Amigo, que vídeo sensacional. Sou formado em Engenharia elétrica e meu calcanhar de Aquiles eram esses motores. Sua explicação foi espetacular! Parábens pelo vídeo
Sou formado em eng. eletrônica e te digo, vc possui uma didática impecável. Nao conseguiria transmitir o conhecimento em questão com tanta clareza e propriedade. Parabéns pelos ótimos vídeos.
amigo ja vi muito cara bom na eletrica e olha que tive aulas com varios mestres e doutores mas o Sr foi o mais técnico e pratico que ja vi nunca vi alguém manusear um oscisloscopio com o Sr quem dera eu poder trabalhar com alguém assim tenho certeza que elevaria em muito os meus conhecimentos muito obrigado por esta belíssima aula...
Eu daria 1000 joinha se pudesse. Excelente vídeo em explicação e imagem. Nem escolas que se dizem de excelência tem uma didática dessa. Parabéns. Muitos Parabéns.
Cara... Parabéns! Que aula! A aplicação do osciloscópio foi espetacular. Notável também o interesse em esclarecer sobre a diferença de impedância entre os enrolamentos: show!
Cara você é simplesmente FODA, você explicou exatamente a forma como eu quero entender de máquinas..espetacular esse video, uma noção gigantesca de teoria e prática.... Como o amigo disse, infelismente só posso dar um joinha....que shooow!!!
Excelente explicação! Ótima didática e conhecimento técnico embasado na matemática ! Parabéns! Precisamos de mais gente que realmente conhece do tema que está expondo (como você) e menos gente que "tenta" ensinar mas ainda não sabe muito bem do que está falando - os (muitos) pseudo-técnicos do youtube...
Olá professor, ótimo vídeo, só uma correção, quando a bússola apontou pro pólo da bobina principal, o sr se referiu a ela como sendo a de dentro, na verdade a bússola apontou pras ranhuras em que estão as bobinas e não pra "cabeça" da bobina, então o enrolamento nesse caso é o de fora, o que gera magnetismo em um motor não é a bobina em si, mas as ranhuras onde o fluxo circula, lembrando que isso é só uma dica de quem está na área de bobinagem, não é uma crítica, seu vídeo é perfeito, parabéns!
Olá, +manoweber eletrotecnico Obrigado pela correção!!! Aliás, fiquei muito feliz em saber que alguém da área de bobinagem tenha gostado do vídeo! Grande abraço! (p.s.: não sou professor. Sou apenas estudante de engenharia elétrica).
motor monofasico tem o estator bobinado com 4 bobina de campo +4 de partida são 8 bobinas que se torna em 2 partida e campo , um salve pra garela da Bahia .
Fiquei de boca aberta. Show de bola essa aula!!! O agora me explica o normal nesse tipo de motor é qual jogo de bobinas serem o de partida, o de dentro ou o de fora? Abraço!!!
No caso de motores com capacitor permanente é possível ligar é possível ligar ele em 220 monofásico ou fase neutro mas em Umari de trifásica 220 é possível ligar?
Excelente vídeo. Perdoe minha ignorância, mas gostaria de saber por que o motor gira para os dois lados? O que acontece na indução para isso acontecer ? Obrigado
Amigo. Excelente explicação. Parabéns. Mas so uma correção. No seu desenho do circuito (final do vídeo) acredito que as cores dos cabos estão trocadas. Além disso os valores das resistências das bobinas também. Quando voce mediu a resistência do vermelho para o cabo preto voce esta medindo a resistência equivalente à série das duas bobinas. Ok?
Olá, colega! Obrigado pelos comentários! Neste caso, as cores dos fios e as resistências mostradas no vídeo estão corretas. Se o caminho PT-VM tivesse as duas bobinas em série, eu não teria conseguido fazer o motor girar ligando esses dois fios à rede, como fiz no decorrer do vídeo.
Eu não encontrei Mas eu acredito que você vai conseguir tirar mais uma dúvida que seria um complemento desse vídeo eu conseguiria ligar esse motor em rede trifásica 220v
ola amigo tenho uma esteira eletrica com um motor parecido com esse mas ele tem 6 fios e quando uso ela uns 10 minutos o cabo esquenta tanto que parece que vai derreter a tomadae o cabo chega a feder queimado o que pode ser?
Muito obrigado! Pretendo continuar com o canal sim. Já tenho alguns outros assuntos preparados, mas está me faltando um pouco de tempo (estou conseguindo colocar vídeos apenas durante as minhas férias). Grande abraço!
Bom dia amigo, tenho um espremedor de laranja industrial que usa um motor de indução 220V. Ocorre que ele está super-aquecendo no uso comum depois de aproximadamente 1 hora até ocasionar o não funcionamento. Após esfriar o motor volta a funcionar normalmente. O que pode ser?
Alguém sabe dizer se este técnico de qualidade deixou de fazer vídeos? Agradeço alguma informação, se de facto os vídeos deste senhor acabaram, fico mais pobre porque se aprende muito com este professor.
muito legal esse vídeo vc me ajudou. mas eu estou com uma duvida como estalar uma chave contraditora com tik tak fim de curso, você pode fazer um vídeo fazendo a estaladiço com chave reversora e que preciso ligar um motor pro dois sentido direita e esquerda
Olá! Desculpe a demora. Vou ficar lhe devendo esse vídeo. Não tenho o material necessário para fazer esse sistema (não trabalho com motores regularmente). Há duas maneiras de fazer isso: com uma chave NA/NF (daquelas com 3 terminais e que param em 2 posições) - nesse caso, você ligaria o fio da rede que vai ao capacitor no terminal central da chave e os dois terminais do capacitor nos terminais laterais, e instalaria a chave no meio do curso, de forma que a parte móvel da máquina empurrasse a alavanca para um lado quando chegasse a um dos limites e para o outro quando chegasse no limite do outro lado. A outra forma (mais comum) é com 2 chaves fim-de-curso simples (daquelas que atuam como botões de campainha, retornando à posição inicial por mola) e 1 contator com contatos NA e NF. Esse 2o. esquema é mais caro, mas é mais fácil de instalar na máquina. Em tempo: pode ser necessário adicionar um sistema para esperar que a máquina pare complemamente antes de reverter, para evitar "trancos" e preservar o motor. Abraço!
Obrigado! O motor de indução é a melhor opção para lavadoras. Ele tende a durar mais. O motor de escovas, além do desgaste das próprias escovas, ainda tem um desgaste maior das buchas, por funcionar em uma velocidade maior que a do motor de indução. Na minha opinião, os maiores problemas dos motores universais (de escovas) em lavadoras são: o barulho (pode ser bem irritante) e o fato de estragarem mais fácil caso tenham contato com a água. Abraço!
E outra, como ele conseguiu medir corrente com osciloscópio e ainda ver a forma de onda?? Desconheço sem a ponta de prova alicate amperímetro pra osciloscópio.
@@rleletronicaeletronica2549 O osciloscópio está medindo a Tensão em cima dos resistores de 1 ohm. No canal 1 ele tem 2,1V / 1 ohm resulta em 2,1A. No canal 2 ele tem 2,6V / 1 ohm resulta em 2,6A.
@@wilsonaparecidodigiorgio3301 sim, não tem. Mas com a garra vc pega a senoid da tensão e pega tbm a senoid da corrente e faz o cálculo do fp facilmente e vê a defasagem entre elas. Dessa forma q ele tá medindo, ele está vendo a tensão em cada componente mostrada no plano cartesiano
Parabéns pela didática. Não entendi quando você ligou o motor sem o capacitor: você ligou o neutro no pino comum, uma das fases no rolamento principal (Fio branco), e outra fase no (fio vermelho). Resumindo você ligou um motor de 127V a uma rede de 220V utilizando as fase R, S e Neutro. Correto?
Olá! A ligação foi exatamente essa que você descreveu. Os enrolamentos em si ficaram submetidos à tensão nominal (127V cada um). Havia 220V na associação em série dos dois enrolamentos.
Olá! Não é uma boa idéia fazer isso. A diferença entre as capacitâncias é muito grande (25%). O motor vai funcionar, mas deve aquecer mais do que o normal (com o capacitor "maior", aumenta a corrente pelo enrolamento auxiliar), além de funcionar de forma mais pulsada (porquê a defasagem entre as correntes nos enrolamentos é diferente daquela para a qual o motor foi projetado), o que pode aumentar um pouco a vibração e reduzir o torque. Mesmo que você não perceba diferença no funcionamento da máquina, essa substituição pode reduzir a vida do motor. Se estiver tendo problemas para encontrar um capacitor de 30uF, você pode comprar dois de 15uF (ou de 16uF) e ligá-los em paralelo. Abraço!
Olá! Na verdade esse motor tem dois enrolamentos completamente independentes: um primário (principal) e outro secundário (auxiliar), cada um com dois fios.
Olá! Esse é um analisador trifásico para painel que eu comprei no Aliexpress (www.aliexpress.com/item/EW9-Series-3-Phase-Electric-Power-Meter/719341682.html) e montei em uma caixinha, com um contator para controlar a saída. Não é muito barato, mas, mesmo assim, é bem mais barato do que os analisadores convencionais (mesmo contando os impostos). Abraço!
Eu gostaria de saber o princípio de funcionamento da mudança velocidades do motor monofásico, como por exemplo nos ventiladores de mesa de 3 velocidades? Tipo, o porquê que muda a velocidade? Como ocorre essa mudança de velocidade no motor?
Olá! Nesses ventiladores pequenos, em geral, o enrolamento principal do motor tem várias derivações. A chave seletora de velocidade muda a derivação que está sendo usada, mudando efetivamente o número de espiras do enrolamento. Enrolamentos com mais espiras têm resistência, e, principalmente, reatância maiores, reduzindo a corrente que circula por eles e, assim a velocidade do motor. Alguns desses ventiladores de 3 velocidades utilizam capacitores duplos. Nesses, o seletor de velocidades varia o valor da capacitância que fica em série com o enrolamento auxiliar, mas isso é mais comum em ventiladores de teto (quase todos os da marca Aliseu funcionam assim). De qualquer forma, esse método de controle de velocidade de motores de indução só funciona bem em máquinas leves, porquê, além da velociade, esse tipo de controle também varia bastante o torque do motor.
Não se mede corrente no osciloscópio com esta ponteira. Existe ponta amperímetro próprio pra isso. Oq vc mede no osciloscópio do jeito q vc fez aí é tensão e não corrente.
EU TENHO UM MOTOR EMERSOM MODELO : J55WZ 0BP-114 DE 12 AMPERES QUE TEM 05 (CINCO) FIOS. DOIS AZUIS, UM BRANCO, UM PRETO E UM VERMELHO !!! MONOFÁSICO !!! QUAL CAPACITOR QUE EU USO ??? adilsonperinei@gmail.com AGRADEÇO UMA RESPOSTA !!!
Olá, Adilson! Infelizmente não achei nada sobre esse motor nos catálogos da Emerson. Se você souber a potência dele, o número de pólos e o tipo (se é com capacitor permanente ou de partida), você pode usar uma das tabelas de capacitores disponíveis na Internet para descobrir o capacitor (por exemplo: www.jlcapacitores.com.br/tabela_aplicacoes.htm). Nota: se for um motor com capacitor de partida, você vai precisar saber, também, a forma de ligação do capacitor (não é incomum esses motores usarem o enrolamento de partida ligado em uma derivação do enrolamento principal - principalmente nos motores menores).
Cara vc é fera .Trava quebrando cabeça pra entender o funcionament desses motores ,e fácil vc explicou tudinho .obrigado
Amigo, que vídeo sensacional. Sou formado em Engenharia elétrica e meu calcanhar de Aquiles eram esses motores. Sua explicação foi espetacular! Parábens pelo vídeo
Sou formado em eng. eletrônica e te digo, vc possui uma didática impecável. Nao conseguiria transmitir o conhecimento em questão com tanta clareza e propriedade. Parabéns pelos ótimos vídeos.
Caraca fiquei vendo o video como se tivesse vendo um mágico trabalhando. Mt bacana o video. Precisava para um trabalho escolar.
A melhor explicação que vi na vida!!! Parabéns é pouco, te desejo muita saúde e sucesso! Obrigado!
amigo ja vi muito cara bom na eletrica e olha que tive aulas com varios mestres e doutores mas o Sr foi o mais técnico e pratico que ja vi nunca vi alguém manusear um oscisloscopio com o Sr quem dera eu poder trabalhar com alguém assim tenho certeza que elevaria em muito os meus conhecimentos muito obrigado por esta belíssima aula...
Eu daria 1000 joinha se pudesse. Excelente vídeo em explicação e imagem. Nem escolas que se dizem de excelência tem uma didática dessa. Parabéns. Muitos Parabéns.
Realmente é incrível o método de ensino empregado nesse vídeo!
@@hannashirley474 Verdade Hanna
Cara... Parabéns! Que aula! A aplicação do osciloscópio foi espetacular. Notável também o interesse em esclarecer sobre a diferença de impedância entre os enrolamentos: show!
Cara você é simplesmente FODA, você explicou exatamente a forma como eu quero entender de máquinas..espetacular esse video, uma noção gigantesca de teoria e prática.... Como o amigo disse, infelismente só posso dar um joinha....que shooow!!!
Excelente explicação! Ótima didática e conhecimento técnico embasado na matemática ! Parabéns! Precisamos de mais gente que realmente conhece do tema que está expondo (como você) e menos gente que "tenta" ensinar mas ainda não sabe muito bem do que está falando - os (muitos) pseudo-técnicos do youtube...
Excelente vídeo ! Parabéns pelo conteúdo !
Vídeo de altíssima qualidade! Muito bom!
Conseguiria exemplificar o mesmo caso, mas com chave seletora pra 127/220?
Professor Parabéns ótimo conteúdo
O cara quando é o cara é assim.
Parabéns show de aula!!!
Parabéns ..cara vc e inteligente pra caramba ..e tem um conhecimento enorme ...
INACREDITÁVEL A QUALIDADE DOS SEUS VÍDEOS!! com certeza o melhor vídeo que vi sobre o assunto milhões e joinhas e um subscribe com sininho!!
Olá amigo você ė professor ? Porque se não for a universidades estão perdendo um profissional e tanto você e muito bom Parabens
1000 likes! Aula sensacional.
Show de bola o seu trabalho. Muito obrigado pela abordagem.
Excelente aula
muito obrigado pela aula, há anos estou querendo compreender.
Parabéns! Belíssima aula!
Baita aula, parabéns.
muito obrigado,esse video seu foi o unico q encontrei para mudar a rotaçao do meu motor .Perfeito,vc esta de parabéns !
Muito obrigado! Grande abraço!!
Parabéns pela vídeo aula! Muito didático e preciso nas informações.
Excelente explicação amigo muito bom mesmo, obrigado .
Olá professor, ótimo vídeo, só uma correção, quando a bússola apontou pro pólo da bobina principal, o sr se referiu a ela como sendo a de dentro, na verdade a bússola apontou pras ranhuras em que estão as bobinas e não pra "cabeça" da bobina, então o enrolamento nesse caso é o de fora, o que gera magnetismo em um motor não é a bobina em si, mas as ranhuras onde o fluxo circula, lembrando que isso é só uma dica de quem está na área de bobinagem, não é uma crítica, seu vídeo é perfeito, parabéns!
Olá, +manoweber eletrotecnico Obrigado pela correção!!! Aliás, fiquei muito feliz em saber que alguém da área de bobinagem tenha gostado do vídeo! Grande abraço! (p.s.: não sou professor. Sou apenas estudante de engenharia elétrica).
@@eletrotruques6404 , você é professor, sim. Você pode não exercer a profissão de professor, mas tem o dom de ensinar.
Ótimo demais o vídeo, 👏🏻👏🏻👏🏻 uma dúvida, e nos motores q tem capacitor permanente e de partida, tbm funciona nos dois sentidos?
Att
muito massa, eu trabalhava na bobinagem desse tipo de motor rsrsrs esse risco com giz de cera provavelmente é da fabrica do ES
motor monofasico tem o estator bobinado com 4 bobina de campo +4 de partida são 8 bobinas que se torna em 2 partida e campo , um salve pra garela da Bahia .
Fiquei de boca aberta. Show de bola essa aula!!! O agora me explica o normal nesse tipo de motor é qual jogo de bobinas serem o de partida, o de dentro ou o de fora? Abraço!!!
Amigo isso tbm se aplica em motores de ventilador?
No caso de motores com capacitor permanente é possível ligar é possível ligar ele em 220 monofásico ou fase neutro mas em Umari de trifásica 220 é possível ligar?
Excelente vídeo. Perdoe minha ignorância, mas gostaria de saber por que o motor gira para os dois lados? O que acontece na indução para isso acontecer ? Obrigado
No caso de alterar a capacitância isso pode afetar o motor? por exemplo um motor com capacitor de 10 micro Faraday eu trocar por 12 micro Faraday?
Parabéns... ótima aula
simplesmente o melhor video, Parabens...
Baita teste em bancada mestre!
Gostei muito bom
muito bom o vídeo
Muito bom , claro e simples.
Explicação muito boa.
Muito obrigado!! :) Abraço!
Dúvida de LEIGO: Depois que o motor da a partida, a bobina auxiliar continua operando? Ou ela é acionada e funciona apenas para dar a partida?
Muito bom ,Deus abençoe , obrigado
Amigo. Excelente explicação. Parabéns. Mas so uma correção. No seu desenho do circuito (final do vídeo) acredito que as cores dos cabos estão trocadas. Além disso os valores das resistências das bobinas também. Quando voce mediu a resistência do vermelho para o cabo preto voce esta medindo a resistência equivalente à série das duas bobinas. Ok?
Olá, colega! Obrigado pelos comentários! Neste caso, as cores dos fios e as resistências mostradas no vídeo estão corretas. Se o caminho PT-VM tivesse as duas bobinas em série, eu não teria conseguido fazer o motor girar ligando esses dois fios à rede, como fiz no decorrer do vídeo.
Eu não encontrei Mas eu acredito que você vai conseguir tirar mais uma dúvida que seria um complemento desse vídeo eu conseguiria ligar esse motor em rede trifásica 220v
Excelente vídeo, meus parabéns.
Bom dia. Pergunto, você deixou de fazer videos, ou sou eu que não consigo ver? Muito obrigado por esta aula.
Dúvida de LEIGO: Devemos medir a resistência da bobina auxiliar sem o capacitor? Apenas a bobina? (Pra constatar que tem uma resistência maior...)
pQP! excelente seu vídeo. Parabéns!!!
Valeu!!!! Abraço!
Show de aula.
ola amigo tenho uma esteira eletrica com um motor parecido com esse mas ele tem 6 fios e quando uso ela uns 10 minutos o cabo esquenta tanto que parece que vai derreter a tomadae o cabo chega a feder queimado o que pode ser?
Muito boa sua explicação!!!! posso ligar um motor desses em uma rede trifásica?
cara! excelente a qualidade dos seus videos, você não tá pensando em parar com este canal não né?
Muito obrigado! Pretendo continuar com o canal sim. Já tenho alguns outros assuntos preparados, mas está me faltando um pouco de tempo (estou conseguindo colocar vídeos apenas durante as minhas férias). Grande abraço!
Bom dia amigo, tenho um espremedor de laranja industrial que usa um motor de indução 220V. Ocorre que ele está super-aquecendo no uso comum depois de aproximadamente 1 hora até ocasionar o não funcionamento. Após esfriar o motor volta a funcionar normalmente. O que pode ser?
O ELETRO TRUQUES é que funciona no ventilador de teto?
Olá! Eletro Truques é o nome do canal do UA-cam, mas a grande maioria dos ventiladores de teto utiliza exatamente esse tipo de motor.
Alguém sabe dizer se este técnico de qualidade deixou de fazer vídeos? Agradeço alguma informação, se de facto os vídeos deste senhor acabaram, fico mais pobre porque se aprende muito com este professor.
Excelente!!!
muito legal esse vídeo vc me ajudou. mas eu estou com uma duvida como estalar uma chave contraditora com tik tak fim de curso, você pode fazer um vídeo fazendo a estaladiço com chave reversora e que preciso ligar um motor pro dois sentido direita e esquerda
Olá! Desculpe a demora. Vou ficar lhe devendo esse vídeo. Não tenho o material necessário para fazer esse sistema (não trabalho com motores regularmente). Há duas maneiras de fazer isso: com uma chave NA/NF (daquelas com 3 terminais e que param em 2 posições) - nesse caso, você ligaria o fio da rede que vai ao capacitor no terminal central da chave e os dois terminais do capacitor nos terminais laterais, e instalaria a chave no meio do curso, de forma que a parte móvel da máquina empurrasse a alavanca para um lado quando chegasse a um dos limites e para o outro quando chegasse no limite do outro lado. A outra forma (mais comum) é com 2 chaves fim-de-curso simples (daquelas que atuam como botões de campainha, retornando à posição inicial por mola) e 1 contator com contatos NA e NF. Esse 2o. esquema é mais caro, mas é mais fácil de instalar na máquina. Em tempo: pode ser necessário adicionar um sistema para esperar que a máquina pare complemamente antes de reverter, para evitar "trancos" e preservar o motor. Abraço!
bom canal parabens !
Você é fera em cara. Gostaria que tira se uma duvida minha em comprar uma lavadora com motor escova ou de indução. Qual tem mais durabilidade?
Obrigado! O motor de indução é a melhor opção para lavadoras. Ele tende a durar mais. O motor de escovas, além do desgaste das próprias escovas, ainda tem um desgaste maior das buchas, por funcionar em uma velocidade maior que a do motor de indução. Na minha opinião, os maiores problemas dos motores universais (de escovas) em lavadoras são: o barulho (pode ser bem irritante) e o fato de estragarem mais fácil caso tenham contato com a água. Abraço!
Formidável!
Fiquei com uma dúvida. A corrente no enrolamento principal e no enrolamento auxiliar, não deveria ter o mesmo valor?!
E outra, como ele conseguiu medir corrente com osciloscópio e ainda ver a forma de onda?? Desconheço sem a ponta de prova alicate amperímetro pra osciloscópio.
@@rleletronicaeletronica2549
O osciloscópio está medindo a Tensão em cima dos resistores de 1 ohm.
No canal 1 ele tem 2,1V / 1 ohm resulta em 2,1A.
No canal 2 ele tem 2,6V / 1 ohm resulta em 2,6A.
@@wilsonaparecidodigiorgio3301 s, mas não tem como ver a defasagem entre tensão e corrente com essa aferição. Ele só tem forma de onda de tensão.
@@rleletronicaeletronica2549 Mas no resistor não tem defasagem.
@@wilsonaparecidodigiorgio3301 sim, não tem. Mas com a garra vc pega a senoid da tensão e pega tbm a senoid da corrente e faz o cálculo do fp facilmente e vê a defasagem entre elas. Dessa forma q ele tá medindo, ele está vendo a tensão em cada componente mostrada no plano cartesiano
Parabéns pela didática. Não entendi quando você ligou o motor sem o capacitor: você ligou o neutro no pino comum, uma das fases no rolamento principal (Fio branco), e outra fase no (fio vermelho). Resumindo você ligou um motor de 127V a uma rede de 220V utilizando as fase R, S e Neutro. Correto?
Olá! A ligação foi exatamente essa que você descreveu. Os enrolamentos em si ficaram submetidos à tensão nominal (127V cada um). Havia 220V na associação em série dos dois enrolamentos.
Esse tipo de motor aceita dimmer?
Excelente! Obrigado!
PQP nesse vídeo! Muito bom!
boa noite,posso ligar um capacitor de40uf em um motor q usava um capacitir de 30uf? tanquinho.
Olá! Não é uma boa idéia fazer isso. A diferença entre as capacitâncias é muito grande (25%). O motor vai funcionar, mas deve aquecer mais do que o normal (com o capacitor "maior", aumenta a corrente pelo enrolamento auxiliar), além de funcionar de forma mais pulsada (porquê a defasagem entre as correntes nos enrolamentos é diferente daquela para a qual o motor foi projetado), o que pode aumentar um pouco a vibração e reduzir o torque. Mesmo que você não perceba diferença no funcionamento da máquina, essa substituição pode reduzir a vida do motor. Se estiver tendo problemas para encontrar um capacitor de 30uF, você pode comprar dois de 15uF (ou de 16uF) e ligá-los em paralelo. Abraço!
+1 inscrito
o enrolamento primário é composto por dois enrolamentos ?
Olá! Na verdade esse motor tem dois enrolamentos completamente independentes: um primário (principal) e outro secundário (auxiliar), cada um com dois fios.
Massa!!! Né?
Quero saber como enrolar um moto de quatro bobinas
Onde posso comprar esse analisador
Olá! Esse é um analisador trifásico para painel que eu comprei no Aliexpress (www.aliexpress.com/item/EW9-Series-3-Phase-Electric-Power-Meter/719341682.html) e montei em uma caixinha, com um contator para controlar a saída. Não é muito barato, mas, mesmo assim, é bem mais barato do que os analisadores convencionais (mesmo contando os impostos). Abraço!
gracias pela informaçao.
Eu gostaria de saber o princípio de funcionamento da mudança velocidades do motor monofásico, como por exemplo nos ventiladores de mesa de 3 velocidades? Tipo, o porquê que muda a velocidade? Como ocorre essa mudança de velocidade no motor?
Olá! Nesses ventiladores pequenos, em geral, o enrolamento principal do motor tem várias derivações. A chave seletora de velocidade muda a derivação que está sendo usada, mudando efetivamente o número de espiras do enrolamento. Enrolamentos com mais espiras têm resistência, e, principalmente, reatância maiores, reduzindo a corrente que circula por eles e, assim a velocidade do motor. Alguns desses ventiladores de 3 velocidades utilizam capacitores duplos. Nesses, o seletor de velocidades varia o valor da capacitância que fica em série com o enrolamento auxiliar, mas isso é mais comum em ventiladores de teto (quase todos os da marca Aliseu funcionam assim). De qualquer forma, esse método de controle de velocidade de motores de indução só funciona bem em máquinas leves, porquê, além da velociade, esse tipo de controle também varia bastante o torque do motor.
Boa tarde amigo, vc poderia me dizer como faço adaptação de um motor de carvão para um motor de indução. 220 VTs 600wts.Desde já agradeço, abraços
Me inscrevi depois me desenscrevi pra poder me inscrever de novo!
Muito Bom🤣
Não se mede corrente no osciloscópio com esta ponteira. Existe ponta amperímetro próprio pra isso. Oq vc mede no osciloscópio do jeito q vc fez aí é tensão e não corrente.
Ele explicou isso no vídeo. No tempo 9:20. Por isso ele usou as resistências.
EU TENHO UM MOTOR EMERSOM MODELO : J55WZ 0BP-114 DE 12 AMPERES QUE TEM 05 (CINCO) FIOS. DOIS AZUIS, UM BRANCO, UM PRETO E UM VERMELHO !!! MONOFÁSICO !!! QUAL CAPACITOR QUE EU USO ???
adilsonperinei@gmail.com
AGRADEÇO UMA RESPOSTA !!!
Olá, Adilson! Infelizmente não achei nada sobre esse motor nos catálogos da Emerson. Se você souber a potência dele, o número de pólos e o tipo (se é com capacitor permanente ou de partida), você pode usar uma das tabelas de capacitores disponíveis na Internet para descobrir o capacitor (por exemplo: www.jlcapacitores.com.br/tabela_aplicacoes.htm). Nota: se for um motor com capacitor de partida, você vai precisar saber, também, a forma de ligação do capacitor (não é incomum esses motores usarem o enrolamento de partida ligado em uma derivação do enrolamento principal - principalmente nos motores menores).