Pera aí, professor Procópio Ferreira, mas por que seria exatamente essa a resposta se a outra debaixo(2.3.6)tbm encaixa perfeitamente no perfil da pergunta? Eu gostaria que vc me desse uma explicação mais convincente prq essa aí saiu meio forçada. As crianças poderiam ter 2, 3 e 6 anos, respectivamente s/qlqr equívoco! Por favor dá um toque aí!
@@cosmocordeirodossantos1036 isso ocorre, porque o matemático pede mais uma dica. ao pedir mais uma dica, ele mostra que somente com as 2as primeiras informações não foram suficientes, por isso o somatório 13 ( há 2as opções)
@@reaper9534 Aí vc já está supondo coisas, isso é um problema de Lógica, pode dar vários resultados, porém so seguindo a lógica vc vai chegar ao correto
Vim parar aqui por causa do livro "Aprendendo Inteligência" do professor Pier, no livro ele apresentou o problema junto a uma citação de Maquiavel "Mentes excelentíssimas entendem sozinhas, mentes excelentes dependem de outras mentes para entender". Fiquei triste e feliz de entender esse vídeo 😁
Salve mestre!!! Olha... conheco esse problema há um bom tempo. Nunca consegui observar esses detalhes para tentar resolver... Agora sim!!!! Obrigado!!!! Suas aulas são bem didáticas e de alto nivel.... Parabéns!!!!
Professor Rafael fiquei bastante confuso com esta questão, más ao mesmo tempo, contente por sua claríssima e dedicada explicação. Obrigado por compartilhar, um pouquinho do seu imenso conhecimento, conosco bastante leigo no assunto. Que Deus ilumine mais e mais. Abraçooooosss.
Parabéns! Deus abençoe! O canal de Rogerio Plaza há um vídeo de um garotinho russo tocando piano! A mente tem seus mistérios e surpresas! Infelizmente algumas pessoas talentosas, cantores, famosos, mestres se perdem nas drogas, tatuagens, orgulho, soberba e amor ao dinheiro, não dominam com sabedoria o livre-arbítrio. Aqui de Belém do Pará.
Cara tu é um máximo!! Da um prazer enorme de vê lo resolvendo e desvendando as pegadinhas,misterios e dando soluções prováveis e concretas. ...Me sinto encentivada. Parabéns adoro seu canal....👏👏👏
cara parabéns estou gostando muito dos vídeos, as explicações são muito claras tornando o aprendizado cada vez melhor, sempre tento isso em minhas aulas e agora usando seus videos vou melhorar ainda mais meu trabalho. obrigado
Prof Rafael, pausei e obtive a mesma resposta; mais viajei no seguinte : considerei a seguinte contagem : nº daquela casa = 13 l(etras +simbolos) toca piano = 9 ( letras) assim consegui chegar na mesma resposta com os dados do maestro. Valeu o teste muito bom!
sim, concordo. É com esta contagem de letras que a solução se torna robusta pois é a frase final do piano que confirma a maior probabilidade de o número da porta ser o 13.
Estou abismado com a ignorância das pessoas nos comentários querendo responder o desafio de forma totalmente ilógica... Um vídeo tão bem explicado e mesmo assim tentam achar explicações sem sentido fora do campo da matemática dizendo sobre "ter sempre uma gêmea mais velha". É triste ver como está a situação da educação brasileira principalmente na área de exatas, que é tão importante pro entendimento de praticamente tudo a nossa volta.
gostei, muito bem explicado e a gente consegue ver lógica na explicação... tenho visto seus vídeos e tenho gostado muito, alguns são mais pras pessoas com curso superior mas , mesmo assim gosto muito. valeu e fique com Deus.
Tentei resolver por desigualdade: AxBxC=36---->CxB>A ou CxA>B(I) ---> C>B/A ;Como (manipulando algebricamente AxBxC=36) C=36/(AxB)(II) ,então fazendo (I) em (II) 36>B² e 36>A² ; 6>A e 6 >B e com isso A e B só podem ser algum desses valores: 5,4,3,2,1. Gerando todas as combinações possíveis de modo que C>A e C>B(Sendo C a filha mais) ,cheguei exatamente nas mesmas opções que vc.E Com isso,observei que A+C>B(Ou tbm B+C>A) e de A+B+C=N tirei que C=N-A-B ------>B
Quem dera se as aulas fossem dadas assim de modo a fazer as crianças raciocinarem. Hoje em dia, muitos professores não estão nem aí se o aluno aprendeu ou não. Tenho 42 anos, nem precisaria mais saber disso, mas tenho acompanhado várias de suas explicações para relembrar meu ótimo passado estudantil. Parabéns por essa iniciativa.
Tava procurando alguns canais como biologia, física, matemática... E encontrei o seu, gostei muito vários videos de alta qualidade de ensino e ups constantes. +1 inscrito
João Vitor Guedes Vou te dizer, acompanho Química em Ação e olha, Professor Paulo Valim é muito bom. Pra mim, Matemática Rio e Química em Ação são os melhores canais de matemática e química do youtube.
Ah, era isso. Enquanto considerava a questão, nem eu menos pensei na possibilidade do matemático ter feito todas essas contas, porque o texto não diz que ele tinha uma calculadora em mãos nem nada do tipo. Me precipitei um tico em fazer suposições (interação curta + ausência de calculadora = sem tempo para contas) em vez de trabalhar apenas com as informações que foram dadas.
Há um pequeno problema na resposta dessa questão, conforme foi colocado pelo professor Procópio Ferreira no vídeo: em uma expressão algébrica, dois termos literais ñ podem ter o mesmo valor; se um número do valor for positivo o outro(o mesmo) tem que ser necessariamente negativo. E a minha resposta mais apropriada, s/querer ser o mais correto, é 2,3 e 6, respectivamente. Uma vez que no contexto ñ especifica q tenha gêmeas!
Prof. eu colocaria a casa com número 11. Fatorei o 36 e encontrei 2 e 3. Sendo 2 . 3. 6 = 36 e somando as idades dá o número da casa 2 + 3 +6 =11. Então as idades são 2, 3 e 6. A mais velha toca piano, a de seis anos.
Professor, me tire uma dúvida, dessas oito possibilidades de idades das filhas do maestro, vc encontrou que existiriam oito possibilidades através do cálculo de combinação?
Vim por causa do livro do professor Pierluigi. Eu tentei fazer sozinho e consegui chegar no resultado. Vim pra confirmar se estava correto. Mas minha linha de raciocínio foi diferente. Acho que a do vídeo é a mais correta.
PROF. RAFAEL, PARABÉNS POR TODOS OS VÍDEOS! PORÉM, ESTE EM PARTICULAR; PECA E ERRA EM 1 FRASE: - A mais velha toca piano. ALGUMAS CULTURAS [JAPÃO, POR EXEMPLO] NÃO SE IMPORTAM COM A SITUAÇÃO "GÊMEOS": QUEM NASCEU ANTES [SAIU 1º DA MÃE] É DECRETADO O MAIS VELHO, EXPOSTO EM FAMÍLIA E RESPEITADO POR ISSO PELO MAIS NOVO. PORTANTO, SE O PROF. DO DESAFIO FOR JAPONÊS, A DÚVIDA EM 1.6.6->13 OU 2.2.9->13 PERDURARIA.
Esse desafio é muito bom, mas eu já o conhecia por tê-lo visto há muito tempo atrás em um livro de lógica. Eu já sabia a resposta também, só que faz tanto tempo que vi que não lembro se eu descobri a resposta ou olhei no final do livro rs. A sua explicação foi boa, só acho que podia ser mais didático na parte em que faz a tabela com todas as combinações possíveis em que o produto dá 36. Pois pra muita gente pode não ter ficado claro porque as possibilidades são apenas aquelas.
@@mr.reverie1984 Vamos ordenar os filhos do mais novo para o mais velho. A idade mínima que eu posso atribuir ao mais novo é 1 (pois se for 0 o produto vai dar 0). A idade mínima do segundo também é 1. Para cada par de idades que eu atribuo aos dois primeiros, só existe uma idade que eu posso atribuir ao terceiro para que o produto dê 36, que no caso é 36 (1,1,36). Mantendo a idade do filho 1 em 1 ano, vou aumentando a idade do filho 2 e descobrindo qual a idade do filho 3. Assim temos: 1,2,18; 1,3,12; 1,4,9; e 1,6,6. Repare que não tem 1,5,x, pois 1 x 5 é 5 e 36 não é divisivel por 5. Além disso eu parei no 1,6,6 pois se eu continuar aumentando a idade do filho 2 a idade do filho 3 vai diminuindo e eu vou acabar obtendo apenas alguma combinação que eu já obtive antes, apenas com as posições trocadas entre o filho 2 e o filho 3 (por exemplo, a próxima combinação possivel seria 1,9,4, mas eu já tenho 1,4,9). Assim aumento a idade do filho 1 para 2. Nesse caso a idade mínima do filho 2 é 2 tambem. Entao eu obtenho as combinações 2,2,9; 2,3,6. Não tem 2,4,x, pois 2 x 4 é 8 e 36 não é divisivel por 8. Pela mesma razão não tem 2,5, x. Aí chegamos no 2,6, x e mais uma vez eu obteria uma combinação repetida, pois nesse caso x teria que ser 3 (ou seja, teriamos 2,6,3); Então eu cheguei no limite de novo. Aumento a idade do filho 1 para 3 e a primeira combinação possível é 3,3,4 e logo vejo que é a única possivel começando em 3 (veja que a próxima seria 3,4,3). Depois se aumento a idade do filho 1 para 4 anos eu percebo que na combinação mínima possivel (4,4,4) o produto é bem maior do que 36. Assim, esgotei as possibilidades. Repare que uma ideia fundamental aí é que estou treabalhando apenas com numeros inteiros. É por isso que eu sabia que não era possivel uma combinação começando em 1,5, por exemplo.
@@MarcioMB84 Cara, que explicação simples e didática. Nem tava com tanta esperança de receber uma resposta de um cara que comentou há 2 anos kkk muito obrigado pela paciência e por me fazer compreender
O maestro perguntou se a filha tocava piano,o piano tem 88 teclas, raiz de 88=9,3 eu acho, seria alguma dica,ajuda, conhecidência ou eu viajei kk ?pq ai eu acharia a idade da mais velha de cara dependendo do metado que eu utilizaria como exemplo a sua conta que tirava de cara alguma dúvida (9 anos )...
Oi Prof. Procópio, gosto muito das suas aulas. 👏👏👏👏Acompanho as suas publicações, com likes e sininho ligado rsrs... pauso e tento resolver. Então, rsrs sou pianista! E sei que a idade de alfabetização do instrumento é 6 anos. Na posse dessa informação: Am mais velha teria 6 ou mais, anos de idade. Partindo-se desse pressuposto, as outras se não fossem gêmeas , teriam: 3, 2, e a mais velha e pianista 6. Se fossem gêmeas, seria a sua resposta. O número da casa seria: 11 Mas ele não dá pista da informação que as outras duas tinham a mesma idade. Por isso considerei que elas teriam idades diferentes.
É só pensar, os dois primeiros termos tem que ser de 8 pra cima pq se não a conta não vai dá 36, porém, só pode ser o 9 e como tem que da 36 então fica 9*2*2= 36. Ele pede a soma então é a soma de S1+S2+S3= 9+2+2= 13.
Um casal tem quatro filhos, todos de idades diferentes, sendo que o mais jovem tem 4 anos de idade, e mais velho 8 anos. Sabendo-se que a média aritmética das idades dos quatro filhos é 6 e que , daqui a 8 anos , a média aritmética das idades dos outros dois filhos será 14, podemos afirmar que eles possuem: .... vc pode responder essa questão? Desde já agradeço
Eu fatorei o 36. deu= 2x2x3x3... E mexi com os números dando idades de 2,3,6. Com 6 anos a mais velha também pode tocar piano. Por que essa não pode ser uma resposta?
Tem essa questão no livro do Pierluigi, não sabia resolver ela, muito obrigado por esclarecer :)
Vim por causa dele
Lindo 😁😁😁😁
Pera aí, professor Procópio Ferreira, mas por que seria exatamente essa a resposta se a outra debaixo(2.3.6)tbm encaixa perfeitamente no perfil da pergunta? Eu gostaria que vc me desse uma explicação mais convincente prq essa aí saiu meio forçada. As crianças poderiam ter 2, 3 e 6 anos, respectivamente s/qlqr equívoco! Por favor dá um toque aí!
@@cosmocordeirodossantos1036 isso ocorre, porque o matemático pede mais uma dica. ao pedir mais uma dica, ele mostra que somente com as 2as primeiras informações não foram suficientes, por isso o somatório 13 ( há 2as opções)
@@cosmocordeirodossantos1036o meu deu o mesmo problema
Professor Rafael, você poderia fazer uma playlist de raciocínio lógico para concursos aqui no seu canal, fica a dica! Parabéns pelo canal!
Cara vc é fera,eu não vi lógica,achei que faltava informação.
Frenatus Nefratus mas falta, se a menina tiver uns meses a mais de vida no 1*6*6
O professor.pediu 3dados=3informaçãos se pedice mais ficaria mais facio
@@reaper9534 Aí vc já está supondo coisas, isso é um problema de Lógica, pode dar vários resultados, porém so seguindo a lógica vc vai chegar ao correto
@@oincoerente4803 n deixa de ter varias respostas
@@oincoerente4803 comentario velho da porra mano kkkkk
Vim parar aqui por causa do livro "Aprendendo Inteligência" do professor Pier, no livro ele apresentou o problema junto a uma citação de Maquiavel "Mentes excelentíssimas entendem sozinhas, mentes excelentes dependem de outras mentes para entender".
Fiquei triste e feliz de entender esse vídeo 😁
Vim aqui pelo mesmo motivo kkkkkk
O livro é muito bom.
Também vim por ele kkk
Salve mestre!!!
Olha... conheco esse problema há um bom tempo. Nunca consegui observar esses detalhes para tentar resolver... Agora sim!!!! Obrigado!!!!
Suas aulas são bem didáticas e de alto nivel....
Parabéns!!!!
Professor Rafael fiquei bastante confuso com esta questão, más ao mesmo tempo, contente por sua claríssima e dedicada explicação. Obrigado por compartilhar, um pouquinho do seu imenso conhecimento, conosco bastante leigo no assunto. Que Deus ilumine mais e mais. Abraçooooosss.
Nossa cara! É muita inteligência pra uma pessoa só. Um dia quero ser igual a você, fera na matemática!!!
muito fantástico as duas conclusões a dúvida do professor e o maestro falar no singular sobre a filha
Deus abençoe, Professor.
Jesus Cristo te ama.
Jesus Cristo ama vocês.
BOA TARDE
Parabéns!
Deus abençoe!
O canal de Rogerio Plaza há um vídeo de um garotinho russo tocando piano! A mente tem seus mistérios e surpresas! Infelizmente algumas pessoas talentosas, cantores, famosos, mestres se perdem nas drogas, tatuagens, orgulho, soberba e amor ao dinheiro, não dominam com sabedoria o livre-arbítrio.
Aqui de Belém do Pará.
Cara tu é um máximo!! Da um prazer enorme de vê lo resolvendo e desvendando as pegadinhas,misterios e dando soluções prováveis e concretas. ...Me sinto encentivada.
Parabéns adoro seu canal....👏👏👏
Parabéns pelo vídeo!!! Show de bola!!! Sucesso!!!
Professor,com todo respeito , você e o maestro são doidos. Adorei , parabéns. Thiers Menezes/ RJ
Eu acho que tem pessoas que tem inveja do matemático.
*Ora ora, parece que temos um sherlock holmes aqui*
Andrew Dionizio Vaz eu contei as letras de toca piano e deu nove anos pra mais velha kkkk
@@vanessanogueiralacerdasimo1005 pra vc deu 2,2 e 9 certo?
cara parabéns estou gostando muito dos vídeos, as explicações são muito claras tornando o aprendizado cada vez melhor, sempre tento isso em minhas aulas e agora usando seus videos vou melhorar ainda mais meu trabalho. obrigado
Você é fantástico professor!
Magnífico. Exercício porreta.
Prof Rafael, pausei e obtive a mesma resposta; mais viajei no seguinte : considerei a seguinte contagem :
nº daquela casa = 13 l(etras +simbolos)
toca piano = 9 ( letras)
assim consegui chegar na mesma resposta com os dados do maestro. Valeu o teste muito bom!
MDS MANO TU É UM GÊNIO AUHAUAHAUAHUAHAUAHUAH
sim, concordo. É com esta contagem de letras que a solução se torna robusta pois é a frase final do piano que confirma a maior probabilidade de o número da porta ser o 13.
Professor favor me diga qual o nome desse material que você usa para fazer o vídeo onde você escreve
Parabens , uma otima interpreraçao de um exercicio !
Show de bola.....parabéns.
Estou abismado com a ignorância das pessoas nos comentários querendo responder o desafio de forma totalmente ilógica... Um vídeo tão bem explicado e mesmo assim tentam achar explicações sem sentido fora do campo da matemática dizendo sobre "ter sempre uma gêmea mais velha".
É triste ver como está a situação da educação brasileira principalmente na área de exatas, que é tão importante pro entendimento de praticamente tudo a nossa volta.
Tem maluquices que só os doidos compreendem.
Isso foi resolvido por ficção matemática e não pela lógica algébrica.
Perfeito a explicação. Muito interessante o problema.
Esse problema já tem uma boa iaade mas ê muito bacana. Vale a pena tentar resolvê-lo por si só e depois assistir à resolução
Não saberia resolver isso sozinho nunca... top demais
gostei, muito bem explicado e a gente consegue ver lógica na explicação... tenho visto seus vídeos e tenho gostado muito, alguns são mais pras pessoas com curso superior mas , mesmo assim gosto muito. valeu e fique com Deus.
Adorei o problema; Bem bolado. Continua assim abraço
PARABÉNS PROFESSOR PROCÓPIO!!!
Você podia fazer uns vídeos de matemática para concurso!
Meu amigo, sobrou informação!!! Vídeo excelente, desafio excelente e uma excelente resolução
Tentei resolver por desigualdade:
AxBxC=36---->CxB>A ou CxA>B(I) ---> C>B/A ;Como (manipulando algebricamente AxBxC=36) C=36/(AxB)(II) ,então fazendo (I) em (II) 36>B² e 36>A² ; 6>A e 6 >B e com isso A e B só podem ser algum desses valores: 5,4,3,2,1. Gerando todas as combinações possíveis de modo que C>A e C>B(Sendo C a filha mais) ,cheguei exatamente nas mesmas opções que vc.E Com isso,observei que A+C>B(Ou tbm B+C>A) e de A+B+C=N tirei que C=N-A-B ------>B
Matemática Rio
Surpreendente! Muito bom!
Muito bom esse enigma .
Quem dera se as aulas fossem dadas assim de modo a fazer as crianças raciocinarem. Hoje em dia, muitos professores não estão nem aí se o aluno aprendeu ou não.
Tenho 42 anos, nem precisaria mais saber disso, mas tenho acompanhado várias de suas explicações para relembrar meu ótimo passado estudantil.
Parabéns por essa iniciativa.
Nunca que eu acertaria kkkk
Valeu, Procopio, por mais essa explicação.
Qual o nome desse programa que vc usa para escrever?
Consegui! Ao custo de passar um dia inteiro nisso. Que Deus tenho o professor Pierluigi.
Tava procurando alguns canais como biologia, física, matemática... E encontrei o seu, gostei muito vários videos de alta qualidade de ensino e ups constantes. +1 inscrito
Seja bem-vindo. Para Física recomendo o FISICATOTAL e para Química recomendo o ***** .
Matemática Rio opa muito obrigado, quebrou um galho.
João Vitor Guedes Vou te dizer, acompanho Química em Ação e olha, Professor Paulo Valim é muito bom. Pra mim, Matemática Rio e Química em Ação são os melhores canais de matemática e química do youtube.
Ah, era isso. Enquanto considerava a questão, nem eu menos pensei na possibilidade do matemático ter feito todas essas contas, porque o texto não diz que ele tinha uma calculadora em mãos nem nada do tipo. Me precipitei um tico em fazer suposições (interação curta + ausência de calculadora = sem tempo para contas) em vez de trabalhar apenas com as informações que foram dadas.
muito obrigado
muito esperto professor.....sucesso
Há um pequeno problema na resposta dessa questão, conforme foi colocado pelo professor Procópio Ferreira no vídeo: em uma expressão algébrica, dois termos literais ñ podem ter o mesmo valor; se um número do valor for positivo o outro(o mesmo) tem que ser necessariamente negativo. E a minha resposta mais apropriada, s/querer ser o mais correto, é 2,3 e 6, respectivamente. Uma vez que no contexto ñ especifica q tenha gêmeas!
Muito show esse problema aí.
eu achava que era bom em raciocínio lógico. eu disse ACHAVA. heheheh
seu canal me ajuda muito eu melhorei muito em matematica e eu ainda to no 5 ano
Parabéns, lógica impecável.
velho eu msm depois do vídeo repetir na msm hora é muito bom!!!!!
nao e possivel que existe uma pessoa com essa inteligencia cara kaks
tem tanta gente mais inteligente por aí...
É questão de esforço...
Muito bom...
👏👏👏👏👏👏👏
Cara, teu canal é fantástico!
Gostei. Bem interessante!
Top. Me dá uma dica, por favor, em uma questão como essa, fatorar é o melhor começo?
é um bom começo se quiser uma ajuda pra identificar todas as possibilidades, mas pra quem está acostumado não é necessário
Rapaz... como eu queria saber assim..
Parabéns cara..
só estudar
Prof. eu colocaria a casa com número 11. Fatorei o 36 e encontrei 2 e 3.
Sendo 2 . 3. 6 = 36 e somando as idades dá o número da casa 2 + 3 +6 =11.
Então as idades são 2, 3 e 6. A mais velha toca piano, a de seis anos.
de principio pensei que poderia ser mta coisa tbm ... mais se houve uma única resposta certa então não pode ser . ai foi só racionalizar .. bem feito!
Ola meu nobre tudo bem,
Achei a situação do nº13 mediunica tem outra explicação?
Um grande abraço.
MARCELO ALISIO Serafim
Professor, me tire uma dúvida, dessas oito possibilidades de idades das filhas do maestro, vc encontrou que existiriam oito possibilidades através do cálculo de combinação?
eu tinha feito essa conta no ensino médio bom rever.!!!
esse cara é fera!
vc é o cara amigo,jamais conseguiria resolver.
Parabéns. Excelente raciocínio.
Professor... Você é um GÊNIO !!! Haha !
Vim por causa do livro do professor Pierluigi. Eu tentei fazer sozinho e consegui chegar no resultado. Vim pra confirmar se estava correto. Mas minha linha de raciocínio foi diferente. Acho que a do vídeo é a mais correta.
Alguém saberia me informar qual a plataforma que ele usa para escrever? E como funciona este tipo de edição de vídeo, achei sensacional?
Cara, seus vídeos são OS melhores. Como eu só tenho 13, eu só consegui adivinhar poucos antes de você. Seus vídeos e seu raciocínio são incríveis!!!
PROF. RAFAEL, PARABÉNS POR TODOS OS VÍDEOS! PORÉM, ESTE EM PARTICULAR; PECA E ERRA EM 1 FRASE: - A mais velha toca piano. ALGUMAS CULTURAS [JAPÃO, POR EXEMPLO] NÃO SE IMPORTAM COM A SITUAÇÃO "GÊMEOS": QUEM NASCEU ANTES [SAIU 1º DA MÃE] É DECRETADO O MAIS VELHO, EXPOSTO EM FAMÍLIA E RESPEITADO POR ISSO PELO MAIS NOVO. PORTANTO, SE O PROF. DO DESAFIO FOR JAPONÊS, A DÚVIDA EM 1.6.6->13 OU 2.2.9->13 PERDURARIA.
Alguém conhece algum livro que eu posso encontrar esses tipos de problemas?
Muuuuuito Maneiro!
Esse desafio é muito bom, mas eu já o conhecia por tê-lo visto há muito tempo atrás em um livro de lógica. Eu já sabia a resposta também, só que faz tanto tempo que vi que não lembro se eu descobri a resposta ou olhei no final do livro rs. A sua explicação foi boa, só acho que podia ser mais didático na parte em que faz a tabela com todas as combinações possíveis em que o produto dá 36. Pois pra muita gente pode não ter ficado claro porque as possibilidades são apenas aquelas.
Fiquei com dúvida exatamente nessa parte. Teria como você dar uma breve explicação com um pouco mais de detalhes?
@@mr.reverie1984 Vamos ordenar os filhos do mais novo para o mais velho. A idade mínima que eu posso atribuir ao mais novo é 1 (pois se for 0 o produto vai dar 0). A idade mínima do segundo também é 1. Para cada par de idades que eu atribuo aos dois primeiros, só existe uma idade que eu posso atribuir ao terceiro para que o produto dê 36, que no caso é 36 (1,1,36). Mantendo a idade do filho 1 em 1 ano, vou aumentando a idade do filho 2 e descobrindo qual a idade do filho 3. Assim temos: 1,2,18; 1,3,12; 1,4,9; e 1,6,6. Repare que não tem 1,5,x, pois 1 x 5 é 5 e 36 não é divisivel por 5. Além disso eu parei no 1,6,6 pois se eu continuar aumentando a idade do filho 2 a idade do filho 3 vai diminuindo e eu vou acabar obtendo apenas alguma combinação que eu já obtive antes, apenas com as posições trocadas entre o filho 2 e o filho 3 (por exemplo, a próxima combinação possivel seria 1,9,4, mas eu já tenho 1,4,9). Assim aumento a idade do filho 1 para 2. Nesse caso a idade mínima do filho 2 é 2 tambem. Entao eu obtenho as combinações 2,2,9; 2,3,6. Não tem 2,4,x, pois 2 x 4 é 8 e 36 não é divisivel por 8. Pela mesma razão não tem 2,5, x. Aí chegamos no 2,6, x e mais uma vez eu obteria uma combinação repetida, pois nesse caso x teria que ser 3 (ou seja, teriamos 2,6,3); Então eu cheguei no limite de novo. Aumento a idade do filho 1 para 3 e a primeira combinação possível é 3,3,4 e logo vejo que é a única possivel começando em 3 (veja que a próxima seria 3,4,3). Depois se aumento a idade do filho 1 para 4 anos eu percebo que na combinação mínima possivel (4,4,4) o produto é bem maior do que 36. Assim, esgotei as possibilidades.
Repare que uma ideia fundamental aí é que estou treabalhando apenas com numeros inteiros. É por isso que eu sabia que não era possivel uma combinação começando em 1,5, por exemplo.
@@MarcioMB84 Cara, que explicação simples e didática. Nem tava com tanta esperança de receber uma resposta de um cara que comentou há 2 anos kkk muito obrigado pela paciência e por me fazer compreender
Excelente!!!!
O melhor canal de matemática...
Super legal seu canal! Amei o video! Eu nunca conseguiria resolver isso!
O maestro perguntou se a filha tocava piano,o piano tem 88 teclas, raiz de 88=9,3 eu acho, seria alguma dica,ajuda, conhecidência ou eu viajei kk ?pq ai eu acharia a idade da mais velha de cara dependendo do metado que eu utilizaria como exemplo a sua conta que tirava de cara alguma dúvida (9 anos )...
Oi Prof. Procópio, gosto muito das suas aulas. 👏👏👏👏Acompanho as suas publicações, com likes e sininho ligado rsrs... pauso e tento resolver.
Então, rsrs sou pianista! E sei que a idade de alfabetização do instrumento é 6 anos.
Na posse dessa informação: Am mais velha teria 6 ou mais, anos de idade. Partindo-se desse pressuposto, as outras se não fossem gêmeas , teriam:
3, 2, e a mais velha e pianista 6.
Se fossem gêmeas, seria a sua resposta.
O número da casa seria: 11
Mas ele não dá pista da informação que as outras duas tinham a mesma idade. Por isso considerei que elas teriam idades diferentes.
Procop e esse cubo mágico aí vc sabe resolver faz um vídeo explicando se vc consegui
Sensacional!
que prog ele usa pra fazer as aulas?
oie!Parabéns pelas suas explicações me ensina bastante e já estou até fechando todas as minhas provas obrigada👍
É só pensar, os dois primeiros termos tem que ser de 8 pra cima pq se não a conta não vai dá 36, porém, só pode ser o 9 e como tem que da 36 então fica 9*2*2= 36. Ele pede a soma então é a soma de S1+S2+S3= 9+2+2= 13.
Beleza de solução lógica.
que show pro! obrigada por compartilhar
Cara se É bom mano parabéns mais 1 inscrito!
o 13 é por conta das teclas somadas às oitavas?
tipo, de C à C (8), mais as oitavas(5)?...
mano,quantos anos vc passou estudando?como vc resolveu isso?
Legendary Games o cara e professor de matemática velho. se não souber resolver uma xarada que envolve matemática que rasgue o diploma dele
@@luizmeira67 matemática é o cacete!!! Pra resolver essa questão você tinha que usar muito crack!!
Uau! Incrivel
Essa realmente é muito boa.
Sensacional!!!!!
Eu consegui raciocinar com você gostei do vídeo
Muito legal!!!
mto bom professor
seus vídeos nos ensina mto bem
Um casal tem quatro filhos, todos de idades diferentes, sendo que o mais jovem tem 4 anos de idade, e mais velho 8 anos. Sabendo-se que a média aritmética das idades dos quatro filhos é 6 e que , daqui a 8 anos , a média aritmética das idades dos outros dois filhos será 14, podemos afirmar que eles possuem: .... vc pode responder essa questão? Desde já agradeço
muito bom..
Esse é um daqueles problemas de matemática que pegam pela interpretação de texto. Muito legal
muito bom . gostei
Que difícil; ainda estou com a pulga atrás da orelha!
o Sr me arruma algum remédio anti pulgas?
Eu só não entendi porque voçe fez a fatoração. Pode me tirar essa dúvida??
ele fez a fatoração, para poder achar todas as possibilidades, de uma multiplicação d 3 números naturais que dá 36
@@Amy-ji5he não, pq da ele só soube que tem 2 2 2 3, mas ele não usou a fatoração pra nada, se ele ia fazer de um por um, não precisava da fatoração
Incrível!
bacana! !! dimais
Eu fatorei o 36. deu= 2x2x3x3... E mexi com os números dando idades de 2,3,6. Com 6 anos a mais velha também pode tocar piano. Por que essa não pode ser uma resposta?
Muito legal!