Milton Friedman - Capitalismo e Liberdade

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 25

  • @teoantropus9244
    @teoantropus9244 5 років тому +25

    Sou pobre e não me sinto oprimido pelo capitalismo. .. kkkkkkk... eu amo o capitalismo

    • @rafaelarduin1725
      @rafaelarduin1725 4 роки тому +5

      eu sou pobre e sou apenas menos pobre graças a ele, o que me dificulta sao os impostos do "capitalismo" brasileiro..

  • @matth_uag
    @matth_uag Рік тому +2

    Meu amigo, que canal !

  • @nathaliamourthe680
    @nathaliamourthe680 2 роки тому +1

    Meu Deus, quanta lucidez, sensacional, pena ter conhecido esse canal em 2022. Parabéns pelo conteúdo

  • @kaiomarcos513
    @kaiomarcos513 5 років тому +4

    Excelenteee cara 1h bem gasta da minha vida.

  • @wellerson_oliveira97
    @wellerson_oliveira97 5 років тому +3

    Faz uma parte dois do vídeo para explicar todo livro

  • @rafaelarduin1725
    @rafaelarduin1725 4 роки тому +3

    irmão gostei muito, continue por favor, ja faz 2 anos que eu estudo liberlismo independentemente da minha formação academica também ser outra, nao de bole a essas criticas feministas e bobagens a cerca da definição do liberalismo como as quais a menina ali criticou com um argumento ridiculo. continue irmão, tem muita gente que gosta e admira esse tipo de trabalho. abraço

  • @dente-podre-virgem37
    @dente-podre-virgem37 3 роки тому

    obrigado

  • @alexandrabaccin4331
    @alexandrabaccin4331 5 років тому +2

    Amigo, primeiramente agradeço por prestar esse importantíssimo trabalho à comunidade científica. Quem está comentando aqui não é a Alexandra, mas sim, Fernanda. Tenho formação em História e estudo de forma independente a Filosofia, a linguagem do Friedman não é das "menos acessíveis", pelo contrário, é um livro, para quem está acostumado aos rebuscos da Filosofia, fácil de ler. Gostaria de deixar a ti, uma opinião de professora, para que teu trabalho continue numa linha ascendente, evite "letrinhas" particulares na apreciação de uma obra. Não me entenda mal, sou Liberal, mas, sou social democrata pois compreendo que se fazem necessárias algumas equivalências sociais para que o mercado cresça de forma saudável sem que sejam feridas demais as liberdades dos desfavorecidos. Fiz uma resenha crítica sobre esse livro de Friedman, se quiseres, posso te enviar. Meu e-mail fernanda.baccin@yahoo.com . Nessa resenha terás ideia do que é uma crítica sem intervenção tão óbvia de convicções pessoais. Existem formas científicas de se confrontar uma obra. Por exemplo, estás falando sobre Friedman e, do nada, citas a Petrobrás, e acabas por deixar esse assunto de lado (Petrobrás), isso pode parecer uma "forçação" de barra em direção ao "ódio partidário", hoje sabemos que, informar a sociedade fundamentando-se em revanchismo partidário não é uma boa didática, assim, de forma "sutil", em meio a um texto formidável como o de Friedman, tu fazes links com problemas da política brasileira dos quais não temos domínio da realidade, prova disso, é a absurda corrupção do judiciário como uma alternativa a se combater a absurda corrupção do executivo. Acho que podes e deves apresentar tuas ideias políticas e defender teus pontos de vista, mas sugiro separar o "joio do trigo". Temos aqui, uma obra produzida em 1962, dentro de um cenário politico de guerra fria, podes sim, fazer crítica ao Comunismo, mas informando aos teus inscritos, o contexto daquela época, não fazendo um link que não será levado adiante com uma crítica a um partido ou um elogio a um partido político brasileiro no contexto de 2015/2020. Enfim, mais uma vez, agradeço imensamente, me ajudou bastante no fechamento de minha análise. Espero que não leves a mal, minhas sugestões.

    • @resenhaforense
      @resenhaforense  5 років тому +5

      Olá. Não presto trabalho à "comunidade científica". Não tenho interesse algum nisso. O meu canal é só um hobbie. Nele trago minhas impressões sobre livros que considero interessantes. Nada mais, nada menos.
      Eu não achei o livro fácil de ler, porque não tenho formação em economia.
      Você propõe uma pureza impossível e já bastante questionada no âmbito da teoria do conhecimento: na História, por sinal, é bastante frequente as críticas ao positivismo de Leopold von Ranke... Justamente por essa crença na neutralidade.
      Obrigado pela indicação de sua resenha, mas ando ocupado e não teria tempo o bastante para ler. Estou muito ocupado.
      Eu mencionei a Petrobrás porque ela é um claro exemplo de intervenção do Estado na economia. Por que não poderia utilizá-lo num vídeo despretensioso no UA-cam?!
      Não tenho "ódio partidário" nenhum. É um vídeo de 1h10min de uma resenha. Só isso.

    • @alexandrabaccin4331
      @alexandrabaccin4331 5 років тому

      @@resenhaforense tranquilo, não estava tratando teu canal como puramente despretensioso, achei que fosse algo bacana para ampliar diálogos em torno da política e do desenvolvimento social. Não existe nenhum problema em não teres tempo para ler. Minha análise crítica talvez te situasse dentro de meu pensamento e do porquê de eu te fazer tal sugestão, mas obviamente, não és obrigado rsrsrsrs. Sobre a Petrobrás (usei como exemplo) pois em diversos momentos de teu vídeo deixas assuntos vagos, largados ao vento sem serem concluídos ou justificados. Mas ok, entendi que é assim que queres agir e que o canal é teu, e não vou nem discutir isso, tens toda razão. Não sou anti positivista, sou adepta da Escola dos Annales, não analiso a História sob o ponto de vista do Materialismo Histórico nem sou Marxista. Não se trata de "pureza" o que sugeri, se trata de fazer links produtivos. Os links produtivos, poderiam te ser exemplificados com minha análise crítica sobre Friedman. Desculpa ter lido errado nas entrelinhas que fazias uma crítica "an passant" que na verdade não levavas adiante. Não irei mais interferir na tua forma de interagir com o teu público, forte abraço!

    • @rafaelarduin1725
      @rafaelarduin1725 4 роки тому +1

      @@resenhaforense gostei da respota, sem contar que nenhum liberal classico seria a favor das medidas sociais em que ela mesmo sugere, liberalismo é justamente criticas a este paternalismo e assistencialismo..

    • @daniloferreira28
      @daniloferreira28 4 місяці тому

      @@alexandrabaccin4331 Se tem uma coisa que não és é Liberal, só se for no sentido moderno, que os sociais democratas usurparam. Outra coisa, só eu achei uma soberba da tua parte vir no canal do rapaz querendo "situar" a opinião do dono do canal ? Não seria mais coerente abrir um canal e expor as suas resenhas? Creio eu e todos os que seguem o resenha, que o dono do canal não esteja perdido pra ter que se "situar" kkkkk. Oh loko, tem gente que perde a chance de se colocar no seu lugar...