O velho debate: compro mais livros do que leio

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 вер 2024
  • / antologicobooks
    Lista de desejos: www.amazon.com...

КОМЕНТАРІ • 142

  •  Місяць тому +38

    Então caríssimos, pra quem tem o imenso privilégio de (1) ter a leitura como fonte de alegria e (2) poder ter uma biblioteca pessoal, acredito que sempre vai existir mais livros do que lidos. Eu nem tenho tantos livros assim (nunca contei mas acho que não rsrs). Mas sim, tem sempre coisa nova chegando por aqui e a linha que separa o consumo por consumo é o quanto usamos, conversamos, lemos aleatoriamente nossos livros. O quanto eles saem das prateleiras pois estamos sempre os manuseando, lendo páginas e renovando nossa lista de leituras.
    Eventualmente um livro captura nossa atenção de um modo especial. São esses que vamos terminar e que irão compor nossa lista de favoritos. :)
    Livros citados:
    Teoria literária - Terry Eagleton
    Possessão - AS Byatt
    Noturnos: estórias de música e anoitecer - Kazuo Ishiguro
    Um quarto todo seu. -Virginia Woolf
    The bilingual brain - Albert Costa

  • @kvirginiasp
    @kvirginiasp Місяць тому +93

    Acho triste a ideia de ter uma biblioteca zerada. Acredito que ter vários livros que não li ainda me dão a sensação de esperança e novas oportunidades.

    •  Місяць тому +18

      Não consigo nem imaginar que tal coisa - uma biblioteca zerada - exista hehehe. E sim, é uma sensação maravilhosa saber que temos a mão tantas possibilidades de alegria e contentamento.

    • @leosilva7482
      @leosilva7482 Місяць тому +2

      Uau!!!!! Definição incrível!

    • @Leo_Jhonys
      @Leo_Jhonys Місяць тому +1

      Que perfeita a sua descrição! 👏

    • @GuilhermeBolognesi.
      @GuilhermeBolognesi. 27 днів тому +1

      É uma definição bem legal, mas eu me sinto uma fraude quando tem aquele monte de livro, tipo, quando alguém chega e elogia, ai pergunta sobre um livro e eu falo que ainda não li ele, sinto como se a pessoa interpretasse que eu só comprei para ter na prateleira (tipo alguém que le clássico e fala mal dos não clássicos).

  • @RozinaR
    @RozinaR Місяць тому +63

    Moro em Sao Paulo, Capital. Tenho 72 anos, com uma aposentadoria bem baixa. Mas tenho o privilegio de ter a minha disposição muitas bibliotecas municipais, uma pertinho de casa. Os livros que desejo ler e não encontro nessa pertinho, vou de metrô (grátis) a outras tantas, em outros bairros, sempre próximas às estações. As vezes quero ter o livro pra mim, entao compro na estante virtual. São bem poucos os livros que compro. Por isso consigo fazer
    excelentes leituras ao longo dos meses e anos.

    •  Місяць тому +15

      @@RozinaR Me parece uma relação muito próxima e bonita com os livros. Longa vida as bibliotecas!

    • @mariateresasilva5127
      @mariateresasilva5127 Місяць тому +7

      Muito linda sua atitude, vc está de parabéns!

    • @user-uj2pi1ic4b
      @user-uj2pi1ic4b Місяць тому +2

      72 anos com uma memoria de 20, parabéns

    • @annamariamarques3606
      @annamariamarques3606 21 день тому +2

      já tenho mais de oitenta anos, adoro ler, mas sei que vários livros talvez não consiga zerar. Não importa, ao ver a pilha de livros ainda não lidos me faz pensar: cuide-se, procure manter os olhos e a cabeça saudáveis para dar conta deste tesouro!

  • @mariavilar2411
    @mariavilar2411 Місяць тому +26

    Para mim, é reconfortante manter uma biblioteca em casa, ter meus livros ao alcance das mãos, poder consultá-los, lê-los no meu tempo, perceber as conexões entre eles, como você bem disse. Ultimamente, por falta de espaço, e temporariamente com poucos recursos, tenho me dedicado a fazer releituras, a redescobrir o meu acervo e comprado bem menos livros. O importante é que eles estão todos vivos e circulando... 📚

  • @Jess.Claros
    @Jess.Claros Місяць тому +25

    Que reflexão delicada e acolhedora! Quantas vezes a gente acaba se julgando por ter tantos não lidos na estante. Ou julgando os outros. Mas parar um instante e pensar sobre isso com esse equilíbrio, uau… é libertador. Obrigada por isso, Dai! ❤

    • @pmaciel41
      @pmaciel41 18 днів тому +1

      Não saberia eu dizer tão bem o que você falou. Parabéns

  • @mariateresasilva5127
    @mariateresasilva5127 Місяць тому +15

    Na minha tenra idade (77), sei que vou partir um dia sem ter lido a metade do que eu desejo, mas... aprendia a doar meus livros, para quem ama ler e não pode comprar e para a Biblioteca Municipal, é bom poder compartilhar, deixo comigo alguns que são do meu coração, para reler. O problema é qdo uma leitura te remete a outra e cd o bendito para : primeiro lembrar o título e depois para quem eu dei? Apesar de tudo, está sempre bom, de um jeito ou de outro.

  • @telmagomes9899
    @telmagomes9899 Місяць тому +8

    Quem vive nas páginas dos livros, eles se tornam um "corpo". Quem experimenta leituras em tempos diferentes é porque sabe que o leitor é sempre outro, nunca é o mesmo. A surpresa de pegar um livro "em repouso" (nunca abandonado) e se encantar é esse mistério de sermos sempre um outro leitor. A vida que acontece entre as leituras nos "abastece" para as próximas leituras. A real? Quem se importa com o número de livros, se vamos ter tempo para lê-los, manias e afins ainda não se tornou um súdito de si - e do mundo que os livros trazem. Súdito com todo o prazer.

  • @taniarodrigues2163
    @taniarodrigues2163 Місяць тому +8

    Sou muiiiiitoooo feliz por ter os livros que tenho, amo cada um deles. Amo vê-los todos reunidos, pertinho de mim. Realmente é muito bom poder comprar os livros que quero, é uma felicidade e uma satisfação cada compra realizada. Meu antigo e constante sonho de ter minha linda biblioteca se concretiza dia após dia.❤

  • @oraflocs
    @oraflocs Місяць тому +4

    No último domingo decidi assistir ao programa Roda Viva em que os entrevistados eram autores e autoras. Vi a edição do Saramago, da Nélida, e a da Lygia e voltei a me apaixonar pela Lygia, pelo seu pensamento, sua habilidade de falar, sua relação com os livros e a escrita. E, o que fiz? Fui para a estante e puxei meu volume dos Contos Completos e tô já no meio de Seminário dos Ratos (já antes havia lido 'Antes do Baile Verde'). A cada conto lido, ao sabor das palavras, emprestei o tom de voz de Lygia, como se pedisse-lhe que narrasse aquela doideira toda da Tigrela pra mim.
    Isso já me aconteceu com Faulkner e seu belíssimo discurso no Nobel, com Guimarães Rosa e aquela raríssima entrevista alemã, e sempre recorro à minha biblioteca e esta cumpre o seu papel.
    Acho bacana a reflexão e a oscilante resposta é tão individual quanto o próprio dinheiro gasto (ou, deveria dizer, investido?).
    Curto muito seu canal, Dai ;) Vida longa!

  • @Criscosta
    @Criscosta 25 днів тому +2

    Eu tenho uma biblioteca robusta, onde uma leitura sempre leva à outra. Agora mesmo estou lendo Os Miseráveis, e tantas passagens por Paris me fizeram mais curiosa ainda sobre a cidade, e peguei para consulta outros dois livros sobre a cidade e que estão aqui disponíveis para mim : A História do Brasil nas ruas de Paris e A História Secreta de Paris. Já quero le-los na sequência ❤. Minha biblioteca é viva e está sempre dialogando comigo, além de me fazer ÓTIMA companhia! Neste momento estou de férias e aproveitando muito o meu cantinho sagrado de leitura ❤️❤️❤️

  • @gibelamaric
    @gibelamaric Місяць тому +5

    O mesmo prazer que tenho em ler livros, tbm tenho em comprá-los.
    Acho que faz parte da experiência....o que é bem diferente de comprar só pelo consumo.
    Adoro olhar pra minha estante e admirá-los 😊
    Tbm gosto de parar pra pensar qual será a minha próxima leitura, e fazer uma "fila" deles mentalmente rsrs
    E os livros que já foram lidos então...nem se fala....olhar pra eles na estante dá aquela nostalgia gostosa...lembrar das sensações e das memórias que tal livro te proporcionou, é único! Só quem é leitor é que sabe.
    Acho que tudo isso faz parte da experiência...não é só a leitura no momento presente.
    Como vc disse, é um hobby.

  • @marisdp2364
    @marisdp2364 Місяць тому +7

    Sensacional!!! ❤ Nada me dá mais deleite que ouvir uma citação em algum filme e pausar ele pra ir atrás do livro/autor/filósofo mencionado e me conectar com aquela referência… ser tomada por aquela explosão de sinapses 🤯

  • @adhemirmarthins7247
    @adhemirmarthins7247 Місяць тому +9

    Discussão pertinente a sua. Sempre que alguém está diante de minha biblioteca a pergunta é sempre a mesma: nossa! você já leu tudo? Mas vou na linha do Umberto Eco e também para as experimentações ou indicações durante as leituras que vou fazendo. Se você citar algo que me chama a atenção e eu tenho na estante, quero ir lá ver, folhear algumas páginas, sentir o livro. Acho isso muito natural. Os livros estão como você mencionou, estão circulando. Tenho livros em várias partes da casa. O pior seria a vida sem eles, ou melhor, seria triste. Precisamos ver livros e os livros precisam nos ver.

  • @sandrokich
    @sandrokich Місяць тому +15

    Até alguém pagar meus boletos, e principalmente o dos livros, a opinião destas pessoas não são relevantes para mim. rs

  • @MarceloBrunelli
    @MarceloBrunelli Місяць тому +4

    Já me inscrevi, tema maravilhoso.
    Eu sempre comprei mais livros do que posso ler, e seguirei assim...

  • @suelanesantanaassuncao5288
    @suelanesantanaassuncao5288 Місяць тому +12

    Estou iniciando agora minha biblioteca aos 44 anos, está em formação 🎉🎉🎉❤❤❤

    • @laumuniz
      @laumuniz Місяць тому +5

      @@suelanesantanaassuncao5288 sinto dizer, mas ela sempre estará em formação 🥲❤️

  • @silvanatomaz6527
    @silvanatomaz6527 Місяць тому +5

    Sinto como se precisássemos "merecer" ter a todos os livros de nossas estantes, segundo alguns.. Nota-se já pelas perguntas q nos fazem: "Você trabalha com literatura?", "Você leu todos esses livros"... É por aí... Querem que "legitimássemos" o ato de possuir muitos livros desde transformássemos o ato em lucratividade financeira... Bem triste.

  • @robertasantos4577
    @robertasantos4577 Місяць тому +3

    Sempre maravilhosa! Minha biblioteca circula internamente! Mas não como a sua💙🩵

  • @Vanessa-he1jd
    @Vanessa-he1jd Місяць тому +3

    Adorei o tema!! Eu adoro livros, na verdade sou apaixonada, e sempre que posso eu compro mesmo não sabendo quando vou lê-lo.👏🏻👏🏻👏🏻

  • @aneteramos4242
    @aneteramos4242 Місяць тому +4

    Eu adoro ler, leio todos os dias, me relaxa, é um momento meu comigo. E como leio todos os dias e leio rápido, tô sempre comprando livros em promoções e sebos, nao compro livros quando estão muito caros, vou esperando baixar, tb troco vários. Fico super feliz quando trago um livro novo pra casa,e assim vou me dando esses presentes. Amo saber que tenho vários livros nao lidos pra escolher a proxima leitura 🥰

  • @MissBiaB
    @MissBiaB 27 днів тому +2

    Quando eu contei meus livros pela última vez, percebi que tinha mais de 20 não lidos. Decidi que não vou comprar livros novos até que eu termine de ler todos eles. Estou assim desde o começo do ano e não me arrependo! Para mim, está sendo ótimo dar atenção a essas obras que estavam esquecidas na estante, algumas desde 2019. Afinal, se eu comprei, foi porque eu quis ler, não é? Então por que não ler? Às vezes livros excelentes são esquecidos e ficam sempre "cedendo lugar" para livros novos. Minha experiência está me fazendo repensar minha relação com consumo de livros, e como não faz muito sentido comprar para depois não ler. Parar de focar tanto nos livros que eu ainda não tenho e quero comprar para dar mais valor aos livros que eu já tenho e ainda não li. Sem contar a satisfação pessoal de ver a "lista de livros por ler" ficando cada vez menor à medida em que você lê um por um. Claro que essa é só a minha experiência pessoal, que não representa os sentimentos de todos os outros leitores.

  • @antonioferreira8079
    @antonioferreira8079 Місяць тому +9

    Estou consumindo mais e sem culpa, minha biblioteca é utilizada para pesquisa, e como você falou, um livro leva a outro. Jamais lerei todos os meus livros, mas eles não vão parar de chegar para a minha biblioteca, e oportunamente alguns sairão para dar lugar a novos títulos.

  • @ricardoassis1788
    @ricardoassis1788 Місяць тому +3

    Acredito que o conhecimento é circular e interconectado. Fico feliz quando leio uma obra na qual percebo referências de outras; quando o pensamento de um autor dialoga (ou é confrontado) por outro; quando algumas passagens acionam minha memória sobre algo lido há tempos e que está em minha estante… reconheço o privilégio disso e defendo o direito de termos mais livros do que lemos… é a certeza de que ainda tenho TUDO a aprender. Obrigado por trazer esse diálogo!

  • @irangagomesdearaujoflores5290
    @irangagomesdearaujoflores5290 Місяць тому +2

    Antes de mais nada ,nunca será um problema ter conhecimento à disposição,depois não adianta discutir,nós,leitores diários,continuaremos alimentando nosso banco de dados e ponto.
    Amamos essa companhia!❤❤❤

  • @andreatirolli2144
    @andreatirolli2144 Місяць тому +3

    Reconfortante reflexão !!!! Obrigada! Trouxe um alívio rsrs...Ao adquirir um livro ele passa a ser parte da minha vida assim como eu da vida dele, independente de lê-lo ou não.
    Nós nos temos❤

    • @pmaciel41
      @pmaciel41 18 днів тому

      Posso copiar seu comentário?

  • @susanarosa434
    @susanarosa434 Місяць тому +2

    Adoro comprar livros...pelo menos 1 a cada 15 dias. Gosto do cheiro do livro e odeio ter q emprestar pq nunca voltam. Ter na estante livros q vc tenha lido q seja poucas pgs,mas já sabe o contexto ...é maravilhoso p um professor ou pesquisador saber q tem onde consultar ... uma mão na roda
    Enriquece nosso repertório. Perfeita sua fala!!!

  • @amandathaliitaa
    @amandathaliitaa Місяць тому +4

    Fiz um vídeo no meu recente canal sobre isso, nele falo da minha decisão de ter uma biblioteca pequena (claro, o “pequena” depende muito da perspectiva…). Dando meus centavos para discussão: não precisamos tomar decisões definitivas. Às vezes, me angustia (moro em ap pequeno) quando a biblioteca começa a tomar rumos bagunçados, então me desfaço de alguns livros, que, algum tempo depois, retornam porque eu interesse neles voltou. Hoje, quero ter menos livros, mas acho que a questão da quantidade de lidos da estante não deveria ser a estatística decisória nesse sentido, e sim outros aspectos, como o que mencionei no meu vídeo e que me fez manter - por enquanto, não sei do amanhã - a biblioteca pequena: quero poder reler mais aquilo que amei e deixei esquecido por anos em nome dos livros novos.

    •  Місяць тому +2

      Interessante sua reflexão...existe uma pressão para adquirir livros que é comum em quem está começando a montar uma biblioteca. Eu já cometi esse "erro" láaaa no começo. Super normal. Fiz várias levas de doação aos longo dos anos. Já comentei em algum lugar que minha biblioteca cresceu em número mas ao mesmo tempo enxugou. Parece estranho mas a curadoria com os anos foi melhorando. Assisti seu vídeo e gostei.

  • @byelisabomfim
    @byelisabomfim 21 день тому +1

    Esse é um tema muito delicado. Os assuntos nunca se esgotam, uma leitura sempre remete a outra e por esse motivo é importante ligar um sinal de alerta. Ou terei de providenciar cada vez mais espaço de armazenamento. Particularmente, não me atrai a ideia de me tornar refém de algo. Mesmo que de um hábito tão refinado como a prática da leitura. Esta soma, contribui mas a minha verdade é que eu preciso da sensação de que me governo e que venço os meus desejos, em certos momentos. Portanto, compro, leio e desapego. O que me marcou, fica na memória.

  • @YPlendoeescrevendo
    @YPlendoeescrevendo Місяць тому +1

    Oi! Nossa, de fato! Eu gosto dessa ideia/prática de ter livros para consultar e pesquisar.
    Quando leio um livro, me interesso por algum assunto ou escritor citado. Faço uma lista dos interesses e depois compro livros em blocos, conforme esses interesses. Estou adorando isso, assim como seu vídeo. Beijo e boa leitura!

  • @monicabanderas7143
    @monicabanderas7143 Місяць тому +1

    Olá, Boa tarde.
    Eu nunca penso em colecionar livros, pensando só em mim, penso no futuro das pessoas que estão perto de mim. Tem livro que pode não fazer parte do meu universo, mas faz parte do universo do meu sobrinho, do meu irmão, etc. Compro muitos livros, necessito sentir o cheiro, a forma e as cores dos livros. Sou viciada em livros, jornais, revistas, tudo que faça com que meus olhos e coração, fiquem satisfeitos.
    Grande abraço.
    Viver sem livros é morrer, com certeza.

  • @psi.afirmativa
    @psi.afirmativa Місяць тому +1

    Queria dizer que cheguei por aqui agora, através desse vídeo, e tô ficando: adorei a prosa! ☺️

  • @GriiiiiiM
    @GriiiiiiM Місяць тому +4

    O Kindle foi uma saída para me desapegar um pouco da necessidade de comprar livros físicos apenas para enfeitar a casa e inflar meu ego e vaidade.
    Além de tudo isso, melhorou o meu hábito de leitura já que gosto de ler a noite na cama e de levar comigo na mochila para ler em momentos oportunos.
    Hoje em dia só compro livros físicos que por ventura eu precise para estudar, consultar ou que eu acho que irei reler em algum momento da vida.
    E claro, os meus favoritos da vida tbm vão pra minha estante, além dos mangás e HQs.

    •  Місяць тому +2

      Uai, as pessoas compram livros pra enfeitar a casa? Não entendi... 👀

    • @GriiiiiiM
      @GriiiiiiM Місяць тому +6

      No caso das pessoas que compram e não leem quase nada, acredito o livro acaba ficando como objeto de decoração na casa, tem muita gente que acha bonito ter vários livros em casa (o que não tem nada de errado), mas é algo que reflete muito o título do seu vídeo.
      A questão do livro como objeto de decoração é tão real que muitas editoras estão apostando em livros mais "gourmetizados" para vender, como por exemplo os livros da DarkSide.

    • @laumuniz
      @laumuniz Місяць тому +1

      Sério que você conhece alguém que é assim? Ainda não vi alguém que comprasse muitos livros e não fosse leitor ou pesquisador, achei curioso de verdade, não é ironia. Sinceramente, não consigo imaginar uma situação em que alguém olhe pro livro e pense "esse vai inflar meu ego". Comigo o máximo que acontece é eu comprar uma edição que queria muito ou adquirir um livro que não se acha com facilidade, querer mostrar pra todo mundo meu tesouro e ninguém dar a mínima 🤣🤣🤣

    • @GriiiiiiM
      @GriiiiiiM Місяць тому +4

      @@laumuniz em nenhum momento disse que não é um leitor, mas existem inúmeras pessoas que compram livros e não lêem, compram apenas por impulso ou pra deixar na estante.
      E claro que ngm consicientemente pensa "esse vai inflar meu ego", mas no subconsciente muitos compram pq uma estante cheia de livros dá um ar de intelectualidade, basta ver na pandemia que em muitas video conferências, o fundo era sempre uma estante cheia de livros.
      Isso é tão comum que no Japão existe um termo específico pra isso, se chama "Tsundoku", o nome que dão ao fato de se comprar livros e não lê-los.

    • @laumuniz
      @laumuniz Місяць тому +1

      @@GriiiiiiM ficou um pouco confuso isso de dizer que são leitores mas que compram para não ler. Acho que seu "apenas" no primeiro comentário que gerou ruído para nós. Mas no geral entendi seu argumento, ainda bem que nunca conheci umas dessas inúmeras pessoas então. Livro tá tão caro no Brasil, que ainda custo a acreditar na ideia de alguém apenas empilhando para parecer intelectual. Mas que bom que desapegou de comprar para enfeitar ou por ego, se te fez bem. Interessante. Eu ainda preciso dos físicos por tantos outros motivos, grifar, parar no meio, começar outro, conectar ideias, como no vídeo 🫢

  • @rafaelaalves7152
    @rafaelaalves7152 Місяць тому +2

    Tenho muitos livros que ainda não li ,mas tenho fé que ainda vou ler .😅

  • @MrMaisacarla
    @MrMaisacarla Місяць тому +3

    Há que se separar o consumo oriundo da estética de possuir esses objetos daquele outro consumo que rompe a lógica capitalista, embora se beneficie dela. Nunca foi tão acessível construir uma biblioteca pessoal, isso é um fato historiográfico; aqueles de nós que reunimos esses objetos na expectativa de congregar seus conteúdos em nós, de maneira dialógica, desejando construir mesmo uma relação anímica com eles, quando os buscamos - completamente ou em partes, acabamos por romper o sentido lato do consumo. Esses conteúdos nos engravidam e se assentam em um tempo diferente daquele da produtividade, do hiperconsumo da sociedade do cansaço de Chul Han. Penso que sempre teremos mais livros por ler que lidos, porque jamais haverá tanta vida para todos os livros. No fim das contas, tem tanta coisa pra se criticar em uma sociedade majoritariamente confusa que escolher criticar o hábito de comprar livros se torna uma questão de menor importância.

  • @laumuniz
    @laumuniz Місяць тому +1

    Quem nunca teve essa reflexão... Eu fiz as pazes também, claro que hoje procuro qualidade, mas já entendi completamente que é uma ferramenta e que poder circular por eles conforme a vontade e a necessidade é uma experiência muito rica que eu posso me proporcionar. E os que não se encaixam lá, vão pra frente. ❤

  • @robertodomingues205
    @robertodomingues205 21 день тому

    Gostei do vídeo.. Seguindo o canal aqui e no insta.
    Parabéns!

  • @legadoliterario
    @legadoliterario Місяць тому +1

    Biblioteca zerada não existe. Adorei isso. Obrigado por esse vídeo! ❤

  • @Thiago-cf2jn
    @Thiago-cf2jn Місяць тому +1

    Livros são iguais a vinho. Cada um tem o dia certo em que vamos ter vontade de lê-los...

  • @laerteeduardo1240
    @laerteeduardo1240 Місяць тому

    Essas perguntas que nos fazem me enchem de culpa… mas é tão bom percorrer prateleiras e ser surpreendido por livros que compramos… é a alegria de uma redescoberta! Como dizia Erasmo: “se tenho dinheiro compro livros, se me sobra algum, compro roupas e comida”.

  • @higorcardoso6316
    @higorcardoso6316 Місяць тому +2

    Eu sou novo inscrito e tou adorando

  • @janebrunhara9491
    @janebrunhara9491 28 днів тому

    Amei teu vídeo! Sinto exatamente assim, tenho minha biblioteca em casa à disposição para curtir, pesquisar, consultar, redescobrir...

  • @RafaeleAlbanezi
    @RafaeleAlbanezi Місяць тому +2

    Meu primeiro pensamento sobre esse tema foi: o dinheiro é meu, eu gasto como eu quiser 😂 o segundo pensamento foi sobre a sensação de pertencimento que eu senti, também vou lendo pedaços de livros aqui e ali. Acho que o leitor é isso, composto de mil fragmentos, de histórias completas, de informações que vão compondo nosso imaginário e servindo de alimento para nossos raciocínios. Adorei seu vídeo ❤

    • @pmaciel41
      @pmaciel41 18 днів тому

      Posso copiar seu comentário?

  •  Місяць тому

    Olá! Sua reflexão é bastante pertinente. Eu compro mais livros do que leio tanto no quesito de entretenimento como de estudo. Alguns livros foram comprados para ler alguns capítulos mesmo e estou tranquilo com isso. Outros foram lidos para me entreter. Nesse caso de entretenimento, comprei para ler os livros inteiros. Sei que a velocidade de compra é maior que a velocidade de leitura. Mas é bom ter livros sobrando para poder ir escolhendo conforme vou lendo alguns livros.
    Você falou sobre hobbies. A leitura não deixa de ser um Hobby. O que me entristece é ver que as pessoas compram várias coisas em excesso e o povo leva de boa. Parece que somente os livros e outras atividades culturais são criticadas quando investimos dinheiro. Isso é tão triste!

  • @thiagosalbego
    @thiagosalbego Місяць тому +3

    Quantas horas do dia vc dedica a leitura ?

  • @scg_momonte
    @scg_momonte 17 днів тому

    Amei esse vídeo. Minha biblioteca é vida! Meus livros são meus amigos.

  • @beatriz-mg5zm
    @beatriz-mg5zm Місяць тому

    Como sempre, suas reflexões são muito boas!
    Aconteceu algo muito "triste" comigo. Em 2020 li "liberdade para escolher" do Milton Friedman, pelo Kindle, e fui extremamente impactada pelas ideias do autor. Neste ano, descobri que tinha esse livro desde 2015. Foi dolorido ver que eu podia ter acessado essas ideias muitos anos antes.
    A partir dessa experiência, acredito que seja importante para nós construir uma biblioteca e ir "beliscando" algumas páginas, como você disse que faz, assim é possível experimentarmos as ideias do autor de forma mais rápida.
    Obrigada por mais esse vídeo ❤

  • @annamattos8627
    @annamattos8627 Місяць тому

    Recentemente fiz uma contagem e cheguei à conclusão de que apenas 37% dos livros que possuo já foram lidos até o final. Isso não me preocupa mais porque um percentual considerável da minha biblioteca consiste em livros que uso para consulta, não para ler de capa a capa, e também porque eu RELEIO muitas vezes meus livros favoritos.
    O que você comentou sobre os livros circularem é verdade. Não se passa uma semana em que eu não refaça minha TBR de curto prazo, mude livros das estantes para as pilhas na mesa de cabeceira, folheie livros que não vou ler tão cedo... Minha casa tem livros em todos os cômodos, com exceção dos banheiros e da cozinha. Então, a biblioteca está viva e operante, que é o que importa.
    Quanto à preocupação com o consumo em si, este ano estabeleci um orçamento mensal bem reduzido para compra de livros, cerca de 1/3 do que gastei no ano passado. Até agora, o primeiro efeito foi comprar menos pela Amazon e mais em sebos. O segundo efeito é que o número de livros comprados em 2024 é quase o mesmo que o número de livros lidos até o final no mesmo período. Estou considerando o experimento um sucesso. 😅
    Obrigada pelo vídeo, muito interessante esta discussão!

  • @marcoslegionario8069
    @marcoslegionario8069 Місяць тому

    Adorei seu conteúdo e já me inscrevi. Grande abraço!

  • @mariabeatrizbrito
    @mariabeatrizbrito 24 дні тому

    Existe uma questão importante também: às vezes, você compra um livro porque tem vontade de ler e acaba apenas começando a leitura muito tempo depois. Se você não tivesse feito tal aquisição, talvez não haveria essa possibilidade. Um exemplo que aconteceu comigo foi com o livro Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago, acho que fiz a compra em 2021 ou 2022 e não curti tanto. Agora, em 2024, peguei o livro e não consegui mais parar, fiquei completamente encantada.

  • @robertodoamaralsilva8861
    @robertodoamaralsilva8861 Місяць тому

    Muitas vezes, apenas ler um capítulo já vale à pena o investimento. Hoje não me preocupo em ter que ler um livro inteiro. Há livros que comprei há mais se 10 anos, mas só consegui ler agora. Há livros que leio assim que compro na frente de outros mais antigos. Concordo plenamente com sua observação.

  • @MarceloOliveira-vj6rb
    @MarceloOliveira-vj6rb Місяць тому +2

    eu compro bem mais que leio. preciso ler mais e comprar mais kkkk

  • @alexandrepereira9850
    @alexandrepereira9850 Місяць тому

    Eu estou usando os livros exatamente desta forma, só não estava sabendo explicar como você, é exatamente isso, a "circulação" dos livros, pegar um tema em um livro, mas ao mesmo tempo ir explorando outros relacionados para ir crescendo no conhecimento de determinado tema, a longo prazo vamos terminando os livros. Além de que existem edições que se você não compra sai do catálogo e demora anos pra voltar.

  • @CidadeLatente
    @CidadeLatente 23 дні тому

    Comprar livros demais além de ser prático ajuda os autores. E incentiva as editoras a fazer outras publicações de menos visibilidade. Talvez seja o caso de aprendermos a dar um uso melhor de alguns que realmente nunca pretendemos ler, colocar pra girar. Mas acho que incentivar a publicação nunca faz mal.

  • @carla4773
    @carla4773 29 днів тому

    “Comprar livros é uma forma de afirmar a esperança que viveremos o suficiente para ler tudo que nos interessa” Irene Vallejo

  • @Thiagocbh1
    @Thiagocbh1 Місяць тому

    Uma querida você! Cheguei hoje aqui...❤

  • @netocap6175
    @netocap6175 Місяць тому

    Olá, primeiro vídeo seu que vejo. Gostei demais. Concordo 100% com sua visão. Outra coisa que lembrei é que deixei de comprar livros algumas vezes, justamente por achar que talvez fosse um erro comprar sabendo que não os leria tão logo. Tempos depois, boa parte dos títulos tinham deixado de ser editados e, quando havia exemplares disponíveis (usados), estavam caríssimos.

  • @giulianajuliao8313
    @giulianajuliao8313 Місяць тому +1

    Ótimo vídeo

  • @Wesley-te3et
    @Wesley-te3et 29 днів тому

    Um amigo uma vez falou: Livros, diferente de comida, duram a vida toda se forem bem cuidados. Voce tem pelo menos a vida inteira para o fazer.

  • @arthurmguedon
    @arthurmguedon Місяць тому +1

    sim, sim e sim! acho que existe uma diferença entre as pessoas que são bibliófilas e fazem o que você falou (o que pra mim faz total sentido, é como eu penso, como eu vivo os livros), e as pessoas que se satisfazem em pegar uma história, ler e vida que segue. Quase como as pessoas que assistem filmes e as que querem entender movimentos, estéticas etc. Pra essas pessoas não faz sentido mesmo ter biblioteca, o livro é algo transitório. Não sei se fiz sentido kkkk

  • @lourencobh1
    @lourencobh1 25 днів тому

    Vc não imagina o tamanho da minha biblioteca!
    E os livros circulam sim, e muito. Converso com eles, sempre me surpreendo com algum que já nem sabia que tinha… mas queria… muito louco isso.
    Sou um consumista desenfreado (tenho mas não justo do Kindle ) e não estou nem aí pras opiniões de quem pensa que não deveria ter tantos livros.
    Tenho 72 anos, aposentado e leitor voraz. Com restrições de saúde, minha atividade predileta, hoje mais do que nunca, é ler.

  • @nha20111
    @nha20111 Місяць тому +3

    Ótima reflexão, Dai!
    E vou acrescentar que está tudo bem se quisermos nos desfazer de livros que compramos (lemos ou não) e não faz mais sentido mantê-los...
    Semana passada, me desfiz de mais de 50 livros (a maioria não lidos 😅). Doei para duas amigas e para um projeto da prefeitura da cidade que moro.
    Poderia ter vendido e recuperado o dinheiro investido? Sim...mas preferi não 😅

    •  Місяць тому +2

      @@nha20111 já fiz isso várias vezes - inclusive já separei mais alguns aqui :)

  • @hugobcmt
    @hugobcmt Місяць тому

    Uma coisa que eu penso muito de um tempo pra cá é: o quanto eu estou conseguindo extrair dos livros que eu já tenho. E isso pra mim se estende a outras mídias, como filmes, quadrinhos, etc. Não sou do tipo de leitor que lê várias vezes o mesmo livro, mas estou cada vez mais convicto de que consumir uma obra (ler/assistir/etc) só uma vez não me permite "aproveitar tudo" o que a obra tem a oferecer. Porém, o que seria esse aproveitamento é algo que varia muito, como você falou no vídeo.

  • @jotabr4802
    @jotabr4802 Місяць тому

    Temos o fator preço. A Amazon faz muitas promoções e temos que aproveitar

  • @filhoamado286
    @filhoamado286 25 днів тому

    Eu tento ler todos, mas não tenho pressa mas gosto de tê-los quando tenho vontade, me esperando para consumi-lo

  • @carinapereira9704
    @carinapereira9704 Місяць тому +1

    Amei esse vídeo❤❤

  • @MrDiogenesMoraes
    @MrDiogenesMoraes Місяць тому

    Interessante. Sempre comprei muito mais livros do que sou capaz de ler. Nos últimos tempos, porém, parei e faz tempo que não compro nenhum. Fui consumido pela ansiedade, me achando uma fraude por não ler uma quantidade x de livros num ano.
    E essa questão que você mencionou, de estar lendo um determinado livro e se deparar com um assunto interessante e querer saber mais, largar aquele livro e pegar outro pra entender mais aquele assunto, fazia eu me sentir péssimo por não terminar nenhum livro.

  • @leiturainicial
    @leiturainicial Місяць тому

    Gratidão

  • @vivianasantos5967
    @vivianasantos5967 28 днів тому

    Gosto muito dos seus vídeos e este foi mais um muito interessante! Li cerca de 30% da minha biblioteca e não quero saber!

  • @JorgeAvelar80
    @JorgeAvelar80 Місяць тому

    Me senti representado... Tem livros de apenas 200 páginas q levo 1 ano para ler, porém costumo dizer q são livros para ser "degustado" e não simplesmente mastigado e engolido.

  • @perenidadedasmudancas2160
    @perenidadedasmudancas2160 Місяць тому +1

    Compro mais livro do que leio, e olha que leio todos os dias.

  • @RenanSantos7
    @RenanSantos7 24 дні тому

    Minha regra é: "Você não compra livros para ler. Compra livros para ter." É que para ler você não precisa comprar kkkkkkk

  • @lucastavares8677
    @lucastavares8677 25 днів тому

    eu entendo o que você fala porwie experienciei isso recentemente. eu terminei recentemente um defeito de cor e logo em seguida comecei memórias póstumas de brás cubas. foi muito bom ler um em seguida do outro porque a ambientação de um defeito de cor me ajudou a entender algumas coisas de brás cubas. um se conectou com o outro sem querer.

  • @robertopereira3865
    @robertopereira3865 Місяць тому

    Vc provavelmente viu um video do Jô Soares que foi postado no ig falando que comprar livro é tão prazeroso pra ele quanto ler o livro. E eu, que compro mais livro do que o "necessário"", entendi perfeitamente o que ele quis dizer e não tem a ver com consumismo, mas sim de gosto pelo objeto livro. Toda a riqueza, toda a viagem, toda a informação que um livro pode ter. O ato de escolher esse e não aquele. É muito legal. Eu atualmente tô lendo MESMO livros que comprei e não li, não por obrigação, mas pra usufruir do que eles prometeram me oferecer quanto os escolhi que seja há 8 anos atrás, não importa. Livro não tem idade, Não envelhece. Recentemente li um do Jorge amado de 1935 e fiquei abismado como ele soa "moderno". Os temas de um livro de 1935 não difere (pro bem e pro mal) de um livro de hoje.

  • @viniciuslobato14
    @viniciuslobato14 Місяць тому

    adorei a sua reflexão

  • @biamarson1
    @biamarson1 29 днів тому

    No meu caso, o consumismo, a quantidade de livros não lidos, estão me causando ansiedade. E essa ansiedade está me impedindo de ler. Essa é a questão no meu caso, mas eu jamais poderia ter uma biblioteca zerada e jamais conseguiria parar de comprar, pq um livro as vezes precisa de outro ou ele chama outro.
    Oq estou trabalhando é naquela compra aleatória, impulsiva.

  • @212raissa
    @212raissa Місяць тому

    Eu tenho váááários lidos não lidos, mas a maioria foram lidos e uma coisa que me ajuda é o kindle, quando eu estou curiosa a respeito de um livro, vejo pessoas falando eu costumo comprar o ebook (dependendo do preço, óbvio) se eu sinto que aquele livro está se tornando especial pra mim de alguma forma eu escolho comprar e ter na minha biblioteca física, o espaço é limitado, muitos eu me dou por satisfeita de ter no kindle. Minha biblioteca tb muda muito, de 2 em 2 anos eu costumo tirar livros e faço doação para uma escola aqui perto de casa, assim eu mantenho aqueles que são favoritos, aqueles que me interessam muito e quando forem lidos, se eu ver que não é tudo isso o que eu achava, eu despacho.

  • @SuperLucio1972
    @SuperLucio1972 Місяць тому

    Anos atrás, me deu.uma "pira". Olhei para ainda biblioteca e vi que tinha livros que eu não abrir há uns 20 anos. Senti.uma culpa enorme. Era muita cultura que deixara de circular. Doei quase tudo.

    • @annamattos8627
      @annamattos8627 Місяць тому

      Eu fiz isso uma vez e depois tive que comprar de novo vários livros que tinha doado, porque a vontade de ler voltou... 😅

  • @douglasalvesjr7983
    @douglasalvesjr7983 Місяць тому

    Você falou umas coisas que eu precisava ouvir.

  • @anacaraibeira
    @anacaraibeira Місяць тому

    Dona Dai, tá boa? Seremos felizes com nossas bibliotecas!!! Leio meu queridos, alguns ficam para concluir depois, outros para estudar devagarinho e tudo bem. Cheiro!

  • @pedrosena9559
    @pedrosena9559 Місяць тому

    Acredito que na vida do leitor/a, ter mais livros na biblioteca disponível, mais do que livros que foram lidos, é normal, faz parte da vida do leitor. Eu tenho uma boa dinâmica de leitura ( sempre estou lendo) e não sou de comprar livros exageradamente, mesmo assim tenho um monte de livros que não li (ganho muito livros de presente), para mim não há problema.

  • @prof.carloseduardoaraujo
    @prof.carloseduardoaraujo Місяць тому

    Prazer em ouví-la, minha cara. Concordo com suas reflexçoes. Segue link para vídeo de minha biblioteca. Parabéns! Abraço.

  • @alinevondeling7068
    @alinevondeling7068 25 днів тому

    Sou amante inveterada de livros e claro da leitura deles! Só não tenho mais porque a minha quitinete não oferece mais espaço para eles ❤

  • @Craft-wz9jp
    @Craft-wz9jp Місяць тому

    Livros, CDs e DVDs botei tudo pra correr...não dá. Tá tudo na Internet, não fujo mais. Aceitei e, me desfiz de tudo...melhor assim.

  • @laissemy
    @laissemy Місяць тому

    Eu não tenho tanto livros físicos acumulados mais pela questão de não poder comprar tantos livros, mas eu e algumas pessoas da minha família temos o hábito de emprestar e trocar livros, então as vezes mesmo que a própria pessoa não leia (o q mta gente vê problema) outra acaba lendo :)

  • @luna-yin
    @luna-yin Місяць тому

    Me identifico totalmente!

  • @joseporto1573
    @joseporto1573 Місяць тому

    Somos leitores diferentes. Pego e leio.

  • @fabianamacedogoncalves3131
    @fabianamacedogoncalves3131 Місяць тому

    Eu não acúmulo mais livros. Compro , leio e repasso. Se não li também repasso. Não releio livro pq quero ler muuuuuuuuuitos outros títulos .
    Também ganho livros.
    Obs: não trabalho na área. No meu caso os livros juntavam pó , apenas isso.
    Prefiro os livros físicos. Ainda estou me acostumando com o Kindle que comprei recentemente.
    Abraços literários

  • @emcaminhar
    @emcaminhar 14 днів тому

    Já deixei de comprar livros pelo peso que eu sentia de ter que terminar os livros que eu já tinha. Besteira total, não existe regra 🥰 agora taco o f****** e compro mesmo rsrsrs

  • @cleydsonbacha4776
    @cleydsonbacha4776 Місяць тому

    Faça uma abordagem, sobre alguma das obras de dostoiévski!🤝

  • @mariabarros8770
    @mariabarros8770 Місяць тому

    Eu acho que o brasileiro consome poucos livros hoje do que há 30 anos atrás. Infelizmente, a falta de interesse em ler é mostrada na realidade a olho nu. Só não vê quem não quer.

  • @UmLivroeUmaCamera
    @UmLivroeUmaCamera Місяць тому

    não compramos livros para leitura imediata, então é normal ter livros não lidos. Penso na minha biblioteca como inúmeras possibilidades, sabendo q tudo que comprei eu quero ler, é ruim comprar sem critério, isso não me permito nunca hahah
    abraços, adorando a nova fase do canal

    •  Місяць тому

      @@UmLivroeUmaCamera é sobre isso 👏🏼 - a questão não é “comprar livros demais” e sim adquiri-los sem critério. Boa! 😇

  • @maristelatanaka8715
    @maristelatanaka8715 Місяць тому

    7:10 As vezes compramos livros pela lindeza da capa, outra pela edicao, ainda pq gostamos do autor(a) e queremos ter todos os livros desses, e muita vezes pq está em promocao e sabemos ser um bom livro, e muitos por indicacoes, mas que um dia leremosi sim...

  • @cleydsonbacha4776
    @cleydsonbacha4776 Місяць тому

    Abordagem magistral!👏👏

  • @angelsrosena
    @angelsrosena Місяць тому

    Meu irmão compra muito mais jogos do que consegue dar conta e ninguém fala nada, sem contar as pessoas com sapatos, bolsas, perfumes e assim vai.
    Resumindo: todos somos acumuladores, a pergunta é: a que nível.

  • @CortejoParaDeus
    @CortejoParaDeus 23 дні тому

    Choro aqui querendo comprar livros, eu os quero para ler no meu tempo. Que pode ser semanas, meses ou anos. No entanto, sao livros que eu verdadeiramente quero ler, mesmo que nunca tenha lido antes, existe gosto, resumos, ou simplesmente chamou atenção pelo título, raramente capa. Não vejo problema, em compra e não ler, ruim é não ter dinheiro nem pra comprar eles kk😂😅😢

  • @pedrocpenna
    @pedrocpenna 24 дні тому

    faz uma sentido,

  • @lucianomendes6599
    @lucianomendes6599 Місяць тому

    Tenho cerca 150 livros, sem contar os quadrinhos 😅😅😅😅

  • @wellingtonleite8987
    @wellingtonleite8987 Місяць тому

    ❤❤❤❤❤

  • @emagalmeida
    @emagalmeida 29 днів тому

    Baita vídeo

  • @floramarione
    @floramarione Місяць тому

    Os meus livros circulam em casa e fora dela. Reservo os livros pequenos, novelas ou contos que leio em consultórios médicos, dentários ou em fila de bancos. Também adoro emprestar livros. Se não me devolverem, paciência! Os meus queridinhos não empresto! RSS