O TDAH e a psicanálise | Christian Dunker | Falando nIsso 287

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 529

  • @chrisdunker
    @chrisdunker  11 днів тому +1

    Para aqueles que demandaram um complemento a este vídeo aqui vai:
    ua-cam.com/video/BuSZzZeqAA0/v-deo.htmlsi=zrrhGzHs0cYGgG30

    • @Estudo-m8m
      @Estudo-m8m 2 дні тому

      professor o link está errado

  • @jrlsales
    @jrlsales 3 роки тому +277

    Respeito muito o Dunker e jamais eu poderia de forma teórica interpo-lo. Porém o professor ao listar os sintomas não fez uma relação com as alterações bioquímicas no cérebro. A abordagem sobre como abordar os sintomas são muito importantes. Essa relação dos impulsos com a modernidade é factível. No entanto, eu nasci em 86 e minha infância e parte da minha adolescência no interior do interior do interior do Brasil não teve interferência das "telas". Sempre tive dificuldades com a abordagem tradicional da educação, desde a palmatória (que eu vivi) até a abordagem "não violenta", sempre vi as coisas de forma diferente e por isso eu era taxado de burro, atrasado, preguiçoso e irresponsável. Olhar pra minha infância e vê que eu me isolei de tudo, criando um eu fora da Terra, desbravando o universo, serviu para me entender como extraterrestre, ou seja, um estranho nesse mundo, a leitura me fez me colocar no chão da racionalidade. Mas ainda assim não foi suficiente, larguei três faculdades (por não conseguir acompanhar), não consigo parar em um emprego pois nunca vejo sentido no que estou fazendo, fui estigmatizado como descomprometido, mesmo os outros dizendo que tenho grande potencial. Enfim, hoje tenho quase 35 anos, com duas filhas, desempregado, trabalhando como motorista de aplicativo (precarizado), fazendo a quarta faculdade que mesmo sendo a que sempre quis fazer (história) tenho dificuldade de acompanhar essa abordagem tradicional.
    Por fim, eu como TDAH me percebo como não culpado, mas não inocente. Tenho direito de saber o que se passa com meu cérebro, como ele funciona. E se existe escoliose, cardiopatias e outras doenças com tratamento medicamentoso e terapêutico; eu entendo que minha condição tem uma origem biológica e psíquica. Um negar o outro não ajuda quem sofre dessa condição, só empurra o indivíduo para um buraco que foge da síntese dialética desse debate.
    Portanto, respeito muito o professor, mas esse debate não pode ser feito apenas por uma mão.

    • @IrZeninha1977
      @IrZeninha1977 2 роки тому +46

      Permita- me. Faço minha as tuas palavras. Pois passei pela psicologia e psicanálise, todas me ajudaram a esclarecer um pouco o porquê eu tinha uma vida e comportamento diferente, sempre em conflito com minhas intenções, convicções e metas. Mas foi quando descobri o tdah que consegui saber o nome do que sentia desde a infância. Tudo se encaixou.

    • @naoleiaesselivro
      @naoleiaesselivro 2 роки тому +10

      Concordo completamente com você!

    • @maraka1983
      @maraka1983 2 роки тому +14

      me identifico plenamente com você, porém, não acredito que o foco do professor seja analisar o tdah a partir de uma abordagem química e sim psicanalítica. tenho certeza que ele tem consciência da relação, até pq nada é de mágica né, tudo que acontece é bem material e totalmente entrelaçado com nossas experiências.

    • @rodrigo100kk
      @rodrigo100kk 2 роки тому +33

      Essa é uma limitação da psicanálise, ela não conversa com outras áreas médicas, só com humanas.

    • @DaniellaAdorno
      @DaniellaAdorno 2 роки тому +15

      @@rodrigo100kk já tive péssima experiência com ''psicólogas tcc e comportamental'' que agiram exatamente assim, eram na verdade coaches com crp.

  • @raphinha_0
    @raphinha_0 4 роки тому +63

    IOUTCHUBI

  • @soulsicha
    @soulsicha 2 роки тому +11

    mestre, pela primeira vez terei que discordar de vc. Não acho que TDHA tem apenas as caracteristicas citadas no início do video. Pareceu tão simples e ninguém imagina o inferno que é viver com isso e todos os problemas que isso acarreta. Não é apenas desatenção. Como diz o livro Mentes Inquietas, chamar de Deficit de atenção é minimizar o problema e é totalmente errado! não é so dificuldade de manter a atenção e evitar o conflito. Enfim...

  • @BadPlayerBRA
    @BadPlayerBRA 4 роки тому +357

    Legal a perspectiva sobre TDAH, mas infelizmente Dunker desconsidera a existência já mostrada por evidências de causas materiais para uma condição que pode ser ligada a etiologia do TDAH.
    O problema é confundir a dificuldade na questão etiológica do TDAH com a não existencia também de causas materiais que são responsáveis por uma certa prevalencia dos casos observados na clínica.
    Lembro de um paciente com cerca de 7 anos que atendi onde notei a presença de algum traço sindrômico que era associado com sintomas que ele apresentava. Por ter estudado genética médica direito na graduação em Psicologia, fiz uma hipótese de ser X-Frágil. A supervisora na época, muito psicanalítica, começou com toda uma teoria sobre a mãe e as angústias dela e etc.... Resumo: pedi para a mãe um cariótipo da criança; era X-frágil e o menino precisa de alguns suplementos. Feito isso, os sintomas reduziram muito sua prevalência e ele não teve mais problemas significativos na escola.
    Muitas vezes, pensar apenas os distúrbios psiquiátricos apenas pela crítica, sem observar a epistemologia dos métodos utilizados, leva a uma cisão entre áreas do conhecimento que é falaciosa. Para cada criança que não precisa tomar remédio e a questão é a palavra, vai ter uma que se beneficiaria muito do remédio.
    O ponto não é utilizar descrições psicanalíticas como explicações, mas sim integrar as áreas para propor explicações mais individualizadas que não fiquem reforçando a dicotomia entre cultura e biologia ou entre indivíduo e sociedade.

    • @PaletaLee
      @PaletaLee 4 роки тому +26

      Certamente o melhor comentário que li até agora, muito obrigada!

    • @andrezanardo5961
      @andrezanardo5961 4 роки тому +87

      Muito importante o seu ponto. O baixo processamento de sorotonina e dopamina na parte do córtex pré-frontal dificulta o reforço positivo daqueles que tem TDAH. O equilibrio químico provocado por estimulantes tende a adequar a reação cerebral ao padrão neurotípico, docilizando e disciplinarizando o indivíduo.
      Claro que essa patologização toda dita pelo Christian tem como pano de fundo o hiperprodutivismo e todo sistema capitalista. Mas não há por que descreditar, neste caso, que existam reflexos biológicos que moldam o comportamento do indivíduo inserido em sociedade.
      Eu tenho TDAH e somente posso falar dos meus estudos, minha vivência, talvez minha impressão sobre ser assim. Não nego que possam somar várias destas hipóteses psicanalíticas apresentadas, mas a psicanálise não é suficiente para desdobrar a complexidade deste assunto. Não sem a medicina, a pedagogia, a sociologia e quem sabe outras áreas.
      Faço um apelo a seguir pra quem tem TDAH ou suspeite que tenha e quer se aprofundar no assunto. Digo isso do local de quem repetiu 4 anos escolares, sem ter diagnóstico, tendo descoberto nos seus 30 anos.
      Quem tem TDAH sabe das suas potências criativas, dos seus hiperfocos, da sua resiliência, mas também das dificuldades que impossibilitam muitas vezes de terminar uma tarefa, ou nos inserem num looping de fracassos que nos coloca avesso ao conflito.
      Por isso eu afirmo por experiência pessoal, não subjulgue o poder do remédio, isto realmente pode te ajudar. Ajuda ainda mais se você for uma pessoa critica o suficiente para discernir o quando tomar e quando não tomar. Claro, não se esqueça, faça terapia e enfrente um fascista.
      Como um bom TDAH, acabamos tegiversando aqui para o discurso da psiquiatria, das críticas de uma sociedade capitalista e capacitista. Mas como bem colocada a proposta do vídeo, é uma análise de um psicanalista com olhar da psicanálise. Tirando a acidez que por momentos transpareceram algum descrédito, o recorte foi muito bem feito! Peguei várias referências para ler.

    • @CarlosNascimento-it2pv
      @CarlosNascimento-it2pv 4 роки тому +61

      Agradeço seu comentário, sou psicólogo e tenho TDAH. Sou apaixonado por psicanálise (apesar de trabalhar com cognitivo), mas nesse ponto do TDAH minha paixão freia. É algo até perigoso desconsiderar o TDAH, me faz lembrar o quão levávamos a depressão com negligência no passado; a ciência não é tudo, mas você desconsiderar tantos tantos estudos na área genética/neurológica é dar um tiro no próprio pé, e enquanto profissionais de psicologia é dar um tiro no pé do paciente. O TDAH é uma questão a priori genética, nem tudo é social/psico.

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +1

      sabe quem usava muita anfetamina também? Os soldados nazistas durante a segunda guerra mundial, aposto que eles gostavam.

    • @jomarcarv
      @jomarcarv 4 роки тому +10

      @@andrezanardo5961 - muito obrigado pela fala. É momento de repensar quando o sintoma nos causa tamanho sofrimento. Há quem não consiga responder a tudo e ainda assim tenta... Tentamos e saímos do lugar, mesmo com TDAH, não é mesmo? Quem sabe o professor Christian tentando (responder o que ainda não domina/acredita plenamente) talvez consiga chegar a algum pensamento mais próximo do que já vivemos e sofremos com TDAH.
      Um forte abraço!
      Espero, de verdade, que o que você tem de bom seja cada vez melhor e o que vc tem de melhor seja abençoado.

  • @gilqueiroz7554
    @gilqueiroz7554 2 роки тому +29

    Vos fala uma TDA ....Sou muito grata a minha psicanalista, mas o seu negacionismo foi decisivo para que eu NÃO procurasse ajuda fora da clinica, dessa forma, pude "ver" os prejuízos gravissimos que ocorrerram em minha vida. É a Ritalina/Concerta que faz com que meus "miolos" rsrsrs parem de choaqualhar e eu comece a compreender e agir adequadamente. De qualquer forma foi interessante perceber como soa banal, para um profissional negacionista (pelo menos foi o que entendi quanto a posição de) as nossas queixas. De qualquer forma, escolhi dar importância a duas coisas; prefiro pensar que nomear doenças ou transtornos não ajuda em nada e também que tomar as providencias para diminuir os prejuizos na vida do sujeito é o que todos os envolvidos deveriam ter em mente.

  • @cleofastravasso
    @cleofastravasso 2 роки тому +5

    É melhor deixar o TDAH para quem realmente é especialista nisso. Rsrs

  • @alysonhenrique2924
    @alysonhenrique2924 Рік тому +7

    E é por isso, crianças, que se vocês tem alguma neurodivergencia e precisam de tratamento terapêutico, corram pra qualquer outra abordagem, menos pra psicanálise. O apagamento que se faz, a distorção da natureza das suas queixas e o sentimento de autoculpa que voce vai se colocando são intrínsecos da relação dessa abordagem com as neuroatipicidades

    • @Hcmich-t4r
      @Hcmich-t4r 17 днів тому +1

      Verdade. Eu não consigo encontrar uma explicação do que leva esses psicanalistas a reproduzirem uma distorção tão absurda! A gente fica até confuso sem entender se eles realmente acreditam no que estão dizendo ou se só falam isso por algum outro interesse.

  • @criol1
    @criol1 Рік тому +3

    Triste ver que o Dunker é simplesmente mais um negacionista. Ao discutir o transtorno, tudo que ele faz é pegar o Manual das doenças. Nem um colega psiquiatra para conversar? Nem um artigo mais recente para aprofundar?
    Essas objeções que ele propõe são bem respondidas no site da Associação Brasileira de TDAH; lá eles pegam um artigo - não científico - de um desses negacionistas e respondem ponto por ponto.
    Quem sabe um dia o professor aqui entenda, retire esse vídeo e publique outro em reparação?

  • @brunoschiaffarino5434
    @brunoschiaffarino5434 2 роки тому +5

    Ele fez uma simplificação vulgar do TDAH, nem buscou procurar estudos pra isso. No fim ele fica restrito a visão psicanalítica

    • @jullieutsch7879
      @jullieutsch7879 18 днів тому

      o nome do vídeo é literalmente "TDAH e a psicanálise"...

    • @brunoschiaffarino5434
      @brunoschiaffarino5434 17 днів тому

      @@jullieutsch7879 deveria ser só psicanálise. Psicanalista é a miopia de suas teorias

  • @marciaguerrahumanytha8903
    @marciaguerrahumanytha8903 16 днів тому +2

    Fico pensando o que diria Freud sobre sua teoria à luz da neurociência...

  • @GabrielDomenico-z8j
    @GabrielDomenico-z8j Рік тому +5

    Ok, professor. Então, me responda uma coisa: por que se dá um neuroestimulante para uma pessoa que já é hiperativa? E quando você dá essa medicação, que é um neuroestimulante, para uma pessoa que tem TDAH, ela fica mais calma, mais tranquila, menos ansiosa. Mas por que, quando você dá essa mesma medicação para um paciente que não tem TDAH, existe um risco muito grande - e isso é bem documentado - de que essas pessoas fiquem mais ansiosas, mais elétricas?
    Te contar o motivo: Isso ocorre porque a pessoa que tem TDAH tem menos disparos tônicos de dopamina no córtex pré-frontal, uma região muito envolvida na capacidade de sustentar a atenção e o nosso controle inibitório. E quando você aumenta essa dopamina, que estava mais baixa, a pessoa reduz a hiperatividade, a ansiedade e consegue, então, sustentar a tensão, porque os níveis de dopamina estão regulados.
    No entanto, essa mesma medicação, que é um neuroestimulante, quando administrada a uma pessoa que não tem TDAH, a deixa mais elétrica. Estranho né?
    Isso ocorre porque os níveis de dopamina no cérebro dela já estão regulados, e quando ela toma a medicação, está aumentando muito os níveis de dopamina, o que gera ansiedade e impulsividade.

    • @rodrigopiresoliveira4533
      @rodrigopiresoliveira4533 6 місяців тому

      Pois é, tenho praticamente todos os sintomas característicos do TDAH, ainda tenho dúvida da existência ou não dá enfermidade, porém, em 2010 tive a experiência com a Ritalina, foi horrível, cheguei a tomar 22 comprimidos em um dia, o efeito colateral ( a euforia), me trazia a necessidade de me manter assim, no outro dia vinha a disforia, e foi assim q quase fui parar em uma clínica psiquiátrica. Recentemente conversei com um neurologista ( não foi uma consulta) em relatei brevemente o ocorrido e ele disse que não trata TDAH sem antes tratar a ansiedade, pode ser que tenha sido isso ? Pode, mas muito medo de arriscar novamente.

    • @gitanature9594
      @gitanature9594 4 місяці тому

      ​​@@rodrigopiresoliveira4533 totalmente problemático o uso que vc fez. é importante olhar sim p sintomas ansiosos e investigar bem o seu funcionamento subjetivo. O uso de neuro estimulante para quem é neurodivergente, como TDAH, está associado a auxiliar no foco e concentração.

    • @gitanature9594
      @gitanature9594 4 місяці тому

      ​@@rodrigopiresoliveira4533além do mais, pessoas que de fato se enquadram no diagnóstico de tdah vão ser ansiosas.

  • @polzzapaola
    @polzzapaola 4 роки тому +248

    Sou paciente, sempre fui distraída e na análise a descoberta é que essa distração era uma defesa as violências que sofria, era meu incosciente se protegendo. Hoje não sou mais distraída, mudei de país, trabalho falando em italiano na minha área. Foi me afastar das violências + muita psicanálise pra descobrir que eu sou muito atenta e capaz.
    Enfim, aprendi a enfrentar conflitos

    • @lucianagusmao834
      @lucianagusmao834 3 роки тому +7

      Estou precisando mudar de pais , sinto muito medo aqui !

    • @RhenanMartinsRepoem
      @RhenanMartinsRepoem 3 роки тому +14

      Gostaria tanto de conversar com você. Estou quase jogando a toalha. Meu problema maior é para começar as tarefas importantes e desenvolver projetos de longo prazo. Tenho uma família pra cuidar e parece que a força de vontade não existe em mim qua do estou em crise, qua do estou bem me sinto um avião. Enfim, gostaria de falar com quem já superou.

    • @vivianeaparecidaricardodeb4907
      @vivianeaparecidaricardodeb4907 3 роки тому

      Que maravilha! Tenho 57 anos e somente há 5 anos descobri ser TDAH. Mas não encontrei profissionais da psicanálise para me tratar. Parabéns, sucesso, vá em frente!!!

    • @brunoalvescoelho4476
      @brunoalvescoelho4476 2 роки тому

      Eu fiz um comentário hoje antes de ler o seu. Eu ia usar esta palavra, distração, mas acabei falando de outras coisas no comentário. Enfim, eu escrevia mais poesia antes. Um título de livro interessante poderia ser distração psicanálise e der spiegel, mas eu escrevi mais sobre comédia e andei mais lendo Hegel.

    • @tatianelupion3561
      @tatianelupion3561 2 роки тому

      @@RhenanMartinsRepoem livro tdah para adultos! é otimo

  • @elizavasco9802
    @elizavasco9802 4 роки тому +127

    Eu tenho TDAH, e eu acho horrível ! Eu procuro não me condicionar, não justificar meus atos por causa do TDAH. Porém, tudo que eu começo eu tenho dificuldade de terminar, eu tenho pavor de provas desde pequena, eu sempre era uma das primeiras a acabar a prova. Eu tive um professor particular que ele me dava lição de moral porque eu não conseguia ficar parada, ele dizia que eu não ia ser alguém na vida.
    Eu perco coisas o tempo todo, normalmente não sei aonde eu deixo as coisas, eu interrompo o meu namorado, amigos e família constantemente quando eles estão falando. Eu leio livros, mas eu leio o início depois vou pro fim, depois vou pro meio e depois volto pro início. As vezes demoro um tempo pra terminar, porque eu me perco, leio mil vezes a mesma frase. E ainda tem gente que brinca com isso, ou minimiza, como se fosse algo que tá tudo bem conviver. Eu queria muito relaxar meu cérebro pelo menos um minuto, porque parece que ele funciona 24 horas por dia. Enfim, uó!

    • @RohaMaximus
      @RohaMaximus 3 роки тому +15

      Tmb sou exatamente assim. Tenso, fui massacrado por meu pai e julgamentos da família. Mas estamos aqui superando e vivendo! 👨🏽‍🌾👍🏽🍀

    • @priscilamaciel3591
      @priscilamaciel3591 3 роки тому +13

      Eu também era assim, mas sofri um diagnóstico errado e descobri que sou multipotencial. Vc tem interesse por muitas áreas? Ideias?

    • @luciarabispo9926
      @luciarabispo9926 3 роки тому +3

      Me descreveu… adoraria relaxar meu cérebro.

    • @MariaRodrigues-qu5ps
      @MariaRodrigues-qu5ps 2 роки тому +1

      eu sei o que vc vive! pois estou nesta luta ha 50 snos!

    • @lovemydogs8765
      @lovemydogs8765 2 роки тому +1

      Vc me descreveu 😳

  • @rinaldomorelli5650
    @rinaldomorelli5650 Рік тому +66

    Tenho diagnóstico de TDA há mais de 25 anos, tenho hoje 57 anos. Já pesquisei muito, me observei mais ainda e procurei variadas perspectivas de tratamento. O conteúdo deste vídeo, professor, traz algumas hipóteses que devem ser consideradas, mas o cenário de partida sobre o transtorno, para o desenvolvimento das ideias e teses é raso. muito raso. Parece um olhar externo sem estudo de casos, sem escuta ativa daqueles que passam, e sofrem, com este transtorno. A abordagem sobre a perspectiva da bioquímica para entender o transtorno foi esquecida na análise durante a explanação do vídeo, embora seja citada indiretamente quando o senhor comenta as questões envolvidas na produção e consumo de fármacos. A análise da hiperatividade cerebral é extremamente superficial, e não há nenhuma citação sobre a teoria/tese de ser o TDA um transtorno de motivação e não um transtorno de atenção. As teses e conteúdos expostos são válidos, mas carecem de aprofundamento e interfaces com entrevistas e/ou depoimentos de pessoas que enfrentam dificuldades classificadas como parte do transtorno de TDA.

    • @GSN_00
      @GSN_00 Рік тому +4

      Curioso que afirmam que o tdah é do neurodesenvolvimento, é químico, mas não tem marcador biológico para o diagnóstico 🤔

    • @rinaldomorelli5650
      @rinaldomorelli5650 Рік тому +1

      @@GSN_00 uma das linhas de estudo parte do princípio que é uma anomalia no desenvolvimento do cortex frontal, e como consequência há um desequilíbrio bioquímico, afetando as funções executivas.

    • @GSN_00
      @GSN_00 Рік тому

      @@rinaldomorelli5650 sim, mas pq não se faz exames de imagem para o diagnóstico?

    • @GSN_00
      @GSN_00 Рік тому +1

      A msm teoria que diz sobre a causa não se utiliza dos msm recursos para o diagnóstico.

    • @rinaldomorelli5650
      @rinaldomorelli5650 Рік тому +1

      @@GSN_00 é... não sei...alguns transtornos mentais também não tem exame de imagem, é um diagnostico clínico.

  • @crisortega1
    @crisortega1 4 роки тому +139

    perdem a carteira, a chave, os documentos... não conseguem concluir o que fazem (função executiva), não fazem projetos de vida, e se fazem não conseguem realizar, estão sempre no "piloto automático", não prestam atenção em nada porque ao mesmo tempo observa tudo a sua volta, ficando difícil focar em uma só coisa, não desligam a mente, sofrem de insônia, irritabilidade... falta muito sintoma aí, professor!

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds 2 роки тому +25

      Infelizmente, a psicanálise despreza o TDAH. É melhor procurar um psicólogo que foque em TCC (terapia cognitivo comportamental) que vai ser muito mais útil.

    • @psicanalistavalkiriafelix9219
      @psicanalistavalkiriafelix9219 2 роки тому +6

      Meu ex marido e meu filho tem excesso de sono. Favor incluir na lista kkkkk

    • @riodeaguaviva75
      @riodeaguaviva75 2 роки тому +5

      @@psicanalistavalkiriafelix9219 Na verdade é porque o sono não é reparador. Eu tenho tambem.

    • @MS-qs4uz
      @MS-qs4uz 2 роки тому +2

      @@wellingtonwnds sim,assim como o fazem com o TAB.Nesses casos realmente um psicólogo è mais preparado e mais empatico pra lidar com essas 2 questões

    • @auroratri
      @auroratri 2 роки тому +6

      A grande questão é se é um um traço de personalidade ou patologia. É uma discussão muito válida no meu ver.

  • @ewertonmsg
    @ewertonmsg 3 роки тому +4

    E foda-se o que a neurologia diz a respeito????

  • @alysonhenrique2924
    @alysonhenrique2924 Рік тому +2

    2:23 PELO AMOR DE DEUS, falar que metilfenidato é uma anfetamina é o mesmo que dizer que tanto faz tomar uma dose de cachaça ou de metanol. Só porque duas substâncias fazem parte do mesmo grupo nao quer dizer que se comportem da mesma forma no organismo humano. É a maneira como os sintomas estão sendo relatados em vídeo que está toda capciosa e cheia de viés. Não é que os sintomas sejam excepcionais e o resto das pessoas não possam ter essas características. É o somatório de todas essas características e a intensidade absurda delas que forma o transtorno. Perder objetos, como uma borracha na escola, todo mundo perde. A pessoa com TDAH é aquela que vai perder 4 ou 5 borrachas uma atrás da outra, levar reclamação ou punição dos pais por terem que comprar repetidas vezes o material escolar... E a criança vai continuar a perder a borracha do mesmo jeito

  • @vicdvalle
    @vicdvalle Рік тому +4

    Nossa eu achei péssimo esse resumo, adultos tb tem tdah e não se existia uso de telas, a psicanálise pensa assim? Me parece q nem todos, inclusive tem estudos que retiram isso do estudos de telas, existem os estudos. Achei um deboche. Não é distração o tdah inclusive pessoa mais de 60 anos tem tdah e na época delas nem telas existiam! Como pode dizer isso? Sobre a dopamina que estudam comprovam em primeiro lugar a falta dela o senhor nem citou. Infelizmente é o caso da falta de dopamina e os sintomas vai tão além da falta de atenção, prejudicam tanto a vida das crianças e tanto a vida dos adultos pois os sintomas não ficam nessa sua lista de esquecimento apenas, vem junto ansiedades, depressão, a falta de dopamina desencadeia muitas coisas no dia a dia e sim o esquecimento e a falta de atenção tb. Esse resumo achei infelizmente demais.

    •  2 місяці тому

      Você achou péssimo pq não entendeu o q ele disse. Não sabe o que eh psicanálise tampouco sabe o que é dopamina/falta de dopamina (alias falta de dopamina é Parkinson).

    • @vicdvalle
      @vicdvalle 2 місяці тому

      Sei ele pensa assim e vc! Estudos científicos e vários médicos psiquiatras q estão errados vc que está certo hahahaha

  • @fernandadecastro5266
    @fernandadecastro5266 4 роки тому +31

    Sabe o que acho mais interessante? Todo esse conhecimento chegando aqui na COHAB teotônio vilela, na zona leste de São Paulo. Acompanho sempre que possível e agradeço por disponibilizar mais essa forma de compreensão do outro e de nós mesmos! Grande abraço cheio de afeto do bem!

    • @robsonfduarte
      @robsonfduarte 4 роки тому +1

      Fazenda da Juta 😊

    • @robsonfduarte
      @robsonfduarte 4 роки тому +1

      Pela primeira vez o conhecimento veio a mim!

    • @jmpaiva
      @jmpaiva 2 роки тому

      Santa Adélia!

  • @Joao-pe8ur
    @Joao-pe8ur 2 роки тому +87

    Só posso falar que depois que fui diagnosticado com TDAH por um psiquiatra e comecei a tomar Venvanse em conjunto com a terapia cognitivo-comportamental, minha vida melhorou e muito.

    • @LauritaGomes-pz6yy
      @LauritaGomes-pz6yy Рік тому +3

      Eu também melhor depois do diagnóstico e tratamento com terapia e medicação.

    • @mitsycristinaungriacocco6966
      @mitsycristinaungriacocco6966 Рік тому +11

      Só quem tem sabe a real proporção da transformação que o tratamento direcionado trás para a vida!

  • @ricardorodrigues6662
    @ricardorodrigues6662 2 роки тому +2

    Reversão do TDAH ??? Onde isso gente? Link aqui por favor !

  • @loocriativo
    @loocriativo 5 місяців тому +3

    Excelente esclarecimento....Sou Professor e por anos e anos ninguém nas nossas escolas nos ajudou perante aos alunos que sofrem disso....ou seja, navegamos pela pedagogia com uma carta de navegação e com marinheiros numa embarcação sem que conhecemos nada sobre os comportamentos deles em pleno alto mar ...pior que a marola no meio deste oceano é aturdida de uma gritaria dos embarcados pelos dias de travessia sem que tenhamos nada perante ao susto..apenas o pavor .....PS Busquei, um "farol" como este e outros conteúdos pelo youtube e me salvei para salvar nossos navegantes...….

  • @Kafka02
    @Kafka02 Рік тому +3

    Obviamente que respeito o professor Dunker, mas é difícil entender profissionais que falam sobre transtornos neurofisiológicos sobres os quais não possuem conhecimento básico. O Brasil está se deixando ficar para trás no conhecimento desse transtorno que tem sido estudado profundamente em outros países, com efeitos inestimáveis para a saúde e condições básicas de vida das pessoas. Com todo respeito, chega a soar como negacionismo. Sugiro conversar com psicólogos e psiquiatras que não só conheçam a fundo o TDAH como que tenham eles mesmos o transtorno. Desculpe se fui muito direta. Obrigada pela atenção.

  • @chancelerpalpatine3846
    @chancelerpalpatine3846 3 роки тому +16

    A incompetência do Christian Dunker ao tratar desse assunto é assustadora, se é para fazer um vídeo assim, era melhor nem ter feito, errou quase tudo, a cartilha em que ele se baseou é ultrapassada e não diz praticamente nada hj em termos de definição do TDAH, exceto aqui no Brasil, onde tudo caminha a passos de tartaruga. Se querem entender o que é TDAH procurem Russel Barkley e não Christian Dunker.

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +4

      EXATO
      TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou nessa explicação cara completamente ignorante sobre

    • @gaefe2031
      @gaefe2031 2 роки тому +3

      Achando q vc não entendeu nada do vídeo …

    • @DaniellaAdorno
      @DaniellaAdorno 2 роки тому +1

      Concordo com vc e vou procurar Russel Barkley!

  • @lucasnewgamer
    @lucasnewgamer 3 роки тому +45

    O TDAH tem observação clínica desde 1798, existem pessoas com diagnostico de TDAH com mais de 70 anos atualmente, portanto não é um transtorno da "geração de telas" atual. O problema é estrutural físico no desenvolvimento do cérebro e não abstrato, na questão de não sabermos lidar com frustrações e adotar como "defesa" a distração...
    Alguém realmente acha que uma pessoa com TDA escolhe se distrair, ter dificuldade escolares, sociais e no relacionamento, não conseguir regular o foco, mesmo nos momentos em que a pessoa mais quer e acabar sofrendo por conta disso? Alguém com esse tipo de transtorno não só aprende a lidar com frustrações (por lidar com muitas delas em varias áreas da vida), como aprende melhor que alguns que não tem TDAH a lidar com isso. Não é porque o suposto "criador" ou autor do transtorno do déficit de atenção (qua alias é um nome errôneo) disse que o transtorno era algo meio que inventado por ele, que a doença para de existir. O TDAH é uma questão quantitativa e não qualitativa, no que diz respeito as dificuldades citadas no vídeo. Dunker pode ver essas dificuldades como sinônimos aparentemente "óbvios", por conta de o transtorno estar associado principalmente a um problema na função executiva do cérebro, mas os principais problemas na verdade são: distração, baixa regulação emocional e impulsividade. Para explicar esses três, exige-se uma integração dinâmica de varias partes do cérebro, tornando tudo muito complicado de se estudar. Mesmo o TDAH sendo o transtorno mais bem conhecido da psiquiatria, ainda não existem explicações e nem cura para o transtorno. Existem sim casos chamados remissivos no TDAH, onde a pessoa na fase adulta perde ou extingue a maior parte dos sintomas, mas não existe exato um porque ainda, de certas pessoas continuarem com o transtorno ou não.
    Eu deixei esse texto um pouco emocional e talvez critico aqui, pois para mim, alguém que tem TDAH, os argumentos do vídeo são um desserviço primeiramente por a) Gerar a impressão de que é um transtorno inventado para se vender psicoestimulantes, sendo que o tratamento com psicoestimulantes melhoram e muito a vida de quem tem esse transtorno, fazendo com que consigamos finalmente alcançar nossos objetivos na vida. Sendo também possível tratar o transtorno sem o uso de medicamentos, mas com psicoterapia (seria bom fazer uso de ambos se possível); b) Atribuir uma causa falaciosa a geração atual "geração das telas", como o possível problema. Sendo que gerações anteriores relatavam os mesmos sofrimentos com o transtorno, além de ser um transtorno na maioria das vezes hereditário (genético), não tendo muito haver com o meio no qual a pessoa foi exposta; e c) Culpabilizando o indivíduo com o transtorno por estar "impedindo" (como se isso fosse possível ou controlável) o estimulo de chegar ao cérebro e ao invés de lidar com isso, está "fugindo" da situação.
    Além disso coloca a a psicanálise como A SOLUÇÃO para a pessoa com tal transtorno, fazendo a acreditar que estará curada depois que ela se reconectar com o "eu" dela novamente... Isso não é nenhum pouco diferente de charlatanismos religiosos da cura de câncer ou "cirurgias na alma" em templos místicos que ficam geralmente numa esquina muito estranha no centro da cidade (qua na maioria das vezes essas "cirurgias" matam as pessoas).
    Me desculpem o tom meio emotivo e o tamanho do texto, mas quem leu até aqui, tendo ou não o transtorno, só peço que tenham cuidado com esse tipo de "especialista" que alega que a própria área (psicanálise) é a solução para todos os seus problemas. Não considerem tudo que essas pessoas dizem, só porque é uma "autoridade" no assunto, ou é um professor da USP, YALE, ou sei lá o que... Questionem esse tipo de gente e tentem pesquisar o argumento contrario, para ver se o outro argumento se sustenta mesmo.
    Por ultimo gostaria de falar que se você ou um parente tem suspeitas de que tenha o transtorno, busque tratamento com um neurologista ou psiquiatra, de preferência um especialista que não tenha solução para tudo :)

    • @vitoriaperes5694
      @vitoriaperes5694 3 роки тому +9

      Li até o final me identifiquei muito com tudo que vc falou. Só quem tem tdah e está com tratamento certo, conseguindo aos poucos tomar as rédeas da vida, sabe como é perturbador ver um estudioso falando de maneira tão rasa sobre um assunto sério. É o negacionismo psiquiátrico.

    • @andremota6162
      @andremota6162 2 роки тому +6

      Obrigado pelo comentário. Muito necessário. Foi exatamente o que pensei e senti assistindo esse (e outros) vídeos desse canal, por isso entendo perfeitamente o tom meio emotivo. Bom que a palavra "charlatanismo" apareceu no comentário, importantíssimo.

    • @susialmeidasantos5067
      @susialmeidasantos5067 2 роки тому +5

      Obrigada Lucas por sua colocação, tive a mesma sensação sua ao ver o vídeo, mas não tive como comentar por falta de conhecimento, mas o sentimento é o mesmo seu. Tenho apenas leituras e leituras sobre o tema que me inquieta há quase 4 anos. Ainda não me senti confortável com nenhum profissional para manter um tratamento. Estou tentando me achar em meio a tantos diagnósticos.

    • @PadreCledisonReis
      @PadreCledisonReis 2 роки тому +2

      Entendi muito bem o que vc falou. Não estou aqui tentando abordar a intenção e a abordagem do psicanalista que certamente pode contribuir no processo de identificação e resposta do TDAH, mas passou a imprensão que o transtorno foi algo criado, por todas as possíveis soluções que ele sugeriu como Psicanalista. Russel Barkley é um grande especialista sobre o tema e a doutora Ana Beatriz podem iluminar muito a compreensão do transtorno. O conceito deficit de atenção é errado; na verdade o problema é o excesso de pensamento que dificulta a ter foco. A melhor abordagem da psicologia para ajudar no tratamento é a comportamental e seria ótimo que a psicóloga fosse especialista em TDAH. Não se nega que interação com redes sociais podem ter impactos de desatenção. Porém, acho que faltou trazer o contraditório que possibilita analisar a questão de modo mais abrangente. O ponto central da discussão é: os sintomas do transtorno influenciam a ponto de prejudicar a vida da pessoa? Se isso acontece, é porque estamos diante de uma realidade que aspira atenção e sem o devido cuidado, pode gerar comorbidades piores.

    • @amandacoelho9524
      @amandacoelho9524 2 роки тому +7

      Achei muito sensata e pertinente sua contribuição! Não dá pra falar que TDAH é uma questão simbólica quando ja se tem diversas evidencias sobre o funcionamento do cérebro a partir de estudos do cérebro com ressonâncias magnéticas, por exemplo.. é igual falar que alguém com problemas cardíacos só os tem pq é muito nervoso sem considerar os aspectos físicos do próprio coração.
      Faço análise ha anos e durante um tempo achei que com a análise eu ia "melhorar" do TDAH, até que um dia a ficha caiu e eu procurei um psiquiatra e o diagnostico era claríssimo! Comecei o tratamento ha 4 meses e ja notei diversas melhoras na lida com o cotidiano. A terapia não dá conta de lidar com o os processos neurologicos, só lida com o simbólico da coisa. Me ajuda a me entender melhor e me aceitar melhor, mas nao me ajuda em nada quando eu to procrastinando uma semana no trabalho pq simplesmente nao consigo completar uma tarefa.

  • @giullianeboadana1331
    @giullianeboadana1331 4 роки тому +33

    Sou tdah me descobri adulta, faço analise a mais de um ano e sou acadêmica de psicólogia. Antes de ver o vídeo li alguns comentários que quase me fizeram perder a motivação em enfrentar o conflito de assistir o vídeo rsrs. Concordo com o que vc colocou a respeito dos sintomas serem similares demais porém você só esqueceu de pontuar o sintoma da baixa frustração que é justamente essa dificuldade de lhe dar com conflitos. Adorei as dicas de livros e o ponto de vista da psicanálise, eu concordo com tudo , inclusive levarei isso pra minha análise. O maior ganho do vídeo foi a descoberta da nossa dificuldade em fazer transferência. Uau!!!!
    Eu não acho que você se posicionou contra a medicalização. Vejo que apesar de você se comunicar de maneira didática,infelizmente, não é possível que todos compreendam o que dizes, afinal, para entender precisa sim de uma leitura de psicanálise. Agradeço pelo vídeo 😘

    • @eloisaneubaner
      @eloisaneubaner 4 роки тому +3

      oi Giulliaane, vc pode falar mais sobre esse sintoma da baixa frustração? fiquei curiosa
      obrigada!!

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +2

      também não entendi o que você quis dizer com baixa frustração.

    • @andressafernandes55
      @andressafernandes55 3 роки тому +4

      Deve ser baixa tolerância à frustração

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 3 роки тому +1

      @@andressafernandes55 é mesmo.

    • @leonardoazevedo3729
      @leonardoazevedo3729 2 роки тому +1

      Oi. Também sou academico de Psicologia e diagnosticado com TDAH.
      Gostaria de saber da sua experiencia universitária, caso se sinta a vontade.

  • @VitoCorleone-dd3oi
    @VitoCorleone-dd3oi Рік тому +1

    maior parte dos comentários são dos formados em TDAH no UA-cam College

  • @luizaserpa9585
    @luizaserpa9585 2 роки тому +3

    Nos primeiros 4min de vídeo já é bem claro que Dunker não tem o conhecimento sobre a condição de TDAH para emitir qualquer opinião; beira a irresponsabilidade. Não duvido da sua capacidade como psicanalista, mas é preciso de mais estudo especificamente sobre o assunto específico para não falar sobre o mesmo de forma tão rasa. Talvez se tentasse conversar com pessoas com essa condição fosse uma melhor saída do que ler a definição.

  • @RodrigoLuisSouzaSilvaRodrigoLu
    @RodrigoLuisSouzaSilvaRodrigoLu 13 днів тому +1

    Que triste esse vídeo. Quanta desinformação.😢

  • @amandacoelho9524
    @amandacoelho9524 2 роки тому +2

    Eu adoro o Dunker mas falar que o "problema do TDAH" é endêmico dada a nossa sociedade atual é demais né? a vida atual torna o cotidiano de alguem com TDAH ainda mais dificil, talvez por isso hoje tenha-se mais diagnósticos?
    Não da pra falar que tudo é causado no inconsciente e que tudo pode ser resolvido no simbólico nao.

  • @renatasz1584
    @renatasz1584 4 роки тому +26

    Quando eu esquecer qual dia comecei a tomar ritalina é só vir no seu canal e procurar por esse vídeo.
    "O que faz o sujeito impulsivo? Ele transforma essa angustia em ação... comportamentaliza o conflito."
    Tão real que sinceramente deu vontade de chorar. E tudo piorou na pandemia + total precarização financeira. Mas enfim, vídeo excelente, como sempre. Ótimo ter outra perspectiva sobre o que acontece por aqui e já abri o vídeo sobre os discursos. :)

    • @MrPauloegn
      @MrPauloegn 8 місяців тому

      Essa parte bateu forte aqui tbm.

  • @josericardomachado7581
    @josericardomachado7581 Місяць тому +1

    Minhas habilidades TDAHlistiscas não permitem distinguir corretamente se o q ele disse, na vdd, ele quis dizer q TDAH não existe... É isso mesmo??!!!!

  • @WillianTessaro
    @WillianTessaro 4 роки тому +44

    Me identifiquei muito, e só por isso consegui assistir o vídeo inteiro hahaha

    • @rafaelalmeida6908
      @rafaelalmeida6908 4 роки тому +1

      Também!

    • @Gabrielalupi
      @Gabrielalupi 4 роки тому +3

      Eu tive que ver duas vezes porque distrai com o notebook 😂🤣

    • @Renan6506
      @Renan6506 4 роки тому +6

      Demais, né. Eu fui diagnosticado recentemente. O que me levou ao consultório foi a dificuldade em avançar no doutorado.

    • @marceloadelar
      @marceloadelar 4 роки тому +1

      @@Renan6506 passando pelo mesmo aqui Renan

    • @Renan6506
      @Renan6506 4 роки тому

      Marcelo Andregueti, seu/sua orientador/a sabe disso? Pra mim é uma novidade, meu orientador não sabe e eu tô tendo dificuldade demais com prazo esse ano.

  • @elmaroque
    @elmaroque 4 роки тому +39

    Professor, sou um grande fã do canal! Estudo medicina e sempre fui extremamente intrigado pelas áreas associadas à saúde mental, pretendo me enveredar pela psiquiatria e quiçá me tornar um psicanalista. Minha pergunta, de certa forma, consoante ao vídeo; é a seguinte: Qual o papel da psiquiatria no cuidado interdisciplinar com a psicanálise? É possível que eu atenda como psiquiatra e psicanalista de um cliente(até onde isso influenciaria na transferência?). Às vezes a psiquiatria me parece tão submersa na lógica do capital, do imediatismo e do mercado, que faz com que eu perca a certeza nessa escolha. Outra pergunta que eu tenho, não sei se foge muito à questão anterior é a seguinte: Qual o papel dos profissionais da saúde mental, que tratam da vida privada e cotidiana das pessoas, na transformação social e na luta pela democracia?

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +1

      Comunista!

    • @Weedzerva
      @Weedzerva 4 роки тому +10

      eu fico muito feliz que tu esteja se fazendo essas perguntas! como paciente me sinto incomodada com a abordagem comum dos médicos, o meu atual e passados só me perguntaram uns poucos sintomas e já receitaram remédios..

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +3

      @@Weedzerva psiquiatria infelizmente é assim mesmo, não tem muito o que fazer não, o sistema é foda!

    • @Weedzerva
      @Weedzerva 4 роки тому +7

      @@lazaroalbergaria1520 pse... eu decidi seguir apenaz com terapia e estou muito melhor do que os colegas que enveredaram pelo caminhos dos ditos remédios....

    • @danielealves8025
      @danielealves8025 4 роки тому +3

      @@lazaroalbergaria1520 Lutar pela democracia é ser comunista?

  • @Hcmich-t4r
    @Hcmich-t4r 18 днів тому +1

    Tomar Venvanse e resolver o meu problema ou passar anos e anos pagando sessões com psicanalistas negacionistas fingindo que o meu problema é um discurso?

  • @silmaradeandradeeavelar9410
    @silmaradeandradeeavelar9410 Місяць тому +1

    Ser dona de casa ,cuidar de tudo sozinha temdo 5 filhos em gerações diferentes.
    É uma loucura .. .Me sentia: Pluga a mãe de bebê, agora de adolescentes,agora de criança de 6 e 8 anos. Sem pai presente ou condições financeiras,,estudo,bicos para sustento.
    Ufa! Aja não se perder e adiar por não tem como estar em 3 lugares
    1 hora se estaciona para sobreviver.
    Perder objetos n.
    Horários não.
    Criar os filhos com sucesso sim! Prejuízos na formatação acadêmico, Siiimm! Vou estudar aos 60 anos e completar Filosofia.

  • @felipecampos7069
    @felipecampos7069 4 роки тому +12

    Olá Dunker! Existem psicanalistas que atendem em Libras? Se sim, como funciona uma análise nessa língua já que o divã parece ter um papel tão importante? Obrigado!

  • @robertojunqueira667
    @robertojunqueira667 6 місяців тому +1

    Com todo (sincero) respeito: sem dúvida, a venda de medicamentos é um grande negócio e isto dá mesmo ensejo a que se questione se de fato ela é grande porque atende uma demanda real (e grande) ou se ela fabrica a ilusão da existência dessa demanda. Mas, se for por aí, o mesmo não se pode dizer da psicanálise - que, aliás, ao contrário da química, da neurobiologia e correlatas, tem dificuldade em se qualificar como ciência? Não é, a psicanálise, um grande - e caro - negocio para quem a exerce? Dá para comparar o resultado, a utilidade, o custo-beneficio da dosagem mensal de Concerta a R$ 225,00 hoje e o de uma, duas, três sessões semanais de psicanálise ao preço médio de R$ 200,00 por sessão, sabe-se lá por quantas semanas, meses, anos? E, sobretudo, há, comprovadamente, pela psicanálise, uma "cura" que assim se possa chamar, uma "alta" definitiva, especificamente no TDAH (ou, se assim o prefiram, ao conjunto de 'sintomas' que compõem o seu quadro típico? Reitero que é com sincero respeito que pergunto - e com igualmente sincera expectativa de resposta.

  • @valdirnovosom
    @valdirnovosom Рік тому +1

    Tudo isso que você falar são estímulos, porém se isso não funcionar por faltas nutricionais de minerais, nada disso irá funcionar corretamente.
    O que senhor me diz sobre?

  • @robsonasd
    @robsonasd 2 роки тому +3

    Eu acho interessante a perspectiva, mas não consigo percebe-la como alternativa explicativa para as supostas razões fisiológicas do TDAH, ou seja, o comprometimento das funções executivas, que dependem do bom funcionamento do córtex frontal. Esse comprometimento seria, assim, proveniente de uma hipossuficiência na produção e atividade de importantes neurotransmissores, o que daria uma razão neuroquímica para o transtorno e não apenas comportamental. Acho que essa explicação dá conta de confusões entre problemas comportamentais e problemas neuroquímicos, mas sendo mesmo o TDAH um problema funcional de ordem neuroquímica, para esse público é provável que a realidade não se assente no que nos trouxe aí no vídeo o nobre psicanalista e professor.

  • @ezracorrea3163
    @ezracorrea3163 4 роки тому +157

    Muito problemático os sinais sintomáticos para a diagnóstica do TDAH. Algumas vezes, clinicamente vemos o narcisismo da família e as exigências culturais no sentido da demanda por produção como pano de fundo dessa questão. Excelente vídeo, Christian! Obrigado!!

    • @lidianevega
      @lidianevega 4 роки тому +7

      Achei um tanto confuso. Porque apesar de colocar em dúvida o diagnóstico, trazendo, inclusive, a conclusão do próprio autor dessa "patologia", ele fala como se realmente fosse um dignóstico coerente e como se "trata" na Psicanálise. Será que eu entendi errado?

    • @Renan6506
      @Renan6506 4 роки тому +17

      Li, eu entendi que ele faz uma crítica à diagnosticação desenfreada. No livro mal-estar, sofrimento e sintoma ele expõe isso como uma crítica à diagnóstica.

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +12

      TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou nessa explicação cara completamente ignorante sobre

    • @guilhermedepaula6865
      @guilhermedepaula6865 3 роки тому +13

      @@oluka9002 Christian Dunker é completamente ignorante em falar sobre TDAH do ponto de vista psicanalítico, quem entende sobre o assunto é ''o luka'', que desconhece acento agudo.

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +8

      @@guilhermedepaula6865 não to dizendo que sou eu, literalmente todas as pesquises em cima do TDAH dizem isso kekeke parece mais que vc ficou muito ofendido que chamei seu guruzao da psicanalise de ignorante

  • @dsvaiter2
    @dsvaiter2 Рік тому +1

    ⚠As legendas precisam ser corrigidas urgentemente! Os erros que comprometem completamente o entendimento de quem não ouve.

  • @LeonardoGPN
    @LeonardoGPN 9 місяців тому +1

    REVERSÃO DE TDAH???????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @isabellamarques3860
    @isabellamarques3860 2 місяці тому +1

    se eu pudesse mudar UMA ÚNICA coisa em mim seria o tdah e a depressão, odeio ter e ter tido a vida toda sem saber lidar e o tanto q eu sofri sozinha sem saber oq acontecia comigo

  • @luislopes7367
    @luislopes7367 Рік тому +1

    Não entendi nada. Vou tomar venvanse mesmo.

  • @oluka9002
    @oluka9002 3 роки тому +3

    TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou um pouco na explicação ekekkeked

  • @marcosrocha5230
    @marcosrocha5230 4 роки тому +3

    Viu que tal mostrar isso à comunidade científica fake:

  • @giovanicristani9381
    @giovanicristani9381 2 роки тому +3

    Tem hora que psicanalista pira na batatinha mesmo

  • @arthursiuves4179
    @arthursiuves4179 2 роки тому +6

    micro dosagem de psicodélicos é uma grande cartada para o futuro, no Brasil como tudo vai demorar mas um dia chega.

    • @hellenlins
      @hellenlins 3 місяці тому

      meu filho tem 9 anos faz uso esporádico de ayahuasca em contexto religioso, mudou muiito... eu falaria até em remissão do tdah a escola até perguntou o que eu fiz, higiene do sono, inclusive nos finais de semana tamb ém ajudou muito

  • @adilacoelho4220
    @adilacoelho4220 Рік тому +1

    Explicação muito muito rasa

  • @henriqueteodoro5324
    @henriqueteodoro5324 4 роки тому +13

    Professor, obrigado pela permanente graça nos vídeos do canal.
    Aproveitando a deixa do TDAH, pode falar sobre a procrastinação?

  • @poemas6262
    @poemas6262 Рік тому +1

    O video poderia ser sem essa musica de fundo

  • @ArturBrasil100
    @ArturBrasil100 2 роки тому +2

    Tenho tda e nenhum psicólogo consegue tratar.

  • @roquecomgranola5232
    @roquecomgranola5232 Рік тому +1

    TDAH!!!! Mas pode me chamar de puxadinho da Neurose Obsessiva Compulsiva, com altas doses de fixação na fase de Latência

  • @pedrinhodokrl
    @pedrinhodokrl 2 роки тому +1

    sai do video diagnosticado kkkk

  • @stellalegnaioli5871
    @stellalegnaioli5871 Рік тому +1

    Gente, é a primeira vez que eu vejo alguém falar que o TDAH tem cura ou diminui. Como assim? Achei irresponsável

    • @anepatti1
      @anepatti1 3 місяці тому

      Isso é clínico. Em muitos casos é efetivo o tratamento psicanalítico, e quanto mais precoce for a intervenção, melhor. O sintoma é uma construção, mas precisa saber ler o sintoma além da descrição… eis o que um psicanalista faz para operar clinicamente na direção do tratamento.

  • @IrZeninha1977
    @IrZeninha1977 2 роки тому +9

    Pois é professor, desde que me conheço por gente sempre me esforcei o autoconhecimento. Já passei pela psicologia e psicanálise, superei em muuuito a baixo autoestima, ansiedade social que era forte em mim, minhas falhas amenizaram, mas as características do tdah continuaram... só sei que consigo hoje separar hoje o que é psicológico e o que é resultado de instabilidade de atenção e outros sintomas que vão além de hiperatividade e impulsividade.
    Mas, cada um defende o seu peixe, como dizem por aí. Quanto a mim, é a experiência...
    Obs: desde muito criança tenho instabilidade de atenção. Minha primeira infância foi muuuito boa.Tenho 45 anos e minha infância até a idade de 8 anos não tinha nem tv em casa...

  • @rejane1719
    @rejane1719 4 роки тому +11

    Dr. e professor fala sobre crise epilépticas conversivas, depressão para Lacan.
    Obrigada

  • @psicomigo9207
    @psicomigo9207 3 роки тому +45

    Sou Tdah, psicológo, com 31 anos. Minha mãe também tem o mesmo quadro e tem 65. Creio que essa tese de que seja algo geracional não é muito sólida não.

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +21

      TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou um pouco na explicação

    • @ranglerBRpoker
      @ranglerBRpoker 3 роки тому +12

      O problema da Psicanálise é que eles acham que possuem respostas para tudo, sendo que, muitas vezes costuram teorias mirabolantes ( melhor termo que achei para referir).

    • @cristinatorres7031
      @cristinatorres7031 2 роки тому +15

      Também sou tdah, psicologa, 42 anos, minha mãe também é.
      Interessante é q só quem é tdah sabe o sofrimento.

    • @nopsychedelic
      @nopsychedelic 2 роки тому +6

      @@ranglerBRpoker a própria psicanálise diz que não tem resposta para tudo. Apenas errou no seu comentário 😅

    • @rafaelladenthin7101
      @rafaelladenthin7101 2 роки тому +1

      @@oluka9002 É mesmo? Mostre o artigo, a evidência, por favor.

  • @enymarques9251
    @enymarques9251 4 роки тому +5

    Tenho 57 anos e precisei voltar o vídeo 6 vezes porque 'viajei'. Não sou, portanto, da geração de telas.

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK é que o video é mto interessante, impossível não viajar.

  • @MrPericles1977
    @MrPericles1977 Рік тому +1

    professor, na linguagem popular esse sujeito é definido com "boca-aberta" 😂😂😂

  • @dfchannel7447
    @dfchannel7447 3 роки тому +4

    Eu tenho diagnóstico de tdah e estou sem tratamento recentemente. Eu recebi um contrato eletrônico de trabalho o qual eu preenchi, fiz a assinatura eletrônica e não cliquei no aceitar/enviar...
    Também aconteceu isso quando eu comecei o mestrado...
    :/
    O diabo está nos detalhes.

    • @dfchannel7447
      @dfchannel7447 3 роки тому +1

      E sou pós-doutorado atualmente. Eu sei o quanto é sofrível viver com uma vida onde você está sempre vendo tudo cair.

  • @cahdash
    @cahdash Рік тому +1

    vários comentários de gente falando que a mãe com ctz tinha tdah...freud explica...hahhaa

  • @ligyaRoque
    @ligyaRoque 4 роки тому +12

    O Lacan é MT foda mesmo!!!! Fonte boa!! Queria saber como a experiência dele com a psicose pode ter impactado a suas teorizações futuras... me inquieta como tanto a psicologia qt a psicanálise se afastam cada vez mais do trato com a psicose... movimento que suspeito, contribui para empurrar os cuidados dessa estrutura para os psiquiatras ou aos ainda persistentes manicômios

  • @billleboy
    @billleboy 4 роки тому +7

    Eu tenho TDA e minha vida piorou muito depois desde que conheci o computador.

  • @luccatros
    @luccatros Рік тому +1

    Dubker, porque existe o discurso que a TCC funciona melhor para o tratamento de TDAH do que a psicanálise?

  • @gabrielasamp8710
    @gabrielasamp8710 6 місяців тому +1

    Prof Cristian, meu filho...que bando de gente no ataque, heim? Misericórdia. Sou psicóloga há 15 anos e vejo como a profissão e os profissionais mudaram. Uns para melhor, outros para pior. E digo mais: ainda estão no debate medieval de qual é a melhor ciência. Tentam encaixar as abordagens psicodinâmicas sob as lentes das de base positivistas. E, acabam desqualificando as primeiras. Isso é coisa de psicólogo que não sabe nada sobre ciências humanas. Sabe o que é isso? Essa profissão tá recheada de gente que passa de forma medíocre em uma graduação de psicologia, sai e cai logo em um consultório e quer ser chamado de doutor, fazendo uma aventura psicológica a dois, sem nem saber para onde vai. Não sou psicanalista e não posso criticá-la justamente porque eu não sei sobre ela profundamente. Qualquer pessoa que queira criticar uma abordagem deve estudá-la, se submeter a mesma e vivenciá-la. Mas quem faz isso? Quantas pessoas estão fazendo isso? Galera das positivistas, abram a boca de vocês e soltem as limitações da TCC e do Behaviorismo ai por favor! Se vcs sabem tanto sobre elas, digam logo para que elas não servem! Isso é questão de ética! A população deve saber para que ela não presta! Contribuam com o debate científico mostrando que a ciência de vocês também não é infalivel!

  • @katiaalves1037
    @katiaalves1037 2 роки тому +3

    Eu fui diagnosticada como sendo mais um(a) TDAH e deixei rolar, mas nunca acreditei que fosse, mesmo fazendo buscas e perguntas ao meu psicólogo, pois eu não acredito na existência deste transtorno, que mais me parecia uma invenção de laboratórios, para a venda de novos medicamentos. Mas assistindo a este vídeo, "cáspta!", sou TDAH. Poxa, eu adoro ser como sou!!! Pq curto, pacas, ser fora da caixinha. rsrsrsrsrsrs

  • @Burnierhoads99
    @Burnierhoads99 2 роки тому +12

    Fui diagnosticado com TDAH agora depois de adulto. Nunca tive problemas na escola, pelo contrário, sempre estava entre os 2 melhores da sala em termos de notas. Sempre tive facilidade de aprendizagem porém muita dificuldade em estudar. Muita dificuldade em ler, acompanhar conversas, escutar o professor, etc. E sempre achei que eu tinha algo de diferente das outras pessoas mas não sabia o que era. Mas criei mecanismos para me ajudar a superar as dificuldades, mesmo sem saber do diagnóstico. Mas de fato na vida adulta as exigências aumentam, e com TDAH (e no meu caso outras coisas que não vem ao caso citar) a gente acaba ficando com uma constante estafa mental. Acredito sim que há um certo exagero nos diagnósticos. Mas de fato existe algo, alguma patologia, ainda não devidamente demonstrada cientificamente que de fato caracterizam essa dificuldade que ao meu ver infelizmente não dá pra ser
    superada. Dá pra ser contornada.

  • @lukeSkyCarioca
    @lukeSkyCarioca 4 роки тому +5

    Eu sou TDA com pouco H diagnosticado, e faço terapia pelo método TCC, eu não entendi foi nada, afinal o TDAH tem cura pela psicanálise ? Pq minha neurologista falou que eu nasci assim e vou viver com isso, o que me resta é aprender a lidar

    • @dafani5331
      @dafani5331 4 роки тому +6

      A psicanálise tem abordagem diferente...geralmente não se fala em "cura", mas talvez em escuta do sintoma...
      No fim das contas, o que se faz é "aprender a lidar" com nossas questões...

    • @janainaantunes9931
      @janainaantunes9931 4 роки тому +3

      Lucas pelo viés da psicanálise vc será visto em sua singularidade e não com o olhar para seu funcionamento neuronal. O sintoma para a psicanálise tem outros significados .

    • @SergioPaessss
      @SergioPaessss 4 роки тому +3

      Pois entao, Lucas. Eu tb nao entendi nada... Dunker saiu do tradicional. Eu achei q ia ganhar mais profundidade no que já conheço, ouvindo o nosso querido professor. Ou seja, o transtorno neurobiológico, a falta de quimicas q dificultam o trabalho dos neurotransmissores na parte frontal do cérebro. E nao há filtros de informaçoes pra uma determinada necessidade do pensamento se valer das memórias em relaçao a um tema qualquer que o paciente está falando ou pensando. É uma enxurrada de ideias e pontos q acessamos ao mesmo tempo... é por isso q dizem q somos muito criativos. Sempre estamos vendo de uma forma inusitada algo q nos interessa demasiadamente. E pelo que li até os meus 63 anos, TDAH nao tem cura, você pode quando muito aprender a lidar com ele através da terapia... e diminuir a distraçao e irritabilidade com uso da ritalina, a qual eu nao faço uso.

    • @luisaavencourt3409
      @luisaavencourt3409 4 роки тому +3

      a perspectiva dele não é tão corriqueira. é mais despatologizante, em meio a uma saúde baseada na patologização.

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +3

      "Eu não entendi foi nada" KKKKKKKKK que ótimo, pensei que tivesse sido apenas eu!

  • @robertaaraujo5081
    @robertaaraujo5081 2 місяці тому +1

    Nada mais claro e com embasamento científico que o vídeo do Dr Christian Dunker. Só assistir com atenção e desejar não viver de auto-patoligização da subjetividade que isso sim é não enfrentar o conflito e nem tratar a causa! Rs
    O próprio alemão criador desse diagnóstico, informou que não existe!

  • @beliniitalo
    @beliniitalo 2 місяці тому +2

    Se essa explanação não é uma das coisas mais legais que eu já vi na vida, eu desisto

  • @fatimasaldanha
    @fatimasaldanha Рік тому +1

    Me ajude Professor acho que sempre tive isso sem
    Ser diagnosticada

  • @sandracristina5351
    @sandracristina5351 2 роки тому +1

    BEM EU NA METADE JA ESTOU DIAGNOSTICADA KKKKK PORQUE ESTOU EMCAIXADA EM TUDOKKKK ESQUECIMWNTO E TERRÍVEL

  • @valdirnovosom
    @valdirnovosom Рік тому +2

    Professor, gosto de entrar bem a dentro em minhas perguntas, chego até criar várias hipóteses só esses assuntos. Isso poderia ser falta de neurotransmissores na ação do estímulos, nas sinapses onde envolve axônio e membranas polarização etc.

  • @CALDEIRA-rafa
    @CALDEIRA-rafa 4 роки тому +45

    Professor fale também sobre transtorno afetivo bipolar. Seu trabalho tem sido significativo na minha vida.

  • @jacquelinev.9024
    @jacquelinev.9024 4 роки тому +17

    O TDAH é neurológico, além de ser genético, hereditário. Só quem tem TDAH sabe o quanto na verdade caçamos problemas, não suportamos o tédio, a monotonia.
    Dependendo do nível de prejuízo que isso traz pra vida (escolares, financeiros, abuso de álcool e droga, não conseguir parar em um emprego) é necessário trabalhar em cima de um diagnóstico sim, com medicação.
    Já um TDAH funcional de fato não é necessário sucumbir à docilização e disciplina que a sociedade nos exige, mas é um pouco inútil entrar em "psicanalismos" dos sintomas. É mais sobre aceitar quem se é e como lida com o mundo, sendo livre para fazer escolhas a partir desse autoconhecimento, aceitar impulsos e desejos ao invés de buscar atender expectativas da sociedade.
    É neurológico, nascemos e morremos com isso. Defendo que a psicanálise deve ser mais cuidadosa e integrativa ao lidar com transtornos psicológicos e neurológicos.

    • @carolinespeglic412
      @carolinespeglic412 4 роки тому +4

      Em momento algum foi dito que não se deve tratar com medicamentos ou que devemos excluir diagnósticos psiquiátricos. O que foi criticada é a descrição como está feita no DSM, à partir de fenômenos universais.

    • @maisumuser
      @maisumuser 3 роки тому +3

      Não se trata de questionar as comprovações científicas do processo cerebral do sujeito com estes comportamentos. Mas se trata de questionar como a linguagem altera a própria compreensão do problema. Em primeiro lugar, como o Dunker mesmo falou, existe uma preocupações com o paciente que, por não se encaixar no padrão que os pais e o terapeuta esperam, pode ser patologizado sem de fato possuir a condição clínica.
      Mas existem pessoas cuja descrição da TDAH se torna um problema na condição e atenção de suas necessidades cotidianas. Nesse caso, a questão do mapeamento cerebral tem um problema de precedência da investigação científica, se ela demonstra um padrão de reação cerebral a um comportamento ou se é um condicionante que gera o comportamento. A hipótese da hereditariedade acredita no segundo, mas existe também a hipótese de se tratar de um convívio social comum, uma prática socialmente difundida que a família pode compartilhar pela proximidade, e a definição vaga do quadro clínico pode ajudar na confusão e não na solução do problema, já que podemos mapear os impulsos elétricos neurológicos dos membros da família hoje, que já vivem num mesmo círculo social na mesma época de tecnologia, mas não uma hereditariedade de fato.
      Não se trata de negacionismo científico, mas de dois métodos científicos que partem de preceitos diferentes, e consequentemente, de práticas clínicas igualmente diferentes.

    • @riquesferreira
      @riquesferreira 3 роки тому

      Seguindo essa linha. E quando não há sofrimento, nem angústia e sim lapsos, desconexões, confusão na ordenação do pensamento? É possível conviver com a condição criando processos e usando ferramentas... Mas e quando nem isso tem funcionado para situações particulares?
      Além de todo o contexto q pode prejudicar/atrapalhar ainda mais...

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +1

      exato TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou nessa explicação cara completamente ignorante sobre

    • @damaresr.reti-psicologa1075
      @damaresr.reti-psicologa1075 2 роки тому

      @@oluka9002 O título do vídeo já fala que é o TDAH sob a perspectiva da Psicanálise. Claro que existem outras. Ser humano é complexo, impossível suas questões serem atendidas de uma única perspectiva. Para todos casos de TDAH que são avaliados e tratados com medicamentos existem remissão?

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 3 роки тому +3

    Eu tenho TDAH e fui mestrar RPG pra uma amiga e um amigo tb com TDAH. O RPG n existe mais.

  • @LucasRodrigues-jl1mq
    @LucasRodrigues-jl1mq 4 роки тому +4

    Gostei muito do vídeo. Sobre o vídeo dos 4 discursos em Lacan, senti falta de explicar o discurso do capitalista. Poderia fazer um vídeo, por favor? Obrigado.

  • @MrCaotico666
    @MrCaotico666 2 роки тому +3

    Tenho 40 anos. Uma vida saindo do banho com espuma na orelha esquerda, e de colocar a garrafa de agua pra encher e esquecer imediatamente depois ate inundar a cozinha. De ficar com raiva quando me interrompem a fala, por causa do desespero de esquecer o ponto q ia falar. Se isso n eh algum tipo de transtorno, entao esses comportamentos sao normais. So q eles nao sao. Esse video aqui do famoso e respeitado Dunker apenas reforçou a minha desconfiança com relação a ignorancia desses profissionais e estudiosos. Eu realmente esperaria um video com mais insights e profundidade, ao invés de mais uma sucessão com os mesmos clichês.

  • @namaredahistoria8792
    @namaredahistoria8792 2 дні тому

    Crio que tenho TDAH. Creio que tenho dificuldades maiores do que perder uma chave, embora perca. Encontros, sou bem pontual, mas para renovar o RG, carteira de motorista, burocracias básicas, quase me jogam em depressão. Mas eu faço, com muito sofrimento. Agora, tento fazer uns coisa de cada vez. Se não trava toda minha vida, tudo mesmo. Mas, é possível lidar com esses e outros problemas que tenham relação com isso. Creio que com tempo vou melhorando.

  • @josicarboni953
    @josicarboni953 3 роки тому +2

    droga, eu sempre coloquei o tdah como desculpa, descubro agora que só sou burra mesmo 🤡

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +3

      TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou um pouco na explicação

  • @gabeeviolet
    @gabeeviolet 4 роки тому +3

    socorro. assisti esse vídeo e agora to achando q tenho tda hahahaha

  • @joaomarcelojesussilva9863
    @joaomarcelojesussilva9863 4 роки тому +5

    O que o senhor pensa sobre a capitalização escolar, ou seja " DIAGNOSTICAR" o aluno como uma nota: eu diria um "diagnóstico " com um padrão de escala LIKERT! O que o senhor pensa sobre este assunto?

  • @iugigx007
    @iugigx007 4 роки тому +5

    A psicanálise é uma decepção atrás da outra, ignorando todo o conhecimento científico e lendo obras completas como bíblias... Que coisa...

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +1

      O neoliberalismo também me decepciona amigo.

    • @lazaroalbergaria1520
      @lazaroalbergaria1520 4 роки тому

      Desculpa a pergunta, mas você é médico psiquiatra?

    • @iugigx007
      @iugigx007 4 роки тому +1

      O neoliberalismo não me decepciona pq nunca esperei nada dele, muito pelo contrário.
      Eu não sou um médico psiquiatra.
      Dunker nega qualquer conhecimento científico, como todo bom psicanalista. Nega a etiologia do transtorno (o que é padrão na psicanálise), incita que o ele é uma conspiração da indústria farmacêutica para vender medicamento, fala sem falar, no regime do "tem gente que diz", quase um "meu cachorro mandou perguntar", que TDAH é bullshit da nova geração. A fonte dele? Cabeça, vozes da minha.
      ua-cam.com/video/SozV9NKKIoY/v-deo.html
      E É ISSO, A MERDA DA PSICANÁLISE IGNORA TODO E QUALQUER FATO CIENTÍFICO EM PROL DA RETÓRICA.
      Revendo o vídeo é engraçado o quanto o discurso dele toma um tom de teoria da conspiração, quase um "Os reptilianos inventaram o TDAH pra vender Ritalina".
      Ignora o conhecimento científico de que o TDAH é um transtorno neurológico, um transtorno do Neurodesenvolvimento, um transtorno da formação fisiológica do cérebro, algo com que se nasce e não se altera.
      Ignora que existe uma base fisiológica conhecida, nega o tratanto de ponta com Cloridrato de Metilfenidato e tenta inventar uma causa alternativa pro problema baseado no conhecimento tradicional da Religião Psicanalítica.

    • @oluka9002
      @oluka9002 3 роки тому +1

      TDAH e provado pelo lobo frontal, não so pelos sintomas, isso ja e mais que provado na psicologia, ele viajou nessa explicação cara completamente ignorante sobre

    • @Mestre3306
      @Mestre3306 3 роки тому +1

      @@iugigx007 não vi nenhuma parte do vídeo onde se nega isso, na verdade se tem uma crítica a como o Dsm se limita e trabalha com enclausuramento de sujeitos. Na verda muitos comentários estão dizendo isso, causas neurológicas, e morre ai. oque o video quer é um debate maior, coisa que vc não tem ja que simplesmente chega deitando ódio .

  • @gildo_gildo
    @gildo_gildo 5 місяців тому +1

    seus videos me fazem mais feliz mas eu nao aguento mais acessar certos lugares

  • @mayacrs
    @mayacrs 2 роки тому +3

    Acredito que tenho TDAH, mas não fui diagnosticada ainda. Inclusive... para eu prestar atenção neste vídeo inteiro, custou um esforço extra hahaha..

  • @marimariamuniz
    @marimariamuniz Рік тому +1

    A melhor definição do tdah. E parece que vc tá falando de mim😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢

  • @izzymanuh
    @izzymanuh 4 роки тому +22

    nunca cliquei num vídeo TÃO rápido na minha vida...

  • @vidigalsolucoesengenharia1322
    @vidigalsolucoesengenharia1322 Рік тому +4

    Eu me identifiquei muito pelo tema TDAH, para mim foi uma descoberta saber que existe esse padrão de funcionamento. Eu fiz dez anos de terapia junguiana, e a terapeuta, não era fã de inserir as pessoas em "padrões". Ela gostava de trabalhar os sintomas. Para mim vários sintomas foram aliviados com o tempo. Estou longe de saber o que é melhor para cada pessoa, mas para mim a terapia mais convencional me ajudou muito.
    Achei interessante o vídeo do professor, por ser o mais próximo do que a terapia que fiz defendeu. Os demais materiais que tive acesso, sempre recomendam a TCC e medicação. No meu caso pelo menos, fico mais com foco em autoconhecimento.

  • @juliepsicuidadoemocional
    @juliepsicuidadoemocional 2 роки тому +1

    Ode ser confundido com sindrome do pensamento acelerado em adultos?

  • @wendelsantana2190
    @wendelsantana2190 Рік тому +4

    Tsc tsc tsc... Psicanálise é um monte de balela! Essa abordagem quer parecer chique e com um vocabulário difícil (e que nunca se atualiza), trocando processos neurobiológicos por coisas muito abstratas (ego, associações com sexualidade, deflexão do estímulo, absorção do ego na melancolia e por aí vai). As compulsões, por exemplo, são uma forma da pessoa aliviar alguma ansiedade, tentar relaxar (o que neurobiologicamente falando se traduz em liberação de transmissores e sistema de recompensa, porém problemático). A bobagem de Freud cai por terra quando você dá uma sertralina pra uma pessoa ansiosa, regulando o sistema serotoninérgico (serotonina é inibitória) e aliviando as respostas que outros sistemas do corpo geram, como a liberação de cortisol, adrenalina e que o excesso desregula as inibições que importantes neurotransmissores desempenham. Boatos de que até o magnésio reduz o cortisol.
    A neurociência não fala de associações entre _ego_ e sexualidade como Sigmung Fraude tentou mostrar: na verdade, existe um córtex que lida com o controle de desejos instintivos (gerados por hormônios) e a recompensa que o sistema nervoso central recebe pelas aprovações ao bom comportamento, e é justamente essa área afetada pelo TDAH. Curiosamente, se você dá outro remédio que age em dois neurotransmissores chamados noradrenalina e dopamina, o funcionamento do córtex pré-frontal melhora e a "agitação neuronal" acaba aliviada.
    Outro detalhe importante: o TDAH sofre em tarefas simples como varrer e arrumar a casa. Ao invés de realizar uma tarefa de forma LINEAR, ele sai querendo realizá-la de forma fragmentada. É pra varrer um canto, já quer varrer outro... depois quer tirar os livros, abrir o guarda-roupas e tudo mais.

  • @canaldotiocarlos3025
    @canaldotiocarlos3025 3 роки тому +5

    Tenho tdah, minha mãe tbm. Ser algo da "geração contemporânea" é uma afirmação que no meu entendimento não se sustenta. Agora, alguns argumentos expostos fazem sentido, precisamos estudar mais a fundo de forma empírica.

  • @jannainafernandes4511
    @jannainafernandes4511 4 роки тому +2

    Nossa pelo visto tem muitas pessoas adultas com déficit de atenção.

  • @elisadealexandria
    @elisadealexandria 4 роки тому +4

    Poderia fazer uma explicação psicanalítica sobre a violência doméstica contra a mulher? Por que indivíduos que podem até ter virtudes acabam virando agressores?

    • @AdrianaProsdocimi
      @AdrianaProsdocimi 10 місяців тому

      Olá Elisa, a violência doméstica não é praticada apenas por psicopatas ou perversos. Embora alguns transtornos possam potencializar esse comportamento, qualquer um pode agir assim.
      O machismo tem um papel importante nisso, pois cria a ideia de que um homem tem o direito de calar uma mulher por se sentir superior. Sabemos da presença do machismo em nossa sociedade e como é trabalhoso nos desembaraçarmos dele.
      Espero que você esteja bem :)
      De qualquer forma, diante de qq sinal de uma violência doméstica, busque ajuda.

  • @Zero-kb1of
    @Zero-kb1of 11 місяців тому

    00:03 Psicanálise e TDAH
    02:33 O TDAH é uma condição caracterizada por dificuldades em manter a atenção e inquietação.
    04:40 Dificuldade de atenção e foco
    07:00 O TDAH pode ser descrito como inquietação e dificuldade em ficar parado e se comunicar.
    09:10 Articular a sexualidade como um conjunto de experiências psíquicas é uma tarefa constante das crianças.
    11:22 As rotinas diárias e as exigências da vida podem levar a dificuldades na manutenção da atenção.
    13:33 TDAH é uma patologia dos discursos
    15:40 A transferência e a identificação desempenham um papel crucial no tratamento do TDAH.
    Crafted by Merlin AI.00:03 Psicanálise e TDAH
    02:33 O TDAH é uma condição caracterizada por dificuldades em manter a atenção e inquietação.
    04:40 Dificuldade de atenção e foco
    07:00 O TDAH pode ser descrito como inquietação e dificuldade em ficar parado e se comunicar.
    09:10 Articular a sexualidade como um conjunto de experiências psíquicas é uma tarefa constante das crianças.
    11:22 As rotinas diárias e as exigências da vida podem levar a dificuldades na manutenção da atenção.
    13:33 TDAH é uma patologia dos discursos
    15:40 A transferência e a identificação desempenham um papel crucial no tratamento do TDAH.
    Crafted by Merlin AI.

  • @dhsantos
    @dhsantos 3 місяці тому

    Concordo que a industria farmaceutica tem muito interesse nisso, PORÉM, não goestei do tom que a Psicanalise traz, minimizando o TDAH (ou qulquer outro transtorno do neurodesenvolvimento), é um desrepeito a milhares que sofrem com tais problemas, eu mesmo sou de 1985 e passei a vida inteira com estigmas e prejuizos destrutivos e irreparaveis, somente aos 38 anos encontrei no diagnostico de TDAH resposta para minha vida!

  • @leandrobittenkourt
    @leandrobittenkourt Рік тому

    Muito bonito mas esqueceu de ler que é neurológico também, o lobo frontal não funciona direito, logo, ...

  • @lazaroalbergaria1520
    @lazaroalbergaria1520 4 роки тому +2

    Por falar em TDAH, como vai o Palmeiras Dunker?