Raul saí de uma leitora voraz de best seller para uma leitora voraz de literatura😅 é impressionante a forma como a minha maturidade e minha vida mudou desde que resolvi ler coisas melhores, é gritante a diferença! E você é uma das pessoas que mais me influenciou e vem me influenciando pra largar livros ruins e ler os que são bons de verdade. Obrigada Raul!!!
Qnd eu vejo um best seller, eu pesquiso sobre o autor, e vejo se ele tem outros livros de qualidade e deixo o famosinho dele por último kkkkkk e assim vc descobre obras injustiçadas do msm autor que tem um best seller kk
Raul, uma dica que dou pra você é buscar mais o incentivo de outras leituras (no caso, as que você julga de grande valor agregado) e evitar as críticas a algum tipo de leitura específica. Eu acho que o ciclo de leitores já é minúsculo até demais e atitudes excludentes só conseguem afastar aquele leitor que mal iniciou a ler (possivelmente ficando com vergonha por ter lido algo raso ou voltado para um público menor). Assim como você disse antes em um vídeo, o bom leitor aprende a desenvolver empatia por diversas situações. Infelizmente a realidade no nosso país são pessoas de acesso quase zero a uma mísera leitura anual. Precisamos acolher mais e evitar esses julgamentos quando somos uma voz que dá amplo alcance na internet.
Não entendi como crítica ruim, mas como esclarecimento. Foi exatamente essa comparação que me instigou a seguir o Raul e entrar no clube há alguns anos. E sem problema um miojinho de vez em quando, literatura de entretenimento tem seu valor.
Luan, meu velho, tudo bem? Acho que você me conhece faz pouco tempo. 95% do tempo só o que faço é falar sobre grandes obras da literatura. Tanto aqui quanto no meu Instagram, na minha newsletter, no meu Substack. Tudo de graça. Análises de 40 páginas sobre Anna Kariênina, Madame Bovary, Crime e Castigo, A Insustentável Leveza do Ser, etc. Vídeos de mais de uma hora sobre Dom Casmurro e Memórias Póstumas. Centenas de postagens no Instagram. Mas eu vou lhe dizer o que acontece: muita gente parece imaginar que qualquer crítica só vai AFASTAR todos os leitores. Não é verdade. Se a crítica for bem feita, embasada, talvez até engraçada -- o efeito pode ser surpreendentemente benéfico. Tenho milhares de alunos no meu Clube para provar o que digo (e algumas respostas já ao seu comentário, aqui mesmo). De novo: crítica não é "atitude excludente". E é falso dizer que ela "SÓ" consegue afastar. Muitas vezes, é o inverso. A crítica aproxima porque abre os olhos, expande os horizontes, aprofunda conceitos, esclarece dúvidas, instiga a inteligência e a curiosidade, etc.
Para ser sincero eu tenho um pensamento muito parecido com o seu, só que há alguns dias ando meio pesaroso ou no mínimo cauteloso quando o assunto é falar o óbvio sobre alguma leitura mais rasa. Se todos pensássemos assim, que ótimo seria. Minha namorada é super fã delas leituras bastante melosas e não tem qualquer interesse em ler um grande livro como O Senhor dos Anéis. Estou elaborando planos para apresentar a ela a história da maneira mais lúcida e evaporar da mente dela essa ideia de que todo Romance é algo cansativo aos olhos (assim como eu pensei um dia). No mais, meu caro, o seu trabalho é maravilhoso. Muito obrigado por produzir um conteúdo de qualidade. Tenho esperança de que um dia o nosso país possa melhorar e a leitura é o caminho a seguir.
Finalmente alguém pra dizer a real nessa net Gostaria de ver um vídeo sobre o quanto a linguagem de hoje, que se reduz a 6 jargões, tá prejudicando tudo (ia falar muito, prefiro reduzir tudo que eu queria dizer a uma simples palavra: TUDO)
Raul, já parou para pensar que é provável que boa parte dos livros publicados atualmente e futuramente podem ter algum tipo de influência da inteligência artificial? Algum trecho modificando e escrito pela IA ou até mesmo capítulos inteiros? Como vamos saber se daqui pra frente foi uma pessoa mesmo que escreveu o livro ou uma IA? É de se pensar... 🤔 Ótimo vídeo como sempre!
Eu gosto muito de clássicos e ja passei da fase dos livros de romances água com açúcar. Mas acho que criticar as pessoas que leem esse ou aquele tipo de livro, ou dizem que tal leitura é melhor que outra não ajuda em nada, por que todos temos as fases, começamos geralmente com as farofas e o amadurecimento como leitor pede com o tempo os clássicos. Todos temos que incentivar a leitura, porque no Brasil pouquíssimas pessoas tem esse hábito, e isso sim é o mais importante no momento.
Daniela, eu só digo a verdade. Aliás, eu ataquei algum leitor no vídeo? Falei que alguém é fútil e tonto e ignorante? Não disse, com todas as letras, que eu também vejo animes, leio mangás, gosto da Marvel e de Harry Potter e Percy Jackson? Essa ideia de que qualquer crítica só vai PIORAR tudo simplesmente é falsa. E eu tenho alguns vários milhares de alunos para provar isso. Foi com as críticas que eles finalmente despertaram à literatura.
o problema não é ler best seller e livro famoso, é ler SÓ isso. Pra quem não tem costume de ler, é uma ótima porta de entrada, especialmente pra jovens, muito adolescente tem asco de livro porque no ensino médio enfiam um monte de autor brasileiro que dá um nó na cabeça de quem não é acostumado com leitura. O importante é ir evoluindo ao longo do tempo. E farofa é ótimo pra quem estuda muito ou trabalha com empregos estressantes, pegar um livro complexo quando você tá pilhado mentalmente é complicado.
Os livros best sellers são tão TAO semelhantes entre si que eu deixei de os ler justamente por serem cópias uns dos outros. A partir daí, descobri que clássicos não são necessariamente difíceis e não precisam apelar para plot twists super bombásticos. Até mesmo as partes que seriam completamente "enfadonhas/ chatas" de um livro de dostoiévski, por exemplo, pode trazer pleno prazer quando descobrimos que tudo está ali por uma "razão maior"
Eu amo uma farofa, confesso que as vezes preciso de um livrinho água com açúcar para espairecer a mente, ainda mais quando fico lendo artigos e livros de formas demasiadas para a faculdade. Mas é aquilo pessoal, não dá pra viver de fast food todo dia, pq uma hora ou outra, nosso corpo sente, do mesmo modo é os livros famosos. Entrei no mundo da literatura clássica a partir dos 14 anos com Orgulho e Preconceito, e desde então não parei mais com clássicos. Quando mais vc ler os clássicos, mais vc deseja cada vez mais ler eles, e mais vc percebe a qualidade das obras comparado a outros livros, é um caminho sem volta.
Eu vi uma moça que é uma "escritora fantasma" de outros escritores famosinhos falando que muitas já usam para a maioria das coisas relacionadas a história até para escrever, depois disso é só fiquei pensando "que merda, o jeito é só ler gente morta mesmo". Inclusive já tinha pavor de imagens geradas por IA, mais um medo adicionado com sucesso kkkkkk nada contra ela (IA), mas sobre a desonestidade das pessoas mesmo
Usar a IA como assistente não é um problema, de verdade. Por exemplo: para você gerar uma BOA imagem com IA é preciso ter conhecimento sobre história da arte (ser capaz de nomear estilos e movimentos artísticos, por exemplo) e uma boa escrita. O problema é jogar TUDO no colo da IA e viver de fazer apenas cópias de cópias de cópias.
A maioria dos livros que leio sao classicos ou plivros biograficos como Alexandre o Grande ou SPQR que fala de Roma , mas eu cometo um pecado com Stephen King eu confesso
Verdade! Essa 'fórmula do sucesso' contaminou até os animes! Tô criando ranço desse padrão... Já nem gostava de Naruto assim, aí surgem as cópias: Black Clover é outro exemplo (a diferença é que trocam ninjas por bruxos) CHEGA
Chamar black clover de cópia é passar um pouco do limite, tem mais profundidade do que você imagina. Recomendo o vídeo do canal 'Narrativando' sobre ele para abrir um pouco sua mente.
Deixa a galera ler o que quiser, o povo deu de elitizar a literatura agora, esse tipo de leitura é boa aquela não. Parem de fazer desserviço. Gosta de clássicos? Pois leiam. Gostam de best seller? Pois leiam. Incentivem a leitura, apenas isso.
É óbvio que algumas leituras são superiores às outras. Ponto final. E o meu "desserviço" é ter uma newsletter com 24 mil assinantes, um Instagram com 207 mil pessoas e um UA-cam, ainda engatinhando, com mais de 14 mil -- e em todas as redes entregando conteúdo diário sobre livros e literatura, apresentando argumentos sólidos baseado no estudo de grandes críticos e autores. Ah, sem contar que no vídeo eu sou claro: eu também leio literatura de gênero. Eu vejo animes. Eu gosto de alguns filmes da Marvel.
@ Mestre, meu comentário não desabona todo seu trabalho, nem seus números. Precisamos de pessoas que incentivem a literatura. Uma literatura não anula a outra. Gosta de clássicos? Ótimo. Pare de diminuir quem não gosta. É apenas para que você reflita. E desejo que seus números cresçam ainda mais, mas cuidado com elitização da literatura. Devemos democratizar o acesso à leitura.
17:49 cara, você é o tipo de pessoa que dá uma aula maravilhosa sobre um assunto sério, mas não consegue deixar de ser engraçado kkk.
kkkkkkkk eu ainda estou me soltando... aguarde
Raul saí de uma leitora voraz de best seller para uma leitora voraz de literatura😅 é impressionante a forma como a minha maturidade e minha vida mudou desde que resolvi ler coisas melhores, é gritante a diferença! E você é uma das pessoas que mais me influenciou e vem me influenciando pra largar livros ruins e ler os que são bons de verdade. Obrigada Raul!!!
pôoo, Mari, fico MUITO feliz com isso! De verdade!
Qnd eu vejo um best seller, eu pesquiso sobre o autor, e vejo se ele tem outros livros de qualidade e deixo o famosinho dele por último kkkkkk e assim vc descobre obras injustiçadas do msm autor que tem um best seller kk
bicho, taí uma coisa que eu nunca vi alguém fazer e na qual nunca pensaria -- eu sempre leio a obra mais famosa e consagrada primeiro hahaha
Raul, uma dica que dou pra você é buscar mais o incentivo de outras leituras (no caso, as que você julga de grande valor agregado) e evitar as críticas a algum tipo de leitura específica. Eu acho que o ciclo de leitores já é minúsculo até demais e atitudes excludentes só conseguem afastar aquele leitor que mal iniciou a ler (possivelmente ficando com vergonha por ter lido algo raso ou voltado para um público menor). Assim como você disse antes em um vídeo, o bom leitor aprende a desenvolver empatia por diversas situações. Infelizmente a realidade no nosso país são pessoas de acesso quase zero a uma mísera leitura anual. Precisamos acolher mais e evitar esses julgamentos quando somos uma voz que dá amplo alcance na internet.
O instgram dele é cheio de indicações , além de ter um clube de leitura com as listas dos livros divulgadas.
Não entendi como crítica ruim, mas como esclarecimento. Foi exatamente essa comparação que me instigou a seguir o Raul e entrar no clube há alguns anos. E sem problema um miojinho de vez em quando, literatura de entretenimento tem seu valor.
Luan, meu velho, tudo bem? Acho que você me conhece faz pouco tempo. 95% do tempo só o que faço é falar sobre grandes obras da literatura. Tanto aqui quanto no meu Instagram, na minha newsletter, no meu Substack. Tudo de graça. Análises de 40 páginas sobre Anna Kariênina, Madame Bovary, Crime e Castigo, A Insustentável Leveza do Ser, etc. Vídeos de mais de uma hora sobre Dom Casmurro e Memórias Póstumas. Centenas de postagens no Instagram. Mas eu vou lhe dizer o que acontece: muita gente parece imaginar que qualquer crítica só vai AFASTAR todos os leitores. Não é verdade. Se a crítica for bem feita, embasada, talvez até engraçada -- o efeito pode ser surpreendentemente benéfico. Tenho milhares de alunos no meu Clube para provar o que digo (e algumas respostas já ao seu comentário, aqui mesmo).
De novo: crítica não é "atitude excludente". E é falso dizer que ela "SÓ" consegue afastar. Muitas vezes, é o inverso. A crítica aproxima porque abre os olhos, expande os horizontes, aprofunda conceitos, esclarece dúvidas, instiga a inteligência e a curiosidade, etc.
Para ser sincero eu tenho um pensamento muito parecido com o seu, só que há alguns dias ando meio pesaroso ou no mínimo cauteloso quando o assunto é falar o óbvio sobre alguma leitura mais rasa. Se todos pensássemos assim, que ótimo seria. Minha namorada é super fã delas leituras bastante melosas e não tem qualquer interesse em ler um grande livro como O Senhor dos Anéis. Estou elaborando planos para apresentar a ela a história da maneira mais lúcida e evaporar da mente dela essa ideia de que todo Romance é algo cansativo aos olhos (assim como eu pensei um dia). No mais, meu caro, o seu trabalho é maravilhoso. Muito obrigado por produzir um conteúdo de qualidade. Tenho esperança de que um dia o nosso país possa melhorar e a leitura é o caminho a seguir.
Ah, e desculpa por ter sido precoce ao falar isso. Realmente descobri o seu trabalho faz pouquíssimo tempo. Tudo de bom pra você 🙂
Raul, que video massa! Mas não concordo sobre o que você disse sobre a Carla Madeira.
Ansioso pela aula sobre “Tudo é rio”, um baita livro!
Finalmente alguém pra dizer a real nessa net
Gostaria de ver um vídeo sobre o quanto a linguagem de hoje, que se reduz a 6 jargões, tá prejudicando tudo (ia falar muito, prefiro reduzir tudo que eu queria dizer a uma simples palavra: TUDO)
Raul, já parou para pensar que é provável que boa parte dos livros publicados atualmente e futuramente podem ter algum tipo de influência da inteligência artificial? Algum trecho modificando e escrito pela IA ou até mesmo capítulos inteiros? Como vamos saber se daqui pra frente foi uma pessoa mesmo que escreveu o livro ou uma IA? É de se pensar... 🤔
Ótimo vídeo como sempre!
Eu gosto muito de clássicos e ja passei da fase dos livros de romances água com açúcar. Mas acho que criticar as pessoas que leem esse ou aquele tipo de livro, ou dizem que tal leitura é melhor que outra não ajuda em nada, por que todos temos as fases, começamos geralmente com as farofas e o amadurecimento como leitor pede com o tempo os clássicos. Todos temos que incentivar a leitura, porque no Brasil pouquíssimas pessoas tem esse hábito, e isso sim é o mais importante no momento.
Daniela, eu só digo a verdade. Aliás, eu ataquei algum leitor no vídeo? Falei que alguém é fútil e tonto e ignorante? Não disse, com todas as letras, que eu também vejo animes, leio mangás, gosto da Marvel e de Harry Potter e Percy Jackson? Essa ideia de que qualquer crítica só vai PIORAR tudo simplesmente é falsa. E eu tenho alguns vários milhares de alunos para provar isso. Foi com as críticas que eles finalmente despertaram à literatura.
@oraulmartins ok, foi só uma dica, mas entendo seu trabalho. Sucesso ao canal!
o problema não é ler best seller e livro famoso, é ler SÓ isso. Pra quem não tem costume de ler, é uma ótima porta de entrada, especialmente pra jovens, muito adolescente tem asco de livro porque no ensino médio enfiam um monte de autor brasileiro que dá um nó na cabeça de quem não é acostumado com leitura. O importante é ir evoluindo ao longo do tempo. E farofa é ótimo pra quem estuda muito ou trabalha com empregos estressantes, pegar um livro complexo quando você tá pilhado mentalmente é complicado.
eu amo as expressões dele kkkkkkkkkkk
Os livros best sellers são tão TAO semelhantes entre si que eu deixei de os ler justamente por serem cópias uns dos outros. A partir daí, descobri que clássicos não são necessariamente difíceis e não precisam apelar para plot twists super bombásticos. Até mesmo as partes que seriam completamente "enfadonhas/ chatas" de um livro de dostoiévski, por exemplo, pode trazer pleno prazer quando descobrimos que tudo está ali por uma "razão maior"
Eu amo uma farofa, confesso que as vezes preciso de um livrinho água com açúcar para espairecer a mente, ainda mais quando fico lendo artigos e livros de formas demasiadas para a faculdade. Mas é aquilo pessoal, não dá pra viver de fast food todo dia, pq uma hora ou outra, nosso corpo sente, do mesmo modo é os livros famosos. Entrei no mundo da literatura clássica a partir dos 14 anos com Orgulho e Preconceito, e desde então não parei mais com clássicos. Quando mais vc ler os clássicos, mais vc deseja cada vez mais ler eles, e mais vc percebe a qualidade das obras comparado a outros livros, é um caminho sem volta.
Esse cara é brabo em um nível surreal. Rsrsrsr muito bom
ME SEGURA, QUE TÔ GOSTANDO DO IUTUBIU
Não se meta! Eu leio o que eu quiser.
uuuuuuuui (porque eu fui até você aí e tirei algum livro da sua mão, né, claro)
Eu vi uma moça que é uma "escritora fantasma" de outros escritores famosinhos falando que muitas já usam para a maioria das coisas relacionadas a história até para escrever, depois disso é só fiquei pensando "que merda, o jeito é só ler gente morta mesmo". Inclusive já tinha pavor de imagens geradas por IA, mais um medo adicionado com sucesso kkkkkk nada contra ela (IA), mas sobre a desonestidade das pessoas mesmo
Usar a IA como assistente não é um problema, de verdade. Por exemplo: para você gerar uma BOA imagem com IA é preciso ter conhecimento sobre história da arte (ser capaz de nomear estilos e movimentos artísticos, por exemplo) e uma boa escrita. O problema é jogar TUDO no colo da IA e viver de fazer apenas cópias de cópias de cópias.
Muito bom.
A maioria dos livros que leio sao classicos ou plivros biograficos como Alexandre o Grande ou SPQR que fala de Roma , mas eu cometo um pecado com Stephen King eu confesso
Seria legal ouvir vc falando de mangás, talvez não de shounens q seguem uma fórmula específica. Monster e Vagabond, por exemplo.
Pior que eu preciso ler os dois, nunca os li. Mas queria começar pelo Berserk, na verdade.
@oraulmartins Foi por onde eu comecei também.
novo inscrito
Último bester (besteira) que li foi o Crepúsculo. 😂😂 graças a Deus, acabou essa palhaçada.
ESPERO QUE TENHA SIDO ANOS ATRÁS
@@oraulmartins sim sim, hoje em dia estou com Machado de Assis. 😊
Verdade! Essa 'fórmula do sucesso' contaminou até os animes! Tô criando ranço desse padrão... Já nem gostava de Naruto assim, aí surgem as cópias: Black Clover é outro exemplo (a diferença é que trocam ninjas por bruxos) CHEGA
Chamar black clover de cópia é passar um pouco do limite, tem mais profundidade do que você imagina. Recomendo o vídeo do canal 'Narrativando' sobre ele para abrir um pouco sua mente.
Deixa a galera ler o que quiser, o povo deu de elitizar a literatura agora, esse tipo de leitura é boa aquela não.
Parem de fazer desserviço.
Gosta de clássicos? Pois leiam.
Gostam de best seller? Pois leiam.
Incentivem a leitura, apenas isso.
É óbvio que algumas leituras são superiores às outras. Ponto final. E o meu "desserviço" é ter uma newsletter com 24 mil assinantes, um Instagram com 207 mil pessoas e um UA-cam, ainda engatinhando, com mais de 14 mil -- e em todas as redes entregando conteúdo diário sobre livros e literatura, apresentando argumentos sólidos baseado no estudo de grandes críticos e autores. Ah, sem contar que no vídeo eu sou claro: eu também leio literatura de gênero. Eu vejo animes. Eu gosto de alguns filmes da Marvel.
@ Mestre, meu comentário não desabona todo seu trabalho, nem seus números. Precisamos de pessoas que incentivem a literatura. Uma literatura não anula a outra. Gosta de clássicos? Ótimo. Pare de diminuir quem não gosta.
É apenas para que você reflita.
E desejo que seus números cresçam ainda mais, mas cuidado com elitização da literatura.
Devemos democratizar o acesso à leitura.