JOÃO EXCELENTE VIDEO - É O MELHOR DA INTERNET - PODE-ME DAR UMA ORIENTAÇÃO ? USANDO UM SCR PARA CONTROLAR A DESCARGA DE UM CAPACITOR DE MODO QUE ELE DESCARREGUE UMA CARGA MÁXIMA E COM VOLTAGEM MÁXIMA PARA TER MELHOR RENDIMENTO NO PROJETO . NESSAS CONDIÇÕES O GATE DO SCR DEVE DISPARAR NO MOMENTO EM QUE O CAPACITOR ESTEJA O MAIS CARREGADO POSSÍVEL E COM VOLTAGEM MÁXIMA - O GATE DO SCR VAIS SER DISPARADO POR UMA CORRENTE GERADA PELA PRÓPRIA FONTE QUE CARREGA O CAPACITOR PARA HAVER SINCRONIZAÇÃO NO FUNCIONAMENTO DO MOTOR - EXISTE UMA LIMITAÇÃO DE VALOR DE CORRENTE E VOLTAGEM PARA O SCR - EU JÁ SEI CALCULAR O RESISTOR NECESSÁRIO PARA ESSA LIMITAÇÃO - POR OUTRO LADO TEREI QUE USAR UM RESISTOR PARA ATRASAR O DISPARO DO GATE AFIM DE DAR TEMPO DO CAPACITOR SER CARREGADO - A MINHA DÚVIDA É QUAL RESISTOR DEVO USAR DE FORMA A ATENDER 2 COISAS : PRIMEIRO A LIMITAÇÃO DE VOLTAGEM E CORRENTE NO GATE ( QUE JÁ SEI CALCULAR ) E SEGUNDO CONSEGUIR CARREGAR AO MÁXIMO O CAPACITOR E COM VOLTAGEM MÁXIMA ? ATENCIOSAMENTE ALVARO TOLDA LIMA : alvaro.tolda@gmail.com
Olá 👋, ótima aula ajudou muito!! @João Victor Carvalho Tereza SÓ QUE TENHO UMA DÚVIDA. COMO CALCULAR O VALOR DE TENSÃO "MÉDIA" NA CARGA PELO ÂNGULO DE DISPARO???? por exemplo no ÂNGULO de 2° o valor de tensão na carga foi de 6,3v. Pra achar a tensão média na carga eu só teria que pegar a tensão máxima e subtrair pela tensão instantânea????? 179,6 - 6,3 = 173,3 V seria isso ? E a minha ideia de (TENSÃO MÉDIA NA CARGA ESTARIA CORRETA)???
Olá! Muito obrigado! Com relação à sua dúvida, o valor da tensão média corresponde à área entre a forma de onda da tensão obtida para um ângulo de disparo qualquer e o eixo horizontal, dividida pelo período desta forma de onda. A expressão que calcula esse valor médio é dada por: Vméd = (Vmáx) * (cos(alpha) + 1) / (2*pi) Logo, no exemplo do vídeo, para alpha = 2°, teríamos: Vméd = (179,6) * (cos(2°) + 1) / (2*pi) = 57,15 V (aproximadamente) Para alpha = 90°: Vméd = (179,6) * (cos(90°) + 1) / (2*pi) = 28,58 V (aproximadamente) Repare que a tensão média para alpha = 2° é maior do que a tensão média para alpha = 90°, pois a área da curva em 2° é maior. Podemos, inclusive, deduzir de onde veio tal expressão utilizando recursos do cálculo diferencial e integral, por meio de uma integral definida. Caso queira ver a dedução da expressão, pode me falar que gravo um vídeo aqui no canal sobre isso. Espero ter ajudado. Abraços!
seu vídeo é bem didático parabéns, mas me surgiu uma dúvida. se eu for ativar o scr com corrente contínua, também será necessário calcular o ângulo do disparo? supondo que eu tento um microcontrolador para acionar um scr e este acionar uma solenoide em corrente alternada.
Obrigado! Em um microcontrolador, acredito que seja possível programar os instantes em que o mesmo enviará os pulsos de corrente para disparar o SCR. Mesmo assim, se o intuito for controlar a tensão que chegará ao solenoide, você precisa saber tais instantes, ou seja, os ângulos de disparo necessários. É a mesma ideia do exemplo que fiz no vídeo. Contudo, na prática, seria interessante ligar um diodo em série com o gatilho do SCR, a fim de garantir que a corrente de disparo flua somente em um sentido.
Bem observado. O Rx deve ser ligado antes da carga nos dois circuitos para que a análise que eu fiz nos dois vídeos seja coerente. Com essa ligação, a tensão da fonte alternada é conectada diretamente ao circuito de disparo. O circuito de controle de fase utilizando o TRIAC foi retirado de um livro de eletrônica, mas não percebi esse erro no desenho. Obrigado por isso.
Aula perfeita.!
Muito obrigado!
Olá Prof. boa aula
Muito obrigado!
JOÃO EXCELENTE VIDEO - É O MELHOR DA INTERNET - PODE-ME DAR UMA ORIENTAÇÃO ? USANDO UM SCR PARA CONTROLAR A DESCARGA DE UM CAPACITOR DE MODO QUE ELE DESCARREGUE UMA CARGA MÁXIMA E COM VOLTAGEM MÁXIMA PARA TER MELHOR RENDIMENTO NO PROJETO . NESSAS CONDIÇÕES O GATE DO SCR DEVE DISPARAR NO MOMENTO EM QUE O CAPACITOR
ESTEJA O MAIS CARREGADO POSSÍVEL E COM VOLTAGEM MÁXIMA - O GATE DO SCR VAIS SER DISPARADO POR UMA CORRENTE GERADA PELA PRÓPRIA FONTE QUE CARREGA O CAPACITOR PARA HAVER SINCRONIZAÇÃO NO FUNCIONAMENTO DO MOTOR -
EXISTE UMA LIMITAÇÃO DE VALOR DE CORRENTE E VOLTAGEM PARA O SCR - EU JÁ SEI CALCULAR O RESISTOR NECESSÁRIO PARA ESSA LIMITAÇÃO - POR OUTRO LADO TEREI QUE USAR UM RESISTOR PARA ATRASAR O DISPARO DO GATE AFIM DE DAR TEMPO DO CAPACITOR SER CARREGADO - A MINHA DÚVIDA É QUAL
RESISTOR DEVO USAR DE FORMA A ATENDER 2 COISAS : PRIMEIRO A LIMITAÇÃO DE VOLTAGEM E CORRENTE NO GATE ( QUE JÁ SEI CALCULAR ) E SEGUNDO CONSEGUIR CARREGAR AO MÁXIMO O CAPACITOR E COM VOLTAGEM MÁXIMA ?
ATENCIOSAMENTE ALVARO TOLDA LIMA : alvaro.tolda@gmail.com
Obrigado, Álvaro. Te enviei um e-mail para trocarmos uma ideia sobre o circuito que você mencionou. Abraço!
Olá 👋, ótima aula ajudou muito!! @João Victor Carvalho Tereza
SÓ QUE TENHO UMA DÚVIDA.
COMO CALCULAR O VALOR DE TENSÃO "MÉDIA" NA CARGA PELO ÂNGULO DE DISPARO????
por exemplo no ÂNGULO de 2° o valor de tensão na carga foi de 6,3v.
Pra achar a tensão média na carga eu só teria que pegar a tensão máxima e subtrair pela tensão instantânea?????
179,6 - 6,3 = 173,3 V seria isso ?
E a minha ideia de (TENSÃO MÉDIA NA CARGA ESTARIA CORRETA)???
Olá! Muito obrigado!
Com relação à sua dúvida, o valor da tensão média corresponde à área entre a forma de onda da tensão obtida para um ângulo de disparo qualquer e o eixo horizontal, dividida pelo período desta forma de onda.
A expressão que calcula esse valor médio é dada por:
Vméd = (Vmáx) * (cos(alpha) + 1) / (2*pi)
Logo, no exemplo do vídeo, para alpha = 2°, teríamos:
Vméd = (179,6) * (cos(2°) + 1) / (2*pi) = 57,15 V (aproximadamente)
Para alpha = 90°:
Vméd = (179,6) * (cos(90°) + 1) / (2*pi) = 28,58 V (aproximadamente)
Repare que a tensão média para alpha = 2° é maior do que a tensão média para alpha = 90°, pois a área da curva em 2° é maior.
Podemos, inclusive, deduzir de onde veio tal expressão utilizando recursos do cálculo diferencial e integral, por meio de uma integral definida. Caso queira ver a dedução da expressão, pode me falar que gravo um vídeo aqui no canal sobre isso.
Espero ter ajudado. Abraços!
seu vídeo é bem didático parabéns, mas me surgiu uma dúvida. se eu for ativar o scr com corrente contínua, também será necessário calcular o ângulo do disparo?
supondo que eu tento um microcontrolador para acionar um scr e este acionar uma solenoide em corrente alternada.
Obrigado! Em um microcontrolador, acredito que seja possível programar os instantes em que o mesmo enviará os pulsos de corrente para disparar o SCR.
Mesmo assim, se o intuito for controlar a tensão que chegará ao solenoide, você precisa saber tais instantes, ou seja, os ângulos de disparo necessários.
É a mesma ideia do exemplo que fiz no vídeo. Contudo, na prática, seria interessante ligar um diodo em série com o gatilho do SCR, a fim de garantir que a corrente de disparo flua somente em um sentido.
@@joaovictorcarvalhotereza obrigado
Porque o Rx é ligado antes da carga e no triac é depois da carga?
Bem observado. O Rx deve ser ligado antes da carga nos dois circuitos para que a análise que eu fiz nos dois vídeos seja coerente. Com essa ligação, a tensão da fonte alternada é conectada diretamente ao circuito de disparo.
O circuito de controle de fase utilizando o TRIAC foi retirado de um livro de eletrônica, mas não percebi esse erro no desenho. Obrigado por isso.
Áudio muito baixo? Aula muito boa
Obrigado por avisar, vou verificar essa questão do áudio nos próximos vídeos.