones foram feitos ou consagrados para as pessoas levantarem um altar em seu louvor, prestar-lhes fé, cultos, ou direcionar-lhe invocação, devoção, orações, preces e cânticos, aí é pecado e uma afronta a Deus. Tais práticas são atos de adoração praticados pelas pessoas em qualquer religião do mundo, e não é diferente no cristianismo. Portanto, os cristãos só devem oferecer e prestar estes atos a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, e nunca às imagens, estátuas ou ícones!!
E sim, Deus mandou fazer imagens para a arca da aliança, mandou fazer a serpente no deserto e também permitiu que Salomão fizesse querubins e figuras em Seu templo que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Mas, o Criador NUNCA mandou ou permitiu que o povo de Israel prestasse cultos diante dessas imagens e figuras, ou que lhe dirigisse devoção, fé, preces e orações. Quando o povo começou a fazer essas coisas para a serpente, chegando ao ponto de pôr seu nome de Nehustã, o Espírito Santo inspirou o rei Ezequias a destruir a imagem (2 Reis 18: 4). Portanto, não existe problema nas imagens e nos ícones em si, o problema está em prestar ou dirigir-lhes cultos, fé, devoção, celebração, romarias, orações, preces ou levantar-lhes altares em seu louvor. ESTE É O PROBLEMA!
Nós podemos “honrar” os nossos irmãos cristãos do passado e também à Maria, lembrando deles com carinho e respeito, aprendendo com suas vidas e histórias e, acima de tudo, buscando IMITAR o exemplo e a fé que eles tiveram em Deus e como seguidores de Cristo. É isso que nos ensina e ordena fazermos o Evangelho de Cristo em relação a eles (Veja em 1 Coríntios 11: 1-2; Filipenses 3: 17; Hebreus 6:12; Hebreus 13: 7). Outra coisa que podemos fazer, é nos reunir em casa ou na igreja e estudar sobre a vida de Maria, de Tiago, de João, de Paulo, de Pedro, etc, etc, por meio das Escrituras Sagradas e de livros que falam sobre os mesmos para que cresçamos em conhecimento, mas, JAMAIS devemos confundir as coisas e passar a cultuá-los, ter fé neles, invocar e orar a eles, pagar-lhes promessas e votos, realizar celebrações e romarias em louvor aos seus nomes ou erguer altares para estátuas e imagens que os representam. ALIÁS, se estivessem conosco, eles jamais aceitariam que as pessoas prestassem todo esse louvor e devoção aos seus nomes. Os profetas, o Senhor Jesus e os Apóstolos, no Evangelho e em toda a Palavra de Deus, nos ensinaram e ordenaram a nos dedicar, nos consagrar e nos dirigir assim somente a Deus, o Pai.
Santo Tomás de Aquino explica que a adoração é, antes de tudo, uma disposição da alma. O corpo apenas exterioriza a “postura” da alma.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Meu Deus 🤦🏻♂️ @@rf-lj9pu
@@rf-lj9pu kkkkkkkk
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
@@rf-lj9puNão, não é idolatria
O cara explicou no vídeo...e tava bem "mastigadinho". Como vc n entendeu?
Veneração ≠ Adoração
O rosário é pra venerar Maria, então vai ter mais orações destinadas à ela.
Já a Santa Missa, por exemplo, é para idolatrarmos Deus.
Idolatria é pra Deus e só (é OBRIGATÓRIO para todo cristão)
Veneração NÃO É OBRIGATÓRIA mas pode ser feita em respeito à um humano que foi usado por Deus para fazer boas ações e servir de exemplo pra aqueles que conhecem sua história
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Romanos 1:22,23
Parabéns. Muito bem explicado👏🏼👏🏼👏🏼
A veneração aos santos na Igreja Católica tem fundamento nas Escrituras, embora a prática em si não seja explicitamente detalhada na Bíblia. A Igreja ensina que a veneração dos santos é uma extensão da comunhão dos santos, que é uma realidade espiritual que une todos os membros da Igreja, tanto os que estão na terra quanto os que já estão no céu. O Catecismo da Igreja Católica menciona que os santos "contemplam Deus, o louvam e cuidam constantemente daqueles que deixaram na terra". Essa intercessão dos santos é vista como um serviço exaltado ao plano de Deus, e os fiéis são encorajados a pedir a intercessão deles.
Além disso, a Carta aos Hebreus (Heb 12:1) fala sobre uma "nuvem de testemunhas" que nos rodeia, o que é interpretado como uma referência à comunhão dos santos que intercede por nós. A prática de invocar os santos é apoiada por passagens que mostram a importância da intercessão, como em Tiago 5:16, que fala sobre a oração dos justos que pode muito em seus efeitos.
A Igreja também argumenta que a veneração dos santos não é idolatria, pois a adoração (latria) é devida somente a Deus. A veneração (dulia) é uma forma de honrar aqueles que viveram vidas exemplares de fé e que agora estão em comunhão com Deus. Portanto, a veneração dos santos é vista como uma prática que enriquece a vida espiritual dos fiéis e os aproxima de Cristo, o único Mediador entre Deus e a humanidade
Adoramos o Santíssimo Sacramento.
Que é Deus 😁🙏
Faltou falar isso no vídeo.
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Toda honra e toda glória e dada.......
Ficou ótima a explicação. Beijos no coração.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Êxodo 20:4-5
⁴ Não farás para ti IMAGEM DE ESCULTURA, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ NOS CÉUS, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
⁵ Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Só o fato de venerar imágens ja quebra o segundo mandamento.... observe que a passagem não se refere a apenas falsos deuses, mas a qualquer coisa dos céus, da terra ou das águas debaixo da terra!
Que Deus possa abrir os olhos de vcs.... !
Deus manda NÃO fazer imagens e depois manda fazer imagens em Êxodo 25,18?
Eu sou o Senhor; este é o meu nome!
Não darei a outro a minha glória
nem a imagens o meu louvor. ISAÍAS 42:8 . Ao se ajoelhar diante de maria ao fazer orações a ela se supõe que Deus esteja compartilhando sua glória. Como se da a ação de maria e dos santos ? Sendo que Deus não compartilha sua glória com ninguém como pode maria levar minhas orações a Deus ? Por favor me explique melhor em um video
Kkkkkk é tanto espantalho que vc não precisa de um vídeo é de uma catequese mesmo. Quer saber mais compre catecismo e vá ler. Tá tudo lá!
Se você assistiu o vídeo e mesmo assim insiste comentar isso é pq tem algum problema cognitivo.
2 perguntas: 1 - destas festas, veneração, honra e tal aonde é feita para o Próprio Deus, Jesus no caso? Só vejo para homens/mulheres "Santos" q existe?. 2 cite uma igreja protestante aonde há imagem esculpida do Billy Graham destacada, rodeada de vela e gente ajoelhada pedindo intercessão pra ele.
C quer comparar Billy Graham com os canonizados
Da uma maneirada 😂❤
A palavra de Deus é clara, está escrito NÃO FARAS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, nem fazer Deus permitiu e ponto final.
Olá, e por quê Deus mandou fazer imagens em Ex 25,18?
Fantástico! Mais claro, impossível. Parabéns
Que bom expor este assunto tão discutindo de forma incorreta nas redes sociais,os protex vão 😭 . Muito bom vídeo👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏. K2 estou aguardando um vídeo sobre São Padre Pio de Pietrelcina 😉😉😉😍😍❤️❤️❤️
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Meu Deus, como somos hipócritas, julgando sem nem ao menos conhecer.
Alguém já viu pessoas subindo escadarias imensas, muitas vezes de joelhos, em nome de Billy Graham? Alguém já viu pessoas beijando a imagem de Billy Graham ou pedindo que ele, mesmo após a morte, levasse seus pedidos a Deus? Alguém já viu qualquer um dos Apóstolos “venerando” a imagem de São José ou Santa Maria? Ou mesmo se viu na Bíblia algum Cristão se ajoelhando para alguma imagem? Não dizem que seguem o que os APÓSTOLOS FAZIAM?
Está de brincadeira né? Essa comparação entre a idolatria a Santos e suas imagens (que chamam de veneração) com o respeito a Billy Graham não dá comparar.
Vcs protestantes estão cegos pelo ódio a mãe do Salvador.
Jamais será uma mulher qualquer.
Todas as gerações a proclamaram bem aventurada
Bendita entre todas as mulheres
Nova Eva
@@PedroHenrique-cz1gz Ódio? Onde,? Leia a Bíblia e veja que qualquer um, seja anjo ou apóstolos, ou quaisquer seres humanos, jamais se deixaram outros beijarem seus pés como sinal de devoção.
Maria foi a mulher mais importante da humanidade, bem aventurada, seu nome será lembrando, como exemplo de fé, desprendimento e obediência a Deus. Se dentre 8 bilhões de pessoas houvesse ao menos 00,1 com o zelo de Maria, mãe terrena de Jesus Cristo, esse mundo seria muito melhor preparado para Segunda Vinda do nosso Salvador!!!
Quem ofende Maria são os que pedem a ela coisas que são exclusivas a Deus por meio de Jesus Cristo. Maria nova Eva? Onde? Mostre nos Ensinos dos Apóstolos (se realmente os seguem).
Pegue qualquer fala de Jesus Cristo e verá que não tem nada a respeito de alguém chamar Maria de mãe, de virgem santíssima, ou seja o que for.
Quer realmente fazer jus à Maria? Siga seus passos enquanto serva de Deus e deixe essa idolatria, imagens, orações a Ela. Imagine Maria diante de uma imagem dela? Jamais iria aceitar tal absurdo, pois, ela adorava somente a Deus e não ia aceitar ser adorada.
Com Maria morta é fácil fazer e falar. Leia a Bíblia e verá que nenhum apóstolo adorou Maria, que convivia com eles. Jesus Cristo não falou para João venerar (adorar) Maria, mas apenas para cuidar dela.
Creio nunca ter havido mulher igual Maria, entretanto, vou bendizer conforme o Ensino dos Apóstolos e não como querem fazer indo além da Palavra de Deus.
@@leonardoribeiro7436 siga a sua doutrina de heresias e nos deixe em paz, passar bem.
Pse, se Billy graham fosse catolico provavelmente ele seria "santo" pela igreja católica
@@leonardoribeiro7436Nós católicos não podemos adorar a outros, de fato.
"Eu, João, vi e ouvi todas estas coisas, e caí no chão para adorar o anjo que as mostrava a mim; porém ele me disse outra vez: “Não, não faça isso! Eu também sou servo como você e seus irmãos, os profetas, bem como todos aqueles que atendem à verdade declarada neste livro. Adore a Deus”. ( Apocalipse 22, 8-9)
O adorar vem do coração, e adorar somente a Deus.
Mas falar que Jesus nunca fez jus a Maria como mãe? Isso tá completamente errado.
"Quando Jesus viu sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'. Depois, disse ao discípulo: 'Eis aí a tua mãe'. E desde essa hora o discípulo a recebeu em sua casa" (Jo 19,26-27).
Jesus naquele momento estava entregando Maria como nossa mãe, e sim, Virgem Santíssima! Virgem pois não precisou de um ato sexual para conceber Jesus, Santíssima por conta que foi o Espírito Santo que se fez presente no seu útero, para assim, conceber Jesus.
E, novamente, sim Maria é a nossa Eva. Oque o Anjo Gabriel fala para Maria quando vai anunciar a sua gestação?
Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. ( Lucas 1, 28-31)
Eva, ao contrário, fica Ave. Maria é a nova Eva.
Vídeo maravilhoso e muito esclarecedor 🙏🙌
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Unico entermediador entre o seu e a terra e jesus Cristo.
Depende, tem a “tradição” e a idolatria a Santos que chamam de “veneração”.
Protestanste é limitado intelectualmente!!!Então não ore por ninguém e nem peça oração a ninguém já que o único mediador é Jesus!!!
tem uma grande diferença entre intercessor e mediador, estude e se informe para não cometer gafes
Pra escrever céu com s precisa aprender muita coisa primeiro...
@@vivitrevizan181 seu?? te confesso que buguei por 1 segundo tentando entender :D
Parabéns ótima catequese que Deus te abençoe Amém
Orem para o espirito santo venha convencer a todos nos dos pecados, se lermos a biblia de genesis a apocalipes, nao vamos encontrar muitas coisas que foram criadas pelo homem, e que ensinam por ai, quem esta certo a palavra de Deus inspirada por ele, ou a igreja que durante os seculos vem criando coisas, purgatorio, pontifice, rosario, adoracao a imagem e a homen que jah morreram, etc, etc. Acordem meus irmaos, leia a biblia, nao caiam no engano, Jesus eh o unico caminho, so ele salva, ele morreu por nos e ressussitou, e voltaras, essa eh a mensagem do evangelho.
A igreja não surgiu da bíblia, mas a bíblia surgiu da igreja! Você acha que a bíblia caiu do céu?!
Não perco um video 🙌paz de cristo e amor de maria meus irmaos❤
Ameei a exemplificação de idolatria com políticos 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Pura realidade, colocar eles no lugar de Deus, além de pecado, é uma baita perca de tempo
PERDA de tempo.
@@mildo588apaz vc de novo? Esses comentários copiados e colados em todo canal o Chatisse viu!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
@@lua2324 Pode ser chato pro sr. mas é a verdade. E Jesus disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32). Vai ficar com a mentira:?
@@rf-lj9pu prefiro a verdade una, de 2000 anos do que uma com 1500 anos de atraso. Paz e bem vai lavar uma roupa!
Já fui católico e estou num momento que acredito em Deus, na santíssima trindade, mas tenho duvidado das religiões, mas adorei seu canal que é bem imparcial e informativo.
Saiba que você será muito bem-vindo entre nós
Eu gosto de usar a palavra amor para explicar isso a uns amigos protestante, premeiro eu pergunto se eles amam seus filhos e se seria capaz de da a vida por eles aí eles respondem que sim aí pergunto novamente e vc daria a vida por Cristo? Kkkkkkkkk
Aí eu jogo a questão qual a diferença aí ? Vc ta adorando seus filhos ? Aí eles dizem que não
Pois me explica o que é isso que vc morre pelo filho e morre por Cristo vc tá igualando Cristo ao teu filho isso né adoração não?
E eles dizem que não kkkkkk
Olha como eles são desinformados
Aí eu explico como se faz essa separação de formas de amar
Exatamente, sendo que o amor provém da essência de Deus, não há limites para que possamos AMAR os nossos filhos e nem os Santos, nós não podemos é ama-los acima de Deus mas com o amor que recebemos do próprio Deus.
@@paulobiafra2937 os protestantes não conseguem entender isso não vejo dificuldade é tão simples isso como diz o irmão Daniel Silveira é uma soberba tão grande deles que sobe não conseguem entender isso só pode ser algo do deus que eles tem dentro de si que não é de Deus
É lindo ser católico!🎉
Eu pretendia fazer um vídeo sobre esse tema, mas ESTE VÍDEO ficou tão perfeito que vou ser obrigado a desistir da minha ideia e simplesmente compartilhar o seu Kkk
Deus te abençoe K2, e a este apostolado virtual Santa Carona!
¡Que viva Cristo Rey!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Simplesmente maravilhoso.......
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Santa Carona salvando a gente das tias que falam que nós "adoramos" a imagens
Quanto mais eu leio APOCALIPSE 9, 20 mais eu quero ficar BEM com Deus vivo.
@@glaucecristovam8118 e desde quando deus está morto herege
Eu estou mim referindo a falar somente do Cristo resusitado, porque quando eu era católica eu adorava vários deuses da terra. Agora eu só adoro um DEUS que não estar mais pregado no maldito madeiro. Mais você tem todo de servi a quem qui,ER.
@@glaucecristovam8118 Pois você não era Católica,minhã irmã. O único no qual nós adoramos é a Deus, só ele.
@@glaucecristovam8118?👏👏 A MESMA COISA QUE ACONTECEU COMIGO. PARA A HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS CRISTO ELE ME LIBERTOU
QUEM AMA A ELE SOBRE QUALQUER COISA E É DISPOSTO POR AMOR A ELE DEIXAR QUALQUER COISA, ELE LIBERTA.
ALELUIA
HOJE SOU UMA NOVA CRIATURA NASCI DE NOVO E NÃO ME DEIXO MAIS ENGANAR POR NENHUMA HERESIA PAGANA E DE NENHUM TIPO DE ENGANO.
GLÓRIA A TE MEU JESUS CRISTO TE AMO JESUS CRISTO MEU ÚNICO SENHOR SALVADOR E INTERCESSOR 🗡️
O SENHOR FALA EM APOCALIPSE cap. 3:19 QUE OS DELE ELE VAI CORRIGIR E LIVRAR 🗡️ ☝️ DA IGREJA DE LAUDICEIA.
ADORO ,AMO
Que vídeo!! Catequético, completo, coerente e verdadeiro!! Muuuuito bom
Parabéns! Excelente catequese!
Mds como esse canal eh bom
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Eu sou católico Romano .assistindo esse vídeo agora realmente eu entendi sou um verdadeiro idoladra.
Como não amar essa aula? Deus te abençoe, K2! Que Nossa Senhora Acumulada, acumule muitas bençãos em sua vida!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
O QUE ABIBLIA DIZ SOBRE O ASSUNTO : Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses
Salmos 97:7
(ARA)
Envergonhar-se-ão e serão confundidos todos eles; cairão, à uma, em ignomínia os que fabricam ídolos.
Isaías 45:16
(ARA)
7 Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os salários de sua impureza serão queimados, e de todos os seus ídolos eu farei uma ruína, porque do preço da prostituição os ajuntou, e a este preço volverão.
Miquéias 1:7
(ARA)
Eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos e destruirei as tuas cidades.
Miquéias @
(ARA)
Acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também removerei da terra os profetas e o espírito imundo.
Zacarias 13:2
Isaías Cap. 46 | ARC
6 Gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam.
7 Sobre os ombros o tomam, o levam e o põem no seu lugar; ali está, do seu lugar não se move; e, se recorrem a ele, resposta nenhuma dá, nem livra ninguém da sua tribulação.
Procissão é pecado Deus é claro em advertir isso.
E olhe. No final do versículo." Nem.livra ninguém da sua tribulação"""'.
que vídeo bom! 🤍
Eu sinceramente acredito que se as imagens fossem tratadas como ícones apenas, sem veneração ou uma necessidade de culto, a doutrina católica teria uma força evangelística muito maior. O que vemos muitas vezes é algo que escandaliza. Portanto, se a veneração não é uma condição para a salvação, por que, estão, enfatizá-la? Há muitos exageros, sim, e há pessoas que estão idolatrando por não usarem as imagens da forma correta. Eu espero que Deus derrame graça sobre a igreja e dê o discernimento de que a avareza espiritual é um pecado sério, que leva à idolatria. Isso precisa ser corrigido.
Senti falta de um pequeno grande detalhe: a *adoração* da Santa Cruz, feita na Semana Santa. Vale a pena fazer um complemento pra falar disso.
@@LR_VE301 eu já encontrei pessoas loucas dizendo que adora Santos essas pessoas são católicas ?eu fico escandalizado com essas coisas.
@@LR_VE301 Sei bem disso, mas muita gente não sabe. Por isso chamei a atenção, pois acho que vale um complemento pra esclarecer.
@@LR_VE301 mas provavelmente não são católicas mesmo de jeito nenhum porque o pe Françoa já disse que não existe isso dentro da igreja de adorar nossa senhora ou Santos
@@LR_VE301 ua-cam.com/users/shortsJ3RY0CuL-K8?feature=share
@@LR_VE301 Qt sua colocação de adorar o mistério Santa Cruz nos temos q entender q muitas pessoas simples q tem muta dificuldade de separar as coisas e entender a caba adorando a santa Cruz
Por isso Cristo disse: em Jo 4 /23/24 ;Q os verdadeiros adoradores q Pai quer são os q adoram em Espirito e Verdade ...Porque Deus é Espirito e não expressão física
Quem não sabe que estátua não fala
Não houve não escuta, meus parentes morrerá as fotos deles são
apenas Lembranças o espírito ninguém pode desprezar o espírito está entre nós ,o corpo e matéria temos almas o espírito não morre jamais. Só Deus e dignos de adoração nós católicos não adoramos imagens nós veneramos Maria e os santos que souberam amar jesus Cristo e sua Igreja que foi fundada por nosso senhor Jesus Cristo amém gratidão
O problema é que há uma contradição bem óbvia: primeiramente você diz que é impossível idolatrar os santos porque a latria é um culto onde reconhecemos a Deus como O Criador do Universo, e como ninguém em ao honrar e venerar os santos os vêem como Deuses então não se configura idolatria, basicamente você aponto que uma pessoa por exemplo só estaria idolatrando Maria se essa pessoa estivesse considerando ela como Deusa ou Criadora do Universo. O problema é que depois você diz que algumas pessoas idolatram o corpo, ou artistas ou a si mesmo, ora uma pessoa que idolatra a si mesmo não se considera o Criador do universo, uma pessoa que idolatra algum cantor não o considera como criador do universo, então você admite que pode existir situações onde a idolatria ocorre mesmo onde o idólatra não considera o seu ídolo como um Deus criador e sustentador do universo, e essa definição de idolatria logicamente torna possível uma idolatria aos santos e à Maria sob o subterfúgio de estar apenas realizando uma dulia ou hiperdulia...Crescendo em um lar católico pude ver que embora meus pais dissessem que apenas veneravam Maria, eles a colocavam no lugar de Deus, sempre ouvi muito mais o nome dela do que o de Cristo, frases como "vá com Deus" sempre eram substituídos com "nossa senhora te acompanhe", "durma com Deus" não existia, era sempre "durma com Nossa senhora" e por aí vai, quando se sentiam aflitos sempre clamavam a ela, na minha casa Deus praticamente não existia, não consigo ver isso como algo menor que idolatria, assim como várias pessoas idolatram coisas sem as literalmente considerar como Criadores do universo, muitos idolatram Maria mesmo não a considerando literalmente como Deusa
Vai chorar?
A conclusão que eu cheguei é que a teoria é totalmente diferente do dia a dia. Talvez a base não esteja sendo bem ensinado. Na casa dos católicos você acha altares pro Santos onde eles se prostram e choram aos pés das imagens.
@@wesrocha0 Por que te incomoda tanto se os católicos fazem essas coisas? Quem tem o direito de se incomodar e julgar? É Deus ou você, que se coloca no lugar de Deus?
Pererê tchumbal?! Kkkk. Parabéns pelo excelente trabalho. Vídeo top.
No grego antigo, a palavra δουλεία ( douleia ) é um substantivo que significa "servidão, escravidão, submissão.
Exatamente. E ele diz que dulia é traduzido pelo catolicismo como honrar. Não bate. Nem mesmo na Bíblia católica essa palavra dulia tem o significado de honrar, mas de servir, ser um escravo, coisa dessa natureza. Então, o culto de dulia é, na verdade, idolatria, porque consiste em serviço ao um ídolo, como culto às imagens.
Agora veja:
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
Amei o vídeo!!! Obrigado!!
Que aula perfeita!!!! Arrasou!!!!
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Grande idolatria é tudo aquilo que eu colo i na minha frente me ajoelho e oro ,rezo pra imagem tendo fé que aquilo vai interceder por mim junto ao Criador, assim com no deserto p povo que saiu do Egito levanto uma cobra de bronze pra curar as picadas das cobras e, começaram a adorar, assim o criador mandou quebrar tudo
O Pau vai torar nos comentários👨🦲🚬!!!!
Pra esquentar vamos logo começar
Imagens são retratos de pessoas que louvaram,adoraram,e consagraram suas vidas inteiramente à Deus,não sei mais sempre pesquisei no UA-cam:
Vídeo de católico adorando Imagem
Nunca achei esses vídeos,isso prova também que nos não adoramos imagens,um argumento bem legal também dá igreja católica e que existem alguns santos que o corpo está incorrupto,sempre quando eu estou botando fogo nos comentário de pastor falando mal da igreja católica,o povo que treta comigo praticamente não tem nenhum argumento contra isso,com exceção aqueles que falam que apodrece e nem é confirmado por cientistas📝
Os cara praticamente ignora que venerar não é a mesma coisa que idolatrar,sempre serei um papagaio da vida,sempre vou defender e falar que nos não adoramos imagens
Salve Maria
Tmj,Catolico Foreverrr😁🔥🔥
O que efeito em Aparecida é adoração sim.
@@markoscostaguitarrista não é não
Eles dizem viva a nossa senhora .isso é ídolatria sim
@@MariadeLourdesnascimentoDaSilv Não. Não é. Busque se informar sobre o que é a palavra "idolatria". Faça esse favor a si mesma e pare de propagar desinformação
Se a imagem, estátua ou ícone tem o proposito de arte, de embelezar um ambiente ou de lembrar de alguém especial, NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM. Já se as imagens ou ícones foram feitos ou consagrados para as pessoas levantarem um altar em seu louvor, prestar-lhes fé, cultos, ou direcionar-lhe invocação, devoção, orações, preces e cânticos, aí é pecado e uma afronta a Deus. Tais práticas são atos de adoração praticados pelas pessoas em qualquer religião do mundo, e não é diferente no cristianismo. Portanto, os cristãos só devem oferecer e prestar estes atos a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, e nunca às imagens, estátuas ou ícones!!
E sim, Deus mandou fazer imagens para a arca da aliança, mandou fazer a serpente no deserto e também permitiu que Salomão fizesse querubins e figuras em Seu templo que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Mas, o Criador NUNCA mandou ou permitiu que o povo de Israel prestasse cultos diante dessas imagens e figuras, ou que lhe dirigisse devoção, fé, preces e orações. Quando o povo começou a fazer essas coisas para a serpente, chegando ao ponto de pôr seu nome de Nehustã, o Espírito Santo inspirou o rei Ezequias a destruir a imagem (2 Reis 18: 4). Portanto, não existe problema nas imagens e nos ícones em si, o problema está em prestar ou dirigir-lhes cultos, fé, devoção, celebração, romarias, orações, preces ou levantar-lhes altares em seu louvor. ESTE É O PROBLEMA!
Nós podemos “honrar” os nossos irmãos cristãos do passado e também à Maria, lembrando deles com carinho e respeito, aprendendo com suas vidas e histórias e, acima de tudo, buscando IMITAR o exemplo e a fé que eles tiveram em Deus e como seguidores de Cristo. É isso que nos ensina e ordena fazermos o Evangelho de Cristo em relação a eles (Veja em 1 Coríntios 11: 1-2; Filipenses 3: 17; Hebreus 6:12; Hebreus 13: 7). Outra coisa que podemos fazer, é nos reunir em casa ou na igreja e estudar sobre a vida de Maria, de Tiago, de João, de Paulo, de Pedro, etc, etc, por meio das Escrituras Sagradas e de livros que falam sobre os mesmos para que cresçamos em conhecimento, mas, JAMAIS devemos confundir as coisas e passar a cultuá-los, ter fé neles, invocar e orar a eles, pagar-lhes promessas e votos, realizar celebrações e romarias em louvor aos seus nomes ou erguer altares para estátuas e imagens que os representam. ALIÁS, se estivessem conosco, eles jamais aceitariam que as pessoas prestassem todo esse louvor e devoção aos seus nomes.
Os profetas, o Senhor Jesus e os Apóstolos, no Evangelho e em toda a Palavra de Deus, nos ensinaram e ordenaram a nos dedicar, nos consagrar e nos dirigir assim somente a Deus, o Pai. CUIDADO COM O QUE VOCÊ ESTÁ ENSINANDO…(Gálatas 1:8-9).
Dulia...ok.. "toda honra e toda glória são pra Deus" logo, não sobra vez pros santos.
infelizmente é isto que eles não entendem irmão, oremos
Provérbios 31:30: "mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" se até na palavra de Deus diz isso... Quando a palavra de Deus diz que toda honra e toda a glória são para Deus, ela diz que literalmente tudo é para a honra e glória de Deus. Quando se venera um santo, você está dando a honra e glória a Deus, pois sem Deus o santo não seria santo... A vida de um santo honra e da glória a Deus, como diz santo Inácio de Loyola: "Ad maiorem dei gloriam" tudo para a maior glória de Deus. então minha cara, estude história da igreja, estude a patrística, e volte para a igreja do senhor.
@@mementomori1166 eu dou glória direto a Deus sempre que um mero vaso é usado. Mas vc pode em defesa de cada catolico dizer q nao usam mais de seu tempo para tentar chegar a Deus por essas tangentes do que de fato usufruindo do relacionamento direto que Ele permitiu apos a cruz? Se o dono do mundo ta numa mesa com vc, a secretária e os empregados e ele falw com vc, pq deveria tu fazer telefone sem fio? Entao pra mim, sempre q sobrar a pontinha de glória pra dar, eu torno a dar pra Deus
@@mementomori1166 quando tempo leva um rosário? Vc ora a Deus o mesmo tempo com palavras suas, direto à Ele? E se o Santo ja vive na Glória confimada, seria ele surdo ou sucetivel a um ritual de X orações repetidas em tal ordem para que vc o obrigue a falar com Deus em seu lugar? Como se Deus nao ja soubesse, e coubesse a vc simplesmente pedir, agradecer e louvar?
@@mementomori1166 pois sua logica é a mesma da Neustã , a serpente da cura no deserto. Vc vai reconhecer o poder de Deus , mas em seguida vai glorificar o objeto usado. O reconhecimento q tenho dos santos,e nao necessariamente dos canonizados pela igreja catolica apostólica romana, mas sim de qqr irmão irrepreensível, piedoso, temente a Deus e prudente é justamente de agradecer o agir de Deus sobre ele e buscar copiar oseus bons feitos. Mas jamais dar um momento de oração exclusiva para Deus à eles...
Nao faz o menor sentido. Parece coisa de timido nao querer falar com quem quer falar com vc. E timidez é repreendida na biblia tb. Mas covardia ter q apaelar pra botar santo contra a parede. Fico pensando se a Bendita Maria ja nao enjoou dessa oração...
Video fundamental! Aprendi muito. Obrigada
graças a Deus!!! Agr me livro dos hereges
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Eita que maravilha 😊q ótima catequese,vou baixar e enviar o link para meus Crismandos 🌹🙌🙏😘
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Esse vídeo ficou top demais,o demônio tinha me botado na cabeça que eu tava fazendo idolatria,aí eu tinha recuperado minha fé,agora eu tô vendo esse vídeo
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
Agora compra o catecismo da igreja e fortalece e aprofunda o conhecimento da sua fé! Livros da patrísticas que também foram escritos pelos primeiros cristãos: padres apostolicos, Inácio de Antioquia, eusebio de Cesaréia. Católico ignorante futuro protestante, precisamos dar ao mundo a razão pela nossa fé!
@@lua2324 os pais da igreja sequer eram catolicos romanos kkkkk de onde essa gente tira isso
@@yesoup patrística! que pelo visto você não leu uma página.
@@lua2324 não vou responder alguém que está fazendo ataques diretos a protestantes nos comentarios
Sobre os quatro (4) graus de honra de cultos da Igreja Católica Apostólica Romana
LATRIA: Adoração dado APENAS À DEUS. HYPERDULIA: Honra dada a Bem Aventurada, Virgem Maria Santissima. PROTODULIA: Honra dada a São José, entre todos os Santos, ele ocupa o primeiro lugar. DULIA: Honra dada aos Santos.
Quantas vezes eu deixei de ir a missa por falta de vontade ou pq tem algo que e mundano , idólatra.
mas quando eu paro para rezar diante da imagem de nosso senhor jesus Cristo no centro e naquele altar várias imagens de santos que viveram sua vida apenas para nosso senhor,e ali começo só pensando em Deus.eu adoro a Deus e ele conhece a minha intenção.
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Aí você tem um rosário com 150 ave-marias, e15 Pais nossos. Aí você gasta mais de 30 minutos repetindo ave-marias; 5 minutos você gasta com o Pai, e apenas10 SEGUNDOS você tem para Jesus. Sem falar na salve rainha, quando termina o rosário. E isso não é idolatria?
Em cada cidade tem-se um santo protetor, porque Jesus não tem credibilidade entre eles. Até São Jorge, cuja historicidade é incerta, tem mais credito do que Cristo. Ai vem esse cidadão "ensinar" o que é idolatria e veneração?
@@rf-lj9pu idolatria ? Kkk ,arcanjo Gabriel foi o primeiro idolatra ao seu pensamento ignorante meu irmão, mas um daqueles protestantes de esquina, passa a vida toda errando ,aí aceita Jesus, e pronto começa a condenar e criticar a veneração as coisas santas voltadas para Deus .
@@rf-lj9pu estude a vida dos santos,sua trajetória na terra e a quem eles serviram ,para não vir aqui criticar, nos precisamos ralar muito pra chegar aonde este santo que vc citou chegou .
Seja humilde, pesquise estude e condene os outros.
Jesus NÂO mandou pregar a vida dos santos, Jesus MANDOU pregar sobre Ele, veja aqui em Lucas 24:46-48:
Olha o que são Paulo fala sobre ele mesmo e os demais apóstolos:
"Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor... (2Coríntios 4:5).
Olha só:
5. Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
6. Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
1 Coríntios 3:5-7
Parabéns! Excelente catequese.👏👏👏👏👏
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Video otimo, porém não surte muito efeito já expliquei desta forma, mas as retóricas continuam, nos sabemos que é esse o último escudo que eles tem nas mãos, não não repetem isso com a razão mas sim como um mantra pra não virarem católicos
Parabéns pelo vídeo! E obrigado pela explicação. Excelente! Virei inscrito. 👏👏👍🏻
ai sim! ta bem explicado
Vídeo bem explicativo!👏👏
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Melhor vídeo de todos
Veja a concordância de Strong. Dulia não significa honra, significa ser escravo. Vem do grego "doulos". Os atletas não têm altar, os santos têm. Os atletas não são procurados para fazer milagres. Os atletas não são considerados como intercessores diante de Deus. Há uma diferença gritante entre honrar um atleta com uma premiação, e a idolatria da igreja católica para com os santos. Veja bem... Jesus prometeu: "eu estou convosco todos os dias". A igreja católica confia tanto nesta promessa que, em cada cidade tem um padroeiro no lugar de Jesus. Para cada profissão, tem um protetor, para cada nação tem um guardião. De modo que Jesus não faz diferença, é mais seguro recorrer a um santo morto do que ao Cristo vivo e presente.
As pinturas e imagens nas igrejas e basílicas tem um fundamento didático, como a ilustração de um livro infantil, foram feitas porque o povo era analfabeto e as cenas mostravam as passagens de Jesus, seus milágres, etc; para que o povo não esquecesse as histórias da biblia. As imagens são homenagens a sagrada família, aos apóstolos e mártires cristãos. Errado é o julgamento que se faz das intenções alheias.
Adorar? Somente a Deus e seu filho Jesus!
Acredito que a intenção desse vídeo do canal é ENSINAR DEFINITIVAMENTE quando o assunto é imagens dos Santos e não fomentar uma discussão aparentemente teológica com os Protestantes que com certeza virão aqui nos comentários. Paz e Bem. Vigiemos!
Infelizmente esse moço foi doutrinado. A palavra douleuó, que ele translitera por dulia, aparece 25 vezes no Novo Testamento, segundo a concordância de Strong. Em nenhuma vez, essa palavra tem o significado de venerar. O significado básico de dulia é ser um escravo, ser um servo, servir como escravo, e jamais é traduzido por honra ou veneração. Nem mesmo nas versões católicas a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar. Finalmente, é triste como o mal é sorrateiro. Não estou escrevendo com base no ponto de vista de alguém, não; a concordância de Strong traz todas as palavras existentes no Novo Testamento, bem como o significado original dessas palavras. Mas aí vem alguém, que copia o que outro disse, sem se preocupar em defender a verdade, mas somente a sua religião, e ensina um monte de coisas erradas, fazendo com que os errados continuem no erro. É lamentável. Repito: Nenhuma vez a palavra dulia é traduzida por venerar ou honrar, como diz o autor do vídeo.
@@rf-lj9pukkkkkkkkkk fonte???
No grego bíblico, idolatria é cultuar ou prestar serviço a uma imagem, como os católicos procedem para com os santos, ou seja, é servir a um ídolo. Você pode conferir aqui: biblehub.com/greek/1495.htm
Venerar, no grego bíblico, é traduzido de duas formas. A primeira envolve culto, serviço. Como já dito; é se colocar ao dispor de uma imagem para lhe prestar culto e serviço, está em Atos 19:27.
Há uma outra acepção para venerar. Essa segunda acepção é diferente porque não envolve culto, nem serviço, nem devoção, e o significado original da palavra também é diferente - timios, e envolve apenas respeito, o que não se aplica aos santos da igreja católica que são cultuados. Você pode conferir a diferença em Atos 5:34, Atos 19:27 e Hebreus 13:4.
@@asrielvoador868 vozes da cabeça :D
Pergunta genuína. Porque então no dicionário, venerar quer dizer, prestar culto?
Por exemplo: os adventistas colocam E. WHITE acima de Deus e seus livros acima da Bíblia sagrada! Isso sim, e' Idolatria.
@@BastiãoAparecida E os católicos colocam a TRADIÇÃO ACIMA DAS ESCRITURAS! O que a Biblia fala de imagens de rezar aos mortos,etc para o líder católico não tem valor.Exemplo: Dez mandamentos adulterado pela igreja católica a fim de ser adaptado as crenças da igreja.Isso é PIOR que idolatria.E eu não sou adventista.
João 8:31-32 (JFA) Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a VERDADE, e a verdade vos libertará.
2 Reis 22:17 (JFA) Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para ME PROVOCAREM à ira, por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
1 Coríntios 8:4-8 (JFA) Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
Porque, ainda que haja, também, alguns que se chamem deuses, quer no céu, quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores);
Todavia, para nós, há um só Deus, o Pai, de quem é tudo, e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.
Mas, nem em todos há conhecimento; porque alguns, até agora, comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
Ora o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos demais, e, se não comemos, nada nos falta.
SENSACIONAL!!!!!
Explicação perfeita
Nós mães temos que ter o cuidado de nao idolatrar os filhos. E tb todos o cuidado de nao ter a nossa reputacao como ídolo pois muitas vezes colocamos o que os outros pensam de nós como preocupacao primordial no lugar do que Deus pensa de nós.
Nossa Senhora não tinha esse problema kkkkkk
Muito bom! Ficou bem claro!
Opa.. esqueceu de mencionar uma coisa muito importante. Para se configurar uma adoração é nescessario um sacrifício e esse somente oferecemos a Deus atravez da eucaristia.
Exato!
Da forma que vc está posicionando está a veneração já tá se transformando numa idolatria, muita veneração, acaba tirando Deus como o líder da fé, a bíblia fala , há um só Deus uma só fé
Os vídeos do K2 são tipo: Hoje vou te ensinar fazer suco de manga. Aí no final você aprende a fazer suco de manga e sorvete de baunilha! 😂
Esse moço do vídeo está desinformando o povo. Na concordância de Strong - que contém todas as palavras do Novo Testamento, no original grego -,"dulia" vem de "doulos", que significa ser um escravo. A própria Bíblia católica traduz "doulos" dessa forma, ou seja, como alguém que serve como escravo, ou uma nação que é subjugada por outra nação, e não como honrar ou venerar.
Agora, veja... você já viu a pessoa que entrega um prêmio para um jogador, ou para um ator cair de joelhos diante daquela pessoa que foi premiada? Por exemplo, quantas vezes você viu a pessoa que entregou a bola de ouro ao Messi ajoelhada aos pés de Messi para entregar-lhe aquele prêmio? Nenhuma vez, certamente. Então, a honra que se presta a um jogador, ou a um ator, por exemplo, não pode significar "dulia", pois “dulia” não significa honrar, nem venerar, e é bem diferente da honra que a igreja católica rende aos santos, ajoelhada aos pés das imagens, fazendo procissão com imagens, e dirigindo orações a elas. A igreja católica pratica, na verdade, a idolatria, pois quando Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, para adorá-lo, Pedro recusou, e, no mesmo instante, mandou Cornélio levantar-se (Atos 10:25,26). Da mesma forma, quando João ajoelhou-se diante de um anjo, o anjo recusou aquela reverência, e disse que João deveria adorar a Deus (Apocalipse 19:10). Lembre-se, também, que, ajoelhar-se para prestar reverência, foi exatamente o que o diabo sugeriu que Jesus fizesse, mas Jesus lhe respondeu: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10).
É irônico... se o próprio Pedro recusou alguém ajoelhar-se diante dele, como pode a igreja católica incentivar tal prática para com as imagens dos santos, quando a própria pessoa (Pedro, por exemplo) não aceitou tal reverência? E o mais importante, Jesus disse a Satanás que não o adoraria porque estava escrito, ou seja, a Palavra de Deus deve ser nossa regra em todos os pontos da nossa vida, principalmente na adoração.
Adorar, então, no contexto da tentação de Jesus, PROSKUNEO - que significa “ajoelhar-se para, prestar reverência, adorar”. Por outro lado, a palavra servir, no grego, é LATREUO (LATRIA), como a igreja católica diz.
Porém, em Romanos 12:1, está escrito: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e esse culto racional, que é a entrega de nosso corpo para servir a Deus, e que a igreja católica diz que deve ser oferecido somente a Deus, na verdade, a igreja oferece esse mesmo culto aos santos. Por exemplo, na oração de consagração à mãe de Jesus, consagra-se tudo a ela - os olhos, os ouvidos, etc. Isso mostra que a igreja católica é idólatra. Ela presta culto aos santos, e o mesmo culto que diz que deve ser somente para Deus, e ainda ilude o povo, dizendo que é culto de “dulia”.
A Bíblia não faz essa divisão de cultos, pois o adorar e o servir deve ser como Jesus diz:
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).
Obrigado pelo vídeo!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Nós católicos adoramos imagem? Sim! Apenas uma!, *A Santa Eucaristia!*
A Eucaristia não é imagem. A Eucaristia é o corpo de Cristo .
@@eliasfassarella6403 Talvez seja no sentido de que Jesus é a imagem perfeita do Pai.
@@eliasfassarella6403 É imagem!, tu também tem uma imagem, eu e qualquer coisa que existe nesse mundo. Ou tu não adora a imagem da Santa Eucaristia? Não tem como você dizer eu não adoro, porque A Santa Eucaristia tem imagem! Entendeu? Ademais essa afirmação eu apenas estou repetindo o que o Padre Paulo Ricardo já falou em suas aulas.
Idolatria
Adora a DEUS! Feliz quem adora a DEUS sem O ver (João 20.29). Não precisa ver bonecos produzidos por pecadores para venerá-los.