Artur vc precisa de aliados, vc foi bem nos debates mas aliança ainda é fundamental na política. Não vai ganhar e muito menos exercer no grito, no confronto.
Parabéns por expor sua opinião publicamente em um assunto que é do interesse da sua função. Não sou mais seu fã mas reconheço quando alguém acerta. Boa sorte no trabalho pela cidade e estado.
Arthur já estamos vendo os resultados da sua campanha, mesmo perdendo a prefeitura (na minha opinião vc sempre foi o mais preparado e com o melhor plano de governo), a desburocratização de reformas em imóveis tombados no centro já começa se tornar realidade. Só fico pensando como São Paulo poderia se tornar uma cidade muito mais agradável com as suas ideias...
Sensacional, moro aqui no Cantinho do Céu e esse parque é tão lindo que eu e meu grupo da faculdade estamos utilizando ele para elaborar uma projeto de sinalização.
3 роки тому+3
Muito legal! Comentei com um amigo agora a pouco. Seria muito importante a comunidade participar da preservação.
@ no caso já existe algumas pessoas da comunidade que fazem esse papel de preservação, justamente por haver ausência do cuidado da Prefeitura, a mesma deveria estimular e financiar isso.
Essa mancha verde em 10:19 é uma parcela minúscula do distrito do Grajaú, o distrito inteiro tem uma área muito maior. E a área destacada sequer é o do lugar retratado na reportagem. O parque linear se chama Cantinho do Céu, deve circundar, quando pronto, vários bairros desta península: Montes Verdes, Jardim Prainha, o próprio Cantinho do Céu, Jardim Gaivotas e alguns outros. Entretanto, o bairro onde o trecho de parque já está construído se chama Parque Residencial dos Lagos, e é conhecido como Lago Azul. O parque, para os moradores, se chama "Pracinha do Lago Azul". É para lá que meus alunos iam em todas as sextas no horário da aula para um fluxo de funk. A população se apropria do espaço de maneira muito diferente da projetada, e isso começa pelo nome. Tratar o Lago Azul como Cantinho do Céu é uma forma de preconceito de quem só olha o mapa e não conhece a realidade.
Fiquei intrigada com os menos de 3km entregues com 7 planejados, estando desde 2018. Tudo bem que mudanças de mandatos e decisões públicas influenciam, mas ainda não se chegou a metade do que se diz prever (em começo de projeto urbano, e sabemos que alterações tendem a encurta-los por motivações variadas). Você que vive na região consegue avaliar se essa parte que cita e parece estar excluída do que foi pensado poderia estar dentro desta parte ainda não concluída ou que está operando atualmente?
2:35 que triste... lembrei das notícias. Que ele descanse em paz, é desestimulante saber que pessoas boas que pensam no bem coletivo da cidade tem um fim tão triste. Ainda mais vindos de jovens que ele queria ajudar
Excelente matéria . Como você mesmo disse, São Paulo precisa com urgência de cantinhos como este. Uma das minhas preocupações é todo esse esgoto indo parar na represa, sem tratamento algum. Gostei da sua participação no Manhattan Connection. Torcendo muito por uma São Paulo melhor para todos! Obrigado.
Interessante! Faltou citar no vídeo que para chegar a essa área vindo da Marg. Pinheiros é necessário fazer um "U" no mapa pela Av. Belmira. Se a margem da Billings se tornasse parque, as pessoas chegariam até a barragem de Pedreira em Jurubatuba mais rápido e de uma forma mais agradável, a pé e de bike. Hidrovia tbm seria ótimo.
Realmente temos várias regiões de lago, que pra população deve ser mais noticiada como fonte de problema enquanto poderia retomar uma referência de lazer, como os rios já foram na cidade Quem sabe também atraísse mais atenção e cuidados merecidos..
Uma hidrovia ligando a região do Alvarenga até este trecho. Tem um projeto no papel que a Prefeitura está planejando, querendo fazer exatamente o que eu falei
Fui em uma palestra do Boldarini (arquiteto que comandou o projeto) em Curitiba no ano de 2019, quando ele mostrou o projeto do Cantinho do Céu a plateia se emocionou profundamente, rolou uma energia muito massa... de esperança!
Aqui chegamos à arquitetura e ao urbanismo de gente grande, não de moleques mimados. Se exigem harmonização, notadamente quando em meio à estropia caótica de grandes cidades da periferia, como São Paulo, esse vídeo traz muitos traços de alta maturidade profissional e humana como um todo. Melhor do Canal, que por si só, em geral, já é muito bom! Parabéns!
Toda a regiao ali tem potencial, lembro de ainda criança passear por toda a região e a billings pescar e tudo, existiam mansões nas margens que sumiram com o passar do tempo.
O projeto local “entre o sonho e a realidade” além de ajudar a pensar as propostas culturais do território e entorno, fomentam às margens, uma educação poética através das artes visuais. Vida longa a esses guerreiros do cantinho do céu.
Interessantíssimo! A questão da bolha dos arquitetos, que nunca colocaram os pés para fora da terra da fantasia, acredito ser o cerne da dificuldade que o Brasil tem de resolver seus problemas urbanos.
Estou apaixonado e surpreso! Não imaginava que esse lugar lindo existia. Eu não vejo a região, costumo sentir a vibração das vidas que compõem o bairro. Não gosto de termos com: nobre, exclusivo, premium, prime, class, Platinum, privilégio e por aí vai. Esses adjetivos estão associados à vidas e não a objetos, regiões ou poderes. Conheci muita gente muito nobre sem dinheiro e pouca gente endinheirada com nobreza: assim seguimos, infelizmente.
Que grata surpresa esse vídeo. Moro no Cocaia a trinta anos, uma das pontas da represa, é uma região totalmente esquecida pelo governo, um pouco feito já é de muita valia para os moradores
Não é bem no Grajaú esse local mas é importante abrir essa discussão. Locais como o Grajaú precisam, acima de tudo, de melhoras na segurança. É um dos locais de maior risco devido à violência. Cansei de ter equipes sofrendo tentativas/e ou sequestros na área. Um desses casos, em que uma das equipes ficou mais de 24 horas sem roupa e amarrada em uma árvore na mata, sendo resgatada pelo helicóptero da PM, foi bem documentado pelo Jornal Nacional anos atrás. Morei na área e vi gravíssimos problemas de segurança. Sem equacionar esse problema, nenhum projeto para a população pode ser bem sucedido.
Realmente dá um "quentinho no coração" ver a urbanização e a valorização do espaço urbano. 😍💕 Amei o projeto! Parabéns Elisabete e Marcos, parabéns também Raul pela entrevista e a todos os envolvidos.
Fico da matéria perfeito, exemplo de Medellin exatíssimo, onde simples escada rolante revolucionou a favela. Arquiteta Elizabeth correta: este é o Brasil (e aqui, não em brasilias) e que vale pensar e investir. Parabéns!
Gente conheci Cantinho Ceu quando haviam meia dúzia barraquinhos sim as famílias chegaram como podiam, fomos visitar conhecida. Agora tô vendo q melhorou tá bonito! Mas como está o esgoto nas beiras da represa? Complicadissimo anima ver alguém olhando pra melhorar
Mais uma vez a cidade agradece! Não sobre uma ou outra solução, mas a discussão de uma forma tecnica e com politicas de estado e não de governo. Vamos adiante. Parabéns pelo novo canal.
Fiz um mestrado em "ilha de calor urbana" e um dos problemas percebidos nesse estudo de São Paulo é a ausência de parques públicos. Não é prioridade, infelizmente
Todo mundo amontoado em barracos, quase invadindo a represa, superpovoamento. Muito feio, só conjuntos habitacionais e destruição desse amontoado de favelas resolveria a questão. Urbanização de favela é manter as pessoas vivendo nessas condições desumanas, feia e horrorosa.
Na realidade o Sr com seu jeitinho intelectual e correto e que passa tanta firmeza e correção. Omitiu que essa área é de várzea e não deveria existir moradias. Essas moradias jogam esgoto na represa. Lamentável!!!
Essas pessoas deveriam sair dali e viver em apartamentos populares mais centrais, mas preferem manter todo esse povo lá amontoado e jogando esgoto na represa, vivendo pior que cachorros.
Conheço essa região, no início dos anos 90 só tinha mato, era para ser uma área de preservação ( área de manancial). Jamais deveria ter essas construções beirando a represa.
Bom pro acaso achei o canal, pois sou formado em finanças e ja que arquitetura e engenharia tem calculo ja sabe ne minha praia kkk ( Ache interessante sou mais de construir do zero pois quem faz o preço do terreno é o estado mais ainda tenho certeza que o estado tem varios terrenos no caso patrimonio publico ofereça uma casa digna em outro local melhor so louco nao aceitaria, ja que essa area da represa foi invadida e que esta ai pois nao tinha opção..) Cidade planejada ou bairro é melhor coisa...
Amei essa iniciativa! Pena que demora tanto para ficar pronto, e me preocupa a questão do saneamento e esgoto dessa população na cidade que é a mais rica da América Latina...
Eu moro no Cantinho do Céu, frequento o parque quase que diariamente. A gente acompanha as obras, mas não tem muita informação de como vai ficar. Onde tem essas informações do vídeo?
Como sempre os governantes optam pela solução mais fácil, pela mais barata, e claro, a que MAIS ARRECADA VOTOS. Eu como engenheiro civil, não posso concordar numa cidade construída sem o mínimo de planejamento com casas feitas sem respeitar as normas mais básicas aonde simplesmente se constrói mais um andar, quando se quer aumentar a área do imóvel, e todos riem e acham lindo, as instalações elétricas feitas sabe-se lá como e o que não falaram nessa "linda" reportagem, é aonde deságua o esgoto de 400 mil pessoas morando ao lado da represa Billinngs, que abastece a cidade de São Paulo, eu gostaria de saber. Acho que em vez de copiar outra cidade que não serve de modelo em lugar nenhum do planeta, como Medelin, os arquitetos deveriam tomar como modelo cidades de países desenvolvidos onde transformaram as "favelas" em habitação dignas de um povo, e não simplesmente rasgar as normas de engenharia e investir em demagogia que são esses parques no meio da favelas, só pensando no povo como grandes massas de VOTOS.
É até um desrespeito com as pessoas em manter elas vivendo nesse amontoado de barracos com um pouco de distração que é esse parque. Será que algum desses arquitetos mudariam de endereço pra viver no cantinho do céu? Deveriam é demolir essas favelas e construir apartamentos, dar dignidade a essas pessoas e não enganá-las construindo algum tipo de diversão ao redor pra ganhar votos. Medellín é exemplo de terceiro mundo, vamos querer continuar no terceiro mundo ou melhorar de vida e sermos um país decente de PRIMEIRO MUNDO?
Excelente conteúdo, mas tenho que discordar sobre "transformar qualquer terreno em parque" na área central. Ter áreas verdes no centro, no caso do Parque Augusta ou o talvez Parque do Bixiga não impedem iniciativas necessárias e interessantes como o Cantinho do Céu.
Se essa região receber mais atenção no transporte coletivo, vai ficar muito melhor para o resto da cidade descobrir que o Cantinho do Céu existe e não é só um nome de favela em área de manancial.
Muito boa a série!! Sao Paulo é o maior absurdo urbanistico que eu, leigo, conheço. Mataram varios rios pra dar lugar a avenidas, preferência ao carro, e morte ao vale do anhangabaú também. A ausencia de qualquer controle de altura de predios fez com que se concentrasse muitas pessoas em areas pequenas e extinguiu qualquer visão de horizonte. E os rios tiete e pinheiros pelo amor de deus ninguem fala desse esgoto a ceu aberto!!! Podia ser um lugar bonito e para prática de esportes. As pessoas nao vivem na cidade. Vivem dentro de carros, do trabalho, de casa, de bares, de shoppings... Enclausurados. Isso tudo nos bairros nobres mesmo, na periferia entao nem se fala...
Sim, o estilo de moradia de sp é praticamente uma prisão, falou tudo: CLAUSURA. E é incrivel como esse tipo de pensamento de arquitetura urbana é predominante por aqui.
O Ferrugem é da área irmão. Ele eu conheço. A moradora de 33 anos de residência tbm falou a verdade. O problema do Cantinho do Céu e bairros arredores não será resolvido com essa matéria, muito menos com o parque mas já é alguma coisa que vai ajudar sim. O maior problema dessa região populosa e isso eu falo como morador é falta de consciência da grande maioria dos moradores. Nós é quem somos o agente de transformação. Aínda existente a muito por fazer. O distrito do Grajaú deveria ser um município porque é muito grande e não tem a atenção que precisa e merece da subprefeitura atual.
Só um conjunto habitacional, planejado e destruição dessas casas grudadas uma nas outras vai resolver, não adianta essa ideia de urbanizar favelas, é até um desrespeito manter pessoas vivendo nesse amontoado. A conscientização vem com a educação das novas gerações, escolas em tempo integral, o dia inteiro as crianças na escola, serão muito mais educadas que os pais que não tiveram essa oportunidade. Esse vídeo no meu ponto de vista como morador de Parelheiros é como dar um jeitinho no problema de não construir moradia popular e deixar as pessoas vivendo em favelas, dando uma melhoradinha.
Matéria bem interessante Raul, eu acho que se não dá para fazer conjuntos habitacionais (que ao meu ver seria o melhor a se fazer), deve-se ao menos urbanizar as favelas para dar mais dignidade a esse povo, e é preciso criar empregos por ali mesmo, para que não precisem se deslocar tanto. Que iniciativas assim se espalhem pelo nosso Brasil!
Priorizar a periferia da metrópole é respeitar e atender aos que geram a riqueza. Cidades inteligentes = periferia descente em infraestrutura social e de lazer.
Mto bom conteúdo!
Artur vc precisa de aliados, vc foi bem nos debates mas aliança ainda é fundamental na política. Não vai ganhar e muito menos exercer no grito, no confronto.
Parabéns por expor sua opinião publicamente em um assunto que é do interesse da sua função. Não sou mais seu fã mas reconheço quando alguém acerta. Boa sorte no trabalho pela cidade e estado.
Conte com meu voto
Arthur já estamos vendo os resultados da sua campanha, mesmo perdendo a prefeitura (na minha opinião vc sempre foi o mais preparado e com o melhor plano de governo), a desburocratização de reformas em imóveis tombados no centro já começa se tornar realidade. Só fico pensando como São Paulo poderia se tornar uma cidade muito mais agradável com as suas ideias...
Aff
Sensacional, moro aqui no Cantinho do Céu e esse parque é tão lindo que eu e meu grupo da faculdade estamos utilizando ele para elaborar uma projeto de sinalização.
Muito legal! Comentei com um amigo agora a pouco. Seria muito importante a comunidade participar da preservação.
@ no caso já existe algumas pessoas da comunidade que fazem esse papel de preservação, justamente por haver ausência do cuidado da Prefeitura, a mesma deveria estimular e financiar isso.
(re)tomar a posse da cidade vai ser a melhor saída pra não dependermos de mandatos e mandados hahah
Sucesso nos projetos, a região merece! 🙌🏿✨✨
TB moro perto e foi tema do meu TCC.
concluiu o trabalho? queria conhecer o seu trabalho
Essa mancha verde em 10:19 é uma parcela minúscula do distrito do Grajaú, o distrito inteiro tem uma área muito maior. E a área destacada sequer é o do lugar retratado na reportagem. O parque linear se chama Cantinho do Céu, deve circundar, quando pronto, vários bairros desta península: Montes Verdes, Jardim Prainha, o próprio Cantinho do Céu, Jardim Gaivotas e alguns outros. Entretanto, o bairro onde o trecho de parque já está construído se chama Parque Residencial dos Lagos, e é conhecido como Lago Azul. O parque, para os moradores, se chama "Pracinha do Lago Azul". É para lá que meus alunos iam em todas as sextas no horário da aula para um fluxo de funk. A população se apropria do espaço de maneira muito diferente da projetada, e isso começa pelo nome. Tratar o Lago Azul como Cantinho do Céu é uma forma de preconceito de quem só olha o mapa e não conhece a realidade.
Fiquei intrigada com os menos de 3km entregues com 7 planejados, estando desde 2018. Tudo bem que mudanças de mandatos e decisões públicas influenciam, mas ainda não se chegou a metade do que se diz prever (em começo de projeto urbano, e sabemos que alterações tendem a encurta-los por motivações variadas).
Você que vive na região consegue avaliar se essa parte que cita e parece estar excluída do que foi pensado poderia estar dentro desta parte ainda não concluída ou que está operando atualmente?
2:35 que triste... lembrei das notícias. Que ele descanse em paz, é desestimulante saber que pessoas boas que pensam no bem coletivo da cidade tem um fim tão triste. Ainda mais vindos de jovens que ele queria ajudar
SESC sendo construídos em edifícios em bairros nobres aonde já há oferta de clubes privados e as periferias esquecidas triste.
Excelente matéria . Como você mesmo disse, São Paulo precisa com urgência de cantinhos como este. Uma das minhas preocupações é todo esse esgoto indo parar na represa, sem tratamento algum. Gostei da sua participação no Manhattan Connection. Torcendo muito por uma São Paulo melhor para todos! Obrigado.
Precisamos de mais Rauls em SP
Interessante! Faltou citar no vídeo que para chegar a essa área vindo da Marg. Pinheiros é necessário fazer um "U" no mapa pela Av. Belmira. Se a margem da Billings se tornasse parque, as pessoas chegariam até a barragem de Pedreira em Jurubatuba mais rápido e de uma forma mais agradável, a pé e de bike. Hidrovia tbm seria ótimo.
Realmente temos várias regiões de lago, que pra população deve ser mais noticiada como fonte de problema enquanto poderia retomar uma referência de lazer, como os rios já foram na cidade
Quem sabe também atraísse mais atenção e cuidados merecidos..
Uma hidrovia ligando a região do Alvarenga até este trecho. Tem um projeto no papel que a Prefeitura está planejando, querendo fazer exatamente o que eu falei
A única coisa ruim do vídeo é que ele se acaba! Ótima reportagem!
Fui em uma palestra do Boldarini (arquiteto que comandou o projeto) em Curitiba no ano de 2019, quando ele mostrou o projeto do Cantinho do Céu a plateia se emocionou profundamente, rolou uma energia muito massa... de esperança!
Obrigada por ter cruzado a ponte e ter vindo até aqui. Valeu!
Aqui chegamos à arquitetura e ao urbanismo de gente grande, não de moleques mimados. Se exigem harmonização, notadamente quando em meio à estropia caótica de grandes cidades da periferia, como São Paulo, esse vídeo traz muitos traços de alta maturidade profissional e humana como um todo. Melhor do Canal, que por si só, em geral, já é muito bom! Parabéns!
eu moro no grajau e admiro muito o projeto , tenho certeza que foi pensado com muito carinho, obrigado.
Obrigado por esse vídeo moro no Grajaú precisamos de tudo mais postos de saúde, transporte, educação,lazer e o cuidado com meio ambiente.
Top este canal!
Toda a regiao ali tem potencial, lembro de ainda criança passear por toda a região e a billings pescar e tudo, existiam mansões nas margens que sumiram com o passar do tempo.
O projeto local “entre o sonho e a realidade” além de ajudar a pensar as propostas culturais do território e entorno, fomentam às margens, uma educação poética através das artes visuais.
Vida longa a esses guerreiros do cantinho do céu.
Raul sempre trazendo visões interessantes para a cidade de São Paulo!
Obrigado por esse vídeo! Precisamos disso, das pessoas ocupando os espaços da cidade e a moldando para seu melhor uso!
Que matéria maravilhosa! Cantinho do Céu meu país ❤️
Projeto maravilhoso,sdd do cantinho do Céu morei 10 anos aí estou quase voltando
Lecionei nesse lugar em 2000. Fiquei doente por conta do percurso e da violência. Salas de aulas com 52 alunos!
Excelente matéria 😍😍😍😍
Interessantíssimo! A questão da bolha dos arquitetos, que nunca colocaram os pés para fora da terra da fantasia, acredito ser o cerne da dificuldade que o Brasil tem de resolver seus problemas urbanos.
baita conteúdo! Me deparei com uma visão inédita sobre as questões da urbanização das favelas!
Nossa super importante !!!Salve o Grajaú!
Estou apaixonado e surpreso! Não imaginava que esse lugar lindo existia. Eu não vejo a região, costumo sentir a vibração das vidas que compõem o bairro. Não gosto de termos com: nobre, exclusivo, premium, prime, class, Platinum, privilégio e por aí vai. Esses adjetivos estão associados à vidas e não a objetos, regiões ou poderes. Conheci muita gente muito nobre sem dinheiro e pouca gente endinheirada com nobreza: assim seguimos, infelizmente.
Que grata surpresa esse vídeo. Moro no Cocaia a trinta anos, uma das pontas da represa, é uma região totalmente esquecida pelo governo, um pouco feito já é de muita valia para os moradores
canall muito bom! de utilidade pública! obrigado!
Muito obrigado! Se puder, manda os vídeo pros amigos!
Parabéns!! Seu trabalho é honesto e educativo. É uma beleza aos olhos.
Parabéns. Belo trabalho. Faço parte comissão fundiária OABDF. Vou recomendar doutos Colegas.
Que maravilha de programa. Sou estudante de arquitetura. E fico muito feliz por essas referenciais ♡
Fantástico, Raul querido!
Amoooooo os vídeos deste canal.
Excelente. Uma viagem pela metrópole com esse olhar nos ajuda a entender a cidade e fazer a melhores escolhas. Parabéns
muito bom o video, moro no grajau, e aqui necessitamos muito de infraestrutura. Grajau é um lugar abandonado , não temos muito lazer
Raul faz um trabalho espetacular. Parabéns.
Não é bem no Grajaú esse local mas é importante abrir essa discussão. Locais como o Grajaú precisam, acima de tudo, de melhoras na segurança. É um dos locais de maior risco devido à violência. Cansei de ter equipes sofrendo tentativas/e ou sequestros na área. Um desses casos, em que uma das equipes ficou mais de 24 horas sem roupa e amarrada em uma árvore na mata, sendo resgatada pelo helicóptero da PM, foi bem documentado pelo Jornal Nacional anos atrás. Morei na área e vi gravíssimos problemas de segurança. Sem equacionar esse problema, nenhum projeto para a população pode ser bem sucedido.
Realmente dá um "quentinho no coração" ver a urbanização e a valorização do espaço urbano. 😍💕
Amei o projeto! Parabéns Elisabete e Marcos, parabéns também Raul pela entrevista e a todos os envolvidos.
Excelente conteúdo. Raul volta com seu podcast tbm 🙏🏻
O Brasil precisa de muitos Cantinhos do Céu... Parabéns pela iniciativa.
Parabéns!!!
Fico da matéria perfeito, exemplo de Medellin exatíssimo, onde simples escada rolante revolucionou a favela. Arquiteta Elizabeth correta: este é o Brasil (e aqui, não em brasilias) e que vale pensar e investir. Parabéns!
Gente conheci Cantinho Ceu quando haviam meia dúzia barraquinhos sim as famílias chegaram como podiam, fomos visitar conhecida. Agora tô vendo q melhorou tá bonito! Mas como está o esgoto nas beiras da represa? Complicadissimo anima ver alguém olhando pra melhorar
Show de Bola,gostei muito,estas ideias vão ajudar muito a cidade de São Paulo.
Fiquei com vontade de conhecer e assistir os avanços que tem tudo pra serem caso de sucesso com o devido atenção e apoio público, muito bacana! 👏🏾👏🏾
Continue, Raul. Fantástico você mostrar São Paulo aos Paulistanos!
Boa noite! Ótimo conteúdo!
Matéria incrível
Muito obrigado!!! Se puder, manda pros amigos!
Curto... Queria mais! 20 minutos no mínimo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Video maravilhoso. Trabalho imprescindível e urgente. Parabéns
Excelente canal.
Que legal! Não conhecia esse cantinho da cidade
Que material Fanstastico Raul! muito animado para os próximos videos.
Gostei da reportagem eu moro na rua da praça
O Grajaú tá precisando de um talento da prefeitura faz tempo
Feliz por está conquista. 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns ! Trabalho fantástico que conheci no Congresso UIA .
Mais um excelente vídeo Raul! Muito legal mostrar esses projetos a todos! Obrigado e parabéns pela iniciativa!
O projeto é maravilhoso!!!
Muito bom!!! Subindo muito o nível das discussões e trazendo o urbanismo para o debate 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Que trabalho incrível!!!! Amei esse vídeo
Assisti o programa com Heni 👏🏼👏🏼👏🏼 Você é necessário e precisa estar com gestares públicos Raul!
Mais uma vez a cidade agradece! Não sobre uma ou outra solução, mas a discussão de uma forma tecnica e com politicas de estado e não de governo. Vamos adiante. Parabéns pelo novo canal.
Excelente Raul. Esse programa tem que repercutir. Parabéns.
Parabéns Raul e equipe.
Arquitetura e apaixonante né. Maratonando o canal há 2 dias e me sentindo o próprio Niemeyer. 😂😂
Excelente como sempre.
Raul, muito bom. Parabéns !
Estou amando a série!
Fiz um mestrado em "ilha de calor urbana" e um dos problemas percebidos nesse estudo de São Paulo é a ausência de parques públicos. Não é prioridade, infelizmente
Eu amo essa sam pallo,
Gostei muito da matéria, pro governo fazer algo pra população que vive na periferia demora, só aparecem em ano de eleição.
Que canal incrível! Amooo São Paulo
Parabéns pelo conteúdo!!!! Abracos do Chile!!!
Mais um excelente vídeo Raul, parabéns! 👏🏻
Que qualidade de vídeo!
Excelente, Raul!
Ótimos docs nesse canal!
Que legal
Muito bom
Mais um excelente vídeo!
Meus parabéns pelo trabalho!
Material maravilhoso!
Grajaú tem 400.000 habitantes...é quase a população da minha cidade, Mogi das Cruzes, com seus 450.000 habitantes.
Todo mundo amontoado em barracos, quase invadindo a represa, superpovoamento.
Muito feio, só conjuntos habitacionais e destruição desse amontoado de favelas resolveria a questão.
Urbanização de favela é manter as pessoas vivendo nessas condições desumanas, feia e horrorosa.
Na realidade o Sr com seu jeitinho intelectual e correto e que passa tanta firmeza e correção. Omitiu que essa área é de várzea e não deveria existir moradias. Essas moradias jogam esgoto na represa.
Lamentável!!!
Essas pessoas deveriam sair dali e viver em apartamentos populares mais centrais, mas preferem manter todo esse povo lá amontoado e jogando esgoto na represa, vivendo pior que cachorros.
Conheço essa região, no início dos anos 90 só tinha mato, era para ser uma área de preservação ( área de manancial). Jamais deveria ter essas construções beirando a represa.
Concordo
mudou completamente minha visao.
Bom pro acaso achei o canal, pois sou formado em finanças e ja que arquitetura e engenharia tem calculo ja sabe ne minha praia kkk ( Ache interessante sou mais de construir do zero pois quem faz o preço do terreno é o estado mais ainda tenho certeza que o estado tem varios terrenos no caso patrimonio publico ofereça uma casa digna em outro local melhor so louco nao aceitaria, ja que essa area da represa foi invadida e que esta ai pois nao tinha opção..) Cidade planejada ou bairro é melhor coisa...
Os arquitetos podem se mudar aí pro cantinho do céu depois desse parque pronto, kkkk.
Amei essa iniciativa! Pena que demora tanto para ficar pronto, e me preocupa a questão do saneamento e esgoto dessa população na cidade que é a mais rica da América Latina...
Eu moro no Cantinho do Céu, frequento o parque quase que diariamente. A gente acompanha as obras, mas não tem muita informação de como vai ficar. Onde tem essas informações do vídeo?
Como sempre os governantes optam pela solução mais fácil, pela mais barata, e claro, a que MAIS ARRECADA VOTOS.
Eu como engenheiro civil, não posso concordar numa cidade construída sem o mínimo de planejamento com casas feitas sem respeitar as normas mais básicas aonde simplesmente se constrói mais um andar, quando se quer aumentar a área do imóvel, e todos riem e acham lindo, as instalações elétricas feitas sabe-se lá como e o que não falaram nessa "linda" reportagem, é aonde deságua o esgoto de 400 mil pessoas morando ao lado da represa Billinngs, que abastece a cidade de São Paulo, eu gostaria de saber.
Acho que em vez de copiar outra cidade que não serve de modelo em lugar nenhum do planeta, como Medelin, os arquitetos deveriam tomar como modelo cidades de países desenvolvidos onde transformaram as "favelas" em habitação dignas de um povo, e não simplesmente rasgar as normas de engenharia e investir em demagogia que são esses parques no meio da favelas, só pensando no povo como grandes massas de VOTOS.
É até um desrespeito com as pessoas em manter elas vivendo nesse amontoado de barracos com um pouco de distração que é esse parque.
Será que algum desses arquitetos mudariam de endereço pra viver no cantinho do céu?
Deveriam é demolir essas favelas e construir apartamentos, dar dignidade a essas pessoas e não enganá-las construindo algum tipo de diversão ao redor pra ganhar votos.
Medellín é exemplo de terceiro mundo, vamos querer continuar no terceiro mundo ou melhorar de vida e sermos um país decente de PRIMEIRO MUNDO?
Excelente conteúdo, mas tenho que discordar sobre "transformar qualquer terreno em parque" na área central. Ter áreas verdes no centro, no caso do Parque Augusta ou o talvez Parque do Bixiga não impedem iniciativas necessárias e interessantes como o Cantinho do Céu.
Oi Luiz, boa tarde
Talvez se criar uma via de acesso mais facilitada ganharia mais frequentadores. "Não espere o prefeito fazer o seu bairro, seja você o bairro."
Infelizmente os governantes não se interessam em obras de restauração e soluções ambiental. Eles só querem saber de cobiça e poder.
Se essa região receber mais atenção no transporte coletivo, vai ficar muito melhor para o resto da cidade descobrir que o Cantinho do Céu existe e não é só um nome de favela em área de manancial.
Boa matéria, Raul. Pena não ter dado os créditos do vídeo, audio, drone e edição, que ficaram excelentes.
Muito boa a série!! Sao Paulo é o maior absurdo urbanistico que eu, leigo, conheço. Mataram varios rios pra dar lugar a avenidas, preferência ao carro, e morte ao vale do anhangabaú também. A ausencia de qualquer controle de altura de predios fez com que se concentrasse muitas pessoas em areas pequenas e extinguiu qualquer visão de horizonte. E os rios tiete e pinheiros pelo amor de deus ninguem fala desse esgoto a ceu aberto!!! Podia ser um lugar bonito e para prática de esportes. As pessoas nao vivem na cidade. Vivem dentro de carros, do trabalho, de casa, de bares, de shoppings... Enclausurados. Isso tudo nos bairros nobres mesmo, na periferia entao nem se fala...
Sim, o estilo de moradia de sp é praticamente uma prisão, falou tudo: CLAUSURA. E é incrivel como esse tipo de pensamento de arquitetura urbana é predominante por aqui.
O Ferrugem é da área irmão. Ele eu conheço. A moradora de 33 anos de residência tbm falou a verdade. O problema do Cantinho do Céu e bairros arredores não será resolvido com essa matéria, muito menos com o parque mas já é alguma coisa que vai ajudar sim. O maior problema dessa região populosa e isso eu falo como morador é falta de consciência da grande maioria dos moradores. Nós é quem somos o agente de transformação. Aínda existente a muito por fazer. O distrito do Grajaú deveria ser um município porque é muito grande e não tem a atenção que precisa e merece da subprefeitura atual.
Só um conjunto habitacional, planejado e destruição dessas casas grudadas uma nas outras vai resolver, não adianta essa ideia de urbanizar favelas, é até um desrespeito manter pessoas vivendo nesse amontoado.
A conscientização vem com a educação das novas gerações, escolas em tempo integral, o dia inteiro as crianças na escola, serão muito mais educadas que os pais que não tiveram essa oportunidade.
Esse vídeo no meu ponto de vista como morador de Parelheiros é como dar um jeitinho no problema de não construir moradia popular e deixar as pessoas vivendo em favelas, dando uma melhoradinha.
Matéria bem interessante Raul, eu acho que se não dá para fazer conjuntos habitacionais (que ao meu ver seria o melhor a se fazer), deve-se ao menos urbanizar as favelas para dar mais dignidade a esse povo, e é preciso criar empregos por ali mesmo, para que não precisem se deslocar tanto. Que iniciativas assim se espalhem pelo nosso Brasil!
Priorizar a periferia da metrópole é respeitar e atender aos que geram a riqueza.
Cidades inteligentes = periferia descente em infraestrutura social e de lazer.