Eng. Julio... ótimas explicações, parabéns pela explanação ao método Franklin, principalmente a modelagem em 3D, porém eu particularmente não sou muito fã desse método, e mesmo atendendo aos quesitos técnicos da NBR 5419/2015, não concordo que esteja totalmente protegida a edificação (tanto é que quase saiu da norma esse método...) mas é válido em estruturas/edificações pequenas, particularmente e tecnicamente edificações como essa do exemplo e demais outras mais extensas, o método Eletrogeométrico (Esfera rolante) é bem mais eficiente na proteção. Um ponto importante à ressaltar, independente do método de proteção, é que o sistema de PDA/SPDA, não protege pessoas ao lado externo da estrutura/edificação (tipo as pessoas que estariam ao lado de fora da igreja,.. e/ou para adentar na mesma), e sim de elas estarem ao lado interno da edificação.
@Engº Julio Certo , você consegue demonstrar aí no desenho, considerando a altura da cruz até o plano do telhado? Acredito que o ângulo de proteção calculado permitirá não precisar do segundo captor menor.
Julio boa noite , minha casa é de estrutura metálica aparente 100% em viga W e telhado de telas metálicas sanduiche, minha casa fica ao lado de uma mata alta. No último final de semana caiu um raio em nossa estrutura metálica desarmou sem dano os disjuntores DPS Qual tipo de para raios você sugere colocar em minha residência? Fica num local parte mais baixa do bairro
Top a aula! Sou engenheiro eletricista, iniciando nos laudos e projetos de SPDA, e essa aula foi muito importante pra quebrar paradigmas! Obrigado 🙏🏻
Aula incrível! Ao fim do meu curso de engenharia elétrica, você será mencionado com honra como um dos meus mentores.
O seu conhecimento do assunto é notável! Parabéns.
Caraca , muito bom o video aula , aprendi muito ! Muito obrigado por ter passado esse conhecimento.
muito técnico
Caraca, essa aula foi um achado, top demais
Ótimo vídeo parabéns, bem produzido. O cabo de descida que desce junto com mastro, não pode ter um centelhamento?
Parabéns pelo excelente vídeo! pode me dizer a partir de qual altura que coloco lâmpada balizadora
Eng. Julio... ótimas explicações, parabéns pela explanação ao método Franklin, principalmente a modelagem em 3D, porém eu particularmente não sou muito fã desse método, e mesmo atendendo aos quesitos técnicos da NBR 5419/2015, não concordo que esteja totalmente protegida a edificação (tanto é que quase saiu da norma esse método...) mas é válido em estruturas/edificações pequenas, particularmente e tecnicamente edificações como essa do exemplo e demais outras mais extensas, o método Eletrogeométrico (Esfera rolante) é bem mais eficiente na proteção.
Um ponto importante à ressaltar, independente do método de proteção, é que o sistema de PDA/SPDA, não protege pessoas ao lado externo da estrutura/edificação (tipo as pessoas que estariam ao lado de fora da igreja,.. e/ou para adentar na mesma), e sim de elas estarem ao lado interno da edificação.
@Engº Julio Certo , você consegue demonstrar aí no desenho, considerando a altura da cruz até o plano do telhado? Acredito que o ângulo de proteção calculado permitirá não precisar do segundo captor menor.
excelente aula
Muito bom! Como eu consigo essa tabela?
Excelente aula.
Como posso conseguir a tabela com os ângulos e dstância
Qual nome do software que desenhou os ângulos e projeto 3D ?
Julio boa noite , minha casa é de estrutura metálica aparente 100% em viga W e telhado de telas metálicas sanduiche, minha casa fica ao lado de uma mata alta. No último final de semana caiu um raio em nossa estrutura metálica desarmou sem dano os disjuntores DPS
Qual tipo de para raios você sugere colocar em minha residência? Fica num local parte mais baixa do bairro
Gaiola de Faraday
Qual link para o curso ?