Conheci este canal ontem e já me inscrevi. Não apenas pela parte técnica mas pela didática e visão muito clara e objetiva dos vídeos. Com certeza vou comprar o curso. Obrigado.
Sou um engenheiro de software senior, não curto a idéia de low ou no code mas no final das contas o que importa de verdade é o que a pessoa faz com o conhecimento que tem. Gosto muito do seu conteúdo porque é focado na construção de produtos, neste exato momento está desenvolvemento o meu produto que vou lançar dia 20 de junho de 2024.
Realmente o cara é bom não gosto muito do modelo de aplicativo que ele faz sou programador React Native mas as ideias e didática do Renato são fenomenais o video abriu minha mente.
👨🏫 Comunidade Sem Codar - Aprenda a forma mais simples, rápida e barata de criar aplicativos web e mobile: lp.semcodar.com.br/?conversion=ppt-sem-codar-24
Meu Prof lindo. Sorrio cada vez que te vejo. Estou a uma semana estudando seu curso. Vc agora é o responsável por minhas insônias de tantas ideias novas em minha mente. Gratidão ao Universo por ter te colocado em meu caminho
tudo que tenho a dizer do video é, vc coloca em palavras tudo que meu consciente ja sabia, mas não estava palpável e de forma visível. Tenho um pouco de experiencia no mercado tentando lançar algumas empresas, e sinceramente essa suas colocações foram excelentes. Parabéns e obrigado.
Assinei o curso anteontem, E pra galera que ainda está em dúvida, vou falar pra vocês: tem bastante conteúdo! Logo de cara você já começa na prática. Recomendo pessoal!
Fala Renato! Espero que esteja bem! Parabéns pelo conteúdo de valor! Recentemente apliquei o filtro 5 a uma ideia, pensei, "não sou nenhum gênio disruptivo tem algo de errado com minha hipótese", procurei melhor e bingo encontrei duas empresas com proposta semelhante! Depois no dia seguinte tu posta esse vídeo, está me dando mais coragem para colocar em execução! Abraço!
Opa Renato, estou criando (finalmente) o meu primeiro app com Bubble (cheguei a criar uma conta lá quando conheci seu canal no ano passado mas nunca fiz nada). Vendo os seus vídeos antigamente eu não entendia nada (mas adorava), mas depois que aprendi HTML/ CSS, usar o Bubble foi como "andar de bicicleta" (acho q n é essa a expressão certa), claro que ainda tenho minhas dificuldades pois sou Designer e não programador, mas quase toda a lógica do workflow eu aprendi em ~5 dias kkkkk, agora é só aprimorar e refinar pra forma mais profissional possível. E sobre o vídeo, cara eu realmente estava pensando só em monetizar o meu app com anúncios, iria ser algo bem parecido com que o YT faz (na questão dos anúncios), mas vc fez eu pensar um pouquinho pra criar algo como "plano premium" e vender pras pessoas ou empresas. Então meu mt obrigado. Sobre o app, está uns 30% pronto, mas não tenho pressa em termina-lo, e tenho que juntar dinheiro pras mensalidades do Bubble, pro domínio e pra umas campanhas de ads, complicado kkk
Sempre incrível Renato, eu estava em dúvida sobre quanto cobrar no meu MicroSaaS e a parte que você fala de reduzir o custo da empresa abriu muito minha mente... Meu App reduziu 75% do volume de impressões feitas por mês no meu primeiro cliente, só aí já consigo fazer um primeiro calculo para descobrir quanto ele economizou e já é um primeiro passo pra precificar... Isso contando apenas um dos benefícios do App né.... Você é muito fera! 👏👏👏👏
Ótimo vídeo! As pessoas querem muito saber o que fazer, mas saber o que não fazer e como evitar desperdício de tempo e energia é mais importante ainda.
Renato, fiz um sistema de compras de supermercado baseado em minha necessidade diária, trabalha parte financeira, compras e resume bem o valor total da compra, depois irei publicar aqui, irei fazer umas alterações somando mais atributos, todo em feito em Bubble.
Renato estou criando um Marketplace, para hospedagens, só que eu já tenho uma agência de turismo que já está na área a mais de 15 anos junto comigo. Oque acontece já tem concorrente forte, booking, Airbnb e tal. Renato aonde está a maior dor dos cara, tudo é pago uma mensalidade de 3000 pila por mês e ainda uma taxa de comissão por cada reserva que o usuário faz .. Aí eu aluno da Comunidade semcodar apresentei o Bubble falando da rapidez para criar um aplicativo e implantar melhorias, Eu acredito que vai ser legal pq já tenho um super Resort que permite o meu aplicativo vender para eles, pq essa agência já trabalha com 8 Resort na minha cidade o Marketing eles já fazem e aí Professor a diferença está que pego o notebook e abro na frente deles e crio uma ação em 5 minutos, então me ofereceram 50% do lucro de tudo que for vendido em cima do App, porque eu vou desenvolver. Claro que antes de de lançar minha 1 versão vou pedir um analise da comunidade para dar uma enxugada no sistema. A batalha não vai ser fácil, mais como eu disse para o pessoal eu tenho uma comunidade de mais de 2000 desenvolvedores caso eu trave em alguma parte.
Oi Renato, conteúdo inspirador como sempre. Uma dica para quem pretende montar um mktplace, em uma etapa anterior ao aplicativo principal, é criar uma solução de nicho gratuita, para um dos alvos, faria o trabalho de entrega de valor dessa solução em uma localidade, assim que houvesse empresas suficientes, focaria em divulgar o formato mktplace, tão logo houvesse assinantes suficientes, ofereceria um plano Premium para as empresas
Concordo demais. Acho marketplace muito mais forte como um diferencial competitivo que oferece aos seus usuários, do que como a proposta de valor principal do software.
Olá Renato, parabéns pelo trabalho! Gosto muito da sua maneira de associar TI aos negócios, olhando-os de maneira integrada. Discordo um pouco da visão de que B2B é mais fácil, olhando como empresa, assinatura de algo é custo fixo, logo, ele tem que gerar muito valor, para poder ser diluído. E convencer uma empresa desse valor é uma tarefa possível, mas bem difícil. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo
Julio, assinatura vai ser custo fixo pra qualquer um, seja uma pessoa física ou uma empresa. A diferença é que a empresa já tem 1 milhão de reais em custo fixo, então aumentar pra 1.000.200 pra incluir a assinatura do teu software sai na urina :)
Renatão, se for possível, fala um pouco sobre como precificar a assinatura do App, no meu eu analiso os concorrentes e tento cobrar parecido, mas às vezes parece que não compensa, não sei onde tô errando.
Excelente vídeo Renato. Meu grande problema é encontrar na gringa app para inspirar. Procuro palavras do meu nicho em inglês, mas sempre aparece só sites do Brasil kkkkkkkk Parabéns pelo conteúdo
Renatão, e quando o produto é voltado para empresas do terceiro setor (ongs, associações, fundações, etc)? A princípio é B2B, porém com um perfil bem diferente de uma empresa tradicional.
Vai ser bem mais difícil apurar aumento de receita. O principal fator aí vai ser ganho de produtividade e automação de processos internos. Exemplo: "hoje pra coordenar a emissão de carnês, controle de recebimentos, emissão de recibos e suporte aos doadores vocês tem uma equipe de 3 pessoas, correto? Criei um aplicativo que automatiza tudo isso: a cobrança é gerada e enviada pro email do doador sempre na data X do mês, ele pode pagar por PIX, QR Code ou emissão de boleto. Quando pago o valor já é identificado e dado baixa automaticamente, e o doador recebe um recibo por email. E ainda, o doador recebe login e senha com acesso à um portal onde ele pode gerenciar todas as doações que ele realizou e acompanhar as obras que a Fundação está realizando. Agora você pode pegar essas 3 pessoas e alocar para outros departamentos dentro da fundação" :)
Eduardo, acho que B2G beira o impossível. Esse sou eu: não gosto de vender nada pro estado, não quero contato com eles, quero passar longe. Às vezes você passa anos pra fechar um contrato municipal de software, aí uma mudança política cancela teu contrato e te bota pra fora do jogo. Nunca empreendi em nada que envolvesse o estado, nem pretendo.
@@RenatoAsse eu enxergo totalmente o contrário. Principalmente em prefeituras de municípios com a média de 100k habitantes. Apresentando soluções efetivas ao responsável por alguma secretaria se chega mais fácil até o tomador de decisão. Uma vez que "está de dentro" enxergo que é fácil permanecer numa possível troca de governo, já que a população já vai tá acostumada a utilizar o serviço.
@@eduardovasconcelos659 é isso aí, vai mais da personalidade do empreendedor, tem gente que lida com governo e fica confortável, não sou assim. Mas acho que tá longe de ser o fruto mais baixo da macieira :)
A dúvida é justamente na parte de tornar o sistema um SAAS , como particionar o banco de dados de forma que cada empresa utilize o mesmo frontend porém com banco de dados distintos?
Basta você sempre atrelar os registros do banco de dados ao usuário / empresa. Nesse vídeo explico tudo sobre aplicativos multiempresas / multitenant: ua-cam.com/video/yPdNZBqnig0/v-deo.html
Meu amigo, tudo bem? Em qual aula do seu curso consigo uma solução para somar/calcular quantos resultados de um Grupo Repeating? Ex: No grupo listo os clientes e quero exibir na página a quantidade de clientes que no intervalo de data solicitados conseguiram responder o questionário enviado e os que não responderam.
18:00 Eu comecei um pensando no marketplace (na verdade, em catalogar as ME de manutenção para meus clientes B2C da loja de produto, demanda existente). Porém, ao ir montando, percebi que as ME's e MEI's precisam tanto de mais clientes, quanto maior controle sobre a agenda, financeiro estoque etc, então criei todo um micro-saas pra eles onde botei um plano pago, e deixei o marketplace bem simples, focando em adquirir PJ's mesmo. Objetivo final é oferecer solução financeira para os PJ's, ter controle do estoque deles (saber quais produtos eu deveria estar vendendo já com a demanda por região) etc.. O marketplace é mais um "chamariz" pros caras, nem intermedio nada, sem dor de cabeça com comissões e devoluções.
Vitor, minha dica é: foque em uma só dor, e valide ela. Quando estiver validada, parta pras próximas. Se sabe que existe uma dor de controle de agenda, faça um baita aplicativo de controle de agenda específico pro teu público-alvo, exatamente com o que eles precisam, e só isso, sem mais firulas, sem mais coisas, foco total nisso até virar uma baita solução massa. Ganhou tração, parte pra v2: inclui agora um módulo de estoque, e assim vai. Mas cuide pra não virar um canivete suíço logo no começo.
@@RenatoAsse Excelente Informação. Tenho a mesma ideia do Vitor de criar um modelo pra minha cidade, mas um pouco diferente, pra adquirir leads de forma orgânica e depois, com essa base, oferecer soluções, e validar ideias. Uma pergunta, tem alguma ferramenta online de criador de pagina, tipo, pra ir desenvolvendo o workflow?
Fala Renato, primeiro, parabéns pelo conteúdo! Segundo, me ajude, se possível, preciso fazer um POST em uma API, no entanto, para validação, preciso fazer a "leitura" de um certificado PFX. O bubble consegue fazer? Tentei muito mas não obtive sucesso! Se sim, me ajude. Muito obrigado!
Caio, já conseguimos fazer API com certificado PFX sim. Se estiver na Comunidade Sem Codar, faz um post lá no grupo.semcodar.com.br e me marca que dou uma olhada :)
@@RenatoAsse Concordo! Mas digo, pra fazer teste como se eu fosse o usuário real, eu consigo antes de lançar? Eu não sou dessa área, mas to me interessando
É possível fazer um app como o miro no bubble? Algo que pudesse ser usado por arquitetos e designers para construir moodboards, ou seja uma interface de quadro branco (miro) focado para este público?
Bubble tem alguns plugins pra criação de interfaces gráficas, mas não tão avançados quanto o Miro. Dá uma olhada nisso aqui, 100% criado em Bubble: premast-canvas.bubbleapps.io/c-editor
Bons filtros. A minha ideia de app até consegui fazer funcionar, mas travou justamente nas maçãs altas, por causa que precisava de rede social. Parei, é realmente muito difícil.
Muito, muito, muito difícil monetizar uma rede social. Basta notar que Facebook, Instagram e Tiktok não são monetizados. A rede social é só uma forma de coletar dados para a verdadeira ferramenta de monetização deles: Facebook Ads e Tiktok Ads.
Renato talvez discorde um pouco em relação a qual eu não ter concorrentes a minha idéia de app é que o usuario tenha mais de 15 mill fornecedores e fabricantes só no Brás e Bom Retiro em são Paulo com acesso grátis e o lojista que pagaria por ter vantagens do acesso ao app Vi alguns que até liberam contatos mas são lojistas e não fabricantes e fornecedores. eu tenho todo esse banco de dados e informações que passam de 100 mil em todo Brasil. a dor de muitos é não ter esse acesso por isso não achei concorrentes porque ninguém libera esse acesso ao comprador estou no inicio do app tenho dificuldades mas chego lá
Mas isso é um guia comercial. Provavelmente é o modelo de negócios de aplicativos com a maior quantidade de concorrentes que existe no mundo. O Google Maps, por exemplo, é teu concorrente direto.
@@RenatoAsse sim concordo mas eu que vou cadastrar somente o fornecedor e fabricante e no maps não acha esse nicho. mas teria que explicar melhor a ideia pois assim talvez você não compreendeu ou eu não soube me expressar. valeu por responder rapidamente
@@moneyonline4106 isso aí, é um guia comercial com diferenciais e focado em um nicho. Mas não deixa de ser um guia comercial: um marketplace onde compradores encontram vendedores.
Market place pode ser criado após a criação de um app que vingou sem a função de market place. Dá uma mudadinha nos termos de uso do app e bum. Você tem a base de usuários.
Concordo muito. Acho que marketplace funciona muito bem como um bônus do teu aplicativo. Exemplo: sistema de gestão de clientes para psicólogos clínicos. "Bônus: preencha seu perfil e apareça no marketplace onde os clientes poderão filtrar por cidade, especialização, e encontrar você."
eu quero saber como ficar a infraestrutura de uma microsaas, se for web devo contratar algum tipo de serviço com Azure? Hospedagem? Devo ter um servidor? Se alguém puder me informar como é a infraestrutura ficarei grato!
Se for em Bubble, não precisa se preocupar com nada disso. Bubble já hospeda, já te dá o banco de dados nativo, já te dá tudo. Só precisa se preocupar em criar :)
Pois é Renato. Como argumentar com as pessoas da tal empresa que o Bubble é eficiente contra ataques cibernéticos, proteção de dados, pois mesmo que eu não saiba a senha eu consigo enxergar o banco de dados do cliente. E aí, como resolver esse questionamento?
Bubble ficou off agora ? Problemas com o cluster de bolha principalSe inscrever Investigando - Nossos sistemas automatizados detectaram possíveis problemas com o cluster principal do Bubble. No momento estamos investigando... 14 de dezembro de 2022 - 13:15 EST
@@luizlinharesjr5977 francamente? Não. Design é commodity. Usa os componentes de design do Bubble Essential Kit e foca no aplicativo em si, que é isso que realmente vai agregar valor pro teu aplicativo :)
@@RenatoAsse isso nao é negativo e sim positivo, renatom quer dizer q o trabalho ta fazendo bem! vc cada dia mais top, logo entrarei na comunidade, to trabalhando pra isso.
estou a uma semana fazendo o curso da comunidade sem codar, e recomendo para os indecisos, o Renato Asse é um cara fora da curva. Parabéns.
Dica: Coloca uma barra de progresso enquanto você explica cada tópico dessa sua apresentação.
Tô maratonando seus vídeos em plena sexta feira 😂
idéia excelente! sempre penso que poderia ser assim...
Conheci este canal ontem e já me inscrevi. Não apenas pela parte técnica mas pela didática e visão muito clara e objetiva dos vídeos. Com certeza vou comprar o curso. Obrigado.
Sou um engenheiro de software senior, não curto a idéia de low ou no code mas no final das contas o que importa de verdade é o que a pessoa faz com o conhecimento que tem.
Gosto muito do seu conteúdo porque é focado na construção de produtos, neste exato momento está desenvolvemento o meu produto que vou lançar dia 20 de junho de 2024.
Realmente o cara é bom não gosto muito do modelo de aplicativo que ele faz sou programador React Native mas as ideias e didática do Renato são fenomenais o video abriu minha mente.
👨🏫 Comunidade Sem Codar - Aprenda a forma mais simples, rápida e barata de criar aplicativos web e mobile: lp.semcodar.com.br/?conversion=ppt-sem-codar-24
O conteúdo desse vídeo é tão TOP que poderia ser vendido. Parabéns, Renato!!
Esse é um dos melhores conteúdos que você já produziu Renato, parabéns mais um vez por trazer estás pérolas e compartilhar conosco.
Renato, faz pouquíssimo tempo que encontrei o seu canal. É muito difícil parar de marotonar, cada vídeo seu é uma verdadeira aula! Sensacional! 😱
Meu Prof lindo. Sorrio cada vez que te vejo. Estou a uma semana estudando seu curso. Vc agora é o responsável por minhas insônias de tantas ideias novas em minha mente. Gratidão ao Universo por ter te colocado em meu caminho
Como sempre Renato, aprecio o seu conteudo, porque nota-se que fazes pelo amor. Obrigado pelo video
Renato sempre com conteúdo de grande valor para a comunidade, aguardando a 2 parte.Gratidão!
tudo que tenho a dizer do video é, vc coloca em palavras tudo que meu consciente ja sabia, mas não estava palpável e de forma visível. Tenho um pouco de experiencia no mercado tentando lançar algumas empresas, e sinceramente essa suas colocações foram excelentes. Parabéns e obrigado.
Assinei o curso anteontem, E pra galera que ainda está em dúvida, vou falar pra vocês: tem bastante conteúdo! Logo de cara você já começa na prática. Recomendo pessoal!
Vou comprar o meu em fevereiro! Ansioso!
Vou comprar o meu em Janeiro
Início recentemente também, estou adorando. ❤
Aguardando uma promoção.
@@lucianopope1592 kkkk mano esquece, é mais fácil você perder o preço que está e pagar mais caro, do que sair uma promoção!
Sem dúvida o melhor vídeo sobre SaaS que já assisti. Parabéns Renato Asse.
Fala Renato! Espero que esteja bem!
Parabéns pelo conteúdo de valor! Recentemente apliquei o filtro 5 a uma ideia, pensei, "não sou nenhum gênio disruptivo tem algo de errado com minha hipótese", procurei melhor e bingo encontrei duas empresas com proposta semelhante! Depois no dia seguinte tu posta esse vídeo, está me dando mais coragem para colocar em execução! Abraço!
Aguardando a parte 2! Go go go!
Opa Renato, estou criando (finalmente) o meu primeiro app com Bubble (cheguei a criar uma conta lá quando conheci seu canal no ano passado mas nunca fiz nada). Vendo os seus vídeos antigamente eu não entendia nada (mas adorava), mas depois que aprendi HTML/ CSS, usar o Bubble foi como "andar de bicicleta" (acho q n é essa a expressão certa), claro que ainda tenho minhas dificuldades pois sou Designer e não programador, mas quase toda a lógica do workflow eu aprendi em ~5 dias kkkkk, agora é só aprimorar e refinar pra forma mais profissional possível.
E sobre o vídeo, cara eu realmente estava pensando só em monetizar o meu app com anúncios, iria ser algo bem parecido com que o YT faz (na questão dos anúncios), mas vc fez eu pensar um pouquinho pra criar algo como "plano premium" e vender pras pessoas ou empresas. Então meu mt obrigado.
Sobre o app, está uns 30% pronto, mas não tenho pressa em termina-lo, e tenho que juntar dinheiro pras mensalidades do Bubble, pro domínio e pra umas campanhas de ads, complicado kkk
Sempre incrível Renato, eu estava em dúvida sobre quanto cobrar no meu MicroSaaS e a parte que você fala de reduzir o custo da empresa abriu muito minha mente...
Meu App reduziu 75% do volume de impressões feitas por mês no meu primeiro cliente, só aí já consigo fazer um primeiro calculo para descobrir quanto ele economizou e já é um primeiro passo pra precificar... Isso contando apenas um dos benefícios do App né....
Você é muito fera! 👏👏👏👏
Nesse vídeo também falo bastante sobre precificação: ua-cam.com/video/poYdVMvHBNo/v-deo.html
Muito obrigado por esse conteúdo, show de bola!
Vídeo incrível Renato! Curto muito conhecer mais como sua cabeça funciona para negócios
Ótimo vídeo! As pessoas querem muito saber o que fazer, mas saber o que não fazer e como evitar desperdício de tempo e energia é mais importante ainda.
Ainda estou no inicio do vídeo, mas já quero comentar: Ficou muito massa essa edição com as figuras!! Parabéns!!
Renato, fiz um sistema de compras de supermercado baseado em minha necessidade diária, trabalha parte financeira, compras e resume bem o valor total da compra, depois irei publicar aqui, irei fazer umas alterações somando mais atributos, todo em feito em Bubble.
Já pode colocar a segunda parte!
Renato estou criando um Marketplace, para hospedagens, só que eu já tenho uma agência de turismo que já está na área a mais de 15 anos junto comigo. Oque acontece já tem concorrente forte, booking, Airbnb e tal. Renato aonde está a maior dor dos cara, tudo é pago uma mensalidade de 3000 pila por mês e ainda uma taxa de comissão por cada reserva que o usuário faz .. Aí eu aluno da Comunidade semcodar apresentei o Bubble falando da rapidez para criar um aplicativo e implantar melhorias, Eu acredito que vai ser legal pq já tenho um super Resort que permite o meu aplicativo vender para eles, pq essa agência já trabalha com 8 Resort na minha cidade o Marketing eles já fazem e aí Professor a diferença está que pego o notebook e abro na frente deles e crio uma ação em 5 minutos, então me ofereceram 50% do lucro de tudo que for vendido em cima do App, porque eu vou desenvolver. Claro que antes de de lançar minha 1 versão vou pedir um analise da comunidade para dar uma enxugada no sistema. A batalha não vai ser fácil, mais como eu disse para o pessoal eu tenho uma comunidade de mais de 2000 desenvolvedores caso eu trave em alguma parte.
Show demais, aguardando proximo vídeo ancioso.
Vídeo sensacional Renato, parabéns!
Renato , está de parabéns, seu conteúdo e sempre de excelente qualidade. Este mês começo a fazer o curso com vc. Obrigado.
Gerson, será muito bem vindo :)
Oi Renato, conteúdo inspirador como sempre.
Uma dica para quem pretende montar um mktplace, em uma etapa anterior ao aplicativo principal, é criar uma solução de nicho gratuita, para um dos alvos, faria o trabalho de entrega de valor dessa solução em uma localidade, assim que houvesse empresas suficientes, focaria em divulgar o formato mktplace, tão logo houvesse assinantes suficientes, ofereceria um plano Premium para as empresas
Concordo demais. Acho marketplace muito mais forte como um diferencial competitivo que oferece aos seus usuários, do que como a proposta de valor principal do software.
Esse video veio no momento certo! Que aula maravilhosa.
Nem assisti e já mandei meu like, pois sei que aqui sempre vem coisa boa!!
@@academycursosdigital muita cara de pau oferecer o curso do Renato aqui no canal dele, não Acha?
Olá Renato, parabéns pelo trabalho! Gosto muito da sua maneira de associar TI aos negócios, olhando-os de maneira integrada. Discordo um pouco da visão de que B2B é mais fácil, olhando como empresa, assinatura de algo é custo fixo, logo, ele tem que gerar muito valor, para poder ser diluído. E convencer uma empresa desse valor é uma tarefa possível, mas bem difícil. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo
Julio, assinatura vai ser custo fixo pra qualquer um, seja uma pessoa física ou uma empresa. A diferença é que a empresa já tem 1 milhão de reais em custo fixo, então aumentar pra 1.000.200 pra incluir a assinatura do teu software sai na urina :)
Nossa, sensacional esse vídeo. Realmente muito esclarecedor. Nunca tinha pensado nisso. Na verdade nem sabia os conceitos de B2C e B2B.
Como sempre, conteúdo monstruoso!
Ótimas ideias e pontos de vista Renato!!
Quero a parte 2 na minha mesa agora! Kkk
Estratégia do Oceano Azul ótimo livro.
Sempre com uma visão ótima 💪👏
Que conteúdo toop, parabéms...
Renatão, se for possível, fala um pouco sobre como precificar a assinatura do App, no meu eu analiso os concorrentes e tento cobrar parecido, mas às vezes parece que não compensa, não sei onde tô errando.
Tá na mão: ua-cam.com/video/poYdVMvHBNo/v-deo.html
Que vídeo útil!!! muito bom
Excelente vídeo Renato. Meu grande problema é encontrar na gringa app para inspirar. Procuro palavras do meu nicho em inglês, mas sempre aparece só sites do Brasil kkkkkkkk Parabéns pelo conteúdo
Experimenta mudar o idioma do Windows para inglês, ou usa uma VPN americana, aí só vai aparecer resultado dos EUA
Qual teu nicho?
QUE VIDEO BOM!!! TÁ DE PARABÉNS LIKE SEMPRE!
Fala Renato! Dá uma olhada no canal do TK Kader. Ele passa por boa parte desses pontos que você tocou. O cara é uma lenda do SAAS. Abraço!
Show, não conhecia. Valeu!
Vídeo excelente!!
Renatão, e quando o produto é voltado para empresas do terceiro setor (ongs, associações, fundações, etc)? A princípio é B2B, porém com um perfil bem diferente de uma empresa tradicional.
Vai ser bem mais difícil apurar aumento de receita.
O principal fator aí vai ser ganho de produtividade e automação de processos internos.
Exemplo: "hoje pra coordenar a emissão de carnês, controle de recebimentos, emissão de recibos e suporte aos doadores vocês tem uma equipe de 3 pessoas, correto? Criei um aplicativo que automatiza tudo isso: a cobrança é gerada e enviada pro email do doador sempre na data X do mês, ele pode pagar por PIX, QR Code ou emissão de boleto. Quando pago o valor já é identificado e dado baixa automaticamente, e o doador recebe um recibo por email. E ainda, o doador recebe login e senha com acesso à um portal onde ele pode gerenciar todas as doações que ele realizou e acompanhar as obras que a Fundação está realizando. Agora você pode pegar essas 3 pessoas e alocar para outros departamentos dentro da fundação" :)
@@RenatoAsse Boa! Valeu!
Renato, e com ralação ao B2G, qual tua visão?
Falando do Spotify, a arrogância do Daniel Ek é gigante.
Eduardo, acho que B2G beira o impossível.
Esse sou eu: não gosto de vender nada pro estado, não quero contato com eles, quero passar longe. Às vezes você passa anos pra fechar um contrato municipal de software, aí uma mudança política cancela teu contrato e te bota pra fora do jogo.
Nunca empreendi em nada que envolvesse o estado, nem pretendo.
@@RenatoAsse eu enxergo totalmente o contrário. Principalmente em prefeituras de municípios com a média de 100k habitantes.
Apresentando soluções efetivas ao responsável por alguma secretaria se chega mais fácil até o tomador de decisão.
Uma vez que "está de dentro" enxergo que é fácil permanecer numa possível troca de governo, já que a população já vai tá acostumada a utilizar o serviço.
@@eduardovasconcelos659 é isso aí, vai mais da personalidade do empreendedor, tem gente que lida com governo e fica confortável, não sou assim. Mas acho que tá longe de ser o fruto mais baixo da macieira :)
A dúvida é justamente na parte de tornar o sistema um SAAS , como particionar o banco de dados de forma que cada empresa utilize o mesmo frontend porém com banco de dados distintos?
Basta você sempre atrelar os registros do banco de dados ao usuário / empresa.
Nesse vídeo explico tudo sobre aplicativos multiempresas / multitenant: ua-cam.com/video/yPdNZBqnig0/v-deo.html
Queria criar um sistema web gerenciador de obras da construção civil, um SAAS
Meu amigo, tudo bem?
Em qual aula do seu curso consigo uma solução para somar/calcular quantos resultados de um Grupo Repeating?
Ex: No grupo listo os clientes e quero exibir na página a quantidade de clientes que no intervalo de data solicitados conseguiram responder o questionário enviado e os que não responderam.
Consegui criando um filtro e depois contando a quantidade ;)
Você podia mostrar como fez esse aplicativo ma comunidade Sem Codar
18:00 Eu comecei um pensando no marketplace (na verdade, em catalogar as ME de manutenção para meus clientes B2C da loja de produto, demanda existente). Porém, ao ir montando, percebi que as ME's e MEI's precisam tanto de mais clientes, quanto maior controle sobre a agenda, financeiro estoque etc, então criei todo um micro-saas pra eles onde botei um plano pago, e deixei o marketplace bem simples, focando em adquirir PJ's mesmo.
Objetivo final é oferecer solução financeira para os PJ's, ter controle do estoque deles (saber quais produtos eu deveria estar vendendo já com a demanda por região) etc.. O marketplace é mais um "chamariz" pros caras, nem intermedio nada, sem dor de cabeça com comissões e devoluções.
Vitor, minha dica é: foque em uma só dor, e valide ela. Quando estiver validada, parta pras próximas.
Se sabe que existe uma dor de controle de agenda, faça um baita aplicativo de controle de agenda específico pro teu público-alvo, exatamente com o que eles precisam, e só isso, sem mais firulas, sem mais coisas, foco total nisso até virar uma baita solução massa.
Ganhou tração, parte pra v2: inclui agora um módulo de estoque, e assim vai.
Mas cuide pra não virar um canivete suíço logo no começo.
@@RenatoAsse Excelente Informação. Tenho a mesma ideia do Vitor de criar um modelo pra minha cidade, mas um pouco diferente, pra adquirir leads de forma orgânica e depois, com essa base, oferecer soluções, e validar ideias.
Uma pergunta, tem alguma ferramenta online de criador de pagina, tipo, pra ir desenvolvendo o workflow?
Fala Renato, primeiro, parabéns pelo conteúdo! Segundo, me ajude, se possível, preciso fazer um POST em uma API, no entanto, para validação, preciso fazer a "leitura" de um certificado PFX. O bubble consegue fazer? Tentei muito mas não obtive sucesso! Se sim, me ajude. Muito obrigado!
Caio, já conseguimos fazer API com certificado PFX sim. Se estiver na Comunidade Sem Codar, faz um post lá no grupo.semcodar.com.br e me marca que dou uma olhada :)
Queria saber se é possível criar um plug-in pro WordPress com o bubble? Ou alguma forma semelhante
Nope. Pra criar plugins de Wordpress, só no código mesmo.
Renato, como faço para falar com você. Preciso compartilhar algo com você, mas não posso fazer por aqui.
Pode me chamar no renato@semcodar.com.br :)
Uma pergunta, pra validar eu preciso ir pra versão paga? Ou ainda qur limitado consigo cadastrar usuários pra usar?
Pra tirar a marca d’água e migrar pra domínio próprio, precisa ir pro plano pago.
E convenhamos, não dá pra lançar sem domínio próprio, né?
@@RenatoAsse Concordo! Mas digo, pra fazer teste como se eu fosse o usuário real, eu consigo antes de lançar? Eu não sou dessa área, mas to me interessando
@@PhilippMoreno ah sim, consegue testar praticamente tudo no gratuito.
É possível fazer um app como o miro no bubble? Algo que pudesse ser usado por arquitetos e designers para construir moodboards, ou seja uma interface de quadro branco (miro) focado para este público?
Bubble tem alguns plugins pra criação de interfaces gráficas, mas não tão avançados quanto o Miro. Dá uma olhada nisso aqui, 100% criado em Bubble: premast-canvas.bubbleapps.io/c-editor
Bons filtros. A minha ideia de app até consegui fazer funcionar, mas travou justamente nas maçãs altas, por causa que precisava de rede social. Parei, é realmente muito difícil.
Muito, muito, muito difícil monetizar uma rede social.
Basta notar que Facebook, Instagram e Tiktok não são monetizados. A rede social é só uma forma de coletar dados para a verdadeira ferramenta de monetização deles: Facebook Ads e Tiktok Ads.
Genial!
tenho uma se voce pode me responder , esse video e so pra quem trabalhar sem códigos ou server pra quem usar códigos também,?
Nesse vídeo estou falando sobre modelos de negócios, a tecnologia ou linguagem que você usa pra criar é irrelevante :)
A série do Spotify é da hora, assistam. Só perde para os vídeos de quinta feira do mestre aqui.
Seria interessante poder visualizar a ideia cadastrada :)
Renato talvez discorde um pouco em relação a qual eu não ter concorrentes
a minha idéia de app é que o usuario tenha mais de 15 mill fornecedores e fabricantes só no Brás e Bom Retiro em são Paulo com acesso grátis e o lojista que pagaria por ter vantagens do acesso ao app
Vi alguns que até liberam contatos mas são lojistas e não fabricantes e fornecedores.
eu tenho todo esse banco de dados e informações que passam de 100 mil em todo Brasil.
a dor de muitos é não ter esse acesso por isso não achei concorrentes porque ninguém libera esse acesso ao comprador
estou no inicio do app tenho dificuldades mas chego lá
Mas isso é um guia comercial. Provavelmente é o modelo de negócios de aplicativos com a maior quantidade de concorrentes que existe no mundo.
O Google Maps, por exemplo, é teu concorrente direto.
@@RenatoAsse sim concordo mas eu que vou cadastrar somente o fornecedor e fabricante e no maps não acha esse nicho.
mas teria que explicar melhor a ideia pois assim talvez você não compreendeu ou eu não soube me expressar.
valeu por responder rapidamente
@@moneyonline4106 isso aí, é um guia comercial com diferenciais e focado em um nicho. Mas não deixa de ser um guia comercial: um marketplace onde compradores encontram vendedores.
Market place pode ser criado após a criação de um app que vingou sem a função de market place. Dá uma mudadinha nos termos de uso do app e bum. Você tem a base de usuários.
Concordo muito. Acho que marketplace funciona muito bem como um bônus do teu aplicativo.
Exemplo: sistema de gestão de clientes para psicólogos clínicos.
"Bônus: preencha seu perfil e apareça no marketplace onde os clientes poderão filtrar por cidade, especialização, e encontrar você."
@@RenatoAsse Exatamente. Provavelmente muitos marketplaces surgiram assim. E este é mais um argument a favor do foco em um microsaas por vez.
eu quero saber como ficar a infraestrutura de uma microsaas, se for web devo contratar algum tipo de serviço com Azure? Hospedagem? Devo ter um servidor?
Se alguém puder me informar como é a infraestrutura ficarei grato!
Se for em Bubble, não precisa se preocupar com nada disso. Bubble já hospeda, já te dá o banco de dados nativo, já te dá tudo. Só precisa se preocupar em criar :)
@@RenatoAsse Obrigado
Quando sairá a parte 2?
Semana que vem :)
Pois é Renato. Como argumentar com as pessoas da tal empresa que o Bubble é eficiente contra ataques cibernéticos, proteção de dados, pois mesmo que eu não saiba a senha eu consigo enxergar o banco de dados do cliente. E aí, como resolver esse questionamento?
Marcio, o melhor vídeo que tem pra você entender isso e criar argumentos é esse aqui: ua-cam.com/video/2xfcd60Btno/v-deo.html
@@RenatoAsse Valeu Renato. Aguardando surgir um cascalho para retornar a comunidade. Abraço.
TENHO dezenas de ideia mto lucrativas e até uns mvp em Excel.. mas não sei fazer o app. Alguém quer me ajudar a criar?
Bem aventurado sou eu que nasci nessa década, kkkkkkkk
Se a parte 2 sair amanhã 12h00, alguém me diz depois o resultado do jogo...
😂😂😂😂
Cheguei de novo!
Primeiro comentário confirmado ✅
cade a part 2 Renato???
Essa semsna sai :)
@@RenatoAsse top demais o conteúdo Deus o abençoe sempre!!
Bubble ficou off agora ?
Problemas com o cluster de bolha principalSe inscrever
Investigando - Nossos sistemas automatizados detectaram possíveis problemas com o cluster principal do Bubble. No momento estamos investigando...
14 de dezembro de 2022 - 13:15 EST
O editor do Bubble ficou fora uns 15 minutos por esse horário né? Logo consertaram.
Baita como dizem os gauchos kkk
Meu problema é a parte de desenvolver as ideias , ideias tenho milhares kkkkkkk
Como diz Tallis Gomes: ideias valem 10 centavos o balde, o valor está na execução :)
@@RenatoAsse tenho a mais plena certeza disso kkkkk
Vale apena estudar Figma , para complementar as ideias para bubble etc ?
@@luizlinharesjr5977 francamente? Não. Design é commodity. Usa os componentes de design do Bubble Essential Kit e foca no aplicativo em si, que é isso que realmente vai agregar valor pro teu aplicativo :)
Vídeo ruim pra caramba, só pra me deixar curioso pra segunda parte 😅
Vai lançar quando a segunda parte?
Todo mundo em busca da nova galinha dos ovos de ouros 😂
@@academycursosdigital NÂO !
Fist, Second,...
A pergunta que fica é: CONSEGUIU OS 8 "SIM"?! kkkkkkkkkkk
Foram 8 NÃOS 😅
20:56 çei.
👀
ta mais gordinho, heimmm
a palavra certe seria, ta mais musculoso!
😢
@@RenatoAsse isso nao é negativo e sim positivo, renatom quer dizer q o trabalho ta fazendo bem! vc cada dia mais top, logo entrarei na comunidade, to trabalhando pra isso.
Tanta coisa boa para falar sobre o vídeo, aí tu vai e fica reparando na aparência do cara? Doideira kk