Cara... Sério, eu estou besta com a qualidade de seus vídeos. Você resume muito bem as histórias e edita a gameplay de fundo em conformidade com o decorrer do vídeo. Sua voz e seu vocabulário são excelentes para a proposta do canal, não empobrece o vídeo com girias e nem tenta ser pomposo. Eu realmente fiquei impressionado com os vídeos do game da ilha e do bebezinho. Mais um inscrito para um canal de ótima qualidade, meus parabéns!
Aee, maninho! Muito obrigado pelos elogios! No vídeo do Among The Sleep, eu apenas improvisava, então acho que a qualidade ficava um pouco inferior em relação aos vídeos atuais. Mas fico felizão de saber que você gostou do canal! Qualquer crítica, elogio ou sugestão é muito bem vindo! Abraços!
Seus vídeos são muito bons, sua voz é calma e sua análise mostra que jogo que mostrar para jogador, achei incrível. Desejo todo de bom para vc, merece mt sucesso.
Como é que um canal com vídeos desse nível tem tão poucos inscritos??? Parabéns pelo conteúdo, continuem trazendo pois existem muito poucos canais com essa qualidade. De cabeça só me lembro de dois desse mesmo nível são o Nautilus e o Ludoviajante.
Poxa, valeu demais por essa comparação! Adoro tanto o Nautilus quando o Ludoviajante, mas estou há anos-luz de conseguir fazer uma edição tão fantástica quanto a deles. Nós criamos o canal quase na mesma época que os dois, mas, infelizmente, não conseguimos manter um ritmo constante de envios. Aí, já sabe né? O UA-cam deixa a gente no chinelo hahahaha Mas vamos que vamos! Ainda tenho esperança de conseguir crescer.
Vídeo excelente! Despretensioso e, ao mesmo tempo, bem objetivo e fundamentado, com análises situadas no universo do jogo. Vi outros vídeos acerca desse desfecho de Inside. O seu foi o melhor até agora. Parabéns!
Obrigado, manin! Eu achei o jogo fantástico. Tanto a arte quanto as mecânicas de movimento deixam ele com uma fluidez natural deliciosa de jogar. Não sei se vc jogou Limbo, mas, se sim, vai adorar Inside!
Excelente reflexão sobre como o binômio liberdade-controle se manifesta nas mecânicas do jogo. Esse tipo de produção crítica -- que busca entender como as mecânicas se traduzem em elementos narrativos, e vice-versa --, esse tipo de crítica é valiosa por direcionar o olhar dos jogadores a essa interdependência entre estética e gameplay, educando a audiência e, consequentemente, avançando a linguagem dos vídeo games. Parabéns pelo trabalho e keep rockin'.
Rapaz, muito obrigado pelo elogio! Fiquei lisonjeado hehehehe! Eu quero fazer outro vídeo parecido com esse no futuro, mas para discutir a narrativa embutida nos videogames e o a história do primeiro Bioshock.
Boa! Parabéns pelos vídeos, de verdade. O de hoje, sobre feedback loop, me parece um dos mais bem escritos do canal até agora. O que mostra uma crescente evolução da sua escrita. Sobre a narrativa embutida, certamente você já esbarrou com o clássico artigo do Clint Hocking (designer de Far Cry 2, entre outros) sobre o tema, né? Se não, dê uma conferida: clicknothing.typepad.com/click_nothing/2007/10/ludonarrative-d.html É Hocking quem cunha o termo "dissonância ludonarrativa", justamente na ocasião da análise do Bioshock 1. Então esse é um texto basilar para o pensamento "narratológico" aplicado a games, hehe! Abraço e tudo de bom.
Nossa, eu nunca tinha visto não! Caraca, obrigado demais pela dica. Eu comecei a me aprofundar mais em game design apenas recentemente, então quaisquer artigos, vídeos, entrevistas e outras dicas são super bem-vindas! E obrigado por ser tão participativo :) Isso nos incentiva demais!
Tamo junto! Eu recomendo dar uma garimpada pelo /r/criticas (www.reddit.com/r/Criticas/). Tem muito conteúdo valiosíssimo lá - tanto crítico, quanto textos que servem de base para as práticas críticas. Lembro-me que o canal Ludobardo tinha uma série com reflexões seminais sobre o tema narrativa embutida vs narrativa emergente. A série se chamava "As faces da narrativa" (ua-cam.com/video/SDHTis6vZWo/v-deo.html). É um material introdutório, mas como ele cita as fontes, dá pra ir atrás dos textos sobre os quais ele se embasa. Um youtuber que analisou especificamente os temas e as mecânicas da série Bioshock foi o Noah Caldwell-Gervais (ua-cam.com/video/s7DVOw1lIcM/v-deo.html). É uma análise "holistica": ele identifica os pontos em que o gameplay serviu à narrativa e os pontos em que ele a traiu. Há muita coisa boa por aí uehue, certamente material não vai faltar! Mas, precisando de ajuda para a pesquisa, basta entrar em contato. Abraço!
Opa, valeu demais pelas dicas! Depois vou dar uma olhada em cada uma delas. Ainda vai demorar um pouco para fazer esse vídeo sobre narrativa embutida, mas com certeza esse material será valioso! O Ludobardo eu já conhecia. Se não engano, foi por causa dos vídeos dele que eu corri atrás do Rules of Play e, aí sim, comecei a me interessar bastante por game design. Obrigado mesmo! :D Abração!
Parabéns pela excelente análise! Inside é, de fato, um jogo tocante que lida com temas ainda pouco explorados pelos vídeo games. Adicionamos seu vídeo ao índice de produções críticas nacionais que estamos montando. www.reddit.com/r/Criticas/comments/8d6enu/índice_de_materiais_críticos/ Grande abraço.
Amei o vídeo, estou agora maratonando todos os vídeos do canal! Vocês pretendem fazer mais vídeos sobre jogos narrativos (como Detroid Become Human, Life Is Strange ou Until Dawn)? Espero estar ajudando um pouco! Meu estilo de conteúdo é diferente (Músicas), então meu público é outro. Mas acho que alguns dos meus inscritos também são fans desse mesmo de conteúdo, no caso os seus vídeos... Vocês são incríveis continuem sempre assim... Logo serão um canal gigantesco...
Oi, Satty! Obrigado mais uma vez. Qualquer gesto ajuda sim!! :) Sobre esses jogos cinematográficos no estilo da Quantic Dream (Heavy Rain, Detroit, etc.), eu ainda não vou fazer, pq a maioria é exclusivo da Sony e eu não tenho ps4. Mas já fiz um vídeo sobre o LiS e pretendo fazer outro sobre The Awesome Adventures of Captain Spirit (e, posteriormente, sobre LiS 2). E se vc gosta de jogos mais narrativos, porém não cinematográficos, talvez curta os vídeos que já fiz sobre o What Remains of Edith Finch e The Vanishing of Ethan Carter, que são classificados como "walking simulators". São jogos focados puramente na narrativa. Tem o vídeo do Oxenfree tb, que é um jogo bem massa! Mais uma vez, muito obrigado pelos comentários e pelo apoio! Grande abraço!
Meu amigo, vim buscar historia do Brain, nunca joguei, só por curiosidade, pq vi na lista do Pipocando Games, e meu deus, que canal esse seu, espero que volte a fazer videos
gostei do seu ponto de vista e reflexão, Notei tb que o jogo passa uma mensagem sobre controle, inclusive a quebra da 4' parede, pensei a msm coisa. não sei se isso chega a ser um critica construtiva mas vc puxa muito o "S", achei irritante kk mas bom trabalho.
Me desculpe pela politica, mais é isso que penso sobre as manifestações que ocorrem pelo país, as favor e contra, no final é um momento de gente unida achando que tem liberdade.
Oi tudo bem? Vc não tem Instagram? O canal não tem instagram? ;-; amei seu canal vou me inscrever agora mesmo. Quais programa vc usa pra gravar a tela e pra editar o vídeo ?
Opa, Saoh. Obrigado demais pelos elogios :DD Vish, não temos instagram, mas temos uma página no facebook (que raramente é atualizada hahaha). Para gravar, eu uso o ShadowPlay da Nvidia e, para editar, eu uso o Sony Vegas 14.
Cara... Sério, eu estou besta com a qualidade de seus vídeos. Você resume muito bem as histórias e edita a gameplay de fundo em conformidade com o decorrer do vídeo. Sua voz e seu vocabulário são excelentes para a proposta do canal, não empobrece o vídeo com girias e nem tenta ser pomposo. Eu realmente fiquei impressionado com os vídeos do game da ilha e do bebezinho. Mais um inscrito para um canal de ótima qualidade, meus parabéns!
Aee, maninho! Muito obrigado pelos elogios! No vídeo do Among The Sleep, eu apenas improvisava, então acho que a qualidade ficava um pouco inferior em relação aos vídeos atuais. Mas fico felizão de saber que você gostou do canal! Qualquer crítica, elogio ou sugestão é muito bem vindo!
Abraços!
Seus vídeos são muito bons, sua voz é calma e sua análise mostra que jogo que mostrar para jogador, achei incrível.
Desejo todo de bom para vc, merece mt sucesso.
Jogo literalmente sensacional. As sensações são diversas e o tempo todo aguardando pelo que vem
Um vídeo tão bom
Com tão pouco like e pouca visualização das teorias que eu vi essa é a mais completa e mas bem feito Parabéns!
Como é que um canal com vídeos desse nível tem tão poucos inscritos??? Parabéns pelo conteúdo, continuem trazendo pois existem muito poucos canais com essa qualidade. De cabeça só me lembro de dois desse mesmo nível são o Nautilus e o Ludoviajante.
Poxa, valeu demais por essa comparação! Adoro tanto o Nautilus quando o Ludoviajante, mas estou há anos-luz de conseguir fazer uma edição tão fantástica quanto a deles.
Nós criamos o canal quase na mesma época que os dois, mas, infelizmente, não conseguimos manter um ritmo constante de envios. Aí, já sabe né? O UA-cam deixa a gente no chinelo hahahaha
Mas vamos que vamos! Ainda tenho esperança de conseguir crescer.
Com toda certeza, contem com meu apoio! ;)
Vídeo excelente! Despretensioso e, ao mesmo tempo, bem objetivo e fundamentado, com análises situadas no universo do jogo. Vi outros vídeos acerca desse desfecho de Inside. O seu foi o melhor até agora. Parabéns!
Ótimo vídeo. Ainda não joguei Inside, e fiquei muito curioso. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado, manin!
Eu achei o jogo fantástico. Tanto a arte quanto as mecânicas de movimento deixam ele com uma fluidez natural deliciosa de jogar. Não sei se vc jogou Limbo, mas, se sim, vai adorar Inside!
Excelente reflexão sobre como o binômio liberdade-controle se manifesta nas mecânicas do jogo.
Esse tipo de produção crítica -- que busca entender como as mecânicas se traduzem em elementos narrativos, e vice-versa --, esse tipo de crítica é valiosa por direcionar o olhar dos jogadores a essa interdependência entre estética e gameplay, educando a audiência e, consequentemente, avançando a linguagem dos vídeo games.
Parabéns pelo trabalho e keep rockin'.
Rapaz, muito obrigado pelo elogio! Fiquei lisonjeado hehehehe!
Eu quero fazer outro vídeo parecido com esse no futuro, mas para discutir a narrativa embutida nos videogames e o a história do primeiro Bioshock.
Boa! Parabéns pelos vídeos, de verdade. O de hoje, sobre feedback loop, me parece um dos mais bem escritos do canal até agora. O que mostra uma crescente evolução da sua escrita.
Sobre a narrativa embutida, certamente você já esbarrou com o clássico artigo do Clint Hocking (designer de Far Cry 2, entre outros) sobre o tema, né?
Se não, dê uma conferida: clicknothing.typepad.com/click_nothing/2007/10/ludonarrative-d.html
É Hocking quem cunha o termo "dissonância ludonarrativa", justamente na ocasião da análise do Bioshock 1. Então esse é um texto basilar para o pensamento "narratológico" aplicado a games, hehe!
Abraço e tudo de bom.
Nossa, eu nunca tinha visto não! Caraca, obrigado demais pela dica. Eu comecei a me aprofundar mais em game design apenas recentemente, então quaisquer artigos, vídeos, entrevistas e outras dicas são super bem-vindas!
E obrigado por ser tão participativo :) Isso nos incentiva demais!
Tamo junto!
Eu recomendo dar uma garimpada pelo /r/criticas (www.reddit.com/r/Criticas/). Tem muito conteúdo valiosíssimo lá - tanto crítico, quanto textos que servem de base para as práticas críticas.
Lembro-me que o canal Ludobardo tinha uma série com reflexões seminais sobre o tema narrativa embutida vs narrativa emergente. A série se chamava "As faces da narrativa" (ua-cam.com/video/SDHTis6vZWo/v-deo.html). É um material introdutório, mas como ele cita as fontes, dá pra ir atrás dos textos sobre os quais ele se embasa. Um youtuber que analisou especificamente os temas e as mecânicas da série Bioshock foi o Noah Caldwell-Gervais (ua-cam.com/video/s7DVOw1lIcM/v-deo.html). É uma análise "holistica": ele identifica os pontos em que o gameplay serviu à narrativa e os pontos em que ele a traiu.
Há muita coisa boa por aí uehue, certamente material não vai faltar! Mas, precisando de ajuda para a pesquisa, basta entrar em contato.
Abraço!
Opa, valeu demais pelas dicas! Depois vou dar uma olhada em cada uma delas. Ainda vai demorar um pouco para fazer esse vídeo sobre narrativa embutida, mas com certeza esse material será valioso!
O Ludobardo eu já conhecia. Se não engano, foi por causa dos vídeos dele que eu corri atrás do Rules of Play e, aí sim, comecei a me interessar bastante por game design.
Obrigado mesmo! :D
Abração!
Parabéns pela excelente análise! Inside é, de fato, um jogo tocante que lida com temas ainda pouco explorados pelos vídeo games.
Adicionamos seu vídeo ao índice de produções críticas nacionais que estamos montando.
www.reddit.com/r/Criticas/comments/8d6enu/índice_de_materiais_críticos/
Grande abraço.
Amei o vídeo, estou agora maratonando todos os vídeos do canal!
Vocês pretendem fazer mais vídeos sobre jogos narrativos (como Detroid Become Human, Life Is Strange ou Until Dawn)?
Espero estar ajudando um pouco! Meu estilo de conteúdo é diferente (Músicas), então meu público é outro. Mas acho que alguns dos meus inscritos também são fans desse mesmo de conteúdo, no caso os seus vídeos...
Vocês são incríveis continuem sempre assim...
Logo serão um canal gigantesco...
Oi, Satty! Obrigado mais uma vez. Qualquer gesto ajuda sim!! :)
Sobre esses jogos cinematográficos no estilo da Quantic Dream (Heavy Rain, Detroit, etc.), eu ainda não vou fazer, pq a maioria é exclusivo da Sony e eu não tenho ps4. Mas já fiz um vídeo sobre o LiS e pretendo fazer outro sobre The Awesome Adventures of Captain Spirit (e, posteriormente, sobre LiS 2).
E se vc gosta de jogos mais narrativos, porém não cinematográficos, talvez curta os vídeos que já fiz sobre o What Remains of Edith Finch e The Vanishing of Ethan Carter, que são classificados como "walking simulators". São jogos focados puramente na narrativa. Tem o vídeo do Oxenfree tb, que é um jogo bem massa!
Mais uma vez, muito obrigado pelos comentários e pelo apoio! Grande abraço!
Meu amigo, vim buscar historia do Brain, nunca joguei, só por curiosidade, pq vi na lista do Pipocando Games, e meu deus, que canal esse seu, espero que volte a fazer videos
Excelente analise ;)
Minha mente fritou
Esplêndido
gostei do seu ponto de vista e reflexão, Notei tb que o jogo passa uma mensagem sobre controle, inclusive a quebra da 4' parede, pensei a msm coisa.
não sei se isso chega a ser um critica construtiva mas vc puxa muito o "S", achei irritante kk
mas bom trabalho.
caralhoooo zerei inside semana passada..manoo q video top heuheu amei sz
Aeee, valeu demais! E aí, curtiu o jogo? Depois dá uma olhada nas teorias malucas que existem sobre ele :)
manoo curti demaiss o jogoo mto top.. heueh manoo seu conteudo é mto foda assisti todos os videos asuhdusd vc é foda
Outro excelente video. Parabens.
Me desculpe pela politica, mais é isso que penso sobre as manifestações que ocorrem pelo país, as favor e contra, no final é um momento de gente unida achando que tem liberdade.
Tipo o desgoverno lula, esses governos quer nos controlar, até pra pensar eles quer controlar
😉
First
Oi tudo bem? Vc não tem Instagram? O canal não tem instagram? ;-; amei seu canal vou me inscrever agora mesmo. Quais programa vc usa pra gravar a tela e pra editar o vídeo ?
Opa, Saoh. Obrigado demais pelos elogios :DD
Vish, não temos instagram, mas temos uma página no facebook (que raramente é atualizada hahaha).
Para gravar, eu uso o ShadowPlay da Nvidia e, para editar, eu uso o Sony Vegas 14.
Pausando melhor canal pra mim 💖 mesmo pequeno ele é maravilhoso
tbm adorei mtoo bomm meu sz
Esse canal merece mais de um milhão de inscritos 💖 ele é maravilhoso até ativei notificação.