20 anos do Projeto NAT Brasileiro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • Você sabia que são doadas mais de 3 milhões de bolsas de sangue por ano na Hemorrede Pública brasileira? É um grande desafio oferecer sangue de qualidade para os pacientes quando mais precisam. Para fazer a triagem dessas bolsas, os hemocentros utilizam um kit molecular capaz de detectar HIV, Hepatite B, Hepatite C e malária. Bio-Manguinhos, a unidade da Fiocruz que produz diagnósticos para o SUS, desenvolveu o kit NAT, uma tecnologia 100% nacional que garante a segurança transfusional no país. Mas, para contar melhor como foi desenvolver esse produto, vamos voltar 20 anos na linha do tempo.
    Em 2004, o Ministério da Saúde acompanhava os avanços da ciência e o surgimento dos testes moleculares de ampliação de ácidos nucleicos com a finalidade de reduzir a janela imunológica. Apoiada na competência das instituições públicas lideradas por Bio-Manguinhos, com a participação da UFRJ e Instituto de Biologia Molecular do Paraná e de seus cientistas, foi decidido pelo Ministério da Saúde financiar pesquisa e desenvolvimento de um produto nacional: O NAT brasileiro.
    Conheça mais dessa história através de depoimentos de profissionais envolvidos desde a concepção do produto até os dias atuais.

КОМЕНТАРІ •