Muito massa! Mas acho que o som que toca quando um nome aparece na tela, como se fosse um "splash", não é necessário, até incomoda um pouco, minha opiniao. ☺
Ia responder a mesma coisa, quando estamos no auge da concentração, vem tipo um soco na orelha e já quebra o raciocínio. Quanto mais simples melhor de entender
Eu lembro de alguém me explicando um exemplo sobre entropia: a pessoa dizia que tinha a ver com uma mesa arrumada com vários objetos, a medida que mexemos nos nesses objetos e eles vão sendo usados, a configuração da mesa vai mudando e não pode mais voltar pro estado inicial. O seu vídeo tem muito a ver com tal explicação e está bem melhor que outras explicações que vi por aí. Muito obrigado pelo conteúdo!
O conteúdo está ótimo, mas na minha opinião os efeitos sonoros das mensagens na tela ficaram muito mais altos que a sua voz, a ponto de me incomodar e até desviar minha atenção do conteúdo do vídeo. Acho que seria melhor diminuir ou retirar esses efeitos. Tirando isso eu achei o vídeo ótimo, parabéns pela explicação!
Excelente aula. Quando eu comecei a ministrar aulas eu ia muito por essa ideia de "desordem". Que era o que eu estava habituado nos livros. Mas durante a faculdade eu tive a real noção do conceito de entropia.
Melhor explicação que eu já vi até agora! Porque até então parecia uma grandeza meio que subjetiva dependendo do que um sujeito considera como ordem e desordem.
Obrigada! Entendi um pouco mais essa bodega! Eu sempre achei que entropia era caos, mas na verdade é probabilidade de arranjos (sempre achei que a vida seria algo que "quebrava" a lei da entropia, mas na verdade ela se encaixa em um macroestado). 😊👍
Eu compreendi sobre entropia quando eu estudei irreverssibilidade. Os sistemas são incapazes de voltar a sua forma totalmente original por causa da entropia, ou seja, existem parcelas de energia e calor que são transferidas para sistemas vizinhos que naturalmente não retornam a sua forma genuína. Por exemplo, queime um palito de fósforo, note que é quase impossível tentar "organizar" as particulas que se transformaram em gases e cinzas no mesmo palito antes de ser queimado, isso porque a combustão gerou calor que, de certa forma, "desorganizou" aquele sistema que inicialmente era um mero palito.
No exemplo do gás em 07:50: a segunda situação, em que o gás ocupa toda a caixa, tem maior entropia do que na situação em que o gás estava confinado em um espaço menor? Essa parte que eu não entendo. Me parece que a entropia seria igual nas duas situações. Ou o aumento de espaço aumenta as possibilidades de microestados?
No caso das moedas vermelhas e brancas, a possibilidade de uma moeda estar com a face branca para cima e todas as outras com a vermelha, é uma possibilidade diferente de uma moeda específica estar com a face branca vidada para cima. Assim, a possibilidade de 50 das 100 estarem viradas para o vermelho, é diferente de 50 escolhidas (que formariam, por exemplo, a letra F) estarem viradas para cima, é uma possibilidade muito, mais muito menor. É uma sutileza estatística perfeita para produzir sofismas.
No caso a ordem, por exemplo, seriam todas as moedas voltadas para o azul ou todas para o vermelho, de forma uniforme, e ocorrendo de uma moeda que for na cor diferente das demais a ordem se perde, e é ae que entra a entropia... Seria mais ou menos isso?
(00:20) “Um conceito que não fazia nenhum sentido quando eu era aluno do ensino médio, era o de entropia”. E hoje, faz? “Você está certo disso?”, pergunta o Silvio Santos.
Vídeo muito bom. Mas, ... seria melhor mostrar como se calcula o arranjo de micro-estados e usar 100 moedas não é bom, porque os números ficam muito, mas muito grandes. Melhor usar 5 ou 10 moedas e mostrar como se faz o cálculo. Exemplo: com 6 moedas: 1 moeda branca e 5 moedas vermelhas. Nesta caso, qual é o macro-estado e quantos são os micro-estados (como se calcula). Depois, com as mesmas 6 moedas: 2 moedas brancas e 4 moedas vermelhas. Neste novo caso, qual é o macro-estado e quantos são os micro-estados (como se calcula). Num terceiro caso, 3 moedas brancas e 3 moedas vermelhas. No terceiro caso, qual é o macro-estado e quantos são os micro-estados (como se calcula). O cálculo vai se tornando intuitivo para generalização de 100 moedas.
Obrigado pela dica, meu caro. A questão, ao meu ver, não é matemática em si, pois nesse vídeo o intuito foi mais mostrar a ideia de limite termodinâmico. No futuro farei um mais mais detalhado. É um prazer trocar ideias com você.
Sua aula é excelente, porém precisa melhorar o áudio. Sempre que uma segunda fonte de áudio é inserida no vídeo, por exemplo sons de digitação ou teclado, sua voz praticamente desaparece! De resto quero agradecer sua didática pois finalmente consegui entender o que é Entropia.
Eu acho que o problema de algumas disciplinas estão nas palavras utilizadas, e nunca fez sentido pra mim essa coisa de "desordem" que pra mim significa "bagunça" mas bagunça nao tem nada a ver com as questões que envolvem as materias que utilizam essa lei (no meu caso eu to estudando bioquímica), o seu video foi bom, mas eu saio ainda confusa pois as palavras "microestados e macroestados" não ficou mto claro pra mim...talvez eu tenha problemas com palavras rsrs
Aparentemente parece ser um ótimo conteúdo, mas eu não consegui assistir 1/3 do video. Se ajuda de alguma forma, sugiro que deixe o volume dos efeitos mais baixos na mix, pois eles sobressaem muito a sua voz, dai quem tá assistindo tem que aumentar muito o volume pra te ouvir e quando entra o efeito, incomoda demais...
Entropia é um conceito que diz se você deixar algo por um tempo sem manutenção isso irá se desordenar .e isso é verdade .nada criado por uma explosão ou algo caótico com o tempo vem a se auto consertar .as teorias precisam estar dentro dos parâmetros da termo dinâmica senão é impossível alguma coisa ser levada a sério .
Percebe-se que domina bem o assunto, mas ao meu ver, ficou foi um pouco mais complexo. Envolveu-se muita teoria, o que dificultou um pouco. Mas nao é demérito algum, eu que de fato nao consegui acompanhar. Rsrs
você tentou confundir o conceito de ordem e desordem. Seu fígado neste momento está em processo de entropia, envelhecendo e perdendo pouco a pouco as funções, caminhando para desordem, considerando que ordem e a união ordenada de partículas, ou átomos, ou moléculas ou corpos maiores para formar algo. Algo que damos um nome, que pode ter ou não uma função. Como por exemplo, no caso da vida, a ordem inicial de seu fígado propicia interferência benéfica em seu corpo, quebrando moléculas de gordura, processando hormônios, fornecendo muito apoio químico para o bom funcionamento de seu organismo. Neste sentido, a entropia é sim Desordem, fator que tira a função da ordem inicial, porém, no caso de uma pedra que sofre erosão, talvez fique mais difícil definir a função da pedra. Desta primícia, imagino a força inteligente e potente inicial para colocar em ordem a vida no Planeta, a partir da desordem das incontáveis partículas.
No primeiro momento, quando entendemos a entropia como uma medida da desordem, vemos aquele microestado que forma o padrão de uma letra F e julgamos que ali há ordem e portanto há baixa entropia. De fato, o número microestados que formam padrões tão perfeitos que nós reconhecemos e utilizamos é reduzido, quando comparamos com o número de microestados acessíveis. Acontece que quando falamos de entropia nesse exemplo, os padrões que subjetivamente reconhecemos são irrelevantes. Então quando você define a entropia como uma medida de desordem, você está dando uma definição muito subjetiva, pobre, imprecisa e que pode induzir ao erro. A definição dada pelo professor, por outro lado, permite a quantificação a partir da equação S = k ln(Ω). Relação que é imposta pelo caráter multiplicativo da multiplicidade e aditivo da grandeza termodinâmica entropia, sendo a constante de Boltzmann o único parâmetro ajustável nessa conexão entre o mundo micro e macro. A primeira definição pode ser dada para um aluno de ensino médio, para ele ter uma primeira noção do que é a Entropia. Como quando a gente fala que vetor é um objeto com módulo, direção e sentido. Facilita para quem tá aprendendo mas se apertar os problemas com esse entendimento logo aparecem. E isso que você falou sobre um criador para ordenar e possibilitar a vida é um erro clássico que crentes cometem ao tentar questionar a Segunda Lei da Termodinâmica. O erro está em tratar a Terra como um sistema isolado, ignorando o papel do Sol como fonte de energia. A entropia de um sistema pode diminuir, mas isso acontece aumentando a entropia da vizinhança pois a entropia de um sistema isolado (Sistema+Vizinhança) deve aumentar.
A explicação é excelente, mas esses efeitos sonoros muito mais altos que sua voz incomodam muito, principalmente quando assistimos ao vídeo usando fones de ouvido, pois vem um estrondo desconfortável diretamente nos ouvidos, tira bastante a atenção!
Acho a inteligência uma "grandeza" afrodisiaca!!! Eu assisti o video atentamente e acho que conpreendi, se muito, 5% do que vc explicou. Sua/seu esposa(o) é assim como vc? Vi que vc é casado...
é ordem, mas não é. Na verdade é desordem so que não. Sinceramente, cada professor que sai no youtube sobre termodinâmica se torna cada vez pior em sua forma de explicar, e acabam não dizendo coisa com coisa.
Não existe desordem, o próprio caos é criativo. À desordem é só uma opinião de um ser patético, como o ser humano, usando sua percepção e vício em criar padrões.
Muito massa! Mas acho que o som que toca quando um nome aparece na tela, como se fosse um "splash", não é necessário, até incomoda um pouco, minha opiniao. ☺
Ia responder a mesma coisa, quando estamos no auge da concentração, vem tipo um soco na orelha e já quebra o raciocínio. Quanto mais simples melhor de entender
O splash é top demais
Sai do vídeo por causa disso
Siiiim, tava ouvindo no fone e pra ouvir ele tinha que aumentar, mas esses sons acabaram com a explicação
achei que tava sozinho nessa, infelizmente não dá mesmo.
Eu lembro de alguém me explicando um exemplo sobre entropia: a pessoa dizia que tinha a ver com uma mesa arrumada com vários objetos, a medida que mexemos nos nesses objetos e eles vão sendo usados, a configuração da mesa vai mudando e não pode mais voltar pro estado inicial. O seu vídeo tem muito a ver com tal explicação e está bem melhor que outras explicações que vi por aí. Muito obrigado pelo conteúdo!
Eu pensei que eu soubesse sobre entropia. Vou ter de reassistir a este vídeo mais algumas vezes para extrair o máximo possível.
Coitado. Reassumir com estes efeitos sonoros tortuosos é uma paga muito cara. Vou procurar me informar em outros lugares.
O conteúdo está ótimo, mas na minha opinião os efeitos sonoros das mensagens na tela ficaram muito mais altos que a sua voz, a ponto de me incomodar e até desviar minha atenção do conteúdo do vídeo. Acho que seria melhor diminuir ou retirar esses efeitos. Tirando isso eu achei o vídeo ótimo, parabéns pela explicação!
Excelente aula. Quando eu comecei a ministrar aulas eu ia muito por essa ideia de "desordem". Que era o que eu estava habituado nos livros. Mas durante a faculdade eu tive a real noção do conceito de entropia.
Melhor explicação que eu já vi até agora!
Porque até então parecia uma grandeza meio que subjetiva dependendo do que um sujeito considera como ordem e desordem.
Obrigada! Entendi um pouco mais essa bodega!
Eu sempre achei que entropia era caos, mas na verdade é probabilidade de arranjos (sempre achei que a vida seria algo que "quebrava" a lei da entropia, mas na verdade ela se encaixa em um macroestado). 😊👍
A parada tá profissional dms, o certificado Cadu de qualidade!!!
O vídeo e os comentários foram incríveis para me ajudar a entender esse conceito
Obrigada professor e colegas ❤
A primeira pessoa que me fez começar a entender esse conceito. Obrigado professor. Vou assistir todos os seus vídeos.
Bons estudos!
Que explicação esclarecedora! execelente.
Eu compreendi sobre entropia quando eu estudei irreverssibilidade. Os sistemas são incapazes de voltar a sua forma totalmente original por causa da entropia, ou seja, existem parcelas de energia e calor que são transferidas para sistemas vizinhos que naturalmente não retornam a sua forma genuína. Por exemplo, queime um palito de fósforo, note que é quase impossível tentar "organizar" as particulas que se transformaram em gases e cinzas no mesmo palito antes de ser queimado, isso porque a combustão gerou calor que, de certa forma, "desorganizou" aquele sistema que inicialmente era um mero palito.
Entropia é...
Se as coisas estão ruim, não se preocupe, vai piorar 👍😅
Concordo com os comentários que apontam para o problema dos sons.
o assunto é complicado, sua explicação foi muito boa, mas terminei o vídeo sem entender muito do que sabia antes.
Brasileiros que nos trazem esperança científica
Oi gostei que vc falou sobre entropia
Esse tipo de vídeo fica legal demais!! 😍
No exemplo do gás em 07:50: a segunda situação, em que o gás ocupa toda a caixa, tem maior entropia do que na situação em que o gás estava confinado em um espaço menor? Essa parte que eu não entendo. Me parece que a entropia seria igual nas duas situações. Ou o aumento de espaço aumenta as possibilidades de microestados?
No caso das moedas vermelhas e brancas, a possibilidade de uma moeda estar com a face branca para cima e todas as outras com a vermelha, é uma possibilidade diferente de uma moeda específica estar com a face branca vidada para cima. Assim, a possibilidade de 50 das 100 estarem viradas para o vermelho, é diferente de 50 escolhidas (que formariam, por exemplo, a letra F) estarem viradas para cima, é uma possibilidade muito, mais muito menor. É uma sutileza estatística perfeita para produzir sofismas.
A questão é que consideramos todos os microestados, referentes a um mesmo macroestado, igualmente prováveis.
muito boa a explicação!!!
Bacana, professor, obrigado!
No caso a ordem, por exemplo, seriam todas as moedas voltadas para o azul ou todas para o vermelho, de forma uniforme, e ocorrendo de uma moeda que for na cor diferente das demais a ordem se perde, e é ae que entra a entropia... Seria mais ou menos isso?
Legal!! Obrigado pelo vídeo!
(00:20) “Um conceito que não fazia nenhum sentido quando eu era aluno do ensino médio, era o de entropia”. E hoje, faz? “Você está certo disso?”, pergunta o Silvio Santos.
sensacional 👏👏🔥
Video muito massa mestre!!showzao
Ce é doido que aula boa
Você disse por que o logaritmo usado é de base 2?
Esse vídeo foi tão pesado que minha internet caiu duas vezes enquanto eu tava assistindo
Vídeo muito bom. Mas, ... seria melhor mostrar como se calcula o arranjo de micro-estados e usar 100 moedas não é bom, porque os números ficam muito, mas muito grandes. Melhor usar 5 ou 10 moedas e mostrar como se faz o cálculo. Exemplo: com 6 moedas: 1 moeda branca e 5 moedas vermelhas. Nesta caso, qual é o macro-estado e quantos são os micro-estados (como se calcula). Depois, com as mesmas 6 moedas: 2 moedas brancas e 4 moedas vermelhas. Neste novo caso, qual é o macro-estado e quantos são os micro-estados (como se calcula). Num terceiro caso, 3 moedas brancas e 3 moedas vermelhas. No terceiro caso, qual é o macro-estado e quantos são os micro-estados (como se calcula). O cálculo vai se tornando intuitivo para generalização de 100 moedas.
Obrigado pela dica, meu caro. A questão, ao meu ver, não é matemática em si, pois nesse vídeo o intuito foi mais mostrar a ideia de limite termodinâmico. No futuro farei um mais mais detalhado.
É um prazer trocar ideias com você.
Sensacional!
Muito bom 👍
Boa tarde. Os sons de fundo das notificações ficaram muito altos. Sds.
Sua aula é excelente, porém precisa melhorar o áudio. Sempre que uma segunda fonte de áudio é inserida no vídeo, por exemplo sons de digitação ou teclado, sua voz praticamente desaparece! De resto quero agradecer sua didática pois finalmente consegui entender o que é Entropia.
Obrigado pela dica
Eu acho que o problema de algumas disciplinas estão nas palavras utilizadas, e nunca fez sentido pra mim essa coisa de "desordem" que pra mim significa "bagunça" mas bagunça nao tem nada a ver com as questões que envolvem as materias que utilizam essa lei (no meu caso eu to estudando bioquímica), o seu video foi bom, mas eu saio ainda confusa pois as palavras "microestados e macroestados" não ficou mto claro pra mim...talvez eu tenha problemas com palavras rsrs
Incrível.
vlw, bom
Aparentemente parece ser um ótimo conteúdo, mas eu não consegui assistir 1/3 do video.
Se ajuda de alguma forma, sugiro que deixe o volume dos efeitos mais baixos na mix, pois eles sobressaem muito a sua voz, dai quem tá assistindo tem que aumentar muito o volume pra te ouvir e quando entra o efeito, incomoda demais...
Obrigado
Entropia é um conceito que diz se você deixar algo por um tempo sem manutenção isso irá se desordenar .e isso é verdade .nada criado por uma explosão ou algo caótico com o tempo vem a se auto consertar .as teorias precisam estar dentro dos parâmetros da termo dinâmica senão é impossível alguma coisa ser levada a sério .
Tu assistiu o vídeo, será? Assista ao vídeo do cara pra não falar besteira, rapaz.
Precisa abaixar esses volumes dos efeitos em, pela mor
Entropia = minha vida
Mn, primeira vez que fui ler a palavra "entropia" foi num livro do Isaac Asimov e meio que fiquei 🤯
pensa num negócio complicado, e agora pensa num negócio complicado com um vídeo complicado...
Nao dá pra escutar os termos importantes por conta dos barulhos de splash, pá, ploft,….
O som incomoda muito pra quem ouve com fone. É pq os efeitos estão altos.
Edita esse vídeo aí... Ficou muito ruim o áudio. Impossível ficar até o final com fone de ouvido.
E o que é entropia?
Um grau de desordem: Meu quarto
Eu vim por causa do Darkseid
Percebe-se que domina bem o assunto, mas ao meu ver, ficou foi um pouco mais complexo. Envolveu-se muita teoria, o que dificultou um pouco. Mas nao é demérito algum, eu que de fato nao consegui acompanhar. Rsrs
Eu achei que ele explicou melhor do que o rapaz do ciência todo dia.
Não consegui assistir o vídeo por os efeitos de áudio estão altos demais. É o reverber da sala tá 🫠🫠🫠
Compra um carro velho e ao passar do tempo espera ele ficar mais novo kkkkk
você tentou confundir o conceito de ordem e desordem. Seu fígado neste momento está em processo de entropia, envelhecendo e perdendo pouco a pouco as funções, caminhando para desordem, considerando que ordem e a união ordenada de partículas, ou átomos, ou moléculas ou corpos maiores para formar algo. Algo que damos um nome, que pode ter ou não uma função. Como por exemplo, no caso da vida, a ordem inicial de seu fígado propicia interferência benéfica em seu corpo, quebrando moléculas de gordura, processando hormônios, fornecendo muito apoio químico para o bom funcionamento de seu organismo. Neste sentido, a entropia é sim Desordem, fator que tira a função da ordem inicial, porém, no caso de uma pedra que sofre erosão, talvez fique mais difícil definir a função da pedra. Desta primícia, imagino a força inteligente e potente inicial para colocar em ordem a vida no Planeta, a partir da desordem das incontáveis partículas.
No primeiro momento, quando entendemos a entropia como uma medida da desordem, vemos aquele microestado que forma o padrão de uma letra F e julgamos que ali há ordem e portanto há baixa entropia. De fato, o número microestados que formam padrões tão perfeitos que nós reconhecemos e utilizamos é reduzido, quando comparamos com o número de microestados acessíveis.
Acontece que quando falamos de entropia nesse exemplo, os padrões que subjetivamente reconhecemos são irrelevantes. Então quando você define a entropia como uma medida de desordem, você está dando uma definição muito subjetiva, pobre, imprecisa e que pode induzir ao erro. A definição dada pelo professor, por outro lado, permite a quantificação a partir da equação S = k ln(Ω). Relação que é imposta pelo caráter multiplicativo da multiplicidade e aditivo da grandeza termodinâmica entropia, sendo a constante de Boltzmann o único parâmetro ajustável nessa conexão entre o mundo micro e macro.
A primeira definição pode ser dada para um aluno de ensino médio, para ele ter uma primeira noção do que é a Entropia. Como quando a gente fala que vetor é um objeto com módulo, direção e sentido. Facilita para quem tá aprendendo mas se apertar os problemas com esse entendimento logo aparecem.
E isso que você falou sobre um criador para ordenar e possibilitar a vida é um erro clássico que crentes cometem ao tentar questionar a Segunda Lei da Termodinâmica. O erro está em tratar a Terra como um sistema isolado, ignorando o papel do Sol como fonte de energia. A entropia de um sistema pode diminuir, mas isso acontece aumentando a entropia da vizinhança pois a entropia de um sistema isolado (Sistema+Vizinhança) deve aumentar.
A explicação é excelente, mas esses efeitos sonoros muito mais altos que sua voz incomodam muito, principalmente quando assistimos ao vídeo usando fones de ouvido, pois vem um estrondo desconfortável diretamente nos ouvidos, tira bastante a atenção!
entropia é cringe.
Igual vc
Top dmais mestre
Acho a inteligência uma "grandeza" afrodisiaca!!! Eu assisti o video atentamente e acho que conpreendi, se muito, 5% do que vc explicou. Sua/seu esposa(o) é assim como vc? Vi que vc é casado...
Porrans, tu fez Ensino Médico adonde? Hahaha
Minha pia sempre entropia. Em tal pia não trabalho mais. (hi)
Entropia é probabilidade xD
é ordem, mas não é. Na verdade é desordem so que não. Sinceramente, cada professor que sai no youtube sobre termodinâmica se torna cada vez pior em sua forma de explicar, e acabam não dizendo coisa com coisa.
Muito obrigado pelo feedback.
Pelo amor de Deus q coisa mais difícil
A entropia acaba com os naturalistas kkkk
PRECISA INCLUIR RUIDOS PARA ATRAPALHAR A AUDIÇÃO ?
Tem uns efeitos sonoros nesse vídeo que são bem irritantes. Tirando isso, o resto é bom.
Caótico e desorganizado foram esses efeitos sonoros durante o vídeo
Obrigado pela força, Pedro. Estou tentando melhorar para os próximos.
Cara, para quem está assistindo seu vídeo com fones de ouvido está extremamente ruim. Todos os efeitos ficam extremamente altos! Experiência ruim.
Evite os efeitos sonoros para que seu vídeo não fique cansativo. Com o fone de ouvido fica extremamente desagradável.
Não existe desordem, o próprio caos é criativo. À desordem é só uma opinião de um ser patético, como o ser humano, usando sua percepção e vício em criar padrões.
A nossa capacidade de perceber padrões foi o que possibilitou-lhe a oportunidade de abrir esse vídeo e escrever essa merda de comentário
@@weessou o seu próprio comentário é um padrão imaginário, em não ter argumento algum, é mostrando que também é patético.