Os seus vídeos têm qualidade e merecem elogios, pois,certamente, está ajudando muitas pessoas e motivando tantas outras a perceber que a Matemática está ao alcance de todos. O único pré-requisito é estudar. E as dificuldades ? Elas devem se constituir num estímulo para que a pessoa sinta o prazer da vitória.
Professor suas aulas torna a matemática mais fácil. .. Através do dessd canal aprendo coisa que eu nunca aprende no ensino médio e fundamental. . Obrigado. .
Curioso como a condicional se torna simples sem a fórmula. ヅ No caso são: ➀ ➁ ➂ ➃ e ❶ ❷ ❸ ❸ ❹ ❺ ❻. Tira-se a branca condicionada e uma do todo: ➀ ➁ ➂ e ❶ ❷ ❸ ❸ ❹ ❺. Igual: 3/9 = 1/3
LETRA C SEM ÁRVORE: A CONDIÇÃO DE RETIRADA DA SEGUNDA BOLA BRANCA REDUZ O ESPAÇO AMOSTRAL PARA 9 BOLAS, E A QUANTIDADE DE BRANCAS PARA 3. LOGO, 3/9=1/3
Muito bom, professor! Alguém pode me ajudar com uma dúvida? No caso, o Teorema de Bayes ou o Teorema da probabilidade total podem ser substituídos por essa interpretação da árvore de probabilidade juntamente com a fórmula da probabilidade condicional?
Creio eu que seja erro na ordem dos eventos. Corrigindo a pergunta da questão, ficaria: "Qual é a probabilidade de a 2° ser branca, sabendo que a 1° é branca?" e assim podemos chegar ao mesmo resultado apenas verificando a árvore de Probabilidades, sem ter que usar a fórmula de probabilidade condicional... A probabilidade da 2° ser branca, dado que a 1° bola é branca, é justamente o valor que já está lá em B2 para B1, 1/3. Pode ver que o cálculo de P(B1/B2) é justamente o 1/3.
NÃO SE TRATA DE PREVER O FUTURO, MAS SIM DE UMA PROBABILIDADE QUE PRECISA DEIXAR (SOBRAR) UMA BOLA BRANCA PARA A SEGUNDA RETIRADA. NÃO É QUE O SEGUNDO JÁ OCORREU, MAS SIM QUE PRECISA DEIXAR UMA POSSIBILIDADE DELE OCORRER EXATAMENTE DESSE JEITO. POR ISSO ESTA QUESTÃO NÃO PRECISA DA ÁRVORE, BASTA SEPARAR O EVENTO ONDE O SEGUNDO CASO VAI OCORRER (1 BRANCA) E VOCÊ VAI FICAR COM UM TOTAL DE APENAS 9 BOLAS, SENDO APENAS 3 BRANCAS, PARA A PRIMEIRA RETIRADA. 3/9 POR ISSO DEU 1/3.
@@hallysonnobres1520 NÃO SE TRATA DE PREVER O FUTURO, MAS SIM DE UMA PROBABILIDADE QUE PRECISA DEIXAR (SOBRAR) UMA BOLA BRANCA PARA A SEGUNDA RETIRADA. NÃO É QUE O SEGUNDO JÁ OCORREU, MAS SIM QUE PRECISA DEIXAR UMA POSSIBILIDADE DELE OCORRER EXATAMENTE DESSE JEITO. POR ISSO ESTA QUESTÃO NÃO PRECISA DA ÁRVORE, BASTA SEPARAR O EVENTO ONDE O SEGUNDO CASO VAI OCORRER (1 BRANCA) E VOCÊ VAI FICAR COM UM TOTAL DE APENAS 9 BOLAS, SENDO APENAS 3 BRANCAS, PARA A PRIMEIRA RETIRADA. 3/9 POR ISSO DEU 1/3.
E engraçado a naturalidade de qualquer professor, na hora de simplificar uma fração, Eu aqui quando vou simplificar, paro, penso com olhar de Kill Bill e depois me pergunto: Será que tá certo?! Essas coisas normais e tão engraçado!
Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida enorme. Quando usar Teorema da Probabilidade Total, Teorema de Bayes, Teorema do Produto e Probabilidade Condicional. Você tem um vídeo que trate destes 4 assuntos juntos? Ou algo que nos mostre as semelhanças e diferenças entre eles? Obrigada
Ola professor! teria como resolver por esse método, esse problema: Em uma estação de energia local, existe um alarme que detecta quando um indicador de temperatura excede um dado limiar. A chance do alarme soar é de 75%. Considerando-se que o alarme soa, a chance da temperatura estar alta é de 95%. Se o alarme não soa, a chance da temperatura estar baixa é de 80%. Qual a chance do alarme soar se a temperatura estiver baixa? Qual a probabilidade isolada da temperatura ser alta na estação de energia?
Uma pergunta: sem simplificar as respostas ficariam para a primeira pergunta 24/90 para a segunda 36/180 e para a terceira 12/90? Colocando assim sem simplificar estaria correto?
Na terceira questão, pq o senhor usou a probabilidade da segunda ser branca, independente da primeira ter saído branca, pois, o 6/15 é a probabilidade da segunda ser branca independente do primeiro resultado. adorei suas aulas muito mesmo...
Muito boa a explicação, entendi bem, mas mesmo assim eu não consigo imaginar uma situação real em que se faz uma ação em que já se sabe a ação seguinte, como na parte C do exercício.
Que bom que gostou! A ideia é de se calcular a probabilidade tendo consigo uma informação privilegiada. O que seria diferente de não se ter informação alguma. Mas é meio complicado sim! hehe Abs!
7:55 porque não dá pra fazer direto dessa forma: se a 1ª for branca, então a chance da 2ª também ser será de 3/9. Se essa 1ª for preta, então a chance da 2ª ser branca será de 4/9. Logo a chance total é 7/9. Eu sei que esse número tá desproporcional à quantidade de bolas brancas, mas porque ao invés disso, precisa somar com as probabilidades anteriores ??
quero saber como calcular a probabilidade de um numero de 0 a 9 em quatro sorteios em que o numero volta para o sorteio quanto sorteado um determinado numero qual a probabilidade de ela ser sorteada de 2x 3x e 4x qual a probabilidade em cada sorteio.
Ele simplificou por 3, dividindo por 3 tanto o 3 quanto o 9. Lembre-se de que a ordem dos fatores não altera o produto, logo (3/5)x(4/9)=(3/9)x(4/5). Sendo assim, podemos dividir, em cima e em baixo(o que não altera a razão entre os números), a fração (3/9) por 3, tornando-a 1/3. Teremos, a partir daí, (1/5)x(4/3) ou (1/3)x(4/5). Qualquer dúvida, basta perguntar.
Ele apenas simplificou o 3 com o 9, pois dava pra simplificar, assim n daria um resultado tão grande; Após simplificar ele multiplicou normalmente. Caso fique confuso simplificar os termos, apenas multiplique normalmente e simplifique no resultado final
Boa tarde! Alguém pode me ajudar a resolver uma questão? Em uma urna1 a 2 bola vermelhas e 3 bolas brancas; uma urna 2 a 3 bolas vermelhas e 1 bola branca; e em uma urna 3 a 4bolas vermelhas e 2 bolas brancas. Sorteando uma urna e dela retirá - se uma bola ao acaso.qual a probabilidade de ocorrer 1 bola vermelha?
na vdd é assim que ele testa seus filhos mais fortes... o que adianta coloca-los no mundo onde ha tanta maldade e dificuldades para eles n aguentarem o batente? Deus quer vc forte e resistente, jamais de joelhos. Estude bem, pois a vida com os estudos é uma vida mais repleta de caminhos para serem escolhidos.
Ele simplificou por 3, dividindo por 3 tanto o 3 quanto o 9. Lembre-se de que a ordem dos fatores não altera o produto, logo (3/5)x(4/9)=(3/9)x(4/5). Sendo assim, podemos dividir, em cima e em baixo(o que não altera a razão entre os números), a fração (3/9) por 3, tornando-a 1/3. Teremos, a partir daí, (1/5)x(4/3) ou (1/3)x(4/5). Qualquer dúvida, basta perguntar.
A urna 1 contém x bolas brancas e y bolas vermelhas. A urna 2. contém z bolas brancas e v bolas vermelhas. Uma bola é escolhida ao acaso da urna 1 e posta na urna 2. A seguir, uma bola é escolhida ao acaso da urna 2. Qual será a probabilidade de que esta bola seja branca?
mto obrigado, por sua causa passei em medicina na USP.
Parabens mano se torne um médico excelente
Boa!!!
Parabeeeeens
parabéns 👊❤😍
já formou mn?
Os seus vídeos têm qualidade e merecem elogios, pois,certamente, está ajudando muitas pessoas e motivando tantas outras a perceber que a Matemática está ao alcance de todos. O único pré-requisito é estudar. E as dificuldades ? Elas devem se constituir num estímulo para que a pessoa sinta o prazer da vitória.
A matemática tornou se uma disciplina para poucos, já que o objetivo se desvirtuou e passou a ser mais como desafio para o homem e não para ajudá lo
profundo
Wander Vinicius, você não poderia estar mais errado
isso foi feito pra complicar mrm, mais fácil é tu pegar 10 bola e fazer centenas de casos na mão pra saber a probabilidade de ser uma cor ou outra
@@adrianowagner5624BOA
@@adrianowagner5624, mais fácil era parar de ligar pra cor da bola. É tudo bola. Tanto faz a cor. 🥲
Cara tu é show!
Sempre te indico aos meus alunos!
Muito obrigado pelo apoio, de sempre, meu amigo! Tmj! Forte abraço!
Muito bom esse professor ele me ajudou num prova que aí fazer na escola 👏 ele explica rápido e simples de uma maneira mas fácil de entender
Professor suas aulas torna a matemática mais fácil. ..
Através do dessd canal aprendo coisa que eu nunca aprende no ensino médio e fundamental. .
Obrigado. .
com esse esquema fica bem intuitivo. Show!!
aula perfeita !parabéns ! explicação ótima!
Linda demais, me emocionei agora 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sou prof de matemática e química, formada nas duas disciplinas, mas nunca aprendi probabilidade, obrigada por explicar tão bem!!!!!!!
Prof preferido aqui do UA-cam, aprendo muito rápido, amo!
Olá, Laryssa! Lisonjeado. Muito obrigado! Abs.
hmmmmmmmmmmmmmmmmm granola
Muito bom!
Parabéns pela clareza e didática!
Que bom que gostou! Tmj!
Curioso como a condicional se torna simples sem a fórmula. ヅ
No caso são: ➀ ➁ ➂ ➃ e ❶ ❷ ❸ ❸ ❹ ❺ ❻.
Tira-se a branca condicionada e uma do todo: ➀ ➁ ➂ e ❶ ❷ ❸ ❸ ❹ ❺.
Igual: 3/9 = 1/3
Vdd, amigo! Tmj! Abs!
3 anos se passaram e cá está, seu comentário me ajudando e muito. Tinha estagnado pensando sobre essa questão, quando na verdade, era só simplificar.
Aulas excelentes!!! Parabéns e muito obrigado 💗
Olá, Jenifer! Eu que agradeço! Muito obrigado! Forte abraço!
Muito obrigado pela aula, por sua causa passei em engenharia na Universal Harvard
Mais um show do mestre!
Valeu mestre!
Voce é simplesmente o melhor professor!
Parabéns....exercicio bem completo e bem explicado.
Valeu, Renato! Muito obrigado! Abs.
Professor excelente! Parabéns, continue nos ajudando...
Explicação excelente!!
Pow!!
Bacana tua explicação!!
Obrigado pela ajuda!!
Já vi essa matéria. Mas entendi melhor por aqui
Show, Carlos!
Tmj!
Forte abraço!
Muito bom... Simples e objetivo... Abs
Essa é a ideia! Que bom que vc gostou! Tmj! Abs!
Demais Professor !
Me ajudou muito, boa explicação. Parabéns
Valeu, amigo! Tmj!
Abs!
Muito bom! Ótima didática!
LETRA C SEM ÁRVORE: A CONDIÇÃO DE RETIRADA DA SEGUNDA BOLA BRANCA REDUZ O ESPAÇO AMOSTRAL PARA 9 BOLAS, E A QUANTIDADE DE BRANCAS PARA 3. LOGO, 3/9=1/3
Uma maravilha esse método!
Excelente aula. Obrigada.
Que bom que vc gostou da aula, Mari!
Abs!
Muito obrigado, mestre.
Aula ótima parabéns pelo trabalho professor !
Muito obrigado!!
tmj!
Abs!
Caramba, agradecido pela aula! Simples e direta, fica fácil aprender assim. Valeu professor!
Valeu, Marcos Vinicius! Fico feliz em poder ajudar! Eu que agradeço! Forte abraço!
Perfeito a explicação
Valeu, Matheus!
Tmj!
Abs!
Me ajudou muito. Obrigado!
Tmj, amigo!
Forte abraço!
Finalmente consegui entender!!!!! obrigado!!!!!!!!
Muito bom! Me ajudou bem!
Muito Bom...Excelente...!!!!
Excelente aula!
Muito obrigado, Edeson! Forte abraço!
Muito bom, professor! Alguém pode me ajudar com uma dúvida? No caso, o Teorema de Bayes ou o Teorema da probabilidade total podem ser substituídos por essa interpretação da árvore de probabilidade juntamente com a fórmula da probabilidade condicional?
Gostei desta "Árvore", ela ajuda a expandir o horizonte das possibilidades de uma questão. Dá pra fazer em qualquer questão de probabilidade???
POw, fessor. Volta coma intro daquela guitarra pesada kkk. ótima aula, obrigado pelo conteúdo.
Obrigada!
*Obrigado!*
Professor, boa tarde! Quando saberei a hora de usar a árvore de probabilidade em certa questão?
faça uma aula sobre teorema de bayes
salvouoou demaaaissssss
Minha dúvida é: Como você exclui uma possibilidade na primeira retirada se esse evento ainda não ocorreu, mas o segundo evento já ocorreu?
Creio eu que seja erro na ordem dos eventos. Corrigindo a pergunta da questão, ficaria: "Qual é a probabilidade de a 2° ser branca, sabendo que a 1° é branca?" e assim podemos chegar ao mesmo resultado apenas verificando a árvore de Probabilidades, sem ter que usar a fórmula de probabilidade condicional... A probabilidade da 2° ser branca, dado que a 1° bola é branca, é justamente o valor que já está lá em B2 para B1, 1/3. Pode ver que o cálculo de P(B1/B2) é justamente o 1/3.
NÃO SE TRATA DE PREVER O FUTURO, MAS SIM DE UMA PROBABILIDADE QUE PRECISA DEIXAR (SOBRAR) UMA BOLA BRANCA PARA A SEGUNDA RETIRADA. NÃO É QUE O SEGUNDO JÁ OCORREU, MAS SIM QUE PRECISA DEIXAR UMA POSSIBILIDADE DELE OCORRER EXATAMENTE DESSE JEITO. POR ISSO ESTA QUESTÃO NÃO PRECISA DA ÁRVORE, BASTA SEPARAR O EVENTO ONDE O SEGUNDO CASO VAI OCORRER (1 BRANCA) E VOCÊ VAI FICAR COM UM TOTAL DE APENAS 9 BOLAS, SENDO APENAS 3 BRANCAS, PARA A PRIMEIRA RETIRADA. 3/9 POR ISSO DEU 1/3.
@@hallysonnobres1520 NÃO SE TRATA DE PREVER O FUTURO, MAS SIM DE UMA PROBABILIDADE QUE PRECISA DEIXAR (SOBRAR) UMA BOLA BRANCA PARA A SEGUNDA RETIRADA. NÃO É QUE O SEGUNDO JÁ OCORREU, MAS SIM QUE PRECISA DEIXAR UMA POSSIBILIDADE DELE OCORRER EXATAMENTE DESSE JEITO. POR ISSO ESTA QUESTÃO NÃO PRECISA DA ÁRVORE, BASTA SEPARAR O EVENTO ONDE O SEGUNDO CASO VAI OCORRER (1 BRANCA) E VOCÊ VAI FICAR COM UM TOTAL DE APENAS 9 BOLAS, SENDO APENAS 3 BRANCAS, PARA A PRIMEIRA RETIRADA. 3/9 POR ISSO DEU 1/3.
MUITO OBRIGADO
simplesmente o mago da matemática
O assunto abordado no vídeo é o mesmo que o Teorema da Probabilidade Total, certo?
Valeuu professor!!
ótima explicação
Olá, Francyelly. Muito obrigado! Forte abraço!
Cara vc explica tão bem, oq eu faria se o debaixo na letra c fosse diferente?
E engraçado a naturalidade de qualquer professor, na hora de simplificar uma fração, Eu aqui quando vou simplificar, paro, penso com olhar de Kill Bill e depois me pergunto: Será que tá certo?! Essas coisas normais e tão engraçado!
Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida enorme. Quando usar Teorema da Probabilidade Total, Teorema de Bayes, Teorema do Produto e Probabilidade Condicional.
Você tem um vídeo que trate destes 4 assuntos juntos? Ou algo que nos mostre as semelhanças e diferenças entre eles?
Obrigada
Olá, Sibeli.
Infelizmente não tenho.
O curso é realmente voltado para ensino médio.
Espero poder lhe atender melhor em breve. Abs!
Muito bom entendi!!!!
Ola professor!
teria como resolver por esse método, esse problema:
Em uma estação de energia local, existe um alarme que detecta quando um indicador de temperatura excede um dado limiar. A chance do alarme soar é de 75%. Considerando-se que o alarme soa, a chance da temperatura estar alta é de 95%. Se o alarme não soa, a chance da temperatura estar baixa é de 80%. Qual a chance do alarme soar se a temperatura estiver baixa? Qual a probabilidade isolada da temperatura ser alta na estação de energia?
Uma pergunta: sem simplificar as respostas ficariam para a primeira pergunta 24/90 para a segunda 36/180 e para a terceira 12/90? Colocando assim sem simplificar estaria correto?
Na terceira questão, pq o senhor usou a probabilidade da segunda ser branca, independente da primeira ter saído branca, pois, o 6/15 é a probabilidade da segunda ser branca independente do primeiro resultado. adorei suas aulas muito mesmo...
Muito boa a explicação, entendi bem, mas mesmo assim eu não consigo imaginar uma situação real em que se faz uma ação em que já se sabe a ação seguinte, como na parte C do exercício.
Que bom que gostou!
A ideia é de se calcular a probabilidade tendo consigo uma informação privilegiada. O que seria diferente de não se ter informação alguma. Mas é meio complicado sim! hehe
Abs!
MUITO UTIL OBRIGADO
valeu paulão
Isso é o estudo de grafos?
aulão!!
👏👏👏👏👏👏
muito bom
7:55 porque não dá pra fazer direto dessa forma: se a 1ª for branca, então a chance da 2ª também ser será de 3/9.
Se essa 1ª for preta, então a chance da 2ª ser branca será de 4/9. Logo a chance total é 7/9.
Eu sei que esse número tá desproporcional à quantidade de bolas brancas, mas porque ao invés disso, precisa somar com as probabilidades anteriores ??
Creio q isso tem haver com a indepedencia dos eventos.
Da pra fazer a última alternativa sem fórmula?
quero saber como calcular a probabilidade de um numero de 0 a 9 em quatro sorteios em que o numero volta para o sorteio quanto sorteado um determinado numero qual a probabilidade de ela ser sorteada de 2x 3x e 4x qual a probabilidade em cada sorteio.
Gostei.
Jorge Luiz Meinicke da Silva Meinicke muito obrigado, meu amigo. Abs.
Pq vc nao simplificou as fração 4 sobre 9 e 5 sobre o no minito 6:22
❤
Estava apanhando muito em estatística, estudar nas aulas e com o livro não estava me ajudando, só você mesmo para fazer isso
Achei essa parte bem complexa, porém excelente
Prof, essa árvore de probabilidades tem chance de ser cobrado na ESA ou tá muito alto o nível?
Acredito que não, Bruno.
Abs!
Tmj!
Vídeo incrível, eu só não entendi o porque o três morre em 8:22
Ele simplificou por 3, dividindo por 3 tanto o 3 quanto o 9. Lembre-se de que a ordem dos fatores não altera o produto, logo (3/5)x(4/9)=(3/9)x(4/5). Sendo assim, podemos dividir, em cima e em baixo(o que não altera a razão entre os números), a fração (3/9) por 3, tornando-a 1/3. Teremos, a partir daí, (1/5)x(4/3) ou (1/3)x(4/5). Qualquer dúvida, basta perguntar.
E se fosse com reposição?
não entendi a necessidade do uso da fórmula no último item, não é só desconsiderar 1 bola branca sendo que já foi retirada?
Sim , tem até um comentário acima que fala isso fica té mais simples.
O problema é que é uma probabilidade condicional de um evento que aconteceu depois, bem bizarro
Alguem pode me explicar como resolver o terceiro item sem utilizaçao da formula de probabilidade condicional? no caso a explicaçao logica pra resolver
Faltou o binômio de Newton e o triangulo de Pascal?
Já tem uma playlist de Binômio, meu camarada!
Abs! Tmj!
@@equacionamatematica Po obrg prof! desculpa o inconveniente Abrçs
8:24 alguém me explica isso ?
Ele apenas simplificou o 3 com o 9, pois dava pra simplificar, assim n daria um resultado tão grande; Após simplificar ele multiplicou normalmente. Caso fique confuso simplificar os termos, apenas multiplique normalmente e simplifique no resultado final
@@anaclaraalves3693 acredito que ele tenha se referido à soma.
Boa tarde!
Alguém pode me ajudar a resolver uma questão?
Em uma urna1 a 2 bola vermelhas e 3 bolas brancas; uma urna 2 a 3 bolas vermelhas e 1 bola branca; e em uma urna 3 a 4bolas vermelhas e 2 bolas brancas. Sorteando uma urna e dela retirá - se uma bola ao acaso.qual a probabilidade de ocorrer 1 bola vermelha?
Deus acertou em tudo,. Menos ter que estudar..... 😊🙂🤔🤨😐😑😔😕😪
na vdd
é assim que ele testa seus filhos mais fortes...
o que adianta coloca-los no mundo onde ha tanta maldade e dificuldades para eles n aguentarem o batente?
Deus quer vc forte e resistente, jamais de joelhos.
Estude bem, pois a vida com os estudos é uma vida mais repleta de caminhos para serem escolhidos.
Sim
E quando assiste a aula mas n consegue desenvolver uma questao?
LAcrou
kkk... Valeu! Forte abraço!
Que exemplo:bola preta e bola branca😅🤨
por que você disse o 3 morre e o 9 vira 3?
Ele simplificou por 3, dividindo por 3 tanto o 3 quanto o 9. Lembre-se de que a ordem dos fatores não altera o produto, logo (3/5)x(4/9)=(3/9)x(4/5). Sendo assim, podemos dividir, em cima e em baixo(o que não altera a razão entre os números), a fração (3/9) por 3, tornando-a 1/3. Teremos, a partir daí, (1/5)x(4/3) ou (1/3)x(4/5). Qualquer dúvida, basta perguntar.
Não consigo entender cara.
A coisa está preta!
A urna 1 contém x bolas brancas e y bolas vermelhas. A urna 2. contém z bolas brancas e v bolas vermelhas. Uma bola é escolhida ao acaso da urna 1 e posta na urna 2. A seguir, uma bola é escolhida ao acaso da urna 2. Qual será
a probabilidade de que esta bola seja branca?
Obrigada professor, aula excelente!!! Me salvou hehe
Show, Sandy. Fico feliz em poder ajudar! Tmj!
cheio das menininha ai em hmmmmm