Precisa de um robusto galpão de peças de reposição urgente , muita gente reclamando ... Brasileiro usa moto pra tudo , não da pra ficar meses esperando por peças .
Tive um acidente com minha Royal Meteor Stelar Blue, está na concessionária de Londrina desde 13/12/23 esperando um tanque de combustível chegar da India
@@edisonf4056 por isso que só recomendo a moto se: você a colocar no seguro, usar protetor de motor, morar perto da concessionária e ela não ser seu único meio de transporte.
A gente gosta da marca e quer que ela cresça muito no país...que a Royal melhore as coisas, a começar tirando o famigerado frete ou pelo menos colocando um frete baixo e único pra todos pais!!!
... esta questão frete é dificil , longe de defender ou justificar procedimentos e valores , nosso país é muito grande e ainda ñ temos ferrovias eficientes , que produz depende de rodovias e transporte de caminhões , qto mais se afasta de SP pior ficam as Rodovias para o Norte/Nordeste então parece outro planeta precisa ver para acreditar e o valor dos fretes giram em torno disto , se analisarmos sem partidarismo este problema antigo é nosso e ñ da RE , as outras montadoras que estão em Manaus embutem o valor no custo da moto e ñ te falam , a gente paga sem saber a RE pelo menos diz , Manaus recebe incentivos fiscais mas nunca teve estrutura para escoar o que lá se produz ou sai via aérea ou pela água , temos que tomar ciencia de todas estas questões e cobrar os governantes e não as Industrias mas de qlqr forma Eu sou muito grato a RE por nos libertar do imperio japonês que se instalou aqui desde 1976 .
Parabéns RE , esta incomodando alguns poderosos do mercado , falam mal , jogam pedras, tentam denegrir a marca , mas cada dia Ela cresce mais , exatamente como a Uber qdo chegou aqui qto mais pedras atiram mais ela cresce .
amigo não tem como o frete ser igual em todo pais, pois se trata de logistica, o custo para levar moto até o Pará é muito maior do que lever a moto até Curitiba né amigo. não seja burro
@@cassio221 faz uma média, é o que Triumph e Bajaj por exemplo fazem, mas o que não tem como é tu chegar numa loja e te cobrarem o preço da moto igual em outra região porém 5 mil de frete enquanto na outra região cobram 2!!! * e seja educado com as palavras...
@@fabriciopesenti Okay, me desculpe minha falta de educação e respeito, mas seu ponto é mcolocar um negócio chamdo subsidio cruzado, onde concessionárias de centros mias lucrativo cubram os gastos de concessionárias menos rentaveis, nesse ponto eu concordo com você esse é um modelo justo.
O senhor #CláudioGiusti poderia participar de uma live respondendo perguntas do consumidores! Seria bem esclarecedor em relação a muitas dúvidas dos atuais clientes e de possíveis clientes, como é meu caso. Num país tão vasto como o nosso, apenas 30 concessionárias fica impossível levar o nome e o conhecimento sobre a marca pra todo canto. Se houvesse uma campanha de marketing pesado como a Bajaj está fazendo, com certeza faria toda diferença. Moro em uma região do Estado de São Paulo com cidades como Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, etc, e pouquíssimas pessoas conhecem a marca, nem sequer lojas existem!
quero ver ele responder as reclamacoes do ReclameAqui...monte de proprietários com problemas no pós-vendas, peças...falta de agenda pra revisão e consequentemente perda de garantia, essa que mtas vezes não é. cumprida. Ainda bem que pesquisei antes de entrar nessa furada.
Muito esclarecedora a entrevista, tive a oportunidade de conversar com ele na inauguração da loja em Manaus, tenho certeza que a marca irá crescer ainda mais no Brasil. Estão de parabéns.
Que entrevista bacana, eu também tive uma Aprilia Pegado, amava aquela moto e hoje estou juntando para comprar minha Interceptor, moto que fui inventar de fazer o test Ride e me apaixonei.
O pós venda é fundamental. Uma arroela de bufão a R$15,00 e um filtro de óleo a R$60,00 penso respeitosamente ser um abuso. Esta situação precisa ser revista, pois afasta o cliente da concessionária
To vendendo a minha juntamente p isso. Ter q importar filtro de óleo com 7 anos aqui é sacanagem. Pagar $90 num filtro na cc é sacanagem. Precisam abrir a oferta de peças p mercado paralelo.
Irmão, isso não é só na Royal! Eu trabalho na Jeep, um bujão aqui é 130 reais! Você acha que peça de Triumph ou de Harley são baratas? Quer manutenção barata, tem que comprar Honda ou Yamaha...
Estive na inauguração RE Manaus as motos são tops ❤ tenho visto várias motos pelas ruas aqui em Manaus inclusive meu vizinho comprou a Classic e seu colega sempre o visita com a scram já vi também muitas meteor e uma Hunter e uma Himalayan olha que praticamente não saio da zona norte da cidade
Se eu tivesse certeza que existem peças de reposição com preço justo, e que os mecânicos em geral não vão refugar mexer na moto eu compraria com certeza. Gostei muito da moto, queria comprar.
Olá Noah e Iris. Parabéns pela nova parceria. Eu acredito que o universo conspira em nosso favor, quando acreditamos e trabalhamos em prol dos nossos sonhos. Percebo que muitas oportunidades vão surgir na sua jornada, pois estão fazendo por merecer. Gosto da naturalidade dos seus vídeos e de sua modéstia. Eu me identifico com vocês nos sonhos e paixões, por isso estou acompanhando o canal. Além do mais, é legal ver uma parceira sólida como a Iris. Ela adiciona algo muito especial para o programa. Espero que logo seja possível ouvir as observações dela da garupa da moto. Fiquei surpreso com quão é caro o sistema que permitiria este recurso. O brasileiro paga triplo por toda e qualquer tecnologia. É ridículo. Más vocês chegam lá. Um abraço.
Sr. Claudio a R.E vai se tornar em alguns anos a maior fabricante de motocicletas do Brasil, continuando com os excelentes produtos, associados a preço, confiança e facilidade em peças de reposição, que nós Brasileiros possamos ter o privilégio desta marcar no Brasil, afinal foi feita como uma arma, deve durar e ter história. Parabéns !!
Que facilidade é essa nas peças de reposição? 😂 todo mundo esperando mais de 2 meses pra chegar peças básicas. Nem RELAÇÃO da classic 350 tem no país. Falo como um proprietário que está passando os perrengues do atendimento pós venda.
NUNCA será. Mas pode sim ser líder do nicho citado por eles mesmos, da média cilindrada. Infelizmente,por causa do custo Brasil, o brasileiro se preocupa muito com valor de pós venda, e nesse pornto, todas as novas marcas ainda vão ralar muito pra chegar num numero razoável de motos vendidas.
RE nunca mirou em ser o maior fabricante de motos do Brasil, eles querem ser lider no segmento de média cilindrada. Pra brigar em volumes com a Honda é suicídio. Se nem a Yamaha que tá aqui desde antes da Honda consegue, quem dirá a Royal.
Muito boa a entrevista! Tenho um Meteor 350! Gosto da moto! Falta de uma concessionária na região do triângulo mineiro! Que os representantes da Royal Enfield pensem em explorar mais esta região! Exemplo moro em Uberlândia e a concessionária mais próxima fica em São Paulo.... Ribeirão Preto!
Bem esclarecedor este vídeo, sou um ex proprietário da Mirage Kasinski, e sei um pouco a dor de cabeça que tive com esta moto, mas percebo que depois desse vídeo que a conversa é bem outra, não serei abandonado no futuro porque a RE tem história e muito mais solidez e muito em breve, ou será uma Interceptor ou Super meteor
a moto em si é ótima, o problema é o atendimento pós venda que praticamente não existe. estou desde novembro/23 esperando chegar um miolo de chave. zero peças no brasil.
Parabéns, gostei de conhecer o Claudio. Fiquei mais confiante. Tenho 72 anos e conheço motos desde os 16. Minha primeira moto, uma jawa. Vou comprar uma super meteor. Enfim chegou uma moto que quis ter. Comprei uma 410 em 2022 e tive que devolver antes de pegar, motivo sério de saúde. Acho que agora vai! Parabéns aos dois! Márcio e Cláudio!
Quero ver a mudança no pós venda na prática!!! Peças básicas disponíveis em curto espaço de tempo e melhoria na estrutura das concessionárias para melhor atender o cliente. Só que isso não pode demorar mais 7 anos...
parece que alguns não entenderam nada da entrevista. empresa com 7 anos no Brasil já na quarta colocação em vendas é sinal que teremos muita evolução e isso será muito bom para nós consumidores. torço pelo sucesso da marca.
O pessoal acha que a marca vai chegar e não ter nenhum problema. Quem já está a 50 anos como a Honda tem vários problemas. Bem assim estão criticando a Shineray, e aos poucos eles evoluindo.
Tô esperando chegar a Himalayan 452, ou 450CC, como tá cedo batizada aqui no Brasil. Gostei dos testes feitos pelos nossos UA-cams, pelo que vi nos testes ela vai encarar com fôlego nossas estradas. Valeu pela entrevista!!
Estou tendo os primeiros contatos com a marca e simpatizo demais com essa preocupação com a imagem e a história da motocicleta HE. Estão no caminho certo.
Adorei a entrevista, conhecer o ceo da marca no Brasil e saber de alguns detalhes que eu não sabia. Sou mto fã da marca e estou estudando as possibilidades de pegar uma interceptor 650. Minha maior preocupação é questão de deslocamento por não ter agência na minha cidade, Juiz de Fora-MG. Mas, acho que vou enfrentar os desafios por ser mto fã da marca. Parabéns pelo conteúdo.
Que bela entrevista! Eu, que já sou fã da marca, estou muito mais entusiasmado com as perspectivas positivas da Royal Enfield no Brasil! Que continue crescendo, sem esquecer a qualidade e a essência do produto! Paulo, de BH.
S O S Sr Cláudio!!! Os clientes da Royal Enfileld tá sofrendo com o descaso e falta de bom senso das concessionárias referente a garantia das motos!!! Eu pretendo adquirir uma twin 650 e temo comprar e sofrer o que os irmãos motociclista estão passando com problemas referente a bateria,retificador, contragiro e velocímetro que São os mais propícios a acontecer! O povo pede Socorro!!! Pelo amor de Deus!
Não entendo esse desespero. Comprei uma Classic 500 em 2017 e uma Interceptor em 2021, e não tenho nada a reclamar, nem das motos e nem das concessionárias. Só alegria até agora, ainda estou com as duas e nem penso em vender.
Eu estou tirando a habilitação de motos aos 39 anos, porque passei na frente da Royal Enfield em Vitória. Me apaixonei pela Interceptor. Vou ter e acabou..
Tem que melhorar o pós-venda! Não podemos ficar presos às concessionárias. A licença para fabricação e distribuição de peças, tem que ser liberada. A moto não pode ficar parada esperando peça de reposição!
só tive experiência ruim ali, inclusive precisei acionar a garantia porque o cromado das duas folhas de roda descascou com 30 dias de uso (sem lavar a moto) e foi uma longa briga pra conseguir ser atendido sem custo. Tem um vídeo no meu canal que mostro isso. @@marcioduque2007
Fui um dos pioneiros da Himalayan no inicio de 2019, tive percalços mas sempre prontamente atendido mesmo quando não existia presença oficial no RJ, e quando surgiu o apoio foi melhor ainda. Hoje já estou com 70.000km percorridos de muitas histórias pelo BR... Ainda não vi a parceria de equipamentos com a Rev'it por aqui, no aguardo 😉
Parabéns pela ótima entrevista. Gostei de conehecer o Claudio virtualmente e ouvir o seu ponto de vista sobre os principais problemas dos consumidores da marca. Minha primeira moto foi uma Himalayan, fui buscar uma mais potente mas estou acompanhando a chegada da Hima 450. Desejo sucesso a essa parceria! Cicero de Brasilia. 😎🤙🏍🟢🔶
Bacana cara. Foi muito bom ouvir do CEO da Royal Enfield o que eu já tinha certeza. A consolidação da marca no Brasil. Esta veio pra ficar. Tamo junto. Aguardando a Shot Gun.
Cláudio, se vc ler esse comentário, cuide do padrão de atendimento das Consercionarias. Fui muito mal tratado na loja de São José dos Campos. Os vendedores me menosprezaram. Acho que eles pensaram que eu não tinha capacidade financeira de comprar algum modelo. Entrei, olhei os modelos, subi nas motos, os vendedores me olharam, mas não vieram me atender. Sai da loja com dinheiro na conta e não comprei. E nem vou comprar moto Royal! Os usuários Royal estão criando um nicho perigoso para a marca!!!
Na parte final da entrevista o CEO pareceu valorizar o fato da Royal Enfield estar se tornando uma marca de nicho no Brasil - além de não ter pressa em tornar a marca a líder no segmento 250cc a 750cc. Se isso for verdade, infelizmente é real o receio da RE se tornar uma marca de hipster de filtro sépia, monóculo, Jack Daniels e Born To Be Wild. Espero muito estar errado. Pra Royal vender no Brasil como vende na Índia, ela precisa competir por PREÇO, não pelo cliente que "quer sair da superficialidade para entender de logística e da história da marca". Enfim, novamente, espero muito ter entendido errado tudo que ele falou, e que a Royal cresça bastante no Brasil, especialmente no segmento 250cc - 350cc, que é onde faltam preços justos.
Royal já decidiu, não apenas no Brasil mas também nos EUA e Europa, que quer vender lifestyle através de suas motos, na mesma pegada que a Harley faz, mas pra um público 2 degraus abaixo dos preços da Harley. Os influencers com filtro Sephia estão ai pra ficar, goste-se disso ou não. E outra coisa, mesmo a India a Royal tá longe de ser a marca mais vendida, ela é só a 5a colocada e vende pouco mais de 1 milhão de motos por ano. A Hero que é a líder de mercado vende 5 milhões pra você ter ideia. A RE não como prioridade disputar venda no preço, é oferecer um produto diferente, vai ver quais são as motos mais vendidas na India que você vai entender que o mercado que a RE mira lá (e consequentemente no resto do mundo) nunca foi de ganhar no volume de vendas.
Aqui, em Cuiabá-MT, falta o olhar da marca. E a chegada de um concessionário Royal. Por certo, isto marcará "a New Live Style" deste "rico" rincão. Estamos aguardando pela breve inauguração.
Eu moro na Regiao dos lagos(Araruama) Rj tenho uma Super Meteor 350 comprei no lançamento, gostaria que tivesse uma concessionária uma vez que essa região tem varios Moto Clubes além de muitos amantes das duas Rodas.
Eu acho o atendimento em Porto Alegre exemplar... mas tenho escutado em grupos de whatsapp e nas redes algumas recorrentes reclamações em determinadas concessionárias. Se tem uma coisa que o diretor da Royal Enfield no Brasil pode fazer, é prestar atenção nestes casos evitando que algumas concessionárias acabem maculando a imagem da marca. Em questões comerciais e técnicas também.
Precisa abrir uma concessionária no norte do RJ/ cidades como Macaé ou Campos dos Goytacazes e região dos lagos. É uma região produtora de petróleo com quase 1 milhão de habitantes
Espero que a futura concessionária de Belém traga as motos com preço justo. Como descrito pelo próprio CEO da royal nesse vídeo depois de Manaus o primeiro trajeto de parada para todo o Brasil é Belém. Outra coisa. Esse transporte de Manaus até Belém-PA deve ser o mais barato já que é por meio fluvial. Veremos...
Sou Engenheiro tb e ligado a indústria automotiva! Tenho uma himalayan que adoro mas larguei as revisões na segunda ! Eu mesmo faço tudo, alem disso tive eu que arrumar um bo no abs simplesmente pq segui o diagrama elétrico!Nao vou detalhar muito mais...! E quanto a mao de obra, ajusta os requisitos pq tem! Pecas, tipo filtro de oleo, tive que importar pq pagar 90 reais nao da! Fica a dica que a moto eh boa, mas tem coisas que nao da pra engolir! Esperamos a 450, que apesar da altura mínima do solo nao ser adequada, pode ser que o resto supere! Estamos a disposição
É uma marca pra quem entende. Eu rodo com meu opala 78 como único carro, tenho Mirage, já tive Shadow e o pessoal acha que não é viável, que não tem peças e blablabla. A questão é ter conhecimento.
Boa tarde Márcio e o Cláudio da RE! ...bela entrevista más, aproveito para reclamar da RE BR. Sou de BH e comprei uma Himalayan Zero 2022 em Dez 22;a mesma apresentou o ressecamento do bojo do farol oque, já foi acionado a garantia.me deram a reposição más tenho aguardado a chegada da peça que vira da Índia ; o acionamento foi feito em novembro último e até agora nada. ...espero mais agilidade da marca no pós venda e na garantia de itens que precisam de recall! Continuo aguardando impaciente! ... Cláudio da uma atenção a essas demandas.
Fala para o cláudio que precisamos de uma CC aqui em uberlandia MG , segunda maior cidade de minas. Tenho uma royal e muita gente fica admirada com a moto mais não conhece a marca.
O fato de não parecerem motos extraidas dos filmes "da marveu" a marca ja me conquistou. Quero comprar um GT 65O ou uma bullet 650 quando e se vier... Por enquanto Scram...
estava apaixonado pela himalyan até ter problema no cabeçote com 15.000 km e eles me disseram que não tem a peça e nem previsão de chegada, triste realidade meu contato é Royal Campinas -SP e São Jose dos Campos - SP a resposta foi a mesma das duas....
Gosto muito da marca mas, to vendendo a minha justamente p isso. Ter q importar filtro de óleo com 7 anos aqui é sacanagem. Pagar $90 num filtro na cc é sacanagem. Precisam abrir a oferta de peças p mercado paralelo.
agendar revisão, ser atendido no pós venda, escassez de peças (praticamente estoque zero no brasil) dentre outros pormenores. estou desde novembro/23 esperando chegar um miolo de chave, minha moto ficou quase 3 meses parada na concessionária de campinas.
Só queria fazer a revisão na minha cidade sem ter que viajar 400km para fazer uma revisão! Ainda estou pensando se compraria uma royal devido a distância das concessionárias e falta de peças básicas no mercado!
Finalmente estão usando inteligência para conquistar a fatia de mercado. Essa nova Himalayan de 40CV vai ser perfeita para as pessoas viajarem...por anos, as motos de 22 cv andam no limite, colocando em risco as pessoas na estrada. Simplesmente não tem moto de roda raiada da faixa de 40cv.
A imagem da Royal é q peças são caras. Acho q na India a imagem é q manutenção é barata e em todo lugar. Royal Brasil poderia fazer um programa tipo Total Care q a Peugeot lançou se objetivar ganhar escala
Gente, Royal é marca intermediária. Não é para pobre e nem para rico. É pra classe média alta. Se você não quer gastar muito, fique com marcas focadas em público de renda mais baixa. É o meu caso, pois irei de Yamaha Factor.
Estou prestes à desistir de deixar um sinal de 3.000.00 na pré compra da Super Meteor 650, devido às reclamações do pós Venda, Isso é preocupante, E ainda fica pior e após Visualizar o Site Reclame Aqui. E constatar o descaso que a R.E não se dá ao trabalho, de responder às reclamações dos proprietários que estão decepcionado com o descaso das consorcionarias.
Sou vendedor de medicamentos à mais de 30 anos, para contar história tem que ter paixão pelo quê faz inclusive eu tenho uma himalayan 2022 e já sei tudo dá moto inclusive eu mesmo faço às trocas de óleo e filtros
A Royal precisa abrir uma concessionária em Cuiabá Mato Grosso, ou pelo menos credenciar uma oficina para assistência técnica e revisões, visto a grande quantidade de motos da marca aqui no Estado.
"Todas montadass em Manaus" Talvez seja por isso que os problemas das Twins parecem ter aumentado em comparação com quando eram importadas já montadas?
Para mim o que tá ficando uma vergonha é demorar para colocar o super meteor 650 no mercado , estamos esperando essa moto já faz um ano , e outras marcas vão lançar moto custom junto com SM 650 , vai perder mercado simplesmente pelo foto de demorar com lançamento .
Faltou falar oq ele acha da lei Ferrari que não deixa novos fabricantes entrar no Brasil e termis lojas multimarcas, que aumentaria muito as concessionárias em cidades pequenas. Por isso Honda e Yamaha detém 70 e 20% do mercado deixando 10% pra outras marcas....vergonha essa lei q atrasa Brasil diante de Argentina, Chile e Colômbia....
Eles (assim como todas as outras marcas de carros e motos) só vão falar disso depois do trânsito e julgado da ação que está correndo na justiça, até lá não vão falar nada, não adianta o quanto ansioso a galera esteja. Dependendo do resultado do julgamento pode ser até que nada mude.
Então provavelmente as marcas que tem maior participação no Brasil vão continuar a vender motos com ágio, incluindo Royal-Enfield. O ágio altera a percepção de custo/benefício dos produtos. Há 2 anos comprei uma Tiger 900 Rally pelo preço de uma NC750 automática. Sahara 300 está 10% mais cara que uma Scrambler 400...
Eu tenho interesse ) e pouco dinheiro! rs) de abrir uma concessionária da Royal Enfield em Campina Grande, Paraíba. Disponho de um imóvel no centro comercial da cidade (local muitíssimo cobiçado). É quanto o investimento inicial para essa empreitada?
Esse país não tem jeito, ninguém consegue dormir por conta das motos barulhentas sem escapamento e o governo fica estrangulando o processo de homologação. Não controlam as leis nas ruas e ficam criando dificuldades que atrapalham os lançamentos aqui no Brasil.
O discurso é lindo, mas na prática a marca só vende e trás motos e mais motos. Não tem atendimento pós venda e nem peças. No meu canal tem os perrengues que já passei com a RE, fora os que não foram citados em vídeo ainda.
Precisa de um robusto galpão de peças de reposição urgente , muita gente reclamando ... Brasileiro usa moto pra tudo , não da pra ficar meses esperando por peças .
Já estou me imaginando montando na minha Himalayan 450.
Tive um acidente com minha Royal Meteor Stelar Blue, está na concessionária de Londrina desde 13/12/23 esperando um tanque de combustível chegar da India
Estou desde novembro/23 esperando chegar um miolo de chave.
Aos dois, tem vídeo do celso Russomanno em caso semelhante que moto a mais de 30 dias na css pode pedir o dinheiro de volta. Pesquisem...
Isso que da medo.. Intendo que valor de peça é mais caro, problema é precisar e a moto ficar encostada
@@edisonf4056 por isso que só recomendo a moto se: você a colocar no seguro, usar protetor de motor, morar perto da concessionária e ela não ser seu único meio de transporte.
@@aloancabral3067A empresas gringas folgam com consumidor aqui no bananil, sabe que grande maioria não dá em nada.
A gente gosta da marca e quer que ela cresça muito no país...que a Royal melhore as coisas, a começar tirando o famigerado frete ou pelo menos colocando um frete baixo e único pra todos pais!!!
... esta questão frete é dificil , longe de defender ou justificar procedimentos e valores , nosso país é muito grande e ainda ñ temos ferrovias eficientes , que produz depende de rodovias e transporte de caminhões , qto mais se afasta de SP pior ficam as Rodovias para o Norte/Nordeste então parece outro planeta precisa ver para acreditar e o valor dos fretes giram em torno disto , se analisarmos sem partidarismo este problema antigo é nosso e ñ da RE , as outras montadoras que estão em Manaus embutem o valor no custo da moto e ñ te falam , a gente paga sem saber a RE pelo menos diz , Manaus recebe incentivos fiscais mas nunca teve estrutura para escoar o que lá se produz ou sai via aérea ou pela água , temos que tomar ciencia de todas estas questões e cobrar os governantes e não as Industrias mas de qlqr forma Eu sou muito grato a RE por nos libertar do imperio japonês que se instalou aqui desde 1976 .
Parabéns RE , esta incomodando alguns poderosos do mercado , falam mal , jogam pedras, tentam denegrir a marca , mas cada dia Ela cresce mais , exatamente como a Uber qdo chegou aqui qto mais pedras atiram mais ela cresce .
amigo não tem como o frete ser igual em todo pais, pois se trata de logistica, o custo para levar moto até o Pará é muito maior do que lever a moto até Curitiba né amigo. não seja burro
@@cassio221 faz uma média, é o que Triumph e Bajaj por exemplo fazem, mas o que não tem como é tu chegar numa loja e te cobrarem o preço da moto igual em outra região porém 5 mil de frete enquanto na outra região cobram 2!!!
* e seja educado com as palavras...
@@fabriciopesenti Okay, me desculpe minha falta de educação e respeito, mas seu ponto é mcolocar um negócio chamdo subsidio cruzado, onde concessionárias de centros mias lucrativo cubram os gastos de concessionárias menos rentaveis, nesse ponto eu concordo com você esse é um modelo justo.
O senhor #CláudioGiusti poderia participar de uma live respondendo perguntas do consumidores! Seria bem esclarecedor em relação a muitas dúvidas dos atuais clientes e de possíveis clientes, como é meu caso. Num país tão vasto como o nosso, apenas 30 concessionárias fica impossível levar o nome e o conhecimento sobre a marca pra todo canto. Se houvesse uma campanha de marketing pesado como a Bajaj está fazendo, com certeza faria toda diferença. Moro em uma região do Estado de São Paulo com cidades como Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, etc, e pouquíssimas pessoas conhecem a marca, nem sequer lojas existem!
Vamos ver se conseguimos fazer essa live! 🏍️
quero ver ele responder as reclamacoes do ReclameAqui...monte de proprietários com problemas no pós-vendas, peças...falta de agenda pra revisão e consequentemente perda de garantia, essa que mtas vezes não é. cumprida. Ainda bem que pesquisei antes de entrar nessa furada.
@@unchartedBrasil perder a garantia por falta de data pra agendamento de revisão daria uma bela indenização na justiça, eu acho! Kkk
Muito esclarecedora a entrevista, tive a oportunidade de conversar com ele na inauguração da loja em Manaus, tenho certeza que a marca irá crescer ainda mais no Brasil. Estão de parabéns.
Que entrevista bacana, eu também tive uma Aprilia Pegado, amava aquela moto e hoje estou juntando para comprar minha Interceptor, moto que fui inventar de fazer o test Ride e me apaixonei.
O pós venda é fundamental. Uma arroela de bufão a R$15,00 e um filtro de óleo a R$60,00 penso respeitosamente ser um abuso. Esta situação precisa ser revista, pois afasta o cliente da concessionária
RE no Brasil não é moto pra pooobre, é para pobre vip.
To vendendo a minha juntamente p isso. Ter q importar filtro de óleo com 7 anos aqui é sacanagem. Pagar $90 num filtro na cc é sacanagem. Precisam abrir a oferta de peças p mercado paralelo.
Irmão, isso não é só na Royal! Eu trabalho na Jeep, um bujão aqui é 130 reais! Você acha que peça de Triumph ou de Harley são baratas? Quer manutenção barata, tem que comprar Honda ou Yamaha...
Brasileiro é chorão não percebe a inflação e a situação política/econômica brasileira, o seu real brazuca não vale nada.
Se cuidem donos de Royal, o CEO diz que gosta de rodinhas..😂😂😂
Estive na inauguração RE Manaus as motos são tops ❤ tenho visto várias motos pelas ruas aqui em Manaus inclusive meu vizinho comprou a Classic e seu colega sempre o visita com a scram já vi também muitas meteor e uma Hunter e uma Himalayan olha que praticamente não saio da zona norte da cidade
Se eu tivesse certeza que existem peças de reposição com preço justo, e que os mecânicos em geral não vão refugar mexer na moto eu compraria com certeza.
Gostei muito da moto, queria comprar.
Olá Noah e Iris. Parabéns pela nova parceria. Eu acredito que o universo conspira em nosso favor, quando acreditamos e trabalhamos em prol dos nossos sonhos. Percebo que muitas oportunidades vão surgir na sua jornada, pois estão fazendo por merecer. Gosto da naturalidade dos seus vídeos e de sua modéstia. Eu me identifico com vocês nos sonhos e paixões, por isso estou acompanhando o canal. Além do mais, é legal ver uma parceira sólida como a Iris. Ela adiciona algo muito especial para o programa. Espero que logo seja possível ouvir as observações dela da garupa da moto. Fiquei surpreso com quão é caro o sistema que permitiria este recurso. O brasileiro paga triplo por toda e qualquer tecnologia. É ridículo. Más vocês chegam lá. Um abraço.
Sr. Claudio a R.E vai se tornar em alguns anos a maior fabricante de motocicletas do Brasil, continuando com os excelentes produtos, associados a preço, confiança e facilidade em peças de reposição, que nós Brasileiros possamos ter o privilégio desta marcar no Brasil, afinal foi feita como uma arma, deve durar e ter história. Parabéns !!
Que facilidade é essa nas peças de reposição? 😂 todo mundo esperando mais de 2 meses pra chegar peças básicas. Nem RELAÇÃO da classic 350 tem no país. Falo como um proprietário que está passando os perrengues do atendimento pós venda.
NUNCA será. Mas pode sim ser líder do nicho citado por eles mesmos, da média cilindrada. Infelizmente,por causa do custo Brasil, o brasileiro se preocupa muito com valor de pós venda, e nesse pornto, todas as novas marcas ainda vão ralar muito pra chegar num numero razoável de motos vendidas.
RE nunca mirou em ser o maior fabricante de motos do Brasil, eles querem ser lider no segmento de média cilindrada. Pra brigar em volumes com a Honda é suicídio. Se nem a Yamaha que tá aqui desde antes da Honda consegue, quem dirá a Royal.
Muito boa a entrevista! Tenho um Meteor 350! Gosto da moto! Falta de uma concessionária na região do triângulo mineiro! Que os representantes da Royal Enfield pensem em explorar mais esta região! Exemplo moro em Uberlândia e a concessionária mais próxima fica em São Paulo.... Ribeirão Preto!
Parabéns, Royal! É um longo caminho, mas vocês tem sido consistente.
Bem esclarecedor este vídeo, sou um ex proprietário da Mirage Kasinski, e sei um pouco a dor de cabeça que tive com esta moto, mas percebo que depois desse vídeo que a conversa é bem outra, não serei abandonado no futuro porque a RE tem história e muito mais solidez e muito em breve, ou será uma Interceptor ou Super meteor
a moto em si é ótima, o problema é o atendimento pós venda que praticamente não existe. estou desde novembro/23 esperando chegar um miolo de chave. zero peças no brasil.
Parabéns, gostei de conhecer o Claudio. Fiquei mais confiante. Tenho 72 anos e conheço motos desde os 16. Minha primeira moto, uma jawa. Vou comprar uma super meteor. Enfim chegou uma moto que quis ter. Comprei uma 410 em 2022 e tive que devolver antes de pegar, motivo sério de saúde. Acho que agora vai!
Parabéns aos dois! Márcio e Cláudio!
Bacana a reportagem, já sonhando com a moto
Quero ver a mudança no pós venda na prática!!!
Peças básicas disponíveis em curto espaço de tempo e melhoria na estrutura das concessionárias para melhor atender o cliente.
Só que isso não pode demorar mais 7 anos...
Muito legal, aguardando a concessionaria do Vale do Itajai (SC), para atender Blumenau, Pomerode, Indaial e regiao
vai abrir uma por aqui?
parece que alguns não entenderam nada da entrevista. empresa com 7 anos no Brasil já na quarta colocação em vendas é sinal que teremos muita evolução e isso será muito bom para nós consumidores. torço pelo sucesso da marca.
O pessoal acha que a marca vai chegar e não ter nenhum problema. Quem já está a 50 anos como a Honda tem vários problemas.
Bem assim estão criticando a Shineray, e aos poucos eles evoluindo.
Venha logo essa himalayan 450
Senta espera. Vai ser a mesma novela da Meteor 650....
Tô esperando chegar a Himalayan 452, ou 450CC, como tá cedo batizada aqui no Brasil.
Gostei dos testes feitos pelos nossos UA-cams, pelo que vi nos testes ela vai encarar com fôlego nossas estradas.
Valeu pela entrevista!!
Estou tendo os primeiros contatos com a marca e simpatizo demais com essa preocupação com a imagem e a história da motocicleta HE. Estão no caminho certo.
Adorei a entrevista, conhecer o ceo da marca no Brasil e saber de alguns detalhes que eu não sabia. Sou mto fã da marca e estou estudando as possibilidades de pegar uma interceptor 650. Minha maior preocupação é questão de deslocamento por não ter agência na minha cidade, Juiz de Fora-MG. Mas, acho que vou enfrentar os desafios por ser mto fã da marca. Parabéns pelo conteúdo.
Que bela entrevista! Eu, que já sou fã da marca, estou muito mais entusiasmado com as perspectivas positivas da Royal Enfield no Brasil! Que continue crescendo, sem esquecer a qualidade e a essência do produto! Paulo, de BH.
Parabens pela excelente entrevista. A historia da RE é realmente fascinante.
Parabéns
FINALMENTE CUIABÁ.......AMÉM!!!!!!! Esperando a Himalayan 450 ANSIOSAMENTE
Sensacional, sou fã da RE, muito por conta da sua história. Parabéns!!!
S O S Sr Cláudio!!!
Os clientes da Royal Enfileld tá sofrendo com o descaso e falta de bom senso das concessionárias referente a garantia das motos!!!
Eu pretendo adquirir uma twin 650 e temo comprar e sofrer o que os irmãos motociclista estão passando com problemas referente a bateria,retificador, contragiro e velocímetro que São os mais propícios a acontecer! O povo pede Socorro!!!
Pelo amor de Deus!
Não entendo esse desespero. Comprei uma Classic 500 em 2017 e uma Interceptor em 2021, e não tenho nada a reclamar, nem das motos e nem das concessionárias. Só alegria até agora, ainda estou com as duas e nem penso em vender.
Então vc ñ interage com o outros clientes da Royal ou vc é puxa saco da marca! Eu falo o que eu vejo os outros reclamando!
Eu estou tirando a habilitação de motos aos 39 anos, porque passei na frente da Royal Enfield em Vitória. Me apaixonei pela Interceptor. Vou ter e acabou..
Doido. Tá velho já. Deixa isso pra outra vida.
Tem que melhorar o pós-venda! Não podemos ficar presos às concessionárias. A licença para fabricação e distribuição de peças, tem que ser liberada. A moto não pode ficar parada esperando peça de reposição!
fiquei quase 3 meses com a moto parada na concessionária de campinas aguardando peça (que até agora não chegou)
@@ventosememorias que M...e logo RECampinas que elogiam tanto?!
só tive experiência ruim ali, inclusive precisei acionar a garantia porque o cromado das duas folhas de roda descascou com 30 dias de uso (sem lavar a moto) e foi uma longa briga pra conseguir ser atendido sem custo. Tem um vídeo no meu canal que mostro isso. @@marcioduque2007
até agora só tive experiência ruim com essa concessionária. se ela é a melhor eu tenho medo da pior kkkkkkkkk@@marcioduque2007
@@ventosememorias 🤦🤦🤦🤦
Fui um dos pioneiros da Himalayan no inicio de 2019, tive percalços mas sempre prontamente atendido mesmo quando não existia presença oficial no RJ, e quando surgiu o apoio foi melhor ainda. Hoje já estou com 70.000km percorridos de muitas histórias pelo BR... Ainda não vi a parceria de equipamentos com a Rev'it por aqui, no aguardo 😉
Um excelente bate papo.. trouxe muito esclarecimento...eu sou Royal..
Que bom que ajudou
Royal enfield Brasil está no caminho certo. Parabens, excelente moto
Parabéns pela ótima entrevista. Gostei de conehecer o Claudio virtualmente e ouvir o seu ponto de vista sobre os principais problemas dos consumidores da marca. Minha primeira moto foi uma Himalayan, fui buscar uma mais potente mas estou acompanhando a chegada da Hima 450. Desejo sucesso a essa parceria! Cicero de Brasilia. 😎🤙🏍🟢🔶
Gratidão 🏍️✊
Excelente entrevista
Desejo muito sucesso a Royal Enfield!
Gosto muito da marca e através dela fiz muitos amigos!!!!!
🏍️✊
Bacana cara. Foi muito bom ouvir do CEO da Royal Enfield o que eu já tinha certeza. A consolidação da marca no Brasil. Esta
veio pra ficar. Tamo junto. Aguardando a Shot Gun.
Também queremos ver a Shtogun!
Cláudio, se vc ler esse comentário, cuide do padrão de atendimento das Consercionarias. Fui muito mal tratado na loja de São José dos Campos. Os vendedores me menosprezaram. Acho que eles pensaram que eu não tinha capacidade financeira de comprar algum modelo. Entrei, olhei os modelos, subi nas motos, os vendedores me olharam, mas não vieram me atender. Sai da loja com dinheiro na conta e não comprei. E nem vou comprar moto Royal! Os usuários Royal estão criando um nicho perigoso para a marca!!!
Otima entrevista. 👍🏻👍🏻
Na parte final da entrevista o CEO pareceu valorizar o fato da Royal Enfield estar se tornando uma marca de nicho no Brasil - além de não ter pressa em tornar a marca a líder no segmento 250cc a 750cc. Se isso for verdade, infelizmente é real o receio da RE se tornar uma marca de hipster de filtro sépia, monóculo, Jack Daniels e Born To Be Wild. Espero muito estar errado. Pra Royal vender no Brasil como vende na Índia, ela precisa competir por PREÇO, não pelo cliente que "quer sair da superficialidade para entender de logística e da história da marca".
Enfim, novamente, espero muito ter entendido errado tudo que ele falou, e que a Royal cresça bastante no Brasil, especialmente no segmento 250cc - 350cc, que é onde faltam preços justos.
Royal já decidiu, não apenas no Brasil mas também nos EUA e Europa, que quer vender lifestyle através de suas motos, na mesma pegada que a Harley faz, mas pra um público 2 degraus abaixo dos preços da Harley. Os influencers com filtro Sephia estão ai pra ficar, goste-se disso ou não. E outra coisa, mesmo a India a Royal tá longe de ser a marca mais vendida, ela é só a 5a colocada e vende pouco mais de 1 milhão de motos por ano. A Hero que é a líder de mercado vende 5 milhões pra você ter ideia. A RE não como prioridade disputar venda no preço, é oferecer um produto diferente, vai ver quais são as motos mais vendidas na India que você vai entender que o mercado que a RE mira lá (e consequentemente no resto do mundo) nunca foi de ganhar no volume de vendas.
Boa
@@bk649ccVocê está coberto de razão
Aqui, em Cuiabá-MT, falta o olhar da marca. E a chegada de um concessionário Royal. Por certo, isto marcará "a New Live Style" deste "rico" rincão. Estamos aguardando pela breve inauguração.
Tem de melhorar - e muito - o pós-vendas!
Eu moro na Regiao dos lagos(Araruama) Rj tenho uma Super Meteor 350 comprei no lançamento, gostaria que tivesse uma concessionária uma vez que essa região tem varios Moto Clubes além de muitos amantes das duas Rodas.
Eu acho o atendimento em Porto Alegre exemplar... mas tenho escutado em grupos de whatsapp e nas redes algumas recorrentes reclamações em determinadas concessionárias.
Se tem uma coisa que o diretor da Royal Enfield no Brasil pode fazer, é prestar atenção nestes casos evitando que algumas concessionárias acabem maculando a imagem da marca.
Em questões comerciais e técnicas também.
Precisa abrir uma concessionária no norte do RJ/ cidades como Macaé ou Campos dos Goytacazes e região dos lagos. É uma região produtora de petróleo com quase 1 milhão de habitantes
Finalmente teremos uma concessionária em Cuiabá, parabéns pelo vídeo.
🏍️✊🏍️✊
Ei amigo, sabe onde vão abrir?
Espero que a futura concessionária de Belém traga as motos com preço justo. Como descrito pelo próprio CEO da royal nesse vídeo depois de Manaus o primeiro trajeto de parada para todo o Brasil é Belém. Outra coisa. Esse transporte de Manaus até Belém-PA deve ser o mais barato já que é por meio fluvial. Veremos...
É só esperar chegar a nova himalayan🎉
Sou Engenheiro tb e ligado a indústria automotiva! Tenho uma himalayan que adoro mas larguei as revisões na segunda ! Eu mesmo faço tudo, alem disso tive eu que arrumar um bo no abs simplesmente pq segui o diagrama elétrico!Nao vou detalhar muito mais...! E quanto a mao de obra, ajusta os requisitos pq tem! Pecas, tipo filtro de oleo, tive que importar pq pagar 90 reais nao da! Fica a dica que a moto eh boa, mas tem coisas que nao da pra engolir! Esperamos a 450, que apesar da altura mínima do solo nao ser adequada, pode ser que o resto supere! Estamos a disposição
É uma marca pra quem entende. Eu rodo com meu opala 78 como único carro, tenho Mirage, já tive Shadow e o pessoal acha que não é viável, que não tem peças e blablabla. A questão é ter conhecimento.
Esperando muito pela nova Himalayan, querendo muito ela na cor kamet white.
Boa tarde Márcio e o Cláudio da RE! ...bela entrevista más, aproveito para reclamar da RE BR. Sou de BH e comprei uma Himalayan Zero 2022 em Dez 22;a mesma apresentou o ressecamento do bojo do farol oque, já foi acionado a garantia.me deram a reposição más tenho aguardado a chegada da peça que vira da Índia ; o acionamento foi feito em novembro último e até agora nada. ...espero mais agilidade da marca no pós venda e na garantia de itens que precisam de recall! Continuo aguardando impaciente! ... Cláudio da uma atenção a essas demandas.
Esperando a Hima 450.👍👍👍
Abram uma em Passo Fundo - RS é uma cidade satélite do interior do RS terão um publico gigante
Fala para o cláudio que precisamos de uma CC aqui em uberlandia MG , segunda maior cidade de minas. Tenho uma royal e muita gente fica admirada com a moto mais não conhece a marca.
eu ja vi 2 meteor aqui na minha cidade mas vi de longe passando na rua, esout doido pra ver uma de perto na loja
O fato de não parecerem motos extraidas dos filmes "da marveu" a marca ja me conquistou.
Quero comprar um GT 65O ou uma bullet 650 quando e se vier... Por enquanto Scram...
estava apaixonado pela himalyan até ter problema no cabeçote com 15.000 km e eles me disseram que não tem a peça e nem previsão de chegada, triste realidade meu contato é Royal Campinas -SP e São Jose dos Campos - SP a resposta foi a mesma das duas....
Gosto muito da marca mas, to vendendo a minha justamente p isso. Ter q importar filtro de óleo com 7 anos aqui é sacanagem. Pagar $90 num filtro na cc é sacanagem. Precisam abrir a oferta de peças p mercado paralelo.
Aguardando minha rosal 650
Vejo muitos proprietários reclamando de dificuldade pra agendar revisões.
agendar revisão, ser atendido no pós venda, escassez de peças (praticamente estoque zero no brasil) dentre outros pormenores. estou desde novembro/23 esperando chegar um miolo de chave, minha moto ficou quase 3 meses parada na concessionária de campinas.
@@ventosememorias que situação hein!
Só queria fazer a revisão na minha cidade sem ter que viajar 400km para fazer uma revisão! Ainda estou pensando se compraria uma royal devido a distância das concessionárias e falta de peças básicas no mercado!
Outro problema é que a primeira revisão é feita com 500km ou 45 dias
Está perto. Moro em Belém e a mais próximo fica em Manaus e mesmo assim vou comprar
Se doido daqui de casa ate a royal de Curitiba da 130 ja acho muito
@claitonhenrique602 onde vc mora?
A Royal tá chegando em Belém, vai facilitar a sua vida!
Finalmente estão usando inteligência para conquistar a fatia de mercado. Essa nova Himalayan de 40CV vai ser perfeita para as pessoas viajarem...por anos, as motos de 22 cv andam no limite, colocando em risco as pessoas na estrada. Simplesmente não tem moto de roda raiada da faixa de 40cv.
❤❤❤
Top
Motos muito boas.
Só precisam tirar o valor do FRETE de uma vez por todas e melhorar o PÓS VENDA.
Pergunta: .. Já que vai vir a Himalaia novo motor 450 .. será que existe possibilidade de tbm da scram 450 ??
A imagem da Royal é q peças são caras. Acho q na India a imagem é q manutenção é barata e em todo lugar. Royal Brasil poderia fazer um programa tipo Total Care q a Peugeot lançou se objetivar ganhar escala
Vai melhorar......
A marca vai deslanchar.....
Precisamos de mais marcas sólidas nesse circo 🎪 chamado Brasil!!!!
Abre uma em Uberlândia MG
Gente, Royal é marca intermediária. Não é para pobre e nem para rico. É pra classe média alta.
Se você não quer gastar muito, fique com marcas focadas em público de renda mais baixa. É o meu caso, pois irei de Yamaha Factor.
poderia abrir em Juiz de Fora/MG
Estou prestes à desistir de deixar um sinal de 3.000.00 na pré compra da Super Meteor 650, devido às reclamações do pós Venda, Isso é preocupante, E ainda fica pior e após Visualizar o Site Reclame Aqui. E constatar o descaso que a R.E não se dá ao trabalho, de responder às reclamações dos proprietários que estão decepcionado com o descaso das consorcionarias.
Precisa rever preços de peças e acessórios,no meu ver estão pondo preços abusivos,se não melhorar vai distânciar muitos motociclistas.
Essa moto esta na minha mira,se abrir em palmas ou imperatriz
Custo de revisões e peças absurdo. Saí da marca. Bajaj tem melhor custo benefício.
Sou vendedor de medicamentos à mais de 30 anos, para contar história tem que ter paixão pelo quê faz inclusive eu tenho uma himalayan 2022 e já sei tudo dá moto inclusive eu mesmo faço às trocas de óleo e filtros
A Royal precisa abrir uma concessionária em Cuiabá Mato Grosso, ou pelo menos credenciar uma oficina para assistência técnica e revisões, visto a grande quantidade de motos da marca aqui no Estado.
Ele falou no video que está pra abrir uma concessionária em Cuiabá
Ele acabou de falar no vídeo que já até aprovaram o local da concessionária em Cuiabá
A concessionária de Cuaibá vai abrir logo mais!
A questão do falso neutro na terceira marcha do motor 650, vai haver recall nisso?
Vocês deveriam trocar esses pneus Ceat por algum nacional, detesto o que vem na Interceptor 650
Belém!!!!!
Estão chegando 🏍️✊
fiz ate o test. ride....grana na conta....mas depois de ver as reclamações no reclame aqui .... ai desisti na hora....uma pena
"Todas montadass em Manaus"
Talvez seja por isso que os problemas das Twins parecem ter aumentado em comparação com quando eram importadas já montadas?
Para mim o que tá ficando uma vergonha é demorar para colocar o super meteor 650 no mercado , estamos esperando essa moto já faz um ano , e outras marcas vão lançar moto custom junto com SM 650 , vai perder mercado simplesmente pelo foto de demorar com lançamento .
Gostaria de montar uma concessionária na cidade de Santos...com quem eu devo tratar??
A 2 anos venho tentando.....
Luiz Bezzi Pasquarelli
Vem pra Uberlândia
Faltou falar oq ele acha da lei Ferrari que não deixa novos fabricantes entrar no Brasil e termis lojas multimarcas, que aumentaria muito as concessionárias em cidades pequenas. Por isso Honda e Yamaha detém 70 e 20% do mercado deixando 10% pra outras marcas....vergonha essa lei q atrasa Brasil diante de Argentina, Chile e Colômbia....
Importante esclarecer como ficará a relação montadora x concessionárias sem a lei Ferrari.
Eles (assim como todas as outras marcas de carros e motos) só vão falar disso depois do trânsito e julgado da ação que está correndo na justiça, até lá não vão falar nada, não adianta o quanto ansioso a galera esteja. Dependendo do resultado do julgamento pode ser até que nada mude.
Vão fechar um acordo e apresentar ao juiz do caso.o consumidor não será 100% contemplado.simples assim. Aliás já estão em negociações...
Então provavelmente as marcas que tem maior participação no Brasil vão continuar a vender motos com ágio, incluindo Royal-Enfield. O ágio altera a percepção de custo/benefício dos produtos. Há 2 anos comprei uma Tiger 900 Rally pelo preço de uma NC750 automática.
Sahara 300 está 10% mais cara que uma Scrambler 400...
Tô de Hunter, mas to de olho na GT e esperando a Shotgun. Ou seja, não vou sair da Royal tão cedo. =)
Queremos peças com preço justo!!!!!
Está faltando palmas Tocantins
Eu tenho interesse ) e pouco dinheiro! rs) de abrir uma concessionária da Royal Enfield em Campina Grande, Paraíba. Disponho de um imóvel no centro comercial da cidade (local muitíssimo cobiçado). É quanto o investimento inicial para essa empreitada?
Obteve alguma resposta?
Esse país não tem jeito, ninguém consegue dormir por conta das motos barulhentas sem escapamento e o governo fica estrangulando o processo de homologação. Não controlam as leis nas ruas e ficam criando dificuldades que atrapalham os lançamentos aqui no Brasil.
Se você já sonhou em voar ande de motocicleta é você vai se realizar!
Falta concessioária no ABC Paulista
Vocês têm que instalar uma concessionária em cada capital.
A hymalaian vai ser continuada?
O discurso é lindo, mas na prática a marca só vende e trás motos e mais motos. Não tem atendimento pós venda e nem peças. No meu canal tem os perrengues que já passei com a RE, fora os que não foram citados em vídeo ainda.
Na sua opinião na nova 450 com rodas raiadas sem camara os prós e contra
Sempre Tive essa dúvida
Que dúvida você tem ? É a melhor solução possível!