𝗠𝗔𝗥𝗨𝗝𝗔𝗗𝗔 𝗗𝗢 𝗔𝗖𝗥𝗘

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 вер 2024
  • Nossas redes
    Tips da Thaly / tipsdathaly
    Destino Acre / destinoacre
    Tiktok / destinoacre
    O vídeo foi ao ar no Jornal do Acre 1ª Edição no dia 16/02/2023 neste vídeo da íntegra do Jornal o quadro está no 01:02:01 globoplay.glob...
    Esta é a versão enviada e editada pré-jornal pela Thaly Figueiredo
    Uma das expressões culturais do Acre que poucos acreanos conhecem, eu mesma (Thaly Figueiredo) percebi esse movimento da Marujada há poucos anos, durante as festividades do Carnaval em Rio Branco.
    Em fevereiro de 2023 um projeto muito bacana liderado pela Patrícia Helena, artista popular e Jayce Brasil, socióloga deram a oportunidade de novas pessoas conhecerem mais sobre a Marujada, bem como a atividade intitulada “Ciclo de vivências da Marujada Brig Esperança” deu espaço para ensaios para as apresentações de carnaval e outras festividades ao longo do ano.
    Entre os vários folguedos populares do Brasil está a Marujada. Típica das regiões Norte e Nordeste, é considerada uma importante representação cultural, de caráter popular do folclore brasileiro. Participam deste folguedo, homens (geralmente nos instrumentos musicais), mulheres, nas danças e encenações, e crianças, também nas encenações. Muitos historiadores relatam que a Marujada surgiu em Portugal, como um festejo comemorativo, no contexto das conquistas e descobertas marítimas dos séculos XVI e XVII.
    Quando chega ao Brasil, trazida por colonizadores portugueses, sofreu influências, assumindo novas características. Em alguns lugares a Marujada tem forte relação com a religiosidade, através do sincretismo conferido ao Santo Preto São Benedito, padroeiro de Bragança/PA e Jacobina/BA (LUÍNDIA, 2003; MIRANDA, 2004, FREIRE, 2013).
    No Estado do Acre existe um grupo de Marujada capitaneado pelo mestre de cultura Seu Aldenor ; que pratica o folguedo em uma versão carnavalizada.
    A Marujada Brig Esperança surgiu nos anos 1950 em Cruzeiro do Sul, Acre. O mestre Aldenor com 79 anos lidera atualmente esta manifestação, e ele já esteve com a gente também lá no episódio do Parque Capitão Ciríaco em 2021, por ser também ex-seringueiro e por muito tempo ter extraído látex lá no Parque, foi ele quem nos mostrou o corte da seringueira.
    E você já conhece a Marujada do Acre?
    Trechos históricos da marujada ver mais em: revista.unitin...

КОМЕНТАРІ • 3

  • @BANDACASULLO-vx4kw
    @BANDACASULLO-vx4kw 2 місяці тому +1

    Olá organizadores desse documentário, gostei demais dessa "viagem" sobre a marujada. Tragam mais conteúdos assim sobre o nosso tão amado Acre, isso aumenta nosso sentimento de pertencimento à nossa cultura. Obrigado mesmo!!!!!

  • @cleniofeitosa5265
    @cleniofeitosa5265 8 місяців тому +1

    Bom vídeo Tally

  • @tathianaoliveira3806
    @tathianaoliveira3806 Рік тому

    Oi, Thaly. Cadê você?! Saudades de seus vídeos. 🍁 Espero que volte logo a nos mostrar seus vídeos da da nossa Região Norte e do querido estado do Acre. ❤❤ ☺Boa Sorte a nós, amazônidas!!!