ICEBERG - CONSOLES DE GAMES BRASILEIROS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 сер 2024
  • Hoje eu venho aqui com um iceberg de consoles de videogames brasileiros
    Parece que não, mas há muita informação inusitada a respeito dos consoles de videogames no Brasil. Então dedico esse iceberg APENAS a consoles de games produzidos e criados no BRASIL. Então não espere por um polystation na lista kkkkkkkkkkkkkkkkk
    E aqui também não falaremos apenas de clones, há muita coisa mais interessante na histórias do videogame no Brasil.
    ICEBERG - CONSOLES DE GAMES BRASILEIROS
    00:00 INTRO
    00:51 CAMADA 01
    05:01 CAMADA 02
    07:29 CAMADA 03
    10:52 CAMADA 04
    17:24 CAMADA 05
    21:34 CAMADA 06
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 426

  • @M4rc0sAurelio
    @M4rc0sAurelio Рік тому +28

    temos que parabenizar a Gi por reunir tanta informação aleatória e rara, ainda mais se tratando de videogame no Brasil dos anos 80/90.

  • @Fellipe2k5
    @Fellipe2k5 Рік тому +56

    Sobre o Phantom system, a Gradiente estava fechando um acordo com a empresa Atari para lançar o Atari 7800 no Brasil. Mas depois de uma viagem aos EUA, o executivo da gradiente viu que o NES era mais popular então decidiu pegar todas as carcaças que fabricaram e colocaram o hardware clone do NES.
    E em 93 a Gradiente virou representante oficial da Nintendo através da joinventure Playtronic, com a Estrela

    • @thomasmittelwerk410
      @thomasmittelwerk410 Рік тому +10

      Controle de Mega Drive, carcaça de Atari 7800, e hardware de NES. Um Monstro de Frankenstein em forma de vídeogame, coisa da indústria nacional mesmo

    • @dyel1975
      @dyel1975 Рік тому +9

      @@thomasmittelwerk410 E, ainda assim, um dos MELHORES Famiclones da história dos videogames no Brasil. E tenho dito!

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +31

    Os Famiclones eram tão fortes no Brasil que eles chegaram a ser referenciados na série O Mundo da Lua da TV Cultura onde o personagem Lucas tinha um clone do clone do NES kkkkkkk que se parecia muito com o Phantom System, vale lembrar também do jogo fictício Blixto referência clara ao Mario.

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +73

    Eu adoro esse tema sobre essas curiosidades dos Famiclones, isso só prova como a Nintendo nunca se preocupou com o mercado brasileiro, porque o NES só foi lançado no Brasil apenas em 1993. Parabéns esse se tornou meu video favorito do seu canal e muito obrigado por esse conteúdo excelente.

    • @thomasmittelwerk410
      @thomasmittelwerk410 Рік тому +16

      >isso só prova como a Nintendo nunca se preocupou com o mercado brasileiro
      (EDIT aqui do futuro: assistam o video do Asianometry, ele explica a questão em mais detalhes)
      O problema aqui no BR era a reserva de mercado imposta pelo governo militar, então mesmo que a Nintendo quisesse ela não poderia ter entrado. A Nostal Gi falou sobre a questão da reserva de mercado afetando a indústria nacional de videogames, mas ela não se aprofundou muito na questão. Vou falar de uma forma resumida:
      Em 1984, a ditadura militar, apoiada por setores da direita e da esquerda (bem, pelo menos o que dava pra chamar de "esquerda" na época da ditadura militar) criou a chamada "Política Nacional de Informática". A ideia era que impedindo a importação de hardware e software de fora, ou impondo severas restrições à essas importações, a indústria brasileira seria forçada a desenvolver tecnologia original, 100% BR.
      Mas... pesquisa e desenvolvimento custam caro, *muito* caro, e esse era um dinheiro que a indústria brasileira não estava disposta a gastar (até porque a gente nem tinha esse dinheiro mesmo ¯\_(ツ)_/¯), então o que aconteceu aqui foi que a nossa indústria virou especialista em engenharia reversa. Então tudo o que era vendido aqui nesse período foi clonado na maior cara de pau de algum equipamento lá de fora. O Prológica CP-500, um dos computadores mais famosos do período, era um clone do norteamericano RadioShack TRS-80; o CCE Exato Pro era um clone do Apple ][, da Apple (sim, *aquela* Apple); o nosso TK-90X da Microdigital era um clone do ZX Spectrum, da britânica Sinclair Research. A gente até teve um clone chamado, eu juro. "Elppa II" ("Apple" de trás pra frente, sacou?).
      Agora, imagina você, uma multinacional, no cenário descrito acima, tendo que enfrentar toda a burocracia e protecionismo da ditadura militar, sofrendo pra botar o seu produto aqui e ainda correndo um risco de algum "fabricante" nacional desenvolver um projeto que é clone do seu produto por engenharia reversa (ou simplesmente viajando pro exterior e comprando o projeto já pronto de alguém, vide o Dendy, um clone russo-taiwanês do NES) e vendendo por um preço bem menor do que o que você pode vender sem que você acabe tendo prejuízo. Eu não seria louco de investir aqui, ainda mais considerando que, nessa época, o Brasil era o *último* dos países em matéria de distribuição de renda, o que tornava o meu público muito restrito (fora a hiperinflação de índices venezuelanos causada pelas políticas econômicas desastrosas dos presidentes José Sarney e Fernando Collor). Investir aqui, nessa época? MAS NEM FUDENDO, só se eu tivesse a fim de rasgar dinheiro.
      Desculpe o textão! 🙂
      (só um parênteses aqui: engenharia reversa não é ilegal mesmo internacionalmente desde que ela seja feita no modelo "clean room", isto é: uma equipe vai desmontar o equipamento, vai documentar os achados, a documentação vai passar por um advogado pra ter certeza de que nenhum copyright está sendo infringido, e a outra vai montar o equipamento só com o conhecimento da primeira equipe, sem ter qualquer contato com ela. O uso de qualquer documentação ou software que não esteja em domínio público e que seja protegido por direitos autorais pelo fabricante é proibido. É assim que se consegue desenvolver emuladores, por exemplo, e é por isso que eles são legais. Mesmo a Sony já tentou processar autores de emuladores no passado, como foi no caso do Connectix VGS e do Bleem, dois emuladores do Playstation original, e *perdeu*. Agora, eu corto o meu saco se a indústria brasileira tiver feito engenharia reversa no modelo de clean room)

    • @pg-gamestec5184
      @pg-gamestec5184 Рік тому +5

      2 motivos, 1° a lei de reserva de mercado como ela mostrou no video e 2° a pirataria desses clones que reinava solto nessa epoca, um problema no Brasil tanto que por exemplo a sony nunca lançou o ps1 por aqui e o ps2 so chegou em 2010 (10 anos depois de que foi lançado) e tbm o xbox classico que tbm nunca chegou por aqui

    • @worldgames7271
      @worldgames7271 Рік тому

      Você diz isso pq não pegou a época da Gradiente/Playtronic, do super Nintendo, repete o que te falam .

    • @oBaudoGol
      @oBaudoGol Рік тому

      @@worldgames7271 Sou velho o suficiente pra lembrar de tudo isso sim eu tive um SNES quando eu foi criança.

  • @closetotheedgeseila6261
    @closetotheedgeseila6261 Рік тому +25

    "Quantos clones de Nintendinho a Dynacon fez?"
    "Sim"

    • @djjuniormix7620
      @djjuniormix7620 2 місяці тому

      no dynavison 4 os cara ainda tiveram a moral de meter na caixa o mais compativel dos nintendo kkkkkkkkkk

  • @marcosviniciusoliveirameir1027
    @marcosviniciusoliveirameir1027 Рік тому +48

    história meio triste que ocorreu com um primo: eu comprei um PS2, nos meados dos anos 2000(acho que em 2006), esse meu primo é de uma cidade menor aqui da região, eu na época tinha uns 20 anos e ele uns 14, ele ficou fascinado com o PS2, nisso, ele quis comprar um video game também, ele na época trabalhou com não sei o que e comprou usado na cidade dele um Poly Stantium(e acho que não foi barato) achando queera um Play Stantion 1(a carcaça era idêntica e ele não tinha conhecido o PS1). Moral da história, ele ficou decepcionado com os jogos, acabei que lá por 2008 ou 2009, doei meu PS2 para ele.

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +18

      😢 Fiquei com pena dele também. .

    • @MilMilkian
      @MilMilkian Рік тому +9

      Mais sorte teve um amigo meu: ele tinha uns 17 anos, e apareceu um moleque de no máximo 12 anos, querendo dar um desses poly station e um punhado de cartuchos de nintendinho em troca de alguns CDs de PS1 não originais. Não parecia valer, mas no meio dos cartuchos tinha um DRAGON BALL Z original da BANDAI.

    • @marcosviniciusoliveirameir1027
      @marcosviniciusoliveirameir1027 Рік тому +5

      @@MilMilkian que sorte! o problema dos famiclones é o excesso de porcarias, mas se minerar bem, aparece coisas boas! no dinavision, tinha city tank, castlevania1(acho que aparece o nome de Dracula Castle), contra1 e uma porrada de jogos feras da konami, só que é 10 bons para 10mil toscos...

    • @phillippihikari2567
      @phillippihikari2567 Рік тому +3

      Comovente este conto, porém o consumidor deveria pelo menos olhar como era o console e se de fato poderia ser um PlayStation original ou um famiclone.

    • @MilMilkian
      @MilMilkian Рік тому +2

      @@marcosviniciusoliveirameir1027 Sempre digo que Videogame é Jogo, não adianta ter o melhor Videogame se não tiver nenhum jogo. Em 2001 meu SNES tinha quebrado, então eu voltei para o meu VG9000T, citado no video ( ua-cam.com/video/HZzjAe6lBeQ/v-deo.html ) Peguei alguns jogos desse amigo, inclusive o city tank que vc citou.

  • @williamfaquim3114
    @williamfaquim3114 Рік тому +19

    Na moral a embalagem do Turbo Game da CCE fazendo analogia ao filme Top Gun - Ases Indomáveis, contendo aquele Caça Supersônico como arte da caixa, na minha opinião é uma das mais bonitas e icônicas do começo da dec de 90.

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +22

    A Tectoy vem "sugando" até hoje o Mega Drive kkkkkk. Vale lembrar também que recentemente a Tectoy chegou até lançar um smartphone

    • @arthuruutiga7670
      @arthuruutiga7670 Рік тому +5

      exatamente fora as lojas físicas da marca que ainda existem e tem uma infinito número de coisas vendendo nelas, aqui na minha cidade teve uma até ano retrasado.

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +2

      Esse smartphone deles é bom???

    • @oBaudoGol
      @oBaudoGol Рік тому +2

      @@Nostal_Gi Parece que não pelas especificações dele.

    • @Accelluter
      @Accelluter Рік тому +2

      TecRoy tem que ter vergonha na cara e lançar um console novo, mas dessa vez com hardware decente
      Eu tive um Zeebo, e ele era legal, mas o hard... Deprimente

    • @sr.lukinhas2256
      @sr.lukinhas2256 Рік тому +1

      ​@@Nostal_Gi Eu tenho ele, Paguei 600 e pelo preço é ótimo, Mas só não é feito para jogar, Sim para coisas normais do dia a dia

  • @LeonTolstoiBrazuka
    @LeonTolstoiBrazuka Рік тому +21

    Eu queria ter tido esse Minigame do show do milhão! A criação dele foi uma ideia genial, mas outra ideia nem tão genial do SBT foi colocarem o Dynavision na roleta do Bom Dia e Cia. Eu lembro que a maioria das crianças pediam Playstation 2, ai roleta parava no Dynavision e o Yudi tentando consolar, embora parecesse que ele tava tirando sarro, dizia que era "quase" um Playstation. Esses momentos eram muito divertidos de se assistir.

  • @rivaiile_vd8866
    @rivaiile_vd8866 Рік тому +5

    primeira vez que alguém lembrou dos DVDs da britania, parabens

  • @docT95
    @docT95 Рік тому +5

    Saudades do meu Magic Computer PC 95, me introduziu ao mundo dos games. Eu lembro dele vir com dois cartuchos e um adaptador para usar cartuchos de NES, que só fui usar quando ganhei a fita do Super Mario Bros/Duck Hunt. Nostalgia boa! Parabéns pelo vídeo!

  • @VisaoNerdBrasil
    @VisaoNerdBrasil Рік тому +8

    20:09 lembrando que os mini games dos anos 90 eram da Tiger Eletrônics e que era autorizada a fazer mini games de jogos da Sega e outras licenças.

  • @flaviogabrielgalvaoalvesde8433

    Finalmente agora eu sei que o DVD Game não era uma invensão da minha cabeça, fico feliz por saber disso muito obrigado mesmo pela a sua ajuda nessa busca que durou mais de 5 anos.

  • @Estelar2003
    @Estelar2003 Рік тому +4

    Esse wi vision eu lembro que um amigo meu ganhou do padrasto dele. Só que naquela época ele queria um Playstation 2 kkkkk. Mas "playstation" meio que era sinônimo da palavra "videogame". Então o padrasto dele comprou o primeiro videogame que viu, achando q todo videogame era a mesma coisa kkkk.

  • @Gaia0080
    @Gaia0080 Рік тому +6

    Em 1993 também tivemos aqui o portátil Cougar Boy da Cougar que esteticamente era bem parecido com Game Boy original da Nintendo,na verdade ele era a versão ocidental do Mega Duck fabricado pela Welback Holdings que era uma empresa sediada em Hong Kong

  • @guiswr
    @guiswr Рік тому +20

    Seu canal tem vídeos bem específicos e interessantes, difícil encontrar conteúdo assim. Muito bom, continue assim que cê vai longe. Lembro que comecei a ver em madrugadas aleatórias e agora dificilmente perco um vídeo

    • @h_ryusaki
      @h_ryusaki Рік тому +2

      Eu um clone de monyemdonho chamado mega Joy ele parecia um controle de Nintendo 64 sem o analógico e ele vinha vários jogos na memória e era plub n play na tv. Eu tive um Master system 3 collection com 112 jogos na memória e tinha e yrafa pra cartucho e eu tive um mega atrás de 3 com 71, jogos na memória e com entrada pra cartucho tbm!!!;

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +5

      Valeuuuu!!! ☺️☺️☺️

  • @RodrigoAraujoNunes
    @RodrigoAraujoNunes Рік тому +4

    Eu tive o Dynacom PC Game, e ele era realmente dado no "Bom Dia e Cia", que foi onde eu o conheci, mas a minha versão foi comprada em loja e ganhei de natal neste mesmo ano de 2008. Gostava demais das atividades que vinham inclusas, principalmente o programa de desenho que eu achava melhor que o Paint na época. Kkk

  • @zinlucascamargo
    @zinlucascamargo Рік тому +2

    Eu tive um Dactar em casa, mas não era essa versão maletinha.
    Era um tijolo preto mesmo. Foi meu primeiro console.
    Nas Casas Bahia vendiam aqueles cartuchos com 4 jogos, se não me engano, você mudava o botãozinho/pininho de posição (vinham grafadas as letras A, B, C e D) na carcaça do cartucho) e mudava, assim, o jogo.
    Depois tive um Master Games que tinha mais de 200 jogos na memória, recordo-me bem do meu jogo favorito que era o Adventure Island, ainda tenho esse console comigo, só não está instalado.

  • @avidadojhoni
    @avidadojhoni Рік тому +2

    17:29 Gi, na hora que eu vi tive que comentar. Eu tinha esse dvd aqui em casa, ele fez minha infância e pré-adolescência, mas por não ter mais o manual e não ter controle (mesmo me questionando sempre a entrada de controle) eu nunca soube que ele fazia isso. Você não só desbloqueou uma memória minha, mas me fez descobrir algo que nunca nem passou pela minha cabeça. Seu canal é incrível, conheci ele há uns 3 meses e gosto muito dos seus vídeos, valeu!

  • @thebuenolucas
    @thebuenolucas Рік тому +8

    Oooi, Gi!
    Meu primeiro videogame foi um “Polystation”. É um caso BEM CURIOSO.
    Ele tinha a aparência total de um PlayStation 1, é idêntico. Inclusive, a carcaça tinha um formato de entrada para disco.
    Quando eu ganhei ele, fui todo animado ligar quando cheguei em casa. Até que veio o plot twist.
    Ao abrir a entrada do disco, ele não tinha encaixe para disco, mas sim encaixe para cartucho hahahahahahahaha.
    É maaaaaais um caso de clone de Nintendinho. Foi uma grande decepção, que só durou por uns minutos, pq depois que liguei o videogame, me diverti muito. E ele durou uns seis anos viu, antes de queimar. Ele vinha com 999 jogos, mas que só ia até o 12º e repetia todo o resto kkkk. E tive umas duas fitas com uns jogos diferentes, vinha mais uns 10, 12 jogos em cada fita.
    Doideira demais!
    PS: adorei o vídeo!!

  • @ytbrick9936
    @ytbrick9936 Рік тому +3

    Ótimo vídeo, Nostal_Gi! Eu não imaginava que essa Dynavision tivesse uma trajetória tão "rica" no Brasil. Também é risível imaginar as crianças ansiando por um novo console brazuca desses, pensando que é a revolução do mercado, quando na verdade é só um "pega-trouxa" com umas melhorinhas aqui e ali. Isso é Brasil...
    Vc jogou muito videogame na sua infância? Eu nasci em 1995 e, salvo engano, vc só é 1 ano mais velha que eu. Eu cresci à base de televisão e depois de internet. E continuo amando os dois. Como não cresci jogando videogame, não estou muito inteirado nesse universo, e, por isso, vc tá de parabéns.
    Seria bom se, no futuro, vc fizesse compilados (talvez até tier lists) dos jogos de Mario e Sonic, pra que leigos como eu possam ter uma noção de qual é a história (e o charme) por trás de cada jogo.
    Vc viu a matéria do Fantástico ontem sobre o novo parque de diversões do Mario nos EUA?
    Qual vc prefere: Mario ou Sonic?

  • @lawd777
    @lawd777 Рік тому +6

    Eu sempre achei esse Dynavision curioso porque lembro da Eliana fazendo merchan no programa dela igual o Yudi fazia com o ps2, mas eu literalmente nunca conheci alguém que teve esse console.

    • @a.len.car.
      @a.len.car. Рік тому

      Dynavision foi meu segundo console na vida kkkkkk Sony e Nintendo eram muito caros. Então os 8bits eram mais acessíveis. Enquanto muitos têm a nostalgia em jogos do ps1 em diante, eu tenho com jogos dos anos 80, mesmo eu nascendo nos anos 90

  • @Miguel-os4wr
    @Miguel-os4wr Рік тому +10

    Amo que nos anos 90 a palavra "Radical" era muito utilizada para vender produtos aos jovens 🤣

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +5

      Radical, Maneiro, Na onda 😂😂😂😂😂😂😂

    • @Victor_2000s
      @Victor_2000s Рік тому +2

      Radical, Vision, Power, Xtreme.

  • @RGM89
    @RGM89 Рік тому +10

    Oi. Tudo bem.
    Sou RGM, lá da Lost Media Brasil.
    Como membro veterano da comunidade, percebi que eu poderia dar uma ajuda nos seus vídeos, já que alguns estão com pequenos errinhos. Não se preocupe, nós somos humanos e cometemos erros de vez em quanto. Por isso, vim aqui te ajudar, revisando e ajudando em informações, pois sei que seu canal é muito importante pra nós da comunidade.
    Estou aberto se quiser pedir minha ajuda.
    Um forte abraço e que tenha um ótimo dia.

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +8

      Oiee, obrigada!!!
      É só comentar de boas aqui 👍😀. Sei que tem muita gente boa que quer ajudar e fico muito agradecida quando isso acontece.
      Só deixo claro antes que muita informação eu resumo pra ter o timing pras outras infos, até porque eu ainda não tenho como fazer vídeos de 1 hora ou mais por diversos motivos. É que as vezes vem gente aqui sendo arrogante ou desmerecendo o que eu faço e esse tipo de atitude não curto. Tipo, querendo me corrigir ou falar que eu me esqueci de algo de uma forma arrogante e chata. Aliás é só aqui, nos outros canais brasileiros que falam de Lost media ninguém faz isso.

    • @jailsonavelino6311
      @jailsonavelino6311 Рік тому

      ​@@Nostal_Gi Top esse vídeo.
      Já tive um mini game do Mickey mouse.
      Ganhei do meu primo quando ele chegou de São Paulo em 1999.
      O meu era vermelho e o do meu outro primo era azul.
      Durou pouco. Caiu dentro de um balde com água na casa dos meus avós no sítio.

  • @76KyotoTM
    @76KyotoTM Рік тому +8

    é bom ver um video seu, continua assim nostal_gi!

  • @gairlegroveth661
    @gairlegroveth661 Рік тому +2

    Conteúdo mó original, tô preso nesse canal já faz umas horas, muito daora 👍🏻

  • @ZiperNasCostas
    @ZiperNasCostas Рік тому +3

    Chegaram a existir lâmpadas CCFL (fluorescentes compactas) com a marca Dynacom. Se eu conheço a empresa, elas devem rodar Mario e Duck Hunt.....

  • @sqc2010
    @sqc2010 Рік тому +3

    Ouvindo sobre esse tema, a única coisa que me lembro é:
    PC Gamer do Bom dia e Cia.

  • @kegaretathekitsune1718
    @kegaretathekitsune1718 Рік тому +5

    Achei interessantemente engraçado que tudo que a Dynacom já prodiuziu é apenas um mero clone do nintendinho com formatos diferentes heheheh
    Achei o máximo o Clone Mala do Atari quem tem um desses deve ter muita sorte

  • @fffabricio9
    @fffabricio9 Рік тому +4

    Fico surpreendido com a quantidade de clones que o Nes teve em nosso país e evidencia as dificuldades econômicas que a maior parte da nossa população teve e tem até hoje para adquirir consoles e jogos de videogame (me incluo nessa situação).
    E ainda nessa tópico temos o Polystation com aparência de Play one e golsndo games de nintendinho.
    É preciso enaltecer a importância da Tec Toy nesse ramo econômico, lançando vários consoles ao longo do tempo e adaptações de games para o Master e Mega como o clássico Ayrton Senna's Super Mônaco II e belas propagandas nas revistas de games naquela época.
    Por fim será que os videogames custarão valores que superem o número temido pelo Vegita em DBZ?

  • @cilonrs
    @cilonrs Рік тому +3

    Tempos loucos que tinha anuncio nas TV e nas revistas anunciando os consoles do tipo "a gente pirateia a Nintendo mesmo e azar é do goleiro". Se fosse hoje o que ia ter de processinho não tá escrito...

  • @jonathasroberto5082
    @jonathasroberto5082 Рік тому +3

    Eu não sabia que ia ter vídeo novo no canal,mas eu estou assistindo agora !

  • @cauldron938
    @cauldron938 Рік тому +5

    Sempre quis ver a Tectoy ajudando a sega a voltar pro hardware. A Tectoy é uma empresa grande, um retorno da sega seria possível com ela. outra coisa, se a Tectoy quisesse voltar com a nostalgia mesmo, podiam voltar a produzir cartuchos.

    • @dougpizza
      @dougpizza Рік тому +1

      Acho praticamente impossível, pois a Tectoy nunca teve interesse em trazer o mega drive mini e o genesis mini para o Brasil.

    • @cauldron938
      @cauldron938 Рік тому +1

      ​@@dougpizza poxa.

    • @dougpizza
      @dougpizza Рік тому

      @@cauldron938 o primeiro modelo do Mega Drive mini eu até entenderia, pois ela ainda fabricava o Novo Mega Drive (2017), geraria uma concorrência interna e etc. Porém, o Mega Drive mini II *(Se fosse lançado no Brasil seria Mega Drive Mini III) tectoy fez pouco caso, não quis lançar e atualmente está no ramo de dispositivos móveis, acessórios e meios de pagamentos móveis e automação. dificilmente acho que eles voltariam a trabalhar com a Sega em questão de hardware

  • @felipeROCKZ
    @felipeROCKZ Рік тому +4

    Muitos clones, a melhor parte dos clones da CCE é que rodavam cartuchos de famicom (sendo alguns só imitações) e o americano.
    O Zeebo ainda quero um pra minha coleção :)

    • @ohmega1984
      @ohmega1984 Рік тому +2

      Zeebo foi uma ideia interessante, mas lançada na época errada e com hardware muito fraco (daqueles de celular ou tablet mais fraco que tinha).

    • @felipeROCKZ
      @felipeROCKZ Рік тому +1

      @@ohmega1984 O que ferrou muito com o zeebo foi mais o sistema operacional da qualcomm que além da empresa dar pouco suporte, o sistema era ruim tornando muito dificil a tarefa de pegar jogos em java e portar pra ele.

    • @ohmega1984
      @ohmega1984 Рік тому

      @@felipeROCKZ verdade amigo

  • @joaocarlos.f
    @joaocarlos.f Рік тому +2

    6:55 Amava a musiquinha que tocava na tela inicial do Dynavision

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +2

    9:21 kkkkkk parece um comercial kkkkkk "voz digitalizada" do Silvio Santos kkkkkkk "realismo impressionante" kkkkkkk rachei o bico nessa parte do vídeo, não sei se foi intencional a ironia e o sarcasmo mas ficou bem engraçado.

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +23

    A Gradiente era tão cara de pau que eles fizeram até comercial na TV do Phantom System kkkkkkk "jeitinho brasileiro "kkkkkkk e o mais curioso foi que quando a Nintendo decidiu entrar no Brasil eles procuraram a Gradiente para fazer uma parceria para lançar jogos e consoles de forma oficial.

    • @MrQuiof
      @MrQuiof Рік тому +6

      Sim, a Playtronic foi uma joint-venture da Gradiente com a Estrela e hoje é uma fabricante de jogos pra Android, o dono é o programador Leandro Mattos.

    • @MaxxSilva22
      @MaxxSilva22 Рік тому +4

      a história diz que ele era tão bem feito que a Nintendo ficou preocupada. o acordo era tipo "tu tira esse videogame que a gente te dá a licença para fazer o nes"

    • @MrQuiof
      @MrQuiof Рік тому

      @@MaxxSilva22 Aconteceu algo com a Escala, ela publicou uma paródia de Street Fighter sem licença, ao invés da representante da Capcom processar, ela deu a licença, primeiro a Escala publicou um gibi gringo, depois continuou com autores locais, fiz um post lá no meu blog, o Quadripop.

    • @luizbeagle
      @luizbeagle Рік тому +1

      @@MaxxSilva22 na verdade a gradiente copiou o hardware do nes e fez engenharia reversa, os japas procuraram a gradiente após saberem disso e estudarem o phantom system, eles ficaram impressionados com a qualidade da cópia. E o acordo era: vcs tiram o Phantom e vendem o nes oficialmente por aqui

  • @Raven6211
    @Raven6211 Рік тому +3

    Pitfall como Pantanal é sensacional! Haha

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +4

    A Tectoy fez um trabalho excelente nos anos 80 e 90, onde ela trabalhou licenciando a Sega em muito mercado totalmente desigual cheio de clones de NES.

    • @MrQuiof
      @MrQuiof Рік тому +1

      Ela conseguiu convencer a Sega de fazer portáteis no Brasil e portou Street Fighter II pro Master, algo que a Sega não queria, no canal da Warpzone teve uma entrevista com um presidente da TecToy.

    • @oBaudoGol
      @oBaudoGol Рік тому

      @@MrQuiof é verdade esse cartucho do Street Fighter II hoje custa uma fortuna por ser rara e por ser cobiçada por colecionadores do mundo todo. Vale também lembrar do Master System Super Compact variação desse console lançado apenas no Brasil pela Tectoy em 1993.

  • @Gaia0080
    @Gaia0080 Рік тому +3

    Sobre a nova aparência do Dynavision 4 a Dynacom depois do processo com o Megavision reutilizou todas as carcaças para o prejuízo não ser ainda maior.

  • @phillippihikari2567
    @phillippihikari2567 Рік тому +2

    Eu comecei a chorar um pouco ao ver este vídeo, Gi, uma vez que dentre estes Famiclones, eu tive um Hi-Top Game, na qual um primo meu comprou para mim quando eu tinha apenas 2 anos de idade. Foi o meu primeiro console de minha vida e eu nem sequer tinha uma noção de que era uma versão daqui para o Famicom original da Nintendo. Apenas anos depois, quando me aperfeiçoei mais em alfabetização e estudos, descobri que o console em que eu tinha era um Famiclone(se eu fosse um pouco mais velho, eu poderia ter uma noção e até eu sairia atrás do Final Fantasy 3, hehehehehehe 😁)
    Mas quando eu tinha um Mega Drive e um SNES(sim, eu tinha os dois consoles e eram minhas diversões, pois eu não tinha amigos em minha rua no bairro por onde eu morava quando criança), eu ainda queria ter o Dynavision só para que eu continuasse a jogar aqueles games do Hi-Top Game que tinha. Lamentavelmente eu tinha que ir na casa de uma amiga de meus pais para jogar o console, por causa de certos games que me cativaram e que originalmente são do Nintendinho, como aquele game do Kinnikuman, Penguin Wars, Duck Hunt e Pinball.
    Atualmente eu posso jogar games de NES em meu PC via emulador, como muitas outras pessoas 🤗

  • @adrianorodrigues4450
    @adrianorodrigues4450 Рік тому +5

    Estava esperando esse Iceberg 😌🙏

  • @jmart7
    @jmart7 Рік тому +6

    gi , eu vou acrescentar alguns consoles q não foram citados no vídeo :1- a linha de mini computadores TK q prometia transformar a tv em um computador e q rodava jogos estilo atari 2- o console gemini q misturava o sistema atari com colecovision 3- intrlrvision da sharp com sistema tambem colecovision 4- esse pra mim é inusitado havia um console q era capaz de rodar jogos atari por fitas k7 , um toca fitas comum deveria ser conectado ao console e a fita do jogo colocada nele , cada fita tinha um jogo de cada lado , mas eu não lembro o nome dessa pérola

    • @joseros5996
      @joseros5996 Рік тому +1

      Havia um acessório que conectava nos Ataris e nos clones que permitia jogar jogos em fita cassete, feito por uma tal de Canal 3, com jogos gravados pela Polygram. Tive um conhecido que tinha isso e algumas fitas, e eu achava surreal que desse para gravar outras coisas em fita além de música...

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +4

      Valeu, mas eu coloquei só coisa produzida no Brasil ou que teve algo relacionado com o Brasil.
      Esse do TK não conheço, tem mais informações dele? 😀
      Gemini não é br, até onde eu sei.
      Intelivision da sharp também não é br.
      Esse último tenho muita curiosidade, existe algum que já foi produzido no Brasil????

    • @jmart7
      @jmart7 Рік тому +3

      ​@@Nostal_Gi eu sempre achei q o gemini e o imtelevision fossem nacionais , sobre a linha TK eu encontrei algumas informações na internet , é um clone de um computador britânico chamado zx spectrum e foi produzido no brasil por uma empresa chamada microdigital eletrônica parece q o mais famoso seria o TK85 , já sobre o q rodava fitas k7 eu só lembro q barateava o preço dos jogos mas acredito q era nacional sim

    • @dayvidmachado5542
      @dayvidmachado5542 Рік тому +3

      @@Nostal_Gi os PCs mais populares da época tiveram um clone por aqui, inclusive até mesmo um Apple II.
      A Atari teve muita coisa bacana e curiosa, era uma empresa que sempre buscava inovação, esse acessório que lia fitas K7 era comum entre consoles, até teve console baseado apenas em fita VHS chamado Action Max. Essa foi uma forma de tentar baratear os custos de produção de jogos, acabou facilitando muito a pirataria como efeito colateral.
      Curiosamente a Atari foi a primeira empresa a disponibilizar jogos para aluguel por demanda, usando um cartucho especial você ligava a linha telefônica no cartucho, discava para um número e escolhia o jogo com base em um catálogo. Esse serviço até chegou a ter em algumas cidades do Brasil.

    • @ryonagana
      @ryonagana Рік тому

      meu sonho era ter sses computadores TK (zx spectrum) muita gente comecou a programar esses pcs, ou um clone do MSX (Expert da gradiente)

  • @Jogadireito79
    @Jogadireito79 Рік тому +2

    Nossa cena de vídeo games era uma bagunça, mas a gente nem sabia. Pensávamos que era tudo original, mesmo se soubessemos, não iria mudar nada pq a gente queria era jogar e nada mais. Bons tempos 💙
    Me refiro aos anos 80 e começo dos 90.

  • @jonathanmenegalli
    @jonathanmenegalli Рік тому +2

    toda vez q tem a possibilidade de eu ver um video q fale do zeebo eu clico nele kkkkkkk

  • @PampaNauta
    @PampaNauta Рік тому +1

    15:44 vc esqueceu de falar do jogo da Mônica chamado "Vamos Brincar Com a Mônica N1" para o Zeebo, até hoje é difícil encontrar essa bagaça!

  • @projvts
    @projvts Рік тому +2

    Desses famiclones todos, eu tive um que se chamava Mega Joy, que era um controle que se conectava diretamente na televisão e parecia com aquela geringonça do 64, mas ainda mais anti-anatômico. Meus dedos doem só de lembrar.

  • @vandinhoslv2752
    @vandinhoslv2752 Рік тому +2

    Vídeo sensacional Parabéns para você muito muito completo !

  • @MrQuiof
    @MrQuiof Рік тому +3

    A ironia é que a Gradiente fez um famiclone, o Phantom System e mesmo assim, fundou a Playtronic com a Estrela e licenciou o Super Nintendo.

  • @rafanoboru
    @rafanoboru Рік тому

    Gotei mto Gi! Faça mais videos sobre jogos e videogames, amo esse tema.

  • @eduardoh.baccarin9068
    @eduardoh.baccarin9068 Рік тому +1

    GIIII!!! '-' 17:56
    Mais uma vez você resgatou um fragmento da minha infância, que apesar de não ser algo tão ,longicuo, foi por anos uma dúvida que eu tinha, já que certa vez meu avô, infelizmente já falecido, havia comprado um aparelho de dvd e lá era possível jogar joguinhos. As únicas coisas que eu lembro com clareza é que os jogos eram ''simples'', ou seja algo de geração 8 ou 16 bits, mas pra um garoto que mal tinha um ps2 tava bom dms, e que o controle tinha um visual semelhante aos controles dos consoles da Sega e tinha a cor preta a mesma do aparelho de DVD que parecia bem moderno para a época. Infelizmente, na minha inocência, levei para a minha casa de presente o dvd e os controles para poder jogar, e acredita se eu disser que eu nunca consegui reproduzir nem no meu aparelho e nem no computador? :v
    não me lembro de ver aquele aparelho de dvd mais e infelizmente tanto os controles como o disco foram jogados fora em algum momento, me deixando apenas essa memória do ''Aparelho de dvd que rodava jogo'' e creio eu que seja exatamente esse do timestamp.
    Muito obrigado, basta apenas encontrar todos os episódios dublados de Escola dos Monstros e Sesame English dublados para zerar a minha infância * - *

  • @swordgamess
    @swordgamess Рік тому

    Cai de paraquedas aqui, e ja cai amando!! Adoro esses tipo de conteúdo

  • @leonardoflor5232
    @leonardoflor5232 Місяць тому

    6:00 Graças a meu falecido pai, que gostava de videogames, eu tive um Phantom!!! Cara, eu me lembro de jogar tanta coisa nele com meus 6 anos.. mt bom!!
    Like no Vídeo!!!

  • @MikroTechInfo
    @MikroTechInfo 7 місяців тому

    17:35 Esse foi o responsável por eu conhencer o mundo do NES, sou extremamente grato, mesmo rodando a uma framerate baixa, eu me divertia bastante

  • @Imcindyz
    @Imcindyz Рік тому +2

    Eu fico besta com o tanto que esse canal é maravilhoso! 💖

  • @TheJaymzinsane
    @TheJaymzinsane Рік тому +1

    Que massa , faz mais vídeos nessa temática gamer.

  • @RaulSPX
    @RaulSPX Рік тому

    Vídeo impecável! Gostei muito!

  • @lichuzita
    @lichuzita Рік тому +3

    cheguei cedo, acompanho o canal desde o início 😸

  • @arthuruutiga7670
    @arthuruutiga7670 Рік тому +1

    Gi sempre com ótimos vídeos

  • @marcoshenrique5879
    @marcoshenrique5879 5 місяців тому

    4:25, nossa, bateu uma nostalgia lascada agora, o meu tinha 2 controles e uma fita de 101 jogos

  • @mariavitoriaassuncao8701
    @mariavitoriaassuncao8701 Рік тому +5

    Mto interessante o vídeo como sempre Gi! Na época em que aparelhos de dvd eram regra em toda casa (anos 2000, sdds) eu ganhei um aparelho da tectoy pra colocar no meu quarto, que vinha com 100 jogos e karaoke. A caixa tinha um sonic em 3D, todo em alta definição e qdo liguei o aparelho eram jogos de master system kkkkk. Mesmo assim adorei e joguei mto, fora que aqui em casa usamos o karaokê até o microfone quebrar kkkkk bons tempos. Há um tempo atrás resgatei o dvd pra ver se conseguia jogar nele de novo, mas não funcionou mais. Ainda hj a tectoy vende consoles de compilados de master system e mega drive kkkk eles aproveitam ao máximo a parceria com a Sega, acho que nem a própria Sega hj em dia liga pro mercado brasileiro.

  • @leyria
    @leyria Рік тому +1

    O super prosystem 8 foi meu primeiro console, tenho muita nostalgia dele.

  • @dyel1975
    @dyel1975 Рік тому +1

    Faltou citar que, boa parte dos minigames com tela de LCD, produzidos e vendidos no Brasil pela TecToy eram versões brasileiras de minigames fabricados nos EUA pela TIGER ELECTRONICS. Alguns dos minigames eram adaptações de games de sucesso dos consoles e arcades, como Mortal Combat, Sonic The Hedgehog, Street Fighter II, Altered Beast, Streets Of Rage, etc. Outros eram protagonizados por personagens como Pernalonga, Aladdin da Disney, Simpsons, Mickey e Sua Turma, e até mesmo personagens brasileiros ganharam minigames, como Mônica, Cebolinha, Chico Bento e-pasmem!- Xuxa.
    Faltou citar outros games com personagens brasileiros do Master System que eram Rom Hacks de games originais japoneses: Sapo Xulé e Os Invasores Do Brejo, um romhack de Alex Kidd in Miracle World, e Geraldinho, versão infantil do personagem Geraldão, criação do saudoso cartunista Glauco, que era um romhack de Teddy Boy. sem contar os games 100 por cento criados no Brasil, como Férias Frustradas Do Pica-Pau, para Mega Drive e Sítio Do Picapau Amarelo, para Master System.
    Essa imagem do Mário 13:06 tá parecendo mais o Blixto, da clássica série No Mundo Da Lua...

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +3

      Obrigada pelas informações!!!
      Mas esses vídeos de iceberg não são enciclopédias barsa não 😂 Muita coisa fica resumida mesmo. Se você ver os outros vídeos de iceberg são todos assim também 😉.
      Perdi tudo quando vi esse Mario 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Parece aqueles grafites de parede de pizzaria que usa o Mario como mascote 😂😂😂😂😂

  • @RpgCoffee
    @RpgCoffee Рік тому +1

    8:24 eu tive esse, mas raramente funcionava, peguei os controles e passei pro Atari 2600 que ganhei no mesmo ano, na época o Super Nintendo já existia e o PSOne estava para ser lançado.

  • @asterfrostt
    @asterfrostt Рік тому

    seus videos são incríveis, esse é o segundo video que apareceu pra mim, ganhou mais um inscrito XD

  • @michikoo098
    @michikoo098 Рік тому +1

    Achei esse vídeo um dos melhores, tanto que me fez lembrar do DVD Player da Philco (17:59) q eu jogava, mas infelizmente eu não entendia nada... vinha com um CD de jogos e aparecia em um menu de jogos, tinha uns famosos, mas a maioria tava em japonês, mas achava eles bons kkkk
    Lembro até hoje um joguinho q tinha lá de um grupo de amigos (com alg bicho, sla) e eles procurando alguma coisa numas ruas sem fim e outro com uns caras q socavam uns gangsters por aí (dps descobri q a série de jogos se chamava Kunio-kun)

  • @VisaoNerdBrasil
    @VisaoNerdBrasil Рік тому +1

    6:33 a Nintendo veio pra cá com a parceria da Playtronic que eram um conjunto de diversas empresas, depois só a gradiente que bancou a parceria até mais ou menos 2001-2002 chegou até nesse tempo lançar o GameCube, mas depois abondonou o suporte de vez.

  • @gato2455
    @gato2455 Рік тому +1

    Meu, esse jogo do Chapolin era MUITO difícil. 😱😱Eu lembro que eu nunca cheguei ir mt longe nele. E eu nunca joguei a versão original pra comparar. Diferente do jogo da Turma da Mônica que eu joguei os dois. Wonder Boy era até legalsinho e tinha várias sequencias até mais legais que aquele.

  • @VisaoNerdBrasil
    @VisaoNerdBrasil Рік тому +4

    15:45 - Zeebo tinha em sua maioria uma biblioteca de jogos de celular, teve alguns ports de jogos da Data East e tinha planos de conteúdo da Turma da Mônica para o console, mas com a descontinuação do aparelho esse não foi para frente. No México ele foi lançado também com um jogo chamado Juego de Huevos ou algo assim. Existe uma scene que uns tempos atrás estava tentando hackear o aparelho para colocar jogos e explorar o mesmo afim de criar um cenário de homebrew para o mesmo.

    • @MrQuiof
      @MrQuiof Рік тому +1

      Li uma entrevista onde dizia que o projeto foi feito antes do Android, até pensaram em usar, mas já tinham gasto dinheiro com todo o projeto, talvez ficasse melhor.

    • @VisaoNerdBrasil
      @VisaoNerdBrasil Рік тому +1

      @@MrQuiof acho que não tinham como aplicar Android naquele momento com o custo que eles queriam e a margem de lucro.

  • @joseros5996
    @joseros5996 Рік тому +2

    Meu primeiro vídeo game foi um Atari 2600 que provavelmente eram dos contrabandeados. Lembro que era uma tortura jogar, já que tinha que conectar ele na TV (um caixote da Telefunken) e muitas vezes não dava certo. E não podia jogar muito, pois "podia queimar a TV" e o meu pai queria ver o Alborghetti. Depois consegui juntar dinheiro e comprar um Super Nintendo e ainda ganhar a Telefunken...
    Também joguei muito Dynavision e MegaDrive na casa dos vizinhos ou dos meus primos, que na época nem achava mais muita graça. É incrível o que o Super Nintendo fez, transformou outros consoles em peças de museu.
    Outra coisa curiosa: a grande quantidade de clones de Atari, Sega e Nintendinho e praticamente nenhum clone de outros consoles como Coleco, Intellivision e outros... Os piratas brasileiros se baseavam bastante no gosto dos EUA...

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +3

      Época que as pessoas achavam que o videogame estragava a TV 😂No fim era só mito!!!
      Do Colecovision a gente só teve um clone br, mas é super raro, acho que nem tem como comprar usado.

    • @jailsonavelino6311
      @jailsonavelino6311 Рік тому

      ​@@Nostal_Gi Uma vez,a minha irmã viajou com os meus avós e uma prima minha que já é falecida para o Juazeiro do Norte CE.
      Lá comprou um vídeo game que tinha a música chorando se foi em versão instrumental.
      O da minha irmã era um preto.
      O meu era um azul transparente.
      Acabou que durou pouco.

  • @kiitidh
    @kiitidh Рік тому

    que vídeo fantastico.. adoro essas curiosidades e essas notal_gias. Eu lembrei daqueles controles(Gunboy se não me engano) com formatos de controle de N64 que plugava direto na TV e era um famiclone.

  • @ZantsuRocks
    @ZantsuRocks Рік тому +1

    A lei da reserva de mercado foi o maior retrocesso que o Brasil já sofreu.

  • @GoriguiMonke
    @GoriguiMonke Рік тому

    Muito bom o vídeo 🙏

  • @Vtgamer0515
    @Vtgamer0515 Рік тому +1

    o Zeebo,é um console brasileiro,e pelo que eu sei,ele roda jogos da capacidade do PSP,Wii,Java e PS2, mas a câmera dos jogos,é a mesma dos consoles de mesa.
    Resumo: o Zeebo (pelo que eu acho), rodava jogos de PSP,Wii,Java,PS2 com câmera de jogos de PS2 (mei confuso mas é isso).

  • @CarmackBR
    @CarmackBR Рік тому

    O vídeo mais apaixonante.

  • @lariucy
    @lariucy Рік тому

    NOSSAAAAA você desbloqueou uma memória minha. Temos esse dvd da philco aqui em casa, eu e meus irmãos amávamos jogar o super mario 2 que vinha no discoHDGISFISJFDHFHF

  • @felipegarou
    @felipegarou Рік тому

    Parabéns pelo seu video! Seu canal é muito bom mano!

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +1

      Muito obrigada!!!!

    • @jailsonavelino6311
      @jailsonavelino6311 Рік тому

      ​@@Nostal_Gi Seu canal é top!
      Show de bola!
      Agora,eu quero um iceberg Lost mídia da Band e da tv Manchete.

  • @guilhermebrites7344
    @guilhermebrites7344 Рік тому +1

    Eu tive um turbo game CCE. ele tinha slot de cartucho duplo, para 32 e 64 pinos, eram jogos de nintendinho...e me lembro de ter jogado aqueles jogos modificados do Mario.

  • @jeffvers
    @jeffvers Рік тому

    Muito bacana e genial o nome do canal

  • @edsoff
    @edsoff Рік тому +5

    Quem ama o canal da Nostalgi deixa o LIKEZÃO aqui

  • @RuivoREM
    @RuivoREM Рік тому

    Muito bom o teu vídeo, pega meu like ai haha.
    Meu primeiro console foi um Dactar, havia pedido um Phantom System, mas minha família não tinha condições na época, pensa que fiquei triste? Que nada, me diverti horrores com ele, já meu segundo console foi um Mega Drive, portanto pulei a geração dos 8-bits.

  • @marcosandrade2247
    @marcosandrade2247 Рік тому +2

    Por coincidência joguei uma partida de show do milhão hj no meu mega drive velhinho. Ahahaha
    A Tectoy foi visionária nos anos 80 e 90, mas c a decadência da Sega no início dos anos 2000, ela perdeu o rumo, preferiu colocar produtos de baixa qualidade e hj é praticamente uma Multilaser sem dinheiro. Uma pena.

  • @mathewsoliveira287
    @mathewsoliveira287 Рік тому

    Eu tive um DVD game Philco, joguei muito "Contra" com meu primo, e Batman tbm. Sdds

  • @KayaPooper
    @KayaPooper Рік тому

    Eu tive um Polystaion, um DVD Game da NKS e um Mega Drive com Show do Milhão na memória, hahaha.
    Época boa em que simplesmente as empresas ousavam em tentar entrar num mercado que estava crescendo cada dia mais devido a veiculação das mídias mais atuais, hoje em dia já não existem mais este tipo de famiclones por que tem boa parte da população que já consegue comprar consoles atuais hoje em dia.

  • @oBaudoGol
    @oBaudoGol Рік тому +7

    O meu primeiro videogame foi um Famiclone aquele Dynavision com o cartucho de 64 jogos. Eu nem sabia na época que era um console pirata kkkkkkk.

  • @JoJoRama
    @JoJoRama Рік тому

    Não bastasse falar justamente dos meus vícios (icebergs e lost media), ainda por cima tem uma id visual 10/10
    Já garantiu minha maratona dos vídeos ✨
    E OW, já ouviu falar no canal Maxwel Seven? Ele trabalha com restauração de desenhos antigos e tá sempre em busca das dublagens BR de desenhos e animes de games, tipo o Kirby e Donkey Kong Country. Acho que tudo a ver com o conteúdo que tu produz!

  • @johnys4397
    @johnys4397 Місяць тому

    Sou da era 2010 e já tive o DVD player da Britânia lá há anos atrás. O único jogo que me lembro era um de luta com o boneco vestido de karatê em um templo, mas eu não tinha muita coordenação pra jogar kk. Seu fim chegou cedo quando foi levado pro conserto e nunca mais voltou

  • @thalesonic
    @thalesonic Рік тому +2

    Eu tenho um Turbo Game, é o orgulho da minha pequena coleção de games hahaha

    • @paulocardoso9605
      @paulocardoso9605 Рік тому

      Meu vizinho também teve. Como é que eu sei disso? Porque o projeto daquele video game era tão malfeito que toda vez que ele ligava aquela MERDA dava interferência na tv aqui de casa. Então era só sintonizar o canal 3 e dava pra ver o gameplay. Era o Twitch antes do Twitch ou mesmo internet existirem, tudo num oferecimento da CCE, que dependendo de quem você perguntar pode significar Central das Cagadas dos Engenheiros, Comprou, Consertou e Estragou, Conserta, Conserta, Estraga ou Caixinha Cheia de Encrenca🤣

    • @thalesonic
      @thalesonic Рік тому +2

      @@paulocardoso9605 o meu Turbo Game funciona perfeitamente até hoje. Um dos videogames mais resistentes que eu tenho na verdade, já passou poucas e boas. Não tenho do que reclamar.

  • @binhocpb23
    @binhocpb23 Рік тому

    Parabéns pelo vídeo bem descritivo sobre o assunto, praticamente nos mínimos detalhes! Alguns desses clones do NES / Atari eu vi e joguei em alguns. Funcionavam muito bem, assim como os originais.
    Tem um dos clones do Atari 2600 que fez sucesso estrondoso, console Dactari/Milmar, com os cartuchos Dactar vendiam que nem água, que funcionavam bem nos 2600 originais, cheguei ver uns 2 dele. Convívi com Turbo Game/Dynavision 3, Master System III, Mega Drive, Saturn, PS1, PS2 (8, 16 e 32 bits, a maioria vi na casa de um vizinho e curti pra valer num intervalo de um ano, 1996/1997)... Aqui no Brasil, essa "lei de reserva de mercado" acabou atrapalhando um pouco a vinda desse tipo de equipamento eletrônico para o país. Infelizmente, até os dias atuais são considerados luxo ter um console da geração ou de duas gerações anteriores. Em fim, feliz pela abordagem de vários assuntos. O bom é que os vídeos são bem explicativos para mostrarmos para a nova geração como que eram as coisas na antiguidade.

  • @viniciusgaiotto2725
    @viniciusgaiotto2725 Рік тому +1

    melhor canal quase 40k

  • @nettoRP
    @nettoRP Рік тому

    Mais um vídeo top Gi! 💥
    O que não faltou aqui no BR foi clone de NES e SNES, tanto que eu cheguei a ter o Turbo Game (clone do NES) e ainda tenho o Super Game (clone do Atari 2600). Se não fosse por isso, ficaríamos ainda mais atrasados em relação a games nos anos 80 e 90.
    Isso prova como essa maldita lei de reserva de mercado prejudicou e ainda prejudicar nós brasileiros.

  • @igorgiuseppe1862
    @igorgiuseppe1862 5 місяців тому

    21:53 que carcaça massa!Z

  • @lucassantoscardozo
    @lucassantoscardozo Рік тому

    Tem aqui no UA-cam um documentário muito legal sobre a história dos consoles no Brasil. Se chama "1983: O Ano dos Videogames no Brasil".

  • @arturazevedo3708
    @arturazevedo3708 Рік тому

    Interessante perceber quanta liberdade a Tectoy teve pra trabalhar com as marcas dos consoles da Sega

  • @felipeflorenciopolitica
    @felipeflorenciopolitica 4 місяці тому

    Que viagem no tempo. Gostei muito do vídeo.

  • @leonardomatioli798
    @leonardomatioli798 Рік тому +1

    Senti falta nesse iceberg.
    Jogos que a tectoy lançou no master system
    Castelo Ra Tim Bum
    Sitio do Pica Pau Amarelo
    E fez um port de um Sonic do Game Gear no Master Sytem

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +3

      Ué mas esses jogos apareceram no iceberg. É que aqui eu falo de consoles né 😁então mostrei de uma forma rápida

  • @CapsulaNerd
    @CapsulaNerd 11 місяців тому

    Ótimo vídeo. Para complementar o tema, vou só corrigir um detalhe mencionado no texto, que é o da Nintendo nunca ter dado muita bola para o Brasil. O pessoal mais novo pode ter essa percepção hoje, muito bem justificada, diga-se de passagem, porém quem é mais velho vai lembrar que a Nintendo se instalou no Brasil no início da década de 90, com ampla abrangência, através da Playtronic e mais tarde através da própria Gradiente (que havia entrado no mundo dos games Nintendo com um clone não licenciado do NES, Phantom System). O investimento da Nintendo no Brasil foi tão forte que a primeira, e por muito tempo a única, fábrica da Nintendo fora do Japão foi aqui no Brasil. O lançamento do Nintendo 64 e títulos como Ocarina Of Time aconteciam simultaneamente nos EUA e aqui, no mesmo dia. As campanhas publicitárias dela eram milionárias (lembra o "É Nintendo ou nada!"?). Tudo isso surfando a onda da abertura de mercado para importados e o Plano Real. Foi uma época de ouro, que entrando nos anos 2000 foi definhando pela concorrência com PS2, pirataria e impostos crescentes no nosso mercado. A Nintendo hoje reluta muito em voltar para o mercado brasileiro muito devido a essa saída melancólica daqui. Estou adorando seu canal, sua voz e narração parecem um abraço quente em um dia frio e estou vendo vários vídeos. Sucesso!

  • @viniciussnn3r
    @viniciussnn3r Рік тому

    eba , iceberg de consoles , amo

  • @TiagoCNeves
    @TiagoCNeves Рік тому

    17:37 Não foi só a Britânia que comercializou esses dvd's players com jogos do Nintendinho: Lenoxx, Amvox, Philco (que a essa altura do campeonato já era da Britânia), todas tinham sua versão de dvd com emulador de NES.

  •  Рік тому +2

    Que surpresa um video já seguido do outro!! E todos com aquela qualidade de pesquisa que já é sua marca registrada, né! Mas como vc tá, Gi? Melhorou do problema do siso?

    • @Nostal_Gi
      @Nostal_Gi  Рік тому +4

      Oieeee ☺️
      Agora parece que sim 🙏🙏🙏
      Obrigada!!!!!