Mano não tem como todo programador vai acontecer isso, a verdade sobre a vida é que a errar mais você chega ao seu sonho não é tentando tapar buracos de desafios dificeis e achar que está tudo bem. Tou exatamente no teu inicio de carreira, tenho consciencia que vai mudar, mas algo dentro de mim diz continuar porque estou ganhar muita maturidade profissional e saberei quando trabalhar mais 1 hora extra , lidar com pessoas complexas, seres a base dos problemas da empresa e atuares em áreas que nem são suas , e as pessoas continuam a receber mais que vocÊ. A verdade é que depois as pessoas acabam por te procurar sem tu fazeres nada ai torna interessante o teu sonho . Só Deus sabe espero conseguir o que desejo!
Vídeo incrível, consegui meu primeiro emprego na área há 6 meses. Não só o primeiro emprego como programador, mas o primeiro emprego da vida e me identifiquei MUITO com o que você disse em no minuto 13:00. Não sou tímido, consigo falar bem e até passar segurança, mas esse medo de "descobrirem" alguma coisa que eu não sei o que é. Isso sem contar a insegurança de saber se estou entregando valor técnico ao time e à empresa. Sensacional esse vídeo e muito bacana a comunidade que você desenvolveu aqui, parabéns
Estou em transição de carreira e ainda estudando programação, mas o que vc comentou é exatamente como eu via o mercado no qual eu trabalhava e pelo visto é uma característica geral...quem não é lembrado não é recompensado. Gostei muito do vídeo! Já me inscrevi aqui :)
Sou negro e não me sinto representado nos eventos de tecnologia,você teria uma experiencia para nos passar conselhos etc ,fazer um vídeo sobre isso? você é referencia sua opinião é importante. (Estou na bolha do Python)
Na bolha do Python existe a comunidade de pessoas negras afropython, já ouviu falar? Eu super entendo essa coisa de não se sentir confortável em eventos e honestamente, se você ver que eventos não é pra você, tente encontrar meios de evoluir que não dependa deles. Não dá pra gente generalizar e dizer que todo mundo precisa passar por eles, hoje muito material de evento fica disponível online, se você conseguir fazer contatos na área de outra forma, segue o baile.
@@Filhodanuvem A galerinha é toxica kkkk deixa eles. conheço a afropython de nome so e a negros Dev mas tudo parado. a gente nem lembra isso de cor de pele é que a turma boicota na cara dura eu tenho 41 nao ligo penso na molecada de 16 nem da para entrar nos grupos pela zoação,veja o que passam os que vem de Angola pedir ajuda nos grupos BR é um inferno. Obrigado por tudo irmão
Cara, seus vídeos são sempre muito necessários! YT me sacaneou e não me mandou notificação de vídeo novo. Cheguei atrasado mas tô aqui. Mais um vídeo excelente! Uma coisa que eu comecei a fazer recentemente foi pedir pra pessoa me explicar a linha de raciocínio quando eu não consigo entender sozinho. Antes eu ficava quieto também.
Poxa UA-cam, pare de nos sabotar haha. Essa ideia de seguir a linha de raciocínio é ótima mesmo, ajuda até em outros problemas no futuro, vai criando uma bagagem de soluções.
Nosso mano, eu ficaria ouvindo você falar mais sobre qualquer assunto... Sua linha de raciocínio é bem interessante e facil de compreender. Parabéns, sucesso e que Deus abençoe toda nossa comunidade de pessoas com um potencial a ser trabalhado. Seu vídeo ajudou muito ♥ Fortaleza-CE ♥
Primeira vez aqui, gostei muito do vídeo! Acho que timidez é bem natural no começo, só não podemos permanecer nela depois de um pouco de experiência, é preciso ter confiança para trabalhar e se expor, não saber algo, como o exemplo do Senior é normal e admitir isso é o primeiro passo para aprender e melhorar!
Concordo 💯 . Eu costumo dizer que a gente precisa respeitar a nossa própria história. Olhar pra tudo que aprendemos e nos valorizar. Bem vindo por aqui :)
Parabéns pelo conteúdo, meu velho! Este compartilhamento sincero de experiências profissionais ajuda muito quem está buscando evoluir na carreira. Se tiver linkedin é só compartilhar!! Valeu!
Descreveu muito uma Jr que trabalha comigo. Acha que eu devo saber de tudo e resolver tudo . Já quase me chamou de burro e não sabe nem oque é REST. Lição aprendida: cresça para você se torne melhor para ser uma referência, independente de empresa
@@iaml2909 Não foi fácil, mas eu comecei a levantar a minha voz pra expressar minhas ideias, pois eu deixava de falar o que poderia ser bom por causa do medo de sair algo que desagradasse alguém, o que é algo sem sentido, pois se vc levar em consideração em expressar suas ideias ou não, se vai agradar alguém ou não, compensa bem mais vc falar. As pessoas precisam saber do que você é capaz, eu esperava provar isso fazendo e não falando, mas eu percebi que antes de fazer vc precisa expor o seu plano ali! E eu demorei muito pra perceber isso!
Acredito que a timidez se passe com preparo e experiência. Você não é mais tímido porque é experiente e preparado ao longo desses anos. Quando você já passou por diversas situações repetidas e tem segurança naquilo que diz, você não tem medo do julgamento dos outros porque sabe o que está falando. Eu me considero introvertido por simplesmente não gostar de passar horas em reuniões, e tímido dependendo da situação, se é com minha equipe, eles sabem quem eu sou, me sinto confortável e totalmente confiante pra expor minhas opiniões. Agora quando é em uma equipe, por exemplo, de um cliente e eu não domino o assunto, eu me considero tímido por conta do medo do julgamento.
Que bom que está de volta, mais um ótimo vídeo! Fico impressionado com o fato de não haver sotaque do português de Portugal, conheço algumas pessoas que depois de alguns anos já carregam o sotaque.
Hahahaha acho que sotaque nao tenho mesmo mas os termos eu fui trocando, acho que no vídeo eu falo base de dados ao invés de banco de dados por exemplo.
Gostei demais do vídeo, estou no início de carreia como desenvolvedor, com certeza esse vídeo vai me ajudar a não cometer esses erros. Parabéns pelo canal. Sucesso!!!
Meu maior erro foi não dar total foque nos estudos do Inglês por um longo período, sempre coloquei o Inglês em 2o plano, estudei muitos anos, mas foi sempre ineficiente, e hoje careço e a importância do Inglês só aumentou nesses últimos 25 anos meus de carreira, e todo mundo achava que com os tradutores o Inglês iria perder significância.
Me considero muito comunicativa e isso vem me ajudando muito na minha área de tecnologia, conseguindo oportunidades de pesquisa e estar em um lugar mesmo nao me sentindo 100% preparada. Mas assim como vc, precisei calar a impostora, que normalmente vem quando eu consigo as coisas, sempre acho que eu só conseguir aquilo pela boa comunicação que tenho, mas vejo que a ideia é essa mesmo S2 obrigada pelo conteúdo incrível!
Cara eu consegui minha primeira vaga como analista de suporte júnior. É mundo literalmente novo pra mim. Me sinto mais perdido que noiva abandonada no altar 😂😂😂 Mas faz parte, até assimilar as idéias e por em prática o que estou aprendendo. Obrigado pelas dicas e pelo conteúdo.
É muito informação no começo, mas continua tentando entender como o ambiente funciona, como é a dinâmica da semana e por aí vai. Uma hora você vai achar tudo natural. Parabéns pela primeira vaga e boa sorte.
nem entrei no mercado de trabalho dessa área ainda e sei que um dos problemas mais comuns é isso aí que você falou, a pessoa faz o projeto mas o cliente pede algo depois, por isso que tem toda a parada de diagrama e especificações para não ter problemas depois
pior q é eu so dev em uma empresa onde eu fico mais resolvendo conflitos entre os times e eu ganho mais do q no trampo passado onde eu programava o dia td. mt massa gosto mt dos seus videos
Meu 2o maior erro na carreira foi não saber da tremenda importância que ler alguns livros referência, eu nem sabia desses livros na verdade. Fazem a diferença na carreira, valem ouro, e você não se engane pensando que irá adquirir tanto conhecimento por outros meios que não vai.
Interessante, existem clássicos na área e eles não aparecem quando a gente tá no começo de carreira. Mas pode citar alguns caso alguém passa por aqui pra ler ?
@@Filhodanuvem vou citar por ordem de valor para mim: 1 Clean Coder. Bob Martin 2 Scrum a arte de fazer o dobro pela metade do tempo. Jeff Sutertand 3 Implementing Domain Driven Design. Vaugh Vernon 4 Domain Driven Design Distiled. Vaugh Vernon 5 Domain Driven Design. Eric Evans 6 Clean Architecture. Bob Martin 7 Effective Java. Joshua Bloch 8 Design Patterns. Erich Gama Há muitos outros que já li partes ou que estão na lista: Pragmatic Programmer. Andy Hint e Dave Thomas Working Effectively With Legacy Code. Michel Featers Refactoring. Martin Fowler Microservices Patterns. Chris Richardson Patterns of Enterprise Architecture Application. Martin Fowler Clean Code. Bob Martin Mythical Men Month. Frederic Brooks
Muito bons os assunos abordados... eu meio que estou na mesma "fase" sua mais ou menor 10 anos de carreira como programador/analista e me identifiquei com quasee todos os pontos abordados.
Eu ainda estou na parte dos estudos de back end e já fui bem tímido e hoje sou introvertido, consigo interagir quando necessário mas sempre tenho que "fazer força" para isso, estou com 31 anos e acho que isso vem com a idade, eu espero não estar cometendo o erro de começar muito tarde, seja pela idade ou pela possível redução de vagas pela automação, mas se é um erro ou não, pretendo descobrir em alguns anos
@@iaml2909 Eu não me acho velho, só que eu acompanho alguns canais gringos e alguns deles fizeram vídeos sobre preconceito de idade por parte das empresas, mas o meu medo mesmo é de a automação reduzir muito as vagas e também já tem gente da área dizendo que isso é uma possibilidade real
Tem uma galera que é bem arrogante e acho que eu era bem assim também tentando provar que eu junior mas era bom. Algumas coisas só o tempo mesmo ensina 🥲
Acho que o meu pior erro é me botar pra baixo e achar que não sei nada, mesmo fechando 1 ano agora como júnior, as vezes eu paro e penso, será que eu sei mesmo programar?, eu sou uma farsa, não sou capaz, vou ser demitido. No início era assim, mas agora melhorei bastante, espero que eu consiga continuar nesse ritmo até esquecer esses pensamentos.
Por muito tempo eu fiz isso: no fim de todo dia de trabalho eu escrevia pontos do que fiz no dia, nada muito elaborado. Em um mês já tinha tanto coisa lá e ia me dando uma perspectiva do quanto estava aprendendo, ajudando e entregando. Me ajudava a acreditar em como eu não era um impostor, é que estava fazendo um bom trabalho.
Meu maior medo ultimamente é de ta enchendo o saco dos seniors! (mais no fundo eu não ligo, quero é aprender mesmo kkk) Parabens! desejo mt sucesso! adoro os videos
Meu maior medo é encher o saco dos sênior com perguntas bobas, evito dar contra opinião sobre um assunto para não gerar discussões e acabar saindo prejudicado
Hmm, dar alguma opinião contrária mostra até engajamento. Fazer isso sempre desgasta a equipe, mas de vez em quando acho que seria bom pra voce. Sempre que você for contra, tente levar a opinião como uma pergunta “e se a gente resolvesse dessa forma?”
Oi Claudson, valeu pelo vídeo. Essa parte da timidez é bem difícil pra mim, estou tentando trabalhar isso. Cara, vi algumas pessoas brasileiras que moram na Europa falando sobre voltar ao Brasil por medo da guerra. Como você enxerga essa situação por aí? Está afetando muito as pessoas em Portugal?
Fala Raul, não é fácil quebrar a timidez mas vai tentando. De repente começando a identificar o que te deixa desconfortavel. Sobre Portugal, estamos vivendo a pior inflação dos ultimos 20, 30 anos, muita coisa subindo de preço, comida, gás encanado, combustivel, está bem ruim a situação e se houver algum sinal de guerra envolvendo a união europeia, eu provavelmente volto pro Brasil. Mas é uma cenário bemmmm hipotético, por enquanto sair daqui e ir pro Brasil por causa da questao economica não faz muito sentido pra mim.
Cara eu sofro muito na organização, querendo aprender coisa demais e tempo de menos, acho que é a mesma coisa que você no inicio da carreira, seria eu querendo como Trainee resolver todas as tarefas sozinho pq eu sei, isso me gera uma ansiedade escrota.
É, toma cuidado com isso, em teoria não esperam que você resolva tudo sozinho. Nem quando você for sênior vão esperar que você resolva tudo sozinho, se você trabalha em equipe a ideia é ter ajuda das pessoas sempre que precisar.
@@Filhodanuvem Obrigado pelo retorno, sim é algo que eu tenho tentado trabalhar, essa semana inclusive fui surpreendido com uma promoção para Júnior 3 kkk, então é um sinal claro da empresa de que eu to no caminho certo, ou seja, de fato preciso controlar mais a minha ansiedade e insegurança.
4:06 Pelo visto vc foi freelance a vida toda, não gosta de processos. Não existe essa linha 5:30. Vai nessa, fica fazendo tudo que os outros querem sem processo algum .... Vc será lembrado como "o cara que faz tudo, mas não é o melhor em nada". Nunca será lembrado como o especialista. Na hora de receber o tapinha nas costas, não será nas suas e sim de seus lideres.
Interessante ver esse outro lado. Mas é verdade, eu já trabalhei com pessoas que queriam discutir tudo (não tô falando que é seu caso rsrs) e isso causa um desgaste. Algumas coisas são muito pequenas pra parar uma equipe toda por exemplo.
Apesar de estar no início dos estudos, logo percebi que essa questão de júnior e sênior é bem complicado. Os cursos sempre dão aquele sonho que em um ano na vaga você é pleno e em três sênior, mas isso é só lenha para vender curso. A área é bem menos fácil de se entender e vai depender de cada empresa. Tem empresa com vaga em aberto para júnior com 5 anos de esperiencia comprovada em carteira, isso só mostra que nem tudo são flores.
Sim, é muito relativo, cada empresa tem sua definição própria e chega a ser brincadeira falar em sênior de dois anos. Qualquer projeto longo de software demora meses, talvez até um ano. Não dá pra ser sênior sem passar muitos projetos diferentes.
Aeeeee !!! ele voltou !!!
🎉 🎉 🎉
Eu sinto muita falta dos teus videos mais frequentes, gosto demais do teu canal e ele já me trouxe muita coisa.
Obrigado!!
Pow que legal Yuri, fico feliz demais e espero poder agregar mais na sua carreira.
Mano não tem como todo programador vai acontecer isso, a verdade sobre a vida é que a errar mais você chega ao seu sonho não é tentando tapar buracos de desafios dificeis e achar que está tudo bem. Tou exatamente no teu inicio de carreira, tenho consciencia que vai mudar, mas algo dentro de mim diz continuar porque estou ganhar muita maturidade profissional e saberei quando trabalhar mais 1 hora extra , lidar com pessoas complexas, seres a base dos problemas da empresa e atuares em áreas que nem são suas , e as pessoas continuam a receber mais que vocÊ. A verdade é que depois as pessoas acabam por te procurar sem tu fazeres nada ai torna interessante o teu sonho . Só Deus sabe espero conseguir o que desejo!
Vídeo incrível, consegui meu primeiro emprego na área há 6 meses. Não só o primeiro emprego como programador, mas o primeiro emprego da vida e me identifiquei MUITO com o que você disse em no minuto 13:00. Não sou tímido, consigo falar bem e até passar segurança, mas esse medo de "descobrirem" alguma coisa que eu não sei o que é. Isso sem contar a insegurança de saber se estou entregando valor técnico ao time e à empresa. Sensacional esse vídeo e muito bacana a comunidade que você desenvolveu aqui, parabéns
Como conseguiu seu emprego?
Estou em transição de carreira e ainda estudando programação, mas o que vc comentou é exatamente como eu via o mercado no qual eu trabalhava e pelo visto é uma característica geral...quem não é lembrado não é recompensado.
Gostei muito do vídeo! Já me inscrevi aqui :)
É bem isso Amanda. Seja bem vinda :)
Sou negro e não me sinto representado nos eventos de tecnologia,você teria uma experiencia para nos passar conselhos etc ,fazer um vídeo sobre isso? você é referencia sua opinião é importante. (Estou na bolha do Python)
Na bolha do Python existe a comunidade de pessoas negras afropython, já ouviu falar? Eu super entendo essa coisa de não se sentir confortável em eventos e honestamente, se você ver que eventos não é pra você, tente encontrar meios de evoluir que não dependa deles. Não dá pra gente generalizar e dizer que todo mundo precisa passar por eles, hoje muito material de evento fica disponível online, se você conseguir fazer contatos na área de outra forma, segue o baile.
@@Filhodanuvem A galerinha é toxica kkkk deixa eles. conheço a afropython de nome so e a negros Dev mas tudo parado. a gente nem lembra isso de cor de pele é que a turma boicota na cara dura eu tenho 41 nao ligo penso na molecada de 16 nem da para entrar nos grupos pela zoação,veja o que passam os que vem de Angola pedir ajuda nos grupos BR é um inferno. Obrigado por tudo irmão
Cara, seus vídeos são sempre muito necessários! YT me sacaneou e não me mandou notificação de vídeo novo. Cheguei atrasado mas tô aqui. Mais um vídeo excelente!
Uma coisa que eu comecei a fazer recentemente foi pedir pra pessoa me explicar a linha de raciocínio quando eu não consigo entender sozinho. Antes eu ficava quieto também.
Poxa UA-cam, pare de nos sabotar haha.
Essa ideia de seguir a linha de raciocínio é ótima mesmo, ajuda até em outros problemas no futuro, vai criando uma bagagem de soluções.
Saudade dos seus vídeos meu caro, bem vindo de volta!
🥰🥰 valeu pelo carinho
Conheci o canal hj por indicação de um amigo.
Já gostei. +1 inscrito
Bem vindo Átila, agradece o amigo por mim
Nosso mano, eu ficaria ouvindo você falar mais sobre qualquer assunto... Sua linha de raciocínio é bem interessante e facil de compreender. Parabéns, sucesso e que Deus abençoe toda nossa comunidade de pessoas com um potencial a ser trabalhado. Seu vídeo ajudou muito ♥ Fortaleza-CE ♥
🥰🥰🥰 valeu demais. Abraço pro Ceará.
iai vizinho
Primeira vez aqui, gostei muito do vídeo! Acho que timidez é bem natural no começo, só não podemos permanecer nela depois de um pouco de experiência, é preciso ter confiança para trabalhar e se expor, não saber algo, como o exemplo do Senior é normal e admitir isso é o primeiro passo para aprender e melhorar!
Concordo 💯 . Eu costumo dizer que a gente precisa respeitar a nossa própria história. Olhar pra tudo que aprendemos e nos valorizar.
Bem vindo por aqui :)
Parabéns pelo conteúdo, meu velho! Este compartilhamento sincero de experiências profissionais ajuda muito quem está buscando evoluir na carreira.
Se tiver linkedin é só compartilhar!! Valeu!
Valeu Gustavo. Você já encontrou o link, mas vou deixar aqui de qualquer maneira
linkedin.com/in/cloudson
Fazia tempo que não aparecia um vídeo seu pra mim...sempre bons!!! Um abraço!!!
Valeu Jefferson, dessa vez não era culpa do UA-cam, porque eu dei uma pausa.
Vídeo sensacional para quem está começando! 🙂
Você tá em todo lugar cara
Valeuu
Rapaz, excelente reflexão. Conversa profunda e que agrega demais não só como profissional, mas como ser humano. Por mais videos assim. Parabéns!
Valeu Mateus! 🙏
Vídeo incrível, muito esclarecedor.
Descreveu muito uma Jr que trabalha comigo. Acha que eu devo saber de tudo e resolver tudo . Já quase me chamou de burro e não sabe nem oque é REST. Lição aprendida: cresça para você se torne melhor para ser uma referência, independente de empresa
Vixi, quando tem alguém na equipe assim acaba intimidando todo mundo, coloca o ambiente bem tenso.
A Timidez me atrapalhou muito, tanto a minha vida pessoal quanto profissional, graças a Deus isto passou! Grato pelo seu vídeo!
Como tu perdeu a timidez? sofro do mesmo mal.
E tenho medo que isso seja um empecilho para crescer na area.
@@iaml2909 Não foi fácil, mas eu comecei a levantar a minha voz pra expressar minhas ideias, pois eu deixava de falar o que poderia ser bom por causa do medo de sair algo que desagradasse alguém, o que é algo sem sentido, pois se vc levar em consideração em expressar suas ideias ou não, se vai agradar alguém ou não, compensa bem mais vc falar. As pessoas precisam saber do que você é capaz, eu esperava provar isso fazendo e não falando, mas eu percebi que antes de fazer vc precisa expor o seu plano ali! E eu demorei muito pra perceber isso!
Acredito que a timidez se passe com preparo e experiência. Você não é mais tímido porque é experiente e preparado ao longo desses anos. Quando você já passou por diversas situações repetidas e tem segurança naquilo que diz, você não tem medo do julgamento dos outros porque sabe o que está falando. Eu me considero introvertido por simplesmente não gostar de passar horas em reuniões, e tímido dependendo da situação, se é com minha equipe, eles sabem quem eu sou, me sinto confortável e totalmente confiante pra expor minhas opiniões. Agora quando é em uma equipe, por exemplo, de um cliente e eu não domino o assunto, eu me considero tímido por conta do medo do julgamento.
Concordo com o que você disse sobre experiência trazer segurança, é bem isso.
Que conforto no coração assistir um novo vídeo seu
Fico muito feliz Felipe, valeuu
Seus conteúdos são excelentes.
Acompanho sempre seus conteúdos.
Valeuuu Silas
Que bom que está de volta, mais um ótimo vídeo! Fico impressionado com o fato de não haver sotaque do português de Portugal, conheço algumas pessoas que depois de alguns anos já carregam o sotaque.
Hahahaha acho que sotaque nao tenho mesmo mas os termos eu fui trocando, acho que no vídeo eu falo base de dados ao invés de banco de dados por exemplo.
Caraca, eu tava com saudades dos seus vídeos kkkk
🥲🥲🥲 valeu mano, tava com saudade dessa interação aqui.
Gostei demais do vídeo, estou no início de carreia como desenvolvedor, com certeza esse vídeo vai me ajudar a não cometer esses erros. Parabéns pelo canal. Sucesso!!!
Fico feliz que possa ajudar Wendel.
Mano Seu video faz muito sentido. Obrigado por esse video!
Tamo junto Junior
Valeu!
Valeuuu
O aplicativo do UA-cam não mostra direito que foi um super thanks. Valeu pela contribuição Felipe!
Obrigado pelo vídeo. Acredito que ele nos ajuda muito nesse início de carreira, na próxima terça farei um ano.
Parabéns Paulo pela conquista! E valeu.
Meu maior erro foi não dar total foque nos estudos do Inglês por um longo período, sempre coloquei o Inglês em 2o plano, estudei muitos anos, mas foi sempre ineficiente, e hoje careço e a importância do Inglês só aumentou nesses últimos 25 anos meus de carreira, e todo mundo achava que com os tradutores o Inglês iria perder significância.
Inglês é muito importante mesmo, com ele você consegue acessar todo um mundo de vagas a mais.
Me considero muito comunicativa e isso vem me ajudando muito na minha área de tecnologia, conseguindo oportunidades de pesquisa e estar em um lugar mesmo nao me sentindo 100% preparada. Mas assim como vc, precisei calar a impostora, que normalmente vem quando eu consigo as coisas, sempre acho que eu só conseguir aquilo pela boa comunicação que tenho, mas vejo que a ideia é essa mesmo S2 obrigada pelo conteúdo incrível!
Isso aí, a gente tem que calar esses pensamentos mesmo.
Cara eu consegui minha primeira vaga como analista de suporte júnior. É mundo literalmente novo pra mim. Me sinto mais perdido que noiva abandonada no altar 😂😂😂 Mas faz parte, até assimilar as idéias e por em prática o que estou aprendendo. Obrigado pelas dicas e pelo conteúdo.
É muito informação no começo, mas continua tentando entender como o ambiente funciona, como é a dinâmica da semana e por aí vai. Uma hora você vai achar tudo natural. Parabéns pela primeira vaga e boa sorte.
Bom dia , se não se incomodar , quanto vc esta ganhando de salário nesta empresa ? É estágio ?
@@russo8205 Não é estágio, a empresa me paga com contrato PJ a mais ou menos 5 mil
Tá de voltaaaaaa! 🥳🥳
🎉 🎊 yesssss!
nem entrei no mercado de trabalho dessa área ainda e sei que um dos problemas mais comuns é isso aí que você falou, a pessoa faz o projeto mas o cliente pede algo depois, por isso que tem toda a parada de diagrama e especificações para não ter problemas depois
Gerenciar um projeto de software é algo bem difícil, principalmente porque a maioria dos clientes não entende de software. É bem isso que você disse.
Muito bom falar sobre isso dessa maneira... 👏🏼👏🏼
Valeuu Ivson.
Cara curti demais, muito obrigado por compartilhar conhecimento
Valeuu
pior q é eu so dev em uma empresa onde eu fico mais resolvendo conflitos entre os times e eu ganho mais do q no trampo passado onde eu programava o dia td. mt massa gosto mt dos seus videos
Boa Cláudio, resolver conflito é muito difícil, certeza que você tem várias boas histórias. Valeu!
Muito bom! Gosto muito de ouvir sobre esses assuntos!
Valeu Dirceu
muito obrigado pelo vídeo , sensacional
Tamo junto João
Mandou bem demais ! Ótimo vídeo.
Grande Wesley! Quanto tempo! Valeuzao.
Meu 2o maior erro na carreira foi não saber da tremenda importância que ler alguns livros referência, eu nem sabia desses livros na verdade.
Fazem a diferença na carreira, valem ouro, e você não se engane pensando que irá adquirir tanto conhecimento por outros meios que não vai.
Interessante, existem clássicos na área e eles não aparecem quando a gente tá no começo de carreira. Mas pode citar alguns caso alguém passa por aqui pra ler ?
@@Filhodanuvem vou citar por ordem de valor para mim:
1 Clean Coder. Bob Martin
2 Scrum a arte de fazer o dobro pela metade do tempo. Jeff Sutertand
3 Implementing Domain Driven Design. Vaugh Vernon
4 Domain Driven Design Distiled. Vaugh Vernon
5 Domain Driven Design. Eric Evans
6 Clean Architecture. Bob Martin
7 Effective Java. Joshua Bloch
8 Design Patterns. Erich Gama
Há muitos outros que já li partes ou que estão na lista:
Pragmatic Programmer. Andy Hint e Dave Thomas
Working Effectively With Legacy Code. Michel Featers
Refactoring. Martin Fowler
Microservices Patterns. Chris Richardson
Patterns of Enterprise Architecture Application. Martin Fowler
Clean Code. Bob Martin
Mythical Men Month. Frederic Brooks
Muito bons os assunos abordados... eu meio que estou na mesma "fase" sua mais ou menor 10 anos de carreira como programador/analista e me identifiquei com quasee todos os pontos abordados.
Espero que ajude outras pessoas a não passar pelo o que passamos neh Paulo.
Cara gosto muito do seu conteúdo
esta de parabéns!
Valeuu Moizes
Eu ainda estou na parte dos estudos de back end e já fui bem tímido e hoje sou introvertido, consigo interagir quando necessário mas sempre tenho que "fazer força" para isso, estou com 31 anos e acho que isso vem com a idade, eu espero não estar cometendo o erro de começar muito tarde, seja pela idade ou pela possível redução de vagas pela automação, mas se é um erro ou não, pretendo descobrir em alguns anos
Tá todo mundo se perguntando se está tomando a melhor decisão. Relaxa e aproveita a caminhada.
o cara com 31 aninhos achando q está com 98.
Relaxa cara...
@@iaml2909 Eu não me acho velho, só que eu acompanho alguns canais gringos e alguns deles fizeram vídeos sobre preconceito de idade por parte das empresas, mas o meu medo mesmo é de a automação reduzir muito as vagas e também já tem gente da área dizendo que isso é uma possibilidade real
Ótima abordagem parabéns!!
Valeuu
Recentemente estava mentorando uma equipe de Jrs, e como você disse, existe Jr tóxico sim ... tem hora que você tem que respirar fundo ... senão ...
Tem uma galera que é bem arrogante e acho que eu era bem assim também tentando provar que eu junior mas era bom. Algumas coisas só o tempo mesmo ensina 🥲
Acho que o meu pior erro é me botar pra baixo e achar que não sei nada, mesmo fechando 1 ano agora como júnior, as vezes eu paro e penso, será que eu sei mesmo programar?, eu sou uma farsa, não sou capaz, vou ser demitido. No início era assim, mas agora melhorei bastante, espero que eu consiga continuar nesse ritmo até esquecer esses pensamentos.
Por muito tempo eu fiz isso: no fim de todo dia de trabalho eu escrevia pontos do que fiz no dia, nada muito elaborado. Em um mês já tinha tanto coisa lá e ia me dando uma perspectiva do quanto estava aprendendo, ajudando e entregando. Me ajudava a acreditar em como eu não era um impostor, é que estava fazendo um bom trabalho.
Meu maior medo ultimamente é de ta enchendo o saco dos seniors!
(mais no fundo eu não ligo, quero é aprender mesmo kkk)
Parabens! desejo mt sucesso! adoro os videos
Valeu Saimon
Não deixa de postar vídeos frequentes por favor! 🙏🏻
🥰🥰🥰 pode deixar Guilherme, essas mensagens que vocês estão deixando estao me recarregando muito.
Isso mesmo, por fv não deixe de postar seus excelentes vídeos, que nos ajuda muito.
Meu maior medo é encher o saco dos sênior com perguntas bobas, evito dar contra opinião sobre um assunto para não gerar discussões e acabar saindo prejudicado
Hmm, dar alguma opinião contrária mostra até engajamento. Fazer isso sempre desgasta a equipe, mas de vez em quando acho que seria bom pra voce. Sempre que você for contra, tente levar a opinião como uma pergunta “e se a gente resolvesse dessa forma?”
Baita vídeo, parabéns
Obrigado 🤙
so comecei a avançar nas minhas organizações quando parei de ficar fissurado no técnico o tempo todo e foi a melhor coisa que fiz
Boa Henrique!
Me identifico muito com seu vídeo.
Valeu por comentar Maydana
Oi Claudson, valeu pelo vídeo. Essa parte da timidez é bem difícil pra mim, estou tentando trabalhar isso.
Cara, vi algumas pessoas brasileiras que moram na Europa falando sobre voltar ao Brasil por medo da guerra. Como você enxerga essa situação por aí? Está afetando muito as pessoas em Portugal?
Fala Raul, não é fácil quebrar a timidez mas vai tentando. De repente começando a identificar o que te deixa desconfortavel.
Sobre Portugal, estamos vivendo a pior inflação dos ultimos 20, 30 anos, muita coisa subindo de preço, comida, gás encanado, combustivel, está bem ruim a situação e se houver algum sinal de guerra envolvendo a união europeia, eu provavelmente volto pro Brasil. Mas é uma cenário bemmmm hipotético, por enquanto sair daqui e ir pro Brasil por causa da questao economica não faz muito sentido pra mim.
Cara eu sofro muito na organização, querendo aprender coisa demais e tempo de menos, acho que é a mesma coisa que você no inicio da carreira, seria eu querendo como Trainee resolver todas as tarefas sozinho pq eu sei, isso me gera uma ansiedade escrota.
É, toma cuidado com isso, em teoria não esperam que você resolva tudo sozinho. Nem quando você for sênior vão esperar que você resolva tudo sozinho, se você trabalha em equipe a ideia é ter ajuda das pessoas sempre que precisar.
@@Filhodanuvem Obrigado pelo retorno, sim é algo que eu tenho tentado trabalhar, essa semana inclusive fui surpreendido com uma promoção para Júnior 3 kkk, então é um sinal claro da empresa de que eu to no caminho certo, ou seja, de fato preciso controlar mais a minha ansiedade e insegurança.
Também me considero introvertido kkk
Poderia considerar fazer um curso de Go, seria top
Já considerei e continuo considerando haha mas valeu por comentar isso. É difícil chegar numa decisão sem saber se há interesse das outras pessoas.
obrigado por esse video
Tamo junto Leandro.
Uhuul, ele achou a senha do canal hahaha!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Falou bem demais.
Valeuuu Mano
Que vídeo maravilhoso!
Valeu Myck !
Dicas valiosas!
Valeu Naoki
Alguém já te disse que vc parece o guanabara? kkkkkk, pra mim parece mt. Parabéns pelo conteúdo dos vídeos, todo sucesso pra ti!
O Guanabara do curso em vídeo ? Nossa, ele é uma baita inspiração, manda muito!
4:06 Pelo visto vc foi freelance a vida toda, não gosta de processos. Não existe essa linha 5:30.
Vai nessa, fica fazendo tudo que os outros querem sem processo algum ....
Vc será lembrado como "o cara que faz tudo, mas não é o melhor em nada". Nunca será lembrado como o especialista.
Na hora de receber o tapinha nas costas, não será nas suas e sim de seus lideres.
Faz mais de dez anos que não pego freelance rsrs.
welcome back
Thank you Thiago! 💪🏾
Excelente!
Valeu André!
Valeuu
muito bom
Valeu Marcelo
Verdade
Bom demais
Filho da nuvem maromba 😂💪
Hahahaahah no pain no gain
Top
Valeuuu
Voltou!!! Hahahahaha
I’m back hahaha
Isso aí! Sucesso de novo!
❤❤❤
🥰🥰🥰🥰
Eu sou justamente o contrario, eu falo demais e acabo atrapalhando
Interessante ver esse outro lado. Mas é verdade, eu já trabalhei com pessoas que queriam discutir tudo (não tô falando que é seu caso rsrs) e isso causa um desgaste. Algumas coisas são muito pequenas pra parar uma equipe toda por exemplo.
@@Filhodanuvem sim, com certeza, eu sou estagiario ainda. Mas ontem recebi uma advertencia por conta disso mesmo.
Se te avisaram é porque confiam que você pode melhorar, certeza que você vai encontrar um bom meio termo.
esse cara é mo filho da nuvem né... 🙃
Hahahaha
Bem crazy
Apesar de estar no início dos estudos, logo percebi que essa questão de júnior e sênior é bem complicado. Os cursos sempre dão aquele sonho que em um ano na vaga você é pleno e em três sênior, mas isso é só lenha para vender curso. A área é bem menos fácil de se entender e vai depender de cada empresa. Tem empresa com vaga em aberto para júnior com 5 anos de esperiencia comprovada em carteira, isso só mostra que nem tudo são flores.
Sim, é muito relativo, cada empresa tem sua definição própria e chega a ser brincadeira falar em sênior de dois anos. Qualquer projeto longo de software demora meses, talvez até um ano. Não dá pra ser sênior sem passar muitos projetos diferentes.
Excelente!
Valeu Bruno