DEPRESSAO QUE NÃO MELHORA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • DEPRESSAO QUE NÃO MELHORA - Os quadros de depressão resistente, que não melhoram com os tratamentos padrão, tem sido alvo intensa pesquisa nas últimas décadas, devido ao grau de disfuncionalidade e prejuízo que os quadros resistentes podem gerar.
    Um dos campos que cresceu grandemente e tem mostrado ser de grande ajuda na investigação e condução desses casos é o da Farmacogenética. Análises genéticas individualizadas que ajudam na previsão de melhor ou pior metabolismo, resposta e chance de efeitos adversos são de grande valia na condição de casos mais complexos.
    Falaremos nesse vídeo especificamente da alteração genética da enzima MTHRF, enzima responsável pelo metabolismo do ácido fólico e intimamente ligada ao metabolismo das monoaminas (serotonina, dopamina e noradrenalina).
    Estudos evidenciaram que alterações genéticas podem ser responsável por diminuição de 30 à 70% na atividade dessa enzima, o que pode causar grande impacto na evolução e reposta de pacientes deprimidos, além de outros transtornos psiquiátricos e risco cardiovascular.
    Há decorações de que em casos de depressão resistente a prevalência de alterai genética da MTHRF pode chegar à 40-70% dos pacientes.
    Muitos casos de depressão sem melhora ou anteriormente ditos resistentes se tratam na verdade de alterações genéticas que não só predispõem ao adoecimento mental, mas também dificultam o tratamento.
    Entenda nesse vídeo prático como é interpretado o exame.
    *AVISO LEGAL:
    Os vídeos produzidos por esse canal tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade. As informações médicas contidas nesse canal não são recomendações de tratamento e não substituem uma avaliação médica. Todos os conteúdos são produzidos pelo Dr. Arthur Jatobá, médico especialista em Neurologia (CRM DF 17725 - RQE 13358) e pela Dra. Carolina Tajra, médica especialista em Psiquiatria (CRM DF 17723 - RQE 14084).

КОМЕНТАРІ • 9

  • @vinyaraujo1840
    @vinyaraujo1840 4 місяці тому

    Olá, excelente video, o teste e a reposição podem ser feitas apenas por mulheres?

  • @Janainas2001
    @Janainas2001 5 місяців тому +2

    Poderia, por gentileza, informar o nome dos exames para que eu possa discutir com meu psiquiatra? Grata pela atenção.

    •  5 місяців тому +1

      Ola, Janaína. Esse teste em específico é a Pesquisa de variantes genéticas no gene metilenotetrahidrofolato redutase. A indicação desse teste ou de uma avaliação farmacogenética mais ampliada pode variar de caso para caso.

  • @ivaniamartins3326
    @ivaniamartins3326 5 місяців тому +1

    Já tive crises depressivas desde os meus 40 anos e hoje estou com 54 anos desde então nunca mais tive saúde, tenho diabetes, fibromialgia, nervo ciático, osteoporose na coluna, dor no cocxi, coluna e outros locais do corpo devido os remédios não responderem ao tratamento. Achei interessante teu vídeo e assim que eu voltar pra psiquiatra vou conversar com ela sobre esse gene. Gratidão!

  • @dinamarstavale4497
    @dinamarstavale4497 5 місяців тому

    Trato de depressão a 13 anos ,fico bem durante 1 ano e meio mais ou menos daí de repente começa tudo de novo tristeza angústia sem vontade de fazer nada .

  • @babibela
    @babibela 5 місяців тому +1

    Atende online???

    •  5 місяців тому

      Ola. Sim, atendo.

  • @sebastianadossantos8066
    @sebastianadossantos8066 5 місяців тому

    👏👏👏🏅🤗