Muito show. Uma informação adicional, este chuveiro do LetraJota é anterior ao real chuveiro eletrico brasileiro . Para quem nao sabe , quem inventou o chuveiro eletrico, do jeito que ele é hoje em dia, com acionamento automático, foi um brasileiro. Este chuveiro do LetraJota é realmente da decada de 30 , quando o chuveiro chegou as casas da burguesia (fabricado pela FAME e SINTEX) e realmente era perigoso, nao funcionava direito e causava acidentes. Justamente por ser perigoso no seu acionamento foi que um brasileiro , Francisco Canhos Navarro, nos anos 40, aperfeiçoou o chuveiro criando um diafragma de borracha que expandia e ligava os contatos automaticamente e tambem criou a regulagem de temperatura, colocando chaves para adicionar/retirar as resistencias. Francisco Canhos foi um grande inventor brasileiro , tendo registrado centenas de patentes no seu nome, mas especificamente a do chuveiro eletrico ele foi traido por seu agente e perdeu a patente para a Lorenzetti em 1950 , segundo o proprio Canhos. Ele era de Jau, interior de Sao Paulo e produzia o chuveiro pela eletrometalurgica Jauense, fundada por ele, que mais tarde, em 1997, se mudou para SJ Rio Preto porque seus decendentes mudaram pra lá. Só curiosidades. Parabens LetraJota pelo trabalho de nos trazer essas reliquias.
Espetáculo Leandro! Com meus 70 anos de idade, tive oportunidade de tomar banho sob um chuveiro Sintex com alavanca reguladora de temperatura. Isso por volta de 1958, no tempo em que ainda não tomava banho sozinho, lógico. Lembro que realmente para a época 2.000 W era tão pesado para a instalação, que meu pai desligava a TV para não estragar. Só funcionava o chuveiro e a geladeira Frigidaire, nenhuma lampada a mais! Muito bom esse seu vídeo Leandro! Parabéns!
cara eu tenho 50 anos e ver um homem jovem iqual a voce inteligente e que fas analice das coisas. me deixa mais feliz em saber que ainda existe esperança para o futuro do nósso país, poucos jóvems hoje se entersçam em aprender augo que póssa agregar algum volor na própia vida . valeu mesmo ecelente vidio um abraço.
E eu já tô pensando em usar energia solar pra aquecer o chuveiro elétrico, ou um aquecer de água solar, ou os dois juntos, ou os dois junto com a energia da concessionária, pra usar cada um em situações diferentes e nunca ficar sem.
Mas eles que são os do "primeiro mundo". E te garanto, se sair alguma pesquisa dos países com o chuveiro mais sustentável do mundo, o Brasil vai aparecer entre os últimos, ao lado de Rússia, China, Coreia do Norte, Zambia e etc... E o povo nem se toca!!!
@@denteazul4470 e o que tem de sustentável em usar um chuveiro a gás? Para de babar ovo de gringo. Os brasileiros inventaram umas das coisas mais importantes do mundo, como o próprio chuveiro elétrico e o avião. Seria um porre ter que usar gás pra esquentar a água.
@@ImportHirtz Vai direto pra energia solar e chuveiro elétrico, não perde tempo com solar, além de demorar muito pra aquecer, você economiza ao não passar 2 tubulações.
Moço se os gringos raiz da época que eram brutos que não conhecia Nutella achava loucura, queria ver a cara de um vendo um doido em 2022 tomando um banho rodando o braço perto da chave facão sorrindo e falando "que banho da hora" kkkkkkkkkkkkkk ,a explosão do botijão achei loucura, mais pelo menos você correu pra dentro do carro ,agora lavar o cabelo rodando os braços perto desses fusíveis cartucho com o 44 no chão molhado ? Você é louco mesmo kkkkkkkkkkk,forte abraço guerreiro admiro muito seu jeito raiz kkkkkkk.
Meu amigo Leandro, estou atualmente com 65, quando eu me formei no Senai por volta de 1972, fui trabalhar numa empresa de mineração de Niquel em Mg, Pratapolis,morro do Niquel,me alojaram em um alojamento de solteiros, nessa época eu fabriquei um chuveiro desse com a ajuda dos eletricista da empresa, a parte mecânica foi eu quem fez, eu era torneiro, daí em diante a rapaziada que moravam nós outros quartos não tomou mais banho frio
A felicidade dele por ter comprado o chuveiro por 400,00 é de se admirar mesmo, gratificante porque felicidade não tem preço até eu fiquei feliz por ver a felicidade dele! Fazer o que gosta isso que é ser feliz
Mas vale lembrar que todo que ele investe no canal, volta através do dinheiro que ele ganha com o UA-cam e os patrocinadores que apoiam o canal. Então além dele se divertir bastante, ele está fazendo um investimento rentável
Ele não comprou um chuveiro por 400 reais, ele investiu 400 reais em um bem que se valoriza a cada dia que passa, pois quanto mais velho, mais raro e caro é.
Leandro, já tomei muito banho em um chuveiro idêntico, da marca Dalton. A chave era idêntica, e com fusíveis de rosca, conhecidos como fusível rolha. Os fios, rígidos e de pano. Pasme: estou vivo! Muito legal seu vídeo. Parabéns pelo excelente trabalho.
Quando queimava a resistência encostava na lateral do chuveiro fechava curto saía correndo 🏃♀️ do banheiro chorando parecia que ia acabar o mundo aí o fusível queimava até meu Pai voltar de viagem para arrumar ele era montador de máquinas pela Máquinas Dandreia Limeira era banho de bacia kkkkkkk kkkkkkk
De todos esses anos te assistindo, hoje tu me surpreendeu mais uma vez com essa restauração de um chuveiro de 1930. Parabéns L.J pelo conteúdo, cada segundo em seus vídeos é uma aprendizagem.
Mano vim para o canal pelo chuveiro, gosto de conhecer como funciona tudo. Já tinha visto um em funcionamento em Bajé e tinha curiosidade. Ganhou um escrito.
@@feagambi Opa, Ferdinando, sou novo no UA-cam, vim postar vídeos e conhecer os vídeos por influência de meu filho e amigos, como diz o o Leandro sou meio raiz e agora estou viciado na plataforma. Demorei a né render as tecnologias.
@@feagambi Tem a questão que o UA-cam é muito maior do que a grande maioria das pessoas imagina, hoje pra vc ter idéia, só no Brasil, se contarmos exclusivamente os canais com mais de 100 mil pessoas inscritas, temos mais de 20 mil canais. Se estendermos para 40 mil inscritos, perto de 38 mil. Dados do Nox influencer. Dessa forma se você visitasse um desses todos os dias, terminaria em cerca de 104 anos e isso contando apenas os com mais de 40 mil inscritos, que estão do Brasil e desconsiderando os que outros que surgirão no processo. Ele é como uma biblioteca do tamanho de uma metrópole onde a gigantesca maioria só conhece 2 ou 3 ruas.
Foi muito bom ter visto este vídeo, primeiro porque por cá (em Portugal) não se encontra chuveiro eléctrico são todos a gás e por isso eu nunca vi um desses chuveiros seja antigo ou moderno. Parabéns Leandro- Grande abraço
Leandro entre em contato com a fábrica do chuveiro e peça informações. Uma dica para limpar parafusos, porcas e arruelas na escova do esmeril, use uma barra chata com vários furos de diferentes diâmetros. Cada espessura de parafuso insira no furo adequado travando-o para não escapar da mão. As porcas e arruelas limpe montadas no parafuso. A gente sabe que qdo escapa da mão esses parafusos vão longe hahaha. Sucesso.
Tenho 57. E nunca vi um chuveiro desse. Mas esses fusíveis e chave de contato já usei muito. Usei por algum tempo num sítio um chuveiro com aquecimento a gás GLP.
Pois é. Sou seu contemporâneo. Me lembro que se usava na nossa época aquele chuveiros de carcaça metálica da Lorenzetti com duas temperaturas, verão e inverno.
O meu pai falou que na infancia dele, era necessario usar isolante no registro do chuveiro pra não tomar choque, porque o encanamento era todo de metal tambem Acho que o chveiro chegou no ápice da segurança quando se tornou de plastico. Lembro de ter que trocar a estação usando o rodo do banheiro, quando era o de metal (dos anos 60). Mas uma coisa que acho perfeito, é o chuveiro ter aquele caninho que vc gira pra controlar o aquecimento. Aquilo poupa muita energia, e proporciona um banho mais confortavel, alem de poder regular para uma menor quantidade de agua. Se vc montar aquele sistema de aquecimento da agua ultilizando canos de pvc pintados de preto, fica perfeito com esse chuveiro, pois vc ainda terá conforto no banho, e pode ajusta-lo para o minimo possivel (se necessario) pois a agua ja vai estar numa temperatura mais elevada, mesmo a noite.
estou morando em Dublin, capital da Irlanda, aqui a maioria das casas tem sistema de aquecimento com boiler (caldeira) que nada mais é do que uma espécie de caixa d'água com uma resistência que aquece toda água.
@@whoamit4642 Olá amigo, o comentário não foi pra mim, mas acho q posso ajudar a esclarecer. O boiler, ou "caldeira" como vc disse, é como se fosse uma garrafa térmica dessas de café. Uma vez aquecida, a água dentro dele se mantém quente por um bom tempo. Espero ter ajudado.
1:09:20 início do banho 1:12:15 lembrou da chave Leandro, enquanto você tomava banho, confesso que fiquei preocupado toda vez que seu braço e cabeça passavam perto da chave. Mas pensei: "se o vídeo está no UA-cam é porque no final deu tudo certo. Bora pra frente". Você ficou 2min e 55seg conversando distraído, cara! É muita chance pro azar. Cuidado nas próximas. Excelente o vídeo do chuveiro. Me inscrevi no canal só agora, pois o primeiro vídeo que vi seu foi o da GASOLINA PURA em Jun/18 (foi quando fiquei seu fã pela simplicidade e pelo capricho nas explicações). Na mesma época vi o que fala sobre TEMPERATURAS DAS CORES. Depois de tanto tempo, sem querer, vi um vídeo seu sobre a CONTADORA DE MOEDAS somente agora em Ago/23. Também assisti o da CORTADORA LASER (que vc queimou e consertou com o diodo da lanterna). Parabéns, amigo. Agora vou acompanhar melhor, pois sou inscrito. Sou de BH (MG) mas estou na Irlanda. Abraço!
Esses chuveiros antigos ví os pela primeira vez. O primeiro chuveiro elétrico que eu instalei foi Lorenzetti em 1964. Recuperá-lo e experimentar o aparelho foi muito top, parabéns!
Primeiramente: parabéns pelo canal (descobri hoje) e obrigado pelo trabalho todo pra mostrar o chuveiro pra gente! Aquele modelo mostrado no vídeo, da Sintex, se chamava "Catalina". Já era um chuveiro "semi-automático", possuía uma alavanca lateral que liberava a água e acionava a parte elétrica ao mesmo tempo, já era uma evolução para os modelos deste tipo, pioneiros. A Sintex ficava no bairro do Ipiranga (Vila Monumento), em São Paulo. A Marca foi vendida para um grupo de Santa Catarina, que a usa até hoje. Nestes chuveiros, o mais usual era um outro tipo de chave de porcelana, que geralmente vinha com o chuveiro ou era vendida em separado. Tinha a caixa redonda, de sobrepor, e uma chave liga/desliga parecida com uma seta. Costumavam instalar um pouco mais distante do chuveiro. Além dos de cobre, bronze e latão, existiam alguns com a câmara de aquecimento em vidro. Além de Fame e Sintex, existiam muitas e muitas marcas regionais destes chuveiros (Rubi, e mais uma inifinidade). Como a tecnologia era simples, era comum que um eletricista, ou proprietário de uma pequena oficina, fabricasse chuveiros sob encomenda, ou para atender uma região. Like com gosto, e inscrito. Valeu, cara! Vídeo sensacional!
Aqui no Paraná cerca de dois anos atras uma casa explodiu, n lembro se matou ou apenas feriu gravemente uma idosa, por vazamento de gás de aquecimento de boiler. A chama não ascendeu, o gás inundou o porão, quando a água não aqueceu alguém foi descer ao porão checar o aquecedor, e quando ligou a luz explodiu tudo. Derrubou até as paredes de alvenaria.
@@Felipe_Silva se n me engano era até área externa numa casinha, oque aconteceu se n me engano era q tinha uma janela de banheiro bem acima da exaustão do queimador, onde foi jogando o gás pra dentro com a corrente de ar....
@@canalanormal5253 GLP é mais pesado que o ar, ele não sobe, ele desce e se espalha pelo chão, provavelmente deveria ter uma janela baixa perto do aquecedor a gás. Ou era gás central do tipo GN, esse sim é mais leve que o ar e tende a subir e se concentrar no teto. O tipo de gás muda completamente o projeto de ventilação do lugar.
2 роки тому+1
Trabalhei 8 anos com manutenção predial , sou formado em técnico em eletromecânica..
Leandro, foi incrível ter achado esses chuveiros. Só tenho a informar que tinham internamente isolantes de mica pro dentro. Meu pai tinha um chuveiro igual a esse pequeno de latão do meu avô. Dentro tinha uma capa de mica fazendo isolamento da lateral e duas arruelas tbm de mica para isolar o fundo e a tampa. Se queimasse a resistência não dava curto com o corpo do chuveiro. Não temos mais ele e nem sei como sumiu..kkkkkk
Ahhhh... mas o tesão dos curiosos burros é escangalhar com tudo. Para ele o likes dos jumentos valem mais que manter a originalidade da peça. Agora ficou esse troço aí que não serve para museus. Viva os "estudiosos" do oba-oba!!!
Verdade pra quem entende de Eletricidade sabem O perigo que tem atenção e muito perigoso mesmo mais isso e muito Legal demais obrigado eu trabalho naria Eletricista Alta e Baixa Tenção parabéns meu irmão
Tenho um grande orgulho de der btasileiro, conterraneo do Santos Dumont, francisco Canhos(minha cidade natal Jahu)... e com certeza deste tomador de banho raiz Leandro vida loca.. rsrs... Parabéns você é zica
Fala Leandro, idéia, você podia uma vez por semana fazer um quadro no seu canal sobre história da elétrica/eletrônica, tipos de uso, quem criou e tal, seria incrível com a sua didática
Boa tarde Leandro no seu chuveiro antigoparaiii era usado Zarcão e estopa na vedação é só passar zarcão no couro e nas roscas que vai vedar,um abraço para você e família.
Eu me divirto demais com as maluquices do Leandro!!!! Me dá quase uma depressão quando o vídeo acaba, porque a diversão acaba. Leandro, nada como tomar um banho "energizante" depois de um dia de trabalho. :)
Maaano top 👏🏻👏🏻👏🏻. Adoro coisas antigas tbm, trabalhei uns anos na Eletropaulo e muitas casas antigas em SP ainda tem os cabos do padrão de entrada de pano, região da Mooca, vila carrão tem muito isso nos dias de hoje, chave com fusivel desse de cartucho e o rolha que rosqueava. Top o vídeo 👊🏼
Parabéns por mais esse excelente vídeo!!! Leandro, já que o assunto é resistência elétrica, porquê você não faz um vídeo, mostrando como os pedreiros esquentam as marmitas na obra??? ( Resistência de arame recozido 🙏😱)
Meu pai esquentava com meia latinha com álcool embaixo da marmita de alumínio, depois surgiram as marmitas com resistência elétrica que esquenta a água por baixo
Leo, quando for fazer a solda sempre passa um pouco de fluxo antes. Ele é um ácido não agressivo que limpa a superfície e promove a aderência do estanho. Você acha fácil na mesma loja que vende o estanho. Depois que acostumei soldar usando fluxo antes nem tento soldar mais sem usar, pq facilita muuuuuuito.
Imagina a segurança em ter fios elétricos finos, encapados com pano, fixados nas madeiras das residências ou em canos de metal e ainda tomar banho em chuveiros elétricos nas residências com essas instalações elétricas. Isso que é ser raiz e corajoso.
Naquela época vc tinha que tomar banho e desligar todos os aparelhos ligados na tomada da casa , principalmente rádio pois a caixa de energia era de fusiveis para 110 e 220v
Leandro sempre inovando, quando vc menos espera tem vídeo novo incrível com coisas que nenhum outro cara no brasil faz e fica top master. Parabéns incrível 🙏🏾🔥🔥🔥🔥
Sem duvida o melhor canal do UA-cam.. Estou operado, sem poder andar e passo maior parte do meu tempo assistindo seus vídeos doido para voltar para a minha oficina.. Abraço...
Parabéns pelo canal Leandro, muito show. Uma dica... se revestir as paredes internas do chuveiro com borracha, poderia reduzir o risco de choque caso o resistência queimasse.
Adicionar uma isolação em alguns lugares, aterrar a carcaça e usar uma chave que ativa com a movimentação da água no cano são melhorias interessantes. 😂😂😂😂
Parabéns Leandro, quando eu era criança na minha casa tinha um bem parecido com este tinha ligar a água e depois a chave.tinha uns fio pendurado na parede,e era normal alguém tomar choque elétrico mechendo na torneira da cozinha enquanto alguém tomava banho.tambem tinha um engradado no chão pra não tomar choque.
Top demais, um chuveiro desse merece estar numa prateleira dentro de uma redoma de vidro e com a sua história escrita ao lado para que as pessoas entendam a importância da energia elétrica em nossas vidas!!! Valeu Leandro, que vídeo top!
A refrigeração é muito mais importante que o aquecimento em paises como o nosso que tem sol o ano inteiro e clima tropical. Então amigo, colocar chuveiro num pedestal vc tá exagerando. A energia eletrica usada pra salvar vida sim, com a refrigeração, com os aparelhos hospitalares ok. Mas chuveiro mano, kkkk, antes disso aí tinha chuveiro serpentina que esquenta muito mais...
@@sinodeferro5290 Não é porque existe calor em boa parte do Brasil que isso torna o chuveiro pouco importante. Moro na cidade de Anápolis (GO) e aqui houve períodos de frio intenso, e aqui o chuveiro elétrico certamente é até hoje muito importante. Concordo plenamente com a ideia de preservar esse item, pois essa é uma participação brasileira, de inovações elétricas criadas na intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Parabéns, Leando! Tanto pelo vídeo, quanto pela ajuda na divulgação da loja da moça. Muitos, só pegariam o chuveiro e iriam fazer o vídeo. Você, por outro lado, comprou esses chuveiros e ainda ajudou a moça na divulgação. Parabéns por querer ajudar os outros a crescerem tbm. Isso é difícil de se ver atualmente. Abraço.
Parabéns Leandro, tuas experiências são aulas, sou sexagenário, época de criança, tomava banho de bacia, depois foi com chuveiro de latão q esquentava e abastecia.. já presenciei algumas casas com fios com cobertura de pano e asfalto.
Cara gostei muito da apresentação sobre o chuveiro foi bem conclusivo nas palavras e quem diria hein um brasileiro inventor do chuveiro Quem Diria Essa nem eu sabia
Boa tarde, Leandro, tenho assistido vários episódios, esse do chuveiro elétrico, os fusíveis que haviam naquela época, embora, não tenha sido a minha época, pois tô tenho setenta anos porém, aprendi, algumas coisas sobre eletricidade com meu falecido pai, que era de 1904, antes do chuveiro elétrico, antes do chuveiro a gás, havia o fogão de lenha que em seu interior, havia uma cerpentina, para aquecer a água pro chuveiro. Mas não estou tentando corrigi-lo, mas informar, que já haviam outras formas usadas pela burguesia, para o conforto dos mesmos. De qualquer forma, sou grato, por várias informações, que tenho obtido através dos seus vídeos, continue sempre, seu fã Washington
Leandro esse chuveiro devia perder muito calor pelo fato de ser de cobre, funcionava como um radiador, pra um próximo vídeo vc poderia fazer uma réplica desse chuveiro em PVC e usar a mesma resistência pra ver se melhora o rendimento térmico.Parabéns pelo vídeo!
LENADRO BOA TARDE, MEU AMIGO O QUE VOCE CHAMOU DE FLAGEADOR NA VERDADE É UM CORTADOR DE TUBO, MUITO USADO EM METAL E COBRE, SEI PORQUE MEU PAI ERA TECNICO DE FOGÃO A GÁS INDUSTRIAL E ELE USAVA MUITO ESSA FERREMENTA, POREM BEM MAIS RECENTE, O FLAGEADOR NORMAMENTE ACOMPANHA ESSA FERRAMENTA , MAS É OUTRA BEM DIFERENTE ELA FORÇA CUM CONE NO TUBO O QUE SE REVERTE EM UM FLKNGE, FICA COM DEUS FELIZ PASCOA A VOCE ,FAMILIA, JOÃO, PRESCILA E TODOS OS SEUS INSCRITOS., EU BRINQUEI MUITO COM ESSE JOGO DA MEMORIA, TENHO 65 ANOS DE IDADE
Leandroooo! Que conteúdo top de linha cara! Mano, pra limpar esses itens de cobre/latão podemos dar um banho de vinagre e sal! Daí não desgasta e nem arranha o material com escova rotativa. Só funciona para ligas de Cobre! Um abraço
Muito bom Leandro na sua vida sempre tem um chuveiro, comecei a ti assistir na epoca que vc fez um pressurizador de chuveiro, isso la a não sei quantos anos atras e hoje você tras um chuveiro de novo para a cena, muito bom esse video ai com equipamento eletricos antigos, voce poderia fazer isso mais vezes, buscar coisas relíquias, fazer autopsia, consertar e fazer funcionar, execelente video, ainda tem a cultura ai neste video
Amigo na década de 60 aínda havia muitos chuveiros deste (de inox, mais bem elaborado) em funcionamento aquí em BH/MG e interiores, também. Usei muito. Nasci em 1947. Nunca soube de mortes por causa deles. Evidente que deve ter tido algumas(...). Troquei muitas resistências, desligava o relógio para tal. Em algumas casas a chave normalmente de "faca" era unipolar, sem fusível, que aumentava o perigo, aí queimava o do relógio . Uma tortura, tínhamos vários em casa. Se não tivesse alguém (sem medo) para trocar, tinha que embrulhar na toalha e ir trocar . (Muitas vezes aos olhares de vizinhos e passantes na rua kkkkkkk) Aprecio suas apresentações. Grande abraço.
Muito show. Uma informação adicional, este chuveiro do LetraJota é anterior ao real chuveiro eletrico brasileiro . Para quem nao sabe , quem inventou o chuveiro eletrico, do jeito que ele é hoje em dia, com acionamento automático, foi um brasileiro. Este chuveiro do LetraJota é realmente da decada de 30 , quando o chuveiro chegou as casas da burguesia (fabricado pela FAME e SINTEX) e realmente era perigoso, nao funcionava direito e causava acidentes. Justamente por ser perigoso no seu acionamento foi que um brasileiro , Francisco Canhos Navarro, nos anos 40, aperfeiçoou o chuveiro criando um diafragma de borracha que expandia e ligava os contatos automaticamente e tambem criou a regulagem de temperatura, colocando chaves para adicionar/retirar as resistencias. Francisco Canhos foi um grande inventor brasileiro , tendo registrado centenas de patentes no seu nome, mas especificamente a do chuveiro eletrico ele foi traido por seu agente e perdeu a patente para a Lorenzetti em 1950 , segundo o proprio Canhos. Ele era de Jau, interior de Sao Paulo e produzia o chuveiro pela eletrometalurgica Jauense, fundada por ele, que mais tarde, em 1997, se mudou para SJ Rio Preto porque seus decendentes mudaram pra lá. Só curiosidades. Parabens LetraJota pelo trabalho de nos trazer essas reliquias.
Não sabia sobre a Lorenzetti. Obrigado pela info!
Leandro falou tudo isso no video mano kkkk 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤣🤣🤣
muito rico seu comentário obrigado
@@rseixas___ o criador da Tv de tubo tbm mesma história.
Opa, eu sou de Jau no interior de sp e a galera daqui não tem noção disso hahaha
Espetáculo Leandro! Com meus 70 anos de idade, tive oportunidade de tomar banho sob um chuveiro Sintex com alavanca reguladora de temperatura. Isso por volta de 1958, no tempo em que ainda não tomava banho sozinho, lógico. Lembro que realmente para a época 2.000 W era tão pesado para a instalação, que meu pai desligava a TV para não estragar. Só funcionava o chuveiro e a geladeira Frigidaire, nenhuma lampada a mais! Muito bom esse seu vídeo Leandro! Parabéns!
Excelente relato, Adilson!
Legal cara, bonita história, só falta o Leandro vir dar um like, cá entre nós, ele trocou o chuveiro em troca do merchan, é óbvio.
Top seu comentário e depoimento valeu mesmo é nois
Agente erra feliz e nao sabia kkkkkk
Vc só chegou aos 70 pq não usou esse chuveiro mesmo..
Mano. Esse chuveiro é pra vida toda, a resistência dura a vida toda, pois quando estoura o cara morre junto.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Você tem um ponto, kkkkk
*Presentear o 9 dedos com um desses*
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@kelycristinacontato tu conseque ser pior q ele 😑
Kkkkkkk
cara eu tenho 50 anos e ver um homem jovem iqual a voce inteligente e que fas analice das coisas. me deixa mais feliz em saber que ainda existe esperança para o futuro do nósso país, poucos jóvems hoje se entersçam em aprender augo que póssa agregar algum volor na própia vida . valeu mesmo ecelente vidio um abraço.
Tem que dar o mérito para quem faz as filmagens, parabéns, ótima profissional e sabe mostrar muito bem da maneira correta.
Verdade, ela filma muito bem e ajuda até no serviço pesado. É a Priscila, irmã do Leandro.
@@Luciene_430 pensei q era a esposa dele.
Até onde sei é esposa dele!
@@FabioJunior-ni6uu A irmã dele trabalha com ele tbm.
@@FabioJunior-ni6uu A esposa dele trabalha em uma escola/creche, fica quase o dia todo fora de casa. Ela é muito gente boa, igual ao Leandro.
Trabalhei por 10 anos na Empresa Lorenzetti,amava fazer resistência. Foi uma experiência muito legal pra mim.
Nos Estados Unidos, Europa, etc. até hoje usando combustível fóssil para tomar banho, no Brasil, nos anos 30, tecnologia pura.
E eu já tô pensando em usar energia solar pra aquecer o chuveiro elétrico, ou um aquecer de água solar, ou os dois juntos, ou os dois junto com a energia da concessionária, pra usar cada um em situações diferentes e nunca ficar sem.
Mas eles que são os do "primeiro mundo". E te garanto, se sair alguma pesquisa dos países com o chuveiro mais sustentável do mundo, o Brasil vai aparecer entre os últimos, ao lado de Rússia, China, Coreia do Norte, Zambia e etc... E o povo nem se toca!!!
@@denteazul4470 e o que tem de sustentável em usar um chuveiro a gás? Para de babar ovo de gringo. Os brasileiros inventaram umas das coisas mais importantes do mundo, como o próprio chuveiro elétrico e o avião. Seria um porre ter que usar gás pra esquentar a água.
@@ImportHirtz Vai direto pra energia solar e chuveiro elétrico, não perde tempo com solar, além de demorar muito pra aquecer, você economiza ao não passar 2 tubulações.
Em Portugal hoje se usa painéis solares para aquecimento de águas.
nao sei pq foi recomendado 2 anos dps pra mim kkk muito foda ver o amor do cara pela elétrica
Recomendou pra mim tbm, sendo que eu assisti há dois anos atrás hehe
Recomendo pra mim pq faz uma semana que não toma banho
chegou aqui tbm, algoritmo do YT é muito louco.
bizarro mesmo como eu nao vi esse video na epoca
Moço se os gringos raiz da época que eram brutos que não conhecia Nutella achava loucura, queria ver a cara de um vendo um doido em 2022 tomando um banho rodando o braço perto da chave facão sorrindo e falando "que banho da hora" kkkkkkkkkkkkkk ,a explosão do botijão achei loucura, mais pelo menos você correu pra dentro do carro ,agora lavar o cabelo rodando os braços perto desses fusíveis cartucho com o 44 no chão molhado ? Você é louco mesmo kkkkkkkkkkk,forte abraço guerreiro admiro muito seu jeito raiz kkkkkkk.
falou tudo!
Olha mais um Torrense aí 👏😃👍
falou o Ugão, um cara que ja soldou um portão na chuva 😄😄😄.....
seus videos são top tambem irmão✌
Deve estar aterrado.
Meu amigo Leandro, estou atualmente com 65, quando eu me formei no Senai por volta de 1972, fui trabalhar numa empresa de mineração de Niquel em Mg, Pratapolis,morro do Niquel,me alojaram em um alojamento de solteiros, nessa época eu fabriquei um chuveiro desse com a ajuda dos eletricista da empresa, a parte mecânica foi eu quem fez, eu era torneiro, daí em diante a rapaziada que moravam nós outros quartos não tomou mais banho frio
Valeu meu amigo tj
eu to é apaixonado na dona da loja de antiguidades
Pois é, quase entrei em depressão de tão bonita.
A felicidade dele por ter comprado o chuveiro por 400,00 é de se admirar mesmo, gratificante porque felicidade não tem preço até eu fiquei feliz por ver a felicidade dele! Fazer o que gosta isso que é ser feliz
Isso mesmo essa e a felicidade mais pura!! E gratificante pra min ver pessoas felizes com suas escolhas e feitos... tbem me deixa feliz ☺
infelizmente PS5 tem preço, e é uma facada
Mas vale lembrar que todo que ele investe no canal, volta através do dinheiro que ele ganha com o UA-cam e os patrocinadores que apoiam o canal. Então além dele se divertir bastante, ele está fazendo um investimento rentável
Ele não comprou um chuveiro por 400 reais, ele investiu 400 reais em um bem que se valoriza a cada dia que passa, pois quanto mais velho, mais raro e caro é.
Muito top mesmo essas informações e a euforia compartilhada com as relíquias.
Eu já ouvia falar do seu canal mas ,não sabia que era incrível ,parabéns pelo o seu diálogo que é incrível
Valeu
Tu não viu ND ainda, Leandro é zica das gambiarras. Kkkkk estou esperando a bomba nuclear caseira... Kkkk
@@TheSostenesg7 bomba nuclear super poderosa caseira
@@TheSostenesg7 kkkk boa
Leandro, já tomei muito banho em um chuveiro idêntico, da marca Dalton. A chave era idêntica, e com fusíveis de rosca, conhecidos como fusível rolha. Os fios, rígidos e de pano. Pasme: estou vivo! Muito legal seu vídeo. Parabéns pelo excelente trabalho.
Não canso de dizer : acho muito foda teus vídeos, principalmente esses de autópsia ! Não sabia que o chuveiro elétrico era invenção brasileira 👍👏👊⚡
Sim mano, somos patronos dessa tecnologia, por necessidade e pelo baixo custo😆. Muitos países da América Latina tbm a usam...
Invenção não gambiarra kkkk
Quando queimava a resistência encostava na lateral do chuveiro fechava curto saía correndo 🏃♀️ do banheiro chorando parecia que ia acabar o mundo aí o fusível queimava até meu Pai voltar de viagem para arrumar ele era montador de máquinas pela Máquinas Dandreia Limeira era banho de bacia kkkkkkk kkkkkkk
Esse canal é 1000x melhor que o manual do mundo. Muito mais bem explicado, está de parabéns! Like like Like 🙂👍
Os vídeos do Leandro são melhor que terapia, eles deixa a gente até mais feliz quando tem vídeo novo
Sou fã desse cara! Esse é o verdadeiro Tony Stark. Show!!
Ainda uso um desses, ja morri 3 vzs mas ta de boa kkkkkkkkkk
E o bom que explicado nos seus mínimos detalhes
Letra J ( Lendário)
Você vai entrar pra história dos professores pardais.
De todos esses anos te assistindo, hoje tu me surpreendeu mais uma vez com essa restauração de um chuveiro de 1930. Parabéns L.J pelo conteúdo, cada segundo em seus vídeos é uma aprendizagem.
So pelo investimento e tempo gasto merece meu like e inscrição
Top Leandro! Tenho 57 anos e não conhecia este chuveiro. Valeu os 800 reais. Parabéns pelo por mais este vídeo de sucesso ooooo
Cara, achei louco esse vídeo. Valorizou uma invenção brasileira e trouxe muita informação. Obrigado Leandro
Deve ser o primeiro vídeo do UA-cam que mostra um dos primeiros chuveiros elétricos funcionando! 👏👏
Abraços e o like costumeiro!
Aperta o Like aí Galera. Pow o cara gastou 800 conto e mostrou aqui pra nós. Fez experiência e tudo.
mano esse cara é muito foda na moral! muitos anos de vida e todo sucesso do mundo pra ele!!
Top demais!!!
Leandro, faz um jato de areia super poderoso caseiro. Seria bem útil pra vc restaurar mais coisas antigas.
Mano vim para o canal pelo chuveiro, gosto de conhecer como funciona tudo.
Já tinha visto um em funcionamento em Bajé e tinha curiosidade.
Ganhou um escrito.
Seja bem vindo
Gosta de conhecer como as coisas funcionam e não conhecia o leandro???
E gosta de conhecer como as coisas funcionam?
@@feagambi Opa, Ferdinando, sou novo no UA-cam, vim postar vídeos e conhecer os vídeos por influência de meu filho e amigos, como diz o o Leandro sou meio raiz e agora estou viciado na plataforma.
Demorei a né render as tecnologias.
@@tiozinhofaztudo2235 da uma navegada ai no canal.. o leandro ja desmontou diversas coisas.. maluco é brabo demais.. abraço
@@feagambi Tem a questão que o UA-cam é muito maior do que a grande maioria das pessoas imagina, hoje pra vc ter idéia, só no Brasil, se contarmos exclusivamente os canais com mais de 100 mil pessoas inscritas, temos mais de 20 mil canais. Se estendermos para 40 mil inscritos, perto de 38 mil. Dados do Nox influencer.
Dessa forma se você visitasse um desses todos os dias, terminaria em cerca de 104 anos e isso contando apenas os com mais de 40 mil inscritos, que estão do Brasil e desconsiderando os que outros que surgirão no processo. Ele é como uma biblioteca do tamanho de uma metrópole onde a gigantesca maioria só conhece 2 ou 3 ruas.
Sou de Jaú e lamentavelmente ninguém sabe disso na cidade, não tem um memorial, uma rua com seu nome... Brasileiro destrói seus gênios
Foi muito bom ter visto este vídeo, primeiro porque por cá (em Portugal) não se encontra chuveiro eléctrico são todos a gás e por isso eu nunca vi um desses chuveiros seja antigo ou moderno. Parabéns Leandro-
Grande abraço
aqui no brasil você compra baratinho e é super seguro como o leandro mostrou.
Veja o outro vídeo do Leandro sobre chuveiro com resistência blindada
Leandro entre em contato com a fábrica do chuveiro e peça informações.
Uma dica para limpar parafusos, porcas e arruelas na escova do esmeril, use uma barra chata com vários furos de diferentes diâmetros. Cada espessura de parafuso insira no furo adequado travando-o para não escapar da mão. As porcas e arruelas limpe montadas no parafuso. A gente sabe que qdo escapa da mão esses parafusos vão longe hahaha. Sucesso.
Lembro de um dos primeiros vídeos ensinando fazer um laser point com um drive de cd velho show demais esse chuveiro
Show ! Muita Gratidão ! Deus Retribuia !
Tenho 57. E nunca vi um chuveiro desse. Mas esses fusíveis e chave de contato já usei muito.
Usei por algum tempo num sítio um chuveiro com aquecimento a gás GLP.
Pois é. Sou seu contemporâneo. Me lembro que se usava na nossa época aquele chuveiros de carcaça metálica da Lorenzetti com duas temperaturas, verão e inverno.
Leo tu é top demais mano. Muito show de bola a loja também, principalmente a lojista 🤣.
Principal a lojista né 😏 kkkkk
Linda demais ela.. hahahaha Leandro é casado, não pode falar nada. hahahahahah
O coração nao aguentou né hahaha
@@raylsondasilva2468 nem tanto... deixe de ser gadoso.
Sem contar que na época ainda tinha os canos de chumbo na parede para dar aquela intoxicação top
O meu pai falou que na infancia dele, era necessario usar isolante no registro do chuveiro pra não tomar choque, porque o encanamento era todo de metal tambem
Acho que o chveiro chegou no ápice da segurança quando se tornou de plastico. Lembro de ter que trocar a estação usando o rodo do banheiro, quando era o de metal (dos anos 60). Mas uma coisa que acho perfeito, é o chuveiro ter aquele caninho que vc gira pra controlar o aquecimento. Aquilo poupa muita energia, e proporciona um banho mais confortavel, alem de poder regular para uma menor quantidade de agua. Se vc montar aquele sistema de aquecimento da agua ultilizando canos de pvc pintados de preto, fica perfeito com esse chuveiro, pois vc ainda terá conforto no banho, e pode ajusta-lo para o minimo possivel (se necessario) pois a agua ja vai estar numa temperatura mais elevada, mesmo a noite.
estou morando em Dublin, capital da Irlanda, aqui a maioria das casas tem sistema de aquecimento com boiler (caldeira) que nada mais é do que uma espécie de caixa d'água com uma resistência que aquece toda água.
Top
Aqui é casa tem um sistema boyler com resistência, porém acoplado à placas solares que torna bem mais economico.
Então acaba por esquentar toda a "caldeira" e se vc n utilizar tudo basicamente vc queimou alguns trocados $ ???
Ou na caldeira tem um compartimento menor e este tal é esquetando? assim parece q economizaria e aqueceria mais rápido.
@@whoamit4642 Olá amigo, o comentário não foi pra mim, mas acho q posso ajudar a esclarecer. O boiler, ou "caldeira" como vc disse, é como se fosse uma garrafa térmica dessas de café. Uma vez aquecida, a água dentro dele se mantém quente por um bom tempo. Espero ter ajudado.
1:09:20 início do banho
1:12:15 lembrou da chave
Leandro, enquanto você tomava banho, confesso que fiquei preocupado toda vez que seu braço e cabeça passavam perto da chave. Mas pensei: "se o vídeo está no UA-cam é porque no final deu tudo certo. Bora pra frente". Você ficou 2min e 55seg conversando distraído, cara! É muita chance pro azar. Cuidado nas próximas.
Excelente o vídeo do chuveiro. Me inscrevi no canal só agora, pois o primeiro vídeo que vi seu foi o da GASOLINA PURA em Jun/18 (foi quando fiquei seu fã pela simplicidade e pelo capricho nas explicações). Na mesma época vi o que fala sobre TEMPERATURAS DAS CORES.
Depois de tanto tempo, sem querer, vi um vídeo seu sobre a CONTADORA DE MOEDAS somente agora em Ago/23. Também assisti o da CORTADORA LASER (que vc queimou e consertou com o diodo da lanterna).
Parabéns, amigo. Agora vou acompanhar melhor, pois sou inscrito. Sou de BH (MG) mas estou na Irlanda. Abraço!
Esse cara é 10 dms kkkkk parabéns pelo seu empenho no trabalho👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns Leandro, são poucos o que tem a coragem de mostrar as criações feita pelo povo do Brasil. Sucesso sempre e que Deus te abençoe.
Leandro, vc é um gênio raiz, impossível não ser seu fã. Forte abraço!
Esses chuveiros antigos ví os pela primeira vez. O primeiro chuveiro elétrico que eu instalei foi Lorenzetti em 1964. Recuperá-lo e experimentar o aparelho foi muito top, parabéns!
Se postou é pq não morreu eletrocutado 😂 Fera demais. Parabéns pelo trampo!
Nunca vi esse homem, esse canal ou se quer esse chuveiro, mas fiquei pelo carismá desse rapaz. Parabéns, amigo, que Jesis abençoe!
Primeiramente: parabéns pelo canal (descobri hoje) e obrigado pelo trabalho todo pra mostrar o chuveiro pra gente!
Aquele modelo mostrado no vídeo, da Sintex, se chamava "Catalina". Já era um chuveiro "semi-automático", possuía uma alavanca lateral que liberava a água e acionava a parte elétrica ao mesmo tempo, já era uma evolução para os modelos deste tipo, pioneiros. A Sintex ficava no bairro do Ipiranga (Vila Monumento), em São Paulo. A Marca foi vendida para um grupo de Santa Catarina, que a usa até hoje. Nestes chuveiros, o mais usual era um outro tipo de chave de porcelana, que geralmente vinha com o chuveiro ou era vendida em separado. Tinha a caixa redonda, de sobrepor, e uma chave liga/desliga parecida com uma seta. Costumavam instalar um pouco mais distante do chuveiro.
Além dos de cobre, bronze e latão, existiam alguns com a câmara de aquecimento em vidro. Além de Fame e Sintex, existiam muitas e muitas marcas regionais destes chuveiros (Rubi, e mais uma inifinidade). Como a tecnologia era simples, era comum que um eletricista, ou proprietário de uma pequena oficina, fabricasse chuveiros sob encomenda, ou para atender uma região.
Like com gosto, e inscrito. Valeu, cara! Vídeo sensacional!
Aqui no Paraná cerca de dois anos atras uma casa explodiu, n lembro se matou ou apenas feriu gravemente uma idosa, por vazamento de gás de aquecimento de boiler. A chama não ascendeu, o gás inundou o porão, quando a água não aqueceu alguém foi descer ao porão checar o aquecedor, e quando ligou a luz explodiu tudo. Derrubou até as paredes de alvenaria.
Boiler no porão sem detector de gás é uma ótima receita para desastre. Aquecedores a gás tem de ficar em lugar com ótima ventilação.
@@Felipe_Silva se n me engano era até área externa numa casinha, oque aconteceu se n me engano era q tinha uma janela de banheiro bem acima da exaustão do queimador, onde foi jogando o gás pra dentro com a corrente de ar....
@@canalanormal5253 GLP é mais pesado que o ar, ele não sobe, ele desce e se espalha pelo chão, provavelmente deveria ter uma janela baixa perto do aquecedor a gás. Ou era gás central do tipo GN, esse sim é mais leve que o ar e tende a subir e se concentrar no teto. O tipo de gás muda completamente o projeto de ventilação do lugar.
Trabalhei 8 anos com manutenção predial , sou formado em técnico em eletromecânica..
Os aquecedores mais novos hoje em dia detectam ausência de chama. São mais seguros.
um dos melhores canais do youtube, eu até uso em minhas aulas de ciências na escola, tanto videos desse canal como os do Manual Do Mundo.
Acertou em cheio em Leandro, gastou 800 conto e o video foi um sucesso, parabéns viu e que shows esse chuveiro, nunca tinha visto.
Cara, que aula de história de uma maneira incrível!
Parabéns Leandro!
👏
Leandro, foi incrível ter achado esses chuveiros. Só tenho a informar que tinham internamente isolantes de mica pro dentro. Meu pai tinha um chuveiro igual a esse pequeno de latão do meu avô. Dentro tinha uma capa de mica fazendo isolamento da lateral e duas arruelas tbm de mica para isolar o fundo e a tampa. Se queimasse a resistência não dava curto com o corpo do chuveiro. Não temos mais ele e nem sei como sumiu..kkkkkk
Cara, essas peças aí merecem um museu importante, e um marco na física! E em especial criação brasileira. Parabéns mano! Vídeo Top.
Ahhhh... mas o tesão dos curiosos burros é escangalhar com tudo. Para ele o likes dos jumentos valem mais que manter a originalidade da peça.
Agora ficou esse troço aí que não serve para museus.
Viva os "estudiosos" do oba-oba!!!
Verdade pra quem entende de Eletricidade sabem O perigo que tem atenção e muito perigoso mesmo mais isso e muito Legal demais obrigado eu trabalho naria Eletricista Alta e Baixa Tenção parabéns meu irmão
Tenho um grande orgulho de der btasileiro, conterraneo do Santos Dumont, francisco Canhos(minha cidade natal Jahu)... e com certeza deste tomador de banho raiz Leandro vida loca.. rsrs... Parabéns você é zica
Fala Leandro, idéia, você podia uma vez por semana fazer um quadro no seu canal sobre história da elétrica/eletrônica, tipos de uso, quem criou e tal, seria incrível com a sua didática
otima dica.... material não ia faltar pro canal ✌
O melhor canal do UA-cam caracaaaaaaa!!!!! Simplismente sensacional!!!! Parabéns, Leandro! Quanto conhecimento em um único vídeo. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa tarde Leandro no seu chuveiro antigoparaiii era usado Zarcão e estopa na vedação é só passar zarcão no couro e nas roscas que vai vedar,um abraço para você e família.
Eu me divirto demais com as maluquices do Leandro!!!! Me dá quase uma depressão quando o vídeo acaba, porque a diversão acaba.
Leandro, nada como tomar um banho "energizante" depois de um dia de trabalho. :)
Não tem como não dar like nesses vídeos. Você é Top d+ cara. Parabéns pela sua humildade e dedicação no que faz. Abraço a todos.
Maaano top 👏🏻👏🏻👏🏻.
Adoro coisas antigas tbm, trabalhei uns anos na Eletropaulo e muitas casas antigas em SP ainda tem os cabos do padrão de entrada de pano, região da Mooca, vila carrão tem muito isso nos dias de hoje, chave com fusivel desse de cartucho e o rolha que rosqueava.
Top o vídeo 👊🏼
Cara eu já te sigo já faz muito tempo, sou eletrotécnico.....
E vc se superou. Tomou banho no estilo raiz topppppppp
Parabéns por mais esse excelente vídeo!!!
Leandro, já que o assunto é resistência elétrica, porquê você não faz um vídeo, mostrando como os pedreiros esquentam as marmitas na obra???
( Resistência de arame recozido 🙏😱)
Meu pai esquentava com meia latinha com álcool embaixo da marmita de alumínio, depois surgiram as marmitas com resistência elétrica que esquenta a água por baixo
Ele levava o álcool em um frasco de desodorante estilo rexona kkk
Leo, quando for fazer a solda sempre passa um pouco de fluxo antes. Ele é um ácido não agressivo que limpa a superfície e promove a aderência do estanho. Você acha fácil na mesma loja que vende o estanho. Depois que acostumei soldar usando fluxo antes nem tento soldar mais sem usar, pq facilita muuuuuuito.
fluxo é top
O ideal seria também estanhar com ferro tipo machadinha, muito potente .
Parabéns Leandro assisto os teus vídeos a mais de 7 anos não perco nenhum
VC é zica demais
Imagina a segurança em ter fios elétricos finos, encapados com pano, fixados nas madeiras das residências ou em canos de metal e ainda tomar banho em chuveiros elétricos nas residências com essas instalações elétricas. Isso que é ser raiz e corajoso.
E tudo isso, bem pertinho dele, ainda!
Naquela época vc tinha que tomar banho e desligar todos os aparelhos ligados na tomada da casa , principalmente rádio pois a caixa de energia era de fusiveis para 110 e 220v
Você é o tipo de pessoa que mais admiro, trabalhador, inteligente e criativo. Parabéns pelo seu trabalho! de coração
Leandro sempre inovando, quando vc menos espera tem vídeo novo incrível com coisas que nenhum outro cara no brasil faz e fica top master. Parabéns incrível 🙏🏾🔥🔥🔥🔥
Sensacional, eu e meu esposo assistimos seus vídeos e amamos. O chuveiro ficou massa 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito bom, chuveirão raiz não tem preço!
Caramba Jota, frequento bastante a cidade de jaú e nem imaginava que o inventor do chuveiro morava lá 😅
Muito Top. Acho que agora vc deveria pegar esse chuveiro antigo e tentar adaptar a resistência de um chuveiro moderno pra ver se esquenta mais!
Sem duvida o melhor canal do UA-cam..
Estou operado, sem poder andar e passo maior parte do meu tempo assistindo seus vídeos doido para voltar para a minha oficina..
Abraço...
Sensacional. Parabéns pela abordagem. Tenho 64 anos e adoro coisas antigas.
Parabéns pelo canal Leandro, muito show. Uma dica... se revestir as paredes internas do chuveiro com borracha, poderia reduzir o risco de choque caso o resistência queimasse.
Adicionar uma isolação em alguns lugares, aterrar a carcaça e usar uma chave que ativa com a movimentação da água no cano são melhorias interessantes. 😂😂😂😂
Vamos estudar a adequação das suas sugestões. São bastante inovadoras. 🤣
@@jchmm2103 kkkkkk
Parabéns Leandro, quando eu era criança na minha casa tinha um bem parecido com este tinha ligar a água e depois a chave.tinha uns fio pendurado na parede,e era normal alguém tomar choque elétrico mechendo na torneira da cozinha enquanto alguém tomava banho.tambem tinha um engradado no chão pra não tomar choque.
Que doidera kkkk aventura de infância
Só se botasse piso de borracha
Chuveiro top de linha
Assisti do começo ao fim. Sensacional saber mais como eram coisas simples assim naquela época!
Top demais, um chuveiro desse merece estar numa prateleira dentro de uma redoma de vidro e com a sua história escrita ao lado para que as pessoas entendam a importância da energia elétrica em nossas vidas!!!
Valeu Leandro, que vídeo top!
A refrigeração é muito mais importante que o aquecimento em paises como o nosso que tem sol o ano inteiro e clima tropical. Então amigo, colocar chuveiro num pedestal vc tá exagerando. A energia eletrica usada pra salvar vida sim, com a refrigeração, com os aparelhos hospitalares ok. Mas chuveiro mano, kkkk, antes disso aí tinha chuveiro serpentina que esquenta muito mais...
@@sinodeferro5290
Não é porque existe calor em boa parte do Brasil que isso torna o chuveiro pouco importante. Moro na cidade de Anápolis (GO) e aqui houve períodos de frio intenso, e aqui o chuveiro elétrico certamente é até hoje muito importante.
Concordo plenamente com a ideia de preservar esse item, pois essa é uma participação brasileira, de inovações elétricas criadas na intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Excelente vídeo Leandro! Parabéns pela pesquisa, aquisição, restauração e teste desta relíquia nacional!
Eu usei nos anos 90 o chuveiro em metal fame, podia estar o frio que tivesse,era super confortável e quente
Leandro, o chuveiro do Canhos foi o primeiro modelo "automático", que independia do usuário a conexão e desconexão da resistência com a rede elétrica.
Da vontade de fabricar um desses, muito massa!
Parabéns, Leando! Tanto pelo vídeo, quanto pela ajuda na divulgação da loja da moça. Muitos, só pegariam o chuveiro e iriam fazer o vídeo. Você, por outro lado, comprou esses chuveiros e ainda ajudou a moça na divulgação. Parabéns por querer ajudar os outros a crescerem tbm. Isso é difícil de se ver atualmente. Abraço.
Verdade, o Leandro é um cara diferenciado, eu e meu marido, gostamos muito dele.
Outro "youtuber" exigiria levar o chuveiro de graça em troca da divulgação.
Parabéns Leandro, tuas experiências são aulas, sou sexagenário, época de criança, tomava banho de bacia, depois foi com chuveiro de latão q esquentava e abastecia.. já presenciei algumas casas com fios com cobertura de pano e asfalto.
Parabéns. Impressionante a matéria do chuveiro e ao final fiquei impressionado com o tamanho cabelo....
Grande abraço 🙌🙌🙌
Existem mais acidentes com chuveiros a gás do que com chuveiros elétricos
Tudo imbecilidade d quem usa, principalmente pq não procura informação antes d comprar, povão só pensa em ostentar acaba se lascando.
Existe mais acidentes cm morte por cachaça, maconha, cocaína, crack, drogas experimentais com promessa d curar pandemia, do q cm chuveiro elétrico.
Isso é realmente irônico, já que teoricamente eletricidade e água não seriam uma boa combinação para se ter o banho perfeito
Isso se chama, Gambiarras Brasileiras, nossa especialidade, hehehehe
A cada dia a produção do seu canal melhora, Leandro. Seu canal tá demais!
Cara gostei muito da apresentação sobre o chuveiro foi bem conclusivo nas palavras e quem diria hein um brasileiro inventor do chuveiro Quem Diria Essa nem eu sabia
Boa tarde, Leandro, tenho assistido vários episódios, esse do chuveiro elétrico, os fusíveis que haviam naquela época, embora, não tenha sido a minha época, pois tô tenho setenta anos porém, aprendi, algumas coisas sobre eletricidade com meu falecido pai, que era de 1904, antes do chuveiro elétrico, antes do chuveiro a gás, havia o fogão de lenha que em seu interior, havia uma cerpentina, para aquecer a água pro chuveiro. Mas não estou tentando corrigi-lo, mas informar, que já haviam outras formas usadas pela burguesia, para o conforto dos mesmos. De qualquer forma, sou grato, por várias informações, que tenho obtido através dos seus vídeos, continue sempre, seu fã Washington
Leandro esse chuveiro devia perder muito calor pelo fato de ser de cobre, funcionava como um radiador, pra um próximo vídeo vc poderia fazer uma réplica desse chuveiro em PVC e usar a mesma resistência pra ver se melhora o rendimento térmico.Parabéns pelo vídeo!
Seria uma boa idéia
Olha aí, oh! Dupla função: Chuveiro e aquecedor de ambientes!
Um abraço Leandro, nosso professor pardal, sucesso pra vc e família👍👍👍
Gostei 👍 Recife-PE. continue nos orientar prevenir acidentes domésticos com Eletrodomésticos.
LENADRO BOA TARDE, MEU AMIGO O QUE VOCE CHAMOU DE FLAGEADOR NA VERDADE É UM CORTADOR DE TUBO, MUITO USADO EM METAL E COBRE, SEI PORQUE MEU PAI ERA TECNICO DE FOGÃO A GÁS INDUSTRIAL E ELE USAVA MUITO ESSA FERREMENTA, POREM BEM MAIS RECENTE, O FLAGEADOR NORMAMENTE ACOMPANHA ESSA FERRAMENTA , MAS É OUTRA BEM DIFERENTE ELA FORÇA CUM CONE NO TUBO O QUE SE REVERTE EM UM FLKNGE, FICA COM DEUS FELIZ PASCOA A VOCE ,FAMILIA, JOÃO, PRESCILA E TODOS OS SEUS INSCRITOS., EU BRINQUEI MUITO COM ESSE JOGO DA MEMORIA, TENHO 65 ANOS DE IDADE
Tenho bucha dessa ate hoje da num pe no interior sou São paulo mas tenho familia interor que cultiva essa bucha Parabéns
Kkkk nostalgia é tudo!
Poxa fusivel de cartucho nao tnha um mais velho de rosca?kkkk
^kkkkkk ty não existe...
S e n s a c i o n a l ! ! !
Leandroooo! Que conteúdo top de linha cara!
Mano, pra limpar esses itens de cobre/latão podemos dar um banho de vinagre e sal! Daí não desgasta e nem arranha o material com escova rotativa.
Só funciona para ligas de Cobre!
Um abraço
Muito bom Leandro na sua vida sempre tem um chuveiro, comecei a ti assistir na epoca que vc fez um pressurizador de chuveiro, isso la a não sei quantos anos atras e hoje você tras um chuveiro de novo para a cena, muito bom esse video ai com equipamento eletricos antigos, voce poderia fazer isso mais vezes, buscar coisas relíquias, fazer autopsia, consertar e fazer funcionar, execelente video, ainda tem a cultura ai neste video
parabéns !!! ótimo vídeo .
E o melhor de tudo.... É super poderoso caseiro !
Grande vídeo mano, sempre trazendo conteúdos bacanas pra gente.
Amigo na década de 60 aínda havia muitos chuveiros deste (de inox, mais bem elaborado) em funcionamento aquí em BH/MG e interiores, também. Usei muito. Nasci em 1947. Nunca soube de mortes por causa deles. Evidente que deve ter tido algumas(...). Troquei muitas resistências, desligava o relógio para tal. Em algumas casas a chave normalmente de "faca" era unipolar, sem fusível, que aumentava o perigo, aí queimava o do relógio . Uma tortura, tínhamos vários em casa. Se não tivesse alguém (sem medo) para trocar, tinha que embrulhar na toalha e ir trocar . (Muitas vezes aos olhares de vizinhos e passantes na rua kkkkkkk) Aprecio suas apresentações. Grande abraço.
Perfeito demais! Amo esse canal!
Incrível, incrível, incrível, incrível!!!!!!!!!!!!!!
Canal top, ver como o ser humano acha solução pra praticamente tudo é sensacional!