COMO o Potássio LIXIVIA?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 вер 2020
  • A lixiviação do potássio acabou virando um tabu!!! E isso não é bom. Entenda as razões que originaram esses equívocos!!!
    Sistema Analissolo: bit.ly/3f9qGNb
    Saiba como interpretar análises pelo método do equilíbrio de nutrientes de WILLIAM ALBRECHT
    Curso de Interpretação de Análises de Solo: bit.ly/3HRShhe
    Referências Bibliográficas:
    YAMADA T. & ROBERTS T.L. Potássio na Agricultura Brasileira. Anais do II Simpósio sobre Potássio na Agricultura Brasileira. Piracicaba, POTAFÓS, 2005. 841p.
    POTÁSSIO PARA SOJA: www.ipni.net/PUBLICATION/IA-BR...
  • Наука та технологія

КОМЕНТАРІ • 32

  • @elieteviana9956
    @elieteviana9956 2 роки тому

    Adoro seus video ...faz video sobre adubação foliar no feijão

  • @joanmanuelsdelvalle
    @joanmanuelsdelvalle Рік тому

    Olá, gostaria de expressar minha gratidão pelos excelentes vídeos educativos que vocês disponibilizam em seu canal do UA-cam.
    Em particular, os conteúdos sobre análise de solo são muito úteis para mim.
    Eu tenho uma pergunta relacionada com o fator de seletividade catiônica em solos (K)
    Como vocês sabem, esse fator indica a preferência que as argilas, a matéria orgânica e outras sustancias têm por determinados cátions presentes no solo.
    Algumas das substâncias que possuem capacidade de troca catiônica no solo são óxidos de ferro, de alumínio e de manganês, micas, matéria orgânica e diferentes tipos de argila, como caulinita, illita e esmectita, entre outras.
    Eu gostaria de saber se, ao realizar uma análise de solo, seria melhor obter informações mais detalhadas sobre as diferentes argilas presentes, bem como sua relação com a matéria orgânica, a fim de calcular de forma mais precisa as relaçoes entre os diferentes fatores de seletividade catiônica K, e poder assim manipular as variaveis com a finalidade de realizar um cálculo estequiométrico mais preciso da correção?
    Agradeço antecipadamente pela atenção e pelo excelente trabalho que vocês fazem!"

  • @anarellyalvarenga688
    @anarellyalvarenga688 3 роки тому +1

    Parabéns por abordar esse tema de extrema relevância, é preciso quebrar esse mito da lixiviação do K

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому +1

      Olá Anarelly, obrigado pelo comentário! Torcemos para que os trabalhos de pesquisa orientem os profissionais e agricultores no manejo e condução das lavouras, evitando abordagens preconcebidas originárias do imaginário coletivo.

  • @kacioilles4342
    @kacioilles4342 3 роки тому

    Muito bom video gostaria que fizesse um video falando sobre os micronutrientes e o Enxofre e suas formas de aplicação

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому

      Olá Kacio, obrigado! Está anotada sua sugestão.

  • @marceloflavio3700
    @marceloflavio3700 2 роки тому

    Top

  • @esc.localdenovafronteira4699
    @esc.localdenovafronteira4699 2 роки тому

    Para lavouras temporárias, pela alta taxa de exportação, mesmo em solos com menos de 20% de argila, por experiencia prática, >análise química de solo< não se perde potássio. Não há tempo para o K lixiviar quando se tem safra e safrinha na mesma área. Até mesmo nos solos de baixa ctc e arenosos do MT, com elevados índices pluviométricos.

  • @eliomarnogueira7709
    @eliomarnogueira7709 Рік тому +2

    talvez essa questão de alta lixiviação possa ocorrer com irrigação pesada como ocorre por aqui muitos setores são irrigados por mais de 6 horas de irrigação com microaspersores ... com vazão de mais de 70 litros por hora ... ai não tem nutriente que aguente

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  Рік тому +1

      @Eliomar, mas ainda assim deveria se fazer testes/ensaios para determinar até que profundidade o potássio estaria sendo lixiviado. Se comprovado por ensaios que o nutriente se desloca até a camada de 30 a 50 cm de profundidade, então não seria um problema, uma vez que as raízes das plantas vão até essas profundidades absorvendo o nutriente. Evidentemente que em solos arenosos, com irrigação pesada, o nutriente seria lixiviado e perdido ao longo do perfil do solo.

  • @jefersonctauckert
    @jefersonctauckert 3 роки тому

    Excelente vídeo!
    Trabalho muito aqui em Rondônia com solos arenosos Max. 18% argila, pobre em K.
    Minha dúvida é em relação a matéria orgânica e o potássio, a matéria Orgânica ajuda na retenção de K no solo?
    Fiz um comparativo em solo arenoso na cultura do pinus com idade de 3 anos. Aplicamos 3 kg por planta num raio de 60 cm em volta do caule, e após 8 meses da aplicação fizemos a coleta de amostras dessas plantas e obtivemos um aumento de 66% do K disponível e 170% no P, bem como aumento de 100% no saturação de bases. Esse efeito acredito eu que seja na ciclagem dos nutrientes da matéria seca das plantas de pinus, na testemunha o K disponível foi de 10 mg/dm3 e P de 3 mg/dm3 e V% de 7%. Sendo que o composto Orgânico utilizado é de K muito baixo. É correto afirmar que o composto Orgânico utilizado acelerou a decomposição e a mineralização das aículas do pinus?

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому

      Olá Jeferson, bem-vindo ao canal! Sem dúvida, a matéria orgânica ajuda sim na retenção do potássio; veja, porém, que a participação da matéria orgânica na estrutura do solo se manifesta, além dos atributos físicos, através da CTC do solo. Portanto, o reflexo da presença da matéria orgânica no solo - em maior ou menor grau - deverá ser medido em função do valor da CTC. E a decisão de quanto potássio poderá ser aplicado sem correr o risco da perda do nutriente pela lixiviação deve ser tomada em função desses fatores. Às vezes é preciso colocar a mão na massa e fazer nossos próprios experimentos.

  • @tiagoscreminvalerio1304
    @tiagoscreminvalerio1304 3 роки тому

    Em solo arenoso ,menor de 15 % de argila , uma boa palhada de milheto com 50dias , se eu dessecar o milheto quanto tempo esse milheto podera perder o potassio que esta nele presente por lixiviaçao , devo plantar a soja o mais rapido após a dessecaçao ?

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому +2

      Olá Tiago, bem-vindo!! O potássio é liberado muito rapidamente dos resíduos vegetais, uma vez que esse nutriente não participa da estrutura dos compostos das plantas e a decomposição dos resíduos não é necessária para sua liberação, sendo que, aos 30 dias após a dessecação, aproximadamente 95% do K já estará liberado para o ambiente. O plantio, no menor prazo possível após a dessecação, é uma medida mitigadora da perda de K pela lixiviação. No entanto, é necessário observar o intervalo indicado pelo fabricante do produto, entre a dessecação e a realização do plantio.

  • @fabiofreire8604
    @fabiofreire8604 Рік тому

    Boa noite, acompanho uma produtora no norte do RJ que o solo de suas baixadas apresentam a saturação de bases acima de 80% e a relação de cálcio/magnésio próximo a 1 e nas análises de 20 a 40 e 40 a 60 cm abaixo de 1, em algumas áreas a relação é de 0,7 e a saturação acima de 90%. Como corrigir a relação de bases nessa situação? Teria um e-mail ou canal de contato para o qual possa encaminhar as análises?

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  Рік тому +1

      @Fábio, nesse caso pode-se aumentar a saturação de bases com aplicação de calcário de conchas, em que vc estará aplicando apenas cálcio ao solo. O problema está nos solos com saturação acima de 90%, pois nesses casos poderá haver elevação do pH do solo acima do recomendado.

    • @leandrocorreia9508
      @leandrocorreia9508 9 місяців тому

      ​@@SoloEquilibrado👏

  • @yuridesouza9444
    @yuridesouza9444 3 роки тому

    QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA DISPONIBILIDADE DO K NA SOLUÇÃO DO SOLO ?

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому +3

      Olá Yuri, o principal fator que influencia a disponibilidade do potássio é a saturação do nutriente na CTC do solo. Por isso, a melhor estratégia de manejo do nutriente é acompanhar a evolução dos teores do nutriente no complexo de troca do solo e deixá-lo numa faixa de saturação adequada. Pela minha experiência, de mais de três décadas acompanhando áreas de plantio de soja, milho, trigo, girassol, feijão, dentre outras culturas, trabalhava com saturação de potássio da ordem de 5% da CTC, tendo obtido ótimos resultados.

    • @yuridesouza9444
      @yuridesouza9444 3 роки тому

      Solo Equilibrado Muito obrigado 👏👏👏

  • @maurodecastroresende1721
    @maurodecastroresende1721 3 роки тому

    Correto.
    Na cultura de café existe o conceito de criar "banco de potássio" que é acumular potássio para a cultura ultilizar quando necessário.

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому

      Olá Mauro, é isso mesmo. Precisamos expurgar esses mitos que foram criados em torno da lixiviação do potássio, na maioria das vezes crendices que não se sustentam sob o crivo da ciência. E isso implica em desequilíbrios nutricionais decorrentes da não aplicação do nutriente, quando sabemos da importância de corrigir o solo com potássio a fim de garantir o equilíbrio com os demais nutrientes no solo.

  • @jaciromartins9374
    @jaciromartins9374 3 роки тому

    Meu solo eh arenoso....como faço pra corrigir este solo com potássio?....

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому +3

      Olá Jaciro, tudo bem? Solos arenosos tem a característica de apresentarem CTC normalmente baixas. Solos assim estão sujeitos à lixiviação do potássio pelas águas das chuvas. Nesse caso não é recomendado corrigir o potássio da maneira convencional, ou seja, aplicando o K para corrigir a deficiência, como é feito em solos argilosos. Então o jeito é calcular a necessidade de K para o desenvolvimento da cultura e acrescentar mais a necessidade do potássio para atender a um mínimo de saturação de 3% da CTC e aplicar essa quantidade calculada de potássio, parcelando em 2 ou 3 aplicações em cobertura, durante o desenvolvimento da cultura.

    • @jaciromartins9374
      @jaciromartins9374 3 роки тому

      @@SoloEquilibrado querido ..desde já lhe agradeço a atenção...estou em Tangará da serra... próximo a campo novo do Parecis....meu solo eh de 10....a..23% argila...e não está péssimo mas tb não está bom de potássio....penso em fazer 04_30_10 na base....uns 750 kg por alquere...e 300 kg de potássio na cobertura....e penso em fazer mais uma dose de potássio via foliar......o Sr acha que estou no caminho certo.?
      Desde já lhe agradeço atenção e fiquei muito feliz em falar com o Sr.
      Forte abraço

    • @jaciromartins9374
      @jaciromartins9374 3 роки тому

      @@SoloEquilibrado querido ..desde já lhe agradeço a atenção...estou em Tangará da serra... próximo a campo novo do Parecis....meu solo eh de 10....a..23% argila...e não está péssimo mas tb não está bom de potássio....penso em fazer 04_30_10 na base....uns 750 kg por alquere...e 300 kg de potássio na cobertura....e penso em fazer mais uma dose de potássio via foliar......o Sr acha que estou no caminho certo.?
      Desde já lhe agradeço atenção e fiquei muito feliz em falar com o Sr.
      Forte abraço

    • @SoloEquilibrado
      @SoloEquilibrado  3 роки тому +1

      @Jaciro vc estará aplicando 75 kg/ha de K2O no plantio. Se a CTC for bastante baixa (entre 3-5 cmolc/dm3) talvez seja o caso limitar essa quantidade a 50 kg/ha de K2O e completar o restante na adubação de cobertura. Os 300 kg/ha de potássio em cobertura devem ser parcelados em pelo menos duas aplicações. Eu não recomendo aplicação de potássio via foliar, visto que a quantidade possível de ser fornecida nessa modalidade de aplicação é muito baixa em relação à necessidade da cultura.

    • @jaciromartins9374
      @jaciromartins9374 3 роки тому

      @@SoloEquilibrado muito obrigado de coração pela atenção...uma última dúvida...após fazer o plantio com npk na base....mais duas aplicações de potássio cobertura....o Sr indica alguma aplicação foliar que me ajude a produzir melhor?....este será meu primeiro plantio no cerrado em solo misto.
      Muito obrigado

  • @esc.localdenovafronteira4699
    @esc.localdenovafronteira4699 2 роки тому

    Gesso agrícola é outro tema cheio de falsos mitos!!!