Espero que as pessoas continuam a restaurar,essas fazendas históricas,esses casarões, são maravilhosos!! Eu gostaria de visitá-los , é importante para a cultura do Brasil..grande património histórico...🇧🇷❤️😍🌿🌴🌿🍀🍀
Visitei a fazenda mulungu vermelho. Belíssima. A proprietária nos recebeu muito bem. Lanchamos com toda a louça da época. Adoramos. Visitem as fazendas. Ótimo passeio.
ilza silva eu tbm adoro saber o que se passou nessas fazendas a quem pertenceu,que bom que tem essas pra contar um pouco de nossa história,ainda tem muitas que estão em ruínas que são lindíssimas,mais ninguém se interessa pra esse tipo de cultura,o negócio é encher o bolso😢
Vídeo absolutamente precioso com propriedades maravilhosas de pura História. Quisera poder visitá-las. Parabéns a todos os proprietários por manter o passado vivo no presente. Abraços.
Gente amei, parabéns q seus herdeiros continuem com esse trabalho lindo de aceita a visita de pessoas , para q todos conheçam a história do nosso lindo Brasil.
Parabéns aos atuais proprietários das Fazendas de Café do império do Brasil, que preservam uma parcela importantíssima da História do Brasil, a do Ciclo do café na Província do Rio de Janeiro, assim como até 1991, a minha família paterna, De Podestá, preservou a Fazenda São Joaquim do Pau-Ferro, no distrito de Massambará, em Vassouras - RJ. A cultura brasileira agradece. Paulo José De Podestá Filho - Pentaneto-materno de S.M.I. D. Pedro I, Imperador do Brasil, na linha da Sra. Baronesa de Sorocaba, irmã da Sra. Marquesa de Santos.
A História merece ser interpretada de uma forma concisa e real, não uma estória ao agrado de este ou de outrem, os títulos da Marquesa de Santos e da Marquesa de Sorocaba foram uma forma de agraciar os favores sexuais prestados pelas ditas cujas ,sendo que a Marquesa de Santos fê-lo durante sete anos, cinjo-me aos fatos que a História relata.
São lindas, abrigam o passado, a história, patrimônio e também muita crueldade aos nossos irmãos africanos e bem como os brasileiros, mas confesso que acho as construções maravilhosas.
Casarões lindos de morrer a arquitetura luso-brasileira estilo colonial , com pátios com fonte é maravilhoso ,, mais a um preço muito alto o sangue negro ,,essas paredes gemem ,,,
@Live Tuber acho que vc nega o holocausto também né ?? Quem construiu as lindas igrejas quinhentistas de olho nada a minas gerais ,, não foram os negros c chicotes nas costas ??
@GVM pfv, não julgueis os outros, como se fosse a si proprio, respeite as opiniões do proximo, alias ninguem é dono da verdade, simplesmente isso, lógico se não for lhe pedir muito, infelizmente empatia não faz parte do cardapio humanitário de muita gente, passar bem ....
Viviane !! Vc pode começar procurando no registro de nascimento dos seus pais ,, partir daí procurar o cartório e pedir registro de nascimento dos avós ,, por aí em diante ,,vc vai até a 100 anos ou mais ,, fazendo as buscas por cartório
Observei um sentimento de revolta por conta do passado escravocrata, sou solidário ao sentimento, e certamente foi a pior vergonha que temos como herança do Brasil, e para piorar, a lembrança de sermos a última nação a abolir a escravidão na América Latina. Mas gostaria de parabenizar o resgate dessas casas, pois junto com o resgate arquitetônico, se resgata também as reflexões de um povo que manteve todo esta glória para poucos. Mesmo que no discurso de cada proprietário hoje pouco se vê o contexto afro, sabemos que ao visitar tais lugares( faço questão de conhecer no futuro), podemos refletir quem esteve por trás de todo esse poder...quem eram realmente as principais estrelas que promoveram a custo de dor e sangue que temos hoje para visitar. Quero parabenizar aqueles que resgataram estes patrimônios, pois junto com este resgate eu vejo em cada espaço um escravo que proporcionou tudo isso. E Viva a nação africana e todos os que valorizam este povo.
Perfeito. Eles deveriam resgatar também a história dos vencidos, dos escravizados. Isto atrairia muito mais turistas. Vc percebe na fala deles uma certa alegria por esse passado de pujança. Mas falta consciência crítica para entender o contexto geral. Não vejo maldade, mas despreparo intelectual sobre as questões afro. E não sabem mesmo que, nesse momento, cada vez mais o brasileiro se orgulha de suas raízes negras e de descender de quem trabalhou com vigor para erguer do nada este imenso país.
A mulher falou qui o barrão ,tá feliz lá em cima.por ter recuperado a casa dele.um cara desse deve tá no inferno queimando nas chamas de fogo.esses caras judiou de muito escravos.
Ela está equivocada.,, Os barões tinham poder absoluto ,,da vida e morte dos cativos ,que eram arrancados da família ,dos países de origem ,p agonizar do outro lado do oceano ,,
É o homem e seu tempo. Agora devemos sim valorizar este trabalho magnífico de recuperação da cultura e da arte. Não ignorando a força da mão de obra escrava, como foi mostrado nos caminhos de pedra e na compilação das grandes rodas para descascar arroz. Como também foi mostrado o horror da prisão de aspecto afixiante . Bem, como eu disse inicialmente, é o homem em seu tempo.
local muito bonito, sem dúvidas, muito importante essa preservação cultural do nosso país, se pudesse gostaria muito de conhecer esse maravilhoso lugar.
É tudo muito lindo e bem conservado; Só em pensar que tudo isso daí é fruto do sangue e da dor dos escravos é terrível e que eles nem podiam desfrutar dessas riquezas e sim servir aos seus terríveis patrões miseráveis de desumanos me dá uma revolta e dor na alma. Graças a Deus que acabou essas pompas e humilhações da segregação de cor e classes que essa sociedade podre hipócrita impunha, só eles é que podiam ter tudo e as custas do sofrimento alheio, até hoje ainda perdura essa segregação sódida só que de uma forma mais implicita porem constante, ainda bem que só entra lá no galardão os sofridos, os desprezados, os humildes, os que tem sede de justiça, os dignos, pois os ricos jamais entrarão lá, pois Deus sendo Deus desceu aqui e nasceu numa estrebaria para mostrar que temos que ser como Ele de alma e de espírito !!!!!!!
Mas a escravidão continua ainda hj, só que ela é formada de brancos e negros nas mãos desse TSF nojento cortupto , desse Maia e desse Alcolumbre e de todos esses políticos corruptos !! Me dá nojo dessa casta de políticos corruptos que só sabem visar os seus bolsos.
Quantas belezas contadas as custas de pessoas sofridas. Infelizmente tudo que essa exuberante beleza mostra , é um passado de um profundo descaso e sofrimento. Que até hoje os trabalhos escravos alí explorado lhes redem fundos de investimentos..
As fazendas são lindas. Jardins Instagramáveis seriam um atrativo a mais e fariam do vale do café uma versão (mais verde e mais linda) do vale do Loire.
Amo ver vídeos de fazendas antigas da época do café,mas vamos falar a verdade: Os donos antigos dessas fazendas,foram uns grandes malditos,desgraçados,que se enrriqueceram a custa do sofrimento de gente e de animais.
Parabéns as famílias que hoje administram essas magníficas fazendas. Isso é honrar o legado dos seus antepassados. E por mais que haja os comentários abaixo...são uns equivocados, vivem um maniqueismo, enxergam um Bem vs Mau em tudo. Foram homens da sua época, que progrediram e deram riqueza ao País. Escravidão foi algo detestável? Sim, claro. Mas não é por que o sujeito tinha escravos que ele mereceria o purgatório. As coisas são muito mais complexas do que aquilo que voces esquerdopatas leem nos livros de história! Escravidão já estava na África, o desprezo pelo semelhante começara la entre os Minas, Cabindas, Iorubas, etc...Mais uma vez, Parabéns pela iniciativa de preservar todo esse patrimônio !
As fazendas são lindas, já a história é fétida vergonhosa. E o progresso que progresso! Patinamos no atraso um paço pra frente e 4 pra trás. É uma herança maldita, gostaria de saber!, que se fosse o seu lombo que estivesse ardendo em carne viva!, ou se você fosse um dos escravos que vieram castrados ! Você
@@miriaribeiro1770 Ola Miria, mais uma vez um comentario pleno de sentimentos...a historia da humanidadr ee for vista desta forma eh tristeza e mais tristeza. Vc me pediu para me colocar no lugar do flagelado, ok. Pessimo, tenebroso, horrivel, ...inferno em vida...o que achar melhor. Quero te pedir para se colocar no lugar dessas familias de fazendeiros que tb eram seres humanos e dos quais muito provavelmente vc descende de algum. E ai? Se fosse chamado para participar do julgamento...ceu ou inferno? Eh simples assim?! Vc num acha que num futuro distante nos aqui do seculo XXI nao seremos julgados pelas mazelas contra nossos semelhantes...moradores de rua, imigrantes, retirantes, desprezo pelos chineses e duras acusasoes contra eles etc...Isso ai num foi gibi de banca nao...historia complexa e mesmo vc enquadrando tudo numa mesma caixa...foram pessoas diversas. Tem que preservar sim! Eh patrimonio historico e cultural! P.S. se acha que o imperio nao foi prpgresso, sugiro ler mais a respeito sobre os esforços do imperador em modernizar a naçao.
Minha esposa procura suas origens de vassouras. Suas únicas referência era de que foi resgatada das mãos de um casal que perambulavam pelas estradas da cidade que este cidadão chamava se Hugo cor negra e não tinha uma perna e foram presos na fdelegacia de vassouras aproximado entre 1960 a 1965 idade estimada Quero ressaltar que na época foi adotada por um médico famoso da cidade DOUTOR :HELIO
Essas pessoas não tem culpa pelo que foi feito nesse passado tão distante. Vc deveria ver isto como uma forma de mostrar a história, inclusive sobre a escravidão, que ocorreu no mundo inteiro, e aprender com isso para que isso não retorne. A contribuição cultural dos que mantiveram isso preservado, é enorme. o custo pra isso é altíssimo. Se for pesar mesmo, não compensa o que se gasta pra manter, mas a história compensa muito, assim vc poderá ver com seus olhos como foi, e isso é muito melhor do que ver em livros. Em fazendas como essa, vc pode entrar nos locais, e sentir na pele como foi o período, ver os grilhões e sentir na pele o sofrimento dos escravos, todo o trabalho que fizeram, e inclusive o legado cultural que deixaram no pais, com sua arte , religião, comidas, etc, além da parte arquitetônica da obra. Mente aberta aprende mais e não comete os mesmos erros. É mergulhando nesse passado e tendo a oportunidade de viajar no tempo através desse tipo de preservação, que podemos aprender verdadeiramente, sem suposições, vendo o real, tete a tete, do que foi a história. Mostrar menos RESPONDER
No Museu de Petrópolis, não tem mais nada que lembrem os escravos, esse povo sofrido que tanto fez por nós,e como eles não tivessem existido,até uma foto do navio negreiro que mostravá como eles eram trazidos pra cá ,sumiu.
Achei lindo poder se vestir como na época ....mas realmente é triste pensar na escravidão q ali se mantinha mesmo porq sou descente de escravos mas tirando o lado triste tudo é lindo nesse lugar.
Bem isso as pessoas não entendem q ja passou e q ótimo q ja passou e bom podermos ver as obras q sobreviveram mesmo sendo feitas com tanto sacrificio pelos escravos ...vamos ver pelo lado bom hj podemos ver e admirar cidades como essa e agradecer pois ja passou.
sawyermatters exatamente cara. o ocidente, dignificou uma parte do mundo. mas o oriente médio, continua sendo opressor contra mulheres, gays e tem países como a líbia, que ainda comercializam pessoas, como à época do ocidente escravagista, do século retrasado. no oriente, ainda vemos crianças, sendo obrigadas à se casarem com adultos. algo inconcebível para nós, ocidentais. se tem lugares onde os idiotas úteis nem abrem a boca, é no oriente médio.
Tudo muito bonito, lembranças histórias acontecimentos, tudo muito real, um luxo. Mais o verão onde estiver deve está em uma saia bem apertada igualmente ele fez e ordenou os negros com suas arrogância típica da época. Ctza. Ainda há muitas almas penadas as quais o shr. Barão os maltrato até a morte. É muito triste ouvir essas histórias e saber que foi real. 😥
A maioria dos comentários é só mimimi , kk Essas casas antigas são Demais e contam a história por si mesmas . Parabéns as Donas , seria demais visitar um casarão desses .putz.
Seria espetacular ,se dessem um apoio,na fazenda Bemposta ,em três rios ,deu pena de ver seu estado de conservação,em estado de abandono,num local espetacular,é uma perda cultural para uma área de magnífica beleza,unan.se em auxílio e em sua memória
Os lugares e casarões são bonitos o problema foi que essa riqueza era adquirida pelas mãos dos escravos , acabou a escravidão acabou o reinado dos caras
Eu era Eufrásia e Joaquim Nabuco amo de vida passada agora futuro e Edson Iraci to descobrindo muito vida passada a Eufrásia dur tudo que ela tinha ela sabia que ia volta para a terra de novo ela vai querer tudo de volta para a junda o povo carete
Espero que as pessoas continuam a restaurar,essas fazendas históricas,esses casarões, são maravilhosos!! Eu gostaria de visitá-los , é importante para a cultura do Brasil..grande património histórico...🇧🇷❤️😍🌿🌴🌿🍀🍀
Fico emocionado quando vejo esses casarões!!! Parabéns pelo cuidado com a cultura da nossa história.
Bons tempos aqueles
Salve os escravos povo guerreiro que através deles se fizeram as grandes fazendas de café.
Amo os escravos!!!
Mulheres lindas, fazendas maravilhosas! Muito obrigado por preservar nossa história e, também, compartilhar conosco. Exemplo!
Parabéns a essa senhoras que lutam para manter a cultura viva, sei que foi lamentável a escravidão mas o importante é que foi abolida ficou no passado
Lindo demais. Patrimônio inesgotável de riquezas!
Visitei a fazenda mulungu vermelho. Belíssima. A proprietária nos recebeu muito bem. Lanchamos com toda a louça da época. Adoramos. Visitem as fazendas. Ótimo passeio.
parabéns a essas pessoas que restauraram! e abriram a visitação!
eu sou apaixonada por essas fazendas antigas.sao facinantes😃
ilza silva eu tbm adoro saber o que se passou nessas fazendas a quem pertenceu,que bom que tem essas pra contar um pouco de nossa história,ainda tem muitas que estão em ruínas que são lindíssimas,mais ninguém se interessa pra esse tipo de cultura,o negócio é encher o bolso😢
Vídeo absolutamente precioso com propriedades maravilhosas de pura História. Quisera poder visitá-las. Parabéns a todos os proprietários por manter o passado vivo no presente. Abraços.
Que sonho Encantado. .... Parabéns a todos que mantém conservado toda esta preciosidade........
Amo histórias. Parabéns por manter viva a nossa cultura.
PARABÉNS GUERREIRAS.....VCS SÃO REFERÊNCIA E ORGULHO PRA TODOS NÓS Q, AMAMOS A HISTÓRIA!!!!!
minha família e toda de vassouras ❤❤❤ privilégio de ver histórias de vassouras
muito lindo o que essa senhora fez restaurou
Gente amei, parabéns q seus herdeiros continuem com esse trabalho lindo de aceita a visita de pessoas , para q todos conheçam a história do nosso lindo Brasil.
PARABÉNS PARA ESSAS LINDAS FAZENDAS E PARA O ESTADO DE SÃO PAULO BRASIL QUE DEUS ABENÇOE MUITO??😎😍😘😗😂😭✌💏💑👪🤘👍❤👏❤👏👏❤👏👏👏❤👏❤👏❤👏❤👏
Parabéns aos atuais proprietários das Fazendas de Café do império do Brasil, que preservam uma parcela importantíssima da História do Brasil, a do Ciclo do café na Província do Rio de Janeiro, assim como até 1991, a minha família paterna, De Podestá, preservou a Fazenda São Joaquim do Pau-Ferro, no distrito de Massambará, em Vassouras - RJ. A cultura brasileira agradece. Paulo José De Podestá Filho - Pentaneto-materno de S.M.I. D. Pedro I, Imperador do Brasil, na linha da Sra. Baronesa de Sorocaba, irmã da Sra. Marquesa de Santos.
paulo jose de podesta filho quem e?
A História merece ser interpretada de uma forma concisa e real, não uma estória ao agrado de este ou de outrem, os títulos da Marquesa de Santos e da Marquesa de Sorocaba foram uma forma de agraciar os favores sexuais prestados pelas ditas cujas ,sendo que a Marquesa de Santos fê-lo durante sete anos, cinjo-me aos fatos que a História relata.
Congratulações à todos descendentes da família de Maria Benedita de Castro do Canto e Mello a Baronesa minha dileta mana
Parabéns a todos os conservadores deste patrimônio brasileiro.
Como te amo minha Terra das Palmeiras, onde canta o sabiá me sinto tocada em voltar a reviver tudo aquilo q vi em Criança.
Nossa fazer uma novela com essa propriedade cairia como uma luva, seria muito linda rever os dotes daquela época, seus usos e costumes.
São lindas, abrigam o passado, a história, patrimônio e também muita crueldade aos nossos irmãos africanos e bem como os brasileiros, mas confesso que acho as construções maravilhosas.
muito lindo! os proprietários estão de parabéns
que lindo parabens por conservar a estoria ,pois a nossa estoria e muito rica Dezzzzzzzzz
Eu gostei muito da visita guiada da Fazenda São Luiz da Boa Sorte,onde o guia conta a história sobre a Fazenda.Parabéns por este trabalho!
Casarões lindos de morrer a arquitetura luso-brasileira estilo colonial , com pátios com fonte é maravilhoso ,, mais a um preço muito alto o sangue negro ,,essas paredes gemem ,,,
@Live Tuber você deve ser branquinha ou branquinho né
@Live Tuber acho que vc nega o holocausto também né ?? Quem construiu as lindas igrejas quinhentistas de olho nada a minas gerais ,, não foram os negros c chicotes nas costas ??
@GVM O que ha de errado nisso ?????
@GVM pfv, não julgueis os outros, como se fosse a si proprio, respeite as opiniões do proximo, alias ninguem é dono da verdade, simplesmente isso, lógico se não for lhe pedir muito, infelizmente empatia não faz parte do cardapio humanitário de muita gente, passar bem ....
Eu gostaria de saber que. Foram meus bisavós, de onde eram, de onde vieram ...De que país da África...me pego sempre pensando nisso.
Viviane !! Vc pode começar procurando no registro de nascimento dos seus pais ,, partir daí procurar o cartório e pedir registro de nascimento dos avós ,, por aí em diante ,,vc vai até a 100 anos ou mais ,, fazendo as buscas por cartório
MARAVILHÓSA REPORTAGEM...
PARABENS AOS PROPRIETARIOS DAS FAZENDAS PELO AMOR À HISTÓRIA BRASILRIRA.
❤amo❤histórias antiga que vontade de ir ae passa 1dia de sonhos ❤❤❤❤
Observei um sentimento de revolta por conta do passado escravocrata, sou solidário ao sentimento, e certamente foi a pior vergonha que temos como herança do Brasil, e para piorar, a lembrança de sermos a última nação a abolir a escravidão na América Latina. Mas gostaria de parabenizar o resgate dessas casas, pois junto com o resgate arquitetônico, se resgata também as reflexões de um povo que manteve todo esta glória para poucos. Mesmo que no discurso de cada proprietário hoje pouco se vê o contexto afro, sabemos que ao visitar tais lugares( faço questão de conhecer no futuro), podemos refletir quem esteve por trás de todo esse poder...quem eram realmente as principais estrelas que promoveram a custo de dor e sangue
que temos hoje para visitar. Quero parabenizar aqueles que resgataram estes patrimônios, pois junto com este resgate eu vejo em cada espaço um escravo que proporcionou tudo isso. E Viva a nação africana e todos os que valorizam este povo.
sempre tem um comunista se metendo no assunto
Nossa q texto maravilhoso falou tudo e com sabedoria
Perfeito. Eles deveriam resgatar também a história dos vencidos, dos escravizados. Isto atrairia muito mais turistas. Vc percebe na fala deles uma certa alegria por esse passado de pujança. Mas falta consciência crítica para entender o contexto geral. Não vejo maldade, mas despreparo intelectual sobre as questões afro. E não sabem mesmo que, nesse momento, cada vez mais o brasileiro se orgulha de suas raízes negras e de descender de quem trabalhou com vigor para erguer do nada este imenso país.
A mulher falou qui o barrão ,tá feliz lá em cima.por ter recuperado a casa dele.um cara desse deve tá no inferno queimando nas chamas de fogo.esses caras judiou de muito escravos.
Concordo com vc, lá em cima🙋com certeza estão os escravos q enriqueceram esses barões,realmente é doloroso e vergonhoso...
Ela está equivocada.,, Os barões tinham poder absoluto ,,da vida e morte dos cativos ,que eram arrancados da família ,dos países de origem ,p agonizar do outro lado do oceano ,,
É o homem e seu tempo.
Agora devemos sim valorizar este trabalho magnífico de recuperação da cultura e da arte. Não ignorando a força da mão de obra escrava, como foi mostrado nos caminhos de pedra e na compilação das grandes rodas para descascar arroz. Como também foi mostrado o horror da prisão de aspecto afixiante .
Bem, como eu disse inicialmente, é o homem em seu tempo.
E se ele se arrependeu antes DE morrer
José Antônio Rodrigues Gomes , pode ter certeza
Que maravilha!!!! Este lugar exala história do Brasil. Parabéns!!!!!
Verdade exala cheiro de sangue kkkkk essas sinhazinhas aí será que vão querer reviver tudo de novo ??😤😤😤😤😤😤😤😤
SOU DE VASSOURAS PARABENS ...... AMO MINHA CIDADE
Maravilhosa essa fazenda histórica !🤩
Um vídeo com muita cultura e encantamento de preservação uma amostra p/ todo o Brazil parabéns as proprietarias
local muito bonito, sem dúvidas, muito importante essa preservação cultural do nosso país, se pudesse gostaria muito de conhecer esse maravilhoso lugar.
Muito lindas essas casas
Parabéns pela preservação dos casarões
Parabéns aos proprietários!!!
Bom video, história é cultura, e vida, e novidade, parabéns pela iniciativa de receber visitantes!
Muito bom trabalho de preservação!
Gratidão por postar .nossa história .
Isso só nosso pais
Vassouras é tudo de bom!!!!!!! 💋💋💋
Tirando essa parte da humanidade triste da escravidão
É tudo muito lindo e bem conservado; Só em pensar que tudo isso daí é fruto do sangue e da dor dos escravos é terrível e que eles nem podiam desfrutar dessas riquezas e sim servir aos seus terríveis patrões miseráveis de desumanos me dá uma revolta e dor na alma. Graças a Deus que acabou essas pompas e humilhações da segregação de cor e classes que essa sociedade podre hipócrita impunha, só eles é que podiam ter tudo e as custas do sofrimento alheio, até hoje ainda perdura essa segregação sódida só que de uma forma mais implicita porem constante, ainda bem que só entra lá no galardão os sofridos, os desprezados, os humildes, os que tem sede de justiça, os dignos, pois os ricos jamais entrarão lá, pois Deus sendo Deus desceu aqui e nasceu numa estrebaria para mostrar que temos que ser como Ele de alma e de espírito !!!!!!!
Por isso temos q conservar os patrimônio pois neles está o suor e o sangue de pessoas q se escravizaram em nome da sobrevivencia.
Isto não acabou. Nossos descendentes estão gemendo nas filas do Sus, nos presídios e favelas. Abandonados a sua própria sorte.
@@amandaf942 Verdade infelizmente.
Mas a escravidão continua ainda hj, só que ela é formada de brancos e negros nas mãos desse TSF nojento cortupto , desse Maia e desse Alcolumbre e de todos esses políticos corruptos !!
Me dá nojo dessa casta de políticos corruptos que só sabem visar os seus bolsos.
@@amandaf942 Parabéns vc falou tudo em poucas palavras nas mãos desses políticos que não fazem nada para o povo a não ser roubar!!
Casarões, historia, tudo de bom! Parabens pelos idealizadores e herdeiros, um povo que não preserva e estuda seu passado é um povo sem futuro...
Quantas belezas contadas as custas de pessoas sofridas. Infelizmente tudo que essa exuberante beleza mostra , é um passado de um profundo descaso e sofrimento. Que até hoje os trabalhos escravos alí explorado lhes redem fundos de investimentos..
E ISSO.....hj elas podem desfrutar as custas de um povo
Parabéns! Fantástico! Apaixonante essas propriedade.
Minha bisavó nasceu em vassoura ela era filha de escrava mestiça . Minha tataravó era filha de negra com branco.
As fazendas são lindas. Jardins Instagramáveis seriam um atrativo a mais e fariam do vale do café uma versão (mais verde e mais linda) do vale do Loire.
Linda Arquitetura casarões luxuosos e cinematográficos...Mais as custas das mãos de obras escravas que horror esse sofrimento
Foi uma época de muito sofrimento para os escravos.
Que senhoras finas educadas elegantes de alta estirpe realmente
GOVERNO BRASILEIRO PRESERVE A NOSSA HISTÓRIA
Gostaria tanto que voltassem a plantar café aqui no vale do Paraíba, usando a UFRRJ e Embrapa como parceiros.
É pena que td foi construídos c mão de obra escrava. Mas todo o património, histórico é lindo!!! Eu gostaria de conhecer...
I find Brazil the most exciting country in South America )and the only one that does not speak Spanish !)
Amo ver vídeos de fazendas antigas da época do café,mas vamos falar a verdade:
Os donos antigos dessas fazendas,foram uns grandes malditos,desgraçados,que se enrriqueceram a custa do sofrimento de gente e de animais.
Que maravilha que relíquia
E essas senhiras que refinamento que elegância
Só em pensar que pra se constuir essa fazenda, tem muitas dores😢, torturas graças a Deus que essa época já passou a época da escravidão.
Tá e serve um café bom na fazenda 😎?
Muito linda essa fazenda muito triste saber como sofreu os escravos para construir esse patrimônio
Vale do Paraíba é lindo, respira história e é um poucos lugares conversados como o vale.
Parabéns as famílias que hoje administram essas magníficas fazendas. Isso é honrar o legado dos seus antepassados. E por mais que haja os comentários abaixo...são uns equivocados, vivem um maniqueismo, enxergam um Bem vs Mau em tudo. Foram homens da sua época, que progrediram e deram riqueza ao País. Escravidão foi algo detestável? Sim, claro. Mas não é por que o sujeito tinha escravos que ele mereceria o purgatório. As coisas são muito mais complexas do que aquilo que voces esquerdopatas leem nos livros de história! Escravidão já estava na África, o desprezo pelo semelhante começara la entre os Minas, Cabindas, Iorubas, etc...Mais uma vez, Parabéns pela iniciativa de preservar todo esse patrimônio !
Exatamente
As fazendas são lindas, já a história é fétida vergonhosa. E o progresso que progresso! Patinamos no atraso um paço pra frente e 4 pra trás. É uma herança maldita, gostaria de saber!, que se fosse o seu lombo que estivesse ardendo em carne viva!, ou se você fosse um dos escravos que vieram castrados ! Você
Continuando teria a mesma opinião?
Não se trata de ser esquerdopata trata se de ser humano
@@miriaribeiro1770 Ola Miria, mais uma vez um comentario pleno de sentimentos...a historia da humanidadr ee for vista desta forma eh tristeza e mais tristeza. Vc me pediu para me colocar no lugar do flagelado, ok. Pessimo, tenebroso, horrivel, ...inferno em vida...o que achar melhor. Quero te pedir para se colocar no lugar dessas familias de fazendeiros que tb eram seres humanos e dos quais muito provavelmente vc descende de algum. E ai? Se fosse chamado para participar do julgamento...ceu ou inferno? Eh simples assim?! Vc num acha que num futuro distante nos aqui do seculo XXI nao seremos julgados pelas mazelas contra nossos semelhantes...moradores de rua, imigrantes, retirantes, desprezo pelos chineses e duras acusasoes contra eles etc...Isso ai num foi gibi de banca nao...historia complexa e mesmo vc enquadrando tudo numa mesma caixa...foram pessoas diversas. Tem que preservar sim! Eh patrimonio historico e cultural!
P.S. se acha que o imperio nao foi prpgresso, sugiro ler mais a respeito sobre os esforços do imperador em modernizar a naçao.
Um dia gostaria de visita-las !!!
Minha esposa procura suas origens de vassouras.
Suas únicas referência era de que foi resgatada das mãos de um casal que perambulavam pelas estradas da cidade que este cidadão chamava se Hugo cor negra e não tinha uma perna e foram presos na fdelegacia de vassouras aproximado entre 1960 a 1965 idade estimada
Quero ressaltar que na época foi adotada por um médico famoso da cidade
DOUTOR :HELIO
Médico o qual a deu como afilhada do prefeito da época
Nosso contato:988387800
tudo muito lindo mas toda essa beleza foi as custa da escravidão 😯
Não adianta querer ignorar o passado, a escravidão sempre fará parte da história do nosso país.
Essas pessoas não tem culpa pelo que foi feito nesse passado tão distante. Vc deveria ver isto como uma forma de mostrar a história, inclusive sobre a escravidão, que ocorreu no mundo inteiro, e aprender com isso para que isso não retorne. A contribuição cultural dos que mantiveram isso preservado, é enorme. o custo pra isso é altíssimo. Se for pesar mesmo, não compensa o que se gasta pra manter, mas a história compensa muito, assim vc poderá ver com seus olhos como foi, e isso é muito melhor do que ver em livros. Em fazendas como essa, vc pode entrar nos locais, e sentir na pele como foi o período, ver os grilhões e sentir na pele o sofrimento dos escravos, todo o trabalho que fizeram, e inclusive o legado cultural que deixaram no pais, com sua arte , religião, comidas, etc, além da parte arquitetônica da obra. Mente aberta aprende mais e não comete os mesmos erros. É mergulhando nesse passado e tendo a oportunidade de viajar no tempo através desse tipo de preservação, que podemos aprender verdadeiramente, sem suposições, vendo o real, tete a tete, do que foi a história.
Mostrar menos
RESPONDER
Eu não me preocupo com o passado e nem a vida dos barões eu lembro muito dos escravos minha família fez parte dessa história ex escravos
No Museu de Petrópolis, não tem mais nada que lembrem os escravos, esse povo sofrido que tanto fez por nós,e como eles não tivessem existido,até uma foto do navio negreiro que mostravá como eles eram trazidos pra cá ,sumiu.
Alexandra Freitas mas pelo lado bom eles deixaram um belo legado que construíram
Ameiiiiiii 💝💝💝💝💝💝
amo Casaroes Historicos me lembra o periodo colonial
Achei lindo poder se vestir como na época ....mas realmente é triste pensar na escravidão q ali se mantinha mesmo porq sou descente de escravos mas tirando o lado triste tudo é lindo nesse lugar.
Vamos queimar tudo então e esquecer o passado?
Bem isso as pessoas não entendem q ja passou e q ótimo q ja passou e bom podermos ver as obras q sobreviveram mesmo sendo feitas com tanto sacrificio pelos escravos ...vamos ver pelo lado bom hj podemos ver e admirar cidades como essa e agradecer pois ja passou.
Me revolta saber que nem a a bendita misa os padre deixavam os escravos assisti,nem entra na igreja,essa época.
É porque eles praticavam a macumba e não podiam mesmo assistir a Santa Missa néh
Ainda falavam que os padres eram bons 😢😢tristeza
@@et6391 a missa também e um ritual pagão culto ao Deus sol romano
os barões tinham capelas,santos,celebravam missas mas cometiam o pior dos pecados mantiam pessoas cativas.
concordo plenamente com vc
👏👏👏
E os escravos como sofriam
Eu tbm,a chibata de ontem e hoje o diálogo que se tem,mais infelizmente não havia isso antigamente,acabavam no tronco,misericórdia dessas almas.
sawyermatters
exatamente cara.
o ocidente, dignificou uma parte do mundo.
mas o oriente médio, continua sendo opressor contra mulheres, gays e tem países como a líbia, que ainda comercializam pessoas, como à época do ocidente escravagista, do século retrasado.
no oriente, ainda vemos crianças, sendo obrigadas à se casarem com adultos.
algo inconcebível para nós, ocidentais.
se tem lugares onde os idiotas úteis nem abrem a boca, é no oriente médio.
Tudo muito bonito, lembranças histórias acontecimentos, tudo muito real, um luxo. Mais o verão onde estiver deve está em uma saia bem apertada igualmente ele fez e ordenou os negros com suas arrogância típica da época. Ctza. Ainda há muitas almas penadas as quais o shr. Barão os maltrato até a morte. É muito triste ouvir essas histórias e saber que foi real. 😥
Que coisa linda !!!!
A maioria dos comentários é só mimimi , kk
Essas casas antigas são Demais e contam a história por si mesmas .
Parabéns as Donas , seria demais visitar um casarão desses .putz.
Harley Kany concordo totalmente... brasuca tá mimizento por demais😠
Mulheres finas , eu nem sabia que tinhas delas aí no Brasil .
São descendentes de baronesas e sinhás
tanto poder as custa de tantas lágrimas. depois iam rezar. como ainda fazem hoje com a benção da igreja católica
Eram os bons costumes daquela época magnífica
@05005284 verdade iam pra igreja rezar. Pura falsidade bando de urubus
@05005284 se você não se arrepender e pedir perdão ao senhor não é nem um papa que te salvará
que charme
Parabéns pela Fazenda cuida bem
Sensacional!
Qual o preço da visitação e o contato de vcs?
Adorei ❤️❤️❤️❤️💓
Amei !!
gostaria de saber se ainda estao abertas a visitaçao?
muinto limdo..
Tudo tão lindo de se ver. Mas dói em saber que tudo era construído na base da exploração, por isso eram tão ricos, não pagavam mão de obra...
belissimo video ,parabens ,se alguem puder fazer a gentileza de passar os endereços e me explicar como faço para visitar eu agradeço .abs a todos
o povo critica muito os barões por conta dos escravos até hoje somos escravos dos políticos trabalhamos pra da a eles qual a diferencia
Roseane Maria Mas pelo menos não somos levados ao tronco físico...A verdade é que essas fazendas se mantiveram a base de muito sofrimento negro.
...Foram construidas num periodo (aonde) EM QUE...
::::
Quero conhecer como faço? Lindas
FANTÁSTICO!!!
Barão de Vassouras não deve ter ido pro céu não
Seria espetacular ,se dessem um apoio,na fazenda Bemposta ,em três rios ,deu pena de ver seu estado de conservação,em estado de abandono,num local espetacular,é uma perda cultural para uma área de magnífica beleza,unan.se em auxílio e em sua memória
Vou conhecer ❤️❤️❤️❤️💋💋💋💋
Que lindo
Os lugares e casarões são bonitos o problema foi que essa riqueza era adquirida pelas mãos dos escravos , acabou a escravidão acabou o reinado dos caras
Não acabou definitivamente, tanto q os descendente continuam na sua maioria morando nas ruelas.
💥🤔 FICO PENSANDO ESTÁS FAZENDA TEM MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR AH SE ESTES CASARÃO FALASSE 😏
Eu era Eufrásia e Joaquim Nabuco amo de vida passada agora futuro e Edson Iraci to descobrindo muito vida passada a Eufrásia dur tudo que ela tinha ela sabia que ia volta para a terra de novo ela vai querer tudo de volta para a junda o povo carete
Como eu fasso para agendar uma visita? Tem que divulgar mais.