Entendo sua dúvida, pelo fato de não haver nada que represente o planeta vc não sabe como foi definida esta força peso. A força peso sempre aponta em direção ao centro da Terra, parece plausível que o chão esteja abaixo da carga, que outra opção vc teria para o peso da partícula? Se ele apontar para a direita seria uma foto com rotação?
Na Figura ao lado as quatro partículas formam um quadrado de lado 𝑎=0,05m e têm cargas 𝑞1 = +10,0𝑥10−9𝐶, 𝑞2 = −20,0𝑥10−9𝐶, 𝑞3 = +20,0𝑥10−9𝐶 e 𝑞4 = −10,0𝑥10−9𝐶. Qual o campo elétrico no centro do quadrado, em termos dos vetores unitários? .. me ajude nessa questão?
Tem muitos caminhos, primeiramente veja que os módulos de E1 e E4 são iguais. Note ainda que eu calculei errado ali E2 e E3 pq fiz com um pouco de pressa troquei a constante ao invés de trocar a carga.. Mas queria te mostrar a lógica. O angulo de 45º surge pq é diagonal de um quadrado. A distÂncia das cargas ao centro é metade de l raiz de 2. Faça a mesma coisa para E2 e E3
Me ajuda nessa pfv! O Campo Elétrico Criado Por Uma Carga Pontual, No Vácuo, Tem Intensidade Igual a 9.10^-1 N/C. Calcule a Que Distância d Se Refere o Valor Desse Campo. ( dados: Q= - 4pc e K0= 9.10^9 unidades SI )
Podem me ajudar a resolver essas três questões de física (campo elétrico e força elétrica) Questão1 Uma carga elétrica puntiforme Q1=1pc está fixa a 3cm num certo ponto do espaço, determine o módulo do campo elétrico Questão 2 Duas cargas elétricas geram em um ponto P, campos elétricos com as intensidades E1=400N/C e E2=600N/C. Esses campos possuem a mesma direção horizontal, porém sentidos contrários. Sendo E1 para a direita, determine o sentido e i módulo do campo resultante. Questão3 Uma esfera eletrizada com carga Que=20MC encontra-se em equilíbrio em um campo elétrico vertical e escendente de intensidade 2K N/C. Sendo 10ms(ao quadrado) o valor do campo gravitacional, determine o valor da massa da carga Q
Primeira questão, a carga está em pico coulomb que equivale a 10 elevado a -12 = 10^-12C. 3 cm é o mesmo que 3.10^-2 m é a distância onde se deseja saber o campo k é a constante eletrostática = 9.10^9. Basta substituir na equação E= kQ/d² Na segunda questão, os dois campos estão em sentidos opostos, basta subtrair as intensidades e você terá o módulo resultante, o sentido será o do campo de maior intensidade. se quiser saber mais procure por soma de vetores de mesma direção. Questão 3: estando em equilíbrio a força elétrica é igual ao peso. q.E=m.g Basta substituir os dados e resolver.
Gostaria de pedir ajuda em uma questão! 1. Na imagem abaixo, faça o que se pede: a. Escolha a polaridade das duas cargas (QA e QB) e desenhe dentro de cada uma delas b. Escolha um ponto aleatório em qualquer lugar da página e use esse ponto P como referência para estudar os vetores campo das cargas QA e QB nesse ponto c. Escolha a polaridade da carga de prova a ser colocada no ponto P e desenhe dentro da mesma d. Estude o comportamento do vetor força das duas cargas geradoras sobre a carga de prova localizada no ponto P QA __________________________________________________________QB
Na medida do possível tento explicar com o maior grau de detalhes, mas algumas coisas opto por não abrir excessivamente para não fugir muito do tópico central.
Aê professor... Muito obrigado mesmo... Você merece muitos inscritos... Parabéns pelo trabalho!
Professor, você é muito bom, continue sempre assim.... Valeu!
Muito bom, melhor canal pra estudo!
Cara, você explica muito bem
Muito bom proff
Quais os fatores que pode interferir na intensidade do vetor campo eletrico?
Intensidade da Carga que gera o campo Q, distância em relação a esta carga e o meio no qual você está detectando (permissividade elétrica)
Alguém poderia me informa o pq na segunda questão do vídeo peso é direção vertical no sentido para baixo?
Entendo sua dúvida, pelo fato de não haver nada que represente o planeta vc não sabe como foi definida esta força peso. A força peso sempre aponta em direção ao centro da Terra, parece plausível que o chão esteja abaixo da carga, que outra opção vc teria para o peso da partícula? Se ele apontar para a direita seria uma foto com rotação?
❤
Na Figura ao lado as quatro partículas formam um quadrado de lado
𝑎=0,05m e têm cargas 𝑞1 = +10,0𝑥10−9𝐶, 𝑞2 = −20,0𝑥10−9𝐶, 𝑞3 =
+20,0𝑥10−9𝐶 e 𝑞4 = −10,0𝑥10−9𝐶. Qual o campo elétrico no centro do
quadrado, em termos dos vetores unitários? .. me ajude nessa questão?
Oi Amanda, posso ajudar, mas preciso saber direitinho onde estão os vértices. Está da forma abaixo:
1 . .2
3. .4
DaLuz Aulas 1. 2.
4. 3. Dessa maneira está localizado os pontos
ibb.co/c60a77
ibb.co/ntiHLS
Tem muitos caminhos, primeiramente veja que os módulos de E1 e E4 são iguais. Note ainda que eu calculei errado ali E2 e E3 pq fiz com um pouco de pressa troquei a constante ao invés de trocar a carga.. Mas queria te mostrar a lógica.
O angulo de 45º surge pq é diagonal de um quadrado.
A distÂncia das cargas ao centro é metade de l raiz de 2.
Faça a mesma coisa para E2 e E3
Gratidão por explicar passo á passo este conteúdo. ✨❤
Oi prof e se fosse negativo com negativo como ficaria o campo elétrico ?
3:57 ele explicou, Jesus te ama!
Me ajuda nessa pfv!
O Campo Elétrico Criado Por Uma Carga Pontual, No Vácuo, Tem Intensidade Igual a 9.10^-1 N/C. Calcule a Que Distância d Se Refere o Valor Desse Campo.
( dados: Q= - 4pc e K0= 9.10^9 unidades SI )
Podem me ajudar a resolver essas três questões de física (campo elétrico e força elétrica)
Questão1
Uma carga elétrica puntiforme Q1=1pc está fixa a 3cm num certo ponto do espaço, determine o módulo do campo elétrico
Questão 2
Duas cargas elétricas geram em um ponto P, campos elétricos com as intensidades E1=400N/C e E2=600N/C. Esses campos possuem a mesma direção horizontal, porém sentidos contrários. Sendo E1 para a direita, determine o sentido e i módulo do campo resultante.
Questão3
Uma esfera eletrizada com carga Que=20MC encontra-se em equilíbrio em um campo elétrico vertical e escendente de intensidade 2K N/C. Sendo 10ms(ao quadrado) o valor do campo gravitacional, determine o valor da massa da carga Q
Primeira questão, a carga está em pico coulomb que equivale a 10 elevado a -12 = 10^-12C.
3 cm é o mesmo que 3.10^-2 m é a distância onde se deseja saber o campo
k é a constante eletrostática = 9.10^9.
Basta substituir na equação E= kQ/d²
Na segunda questão, os dois campos estão em sentidos opostos, basta subtrair as intensidades e você terá o módulo resultante, o sentido será o do campo de maior intensidade. se quiser saber mais procure por soma de vetores de mesma direção.
Questão 3: estando em equilíbrio a força elétrica é igual ao peso.
q.E=m.g
Basta substituir os dados e resolver.
Obrigado ajudou bastante
Gostaria de pedir ajuda em uma questão!
1. Na imagem abaixo, faça o que se pede:
a. Escolha a polaridade das duas cargas (QA e QB) e desenhe dentro de cada uma delas
b. Escolha um ponto aleatório em qualquer lugar da página e use esse ponto P como referência para estudar os vetores campo das cargas QA e QB nesse ponto
c. Escolha a polaridade da carga de prova a ser colocada no ponto P e desenhe dentro da mesma
d. Estude o comportamento do vetor força das duas cargas geradoras sobre a carga de prova localizada no ponto P
QA __________________________________________________________QB
Você tem que fazer algo assim:
ua-cam.com/video/h9loTRJNarc/v-deo.html&t=305
Mas seu problema está na horizontal e não precisa ser simétrico em relação ao ponto P.
obrigado
Caracaaaa
Gostei, mas você deixa algumas coisas vagas .
ex : "porque deu tal resultado" .
Na medida do possível tento explicar com o maior grau de detalhes, mas algumas coisas opto por não abrir excessivamente para não fugir muito do tópico central.