É possível conciliar Nietzsche e o comunismo? Uma resposta a Gustavo Gaiofato

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 вер 2024
  • Avisando que amanhã, dia 06/07/2023 teremos live.
    apoia.se/ilumi...

КОМЕНТАРІ • 98

  • @JoaoHenrique-gt8lr
    @JoaoHenrique-gt8lr Рік тому +27

    Eu gosto de ler Nietzche e Marx e acho ótimo esses dois personagens históricos, é irônico pois é graças a Nietzcsche que cheguei em Marx e nem por isso eu deixo de aproveitar o que Nietzcsche diz sobre o período da época , mas é no socialismo que o individuo se liberta e que nasce o ser Além do Homem e vem a nova humanidade mais comunista e mais solidária com o povo !!!

  • @steliobroseghini8020
    @steliobroseghini8020 Рік тому +12

    Ótimo vídeo, eu sou comunista e também estudioso de Nietzsche na graduação e mestrado. Acho que vale a pena continuar esse assunto em vídeos futuros e falar sobre pensadores como Bataille, Ranciere, Benjamin e Beatriz Sarlo, dentre outros, que utilizavam tanto Nietzsche como Marx.
    Até onde sei, Bataille propunha uma perspectiva Nietzschiana para a luta de classes. Já li que até Oswald de Andrade era leitor de Marx e Nietzsche. Vale a pena investigar isso para fazer mais material pro canal.
    Valeu professor, abraço.

    • @alemartinsart
      @alemartinsart 5 місяців тому

      Marx e Nietzsche são os mais importante pros que vieram depois deles ...... incluindo todos esses citados

  • @leandroschemmer
    @leandroschemmer Рік тому +13

    Boa análise. Como Peter Sloterdijk disse sejamos "saqueadores" de ideias.
    Temos um filósofo X, então vamos lá conhecer ele, pilhamos o que nos interessa, ignoramos o que não interessa e seguimos em frente ao próximo "saque".

    • @EduardoSilvaHP
      @EduardoSilvaHP Рік тому +1

      Adoro essa concepção

    • @EC-qz2kw
      @EC-qz2kw Рік тому +1

      Não se pode ignorar as premissas e os resultados lógicos se um autor

  • @vinicius-vinicius-vinicius
    @vinicius-vinicius-vinicius Рік тому +5

    Concordo muito quando diz que precisamos fazer de pensamentos ferramentas e não nos apegarmos ao pensador, eu meio que sempre pensei assim, mas escutar isso em palavras ficou mais facil de conceber. Muito interessante o vídeo!

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  Рік тому

      Que bom. Acho que trazer à tona coisas que muitas pessoas já pensam, mas não verbalizaram de maneira suficientemente ordenada para si mesmas, é uma das tarefas legais da filosofia.

  • @maverickmarv7114
    @maverickmarv7114 Рік тому +8

    Lukács tem um capítulo dedicado a Niet em 'a destruição da razão '. Demolidor. Recomendo

  • @professorluciojunior3998
    @professorluciojunior3998 Рік тому +13

    Nietzsche foi estudado na URSS até o tempo do Stálin. Estou com um livro sobre isso. O Nietzsche foi russificado desde o tempo de Dostoiévski. Trotsky adorava Nietzsche, não sei se vc já viu o artigo dele quando Nietzsche morreu.

    • @Eddie71883
      @Eddie71883 6 місяців тому

      Síndrome de Estocolmo, então! Nietzsche era só um bosta do século XIX. Um Olavo de Carvalho da época. Falando um monte de merd@. Inclusive dizendo: "algumas pessoas podem cometer crimes, porque são superiores as outras". Nietzsche

  • @JF_BO1
    @JF_BO1 Рік тому +4

    O canal filosofia vermelha também falou de nietzsche, sobre como o pensamento dele pode ser aproveitado para entender alguns pontos do marxismo e da realidade em geral.

  • @hermonzito
    @hermonzito Рік тому +3

    Uma coisa que percebo em debates econômico, politico, filosófico e afins. É aplicar um metódo, citar a obra o autor. Em vez de perguntar porque daquela conclusão de autor x e y. Sou comunista e não-monogâmico por exemplo. Mas se pegarmos apenas Engels, suas ideias e sua época e usar como metodo sem analisar outras coisas. Reduzo tanto o autor, minhas escolhas e a própria filosofia. Sobre Niet já gostei demais, e acho importante suas obras. As vezes nós comunistas ficamos presos em uma camada, uma cultura e autores. Sem ver outras perpectivas, leituras e afins. As vezes uma tia do bairro pode passar um conhecimento que eu não tenho, Nietz e vice versa. Não podemos cair em determinismos.
    Bom vídeo gosto demais de seu trabalho.

  • @balcambal9769
    @balcambal9769 10 місяців тому +1

    Quando sair seu livro vou procurar ler. Massa o vídeo

  • @julioxamadifantcastro7670
    @julioxamadifantcastro7670 Рік тому +2

    Daniel: Conciliador de Lares

  • @ThiagoFalcaoLima
    @ThiagoFalcaoLima Рік тому +1

    Precisamos pensar com cada vez mais intensidade, potência e criatividade.
    Não podemos, no entanto, erguer igrejas.

  • @daniloribeiro5372
    @daniloribeiro5372 Рік тому +3

    Comprarei seu livro.

  • @labelledejour802
    @labelledejour802 11 місяців тому +1

    Algo notável para falar sobre o histórico político do Nietzsche é sobre o assunto do abolicionismo, Nietzsche ironizou pensadores abolicionistas no seu tempo, independente da vastidão do seu pensamento politico, isso séria um ótimo ponto para tratar.

  • @educaaulasdemusica4112
    @educaaulasdemusica4112 2 місяці тому

    E qual sua opinião sobre a condição dos burguês que ajudam a classe trabalhadora? Isso é possível, sim ou não? É útil, sim ou não? Pergunto porque até onde sei, Engels era burguês, não?...

  • @amorimlds
    @amorimlds Рік тому +2

    Obrigado pelos vídeos! Acompanhando todos!
    UMA DÚVIDA: Sabendo que a dialética em Hegel difere da dialética em Marx, a crítica de Nietzsche a dialética também é uma crítica a Marx? Em outras palavras, os pontos que Nietzsche critica a dialética são exclusivos de Hegel ou chegam a Marx?

  • @mariojorgepaiva5385
    @mariojorgepaiva5385 Рік тому +3

    Comecei essa semana o livro do Losurdo, sobre Nietzsche. Andei pensando nisso também...
    Enfim, comecei a ver o vídeo. Bom tema

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  Рік тому +1

      Tá na minha lista. Gosto do Losurdo.

    • @rafaelverissimo1468
      @rafaelverissimo1468 Рік тому +1

      @@iluminismoposmoderno o livro do Losurdo comete mts erros sobre algumas interpretações, ele acaba caindo em mts espantalhos tanto em Foucault qnt em Nietzsche

  • @thaispsico
    @thaispsico 11 місяців тому

    Adorei!!!

  • @hermansilvani1000
    @hermansilvani1000 3 місяці тому

    'Niti' criticava a aristocracia como poder político. Quando ele fala da aristocracia positivamente, se refere aos trânsitos culturais e intelectuais desta categoria...

  • @OsorioThomaz1
    @OsorioThomaz1 Рік тому +2

    Pô. Estou sentindo falta desse canal. Tomara que esteja tudo bem e que os vídeos voltem logo.
    Sou um cara sisudo com relação a filosofia e, sinceramente não tinha muita paciência com o pós modernismo. Só tinha lide Foucault, Derrida e Lyotard por obrigação mas torcia o nariz. Mas depois de assistir a uns vídeos nesse canal, fui até dar outra chance ao chatissimo "O Ser e o Nada" e não é que desta vez eu quase gostei.
    Quando você voltar, vou te sugerir a tentativa de mesclar Belchior com Nietzsche. Tava ouvindo uns velhos discos a acabei vendo mais similaridades entre os dois, além dos bigodes.

  • @ratrindade3617
    @ratrindade3617 5 місяців тому

    Pra mim de uma forma bem simplificada: Nietzsche serve bem pra tirar o indivíduo de uma posição de passividade sobre as ideias e a ideologia dominante, só que não necessariamente leva a pessoa ao marxismo (óbvio). A real é que a distorção que fizeram sobre Nietzsche queimou o filme dele até hoje, mas pra mim é como se Nietzsche tivesse jogado a dúvida e Marx veio com as respostas. Talvez ler Marx direto faça com que a cabeça fechada não aceite as respostas, pra mim conhecer N. antes ajudou muito

  • @gamerzero9700
    @gamerzero9700 Рік тому +1

    Estava esperando uma resposta, mais do filosofia vermelha que a sua, o gaiofato disse que Nietzsche serve mais para aqueles que defendem a aristocracia, nunca li Nietzsche e não sei o que é aristocracia, então não tenho opinião nenhuma.

  • @aiacossukyo6115
    @aiacossukyo6115 Рік тому +2

    Niti é igual G-SUS uma espécie de tofu, vc pode temperar com que quiser.

  • @chicoary
    @chicoary Рік тому

    Emrys Westacott, numa tradução que li (Cito abaixo), diz:
    "A ideia do “SuperHomem” Übermensch está intimamente associada com Nietzsche, e muitas vezes é considerada estando no centro de seu pensamento, juntamente com conceitos como o eterno retorno e a vontade de potência . Na verdade, porém, ele só aparece em um livro: Zaratustra . Dificilmente é mencionado em algum dos seus outros escritos publicados, e só ocorre ocasionalmente nas notas que foram finalmente publicadas por sua irmã como A Vontade de Poder.
    Por que ele parece abandonar a ideia do seu Superhomem depois de Zaratustra? Uma explicação plausível é que a ideia de uma espécie de ser humano que é tão distante de nós como nós somos do macaco não pode realmente inspirar-nos, uma vez que realmente não pode ser imaginada. Consequentemente, nas obras que vêm depois de Zaratustra, Nietzsche se concentra em descrever o indivíduo de alma grande, o tipo de pessoa que é “nobre”."
    Escrevi um post onde cito este artigo do Westacott (Ver abaixo).
    - Emrys Westacott - "Nietzsche: Como ser um Super Homem (Übermensch)" (Busque na Web)
    - "A verdade nua e crua: para reflexão num dia de greve geral", no Crab Log - Um blog para todos e para ninguém.

  • @lfillipe.a
    @lfillipe.a Рік тому +4

    Muito bom conteúdo. Nietzsche é muito mal-entendido.

  • @derekparreira9077
    @derekparreira9077 Рік тому

    Adorei, tema ótimo

  • @heitormrl
    @heitormrl Рік тому

    muito interessante

  • @Ka_Prixa
    @Ka_Prixa Рік тому

    A junção de duas ideologias constrói uma sociedade contraditória (dualista). Pelo que entendi, Nietzche abre um leque para analisarmos os contrapontos das ideias na tentativa de não adotar nenhuma ideologia para essa investigação.
    Posso estar errada, por isso estou aceitando até as críticas do meu português 😬 ( campo aberto para discussões) como contraponto 😊.

  • @kueiebb
    @kueiebb 10 місяців тому +1

    Então, meu caro, bom vídeo. Mas a questão econômica se coloca em Nietzsche sim, especificamente na genealogia da moral, onde ele vai expor a evolução da punição em relação a quem pode e a quem não pode pagar uma dívida. Além disso, o pensamento dele está longe de ser aristocrático. A crítica dele a Platão ft. Sócrates é o quanto a poesia enquanto forma de conhecimento foi condenada e, dessa forma, reduzindo a educação a uma série de definições, ou seja, eliminando o processo intuitivo e artístico daquele povo. Tanto que para ler Nietzsche é preciso saber: ele escreve de forma esteticamente colocada, com ambiguidade e ironia, além do sentido negativo. Nisso, a leitura do texto de forma prosaica traz prejuízos profundos sobre as ideias do autor.

  • @klarakrok
    @klarakrok Місяць тому

    🎉 Faz Didatico o PENSAR

  • @rosipolli9495
    @rosipolli9495 Рік тому +1

    Uma vez fui indagada se não seria contraditório ler Nietzsche e Marx.

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  Рік тому +4

      Nunca, a gente tem que ler de tudo. Não caia nessa de só ler aquilo com o que concorda.

    • @rosipolli9495
      @rosipolli9495 Рік тому +1

      @@iluminismoposmoderno Respondi que li São Tomás de Aquino por causa do curso de Filosofia.

    • @Leandro-ug4ym
      @Leandro-ug4ym 15 днів тому

      ​@@rosipolli9495, no livro "Humano Demasiado Humano" Nietzsche tira sarro do socialismo.

    • @rosipolli9495
      @rosipolli9495 15 днів тому

      @@Leandro-ug4ym critica outras correntes politicas

  • @maverickmarv7114
    @maverickmarv7114 Рік тому +2

    A unica coisa q eu aproveitei de niet foi o odio de classe. Ele me libertou pra odiar a burguesia sem remorso. Odio recíproco rsrs

    • @Leandro-ug4ym
      @Leandro-ug4ym 15 днів тому +1

      Assim como ele falou também sobre o "forte" e o "fraco". Ter ódio dos ricos pode ser uma espécie de ressentimento do fraco em relação ao forte. Boa sorte.

    • @maverickmarv7114
      @maverickmarv7114 9 днів тому

      @@Leandro-ug4ym eu quero derruba-los. Tomar o poder. Não tem psicológismo nisso. São as questões materiais vigorando. São as filas dos hospitais, o abandono aos aposentados, a guerra no campo, etc. Fraco foi ele. Qual foi o fim de Nietzsche?

  • @euandreia
    @euandreia Рік тому

    engajamento

  • @joseteixeira5545
    @joseteixeira5545 Рік тому

    Para o ser humano, pode tudo ...meu filho gosta de colocar feijão com arroz dentro do pastel na hora de comer...

  • @DANTE-kg4zg
    @DANTE-kg4zg Рік тому

    Concordo com vários pontos do vídeo, que aliás ficou muito bom, mas discordo com a sua hipótese de que Nietzsche tenderia mais para a dialética. Tendo a concordar e gostar muito da análise do Deleuze de um Nietzsche contra a dialética no “Nietzsche e a Filosofia”

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  Рік тому +1

      Você saberia me explicar qual a parte em que você concorda com Deleuze? Fiquei bem curioso. Eu inclusive li a passagem agora e confesso que não vi sequer muito sentido. Não achei que existe uma verdadeira consideração de um Nietzsche não dialético em Deleuze. Me pareceu demasiado obscuro.

    • @DANTE-kg4zg
      @DANTE-kg4zg Рік тому +1

      @@iluminismoposmoderno então, vou tentar explicar o que eu entendo mas levando em conta que eu ainda estou explorando Deleuze. O que o Deleuze não gosta na dialética hegeliana da "reconciliação" dos opostos efetuada pela "síntese" dialética (Aufhebung). O Deleuze dialoga bastante com Nietzsche e Spinoza e tenta criar uma ontologia da diferença, que ele explica melhor no “Diferença e repetição”. A ontologia do Deleuze, apoiada no Nietzsche, é fundada na diferença entre entidades. Para ele, e para Nietzsche segundo ele, o mundo é composto de uma infinidade de entidades lutando para se diferenciar. É o que ele chama a pura diferença: para Deleuze a dialética nega a diferença porque ela tem que ser resolvida na dialética, mas para ele existem infinitas forças que afirmam a sua vontade de poder não pela negação da diferença mas pela afirmação da diferença. A vontade é um momento de diferenciação, e a existência é então um movimento infinito de diferenciação entre uma pluralidade de forças que se impõem ou desaparecem quando eles são assimilados. O próprio Nietzsche diz, num prefácio posterior, que ele foi hegeliano demais (dialético demais) no livro sobre a Origem da Tragédia.

  • @b1linhares
    @b1linhares Рік тому

    Fala, Daniel! Eu me considero em algumas pautas mais conservador, em outras mais liberal. Não conseguiria definir-me. Sei lá. Ultimamente sou um social-democrata que se move em direção ao socialismo. Gosto de pensar. Abraços!

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  Рік тому +4

      Olha que tá com tudo pronto pra virar comunista viu? Hahhaahah. Cola aqui que tá tudo certo. Já fui social-democrata, o que me radicalizou foi o governo Bolsonaro.

    • @b1linhares
      @b1linhares Рік тому

      @@iluminismoposmoderno, nessa época, fiquei desempregado e sem rumo. O teu canal foi um dos que me trouxe refrigerio e forças na alma para passar por tudo aquilo.
      Quanto ao comunismo q seja feita a vontade de Deus! Mas não o Deus do Valadao! Ah! Faz um vídeo sobre as falas desse maluco!

  • @icarolorenzo8689
    @icarolorenzo8689 Рік тому

    👍

  • @matheushenriquemattos652
    @matheushenriquemattos652 Рік тому

    no comunismo não existe compaixão, mas tem o conceito de camarada

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  Рік тому +2

      Sim. Mas o camarada é algo muito mais baseado no fato de nos considerarmos iguais. A compaixão traz um viés mais hierárquico, a camaradagem não. Nada contra o sentimento de compaixão, não sou nietzscheano a esse ponto. O problema é entender a compaixão como solução para alguma coisa. É um conceito muito mal utilizado. Camaradagem é bem mais interessante e emancipatório.

  • @manoelribeirodealmeidaneto3619

    Engajamento

  • @meninoturgido
    @meninoturgido Рік тому

    Nit é um materialista de outro tipo...

  • @capivaravegana7377
    @capivaravegana7377 Рік тому

    Eu não sou um estudioso de filosofia e área de humanas. Quando li um pouco de Nietzsche (Assim falava Zaratustra) fiquei um pouco incomodado com a ideia de Ubermann, como se existissem indivíduos superiores, as aves de rapina que não DEVEM agir como ovelhas
    E, anos depois, senti a mesma coisa quando li Ayn Rand, Revolta de Atlas
    O professor acha que tem relação?

  • @matheusparente4179
    @matheusparente4179 Рік тому +1

    Eu entendo que vários especialistas aqui no Brasil entendem Nietzsche como um pensador aristocrático, mas eu não consigo ver ele assim... Não faz sentido um autor que está falando de criação, de transvalorar a moral ser um autor reacionário e querer a volta dos valores do passado... Acho que o povo entendeu bem errado Nietzsche

  • @b1linhares
    @b1linhares Рік тому

    Fala, professor! Tá sumido, pai?

  • @rafaelverissimo1468
    @rafaelverissimo1468 Рік тому

    Acho que sou mais radical que o Daniel kkkkk, para mim só é possivel ser comunista se vc for Nietzscheano!

    • @EC-qz2kw
      @EC-qz2kw Рік тому

      Não é possível acreditar no irracionalismo e no marxismo ao mesmo tempo.
      Mesmo Niestzche não era comunismo nem marxista.

    • @rafaelverissimo1468
      @rafaelverissimo1468 Рік тому

      @@EC-qz2kw eu disse Comunista, nao Marxista. Essa oposição irracionalismo e racionalismo já é em si um dualismo que Nietzsche ja criticou. O ponto do video nn eh defender que Nietzsche era ou nao comunista, mas se é possivel a partir do projeto e conceitos Nietzscheanos utiliza-lo para o Comunismo, o que eu acredito que é possivel e mts autores de esquerda acreditam( Foucault, Deleuze, Sartre, Simone de Beav, Camus, Byung Chun Han) ate autores Marxistas utilizaram Nietzsche, como Althusser. Então o ponto nn eh se Nietzsche é ou nao Comunista ou Marxista, mas se seu projeto pode ser! Ate pq os marxistas adoram Hegel, mesmo ele nao sendo nada de esquerda, utilizam seu projeto para a esquerda

    • @rafaelverissimo1468
      @rafaelverissimo1468 7 місяців тому

      ​@@EC-qz2kwNietzsche não era irracionallista e sim perspectivista que são coisas bem diferentes quase opostas. E ser Nietzscheano não eh se basear exclusivamente no que Nietzsche pensou, mas se basear em seu projeto filosófico. Marxistas são Hegelianos, a última coisa q Hegel foi era de esquerda

  • @ZHike360
    @ZHike360 Рік тому

    Nietzsche não era de direita nem de esquerda, era para frente.
    (Ironia, pf)

  • @emanuelleal8120
    @emanuelleal8120 11 місяців тому

    Ele re tchola

  • @alsaigg
    @alsaigg 7 місяців тому

    Resposta: não é possível conciliar

  • @Pobrefilosofia
    @Pobrefilosofia Рік тому

    .i. mama eu

  • @sixteenghxst
    @sixteenghxst 6 місяців тому

    14:10 cacete é exatamente isso que eu penso, quando João carvalho fala que o capitalismo falhou ele está errado, pois o capitalismo é um sucesso, mas somente para a burguesia, não para nós da classe trabalhadora. Mas enfim, depois desse vídeo me inscrevi no canal.