Foi preciso que eu fosse a Fortaleza, para descobrir essa maravilhosa história, esse incrível personagem. Como é possível que eu não tenha conhecido essa história na escola ? Estudei numa das melhores escolas de Porto Alegre !!! O centro cultural é maravilhoso. Aliás, o belissimo Teatro José de Alencar eu descobri por um poster na sala de uma colega cearense. Deslumbrante ! E eu nunca ouvira falar. Foi tão bom ver tudo isso nessa fantástica cidade de Fortaleza. Nada como viajar para aprender o que os programaa de história e geografia não ensinam...
Sabe, deve ser por ser o Gaúcho bem bairrista... Ou se é gaúcho ou baiano, vejo isso todos os dias... Sou Cearense, minha amiga é Paraense e para os gaúchos: são tudo baiano.
Incrível! Estou com a minha família de férias em Fortaleza e marcamos de ir conhecer o centro cultural Dragão do Mar hoje a tarde!! E sai esse episódio 1 hora antes de irmos!!!
Seja bem vindo. Apesar de o prefeito e os "donos da cidade" odiarem a nossa história destruindo nosso patrimônio para construir prédio , espero que aproveite a cidade
Pois é. Quando entrei para o curso de história da UFPR , em uma das aulas sobre história do Brasil a professora citou esse episódio e alguns colegas ficaram surpresos porque eu já conhecia (ué , eu estudei isso no ensino médio e fundamental 😂). Do mesmo jeito quando falavam sobre a cultura indígena , que o cearense aprende desde cedo pelo nome das ruas, dos bairros e de alguns monumentos (em parte por causa do enaltecimento de José de Alencar)
Falas sobre o campo de concentração, no Ceará tudo de ruim era colocado no oeste da cidade, pra onde o vento corria( os doentes com Lepra / campos de concentração Etc) , por isso deu origem a maioria dos bairros periféricos. Pois os sobreviventes iam se firmando e formando os Bairros.
Incrível! Eu nascido no Ceará sabia tão pouco sobre essa história. Cada vez aprendendo mais nesse canal maravilhoso. Todo cearense deveria ver esse vídeo, principalmente os mais jovens.
Peninha meu mestre ... Cara , tu deverias ser condecorado lá nas bandas do Ceará ! Se não fosse por ti muitos de nós nem conheceríamos está estória e nem saberíamos que o verdadeiro berço do Brasil é no Mucuripe ! Te deixo o meu abraço e os meus sinceros agradecimentos !
Que episódio maravilhoso! Como cearense fico honrado com o vídeo. Realmente as jangadas são a alma do nosso estado, pena que esta cultura esteja, aos poucos, desaparecendo. Na família da minha esposa ainda existem jangadeiros. Saudações!
Sobre os jangadeiros cearenses, em 1941 um grupo saiu de Fortaleza e foi até o Rio de Janeiro de jangada, reivindicando direitos sociais ao então Presidente Getúlio Vargas, numa viagem que durou mais de dois meses, retratada no documentário "É tudo verdade", de Orson Welles. Numa nota triste, o líder da expedição, Jacaré, ao participar de uma filmagem, caiu da jangada e desapareceu nas águas da Baía da Guanabara.
1941 foi o ano do lançamento de "Cidadão Kane" filme que Orson Welles roteirizou, dirigiu e protagonizou. No ano seguinte então ele inicia as filmagens de "É Tudo Verdade", porém ele não concluiu o documentário, justamente, pela tragédia ocorrida durante as gravações devido a um grande temporal que matou o jangadeiro... a maior parte dos negativos foram perdidos. No entanto Rogério Sganzerla tem uma outra versão sobre os fatos, a partir de sequências encontradas na década de 80, em seu filme "Nem Tudo é Verdade" 1986.
Quem dera que todos soubessem o verdadeiro significado da expressão: Ceará Terra da Luz, como costuma dizer Eduardo, “os mais ignorantes dirão que o Ceará é chamado de terra da luz por o sol brilhar o ano inteiro” parabéns excelente episódio.
Dois símbolos brasileiros que caíram no esquecimento: o dragão do mar e os lanceiros negros (gaúchos). Sou uma pessoa curiosa e que gosta de ler, e só fui descobri-los há uns 3 anos. E tenho 46 anos. rs. Espero que a memória e os seus legados sejam cada vez mais reconhecidos.
A banda Nomade Orquestra (excelente banda brasileira, por sinal) tem uma música em homenagem ao Dragão do Mar. É necessário valorizamos a real cultura brasileira.
Sou de Fortaleza no Ceará Eduardo Bueno, um abraço, muito obrigado por retratar esse personagem tao importante para a historia do meu estado e do Brasil!
Tenho 50 anos e recentemente descobri essa historia incrivel numa pesquisa sobre cartunistas brasileiros e a revista ilustrada fez uma edicao sobre ele. Como passei tantas decadas na ignorancia? Resposta: fui crianca durante a ditadura militar
Essa história me fez lembrar de um outro jangadeiro cearense famoso Manuel Jacaré que fez uma viajem de jangada de Fortaleza ao RJ na década de 40 para falar com Getúlio Vargas. Confere professor?
Moro a 2 km da esquecida vala comum aonde foram sepultados os mortos da peste. Circa 1999, ela foi redescoberta por acaso. Uma pena, o tratamento dado a essa parte de Fortaleza, com os castelinhos, fábricas e fiações, tudo abandonado. Mas meu tio-avô morreu bexigoso e foi proibido o seu enterro em cemitério pela cidade. Foi parar no pasto.
Lindo episódio do Dragão do Mar ! O mas engraçado que aos 21:33 é que ia começar kkkkkk tinhas que fazer um parte 2 continuando de ondes tu parou ! demais cara que linda essa história isso não se aprendem nas salas de aulas do Brasil , e com certeza nunca vai cair no enem ! parabéns pelo seu belo trabalho !
episódio lindo! dá um orgulho danado saber destas pessoas tão valorosas, que inspiram honradez, coragem, firmeza de caráter, e fizeram diferença em sua época. muito obrigada, Peninha!
Maravilhoso! Eduardo, eu já sou seu fã, mas vou virar apoiador por causa desse vídeo! Parabéns pela coragem de trazer ao grande público heróis como o Dragão do Mar.
Uma história incrível, pois além do Centro Cultural em Fortaleza com seu nome neste mesmo lugar há uma estátua imponente representando o Dragão do Mar mostrada no episódio. É um lugar indispensável para conhecer em Fortaleza combinado com história e modernidade.
Inclusive , nesse município , há uma fazenda , em que há um museu , a qual se diz que é a primeira a libertar seus escravizados . Já fui lá , sou de Fortaleza .
muito bom amigo bueno todos os cearenses se orgulham do dragáo do mar e de o estado ter sido o primeiro a abolir os escravos porém a história exata foi muito bem contada por voce obrigado e parabéns
Em 5 de junho de 1882, Mariana Claudina Barroso Pereira de Carvalho, a Condessa do Rio Novo (Três Rios, 1816 - Londres, 5 de junho de 1882) , ao morrer, libertou os mais de 300 escravos que tinha, seis anos antes da Lei Áurea, fazendo com que a Fazenda Cantagalo, mencionada por Machado de Assis nos livros Memorial de Aires e Dom Casmurro, que deu origem à cidade de Três Rios, se tornasse a primeira região do país a ter escravos livres em sua maioria.
Interessante! Bom para os escravos que foram libertos, mas qual terá sido o motivo, visto que em vida era dona de escravos? Terá sido para "castigar" possíveis herdeiros? Teria se arrependido da prática em seus últimos momentos de vida? Foi uma espécie de "indenização" por serviços prestados? O mistério da condessa...
@@wilsoncosta7170 Não há mistério, amigo. A Condessa, antes de libertar seus escravos, separou uma parte de suas terras para servir de colônia agrícola. Mais tarde, o bairro que se chamava Colônia, em Três Rios, mudou de nome para Vila Isabel. Curioso é que um campo de futebol no bairro até hoje se chama "Campo do Colônia".
Como as pessoas eram muito religiosas, apesar de possuírem escravos e os castigaram das piores formas, na hora de morrer achavam que libertando os escravos teriam perdão divino das crueldades cometidas
@@erivaldosousa79 Mais ou menos isso. Ricos deixarem parte de suas heranças para a Igreja era quase uma obrigação. Escravos eram como cavalos ou burros deixados para a causa religiosa após a morte. Escravos não eram humanos, logo, não serviam de moeda de troca para comprar humanidade no céu. Nesse contexto, a Igreja pedia a libertação após a morte dos donos para aumentar o número de fiéis, que eram gratos aos padres e os serviam em dias santos, por exemplo, sem depender da boa vontade da Casa Grande.
Lindo, lindo, lindo. Acabamos de fazer nossa Expedição de carro por toda Costa Brasileira. Adoramos história e foi muito bonito entender, através das suas palavras, o Centro Cultural Dragão do Mar que vimos em Fortaleza, mas não estava aberto por causa da Pandemia. Parabéns pela história! Ah, foi uma pena conhecer Canoa Quebrada, realmente estava destruída...
Sensacional! Episódio Sensacional, uma pérola para o fomento da nossa Cultura Oceânica, pois a partir de um movimento de simples porém corajoso jangadeiros surge na prática a liberação dos escravos no Brasil.
No Ceará todos os livros didáticos de história contam sobre Dragão do mar. As vezes os heróis ficam bem regionais, mas não deixaremos que desapareçam ou que mudem nossa história! ❤️
Mais uma história do nordeste de luta e amor à pátria. Ontem encontrei um cearense vendendo redes de fios trançadas . Amo esse trabalho e comprei duas. Nós do RS tivemos poucos exemplos de luta . Um deles foi Brizola. Entre o alemonzedo luterano era o " comunista " e me cagava de medo dele. Getúlio e Jango também tiveram esse rótulo. Não sei como não derrubam teu canal. Pq sou uma merdinha morando em Três Coroas e vivo sendo bloqueada no facebook. Pq mudei para a esquerda.
Muito bom Peninha! Olha uma sugestão, seria ótimo um episodio sobre a epopéia do baiano GLAUBER ROCHA por esse mundo! Um dos grandes que passaram por entre nós como um cometa e causou uma revolução no cinema nacional até hoje nunca superado ou igualado.
Lembrei do samba da mangueira:
"Não veio do céu, nem da mão da Isabel. A liberdade é um dragão no mar de Aracati"
nem rimou no final,bah, fraco
Samba enredo mais lindo da historia do Carnaval, na minha opinião ❤️
@@lorenavilasboas4139 também gostei muito da letra do samba e do desfile.
Sim, samba lindíssimo
Primeira vez que vi referência a ele foi nesse samba. "História para ninar gente grande" é um espetáculo!!
Eu sou cearense e eu me orgulho de termos sido o primeiro estado a abolir a escravatura no Brasil
Nordeste sempre puxando o Brasil para frente...viva o Nordeste e Deus abençoe a terra do céara e com o povo mais alegre do Brasil !
Eu so argentino. Estou aprendendo portugueis e adoro seus videos!!
Abraço
Foi preciso que eu fosse a Fortaleza,
para descobrir essa maravilhosa história, esse incrível personagem. Como é possível que eu não tenha conhecido essa história na escola ? Estudei numa das melhores escolas de Porto Alegre !!! O centro cultural é maravilhoso. Aliás, o belissimo Teatro José de Alencar eu descobri por um poster na sala de uma colega cearense. Deslumbrante ! E eu nunca ouvira falar. Foi tão bom ver tudo isso nessa fantástica cidade de Fortaleza. Nada como viajar para aprender o que os programaa de história e geografia não ensinam...
Sabe, deve ser por ser o Gaúcho bem bairrista... Ou se é gaúcho ou baiano, vejo isso todos os dias... Sou Cearense, minha amiga é Paraense e para os gaúchos: são tudo baiano.
Incrível! Estou com a minha família de férias em Fortaleza e marcamos de ir conhecer o centro cultural Dragão do Mar hoje a tarde!! E sai esse episódio 1 hora antes de irmos!!!
Seja bem vindo. Apesar de o prefeito e os "donos da cidade" odiarem a nossa história destruindo nosso patrimônio para construir prédio , espero que aproveite a cidade
@@yurisousa000 e vc sabe nem quem construiu o próprio centro cultural do dragão do mar...
Sejam bem vindos a terra do sol fico feliz
Que sensacional
Como não tinha assistido essa obra prima antes? ❤😊
FINALMENTE O EPISÓDIO SOBRE O DRAGÃO DO MAAAR!!!!
Imagino um filme sobre essa história.
O Brasil é recheado de heróis que insistem em apagar. Mas temos o Super Professor Eduardo Bueno para trazê-los de volta ao brilho!
O Ceará sempre foi vanguarda.
Principalmente com o Lisca.
@@NandPort kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aí veios os esquerdistas e acabou com meu Ceará.
Ceará não é porra nenhuma é apenas o centro de facção
@@GmMCruz Teu cú
Meu conterraneo ... no Ceará è um ícone ! O Dragão do Mar nomeia rádios, prédios públicos e é estudado nas escolas do Ceará , sim 👍 viva o Ceará !
Nosso orgulho de ser cearense tem história, nomes e sobrenomes de cabeça fortes e pensantes❤️
@@famalduli e grandes...
Pois é. Quando entrei para o curso de história da UFPR , em uma das aulas sobre história do Brasil a professora citou esse episódio e alguns colegas ficaram surpresos porque eu já conhecia (ué , eu estudei isso no ensino médio e fundamental 😂). Do mesmo jeito quando falavam sobre a cultura indígena , que o cearense aprende desde cedo pelo nome das ruas, dos bairros e de alguns monumentos (em parte por causa do enaltecimento de José de Alencar)
Foi descoberto recentemente em Fortaleza no Cemitério São João Batista, o túmulo do Dragão do Mar.
Sou de Aracati e tenho muito orgulho dele.
Viva Dragão do Mar!
Sou sobrinho do Raimundo Fagner. Ele mandou um abraço
Fagner continua bolsonarista e adorador do Moto?
Adorador do Moro.
@@nelsoncanesin9662 sim continua
QUEM É FAGNER
És o que do Fares Lopes?
Tá faltando um episódio sobre a grande seca no Ceará e os campos de concentração dos flagelados.
Seria muito bom mesmo.
O net é um perigo, li sobre essa triste história. Tivemos nossos campos de concentração. O hospício de Barbacena é mais um deles .
No canal do Felipe Castanholi tem um episódio sobre a seca. Eu uso pras crianças pq ele é ilustrativo e com conteúdo também.
Falas sobre o campo de concentração, no Ceará tudo de ruim era colocado no oeste da cidade, pra onde o vento corria( os doentes com Lepra / campos de concentração Etc) , por isso deu origem a maioria dos bairros periféricos. Pois os sobreviventes iam se firmando e formando os Bairros.
Ótima sugestão.
Incrível! Eu nascido no Ceará sabia tão pouco sobre essa história. Cada vez aprendendo mais nesse canal maravilhoso. Todo cearense deveria ver esse vídeo, principalmente os mais jovens.
Amei! “A jangada libertária pode não existir materialmente, Mas a jangada da liberdade navega na nossa mente”
Peninha meu mestre ... Cara , tu deverias ser condecorado lá nas bandas do Ceará ! Se não fosse por ti muitos de nós nem conheceríamos está estória e nem saberíamos que o verdadeiro berço do Brasil é no Mucuripe ! Te deixo o meu abraço e os meus sinceros agradecimentos !
Eu sou cearense desde muito tempo ouço as histórias do dragão do mar é bom saber que Eduardo Bueno já ouviu falar dele
Que episódio maravilhoso! Como cearense fico honrado com o vídeo. Realmente as jangadas são a alma do nosso estado, pena que esta cultura esteja, aos poucos, desaparecendo. Na família da minha esposa ainda existem jangadeiros. Saudações!
Sobre os jangadeiros cearenses, em 1941 um grupo saiu de Fortaleza e foi até o Rio de Janeiro de jangada, reivindicando direitos sociais ao então Presidente Getúlio Vargas, numa viagem que durou mais de dois meses, retratada no documentário "É tudo verdade", de Orson Welles. Numa nota triste, o líder da expedição, Jacaré, ao participar de uma filmagem, caiu da jangada e desapareceu nas águas da Baía da Guanabara.
Será que "caiu" msm
TEM QUE FAZER UM EPISÓDIO SOBRE ELES TBM!!!
Foi em 51
1941 foi o ano do lançamento de "Cidadão Kane" filme que Orson Welles roteirizou, dirigiu e protagonizou. No ano seguinte então ele inicia as filmagens de "É Tudo Verdade", porém ele não concluiu o documentário, justamente, pela tragédia ocorrida durante as gravações devido a um grande temporal que matou o jangadeiro... a maior parte dos negativos foram perdidos. No entanto Rogério Sganzerla tem uma outra versão sobre os fatos, a partir de sequências encontradas na década de 80, em seu filme "Nem Tudo é Verdade" 1986.
Quem dera que todos soubessem o verdadeiro significado da expressão: Ceará Terra da Luz, como costuma dizer Eduardo, “os mais ignorantes dirão que o Ceará é chamado de terra da luz por o sol brilhar o ano inteiro” parabéns excelente episódio.
Saber um pouco da nossa historia é fundamental.Orgulho de ser cearence!
Dois símbolos brasileiros que caíram no esquecimento: o dragão do mar e os lanceiros negros (gaúchos). Sou uma pessoa curiosa e que gosta de ler, e só fui descobri-los há uns 3 anos. E tenho 46 anos. rs. Espero que a memória e os seus legados sejam cada vez mais reconhecidos.
Parabéns para os cearenses guerreiros valentes honesto trabalhador corajosos
Com essa história eu senti tanto orgulho do meu Ceará ❤
O Centro Cultural Dragão do Mar é incrível! ☺
lindissimo
Foi criado na gestão do Ciro Gomes!
O lugar que eu mais curti em Fortaleza
Meu avô africano nasceu no Ceará, Juazeiro do Norte, em 1921, um senhor trabalhador e forte
Adorei , gosto muito do canal !!sou uruguaio , moro no ceara a 20 anos e estou aprendendo muito da historia do Brasil
Os cearenses desde sempre na vanguarda é só ver o ITA ou o IME são maioria. Tenho orgulho de ter uma esposa e uma filha cearenses.
Incrível, um personagem histórico nunca visto nos livros básicos de história.
Está em todos os livros didaticos,ñ sei como vc ñ viu!!!
Sou cearense e conheço o dragão do mar desde que me entendo por gente
@@carmemsalcedo5005 depende de onde você estudou !
Man existe livros que se fala no Dragão do mar mas não dá devida maneira
@@carmemsalcedo5005 nunca ouvi falar e sou o único aluno da série que lê os livros pra passar tempo
A banda Nomade Orquestra (excelente banda brasileira, por sinal) tem uma música em homenagem ao Dragão do Mar. É necessário valorizamos a real cultura brasileira.
Minha jangada vai saí pro mar, vou trabalhar meu bem querer!
Sou de Fortaleza no Ceará Eduardo Bueno, um abraço, muito obrigado por retratar esse personagem tao importante para a historia do meu estado e do Brasil!
Emocionante !!!
Por esse vídeo fica claro porquê os ditadores tanto temem a história e os historiadores.
Muito obrigado....!!!
Tenho 50 anos e recentemente descobri essa historia incrivel numa pesquisa sobre cartunistas brasileiros e a revista ilustrada fez uma edicao sobre ele. Como passei tantas decadas na ignorancia? Resposta: fui crianca durante a ditadura militar
Vou procurar essa revista. Quero.
Um dos verdadeiros heróis cearenses. Tenho orgulho de carregar o sobrenome Nascimento!!!!!
Só esperando Hollywood convidar o peninha pra fazer a maior série de filmes de todos os tempos! Ou quem sabe uma série no Netflix??
Ele apresenta o Guia Politicamente Incorreto no History.
Seria uma ótima ideia
Uma série e com ele narrando😎
Eduardo bueno,simplesmente o melhor,bem sincero nas histórias
Como estava com saudade de ouvir a história de um herói brasileiro com a verve e oratória do Peninha ❤
Sou nativa de Canoa Quebranda ❤️
Que orgulho ❤️❤️🥰
Como sempre, excelente. Muito obrigado Peninha, por mais uma aula de história.
Sou de Canoa Quebrada e aqui temos o maior orgulho dele e de tudo o que ele representa.
Essa história me fez lembrar de um outro jangadeiro cearense famoso Manuel Jacaré que fez uma viajem de jangada de Fortaleza ao RJ na década de 40 para falar com Getúlio Vargas. Confere professor?
Moro a 2 km da esquecida vala comum aonde foram sepultados os mortos da peste. Circa 1999, ela foi redescoberta por acaso. Uma pena, o tratamento dado a essa parte de Fortaleza, com os castelinhos, fábricas e fiações, tudo abandonado. Mas meu tio-avô morreu bexigoso e foi proibido o seu enterro em cemitério pela cidade. Foi parar no pasto.
Ceará Terra da Luz. Orgulho de ser cearense 🩷💛
Ceará terra da luz
A história do Ceará é muito rica, importante e de bravura.
Lindo episódio do Dragão do Mar !
O mas engraçado que aos 21:33 é que ia começar kkkkkk
tinhas que fazer um parte 2 continuando de ondes tu parou !
demais cara que linda essa história isso não se aprendem nas salas de aulas
do Brasil ,
e com certeza nunca vai cair no enem !
parabéns pelo seu belo trabalho !
Sensacional. Já vi muitos episódios e esse está entre os melhores. Parabéns!
episódio lindo! dá um orgulho danado saber destas pessoas tão valorosas, que inspiram honradez, coragem, firmeza de caráter, e fizeram diferença em sua época. muito obrigada, Peninha!
Filha/Edição deixa ele contar 3hs. É maravilhosa nossa história 👏🏼 👏🏼 👏🏼 👏🏼
Parabéns pelo trabalho magnífico que vc faz em nome da história do Brasil. Vc merece muitos louros por essa missão.
Histórias fantásticas que as escolas não contam! Grata por suas pesquisas e o compartilhamento do seu saber!
O dragão do mar Antonio conselheiro e padre Cícero são lindas histórias do Ceará
Peninha tem que fazer um episódio sobre Rodolpho Theophilo, também um dos grandes do movimento abolicionista do meu Ceará.
Cada cabeça interpreta uma história a sua maneira
mas a verdade sempre será interpretável
Amei a história. Ainda mais contada assim com tanto entusiasmo ❤🌺
Viva o povo do meu Ceará!!!! Viva José de Alencar! Viva Dragão do mar!
um dos melhores episódios que o peninha fez👏
Dragão do Mar é um grande ícone pra nós cearenses. Orgulho da nossa história!
O Ceara tem um povo bem politizado e inteligente. Sempre na vanguarda do moderno avançado
Agora, sim. Parabéns ao nosso herói cearense.
Como treinar o seu dragão...
Com muito orgulho o Ceará foi o primeiro Estado a abolir a escravidão no Brasil...
Maravilhoso! Eduardo, eu já sou seu fã, mas vou virar apoiador por causa desse vídeo! Parabéns pela coragem de trazer ao grande público heróis como o Dragão do Mar.
Dragão do Mar, meu conterrâneo 😍 De Aracati para o mundo!
👏👏🤝 sempre vou a ARACATI 👍
Uma história incrível, pois além do Centro Cultural em Fortaleza com seu nome neste mesmo lugar há uma estátua imponente representando o Dragão do Mar mostrada no episódio. É um lugar indispensável para conhecer em Fortaleza combinado com história e modernidade.
Tirei uma foto ao lado dela.
Orgulho desse herói da minha terra!!!
15:55 correção:
É "Acarape" não "Acarepé", hoje chamado de "Redenção"
Isso mesmo, onde está a universidade Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira).
Acarape é um município grudado com Redenção.
Inclusive , nesse município , há uma fazenda , em que há um museu , a qual se diz que é a primeira a libertar seus escravizados . Já fui lá , sou de Fortaleza .
@@erikazevedo7345 sim, o museu do negro liberto. Nossa terra é riquíssima, berço da história desse país ❤️
Isso msm
Esse assunto é perfeito, escutaria 5 horas de conteúdo fácil. Parabéns pelo trabalho.
Os cearenses conhecem bem esta história!
muito bom amigo bueno
todos os cearenses se orgulham do dragáo do mar
e de o estado ter sido o primeiro a abolir os escravos
porém a história exata foi muito bem contada por voce
obrigado e parabéns
Da minha cidade Aracati Ceará na praia de canoa quebrada. Muito orgulho.
E nois
Luiz Câmera Cascudo maior escritor potiguar! Uma salva de palmas para ele 👏👏
E é por isso que eu amo o meu CEARÁ❤👏🏾💥
O Aracati e rico em histórias lindas, Viva o Aracati que está completando 181 anos de emancipação dia 25/10/23
De vez em quando dá até orgulho de ser brasileiro...
Em 5 de junho de 1882, Mariana Claudina Barroso Pereira de Carvalho, a Condessa do Rio Novo (Três Rios, 1816 - Londres, 5 de junho de 1882) , ao morrer, libertou os mais de 300 escravos que tinha, seis anos antes da Lei Áurea, fazendo com que a Fazenda Cantagalo, mencionada por Machado de Assis nos livros Memorial de Aires e Dom Casmurro, que deu origem à cidade de Três Rios, se tornasse a primeira região do país a ter escravos livres em sua maioria.
Interessante! Bom para os escravos que foram libertos, mas qual terá sido o motivo, visto que em vida era dona de escravos? Terá sido para "castigar" possíveis herdeiros? Teria se arrependido da prática em seus últimos momentos de vida? Foi uma espécie de "indenização" por serviços prestados? O mistério da condessa...
@@wilsoncosta7170 Não há mistério, amigo. A Condessa, antes de libertar seus escravos, separou uma parte de suas terras para servir de colônia agrícola. Mais tarde, o bairro que se chamava Colônia, em Três Rios, mudou de nome para Vila Isabel. Curioso é que um campo de futebol no bairro até hoje se chama "Campo do Colônia".
Como as pessoas eram muito religiosas, apesar de possuírem escravos e os castigaram das piores formas, na hora de morrer achavam que libertando os escravos teriam perdão divino das crueldades cometidas
@@erivaldosousa79 Mais ou menos isso. Ricos deixarem parte de suas heranças para a Igreja era quase uma obrigação. Escravos eram como cavalos ou burros deixados para a causa religiosa após a morte. Escravos não eram humanos, logo, não serviam de moeda de troca para comprar humanidade no céu. Nesse contexto, a Igreja pedia a libertação após a morte dos donos para aumentar o número de fiéis, que eram gratos aos padres e os serviam em dias santos, por exemplo, sem depender da boa vontade da Casa Grande.
Vamos fazer tá na lista
A primeira vez q ouvi falar dele foi no samba enredo da Mangueira: História pra ninar gente grande.
Carnaval é cultura ❤️
Moro em Aracati, Peninha. Um orgulho ouvir vc falar sobre o nosso DRAGÃO DO MAR.
Parabéns, sem você a história do Brasil seria pouca divulgada!
Nascido na terra natal de minha mãe ARACATI CE
Lindo, lindo, lindo. Acabamos de fazer nossa Expedição de carro por toda Costa Brasileira. Adoramos história e foi muito bonito entender, através das suas palavras, o Centro Cultural Dragão do Mar que vimos em Fortaleza, mas não estava aberto por causa da Pandemia.
Parabéns pela história!
Ah, foi uma pena conhecer Canoa Quebrada, realmente estava destruída...
AMO APRENDER HISTORIA, CONTIGO EDUARDO BUENO! VC É MIL 👏👏👏
Dia 25.03! Chico da Matilde! Cearense de fibra e forte ❤️
Uma história incrível desse meu conterrâneo cearense!
Eduardo, Celestino Valenzuela foi para a eternidade, mas deixou "que lançe", vai com Deus locutor dos Pampas.
Amei a camisa do André Catimba. Viva o nordeste!
Sensacional! Episódio Sensacional, uma pérola para o fomento da nossa Cultura Oceânica, pois a partir de um movimento de simples porém corajoso jangadeiros surge na prática a liberação dos escravos no Brasil.
Só vc mesmo pra resgatar este pérola negra, grande personagem esquecido relegado aos portões da história. Parabéns, maravilhoooooooooso!!!!
No Ceará todos os livros didáticos de história contam sobre Dragão do mar. As vezes os heróis ficam bem regionais, mas não deixaremos que desapareçam ou que mudem nossa história! ❤️
Realmente muitos do agro são péssimos. Parabéns pelas informações. Viva a Terra da Luz, viva as Terras Alencarinas, viva o Ceará!
Venha navegar, venha navegar! Nas asas da liberdade com o Dragão do Mar!
Netflix contrata o Eduardo! Queremos episodios de 2 horas!
Essa empolgação torna muito agradável conhecer nossa historia e deixa o dia mais leve. Obrigado Professor, parabéns a toda equipe.
Mais uma história do nordeste de luta e amor à pátria. Ontem encontrei um cearense vendendo redes de fios trançadas . Amo esse trabalho e comprei duas. Nós do RS tivemos poucos exemplos de luta . Um deles foi Brizola. Entre o alemonzedo luterano era o " comunista " e me cagava de medo dele. Getúlio e Jango também tiveram esse rótulo. Não sei como não derrubam teu canal. Pq sou uma merdinha morando em Três Coroas e vivo sendo bloqueada no facebook. Pq mudei para a esquerda.
Que episódio sensacional!
É uma redundância para o Peninha, mas o vídeo é excelente! 😂
9:19 que versão é essa das velas do Mucuripe ? é ao vivo procurei e não achei.
Muito bom Peninha! Olha uma sugestão, seria ótimo um episodio sobre a epopéia do baiano GLAUBER ROCHA por esse mundo! Um dos grandes que passaram por entre nós como um cometa e causou uma revolução no cinema nacional até hoje nunca superado ou igualado.
Excelente sugestões vamos fazer
Grande Mestre. Uma observação muito importante são as congratulações do grande escritor Vitor Hugo para Chico da Matilde,autor de ,""Os miseráveis""
Está aí mais um heroi brasileiro de verdade para o qual não há feriado nacional.